You are on page 1of 5

Cada ponto da curva de vaporizao representa uma situao de possvel equilbrio entre o lquido e seu vapor.

Se mais calor fornecido, forma-se mais vapor; se o calor retirado, forma-se mais lquido.

3.3. Curva de sublimao


Curva de sublimao a representao grfica da presso ambiente (p) em funo da temperatura de sublimao (0) do slido. Quanto maior a presso sobre um slido, maior a temperatura em que ocorre a sublimao. o que mostra a curva de sublimao dada a seguir.

Cada ponto da curva representa uma situao de possvel equilbrio entre o slido e seu vapor. Observe que a curva de sublimao se estende at prximo do zero absoluto, temperatura em que se admite nula a presso mxima de vapor do slido.

4. Diagramas de estados
Denomina-se diagrama de estado de uma substncia o grfico que representa suas curvas de fuso, vaporizao e sublimao. Para a maioria das substncias, o diagrama de estado do seguinte tipo:

CF: curva de fusoPT: ponto triplo CV: curva de vaporizaoPC: ponto crtico CS: curva de sublimao Para as excees, como a gua, o diagrama de estado tem o seguinte aspecto:

Veja dois exemplos de diagramas de estado:

Diagrama de estado do dixido de carbono (C02). O C02 faz parte da maioria das substncias.

Diagrama de estado da gua (H20). O H20 uma das excees da regra geral.

4.1. Sobrefuso
Na Sobrefuso (ou superfuso), uma substncia encontra-se no estado lquido abaixo da sua temperatura de solidificao. A Sobrefuso um estado de equilbrio meta- estvel (capaz de perder a estabilidade por meio de pequenas perturbaes), ou seja, em que existe aparentemente equilbrio, mas h uma passagem muito lenta para outro estado. Uma simples agitao, ou mesmo a introduo de uma pequena poro slida, pode perturbar o fenmeno e provocar uma brusca solidificao parcial ou total do lquido': A temperatura eleva-se at o ponto de solidificao. Essa elevao de temperatura provocada pelo calor liberado pela parte do lquido que se solidifica (a solidificao uma transformao exotrmica). Veja o grfico que representa um resfriamento com Sobrefuso:
No trecho BC da curva de resfriamento, a substncia encontra-se em Sobrefuso, estando ainda lquida a temperaturas inferiores de solidificao (0S).

4.2. Superebulio
Nos procedimentos comuns de aquecimento de uma poro de gua sobre a chama de um fogo ou em um forno a gs (ou eltrico), sob presso normal, a ebulio acontece na temperatura de 100 C. Mas se isso ocorre em um forno de micro-ondas, existe a possibilidade de a gua atingir uma temperatura maior do que 100 C sem ebulio. Quando aquecemos gua sobre a chama de um fogo, notamos que primeiro aquecida aquela em contato com as paredes do recipiente, provocando as correntes de conveco, isto , uma movimentao ascendente e descendente das partculas do lquido. Em um forno de micro-ondas sem prato giratrio, esse aquecimento se d de maneira quase igual, tanto para as partculas das superfcies como nas do interior do lquido, de maneira que no produza as correntes de conveco. Dessa forma, temperaturas maiores do que a de ebulio podem ser atingidas sem alteraes no estado metaestvel (de precria estabilidade) do arranjo molecular da gua. Porm qualquer agitao do recipiente pode quebrar essa estabilidade, produzindo uma ebulio violenta.

Concluso
Concluir que com estudo dos temas desenvolvidos no trabalho so muito importantes para se ter uma noo de vrios fatores que ocorrem no dia-a-dia pois com o estudo das mudanas de estado fsico da matria vem a explicar e comprovar cientificamente coisas simples, como o simples de um cubo de gelo se derreter ou virar vapor etc... Com base nisso adquiri muito mais conhecimento sobre a matria.

Bibliografia
Villas Bas, Newton Fsica, 2 / Newton Villas Bas, Ricardo Helou Doca, Gualter Jos Biscoula. --1. ed. So Paulo: Saraiva, 2010.

You might also like