You are on page 1of 4

Os quatro tipos de simetrias no plano

Pgina 1 de 4

Os quatro tipos de simetrias no plano

Um modelo simtrico se houver ao menos uma simetria (rotao, transtao, reflexo, reflexo do deslize) que no muda o modelo .

Rotao
Rotacionar um objeto significa gir-lo ao redor de um ponto. Cada rotao tem um centro e um ngulo.

Translao
Transladar um objeto significa mov-lo sem gir-lo ou refletir. Cada translao tem um sentido e uma distncia.

Reflexo
Refletir um objeto significa produzir sua imagem no espelho. Cada reflexo tem um eixo "a linha do espelho". Uma reflexo de um " R " um R para trs.

http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/pedagogiadeprojetos/conteudos/mosaicopronto/osqu... 18-02-2013

Os quatro tipos de simetrias no plano

Pgina 2 de 4

Reflexo com Deslizamento


Uma reflexo com deslizamento combina uma reflexo com uma translao ao longo do sentido da linha do espelho. As reflexes com deslizamento so os nicos tipos de simetria que envolvem mais de uma etapa.

As simetrias cram modelos que nos ajudam a organizar o nosso mundo conceitualmente. Os modelos simtricos ocorrem na natureza, so inventados por artistas, por msicos, por coregrafos, e por matemticos. Na matemtica, a idia da simetria d-nos uma maneira precisa de pensar sobre este assunto. Ns trabalharemos aqui s com simetrias planas, aquelas que ocorrem em um plano liso, mas as idias generalizam s simetrias espaciais . A simetria plana consiste em mover todos os pontos sobre o plano de modo que suas posies relativas permaneam as mesmas, embora suas posies absolutas possam mudar. Distncias, ngulos, tamanhos, e forma so preservadas por simetrias. 1. Por exemplo, a rotao de 90 graus sobre um ponto fixo um exemplo de uma simetria plana. 2. Um outro tipo bsico de simetria uma reflexo. A reflexo de uma figura no plano em relao a uma reta move sua imagem refletida para onde apareceria se voc a visse atravs de um espelho colocado na linha. Uma outra maneira de fazer uma reflexo dobrar uma folha de papel e seguir a figura no outro lado da dobra. 3. Um terceiro tipo de simetria a translao. Transladar um objeto significa movlo sem gir-lo ou refleti-lo. Voc pode descrever uma translao indicando a que distncia vai mover oobjeto, e em que sentido. 4. O quarto (e ltimo) tipo de simetria uma reflexo com deslizamento. Uma reflexo com deslizamento combina uma reflexo com uma translao ao longo do sentido da linha do espelho.

Uma figura, um retrato, ou um modelo so ditos simtricos se houver ao menos uma simtria que deixa a figura inalterada. Para o exemplo, as letras

http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/pedagogiadeprojetos/conteudos/mosaicopronto/osqu... 18-02-2013

Os quatro tipos de simetrias no plano

Pgina 3 de 4

ATOYOTA
formam um modelo simtrico: se voc desenhar uma linha vertical atravs do centro do " Y " e refletir ento a palavra atravs da linha, o lado esquerdo transforma-se no lado direito e versa vice. A palavra no muda. Se voc desenhar a figura de uma pessoa que anda e copiar para fazer uma linha infinita de pessoas andando em ambos os sentidos, voc fez um modelo simtrico. Voc pode transladar o grupo inteiro adiante de uma pessoa, e a procisso ficar a mesma. Este padro tem um nmero infinito de simetrias, desde que voc pode transladar para a frente uma pessoa, dois pessoas, ou trs pessoas, ou para trs os mesmos nmeros. H uma simetria deste modelo para cada nmero inteiro zero, inteiro positivo ou negativo.

Problemas
1. Classifique todas as letras maisculas do alfabeto de acordo com suas simetrias. Para o exemplo, " A " tem uma reflexo em torno de uma linha vertical, e " R " no tem nenhuma simetria (exceto a rotao por 0 graus). 2. Faa um modelo simtrico comeando com uma forma assimtrica realizando uma nica translao repetidamente ( translao tambm para trs pode ser usada). Isto , decida em um sentido e em uma distncia para sua translao (por exemplo, 5 cm direita). Translade sua letra 5 cm ao direita, a seguir translade a letra novamente 5 cm direita, etc.. Translade tambm a letra original 5 cm. esquerda, etc.. Voc obteve algum outro tipo de simetria (reflexes, reflexes com deslizamento, ou rotaes) no processo? 3. Faa um modelo simtrico comeando com uma forma assimtrica e realize uma nica reflexo com deslizamento repetidamente ( deslize tambm para trs). Isto , escolha uma linha de reflexo e uma translao em um sentido paralelo linha da reflexo. Aplique a mesma reflexo com deslizamento forma nova que voc gerou at que voc chegue fora do papel. Voc encontrou algum outro tipo de simetria (reflexes, tradues, ou rotaes) no processo? 4. Em uma folha de papel, desenhe uma letra R (chame ele R1) e duas linhas paralelas aproximadamente 3 cm separadas. Chame as linhas L1 e L2. Reflita o R atravs da primeira linha, L1, e chame-o R2. Reflita R2 atravs da linha L2 e chame-o R3. a. Como R3 est relacionado a R1? (por que tipo de simetria?) b. Continue seu modelo refletindo o novo R atravs de L1 e de L2. Continue at sair fora do papel ou at que voc no obtenha nenhuma coisa nova. Este seria um modelo infinito se voc tivesse um pedao de papel infinitamente grande? c. Que simetrias seu modelo tem alm das reflexes atravs de L1 e de L2? 5. Repita a atividade precedente usando llinhas que no sejam paralelas mas cruze-a em um ngulo dos 45-graus. a. Agora como R3 est relacionado a R1? b. Continue seu modelo refletindo os novos Rs atravs de L1 e L2. Continue at voc sair do papel ou voc no obter nenhuma coisa nova. Este um modelo infinito se voc tivesse um pedao de papel infinitamente grande? c.Quais simetrias o seu modelo possui alm das reflexes em torno de L1 e L2?

http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/pedagogiadeprojetos/conteudos/mosaicopronto/osqu... 18-02-2013

Os quatro tipos de simetrias no plano

Pgina 4 de 4

6. Lembra-se como fazer correntes de bonecas cortando fitas de papel dobradas? Adapte uma destas atividades de modo que possamos falar de simetrias. Invente alguma questo sobre o assunto e que seja apropriada para crianas. 7. (Extenso) Considere modelos gerados por reflexo atravs de duas retas que se interceptam, mas use outros ngulos. Por exemplo, o que acontece se as retas formam angulos de 111 graus ou 60 graus? Se voc puder, encontre um modelo geral que ir prever resultados para qualquer ngulo.

http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/pedagogiadeprojetos/conteudos/mosaicopronto/osqu... 18-02-2013

You might also like