You are on page 1of 2

Produo Textual

Aprender a escrever aprender a pensar (Othon M. Garcia) Exerccios de Textualidade I

COLGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE 3 ano EM 2011

Professora Suany Redao

1- Seguindo o modelo, substitua o verbo TER por outro de sentido mais especfico, fazendo as adaptaes necessrias. Modelo: Tenho dez minutos para almoar. Disponho de dez minutos para almoar. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Meu av tem um stio em Minas Gerais. Ontem tarde, tinha um sujeito se afogando na Lagoa. Cada pacote tinha apenas dez livros. O ministro tinha asma desde criana. O jogo teve poucos assistentes. Os turistas tiveram momentos de angstia. Tenha a gentileza de entrar! O mendigo tinha uma criana nos braos. Teve, por longos anos, uma funo importante. Minha mulher teve o primeiro filho aos 25 anos.

2- Substitua o verbo DAR, nas frases a seguir, por outro de sentido equivalente. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Deu todos os seus pertences ao convento. O relgio deu sete horas. O jogo deu confuso. O pomar deu muitos frutos. Os jornais deram a notcia. O pai deu sinais de preocupao. A me daria a vida pelo filho. Saramago deu novos rumos narrativa portuguesa. O governo deu-lhe uma difcil misso. No dava para essa profisso.

3- Substitua a palavra COISA nas frases a seguir por outra de valor mais especfico, fazendo as adaptaes necessrias. a. b. c. d. e. f. g. h. Embriagar-se uma coisa reprovvel. Esfregar o cho uma coisa chatssima. No foi ao jogo por uma srie de coisas. Trouxe da Europa muitas coisas para todos. A humildade coisa rara. Guardava suas coisas numa velha mala. O jornal publicava muitas coisas sem autorizao. O autor deixou algumas coisas sem publicar.

1. Escreva um segmento para cada frase, levando em considerao o paralelismo sinttico e semntico. a. b. c. d. e. A sade no Brasil necessita no s da ateno de nossos governantes, mas tambm... As grandes cidades ou param de crescer desenfreadamente ou... As crianas que vivem pelas ruas sofrem com o abandono da famlia e... preciso que todos se conscientizem de que s educando o povo possvel construir uma nao solidria e... A expanso do narcotrfico no Brasil deve-se desinformao dos males causados pelas drogas e...

4- Utilizando os recursos de coeso, substitua os elementos repetidos quando necessrio: a. O Brasil vive uma guerra civil diria e sem trgua. No Brasil, que se orgulha da ndole pacfica e hospitaleira de seu povo, a sociedade organizada ou no para esse fim promove a matana impiedosa e fria de crianas e adolescentes. Pelos menos sete milhes de crianas e adolescentes, segundo estudos do Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef), vivem nas ruas das cidades do Brasil. b. Todos ficam atentos quando se fala de mais um casamento de Elizabeth Taylor. Casadoura inveterada, Elizabeth Taylor j est em seu oitavo casamento. Agora, diferentemente das vezes anteriores, o casamento de Elizabeth Taylor foi com um homem do povo que Elizabeth Taylor encontrou numa clnica para tratamento de alcolatras, onde ela tambm estava. Com toda pompa, o casamento foi realizado na casa do cantor Michael Jackson e a imprensa ficou proibida de assistir ao casamento de Elizabeth Taylor com um homem do povo. Ningum sabe se ser o ltimo casamento de Elizabeth Taylor.

Produo Textual
Aprender a escrever aprender a pensar (Othon M. Garcia) Exerccios de Textualidade I

COLGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE 3 ano EM 2011

Professora Suany Redao

5- Rena os segmentos de frase num s perodo, observando a clareza das ideias apresentadas. A1. A2. A3. A4. As pessoas ficam meio perdidas. E digo que sou RP (relaes pblicas). Como se estivessem diante de um extraterrestre. Quando me perguntam o que fao.

B1. B2. B3. B4.

A imagem introduz um novo elemento de persuaso. Conseguindo atingir pessoas de qualquer nvel. Quando bem trabalhada. Em um outdoor.

6- Rena as frases num s perodo por meio de conjunes e pronomes relativos. Faa as devidas alteraes de estrutura. a. b. c. As moscas conseguem detectar tudo o que acontece sua volta. Tm olhos compostos. Seus olhos lhes do uma viso de praticamente 360 graus. Era um homem de frases curtas. A boca desse homem s se abria para dizer coisas importantes. Ningum queria falar dessas coisas. Ele era auxiliado em suas pesquisas por uma professora. Ele morava numa penso. Ele se casaria mais tarde com essa professora.

7- Substitua os termos em negrito por outros mais apropriados boa linguagem. a. b. c. d. e. A educao uma coisa com que todo governo devia se preocupar. Os projetos para retirar as crianas da rua no passam de conversa fiada. A justia no podia ser to frouxa com quem rouba o dinheiro pblico. Se o governo no jogar duro contra o crime organizado, a violncia ser cada vez maior nas grandes cidades. A tecnologia est cada vez mais agindo sobre a vida do homem.

8- Empregue acerca de, a cerca de ou h cerca de: a. b. c. d. e. f. A torcida ficou _____________ cem metros dos jogadores. Quando nos encontramos, nada falamos _____________ da separao. Eles partiram ____________ meia hora. Aquele menino estudou tudo ____________ dinossauros. Os donativos foram distribudos ____________ quinhentas pessoas. No se falavam ____________ de cinco anos.

9- Preencha as lacunas dos trechos abaixo com vocbulos gerais referentes aos vocbulos especficos anteriormente destacados. a. b. c. d. e. O cime parece no ter por objeto mais que a pessoa amada, mais que nenhum outro ____________, que s nos amamos a ns mesmos. As cegonhas ficaram mais despreocupadas e felizes depois que a cincia descobriu no terem essas ____________ nada a ver com o nascimento dos bebs. O cristianismo tem sido pregado por ignorantes e acreditado por sbios; nisso ele no se assemelha a nenhum ____________ conhecido. O filme de Spielberg dessas ____________ que enriquecem o currculo de qualquer diretor. O pacote em que vem guardado o bolo muito atraente e o pblico acaba comprando o ____________ mais pela ____________ que pelo contedo.

10- A palavra grande aparece em muitas frases, com significado bastante variado e equivalente a outros vocbulos de contedo semntico mais especfico. Que outras palavras substituiriam adequadamente esse vocbulo nas frases a seguir? 1. O grande Capistrano de Abreu declara s ter entrado para a sociedade humana porque no fora previamente consultado. 2. A ambio do homem to grande que, para satisfazer uma vontade presente, no pensa no mal que da em breve pode resultar. 3. Para se executarem grandes coisas, convm viver como se no tivesse de morrer nunca. 4. Um ancio como uma grande rvore, que projeta a sombra de sua sabedoria a quem com ele convive. 5. Pequenas viagens podem trazer grandes despesas.

You might also like