You are on page 1of 3

MODELO DE FICHAMENTO. 1) Referncia bibliogrfica completa.

As normas da ABNT definem regras para apresentao das referncias bibliogrficas em trabalhos acadmicos. O bom pesquisador aquele que analisa a sua bibliografia ao longo de todo processo de pesquisa, de modo que a elaborao de fichamentos um exerccio que visa sistematizao dessas leituras, assim como a catalogao das informaes localizadas. Fazer uma referncia bibliogrfica do material lido no traz qualquer complicao para o pesquisador, porm elaborar a lista completa das referncias que foram usadas como apoio ao trabalho, apenas ao final da pesquisa, pode ser extremamente trabalhoso. Sugere-se, ento, que o pesquisador comece seu fichamento pela referncia bibliogrfica do material estudado. Ao final de sua monografia, bastar copiar e colar as referncias de todos os materiais que foram, de fato, mobilizados para a redao do trabalho monogrfico. 2) Tipo do material. importante anotar que tipo de material est se analisando: artigo, livro, dissertao de mestrado, tese de doutorado. Detalhe tambm o formato e a extenso do material. O fichamento deve substituir o livro, ou artigo na redao do texto final, ento importante ter claro a relevncia do material (uma tese de doutorado, por exemplo, tende a ser academicamente mais relevante que uma tese de mestrado). 3) Avaliao do material. O pesquisador define qual a importncia do material selecionado para a sua pesquisa, por exemplo: trata-se de um livro clssico para a rea que se est estudando; de um artigo recente e atualizado que colabora com o desenvolvimento do argumento pretendido no trabalho; de uma tese antiquada a qual se recorre como contraponto e que a monografia dever refutar; de uma dissertao que traz dados interessantes para a pesquisa. 4) Localizao do material.

Nem todo material utilizado na pesquisa de posse do pesquisador. Por isso importante saber onde localizar o material se for necessrio voltar a ele. Anote, com clareza, de quem e como encontrar o material estudado. Por exemplo: livro do pesquisador, revista emprestada pelo professor, artigo disponvel na internet no endereo WWW..., livro encontrado na biblioteca tal em tal localizao. 5) Resumo analtico do material. O pesquisador deve se apropriar das informaes e argumentos desenvolvidos na bibliografia especializada com o objetivo para a construo de seu prprio ponto de vista sobre o problema que formulou. Elabore uma resenha crtica que sntese o que foi lido, tendo em vista os seus objetivos de pesquisa. Trata-se de um exerccio de escrita em que o pesquisador relata o que aprendeu com essa leitura e que colabora com o desenvolvimento de seu projeto de monografia. Esse resumo deve levar em conta a extenso do material, espera-se que o resumo analtico de um livro seja diferente de um que toma como objeto um artigo. 6) Lista de citaes que podem ser, eventualmente, mobilizadas pela pesquisa. O trabalho de pesquisa envolve citaes diretas e indiretas da bibliografia consultada. Deve-se elaborar uma lista de citaes, as quais podero ser, eventualmente, utilizadas no trabalho final. Essas citaes, contudo, no devem ser selecionadas a esmo, mas refletir o problema de pesquisa definido pelo pesquisador. fundamental, para facilitar o trabalho, indicar, como define a ABNT, (SOBRENOME, ANO, pgina). Isso facilita no momento de transpor as citaes para o trabalho. 7) Lista de dados apresentados. O pesquisador deve apresentar, em separado, todos os dados de base, quantitativos ou no, apresentados pelo autor no material analisado. Afinal, esses dados podem servir de base para a prpria pesquisa que se est desenvolvendo ao serem reanalisados ou reavaliados pelo pesquisador.

8) Dvidas a serem esclarecidas. O bom texto aquele que suscita dvidas que indicam novos caminhos para novas pesquisas. Essas dvidas, contudo, s ganham corpo quando so formuladas textualmente. Nesse item, descreva o que ainda falta saber, o que o autor ainda no esclareceu, quais as limitaes que voc identifica no que foi lido. evidente que apenas o pesquisador, que est verdadeiramente em contato com seu campo de pesquisa, capaz de elaborar essas dvidas, ao relacionar o que cada material traz luz de outras leituras. Um fichamento, portanto, no est acabado ao fim de cada leitura, mas pode ser sempre revisitado e completado.

You might also like