You are on page 1of 25

1

Entidades do terceiro setor e o descaso legislativo com o ttulo de declarao de utilidade pblica: anlise comparativa do marco legal da Unio, do Estado de Minas Gerais e do Municpio de Belo Horizonte

Vincius Nascimento Cerqueira Cristina Gomes Martins Froede

Third Sector entities and the negligence of the Legislativein the granting of Licenses for a Public Utility Organization:a comparative analysis of the legal framework of the Union, the State of Minas Gerais and the city of Belo Horizonte.

Sumrio 1 Introduo 2 Breve Histrico do Terceiro Setor 3 A Declarao de Utilidade Pblica 4 Legislao Declarao Utilidade Pblica (Federal Estadual Municipal) 4.1 Declarao de utilidade pblica federal 4.2 Declarao de utilidade pblica estadual (Minas Gerais) 4.3 Declarao de utilidade Pblica municipal (Belo Horizonte) 5 Quadro Comparativo 6 Anlise do Quadro Comparativo 6.1 Similaridades entre as legislaes Federal, Estadual (Minas Gerais) e do Municpio de Belo Horizonte 6.2 Diferenas entre as legislaes Federal, Estadual (Minas Gerais) e do Municpio de Belo Horizonte 7 Concluso 8 Referncias.

Resumo

O objetivo deste artigo investigar as similitudes e diferenas da legislao federal, estadual e municipal que instituem e regulam a titulao das entidades sociais declaradas de utilidade pblica. O objetivo do texto averiguar se existiu aprimoramento na legislao pertinente aos ttulos de declarao de utilidade pblica no Estado de Minas Gerais e Municpio de Belo Horizonte. Ser realizada anlise comparativa entre os trs modelos legislativos, federal, estadual e municipal, para analisar o contedo de cada um e apontar as diferenas entre as respectivas legislaes. Os parmetros comparativos sero retirados da legislao federal, que mais antiga e ainda vigente, e delimitado o campo de estudo na esfera estadual ao Estado de Minas Gerais, e na esfera municipal, Belo Horizonte/MG. A anlise dos modelos legislativos de concesso de ttulo de utilidade pblica federal, estadual e

do municpio de Belo Horizonte/MG demonstrou fragilidade da legislao federal, e uma aguda deficincia da legislao estadual e municipal, que alm de no demonstrar aperfeioamento em relao legislao federal, ainda deixa ausente algumas exigncias que so encontradas na legislao federal. O estudo deixou claro que no existe preocupao legislativa em nenhuma das trs esferas federativas para com a regulamentao da declarao de utilidade pblica conferida s entidades do Terceiro Setor.

Palavras-chave: Terceiro Setor, Declarao de Utilidade Pblica, legislao.

Abstract

This article investigates the similarities and differences of federal, state and municipal laws that constitute and regulate the licensing of Public Utility Organizations, inquiring as to whether laws at state and municipal levels have improvements in comparison to the federal level. The comparative analysis of the three legal models federal, state, and municipal analyzes the performance of each and identifies the differences between each group of laws. The comparative parameters are taken from the federal legislation as it is the oldest and is still in force; the state and municipal levels are delimited to the State of Minas Gerais and the municipality of Belo Horizonte. The analysis of federal, state, and the municipal laws of Belo Horizonte pertaining to the licensing of public utility entities demonstrates fragility at federal level and an acute deficiency at state and municipal levels; these last two levels not only show no improvement in relation to the older federal laws but also leave out some requirements which are found at the federal level. The study clearly shows that there is no legislative concern in any of the three governmental levels for the regulation of Licenses for a Public Utility Organization granted to the Third Sector.

Keywords: Third Sector, Licenses for a Public Utility Organization, legislation.

1 Introduo O presente trabalho pretende averiguar os modelos de concesso de ttulo de declarao de utilidade pblica para entidades do terceiro setor, nas esferas da Unio, estadual e municipal, restringindo-se o estudo comparativo entre as legislaes do Estado de Minas Gerais e do Municpio de Belo Horizonte/MG. A pretenso verificar se os modelos legislativos de declarao de utilidade pblica do estado de Minas Gerais e do municpio de Belo Horizonte trouxeram aperfeioamento ao sistema de titulao em comparao com o modelo da Unio, j que esta legislao bem mais antiga e ainda encontra-se vigente. O texto trar breve histrico do surgimento das entidades de utilidade pblica e o incio do terceiro setor, em alguns pases e no Brasil, passando pela exposio do estudo da legislao federal de concesso do ttulo de utilidade pblica federal (UPF) institudo pela Lei n. 91, de 28 de agosto de 1935 poucos anos, entretanto, as organizaes da sociedade sem fins lucrativos tiveram quase sempre um papel marginal, vistas ou como forma de movimento e caridade, associada, sobretudo religio, ou como forma de movimento poltico, associado organizao no governamental, ou ainda, defesa dos interesses corporativos relacionados a sindicatos e associaes1. No Brasil somente, nas ultimas dcadas, em decorrncia da luta por direitos humanos civis e sociais que esse trabalho de assistncia social comeou a ser visto, em algumas esferas da sociedade civil, como possibilidade de ao cvica, bem como de ao voltada para o bem estar alheio ou pblico. Surgiu ento a Lei do Terceiro Setor visando atender a uma das orientaes estratgicas do Plano Plurianual, definidas pelo Governo FHC, que a de que o novo padro de relacionamento entre Estado e sociedade impe a participao, a formao de parcerias e o senso de responsabilidade social. A atuao de entidades privadas viria complementar a atuao estatal, em lugar do Estado como nico responsvel e paternalista, abrindo espaos para o fortalecimento da democracia por meio da abertura participao da sociedade na

OLIVEIRA, Aristeu de; ROMO, Valdo. Manual do terceiro setor e instituies religiosas: trabalhista, previdenciria, contbil e fiscal. So Paulo: Atlas, 2008, pginas 43,44.

construo do bem-estar coletivo. Essa viso do Terceiro Setor coincidente com a abordagem de RODRIGUES2
At meados dos anos 90, estvamos longe de ter no Brasil esta viso do terceiro setor como agente social de desenvolvimento, em parceria formal com o setor pblico. (...) Ressalte-se que o novo papel social que o terceiro setor vem assumindo, de parceiro formal do Estado, deve ser entendido i luz do Estado reformado que se est configurando no Brasil, a partir da segunda metade dos anos 90. No mais um Estado onipresente e produtor de bens/servios econmicos e sociais, mas, sobretudo, voltado agora para suas funes-fins de regulao e coordenao. No mais uma estrutura de administrao pblica burocratizada e com o foco no controle de processo, mas, sim, uma estrutura do servio pblico gerencial e com o foco nas necessidades dos cidados e no controle de resultados. (...) importante entender que o papel cada vez mais relevante do terceiro setor, como coadjuvante do poder pblico na promoo do desenvolvimento social, explica-se pelo fato de, em geral, sua ao tender a ser mais eficaz e eficiente na aplicao dos recursos pblicos, alm da credibilidade de que goza junto aos organismos internacionais de financiamento.

3 A declarao de utilidade pblica O ttulo de declarao de utilidade pblica concedido s entidades sociais foi pela primeira vez institudo na esfera da Unio pela Lei n. 91/1935, no primeiro governo Vargas (1930-19453 e teve por objetivo oferecer reconhecimento s entidades sociais que prestavam servios de cunho assistencial ou social sem fins lucrativos, os atendimentos que essas entidades prestam so para a sociedade em geral, realizando servios de relevncia social4. Segundo informaes de Maria Tereza Dias,
Em pesquisa feita nos antigos decretos de utilidade pbica, Damio Alves de Azevedo afirma que, mesmo antes de 1935, quando foi editado a lei geral sobre o tema, j existiam algumas entidades declaradas de utilidade pblica e o objetivo

RODRIGUES, M. C. P. Demandas sociais versus crise de financiamento: o papel do terceiro setor no Brasil. Revista de Administrao Pblica n 32, set-out 1998. Citado no artigo de Santo, Luiz Alberto Agencificao Publicizao, Contratualizao e Controle Social. Disponvel em: http://www.anesp.org.br/userfiles/file/estudos/agencificacao_publicizacao.pdf Acesso: 18/01/2012.
3

Observa PAES (2006) que a relao entre filantropia e utilidade pblica comea a ser esboada na Constituio de 1934 ao dizer que: possivelmente, este adjetivo idneo que ir exigir a regulamentao da utilidade pblica em legislao especfica um ano aps, 1935. E aqui se insinua uma primeira inter-relao entre utilidade pblica, filantropia e ausncia de fins lucrativos. (PAES, Jos Eduardo Sabo. Fundaes, associaes e entidades de interesse social: aspectos jurdicos, administrativos, contbeis, trabalhistas e tributrios. Braslia: Braslia Jurdica, 2006.p.637). O adjetivo idneo era utilizado para referir-se aos entes que prestavam servios de educao de forma grauita.
4

BOUDENS, Emile; BRASIL. Cmara dos Deputados. Consultoria Legislativa. Utilidade Pblica Federal. 2000. Disponvel em: <http://www2.camara.gov.br/documentos-epesquisa/publicacoes/estnottec/pdf/000068.pdf.> Acesso em 23/01/2012.p. 6.

principal do ttulo de utilidade pblica era reconhecer oficialmente o ensino ministrado por escolas particulares e estabelecer uma cooperao entre estas e o estado, sobretudo para fins de reconhecimento pblico dos diplomas expedidos nessas instituies de ensino5 .

Com a previso de iseno da contribuio previdenciria, por fora da Lei n 3.577, de julho de 19596, a declarao de utilidade pblica, de mera honraria, foi transformada em pr-requisito para obteno de benefcios fiscais, situao que perdura at os dias de hoje na legislao federal. Nesse sentido, as entidades sociais atuam em complemento s funes do Estado ao oferecer aos cidados servios ou atividades que antes eram tipicamente desenvolvidas pelo Estado (primeiro setor) ou pela iniciativa privada/mercado (segundo setor). Eduardo Sabo Paes assevera que [...] trata-se na verdade, a declarao de utilidade pblica como o reconhecimento de que determinadas entidades cumprem uma funo que deveria ser exercida pelo Poder Pblico7. A entidade social agraciada com o ttulo de utilidade pblica federal, por esse simples fato, no atrai para si nenhum benefcio explcito na legislao. Contudo, com o passar do tempo, o ttulo de utilidade pblica federal transformou-se em requisito para outros benefcios, principalmente fiscais/tributrios. Alguns deles so: a) possibilidade de receber doaes da Unio; b) possibilidade do doador (pessoa fsica) deduzir da renda bruta no imposto de renda; c) imunidade fiscal (art. 150, VI, c, CR/88); d) iseno da contribuio da cota patronal para o sistema previdencirio8. Contudo, a entidade detentora do ttulo de utilidade pblica atrai para si a credibilidade de ser entidade de prestgio e que teve suas atividades reconhecidas como relevantes pelo

DIAS, Maria Tereza Fonseca. Terceiro Setor e Estado: Legitimidade e Regulao: Belo Horizonte: Editora Frum, 2008 pgina 182
6

BRASIL. Lei n. 3577, de 4 de julho de 1959. Isenta da taxa de contribuio de previdncia aos Institutos e Caixas de Aposentadoria e Penses as entidades de fins filantrpicos, reconhecidas de utilidade pblica, cujos membros de suas diretorias no percebam remunerao.. Disponvel em: http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1959/3577.htm. Acesso em: 29/03/2012.
7

PAES, Jos Eduardo Sabo. Fundaes, associaes e entidades de interesse social: aspectos jurdicos, administrativos, contbeis, trabalhistas e tributrios. Braslia: Braslia Jurdica, 2006. p. 638.
8

BOUDENS, Emile; BRASIL. Cmara dos Deputados. Consultoria Legislativa. Utilidade Pblica Federal. 2000. Disponvel em: <http://www2.camara.gov.br/documentos-epesquisa/publicacoes/estnottec/pdf/000068.pdf.> Acesso em 23/01/2012. p. 4.

poder pblico, o que pode facilitar no momento de angariar doaes, recursos materiais, voluntrios etc. So vantagens indiretas que no agregam valores materiais imediatamente para a entidade declarada de utilidade pblica, mas adicionam valores que podem ser considerados imateriais9. A Constituio Federal de 1988, art. 150, VI, c), veda Unio, aos Estados, ao Distrito Federal aos municpios instituir impostos sobre patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei. E no art. 204 da Constituio Federal de 1988, so estabelecidas como bases da organizao das aes governamentais na rea de assistncia social, a) descentralizao poltico-administrativa, cabendo a coordenao e a execuo dos respectivos programas s esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistncia social, e, b) participao da populao por meio de organizaes representativas, na formulao das

polticas e no controle das aes em todos os nveis. Assim, a Constituio Federal em vigor no s reconhece a importncia da colaborao da iniciativa privada na execuo de tarefas consideradas eminentemente pblicas porque destinadas coletividade como tal -, mas tambm consolida visar lucro, se dedicam a causas, digamos, humanitrias10. Assim, um dos principais benefcios que as entidades sociais podem obter a iseno de recolhimento da contribuio da empresa para o sistema de seguridade social (Lei n 8.212/199111) que dispe sobre a organizao da seguridade social e seu plano de custeio, concedido para as entidades beneficentes que atuem na rea de assistncia social, sade ou educao. Conforme a Lei n. 12.101/2009, que dispe sobre a certificao das entidades uma

relativamente longa tradio de incentivos s associaes que, de forma desinteressada e sem

BOUDENS, Emile; BRASIL. Cmara dos Deputados. Consultoria Legislativa. Utilidade Pblica Federal. 2000. Disponvel em: <http://www2.camara.gov.br/documentos-epesquisa/publicacoes/estnottec/pdf/000068.pdf.> Acesso em 23/01/2012. p. 4.
10

Disponvel em: http://dc196.4shared.com/doc/OYoDvujc/preview.html Acesso em: 20/02/2012.

11

BRASIL. Lei n. 8.212, de 24 de julho de 1991. Dispe sobre a organizao da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8212compilado.htm. Acesso em: 29/03/2012.

beneficentes e regulamenta a iseno de contribuies para a seguridade social, apresenta os requisitos para a iseno da contribuio da empresa para o custei da seguridade social nos seguintes artigos:
Art. 29. A entidade beneficente certificada na forma do Captulo II far jus iseno do pagamento das contribuies de que tratam os arts. 22 e 23 da Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991, desde que atenda, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

I - no percebam seus diretores, conselheiros, scios, instituidores ou benfeitores, remunerao, vantagens ou benefcios, direta ou indiretamente, por qualquer forma ou ttulo, em razo das competncias, funes ou atividades que lhes sejam atribudas pelos respectivos atos constitutivos; II - aplique suas rendas, seus recursos e eventual supervit integralmente no territrio nacional, na manuteno e desenvolvimento de seus objetivos institucionais; III - apresente certido negativa ou certido positiva com efeito de negativa de dbitos relativos aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS; IV - mantenha escriturao contbil regular que registre as receitas e despesas, bem como a aplicao em gratuidade de forma segregada, em consonncia com as normas emanadas do Conselho Federal de Contabilidade; V - no distribua resultados, dividendos, bonificaes, participaes ou parcelas do seu patrimnio, sob qualquer forma ou pretexto; VI - conserve em boa ordem, pelo prazo de 10 (dez) anos, contado da data da emisso, os documentos que comprovem a origem e a aplicao de seus recursos e os relativos a atos ou operaes realizados que impliquem modificao da situao patrimonial; VII - cumpra as obrigaes acessrias estabelecidas na legislao tributria; VIII - apresente as demonstraes contbeis e financeiras devidamente auditadas por auditor independente legalmente habilitado nos Conselhos Regionais de Contabilidade quando a receita bruta anual auferida for superior ao limite fixado pela Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006. Art. 30. A iseno de que trata esta Lei no se estende a entidade com personalidade jurdica prpria constituda e mantida pela entidade qual a iseno foi concedida 12.

12

BRASIL. Lei n. 12.101, de 27 de novembro de 2009. Dispe sobre a certificao das entidades beneficentes da assistncia social; regula os procedimentos de iseno de contribuies para a seguridade social. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12101.htm. acesso em: 29/03/2012.

J o Decreto n. 7.237/201013, que regulamenta o processo de certificao das entidades como beneficentes, apresenta os quesitos obrigatrios para que a entidade possa obter a certificao e a iseno da contribuio. E, certamente, o reconhecimento de uma entidade social como de utilidade pblica auxilia no momento de conseguir benefcios fiscais, mas no critrio nico ou determinante. Da a importncia da legislao de ttulos de declarao de utilidade pblica, analisada a seguir. 4 As legislaes sobre declarao de utilidade pblica 4.1 Declarao de utilidade pblica federal A Lei n. 91/1935 que instituiu a declarao de utilidade pblica federal e o Decreto n. 50.517/1961 para regulamentao da lei vieram como a primeira legislao sobre declarao de utilidade pblica. Alguns pontos sobre a legislao so: a forma de concesso do ttulo, benefcios, obrigaes e manuteno do ttulo, dentre outros. Dissecando a legislao federal sobre declarao de utilidade pblica, ela inicia-se pelas entidades que podem obter o ttulo, que so, na dico da lei: as sociedades civis, as associaes e as fundaes constitudas no pas com fim de servir desinteressadamente a sociedade e que no remunere seus cargos de diretoria (art. 1, Lei n.91/1935). O ttulo requerido atualmente no Ministrio da Justia. No mbito federal, o art. 1 da Lei n 91 de 28 de agosto de 1935, estabelece os requisitos para concesso do ttulo de utilidade pblica, dispondo ser necessrio: a) constituio da entidade no pas; b) personalidade jurdica; c) comprovar efetivo funcionamento nos ltimos 3 (trs) anos; d) no remunerao dos dirigentes ou distribuio de lucros; e) relatrio circunstanciado comprovando que nos 3 (trs) ltimos anos exerce atividade de pesquisa cientfica, cultural, artstica ou filantrpica, ou promove a educao, de carter geral; f) diretores de moral comprovada; g) publicar anualmente os demonstrativos de receita e despesa quando contempladas por verba da Unio (art. 2).

13

BRASIL. Decreto n. 7237, de 20 de julho de 2010. Regulamenta a Lei n. 12.101/2009, para dispor sobre o processo de certificao das entidades beneficentes de assistncia social para obteno da iseno das contribuies para a seguridade social. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2010/Decreto/D7237.htm. acesso em: 29/03/2012.

Uma das obrigaes da entidade declarada de utilidade pblica declarar junto ao Ministrio da Justia relatrio circunstanciado dos servios prestados comunidade, assim como demonstrativo de receitas e despesas, ainda que no tenha recebido subveno da Unio (art. 5). A entidade tem seu ttulo cassado nos casos em que no apresente seus relatrios circunstanciados por 3 (trs) anos consecutivos, no cumpra as atividades constantes no estatuto ou retribua, remunere, distribua lucros, bonificaes ou congneres aos seus diretores, mantenedores ou associados. 4.2 Declarao de utilidade pblica estadual (Minas Gerais) No mbito do Estado de Minas Gerais a matria disciplinada pela Lei n 12.972, de 27 de julho de 1998. Os requisitos necessrios para a entidade ser considerada de utilidade pblica esto enumerados no art. 1 da referida Lei n 12.972 (na redao que lhe foi dada pelo art. 1 da Lei n 15.430, de 03/01/2005), segundo o qual:
Art. 1 - As associaes e fundaes constitudas no Estado com o fim exclusivo de servir desinteressadamente coletividade podem ser declaradas de utilidade pblica mediante a comprovao de que: I - adquiriram personalidade jurdica; II - esto em funcionamento h mais de um ano; III - os cargos de sua direo no so remunerados; IV - seus diretores so pessoas idneas. Pargrafo nico. O atestado do cumprimento das exigncias previstas nos incisos II, III e IV do caput deste artigo poder ser firmado pelo Presidente do Conselho Municipal de Assistncia Social, por Juiz de Direito, Promotor de Justia, Juiz de Paz, Prefeito, Presidente da Cmara Municipal, Delegado de Polcia, ou por seus substitutos legais, do Municpio ou da comarca em que a entidade for sediada14.

Na esfera estadual, o benefcio conferido por lei e o pedido pode ser feito Assemblia Legislativa, por meio de um deputado estadual, mediante requerimento escrito, contendo a documentao necessria constante do art. 1 acima reproduzido. A Lei Estadual n 12.972, de 27 de julho de 1998, dispe sobre o reconhecimento de pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos como entidades de utilidade pblica. Esta norma faz parte de um arcabouo jurdico a fim de reconhecer entidades complementares ao do Estado. Contudo, a mera existncia da organizao ou a validade da sua causa no suficiente para justificar doaes ou isenes por parte do Estado. O que pode ocorrer o

14

MINAS GERAIS. Lei n. 12.972, de 28 de julho de 1998. Dispe sobre a declarao de utilidade pblica e d outras providncias. Disponvel em: http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=LEI&num=12972&comp=&ano=199 8. Acesso em: 29/03/2012.

10

Estado repassar diretamente recursos a essas instituies a ttulo de subveno social ou por intermdio de convnios firmados com objetos especficos. No entanto, as entidades de utilidade pblica no so obrigadas a prever em seus estatutos, planos e metas ou sequer provar a eficincia em sua gesto nem sempre alcanando resultados positivos ou superando as adversidades do meio. Assim, o primeiro critrio refere-se ao requisito da finalidade - no ter fins lucrativos e desenvolver atividades de interesse geral da coletividade. A lei exige, tambm, seja comprovada a aquisio da personalidade jurdica. o que est claramente estabelecido no caput do seu art. 1. Sabemos que essa aquisio decorre da inscrio dos atos constitutivos da entidade no Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas e deve ser comprovada por meio da apresentao do estatuto com o devido ato de inscrio, representado pelo registro no cartrio ou por certido por ele expedida. A Lei n 12.972, de 1988, exige, ainda, que a entidade comprove estar em funcionamento h mais de um ano e as pessoas de sua diretoria devem idneas e no ser remuneradas por seu mnus. Tais quesitos devem constar em atestado firmado por uma das autoridades que menciona. A expresso servir desinteressadamente coletividade, inscrita na lei, refere-se, no nosso entender, s entidades que se dispem a abordar os complexos problemas sociais, sem privilegiar um determinado campo, e desenvolver uma teia de relaes entre indivduos, grupos e setores. So aquelas que se articulam com segmentos diversos da sociedade, por meio da formao de alianas, parcerias e coalizes, e cuja atuao tem um impacto considervel na sociedade, todos esses quesitos podem ser observados no artigo 1 da Lei estadual. Deve-se ressaltar que, embora a norma no preveja expressamente a existncia de determinadas clusulas no estatuto da organizao, acredita-se que nele devem constar no apenas a natureza jurdica da entidade, mas tambm que ela sem fins lucrativos, suas finalidades e a forma pela qual se dedica a elas, indicando se por meio de execuo direta de projetos, programas ou planos de ao, doao de recursos fsicos, humanos ou financeiros. considerada sem fins lucrativos a pessoa jurdica de direito privado que no remunera seus diretores e no distribui lucros, excedentes operacionais, dividendos, bonificaes, participaes ou parcelas do seu patrimnio, auferidos mediante o exerccio de suas atividades, e os aplica integralmente na consecuo do respectivo objetivo social.

11

A lei em comento no define as reas de atuao das entidades a serem declaradas de utilidade pblica e muito menos arrola as que podem ou no obter o ttulo, a fim de que se possa identificar, de maneira segura, aquelas que servem desinteressadamente coletividade e no tm fins lucrativos. Entretanto, acredita-se que devem estar asseguradas no estatuto prticas de gesto administrativa e patrimonial que garantam e preservem o interesse pblico, afastados os eventuais interesses pessoais e de grupos, entre eles a no-remunerao dos membros dirigentes e a no-distribuio de lucros. A primeira razo da existncia das entidades de utilidade pblica o fato de serem orientadas pelos valores e crenas de seus membros, o que possibilita a mobilizao de pessoas sem motivao econmica ou administrativa, motivaes filantrpicas e altrustas, crenas, confisses, ativismo poltico interesses e causas de vrias ordens do origem s entidades declaradas de utilidade pblica. 4.3 Declarao de utilidade pblica municipal (Belo Horizonte MG) Por fim, no mbito municipal, cabe a cada municpio legislar sobre a matria. No caso especfico do Municpio de Belo Horizonte, o assunto regulado pela Lei n 6.648, de 26 de maio de 1994, cujo art. 1 estabelece os requisitos necessrios para a concesso da declarao de utilidade pblica, prevendo em seu art. 1:
Art. 1 - As sociedades civis, as associaes e as fundaes sediadas no Municpio podem ser declaradas de utilidade pblica se atenderem cumulativamente aos seguintes requisitos: I - estarem legalmente constitudas com personalidade jurdica h pelo menos 2 (dois) anos; II - no terem fins lucrativos; III - no remunerarem os cargos de sua diretoria15.

Alm disso, a legislao municipal exige a comprovao anual da entidade de que est em pleno funcionamento executando as atividades de seu estatuto e esta comprovao feita perante rgo competente. Contudo, a lei no especifica o rgo e no existe ainda legislao especfica que regule essa norma. (art. 3). Ademais, a lei prev as hipteses de cassao do ttulo que so duas: a) no comprovar funcionamento regular por trs anos consecutivos e b) remunerar cargos de diretoria ou deixar de ser entidade sem fins lucrativos. 5 Quadro comparativo das legislaes sobre declarao de utilidade pblica

15

BELO HORIZONTE. Lei n. 6648, de 26 de maio de 1994. Dispe sobre a concesso de ttulos declaratrios de utilidade pblica. Disponvel em: http://www.cmbh.mg.gov.br/leis/legislacao. Acesso em: 29/03/2012.

12

Com intuito de facilitar a visualizao e comparao das disposies legislativas da legislao federal, composta pela lei 91/1935 e Decreto 50.517/1961, Lei Estadual n 12.972, de 27 de julho de 1998, e da legislao municipal, Lei n 6.648/1994, segue o quadro abaixo:

QUADRO 1 Quadro com os requisitos da declarao de utilidade pblica federal, do Estado de Minas Gerais e do Municpio de Belo Horizonte/MG ENTIDADES DECLARADAS DE UTILIDADE PBLICA Legislao Federal Legislao Estado MG Requisitos estatutrios Previso de que promovam a educao ou exeram atividade de pesquisa cientfica, cultura, artstica ou filantrpica, de carter geral ou indiscriminado, predominantemente. Possuir no estatuto clusula de que no remunera, por qualquer forma, os cargos da diretoria e no distribui lucros, bonificaes ou vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto. No define rea de atuao apenas tem de servir desinteressadamente a coletividade. No existe. Sem critrios para definir atividade. Art. 1. Legislao Municpio BH

No menciona o estatuto das entidades. Mas probe a remunerao de seus dirigentes conforme art. 1 - As associaes e fundaes constitudas no Estado com o fim exclusivo de servir desinteressadamente coletividade podem ser declaradas de utilidade pblica mediante a comprovao de que: III - os cargos de sua direo no so remunerados;

Probe remunerao da diretoria, mas no menciona empregados, etc. art. 1.

Deve conter uma clusula que afirme no haver remunerao, por qualquer forma, dos cargos de diretoria

Probe a remunerao da diretoria, mas no menciona nada quanto a distribuio de lucros, bonificaes ou

Art. 1, no remunerao da diretoria. Sem mencionar outros

13

e no distribuio de lucros, bonificaes ou vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto.

vantagens de seus mantedores ou associados

cargos, funes, etc.

Requisitos relativos governana da entidade sem fins lucrativos Ter estado em efetivo e contnuo funcionamento, nos trs anos imediatamente anteriores, com a exata observncia dos estatutos. No possui a mesma exigncia da legislao federal.Apenas tem que estar constituda ha mais de um ano. Art. 1, legalmente constituda h 2 anos.

Apresentao de relatrios No faz qualquer meno a circunstanciados dos trs anos relatrios. antecedentes formulao do pedido Ocorrendo eleio de nova diretoria ou alteraes no estatuto da entidade, o representante legal deve enviar Secretaria Nacional de Justia a documentao comprobatria original ou cpia autenticada das alteraes. No menciona qualquer disposio sobre a eleio da diretoria ou estatuto da entidade

No exige. Art. 3, comprovar funcionamento anualmente. No exige. No menciona eleio de diretoria. Somente em caso de alterao para remunerar os diretores, ou para fins lucrativos da entidade. Art. 3

Requisitos relativos s atribuies da diretoria da entidade Atestado de idoneidade moral dos diretores. Sim a Lei 12972 Art. 1 - As associaes e fundaes constitudas no Estado com o fim exclusivo de servir desinteressadamente coletividade podem ser declaradas de utilidade pblica mediante a comprovao de que: IV - seus diretores so pessoas idneas. Pargrafo nico. O atestado do cumprimento das exigncias previstas nos incisos II, III e IV do caput deste artigo poder ser firmado pelo Presidente do Conselho Municipal de No exige.

14

Assistncia Social, por Juiz de Direito, Promotor de Justia, Juiz de Paz, Prefeito, Presidente da Cmara Municipal, Delegado de Polcia, ou por seus substitutos legais, do Municpio ou da comarca em que a entidade for sediada. Vedao da realizao de despesas com remunerao e vantagens de qualquer natureza a dirigentes e empregados das entidades exerccio de suas funes Declarao do representante legal da entidade, que se obriga a publicar, sob as penas da lei, anualmente, a demonstrao da receita e da despesa realizadas no perodo anterior, desde que contemplada com subveno por parte da Unio. Obrigatoriedade de apresentao de trs relatrios, acrescidos de balano patrimonial, demonstrativo de receitas e despesas e notas explicativas. No cita qualquer regra ou faz Somente probe a meno a remunerao dos remunerao dos empregados, s probe a diretores. Art. 1 remunerao de seus dirigentes No exige qualquer demonstrao de receita e nem mesmo exige a publicidade de suas despesas. No exige. Mas precisa comprovar funcionamento regular, art. 3

No exige apresentao de nem um relatrio de balano patrimonial, demonstrativo de receitas, despesas ou qualquer nota explicativa de seus gastos

No exige.

Caractersticas da relao de fomento e parceria A declarao de utilidade pblica no acarreta qualquer favor do Estado, conforme o art. 3, da Lei n 91/35. Atualmente o ttulo serve como pr-requisito exigido pelos rgos concessores de benefcios e/ou vantagens. No acarreta nenhum favor do No concede vantagens. Somente Estado de Minas Gerais preferncia em caso de Art. 2 - Nenhum favor do firmar convnio. Art. Estado decorrer do ttulo de 6. Contudo, parece ser utilidade pblica exigncia para conseguir outros benefcios (principalmente fiscais).

Elementos essenciais dos convnios (UF - IN STN n 1/1997) Programa de trabalho ----------------No estipula o convnio, mas indica

15

que ser o instrumento. Art. 6. Prev nico benefcio para entidades com ttulo, pois tero preferncia caso haja empate na celebrao de convnio. Metas Indicadores Prazos Critrios de avaliao -------------------------------------------------vide : Resoluo Conjunta SEPLAG e AUGE n 5958/2006 os critrios especficos para celebrao de convnios, nos termos do Decreto Estadual n. 43.635, de 20 de outubro de 2003; II - o Cadastro Geral de Convenentes - CAGEC, nos termos do art. 5, do Decreto n. 44.293, de 2006. ----------------Dispositivos gerais Obrigao de publicar, anualmente, a demonstrao da receita e despesa realizadas no perodo anterior, desde que contemplada com subveno por parte da Unio, neste mesmo perodo. As entidades declaradas de utilidade pblica salvo por motivo de fora maior devidamente comprovada, a critrio da autoridade competente, ficam obrigadas a apresentar, at o dia 30 de abril de cada ano, ao Ministrio da Justia, relatrio circunstanciado dos servios que houverem No h obrigatoriedade de publicar anualmente as demonstraes de receitas ou despesas No exige.

No h obrigatoriedade de relatrio circunstanciado ou qualquer outro tipo de relatrio

No exige.

16

prestado coletividade no ano anterior, devidamente acompanhado do demonstrativo da receita e da despesa realizada no perodo ainda que no tenham sido subvencionadas. Cassao da declarao de utilidade pblica da entidade que: a) deixar de apresentar, durante trs anos consecutivos, o relatrio a que se refere o artigo procedente; b) se negar a prestar servio compreendido em seus fins estaturios; c) retribuir por qualquer forma, os membros de sua diretoria, ou conceder lucros, bonificaes ou vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados. Sim no art. 3 - Qualquer cidado ou entidade poder requerer, mediante representao fundamentada, a revogao do ato declaratrio de utilidade pblica da entidade que: I - deixar de cumprir as finalidades para as quais foi constituda; II - deixar de preencher qualquer dos requisitos mencionados no art. 1 desta Lei. Cassao em 3 casos: a) deixar de comprovar funcionamento regular, por 3 anos consecutivos. b) deixar de preencher os requisitos do art. 1 por 2 anos consecutivos (regular constituio, sem fins lucrativos e no remunerar os dirigentes.). art. 4.

Para renovar o ttulo as entidades declaradas ficam obrigadas a apresentar Secretaria Nacional de Justia, at o dia 30 de abril de cada ano, relatrio circunstanciado dos Utilidade Pblica Federal (UPF) dos servios que prestou coletividade no ano anterior, acompanhado do demonstrativo de receita e despesa realizada no perodo, ainda que no tenham sido subvencionadas, isto , recebido verba do Governo Federal.

A lei no faz qualquer meno quanto a renovao do ttulo de utilidade pblica. A entidade apenas perder seu Ttulo de utilidade pblica nos casos do art. 3 desta lei

No exige. Somente comprovar que est em funcionamento. Art. 3.

6 Anlise do quadro comparativo

17

possvel observar pela leitura atenta do quadro de comparao entre a legislao federal, estadual e municipal alguns pontos importantes, tais como similaridades e diferenas. Como ser possvel demonstrar pelas anotaes extradas da anlise do quadro a legislao brasileira no que concerne ao Terceiro Setor extremamente vaga, abstrata e sem contedo objetivo que d preferncia aos resultados das atividades prestadas pelas entidades sociais tituladas, e sim, apenas fazendo uma srie de exigncias formais16. O que se observa uma completa displicncia do legislador quando o assunto relativo ao Terceiro Setor, que apresenta sistematicamente problemas quanto ao fomento, regulamentao, fiscalizao e controle concreto dos resultados obtidos ou que deveriam ser obtidos pelas entidades que so fomentadas pelo Poder Pblico. Esse cenrio catico de legislao derivado da ausncia de critrios da legislao o que permite diversos acertos (contratos de gesto, termos de parceria ou convnios) ineficientes, como pode ser observado pelas situaes fticas deficientes das Organizaes Sociais (OS) e das Organizaes de Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP).17 Essa situao preocupante pode, sem margem de erro, ser transportada para as entidades declaradas de utilidade pblica. 6. 1 Similaridades entre as legislaes, Federal, Estadual (Estado de Minas Gerais) e do Municpio de Belo Horizonte Tanto a legislao da Unio como a do Estado de Minas, tem como requisito para declarar uma entidade como sendo de utilidade pblica a filantropia, ou seja, servir desinteressadamente coletividade. Outro ponto em comum entre as duas legislaes a no distribuio de lucros e a no remunerao dos dirigentes das entidades declaradas de utilidade pblicas. Assim como a lei federal, a declarao de utilidade pblica no acarreta qualquer favor do Estado, conforme o art. 2 da Lei 12.972/1998, servindo este ttulo apenas como prrequisito exigido pelos rgos concessores de benefcios e/ou vantagens conforme Resoluo Conjunta SEPLAG e AUGE n 5958/2006 os critrios especficos para celebrao de

16

TOURINHO, Rita. Terceiro Setor no ordenamento jurdico brasileiro: constataes e expectativas. In: MODESTO, Paulo (coord.). Nova organizao administrativa brasileira. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Frum, 2010. p. 321-340.
17

TOURINHO, Rita. Terceiro Setor no ordenamento jurdico brasileiro: constataes e expectativas. In: MODESTO, Paulo (coord.). Nova organizao administrativa brasileira. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Frum, 2010. p. 321-340.

18

convnios, nos termos do Decreto Estadual n. 43.635, de 20 de outubro de 2003 seguido pelos Decretos ns. 44.083, de 10 de agosto de 2005, 44.173, de 19 de dezembro de 2005, 44.293, de 10 de maio de 2006, e 44.631, de 05 de outubro de 2007, que alteraram vrios dispositivos do Decreto n 43.635/2003. A lei estadual identificou as entidades que compem o setor privado com finalidades de interesse pblico, sendo um ato vinculado do gestor pblico, ou seja, desde que presentes todos os requisitos legais e entregues toda a documentao exigida, a entidade ser qualificada. Quanto ao quesito fomento e parceria as duas leis no prevem nenhuma espcie de benefcio ou vantagem para a entidade declarada de utilidade pblica. A nica previso na lei municipal, que pode ser considerada benefcio, a vantagem para entidade declarada para firmar convnio com o Municpio caso haja empate com outras entidades sociais. Inclusive, a lei municipal no determina a forma legal de estabelecer relao entre o ente municipal e a entidade social, mas com essa preferncia, indica que o mais adequado o convnio. No item dispositivos gerais de comparao, a lei municipal quando muito, contm os mesmos requisitos da lei federal. Isso porque, algumas exigncias da legislao federal no so encontradas na legislao municipal, que omissa quanto aos pontos comparados, apresentando uma completa ausncia de requisitos de controle das atividades das entidades sociais. Inclusive quanto a critrios de fiscalizao da entidade social. 6.2 Diferenas entre as legislaes Federal, Estadual (Estado de Minas Gerais) e do Municpio de Belo Horizonte Diferentemente da legislao Federal, a Legislao do Estado de Minas Gerais no faz qualquer meno a requisitos estatutrios da entidade beneficiada pela declarao de utilidade pblica. Basicamente as nicas exigncias esto previstas no art 1 e seus incisos I, II, III e IV. Muito embora a lei mineira no preveja clusulas estatutrias garantindo no haver remunerao de qualquer forma dos membros de sua diretoria, o inciso III da referida lei probe a remunerao da diretoria destas entidades. Contudo, a lei omissa quanto a previso de distribuio de lucros, limitando-se apenas, no art. 1, caput, a afirmar que tais entidades tem o fim exclusivo de servir desinteressadamente coletividade.

19

Inicialmente a Lei n 12.972, de 27 de julho de 1998, previa em seu art. 1 inciso II, que a entidade deveria estar em funcionamento a pelo menos 2(dois) anos, mas teve este prazo alterado para apenas um ano de funcionamento pela redao do art. 1 da Lei n 15.430 de 31/01/2005, diferentemente da legislao federal que prev no mnimo 3 anos de efetivo funcionamento. Quanto aos demais requisitos de governana da entidade declarada de utilidade pblica e atribuies de sua diretoria, a Lei n 12.972/98 totalmente omissa, pois apenas prev a necessidade de emisso de atestado de cumprimento das exigncias previstas nos incisos II, III e IV do caput do art 1 desta lei, emitidas pelas autoridades previstas em seu pargrafo nico. Diferente da lei federal a lei mineira no faz qualquer meno ao controle das despesas realizadas por estas entidades e sequer exige a publicao de quaisquer relatrios patrimoniais. J na esfera municipal possvel observar pela leitura atenta do quadro de comparao entre a legislao federal e a legislao municipal alguns pontos importantes a partir dos critrios de comparao. No item que versa sobre os requisitos estatutrios para concesso do ttulo, a legislao municipal no apresentou nenhum ponto de aprimoramento, inclusive no contm requisitos que esto presentes na lei federal, como por exemplo, a descrio das reas de atividade. Quanto aos requisitos de governana corporativa, novamente a legislao do municpio de Belo Horizonte/MG extremamente vaga, principalmente na questo de comprovao do funcionamento da entidade social, no apresentando nenhuma exigncia quanto ao cumprimento de atividades, relatrios de atividades exercidas, ou algo semelhante. Portanto, nesse ponto inferior lei federal. No ponto dos requisitos da diretoria da entidade social, a lei municipal, novamente, extremamente imprecisa e obscura, no contendo em seu texto sequer os mesmos requisitos da lei federal. Alm de no apresentar aperfeioamento quanto as exigncias da lei federal. Em resumo, a legislao referente declarao de utilidade pblica do Municpio de Belo Horizonte/MG constitui verdadeiro vazio legal, isso porque veio apenas para instituir a concesso do ttulo, sem preocupao com as formas de manuteno e fiscalizao das entidades detentoras do ttulo. A legislao municipal que 50 anos mais recente que a

20

legislao federal, simplesmente no trouxe qualquer aperfeioamento para as questes legislativas do ttulo de utilidade pblica. A busca por uma legislao mais precisa fundamental, porque s em Belo Horizonte, so constatadas mais de 3.000 entidades do terceiro setor, sendo que para aproximadamente 40% o principal parceiro o Estado e para cerca de 20% dessas a fonte principal de recursos o fomento governamental, conforme pesquisas realizadas entre 2006 e 2008.18

18

MINAS GERAIS. Ministrio Pblico de Minas Gerais. Centro Operacional de Apoio ao Terceiro Setor. Disponvel em: http://www.mp.mg.gov.br/portal/public/interno/arquivo/id/3164. Acesso em: 27/03/2012.

21

8 Referncias BRASIL. Lei n. 91, de 28 de agosto de 1935. Determina regras pelas quais so as sociedades declaradas de utilidade pblica. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1930-1949/L0091.htm. Acesso em: 29/03/1012. BRASIL. Decreto n. 50517, de 2 de maio de 1961. Regulamente a Lei n. 91, de 28 de agosto de 1935, que dispe sobre a declarao de utilidade pblica. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1950-1969/d50517.htm. Acesso em: 29/03/2012. BRASIL. Lei n. 8.212, de 24 de julho de 1991. Dispe sobre a organizao da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8212compilado.htm. Acesso em: 29/03/2012 BRASIL. Lei n. 3577, de 4 de julho de 1959. Isenta da taxa de contribuio de previdncia aos Institutos e Caixas de Aposentadoria e Penses as entidades de fins filantrpicos, reconhecidas de utilidade pblica, cujos membros de suas diretorias no percebam remunerao.. Disponvel em: http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1959/3577.htm. Acesso em: 29/03/2012. BRASIL. Decreto n. 7237, de 20 de julho de 2010. Regulamenta a Lei n. 12.101/2009, para dispor sobre o processo de certificao das entidades beneficentes de assistncia social para obteno da iseno das contribuies para a seguridade social. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/Decreto/D7237.htm. acesso em: 29/03/2012. BELO HORIZONTE. Lei n. 6.648, de 26 de maio de 1994. Dispe sobre a concesso de ttulos declaratrios de utilidade pblica. Disponvel em: http://www.cmbh.mg.gov.br/leis/legislacao. Acesso em: 29/03/2012. BOUDENS, Emile; BRASIL. Cmara dos Deputados. Consultoria Legislativa. Utilidade Pblica Federal. 2000. Disponvel em: <http://www2.camara.gov.br/documentos-epesquisa/publicacoes/estnottec/pdf/000068.pdf.> Acesso em 23/01/2012. DIAS, Maria Tereza Fonseca. Terceiro Setor e Estado: Legitimidade e Regulao: Belo Horizonte: Editora Frum, 2008. GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re) pensando a pesquisa jurdica: teoria e prtica. 3. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2010. MINAS GERAIS. Lei n. 12.972, de 28 de julho de 1998. Dispe sobre a declarao de utilidade pblica e d outras providncias. Disponvel em:

22

http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=LEI&num=12972 &comp=&ano=1998. Acesso em: 29/03/2012. MINAS GERAIS. Ministrio Pblico de Minas Gerais. Centro Operacional de Apoio ao Terceiro Setor. Disponvel em:http://www.mp.mg.gov.br/portal/public/interno/arquivo/id/3164. Acesso em: 27/03/2012. OLIVEIRA, Aristeu de; ROMO, Valdo. Manual do terceiro setor e instituies religiosas: trabalhista, previdenciria, contbil e fiscal. So Paulo: Atlas, 2008. IOSCHPE, Evelyn (Org.) Terceiro Setor: Desenvolvimento social sustentvel. 3 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2006. PAES, Jos Eduardo Sabo. Fundaes, associaes e entidades de interesse social: aspectos jurdicos, administrativos, contbeis, trabalhistas e tributrios. Braslia: Braslia Jurdica, 2006. PIMENTA, Solange Maria; SARAIVA, Luiz Alex Silva; CORRA, Maria Laetitia (Orgs.). Terceiro Setor: dilemas e polmicas. So Paulo: Saraiva, 2006. RODRIGUES, M. C. P. Demandas sociais versus crise de financiamento: o papel do terceiro setor no Brasil. Revista de Administrao Pblica n 32, set-out 1998. Citado no artigo de Santo, Luiz Alberto Agencificao Publicizao, Contratualizao e Controle Social. Disponvel em: http://www.anesp.org.br/userfiles/file/estudos/agencificacao_publicizacao.pdf Acesso: 18/01/2012. SILVA, Felipe. Organizaes Sociais e Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico: possibilidades e limites na construo de uma melhor gesto pblica. 132p. Monografia (Graduao em Administrao Pblica) Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, FJP, Belo Horizonte, 2003. Disponvel em: http://revista.tce.mg.gov.br/Content/Upload/Materia/1272.pdf. Acesso: 23/02/2012. TOURINHO, Rita. Terceiro Setor no ordenamento jurdico brasileiro: constataes e expectativas. In: MODESTO, Paulo (coord.). Nova organizao administrativa brasileira. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Frum, 2010. p. 321-340.

7 CONCLUSO Embora a legislao federal seja anterior s legislaes do estado de Minas Gerais e do Municpio de Belo Horizonte/MG, essas leis no apontaram aperfeioamento ou

23

aprimoramento nos quesitos seja para concesso do ttulo de utilidade pblica, seja para definio das atividades a serem desenvolvidas, controle e ou monitoramento das mesmas. As legislaes, seja estadual ou municipal, no trazem em suas redaes qualquer previso de controle sobre as receitas e administrao das entidades declaradas de utilidade pblica. A legislao federal ainda se apresenta mais completa que as legislaes do Estado e do Municpio. de suma importncia que as legislaes estaduais e municipais procurem o refinamento do modelo federal de declarao de utilidade pblica, mas com atendo-se principalmente, aos quesitos e exigncias que possam impor s entidades sociais uma maior e mais objetiva forma de controle e exigncia de resultados nas atividades prestadas, buscando sempre a eficincia que se espera das entidades sociais. As legislaes Estadual e Municipal so ainda menos rigorosas do que a legislao federal. Ou seja, oferecem um amplo espectro de fuga dos resultados da prestao da atividade por parte da entidade declarada, pois no existem critrios objetivos para definio, aferio, fiscalizao ou controle das atividades que so realizadas, da forma como so realizadas, ou mesmo dos resultados que deveriam apresentar. Portanto, o cenrio legislativo da declarao de utilidade pblica no Estado de Minas Gerais e no Municpio de Belo Horizonte, desolador. Totalmente vazio quanto critrios objetivos que afetem as entidades declaradas de utilidade pblica. 8 Referncias BRASIL. Lei n. 91, de 28 de agosto de 1935. Determina regras pelas quais so as sociedades declaradas de utilidade pblica. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1930-1949/L0091.htm. Acesso em: 29/03/1012. BRASIL. Decreto n. 50517, de 2 de maio de 1961. Regulamente a Lei n. 91, de 28 de agosto de 1935, que dispe sobre a declarao de utilidade pblica. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1950-1969/d50517.htm. Acesso em: 29/03/2012. BRASIL. Lei n. 8.212, de 24 de julho de 1991. Dispe sobre a organizao da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e d outras providncias. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8212compilado.htm. Acesso em: 29/03/2012

BRASIL. Lei n. 3577, de 4 de julho de 1959. Isenta da taxa de contribuio de previdncia aos Institutos e Caixas de Aposentadoria e Penses as entidades de fins filantrpicos, reconhecidas de utilidade pblica, cujos membros de suas diretorias no percebam remunerao.. Disponvel em: http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1959/3577.htm. Acesso em: 29/03/2012. BRASIL. Decreto n. 7237, de 20 de julho de 2010. Regulamenta a Lei n. 12.101/2009, para dispor sobre o processo de certificao das entidades beneficentes de assistncia social para obteno da iseno das contribuies para a seguridade social. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/Decreto/D7237.htm. acesso em: 29/03/2012. BELO HORIZONTE. Lei n. 6.648, de 26 de maio de 1994. Dispe sobre a concesso de ttulos declaratrios de utilidade pblica. Disponvel em: http://www.cmbh.mg.gov.br/leis/legislacao. Acesso em: 29/03/2012. BOUDENS, Emile; BRASIL. Cmara dos Deputados. Consultoria Legislativa. Utilidade Pblica Federal. 2000. Disponvel em: <http://www2.camara.gov.br/documentos-epesquisa/publicacoes/estnottec/pdf/000068.pdf.> Acesso em 23/01/2012. DIAS, Maria Tereza Fonseca. Terceiro Setor e Estado: Legitimidade e Regulao: Belo Horizonte: Editora Frum, 2008. GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re) pensando a pesquisa jurdica: teoria e prtica. 3. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2010. MINAS GERAIS. Lei n. 12.972, de 28 de julho de 1998. Dispe sobre a declarao de utilidade pblica e d outras providncias. Disponvel em: http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=LEI&num=12972 &comp=&ano=1998. Acesso em: 29/03/2012. MINAS GERAIS. Ministrio Pblico de Minas Gerais. Centro Operacional de Apoio ao Terceiro Setor. Disponvel em:http://www.mp.mg.gov.br/portal/public/interno/arquivo/id/3164. Acesso em: 27/03/2012. OLIVEIRA, Aristeu de; ROMO, Valdo. Manual do terceiro setor e instituies religiosas: trabalhista, previdenciria, contbil e fiscal. So Paulo: Atlas, 2008. IOSCHPE, Evelyn (Org.) Terceiro Setor: Desenvolvimento social sustentvel. 3 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2006.

PAES, Jos Eduardo Sabo. Fundaes, associaes e entidades de interesse social: aspectos jurdicos, administrativos, contbeis, trabalhistas e tributrios. Braslia: Braslia Jurdica, 2006. PIMENTA, Solange Maria; SARAIVA, Luiz Alex Silva; CORRA, Maria Laetitia (Orgs.). Terceiro Setor: dilemas e polmicas. So Paulo: Saraiva, 2006. RODRIGUES, M. C. P. Demandas sociais versus crise de financiamento: o papel do terceiro setor no Brasil. Revista de Administrao Pblica n 32, set-out 1998. Citado no artigo de Santo, Luiz Alberto Agencificao Publicizao, Contratualizao e Controle Social. Disponvel em: http://www.anesp.org.br/userfiles/file/estudos/agencificacao_publicizacao.pdf Acesso: 18/01/2012. SILVA, Felipe. Organizaes Sociais e Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico: possibilidades e limites na construo de uma melhor gesto pblica. 132p. Monografia (Graduao em Administrao Pblica) Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, FJP, Belo Horizonte, 2003. Disponvel em: http://revista.tce.mg.gov.br/Content/Upload/Materia/1272.pdf. Acesso: 23/02/2012. TOURINHO, Rita. Terceiro Setor no ordenamento jurdico brasileiro: constataes e expectativas. In: MODESTO, Paulo (coord.). Nova organizao administrativa brasileira. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Frum, 2010. p. 321-340.

You might also like