You are on page 1of 11

Cinema e Educao em John Grierson por Rosana Elisa Catelli

CINEMA E EDUCAO

No Brasil, nas primeiras dcadas do sculo XX, a relao entre cinema e educao deu origem a um intenso debate, em publicaes da imprensa diria e em revistas especializadas de diversos setores sociais, tais como: educadores, cineastas, polticos, membros da igreja catlica e de movimentos anarquistas. Desde a dcada de 1910, os anarquistas desenvolveram uma intensa reflexo sobre os usos do cinema, como um instrumento a servio da educao do homem do povo e da transformao social (1), devendo este se converter em arte revolucionria. O pensamento catlico tambm se dedicou questo do cinema educativo, preocupado com a questo moral dos filmes exibidos. A Igreja criou os Cineacs, salas de cinema nas parquias e associaes catlicas, que tinham por objetivo apreciar os filmes segundo as normas traadas pela Igreja (2). Os educadores, por sua vez, combatiam o que eles chamavam de "cinema mercantil" e propunham a criao do cinema educativo que, segundo eles, poderia trazer benefcios pedaggicos aos alunos ao mostrar de forma mais real diversos aspectos da natureza e da geografia do Brasil. Para estes, o cinema educativo representava a luta contra o cinema "deseducador" e "portador de elementos nocivos e desagregadores da nacionalidade"(3).

Todo este debate deu origem em 1936 ao Instituto Nacional de Cinema Educativo, dirigido por Roquette-Pinto e tendo o cineasta Humberto Mauro como tcnico do Instituto. No INCE, entre 1936 e 1964, Mauro realizou 357 filmes pedaggicos e cientficos. Nas dcadas de 1930 e 1940, principalmente, os filmes produzidos correspondiam ao objetivo de reinventar o Brasil, mostrando a natureza exuberante e o homem primitivo como marcas de nossa nacionalidade. Como coloca Sheila Schvarzman, "at 1940, o que se desenha a imagem de um pas naturalmente harmnico e equilibrado no cosmos (...) a imagem de um pas portentoso, dotado de uma natureza prdiga, uma cincia capaz de decifr-la e grandes homens aptos a conduzir a nao ao grande destino inscrito nas promessas da natureza. Forjou-se na tela um pas excepcional" (4).

Doutora em Multimeios

A possibilidade de uso do cinema como instrumento pedaggico, doutrinrio ou de propaganda estava colocada, no incio do sculo XX, em vrios pases do mundo e independentemente da ideologia que professavam. Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Frana, Unio Sovitica, Canad, esto entre os pases que difundiram este uso para as imagens cinematogrficas. Marc Ferro afirma, ao analisar a relao entre cinema e o poder sovitico, que expresses como "apoderar-se do cinema", "control-lo", "domin-lo" encontrava-se facilmente entre os altos escales do governo sovitico. Na URSS, "o cinema educativo, o cinema cientfico e de animao ocupam um lugar privilegiado no programa cultural (...) o documentrio, o cinema 'para os camponeses', o documento-cinema so considerados igualmente como essenciais" (5).

A Alemanha Nazista e a Itlia Fascista tambm atriburam um estatuto privilegiado ao cinema como educao das massas e propaganda ideolgica, tendo sido criados departamentos cinematogrficos vinculados diretamente ao Estado. A estes dois modelos de uso do cinema como instrumento poltico e pedaggico que, mais comumente, se referiam os formuladores do cinema educativo no Brasil, aparecendo tambm citaes de experincias realizadas nos Estados Unidos e produo de filmes cientficos franceses.

Pelo que se pode observar na literatura sobre o cinema educativo, entre os anos de 1920 e 1930 no Brasil, que havia um debate mundial sobre este uso do cinema e a produo de diversos filmes com este objetivo. As possveis relaes entre o comportamento humano em sociedade e as imagens cinematogrficas, foram tema de artigos em jornais e revistas especializadas das mais diferentes reas: medicina, psicologia, educao, religio, direito, etc, ou seja, as idias sobre o cinema educativo estavam circulando nos quatro cantos do mundo.

Entretanto, na literatura dos formuladores do cinema educativo no Brasil, pouco se nota referncias produo inglesa de documentrios das dcadas de 1930 e 1940, especificamente do produtor John Grierson que foi um defensor do uso pedaggico do cinema (6). Grierson fundou o movimento documentrio ingls. Foi ele quem aplicou pela primeira vez o termo documentrio, ao se referir ao filme de Robert Flaherty, intitulado Moana, de 1926 (7). Realizou seu primeiro filme em 1929, Drifters, e aps 1930 foi produtor de diversos filmes documentrios que tinham como proposta um cinema de interveno social. Para ele, o documentrio tinha a capacidade de observar e selecionar cenas da prpria vida e de

interpretar os acontecimentos mais complexos do mundo real. A viso do documentarista precisava ser jornalstica, mas, sobretudo, potica e dramtica. Defendia que os filmes documentrios poderiam tambm ser obras de arte e que "a escolha do documentrio representava a escolha da poesia em lugar da fico" (8).

Apesar da ausncia de referncias aos filmes documentrios de Grierson na literatura brasileira correspondente aos formuladores do cinema educativo, a anlise de seus escritos e de sua produo flmica importante para entendermos as propostas de cinema educativo do perodo, mesmo aquelas que foram formuladas no Brasil. As idias de Grierson e seus filmes circularam por vrios lugares e contriburam para a constituio de uma esttica e de uma tica do filme documentrio, que por um perodo esteve fortemente vinculado ao que se denominou cinema educativo. Sendo assim pretendemos a seguir, analisar algumas das idias de Grierson sobre o uso pedaggico do cinema, bem como suas concepes sobre a questo da educao e da propaganda, pelos seus escritos, deixando para um prximo trabalho a anlise de sua filmografia. Para isso, foram selecionados os seguintes textos do autor: First Principles of Documentary; The Nature of Propaganda; Education: a new concept e Propaganda and Education.
POR QUE EDUCAO?
"Quando os instrumentos esto quebrados e so inutilizveis, quando os planos voam pelos ares e o esforo no tem sentido, o mundo aparece com um frescor infantil e terrvel, suspenso sem rumo num vazio". Jean Paul Sartre (9)

Os escritos de Grierson sobre a questo da educao esto contextualizados na Europa da Segunda Guerra Mundial, a este cenrio que ele se refere e para a reconstruo do que a guerra havia destrudo grande parte de sua preocupao. A anlise que faz da sociedade inglesa do seu tempo possui o mesmo tom da frase de Sartre: "sem rumo num vazio". Segundo ele, vrias mudanas de ordem econmica, poltica e tecnolgica estavam acontecendo e a sociedade inglesa parecia no estar preparada para enfrentlas. Nem to pouco o antigo sistema educacional, baseado numa tradio estritamente acadmica, estava apto a atender s novas exigncias colocadas pelo mundo moderno. Entretanto, para Grierson, em tempos de crise, como os que a Inglaterra enfrentava, para a qual ele constatava uma desorganizao social, os homens almejam um imperativo moral e a educao seria um meio para alcanar este objetivo. Por isso, sua proposta a de rever o processo educacional, reformular seus mtodos e sua filosofia, pois pela educao que se poderia resolver parte dos problemas sociais.

A educao, segundo Grierson, o processo pelo qual os homens so providos para servir sua gerao e no qual as mentes so entalhadas para a tarefa de constituir bons cidados, os quais devem estar unidos em nome de um propsito comum (10). Para ele, a Inglaterra precisava de educadores e no de soldados, j que era necessria uma mudana de valores para que estes se adequassem nova realidade e se constitussem como cidados capazes de participar e intervir na sua comunidade. Valores do passado, tais como, queles referentes ao individualismo moderno, j no faziam mais sentido na sociedade contempornea. A educao, segundo ele, baseada somente nos direitos individuais teve por conseqncia a irresponsabilidade social, formou cidados voltados unicamente para seus objetivos privados, descolados de uma unidade pblica e voltados exclusivamente para seu mundo pessoal. A crtica a "filosofia de vida que coloca o indivduo e a sociedade como elementos antagnicos e define o sucesso em termos de expresso pessoal" (11), seria um dos temas centrais do pensamento de Grierson. Novos valores, portanto, deveriam substituir os antigos, numa relao que Grierson estabelece da seguinte forma: Antigos Valores Livre empreendimento e competio Liberdade Felicidade Palavras Passado Novos Valores Estado Deveres Sacrifcio Ao Futuro

Estes valores seriam acompanhados tambm de novas palavras-chave: disciplina, unidade, coordenao, esforo total e planejamento. O objetivo maior, do mtodo educacional proposto por Grierson, seria o de formar o cidado ativo, que tivesse sua ao concebida e corporificada numa comunidade de cidados e numa unidade pblica.

QUAL EDUCAO? O que Grierson estava propondo para a renovao do processo educacional no se reduzia ao aprendizado que se realizava nos bancos escolares. Pelo contrrio, sua proposta para a formao de novos cidados, imbudos de uma responsabilidade social, deveria ser desenvolvida por diversos setores vinculados ao Estado, ou ao menos, sendo este o responsvel pelo planejamento central. Os novos mtodos educacionais deveriam

contar principalmente com a utilizao dos meios de comunicao, como o rdio e o cinema.

Segundo ele, o processo tradicional de ensino no era mais capaz, sozinho, de realizar esta tarefa, estaria alm de suas possibilidades. Segundo ele, a educao precisava extrapolar a sala de aula e atender s necessidades imediatas da sociedade e dos servios pblicos.

A nova chave para a educao no mundo moderno seria, portanto, a propaganda, que poderia contribuir para estabelecer a cooperao e uma cidadania ativa. Segundo ele, a propaganda podia ser utilizada como um instrumento pedaggico, de forma positiva. No necessariamente precisaria ser formulada nos mesmos termos do Estado Nazista ou fascista, pois, sua proposta no pretendia negar os valores defendidos pela democracia. Mesmo porque, para Grierson, a propaganda se ajusta ao tipo de sociedade que a produz, logo, aquela que seria realizada na Inglaterra estaria relacionada aos valores polticos deste pas.

A propaganda, com objetivos educacionais, seria um novo instrumento que auxiliaria os cidados a exercerem a democracia, que os orientaria com respeito s questes relacionadas sociedade da qual fazem parte. A idia de Grierson que a sociedade inglesa vivia uma democracia ilusria, em que se acreditava que milhes de amadores, como ele chamava, pudessem opinar sobre tudo. Era necessrio, portanto, dar condies para que estes cidados pudessem melhor julgar o que estava a sua volta e, desta forma, poderem interferir nos problemas que envolviam sua comunidade. A propaganda seria, ento, este instrumento que possibilitaria os cidados se informarem, julgarem, se envolverem com a comunidade e participarem ativamente.

Grierson parte das idias de Walter Lippmann, cujo livro Public Opinion de 1922, trata do distanciamento entre o cidado e o governo. Segundo Lippmann, o cidado sentindo que no podia mais obter as informaes necessrias para participar do processo decisrio, afastou-se do governo. A soluo para este problema estaria no processo educacional (12). Esta mesma preocupao com a lacuna estabelecida entre o cidado, a comunidade e o governo, aparece nos escritos de Grierson. Segundo ele, o novo processo educacional, baseado em mtodos dramticos, como o filme documentrio, deveria fornecer elementos para aproximar estes plos. Sua proposta de que o filme documentrio poderia contribuir para uma melhora da sociedade, promovendo um funcionamento melhor da relao entre Estado e sociedade.

Esta melhora deveria acontecer no apenas em termos materiais, mas tambm espirituais.

POR QUE O CINEMA DOCUMENTRIO?

O que John Grierson admira na propaganda seu potencial dramtico, ou seja, a possibilidade de aproximao do indivduo sua realidade no apenas pela razo, mas tambm pelo sentimento. Segundo ele, o uso do rdio e de filmes, para a educao de jovens e adultos, traz a comunidade para perto do indivduo. Pessoas da comunidade, segundo exemplo dado por ele, como o bombeiro e o carteiro, podem contar para as crianas suas aes cotidianas de trabalho e despertar nelas os ideais de cidadania. O filme tem esta possibilidade de aproximar o cidado e sua comunidade.

Segundo Grierson, o filme documentrio no ensina o novo mundo pela anlise do mesmo, ele comunica o novo mundo mostrando-o em sua natureza viva. Neste sentido, o filme documentrio uma proposta educacional para trazer ao cidado o mundo, para acabar com a separao entre o cidado e a comunidade a qual ele pertence. Ele considerava que era necessrio envolver os cidados nas questes relativas ao governo, provocar o engajamento das pessoas nas questes relativas administrao cotidiana da comunidade. A frmula para isso seria a dramatizao dos diversos servios pblicos.

Para Grierson, o documentrio uma tcnica de observao do mundo cotidiano atual, que pode fornecer s pessoas uma compreenso rpida do conjunto complexo de foras que movimenta a sociedade moderna. um mtodo de comunicao que transmite um sentido de corporao, podendo constituir uma mobilizao nacional em torno dos ideais de cidadania. O cinema de Grierson adquire uma misso social e uma responsabilidade cvica. Os filmes documentrios deveriam contribuir para a formao do cidado, mostrando o mundo em sua natureza viva e incorporada (13). neste sentido, que ele alia o cinema educao.

As idias de Grierson sobre o documentrio estabeleciam uma oposio produo hollywoodiana da poca. Segundo ele "o material e as histrias extradas da realidade em seu estado bruto podem ser mais (mais reais no sentido filosfico) que o material interpretado. O gesto espontneo na tela tem um valor particular. O cinema possui a extraordinria capacidade de valorizar o gesto que a tradio tornou banal. Seu retngulo arbitrrio revela especialmente o movimento. Valoriza o movimento no tempo e no espao.

Acrescentemos a isso que o documentrio permite atingir um nvel de conhecimento imediato que os mecanismos artificiais dos estdios e as interpretaes 'delicadas' dos atores no conseguem igualar" (14).

Procurava, ento, demonstrar que o cinema podia ter como material a vida cotidiana, e que esta podia ser muito mais interessante em termos sociais e artsticos do que as cenas interpretadas por atores em estdios.

Evidentemente que os filmes de Hollywood no eram ideais para a proposta de cinema formulada por Grierson. Alguns filmes e diretores que estavam fora do circuito dos estdios americanos que serviram de inspirao para o filme documentrio realizado por ele. Diretores como Serguei Eisenstein na Unio Sovitica e Robert Flaherty nos Estados Unidos realizavam filmes que se aproximavam mais da idia de Grierson quanto ao uso do cinema na educao dos cidados (15). A ALEGORIA DE JOHN GRIERSON

Em seus escritos, Grierson, cita mais de uma vez o filsofo grego Plato, coloca a necessidade da sociedade retornar aos ideais platnicos de liberdade para servir a comunidade. Isto , uma liberdade fundada no nas satisfaes individuais, mas no bem comum. Neste sentido, os textos de Grierson sugeriram algumas relaes com aquelas encontradas em Plato, mais especificamente, no Livro VII da Repblica, em que o autor narra o mito da caverna.

Nesta narrativa, alguns homens se encontram numa caverna, algemados, tendo apenas um fogo, por detrs deles, como iluminao. Conseguiam apenas ver as sombras de homens e objetos que passavam por fora da caverna. Como estavam nesta condio desde a infncia, julgavam as sombras que viam como realidade.

A sada da caverna, para qualquer um deles, seria penosa, pois depois de tanto tempo acostumados com o escuro seria penoso olhar para a luz. Num primeiro momento, qualquer um que sasse ficaria cego e somente aos poucos poderia enxergar o mundo a sua volta.

Na alegoria de Plato, quando um dos prisioneiros abandona a caverna, enfrenta uma srie de desafios, passa por um caminho ngreme, tem dificuldades de enxergar por conta da luminosidade, seu corpo fica dolorido por causa dos movimentos. Quando se depara com a realidade, fica deslumbrado, mas ao mesmo tempo o sofrimento lhe traz a

vontade de retornar escurido. Mas aos poucos vai se acostumando luz e acaba por regressar a caverna para poder libertar os outros prisioneiros, tarefa esta tambm penosa.

Este prisioneiro que primeiro saiu da caverna e que passa a enxergar a realidade, no aprende a ver, pois isso ele j sabia, mas redireciona seu olhar das sombras para a luz. A alegoria nos fala de uma reeducao do olhar, uma mudana na direo do pensamento, que deixando de olhar as sombras, imagens da realidade, passa a olhar as coisas verdadeiras. A idia de que o olho do esprito educado, o olhar intelectual, torna-se capaz de ver a luz das coisas verdadeiras. O prisioneiro quando volta caverna, o faz em virtude do seu forte compromisso com a libertao daqueles que ainda se encontravam l. Desse modo, o prisioneiro assume, no plano da alegoria, a mesma funo que cabe ao filsofo ao encontrar-se consciente de sua responsabilidade com os destinos da cidade em que vive e, portanto, com a educao dos cidados para o bem comum.

Segundo Jaeger, este papel de reeducao do olhar e do esprito, para Plato, cabe ao Estado, uma educao que versa sobre a alma do homem, na atitude de modelador de almas. O governante o produto mximo da educao e a misso que lhe designada ser educador supremo de toda a cidade. "O homem perfeito s num tipo de Estado perfeito se pode formar, e vice-versa: a formao deste tipo de Estado um problema de formao de homens" (16).

Da mesma forma, Grierson v como soluo para os problemas sociais de sua poca a questo de uma reeducao, que passa por um cultivo do esprito e pelo redirecionamento do olhar. O esprito seria cultivado pela aquisio de novos valores, de novos sentimentos direcionados ao bem comum, proporcionados por uma renovao no processo educacional. O olhar seria convertido pelas imagens fornecidas pelo filme documentrio, que mostrariam a realidade vivida pelos cidados ingleses, retratando o cotidiano daqueles que trabalham pela comunidade, que sacrificam suas satisfaes pessoais em nome do bem comum. Desta forma, libertar-se-iam das sombras formadas por um sistema educacional ultrapassado e pela distncia entre Estado e sociedade.

As imagens que Grierson prope para o filme documentrio dariam conta de revelar a prpria sociedade para os indivduos, um novo mtodo de observao do mundo, modelando-os para se tornarem cidados responsveis por sua comunidade. Era esta a tarefa que ele colocava nas mos do Estado e nas novas tecnologias de informao, como o rdio e o cinema. O filme documentrio para Grierson teria um papel de

libertao, de comprometer os homens com os destinos da sua comunidade, teria, enfim, uma responsabilidade social. DE VOLTA AO BRASIL

Na literatura sobre o cinema educativo, no Brasil, entre os anos de 1920 e 1940, encontramos algumas referncias a Robert Flaherty, que trabalhou com John Grierson. No entanto, filmes como Moana e O Homem de Aran dirigidos por Flaherty distanciam-se da proposta descrita acima e formulada por Grierson.

Os filmes citados mostram as sociedades primitivas e a luta do homem contra a natureza gloriosa, mostram o equilbrio entre o homem e sua cultura, reconstruindo costumes que j haviam desaparecido. A crtica que os ingleses fizeram aos filmes de Flaherty foi o ocultamento da destruio sofrida por estas sociedades, da explorao sofrida por eles, sendo desprovidos de uma crtica social.

Talvez, a ausncia de Grierson na literatura brasileira se deva no ao desconhecimento dos filmes documentrios realizados por ele, mas a um distanciamento quanto proposta. Enquanto no Brasil havia justamente a exaltao da natureza, isto , uma reinveno do Brasil que passava pela natureza gloriosa, em Grierson h a exaltao da indstria, da cidade e do homem trabalhador. Nos filmes produzidos pelo INCE, "os conflitos humanos no tem lugar(...) o que se desenha a imagem de um pas naturalmente harmnico e equilibrado no cosmos" (17). J em Grierson, so justamente os conflitos humanos que devem ser expostos, conscientizando os cidados de seu papel na sociedade.

NOTAS:

1. Ver FIGUEIRA, Cristina Aparecida R. O cinema do povo: um projeto da educao anarquista, 1901 - 1921. So Paulo: PUC-SP Dissertao de Mestrado, 1995. 2. Ver MORRONE, Maria Lcia. Cinema e educao: a participao da "imagem em movimento" nas diretrizes da educao nacional e nas prticas pedaggicas escolares. So Paulo: FE/ USP, dissertao de mestrado, 1997. 3. TELES, ngela Aparecida. Cinema contra cinema: o cinema educativo em So Paulo nas dcadas de 1920/1930. So Paulo: PUC, Dissertao de Mestrado, 1995. 4. SCHVARZMAN, Sheila. O livro das letras luminosas, Humbeto Mauro e o Instituto Nacional de Cinema Educativo. In: FABRIS, Mariarosaria (org.) Estudos Socine de

Cinema, Ano III 2001. Porto Alegre: Sulina, 2003. p.481 5. FERRO, Marc. Cinema e Histria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. p.27 6. Paulo Emlio escreve num artigo de 1958, que "a primeira referncia entre ns ao movimento criado por John Grierson encontra-se no n.1 da RASM (Revista Anual do Salo de Maio), editado, por Flvio de Carvalho em 1939. Ver, GOMES, Paulo Emlio. Crtica da Cinema no Suplemento Literrio - Volume 1, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 7. Ver ELLIS, Jack C. The documentary idea. New Jersey: Prentice Hall, 1989. p.61. 8. Citado por ALMEIDA, Manuel Faria de. Cinema Documental: Histria, Esttica e Tcnica Cinematogrfica. Edies Afrontamento, Porto, 1982.p.27 9. Citado por: ARENDT, Hannah in Homens de Tempos Sombrios. So Paulo: Companhia das Letras, 1987.p.195 10. Ver GRIERSON, John. Op.cit. 11. Ver GOMES, op.cit, p.311 12. Ver ELLIS, Jack C. The documentary idea. New Jersey: Prentice Hall, 1989. p.59 13. Grierson, John. Education: a new concept.p.199 14. John Grierson, primeiros princpios do documentrio. Campinas , Cinemais, 1997., p.66. 15. Ver ELLIS, Jack C. Op.cit. 16. JAEGER, Werner. Paidia, a formao do homem grego. So Paulo: Martins Fontes, 1989. p.575 17. SCHVARZMAN, Sheila. Op.cit, p. 481 BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Manuel Faria de. Cinema documental: histria, esttica e tcnica cinematogrfica. Porto: Edies Afrontamento, 1982. ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. CHAU, Marilena. Introduo Histria da Filosofia: dos pr-socrticos a Aristteles, volume 1. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. ELLIS, Jack C. The documentary idea. New Jersey: Pratice Hall, 1989. FIGUEIRA, Cristina Aparecida R. O cinema do povo: um projeto da educao anarquista, 1901 - 1921. So Paulo: PUC-SP, Dissertao de Mestrado, 1995. FERRO, Marc. Cinema e Histria. So Paulo: Paz e Terra, 1992. GOMES, Paulo Emlo Sales. Crtica de Cinema no Suplemento Literrio, volume 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. GRIERSON, John. First principles of documentary. IN: BARSAM, Richard Meran. Nonfiction film, theory and criticism. New York: A Dutton Papaerback, John Grierson, primeiros princpios do documentrio. Campinas, Revista Cinemais, n.8,

p.65-66, nov./dez. de 1997 GRIERSON, John. The nature of propaganda. IN: BARSAM, Richard Meran. Nonfiction film, theory and criticism. New York: A Dutton Papaerback, HARDY, Forsyth. Grierson on documentary. London & Boston: Faber and Faber, 1979. JAEGER, Werner. Paidia, a formao do homem grego. So Paulo, Martins Fontes, 1989. MORRONE, Maria Lcia. Cinema e educao: a participao da "imagem em movimento" nas diretrizes da educao nacional e nas prticas pedaggicas escolares. So Paulo: FE/USP, dissertao de mestrado, 1997. NICHOLS, Bill. Representing Reality. EUA: Indiana University Press, 1991. PLATO. A Repblica. So Paulo: Editora Martin Caret, 2002. SADOUL, Georges. Histoire du cinma mondial, des origines a nos jours. Paris: Ed. Flammarion, 1949. SADOUL, Georges. Dictionnaire de cineastes. Paris: Microcosme/ditions du Seuil, 1975. SCHVARZMAN, Sheila. O livro das letras luminosas - Humberto Mauro e o Instituto de Cinema Educativo. In: FABRIS, Mariarosaria (org.). Estudos Socine de Cinema, Ano III 2001. Porto Alegre: Sulina, 2003. SUSSEX, Elizabeth. The rise and fall of British Documentary. Berkeley and Los Angeles, California: University of California Press, 1975. TELES, ngela Aparecida. Cinema contra cinema: o cinema educativo em So Paulo nas dcadas de 1920/1930. So Paulo: PUC, Dissertao de Mestrado, 1995.

You might also like