You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE DIREITO E RELAES INTERNACIONAIS CURSO DE RELAES INTERNACIONAIS

SOBERANIA, OMC E MEDIDAS ANTIDUMPING

Resumo expandido apresentado como pr-requisito para aprovao na disciplina de Direto Internacional Privado, Prof. Dr. Alfa Oumar Diallo.

BRENER LEOPOLDINO THIAGO GARCIA

DOURADOS, 2013

INTRODUO A presente dissertao se desenvolve dentro de cinco grandes enfoques. Em um primeiro momento elucidaremos o conceito clssico de soberania teorizado por Jean Bodin pela primeira vez em Les six livres de la republique ("Os Seis livros da Repblica"). Aps tal pontuao nos ateremos uma breve caracterizao da Organizao Mundial do Comrcio (OMC); finda a descrio da instituio mencionada discutiremos os conceitos relativizados de soberania posteriores criao da OMC. No quarto momento delimitar-se- os conceitos de Dumping e Medidas Antidumping. Finalmente, em um ltimo encontro traremos mesa a pauta que faz unio conflituosa das Medidas Antidumping (preconizadas pela OMC) e soberania.

1. SOBERANIA Quando retornamos ao conceito clssico de soberania inaugurado por Bodin, entendemos que Estado Soberano aquele que detm poder perptuo (sem limitao temporal) e absoluto (poder ilimitado para o direito positivo). Para buscar a soberania o Estado deve primar pela hereditariedade (no obrigatoriamente na figura do monarca, mas sim na prpria figura estatal); e tambm pela superioridade em relao s leis civis.
Bodin, enumera os direitos da soberania: Poder de legislar sem os consentimentos dos sditos e sem reconhecer poder superior; Declarar a guerra e fazer a paz; Instituir os funcionrios pblicos; Estabelecer a unidade de medida e o valor da moeda; Impor taxas e impostos ou isenes; Ser a ltima palavra em qualquer assunto; e Outorgar vantagens ou imunidades. 1

Para Bodin o soberano s e somente encontra obstculos nas leis divinas e naturais, ao passo que deve buscar nelas inspirao para a criao das leis civis. Por ser considerado sdito de Deus, responsvel pela criao de tudo, o soberano deve respeitar a lei divina e trabalhar para o exerccio de sua continuidade. Como exemplo de leis naturais: direito propriedade privada, respeito aos contratos, respeito ao tesouro pblico, dentre outras leis comuns a todos os povos.
Se dizemos que tem poder absoluto quem no est sujeito s leis, no se encontrar no mundo prncipe soberano, posto que todos os prncipes da terra esto sujeitos s leis de Deus e da natureza e s leis humanas comuns a todos os povos. E, ao contrrio, pode ocorrer que um dos sditos se encontre dispensado e isento da autoridade das leis, ordenanas e 2 costumes de sua Repblica e, nem por isto, ser prncipe soberano.

A ao do poder soberano acontece dentro do direito positivado, ou seja, as leis civis. O soberano o nico capaz de estabelecer leis, entretanto seu exerccio pode ser delegado a um rgo administrativo, o governo.
Estado e governo so as categorias correlatas a esta distino, o que significa dizer que o corpo poltico a que pertence a titularidade da soberania no se confunde (ou pelo menos no se confunde

http://palcodavida09.blogspot.com.br/2010/08/jean-bodin-conceito-desoberania.html (acesso em 16/07/13). 2 BODIN, Jean. Obra citada, Livro I, Captulo VIII, p. 190, apud BARRETO, Carolina Muranaka Saliba, Obra citada, p. 5.

necessariamente) com o corpo poltico responsvel pelo exerccio material da vontade soberana. (BARRETO; p.1)

Conceitos de soberania diferentes do conceito clssico de Bodin podem ser formulados em variados espaos de tempo em diversas sociedades. Vale lembrar que o conceito postulado por Bodin j no mais exprime a realidade soberana dos Estados de hoje, sendo necessrias novas formulaes e interpretaes relativistas do termo em questo.
Historicamente, bastante varivel a formulao do conceito de soberania, no tempo e no espao. No Estado grego antigo, como se nota na obra de Aristteles, falava-se em autarquia, significando um poder moral e econmico, de auto-suficincia do Estado. J entre os romanos, o poder de imperium era um poder poltico transcendente que se refletia na majestade imperial incontrastvel. Nas monarquias medievais era o poder de suserania de fundamento carismtico e intocvel. No absolutismo monrquico, que teve o seu clmax em Luiz XIV, a soberania passou a ser o poder pessoal exclusivo dos monarcas, sob a crena generalizada da origem divina do poder de Estado. Finalmente, no Estado Moderno, a partir da Revoluo Francesa, firmou-se o conceito de poder poltico e jurdico, emanado da vontade geral da nao.3

2. ORGANIZAO MUNDIAL DO COMRCIO (OMC)

A vida da Organizao Mundial do Comrcio (OMC) se iniciou em 1 de janeiro de 1995, mas seu sistema de negociao tem mais de meio sculo de existncia. Desde 1948, o Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (sigla em ingls: GATT) tem provido as normas para o sistema. A ltima e maior rodada do GATT foi a Rodada Uruguai que durou de 1986 at 1994 e culminou com a criao da OMC. Considerando o fato de o GATT ter lidado principalmente com o comrcio de bens, a OMC e os acordos de agora cobrem o comrcio de servios, invenes negociadas, criaes e designs (propriedade intelectual).
Em 1 de janeiro de 1995, a Rodada Uruguai criou, em Montevidu, a Organizao Mundial do Comrcio (OMC), sob a chancela da Organizao das Naes Unidas (ONU), e que substituiu o Acordo Geral sobre Comrcio e Tarifas (Gatt, em ingls). Na ocasio foram assinados diversos acordos estabelecendo diretrizes e regras para o ordenamento do comrcio mundial, a competio justa e um cenrio menos distorcido por 4 prticas de barreiras unilaterais.

http://www.loveira.adv.br/material/tge7.html, (acesso em 16/07/2013). http://www.agricultura.gov.br/internacional/organizacao-mundial-do-comercioomc/rodada-uruguai (acesso em 16/07/13).


4

A OMC comandada pelos seus governos membros. Todas as grandes decises so tomadas pelos membros como um todo, seja por ministros (que se renem pelo menos uma vez a cada dois anos), ou pelos seus embaixadores ou representantes (que se renem regularmente em Genebra). As decises so normalmente tomadas por consenso. Quando as regras da OMC impem disciplina sobre as polticas dos pases, isso nada mais que o resultado das negociaes entre os membros da prpria instituio. As regras so aplicadas pelos prprios membros sob procedimentos acordados que foram negociados, incluindo a possibilidade de sanes comerciais. Atualmente vivemos a Rodada Doha, primeira esfera de negociaes da OMC que se estende desde 2001.
Em novembro de 2001, em Doha, no Catar, foi lanada a primeira rodada de negociaes multilaterais no mbito da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), e a nona desde a criao do Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (GATT). Sob a denominao indicativa de Rodada de Desenvolvimento de Doha, os Ministros das Relaes Exteriores e de Comrcio comprometeram-se a buscar a liberalizao comercial e o crescimento econmico, com nfase nas necessidades dos pases em desenvolvimento. A Rodada Doha surge devido ao desbalanceamento entre os interesses dos pases em desenvolvimento e os pases desenvolvidos durante a Rodada Uruguai, onde novas disciplinas sobre Propriedade Intelectual e Servios foram propostas pelos pases desenvolvidos. No cenrio atual de crise econmica e consequente aumento das presses protecionistas, a concluso da Rodada torna-se ainda mais necessria, por fortalecer a credibilidade da OMC e do sistema multilateral de comrcio. Entretanto, houve poucos progressos a partir de julho de 2008.5

Aps o nascimento do GATT e o posterior surgimento da OMC, percebemos que a figura do Estado passa a encontrar cada vez mais barreiras no naturais no exerccio de sua soberania. O constrangimento de aes do Estado diante de organizaes internacionais tais como OMC torna necessria a busca por um novo conceito de soberania, j que o aplicado por Bodin no mais corresponde realidade da Nova Ordem Internacional.

http://www.itamaraty.gov.br/temas/temas-multilaterais/desenvolvimentocomercio-internacional-e-financas/organizacao-mundial-do-comercio/rodada-doha-daomc/view & http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=373&refr=366 (acesso em 16/07/13).

3. SOBERANIA RELATIVA Durante o sculo XX se vivenciou dois ps-Guerra preenchidos por grandes tratados6 e acordos internacionais. Tais tratados muitas vezes determinavam que o Estado deveria ceder parcela de sua soberania em prol de um objetivo comum consensuado entre os pases pactuantes. Segundo Bodin em sua teoria clssica o Estado Soberano encontra-se em posio ilimitada, absoluta e irredutvel, submetendo-se apenas normativa natural e divina. O que estava acontecendo no momento em que se firmavam tratados era o constrangimento da figura soberana diante de figuras no naturais ou divinas. Surge a demanda ento de uma nova teorizao acerca de soberania.
Em uma tentativa de dar novas feies ao conceito, parte da doutrina impregnou-o de adjetivos como soberania relativizada, soberania limitada e at soberania moderna que representam, em poucas palavras, um paradoxo, uma incongruncia semntica. Afinal, a soberania no admite gradaes. Ou ilimitada e absoluta, ou no se trata de soberania. Coerentemente, o prprio Bodin reconheceu que a soberania condicional inexiste. Da a necessidade de se buscar um conceito contemporneo (SILVRIO; 2009; p. 164). No sculo XX, o conceito de soberania relativa passou a ganhar fora, devendo-se tal fato introduo da ideia de que o Direito Internacional no se funda apenas nas relaes entre Estados, mas tambm, nas relaes privadas entre vrios povos (VILAS BAS; 2006, p. 5).

Luigi Ferrajoli teoriza que em vista da complexidade da Ordem Mundial em que vivemos, o Estado no mais capaz de articular sozinho todas as suas aes, sendo necessria a atuao de novas frentes, como as organizaes internacionais por exemplo. O autor prega a reconstruo do Direito Internacional, mas que dessa vez o debate deve ser guiado no mais a despeito da soberania estatal, mas sim sobre a autonomia dos povos.
A complexidade do contexto atual (meio ambiente, etnias, armas nucleares, a interdependncia, a misria e a fome) e a globalizao existente, demandam esta atuao para assegurar a manuteno da paz e do equilbrio nas relaes entre os Estados e organismos internacionais (MASERA; 2011; p. 97). Tratado todo acordo formal concludo entre sujeitos de direito internacional pblico, e destinado a produzir efeitos jurdicos (REZEK; 2002; p. 14).
6

Aps a criao do GATT e recentemente OMC, tem-se questionado at que ponto o Estado dever ceder mais de sua soberania para que consiga se adequar Nova Ordem. Outro ponto controverso diz respeito ao fato de os Estados do norte poltico terem cedido uma parcela menor de autonomia se comparados aos Estados que compe o eixo sul poltico.
Isso porque a possibilidade daqueles de participar intensamente dos fruns multilaterais, de impor severas retaliaes comerciais e as remotas chances de tais membros serem expulsos dos quadros da OMC, resulta em uma maior capacidade de controle do exerccio de poderes da organizao (SILVRIO; 2009; p. 165).

Para observamos como as recomendaes da OMC tem minimizado sobremaneira o poder de atuao do Estado tomaremos como exemplo as Medidas Antidumping e seu impacto na, hoje relativa, soberania estatal.

4. MEDIDAS ANTIDUMPING Antes de dar incio a qualquer discusso sobre Medidas Antidumping, necessrio fazer um recordo sobre o que o dumping em si. Considera-se que h prtica de dumping quando uma empresa exporta para outro pas um produto a preo (preo de exportao) inferior quele que pratica para o produto similar nas vendas para o seu mercado interno (valor normal). Desta forma, a diferenciao de preos j por si s considerada como prtica desleal de comrcio.
Compreende-se dumping como uma forma de concorrncia desleal de carter internacional, que consiste na venda de produtos pelo pas exportador com preos abaixo do valor normal, no necessariamente abaixo do preo de custo, praticado no mercado interno do pas exportador, podendo causar ou ameaar causar danos s empresas estabelecidas no pas importador ou prejudicar o estabelecimento de novas indstrias do mesmo ramo neste pas (MASSI; 2007; p. 5). O dumping nem sempre ser passvel de punies. Estas somente podero ocorrer quando a prtica realmente trouxer prejuzos s indstrias do pas importador ou retardar o estabelecimento da indstria local, visto que nem sempre a venda de produtos do pas exportador por um preo abaixo de seu "valor normal" acarretar prejuzos ao mercado interno daquele que est importando. Assim, existem dois tipos de dumping: o condenvel e o no condenvel (MASSI; 2007; p. 5).

Para que se caracterize um dumping condenvel, necessrio seguir a legislao da OMC atendo-se aos pr-requisitos que devem ser preenchidos para que determinado dumping seja passvel de aplicao de medidas antidumping. Foram estabelecidas margens mnimas de dumping pela OMC, as quais devem ser atendidas para que o dumping no se enquadre como condenvel. Caso haja suspeita de dumping condenvel, poder ser iniciado um procedimento investigatrio. No Brasil tal procedimento est regulamentado pelo Decreto N 1.602, de 23 de agosto de 19957, baseado na regulamentao Antidumping oriunda da OMC. Finda a investigao e confirmado o dumping, sero aplicados os direitos antidumping, que tm como objetivo evitar que os produtores nacionais sejam prejudicados por importaes realizadas a preos de dumping, prtica esta considerada como desleal em termos de comrcio em acordos internacionais. Importante destacar que os direitos antidumping, quando aplicados, somente permanecero em vigor enquanto perdurar a necessidade de neutralizar o dano causado. E sero extintos no mximo em cinco anos aps a sua aplicao (MASSI; 2007; p. 11). 5. SOBERANIA, OMC E MEDIDAS ANTIDUMPING As Medidas Antidumping (sempre bem recomendadas e reiteradas pela OMC) e a prpria prtica do Dumping tm conduzido uma longa discusso no que tange a soberania do que se chama de Estado hoje. Alis, trataremos aqui de autonomia estatal. O conceito de autonomia permite entender como um Estado pode se manter autnomo em algumas matrias ao passo que delega e transfere determinadas competncias para organizaes de cooperao e integrao (SILVRIO; 2009; p. 164). Conclui-se que um Estado ao delegar parte de sua autonomia OMC quando assina seu acordo constitutivo, minimiza sim seu poder de ao. A reduo de sua independncia reside, por exemplo, no controle de taxao e tarifas de seus produtos por parte da instituio. O tabelamento fixo e acordado entre as naes com maior voz dentro da OMC coage sobremaneira aqueles Estados em
7

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1995/D1602.htm

(Acesso

em

16/07/13).

desenvolvimento. No bastasse isso, as Medidas Antidumping recomendadas pela OMC acabam por colocar esses pases em desenvolvimento uns contra os outros. Como no caso de Brasil e China.
A China, maior parceiro comercial do Brasil, questionou o pas sobre a existncia, ou no, de orientao especial para impor, com tanta frequncia, sobretaxas contra seus produtos e pediu para o governo brasileiro reconhecer, na prtica, Pequim como economia de mercado. Atualmente, 35% das medidas antidumping no Brasil atingem importaes originrias da 8 China.

Apesar do constrangimento da figura do Estado, a manuteno das recomendaes da OMC faz-se necessrias para que o panorama comercial entre Estados se desdobre de maneira mais justa, em vista da influncia que este j sofre dos pases desenvolvidos. Todavia tambm est claro que as medidas de defesa comercial dos prprios Estados precisam ser repensadas de maneira que se orientem melhor na Ordem Mundial. O sistema de Medidas Antidumping dentro da OMC tambm requer reforma, dada a nova caracterizao dos principais pases emergentes (Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul). A OMC no mais deve ser comandada segundo interesses apenas europeus e norte-americanos, a Rodada Doha e a crescente ascenso dos BRICS fomenta uma discusso reformista que deve ser seguida o quanto antes para que uma organizao comercial mais equitativa ao Sul Poltico seja colocada em prtica. No que diz respeito aos obstculos para a realizao de tais reformas esto os prprios membros da OMC, em destaque Unio Europeia e EUA, que se relutam a discuti-las ao passo que a aprovao de tais reformas culminaria com a perda de outra parcela de sua autonomia estatal. Chegamos ao final do texto com a concluso de que uma reviso das Medidas Antidumping essencial, e que um Estado no deve mais tentar se sobrepuser a outro se valendo de soberania, j que o prprio conceito no se aplica mais a realidade contempornea.

http://www.portosenavios.com.br/site/noticias-do-dia/geral/22459-china-reclamade-excesso-de-medidas-antidumping-contra-seus-produtos (Acesso em 16/07/13)

BIBLIOGRAFIA

BARRETO, Carolina Muranaka Saliba; O Conceito de soberania em Jean Bodin; 2011; http://www.politicacomciencia.com/universidade/tge/soberaniabodin.pdf (Acesso em 16/07/13). MASERA, M. A.; A CRISE ATUAL DA SOBERANIA CONFORME LUIGI FERRAJOLI. Revista Opiniao Filosofica, v. 2, p. 95, 2011;

http://www.abavaresco.com.br/revista/index.php/opiniaofilosofica/article/viewFile/59/6 9 (Acesso em 16/07/13). MASSI, J. M.; O Dumping e a concorrncia empresarial; 2007;

http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/XIVCongresso/075.pdf (acesso em 16/07/13). REZEK, J. F.; Direito Internacional Pblico; 2002; p. 14. SILVEIRO, F.; Soberania, OMC e Medidas Antidumpping; (acesso 2009; em

http://www6.univali.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=643 16/07/13).

VILAS BAS, Francisco; A Relativizao do Conceito de Soberania em Face dos Tratados Internacionais; 2006; http://www.jandrade.edu.br/fonte_universitaria/artigos/artigo_06.pdf (acesso em 16/07/2013)

You might also like