You are on page 1of 2

AS REGRAS DE UM CAVALEIRO TEMPLRIO

A Ordem, no inicio, parece ter sido pouco mais que um clube particular formado em torno do Conde de Champagne. Hugo de Payens era seu primo. Andr de Montbard, que se tornaria o quinto Gro-Mestre, era tio de Bernardo, que era ele prprio, de Champagne, enquanto o papa Honrio fora um seguidor cisterciense de Bernardo.
Bernardo ajudou a esboar uma Regra Templria baseada na Ordem Cisterciense, que por sua vez havia sido baseada na Regra Beneditina, muito mais antiga. Para compreender a natureza da Ordem Templria, importante enxergar nela uma Ordem monstica (pelo menos de inicio) e no uma Ordem de Cavalaria. Mais importante que o prprio monastrio foi a Regra que Benedito criou para os monges que o seguiram. Essa Regra Beneditina se tornou um modelo de fundao para diversas ordens monsticas que se seguiram, cuja Regra, por sua vez, tornouse a base da Regra criada para os Cavaleiros Templrios.

O ponto central da Regra Beneditina estava incorporado em trs votos: de pobreza, castidade e obedincia, todos rigorosamente obrigatrios. Para as primeiras ofensas, a Regra Beneditina exigia repreenso verbal e confinamento solitrio, com muita orao. Se isso no fizesse com que o monge abandonasse seus modos obstinados, o abade estava autorizado a usar o flagelo. Se seus erros no pudessem ser arrancados dele, o monge podia ser expulso da Ordem. Uma vez que a Ordem Templria no respondia a ningum alm do papa, ela essencialmente criou seu prprio sistema de punies, que chegava at a pena de morte, por desobedincia. Por exemplo, uma cela penitenciaria com apenas 4 ps e meio de cumprimento foi construda na igreja Templria em Londres e, nessa cela, o Irmo Marechal (comandante militar) da Irlanda foi confinado por desobedincia as ordens do Mestre. Incapaz de se levantar, de se esticar, ele foi mantido na pequena cela de pedra at que morreu de fome. J a castidade inclua ambos os sexos. Nenhum Templrio podia beijar ou tocar qualquer mulher, nem mesmo sua me ou irm. Mesmo a conversa com qualquer mulher era desencorajada e freqentemente proibida. Nenhum Templrio devia permitir que ningum, especialmente outro Templrio, visse seu corpo nu. Em seus dormitrios, lmpadas (tochas) ficavam acessas a noite toda para afastar a escurido. No campo de batalha, se por acaso, estivessem sob condies opressivas, com o direito de se retirar de acordo com sua Regra, e o comandante do campo lhes dissesse para ficar e lutar at que o ultimo Templrio estivesse morto, a ordem tinha de ser obedecida. Os homens que se juntavam a Ordem Templria esperavam morrer em batalha e a maioria deles o fazia. A Regra Templria tambm dava direito a apenas duas refeies dirias, mas permitia a carne, proibida por outras ordens monsticas, por causa da natureza fatigante dos deveres dos irmos Templrios. No tinham permisso de falar durante as refeies e eram obrigatoriamente obrigados a participar das devoes religiosas cotidianas, como

qualquer outro grupo monstico. Muitas outras Regras no esto descritas aqui (achei por bem no public-las para sigilo da mesma). Ao manter seu voto de pobreza, Hugo de Payens entregou toda sua propriedade Ordem, e os outros Templrios fundadores logo fizeram o mesmo. Porm, de forma alguma os Templrios deviam ser limitados pelas leis dos pases nos quais eles pudessem residir de tempo em tempo. Apenas sua prpria Regra governava sua conduta e somente seus superiores podiam disciplin-los.
NO PROXIMO DOMINGO Como vivia um Cavaleiro Templrio #NOPERCAM

You might also like