You are on page 1of 4

Colocao pronominal

A Sintaxe de Colocao, tambm chamada de Topologia Pronominal, estuda a posio dos pronomes oblquos tonos na frase.

Exemplos: As moas me atenderam. As moas atenderam a mim. Entregaram-lhe os livros. Entregaram os livros a ele.
2

Existem 3 posies possveis para um pronome oblquo tono: a) Antes do verbo Prclise Exemplos: Todos se atrasaram. A moa no o ajudou.

b) No meio do verbo Mesclise Exemplos: As plantaes perder-se-o com a chuva. Dar-lhe-emos uma segunda chance. c) Aps o verbo nclise Exemplos: Passa-me o sal, por favor. Entrego-lhes de volta o dinheiro.

1) Regras de uso da prclise A) Advrbios Ontem vi na rua. Ontem, vi na rua. B) Pronomes indefinidos Tudo desagrada . Qualquer um surpreende

C) Pronomes demonstrativos Isto desagrada . Aquela moa decepcionou

com ele.

D) Conjunes subordinativas Quero que perdoe . Caso perca , telefone imediatamente. .

E) Pronomes relativos Sumiu o livro que deram . Esta a cidade onde encontra F) Pronomes interrogativos Quem disse isso? O que passa aqui.

a torre.

G) EM + gerndio Em tratando de voc, estou de acordo. Em resolvendo o problema, fico feliz. H) Expresses exclamativas Deus livre ! Macacos mordam !

Observao 1: Prclise facultativa O menino cortou . A novela Elas Eu entedia .

Observao 2: Prclise proibida Falaram a respeito do cantor. Foi embora para sua casa. 2) Regras de uso da mesclise Verei o filme. Obedeceria ao mdico.

arrumam cansei

rapidamente. desta histria.

10

3) Regras de uso da nclise Passa o cigarro. Os alunos entregaram as provas.

Observao 2: Locues verbais A moa vai pentear-se. A moa vai se pentear.

Observao 1: Prclise x Mesclise No devolvero as revistas.

A moa vai-se pentear. A moa se vai pentear.

11

12

A moa est penteando-se. A moa est se penteando. A moa est-se penteando. A moa se est penteando.

A moa tem se penteado. A moa tem-se penteado. A moa se tem penteado.

13

14

Observao 3: Contrao de pronomes Entregaram os livros a Joo.

Questes sobre colocao pronominal

Deram a mim a fruta.

Contaram a ns o segredo.

15

(CESGRANRIO) Leia as frases abaixo. I Convm que entregue o relatrio o mais rpido possvel. (me) II Amanh, anunciarei as novas rotinas do setor. (lhes) III Sentindo ofendido, retirou-se do plenrio. (se) IV Quem informar as suas novas designaes? (lhe) A exigncia da prclise ocorre APENAS nas frases a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV.
17

(FCC) Nem sequer ____ das coisas que _____ quando _____. a) se lembra disse-me procurei-o b) se lembra me disse procurei-o c) lembra-se disse-me o procurei d) se lembra me disse o procurei e) lembra-se me disse procurei-o

18

(FCC)Muitos se dizem a favor da pena de morte, mas mesmo os que mais ardorosamente defendem a pena de morte no so capazes de atribuir pena de morte o efeito de reparao do ato do criminoso que supostamente mereceria a pena de morte. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por: a) a defendem - lhe atribuir - a mereceria. b) a defendem - atribui-la - lhe mereceria. c) defendem-na - atribui-la - merecer-lhe-ia. d) lhe defendem - lhe atribuir - mereceriam-na. e) defendem-lhe - atribuir-lhe - a mereceria.
19

(TRE-MG) Quem ______ estragado que _____ de _____. a) o trouxe encarregue-se consert-lo b) o trouxe se encarregue consert-lo c) trouxe-o se encarregue o consertar d) trouxe-o se encarregue consert-lo e) trouxe-o encarregue-se o consertar

20

You might also like