You are on page 1of 4

Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa

Fluxo de Comunicao para o atendimento de demandas


Professor Alfabetizador

Informativo

Orientador de Estudos

Coordenador Local (Estadual ou Municipal)

Formador

Supervisor

Coordenador Geral (Universidade)

Coordenador Adjunto (Universidade)

Ministrio da Educao

Professor Alfabetizador Quem tem direito Bolsa?


Para a concesso de bolsas de estudo e pesquisa no mbito do Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa, consideram-se os dados do Censo Escolar 2012, cujo preenchimento de responsabilidade das Redes Municipais e Estaduais.

1.

As bolsas sero pagas mediante avaliao a: professor alfabetizador devidamente cadastrado no Censo 2012; professor alfabetizador cadastrado no Censo 2012 com o nome e nmero do CPF correto. professor alfabetizador cadastrado como No Docente no Censo 2012 que j tenha sido cadastrado como Docente em Censo anterior. No far jus bolsa do Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa os seguintes casos: Professor com CPF cadastrado errado no Censo 2012; Professor que utilizou o CPF de outra pessoa (pai, me, irmos, marido etc) no Censo 2012; Professor que no foi cadastrado no Censo 2012, independente do motivo; Professor cadastrado em todos os Censos como No Docente.

2.

3. Lembramos que so requisitos para ser professor alfabetizador: Ter lecionado em qualquer turma do ensino fundamental em 2012; e Estar atuando como professor de alguma turma do ciclo de alfabetizao em 2013 (turmas de 1, 2 e 3 ano do ensino fundamental de nove anos e/ou tambm em classes multisseriadas).

Consulta: Nmero do benefcio e convnio


No Sispacto, verifique a aba Acompanhar avaliaes e bolsas ou acesse pacto@mec.gov.br Consulte aqui sua bolsa. No final da tela, ao verificar que o Estado Atual consta como Pagamento Realizado, acessar o site http://www.fnde.gov.br/pesquisabeneficio/ digitar s os nmeros do CPF (sem pontos e traos) para consultar o nmero do benefcio e do convnio. Este nmero de benefcio ser o mesmo para todos os pagamentos da bolsa.

http://www.fnde.gov.br/pesquisabeneficio/

Reabertura da composio de Turmas


Professores Alfabetizadores
Para a reabertura da composio de turmas de Professores Alfabetizadores, o Ministrio da Educao solicita que seja encaminhado a Diretora de Apoio Gesto Educacional um ofcio assinado pelo Secretrio de Educao. Esse ofcio deve: 1. Justificar a necessidade da reabertura da composio de turma; 2. Declarar que o Professor Alfabetizador a ser includo est frequentado a formao do Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa desde o incio do programa e cumprindo as atividades atribudas; 3. Ser direcionado Diretoria de Apoio Gesto Educacional - Coordenador Adail Slva Pereira dos Santos , no endereo eletrnico: adail.santos@mec.gov.br 4. Quando autorizada a abertura do sistema o municipio ter 48h para proceder os ajustes.

Orientadores de Estudo
Para a reabertura da aba Formao Inicial , o Ministrio da Educao solicita que seja encaminhado um ofcio a Diretora de Apoio Gesto Educacional assinado pelo Coordenador-geral da IES. Esse ofcio deve: 1. Justificar a necessidade da reabertura da Formao Inicial. 2. Declarar que o Orientador de Estudos a ser cadastrado est frequentado a formao do Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa desde o incio do programa e cumprindo as atividades atribudas. 3. Ser direcionado Diretoria de Apoio Gesto Educacional - Coordenador Adail Slva Pereira dos Santos , no endereo eletrnico: adail.santos@mec.gov.br 4. Quando autorizada a abertura do sistema a Universidade ter 48h para proceder os ajustes.

Coordenadores Locais

Lembramos que os coordenadores locais podem ser substitudos a qualquer momento pelo Secretrio de Educao Estadual ou Municipal. Formadores, Supervisores e Coordenadores Adjuntos Lembramos que os Formadores, Supervisores e Coordenadores Adjuntos podem ser substitudos a qualquer momento pelo Coordenador-geral da IES. Importante! 1. No caso de nome em desacordo com a Receita Federal o perfil dever encaminhar uma cpia do RG e do CPF ao seu superior hierrquico, aps o tramite interno o Coordenador geral da IES dever apresentar a solicitao de correo junto s cpias ao MEC para que o sistema processe a correo. 2. No possvel excluir ou substituir professor alfabetizador que j recebeu bolsa. Caso no tenha recebido bolsa poder ser substitudo.

3. No h como abrir o sistema para reavaliar. Esta ao feita individualmente clicando no cone . 4. Ateno! A reavaliao s abre teoricamente para a mesma pessoa que avaliou. Se a pessoa que est
tentando reavaliar no a mesma que avaliou ento ela no vai conseguir. 5. O pagamento de bolsas segue o fluxo dentro de dois sistemas: SISPACTO e SGB (Sistema Geral de Bolsas). 6. No SISPACTO preciso cadastro, avaliao, aprovao e autorizao para que o perfil seja liberado para migrar para o SGB. 7. No SGB para ser aprovado o fluxo de avaliao o seguinte:

Aguardando autorizao IES

O bolsista foi avaliado e considerado apto a receber a bolsa. A liberao do pagamento est aguardando autorizao final pela Universidade responsvel pela formao. O pagamento da bolsa foi autorizado pela Universidade e est sendo processado pelos sistemas do MEC. O pagamento da bolsa est no Sistema de Gesto de Bolsas, aguardando autorizao do MEC. O pagamento da bolsa foi autorizado pelo SGB e est em processamento. A ordem bancria referente ao pagamento da bolsa foi emitida. Aguarde 10 dias teis para o processamento da O.B. pelo banco. O pagamento foi enviado ao banco. Aguarde 10 dias teis para o saque.

Autorizado IES Aguardando autorizao SGB Aguardando pagamento Enviado ao Banco Pagamento efetivado

8. Para o status Pagamento no autorizado pelo FNDE informao : O pagamento da bolsa no foi autorizado pelo FNDE, pois o bolsista recebe bolsa de outro programa do MEC. 9. Para o status pagamento recusado a informao : Pagamento recusado em funo de algum erro de registro. Ser reencaminhado a IES responsvel pela formao. 10. Lembramos que entre um status e outro o sistema necessita de um tempo para processar os comandos. A Coordenao de Formao Continuada DAGE/SEB/MEC, agradece o empenho de todos para que a formao dos profissionais pactuados acontea de forma efetiva e que reflita, necessariamente, o cho da formao que o nosso verdadeiro norte.

You might also like