You are on page 1of 14

Citologia

A fronteira das clulas

No mundo de hoje, comum pensarmos em um pas como sendo uma poro de terra delimitada espacialmente das demais pela presena de uma fronteira. Vamos pensar no caso do Brasil. Estamos rodeados de mar em metade do nosso territrio e, na outra metade, fazemos fronteira terrestre com outros nove pases da America do Sul. Em suas fronteiras, todos os pases instalam uma alfndega, que uma repartio governamental de controle do movimento de entradas e sadas das pessoas e de mercadorias para o exterior ou deles provenientes. Com as clulas no diferente. Cada uma delas tem uma rea de fronteira, representada pela membrana plasmtica e, nesta rea, as clulas tambm possuem o seu posto alfandegrio, as protenas. Assim como nas aduanas das fronteiras entre os pases, essas protenas so as responsveis pelo reconhecimento de substncias vindas de dentro ou de fora da clula como, por exemplo, hormnios. O trabalho realizado por uma clula semelhante ao que acontece em uma fbrica, como a de televisores, por exemplo. Atravs de portes, d-se a entrada de diversos tipos de peas destinadas as linhas de montagem. Para a fabricao e a montagem dos aparelhos, so necessrios energia e operrios habilitados. preciso, ainda, um setor de embalagem para preparar a expedio do que produzido e uma diretoria para comandar todo o complexo fabril e manter o relacionamento com o mundo externo. Tudo dentro dos limites representados pelo muro da fbrica.

A clula possui setores semelhantes aos de uma fbrica. Um limite celular, representado pela membrana plasmtica, separa o contedo da clula, o citoplasma, do meio externo. O citoplasma, constitudo por organides e hialoplasma (ou citosol), um material viscoso representa o setor produtivo. Um ncleo contendo o material gentico representa a diretoria da clula.

Os limites da clula viva


Uma clula viva um compartimento microscpico, isolado do ambiente por pelo menos uma barreira: a membrana plasmtica. Est uma pelcula extremamente fina e delicada, que exerce severa fiscalizao sobre todas as substncias e partculas que entram e saem da clula.

Membrana celular
(ou membrana plasmtica ou membrana citoplasmtica ou plasmalema)

Toda a clula, seja procarionte ou eucarionte, apresenta uma membrana que isola do meio exterior: a membrana plasmtica. A membrana plasmtica to fina (entre 6 a 9 nm) que os mais aperfeioados microscpios pticos no conseguiram torn-la visvel. Foi somente aps o desenvolvimento da microscopia eletrnica que a membrana plasmtica pode ser observada. Nas grandes ampliaes obtidas pelo microscpio eletrnico, cortes transversais da membrana aparecem como uma linha mais clara entre duas mais escuras, delimitando o contorno de cada clula.

Constituio qumica da membrana plasmtica


Estudos com membranas plasmticas isoladas revelam que seus componentes mais abundantes so fosfolipdios, colesterol e protenas. por isso que se costumam dizer que as membranas plasmticas tm constituio lipoprotica.

Dada a relativa fragilidade da membrana plasmtica, a maioria das clulas apresenta algum tipo de envoltrio que d proteo e suporte fsico membrana. Entre esses envoltrios destacam-se o glicoclix, presente na maioria das clulas animais, e a parede celulsica, presente em clulas de plantas e de algumas algas.

Diversas funes tm sido sugeridas para o glicoclix. Acredita-se que, alm de ser uma proteo contra agresses fsicas e qumicas do ambiente externo, ele funcione como uma malha de reteno de nutrientes e enzimas, mantendo um microambiente adequado ao redor de cada clula. Confere s clulas a capacidade de se reconhecerem , uma vez que clulas diferentes tm glicoclix formado por glicdios diferentes e clulas iguais tm glicoclix formad por glicdios iguais. Modelo mosaico fluido.

O modelo do mosaico fludo


. A dupla camada de fosfolipdios fluida, de consistncia oleosa, e as protenas mudam de posio continuamente, como se fossem peas de um mosaico. Os fosfolipdios tm a funo de manter a estrutura da membrana e as protenas tm diversas funes. As membranas plasmticas de um eucaricitos contm quantidades particularmente grande de colesterol. As molculas de colesterol aumentam as propriedades da barreira da bicamada lipdica e devido a seus rgidos anis planos de esterides diminuem a mobilidade e torna a bicamada lipdica menos fluida.

Funes das protenas na membrana plasmtica



Protenas de adeso: em clulas adjacentes, as protenas da membrana podem aderir umas s outras. Protenas que facilitam o transporte de substncias entre clulas. Protenas de reconhecimento: determinadas glicoprotenas atuam na membrana como um verdadeiro selo marcador, sendo identificadas especificamente por outras clulas. Protenas receptoras de membrana. Protenas de transporte: podem desempenhar papel na difuso facilitada, formando um canal por onde passam algumas substncias, ou no transporte ativo, em que h gasto de energia fornecida pela substncia ATP. O ATP (adenosina trifosfato) uma molcula derivada de nucleotdeo que armazena a energia liberada nos processos bioenergticos que ocorrem nas clulas (respirao aerbia, por exemplo). Toda vez que necessria energia para a realizao de uma atividade celular (transporte ativo, por exemplo) ela fornecida por molculas de ATP. Protenas de ao enzimtica: uma ou mais protenas podem atuar isoladamente como enzima na membrana ou em conjunto, como se fossem parte de uma linha de montagem de uma determinada via metablica. Protenas com funo de ancoragem para o citoesqueleto.

Transporte pela Membrana Plasmtica

A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substncias e no por outras define sua permeabilidade. Em uma soluo, encontram-se o solvente (meio lquido dispersante) e o soluto (partcula dissolvida). Classificam-se as membranas, de acordo com a permeabilidade, em 4 tipos: a) Permevel: permite a passagem do solvente e do soluto; b) Impermevel: no permite a passagem do solvente nem do soluto; c) Semipermevel: permite a passagem do solvente, mas no do soluto; tipos d) Seletivamente permevel: permite a passagem do solvente e de alguns de soluto.

Nessa ltima classificao se enquadra a membrana plasmtica. A passagem aleatria de partculas sempre ocorre de um local de maior concentrao para outro de concentrao menor (a favor do gradiente de concentrao). Isso se d at que a distribuio das partculas seja uniforme. A partir do momento em que o equilbrio for atingido, as trocas de substncias entre dois meios tornam-se proporcionais. A passagem de substncias atravs das membranas celulares envolve vrios mecanismos, entre os quais podemos citar:

Transporte Passivo
Ocorre sempre a favor do gradiente, no sentido de igualar as concentraes nas duas faces da membrana. No envolve gasto de energia.

Osmose
A gua se movimenta livremente atravs da membrana, sempre do local de menor concentrao de soluto para o de maior concentrao. A presso com a qual a gua forada a atravessar a membrana conhecida por presso osmtica.

A osmose no influenciada pela natureza do soluto, mas pelo nmero de partculas. Quando duas solues contm a mesma quantidade de partculas por unidade de volume, mesmo que no sejam do mesmo tipo, exercem a mesma presso osmtica e so isotnicas. Caso sejam separadas por uma membrana, haver fluxo de gua nos dois sentidos de modo proporcional.

Difuso
Consiste na passagem das molculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentrao, at estabelecer um equilbrio. um processo lento, exceto quando o gradiente de concentrao for muito elevado ou as distncias percorridas forem curtas . A passagem de substncias, atravs da membrana, se d em resposta ao gradiente de concentrao.

Transporte Ativo
Neste processo, as substncias so transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentrao (contra o gradiente de concentrao). Esse gradiente pode ser qumico ou eltrico, como no transporte de ons. O transporte ativo age como uma porta giratria. A molcula a ser transportada liga-se molcula transportadora (protena da membrana) como uma enzima se liga ao substrato. A molcula transportadora gira e libera a molcula carregada no outro lado da membrana. Gira, novamente, voltando posio inicial. A bomba de sdio e potssio liga-se em um on Na+ na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um on K+ e o libera na face externa. A energia para o transporte ativo vem da hidrlise do ATP.

Endocitose e exocitose
Enquanto que a difuso simples e facilitada e o transporte ativo so mecanismos de entrada ou sada para molculas e ions de pequenas dimenses, as grandes molculas ou at partculas constitudas por agregados moleculares so transportadas atravs de outros processos.

Exocitose
Enquanto que na endocitose as substncias entram nas clulas, existe um processo inverso: a exocitose. Depois de endocitado, o material sofre transformaes sendo os produtos resultantes absorvidos atravs da membrana do organito e permanecendo o que resta na vescula de onde ser posteriormente exocitado. A exocitose permite, assim, a excreo e secreo de substncias e d-se em trs fases: migrao, fuso e lanamento. Na primeira, as vesculas de exocitose deslocam-se atravs do citoplasma. Na segunda, d-se a fuso da vescula com a membrana celular. Por ltimo, lana-se o contedo da vescula no meio extracelular.

O retculo endoplasmtico
Tipos de retculo
O citoplasma das clulas eucariontes contm inmeras bolsas e tubos cujas paredes tm uma organizao semelhante da membrana plasmtica. Essas estruturas membranosas formam uma complexa rede de canais interligados, conhecida pelo nome de retculo endoplasmtico. Pode-se distinguir dois tipos de retculo: rugoso (ou granular) e liso (ou agranular).

Retculo endoplasmtico rugoso (RER) e liso (REL)


O retculo endoplasmtico rugoso (RER) , tambm chamado de ergastoplasma, formado por sacos achatados, cujas membranas tm aspecto verrugoso devido presena de grnulos os ribossomos aderidos sua superfcie externa (voltada para o citosol). J o retculo endoplasmtico liso (REL) formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, e, portanto, de superfcie lisa.

Os dois tipos de retculo esto interligados e a transio entre eles gradual. Se observarmos o retculo endoplasmtico partindo do retculo rugoso em direo ao liso, vemos as bolsas se tornarem menores e a quantidade de ribossomos aderidos diminuir progressivamente, at deixar de existir.

Funes do retculo endoplasmtico


O retculo endoplasmtico atua como uma rede de distribuio de substncias no interior da clula. No lquido existente dentro de suas bolsas e tubos, diversos tipos de substncias se deslocam sem se misturar com o citosol. Produo de lipdios Uma importante funo de retculo endoplasmtico liso a produo de lipdios. A lecitina e o colesterol, por exemplo, os principais componentes lipdicos de todas as membranas celulares so produzidos no REL. Outros tipos de lipdios produzidos no retculo liso so os hormnios esterides, entre os quais esto a testosterona e os estrgeno, hormnios sexuais produzidos nas clulas das gnadas de animais vertebrados. Desintoxicao O retculo endoplasmtico liso tambm participa dos processos de desintoxicao do organismo. Nas clulas do fgado, o REL, absorve substncias txicas, modificando-as ou destruindo-as, de modo a no causarem danos ao organismo. a atuao do retculo das clulas hepticas que permite eliminar parte do lcool, medicamentos e outras substncias potencialmente nocivas que ingerimos . Armazenamento de substncias Dentro das bolsas do retculo liso tambm pode haver armazenamento de substncias. Os vacolos das clulas vegetais, por exemplo, so bolsas membranosas derivadas do retculo que crescem pelo acmulo de solues aquosas ali armazenadas. Produo de protenas O retculo endoplasmtico rugoso, graas presena dos ribossomos, responsvel por boa parte da produo de protenas da clula. As protenas fabricadas nos ribossomos do RER penetram nas bolsas e se deslocam em direo ao aparelho de Golgi, passando pelos estreitos e tortuosos canais co retculo endoplasmtico liso.

Aparelho de Golgi

A denominao aparelho ou complexo de Golgi uma homenagem ao citologista italiano Camilo Golgi, que, em 1898, descobriu essa estrutura citoplasmtica. Ao verificar que certas regies com citoplasma celular se coravam por sais de smio de prata, Golgi imaginou que ali deveria existir algum tipo de estrutura, posteriormente confirmada pela microscopia eletrnica.

Dictiossomos
O aparelho de Golgi est presente em praticamente todas as clulas eucariontes, e consiste de bolsas membranosas achatadas, empilhadas como pratos. Cada uma dessas pilhas recebe o nome de dictiossomo. Nas clulas animais, os dictiossomos geralmente se encontram reunidos em um nico local, prximo ao ncleo. Nas clulas vegetais, geralmente h vrios dictiossomos espalhados pelo citoplasma.

Funes do aparelho de Golgi


O aparelho de Golgi atua como centro de armazenamento, transformao, empacotamento e remessa de substncias na clula. Muitas das substncias que passam pelo aparelho de Golgi sero eliminadas da clula, indo atuar em diferentes partes do organismo. o que ocorre, por exemplo, com as enzimas digestivas produzidas e eliminadas pelas clulas de diversos rgos (estmago, intestino, pncreas etc.). Outras substncias, tais como o muco que lubrifica as superfcies internas do nosso corpo, tambm so processadas e eliminadas pelo aparelho de Golgi. Assim, o principal papel dessa estrutura citoplasmtica a eliminao de substncias que atuam fora da clula, processo genericamente denominado secreo celular.

Formao do acrossomo do espermatozide


O aparelho de Golgi desempenha um papel importante na formao dos espermatozides. Estes contm bolsas repletas de enzimas digestivas, que iro perfurar as membranas do vulo e permitir a fecundao. A bolsa de enzimas do espermatozide maduro, originada no aparelho de Golgi, o acrossomo (do grego acros, alto, topo, e somatos, corpo), termo que significa corpo localizado no topo do espermatozide.

Lisossomos
Estrutura e origem dos lisossomos

Os lisossomos (do grego lise, quebra, destruio) so bolsas membranosas que contm enzimas capazes de digerir substncias orgnicas. Com origem no aparelho de Golgi, os lisossomos esto presentes em praticamente todas as clulas eucariontes. As enzimas so produzidas no RER e migram para os dictiossomos, sendo identificadas e enviadas para uma regio especial do aparelho de Golgi, onde so empacotadas e liberadas na forma de pequenas bolsas.

A digesto intracelular
Os lisossomos so organelas responsveis pela digesto intracelular. As bolsas formadas na fagocitose e na pinocitose, que contm partculas capturadas no meio externo, fundemse aos lisossomos, dando origem a bolsas maiores, onde a digesto ocorrer.

Citoesqueleto
Quando se diz que o hialoplasma um fluido viscoso, fica-se com a impresso de que a clula animal tem uma consistncia amolecida e que se deforma a todo o momento. No assim. Um verdadeiro esqueleto formado por vrios tipos de fibras de protenas cruza a clula em diversas direes, dando-lhe consistncia e firmeza. Essa armao importante se lembrarmos que a clula animal desprovida de uma membrana rgida, como acontece com a membrana celulsica dos vegetais. Entre as fibras proticas componentes desse citoesqueleto podem ser citados os microfilamentos de actina, os microtbulos e os filamentos intermedirios.

Os microfilamentos so os mais abundantes, constitudos da protena contrctil actina e encontrados em todas as clulas eucariticas. So extremamente finos e flexveis, chegando a ter 3 a 6 nm (nanmetros) de dimetro, cruzando a clula em diferentes direes , embora concentram-se em maior nmero na periferia, logo abaixo da membrana plasmtica. Muitos movimentos executados por clulas animais e vegetais so possveis graas aos microfilamentos de actina.

A respirao celular No interior das mitocndrias ocorre a respirao celular, processo em que molculas orgnicas de alimento reagem com gs oxignio (O2), transformando-se em gs carbnico (CO2) e gua (H2O) e liberando energia. C6H12O6 + O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia

A energia liberada na respirao celular armazenada em uma substncia chamada ATP (adenosina trifosfato), que se difunde para todas as regies da clula, fornecendo energia para as mais diversas atividades celulares. O processo de respirao celular ser melhor explicado na seo de Metabolismo energtico.

A Diviso Celular
Os cromossomos so responsveis pela transmisso dos caracteres hereditrios, ou seja, dos caracteres que so transmitidos de pais para filhos. Os tipos de cromossomos, assim como o nmero deles, variam de uma espcie para a outra. As clulas do corpo de um chimpanz, por exemplo, possuem 48 cromossomos, as do corpo humano, 46 cromossomos, as do co, 78 cromossomos e as do feijo 22. Note que no h relao entre esse nmero e o grau evolutivo das espcies.

Os 23 pares de cromossomos humanos. Os cromossomos so formados basicamente por dois tipos de substncias qumicas: protenas e cidos nuclicos. O cido nuclico encontrado nos cromossomos o cido desoxirribonuclico o DNA. O DNA a substncia qumica que forma o gene. Cada gene possui um cdigo especfico, uma espcie de instruo qumica que pode controlar determinada caracterstica do indivduo, como a cor da pele, o tipo de cabelo, a altura, etc. Cada cromossomo abriga inmeros genes, dispostos em ordem linear ao longo de filamentos. Atualmente, estima-se que em cada clula humana existam de 20 mil a 25 mil genes. Os cromossomos diferem entre si quanto forma, ao tamanho e ao nmero de genes que contm.

Clulas haplides e diplides


Para que as clulas exeram a sua funo no corpo dos animais, elas devem conter todos os cromossomos, isto dois cromossomos de cada tipo: so as clulas diplides. Com exceo das clulas de reproduo (gametas), todas as demais clulas do nosso corpo so diplides. Porm, algumas clulas possuem em seu ncleo apenas um cromossomo de cada tipo. So as clulas haplides. Os gametas humanos espermatozides e vulos so haplides. Portanto os gametas so clulas que no exercem nenhuma funo at encontrarem o gameta do outro sexo e completarem a sua carga gentica. Nos seres humanos, tanto o espermatozide como o vulo possuem 23 tipos diferentes de cromossomos, isto , apenas um cromossomo para cada tipo. Diz-se ento que nos gametas humanos n= 23 (n o nmero de cromossomos diferentes). As demais clulas humanas possuem dois cromossomos de cada tipo. Essas clulas possuem 46 cromossomos (23 pares) no ncleo e so representadas por 2n = 46. Nas clulas diplides do nosso corpo, os cromossomos podem, ento, ser agrupados dois a dois. Os dois cromossomos de cada par so do mesmo tipo, por possurem a mesma forma, o mesmo tamanho e o mesmo nmero de genes. Em cada par, um de origem materna e outro, de origem paterna.

Tipos de diviso celular


As clulas so originadas a partir de outras clulas que se dividem. A diviso celular comandada pelo ncleo da clula. Ocorrem no nosso corpo dois tipos de diviso celular: amitose e a meiose. Antes de uma clula se dividir, formando duas novas clulas, os cromossomos se duplicam no ncleo. Formam-se dois novos ncleos cada um com 46 cromossomos. A clula ento divide o seu citoplasma em dois com cada parte contendo um ncleo com 46 cromossomos no ncleo. Esse tipo de diviso celular, em que uma clula origina duas clulas-filhas com o mesmo nmero de cromossomos existentes na clula me, chamado de mitose. Portanto, a mitose garante que cada uma das clulas-filhas receba um conjunto complementar de informaes genticas. A mitose permite o crescimento do indivduo, a substituio de clulas que morrem por outras novas e a regenerao de partes lesadas do organismo. Mas como se formam os espermatozides e os vulos, que tm somente 23 cromossomos no ncleo, diferentemente das demais clulas do nosso corpo?

Na formao de espermatozides e de vulos ocorre outro tipo de diviso celular: a meiose. Nesse caso, os cromossomos tambm se duplicam no ncleo da clula-me (diplide), que vai se dividir e formar gametas (clulas-filhas, haplides). Mas, em vez de o ncleo se dividir uma s vez, possibilitando a formao de duas novas clulas-filhas, na meiose o ncleo se divide duas vezes. Na primeira diviso, originam-se dois novos ncleos; na segunda, cada um dos dois novos ncleos se divide, formando-se no total quatro novos ncleos. O processo resulta em quatro clulas-filhas, cada uma com 23 cromossomos.

You might also like