You are on page 1of 6

Acupuntura x Pircings e Tatuagens ?

Algumas das perguntas mais recorrentes de nossos clientes so: Qual o melhor lugar do corpo para fazer uma tatuagem? Qual o melhor para se colocar um pircing? Queremos iniciar este post afirmando que no h a proposta de manifestar preconceito quanto s opes que cada um tem ao decidir em como cultuar o prprio corpo. Na histria da humanidade h registros de que entre 2160 a.C e 1994 a.C. as mmias de mulheres egpcias, como a Amunet, possuem traos e inscries na regio do abdome.

De l para c, evoluiram-se os recursos, os conceitos a cerca da tatuagem e nos ltimos anos o ndice de adeptos cresceu de forma impressionante. Ela, a tatuagem, deixou de registrar a cultura de uma civilizao e passou a expressar a viso que cada um tem a respeito do mundo e de si. Alguns lugares do mundo como Japo, Hong Kong, Brasil, Alemanha e EUA, revelamse como grandes expoentes na adeso desta tcnica para adornar o corpo.

Quando se decide gravar uma imagem em qualquer parte do corpo, o mais importante a ser lembrado que ela para sempre. Ciente desta deciso parte-se para a tatuagem, porm no se pergunta quais as suas conseqncias. Alguns imaginam que fica restrita apenas a quais as crticas direcionadas pela atitude ou mensagem que ela passa, outros com um maior poder de discernimento entram na questo: Qual o tipo de energia ela pode atrair? E isso j um grande passo. Devemos lembrar que tudo aquilo que ns utilizamos em nosso redor expressa um pouco de nosso interior e que isso serve como um im para atrair mais sobre aquilo que cutuamos em nosso ser. No possvel, por exemplo, acreditar que algum que possui vrias referncias na roupa que usa, na tatuagem que realiza no prprio corpo e na decorao de seus utenslios com simbologia de caveiras, esteja pregando paz de esprito. Com isso ele atrair somente situaes e energias que a levar para contextos trevosos e um futuro com acontecimentos que a afastar de possibilidades de uma elevao de ideais mais sublimes e construtivos. Outro grupo de pessoas que pensam em tatuar-se, porm duvidosos se devem seguir adiante em uma tatuagem, questionam-se das possibilidades de conseqncias fsicas. a que entra o ponto principal de nossa discusso. Para iniciarmos a explicao do motivo pelo qual desaconcelhamos a utilizao de tatuagens permanentes e ou pircings, comecemos a explicar sobre os meridianos. Meridianos : Os meridianos so os canais por onde a energia vital (Ki) percorre em nosso corpo.

Sem ela no h vida e ela em desequilbrio representa surgimento de doenas, dores, etc. Ao longo de sua extenso existem os chamados acupontos, ou seja, os pontos de acupuntura. Estes trajetos esto espalhados por todo o nosso corpo conforme figura ilustrativa abaixo.

Obs.: Esta figura mostra apenas alguns pontos e apenas partes de alguns meridianos. Assim como este existem vrios outros. Quando estimulado com uma agulha, por exemplo, com a tcnica adequada se restabelece o equilbrio necessrio para que sejam tratados os distrbios energticos, chamadas no ocidente de doenas. Ao se trabalhar com o estimulo destes pontos atravs das agulhas, por exemplo, sabemos que para efetivamente acessarmos estes pontos de energias a agulha no necessita penetrar tanto quanto a uma agulha de injeo, pois o ponto a ser estimulado est muito prximo da superfcie. Quando se realiza uma interveno direta num destes pontos, assim como uma tatuagem, este ponto lesionado, pois aquele local sofreu uma interveno que resultou em uma alterao fsica e com isso o fluxo energtico que utilizava aquele trajeto para manter a energia em circulao passa a ter problema de circulao. Este problema de circulao energtica, far com que a funo pertencente ao ponto lesionado e que por sua vez tem funo de controle de algumas funcionalidades do corpo, deixam de existir. Surge ento doenas que no so mais possveis de serem tratadas por este ponto. Conclui-se ento que a dimenso da tatuagem pode promover transtornos energticos muitas vezes irreversveis.

Outra considerao que menos pessoas conhecem e que tem um importantssimo grau de importncia, que quando o fluxo energtico encontra aquele ponto obstrudo, ele busca por novos caminhos para que a circulao da energia continue a existir. Algo similar ao mecanismo veias e varizes. Neste momento o tatuado tem a impresso de que a regio que a energia est tentando encontrar meios para dar continuidade circulao, est com a falta de algo que o crebro no consegue descrever. Como o tatuado no consegue interpretar esta mensagem energtica, ele acredita que algo est faltando naquela regio e a que ele imagina que naquela regio est faltando algo, muito provavelmente. Da vem a idia : Acho que preciso de uma tatuagem neste local. Mais uma vez incia-se o ciclo de lesionar novos pontos e meridianos e com isso um novo roteiro para a energia completar o seu ciclo precisa ser criado. Isso explica o caso de pessoas que tatuam o corpo inteiro, alm de muitas vezes adicionar adornos que mutilam o corpo.

Diante das informaes relatadas at aqui, podemos dizer que isso se propaga para regies especficas como o pavilho auricular, a orelha. Compare as imagens e reflita:

Na acupuntura auricular, casos como os apresentados acima seguramente colocam em risco a sade da pessoa cujos pontos auriculares foram mutilados pelas escolhas realizadas. claro que situaes como a abaixo ilustrada faa com que se reflita sobre qual o limite para as escolhas de locais a serem abordados por escolhas que no tero como serem revertidas.

Um dos locais onde tatuagens e pircings apresentam efeitos desastrosos e o mais temvel de todos os lugares a coluna. Tenha em mente que cada vrtebra est correlacionada com um rgo do nosso corpo e que os efeitos so irreversveis. Saiba que somente pela coluna possvel tratar todo e qualquer parte do corpo humano como um todo.

E para encerrar este post queremos deixar com voc leitor, a reflexo : Qual a mensagem e ou imagem que voc deseja passar quando algum lembrar de voc? O que lhe inspira neste momento para manifestar ao mundo pode ser o mesmo pensamento de amanh?

You might also like