You are on page 1of 63

ALGAS

Disciplina : Sistemtica vegetal Docente: MCs. : Maria Tereza Faria

Com cerca de 70% de sua superfcie coberta por gua, a terra conhecida como planeta gua. Tal abundancia criou condies ideais para a existncia dos habitats aquticos nos quais a vida surgiu, h pelo menos 3,5 bilhes de anos, com o aparecimento dos primeiros procariotos.

ORIGEM DA VIDA NA TERRA

Origem qumica:
Oparim (dcada 1920): a vida se formou a partir de molculas orgnicas complexas. H 4 bilhes de anos a atmosfera da Terra no tinha oxignio livre (atmosfera redutora) A atmosfera teria grandes quantidades de hidrognio,gua, amnia, e metano.

A ao de fenmenos naturais energticos, como relmpagos, intensa radiao ultravioleta do sol (que penetraria a atmosfera na ausncia de O2), vulces, sobre essa mistura gasosa teria originado as primeiras molculas orgnicas.

Entre os seres unicelulares primitivos, alcanaram maior xito os de maiores dimenses, porque tinham mais possibilidades de se alimentarem bem e de no serem to facilmente comidos pelos predadores. Os eucariontes, por progressiva diferenciao e especializao celular podero estar na origem da multicelularidade presente numa grande diversidade de organismos.

RELEMBRANDO

Acritarca, fssil eucarionte com cerca de 1800 milhes de anos.

O aparecimento dos primeiros seres eucariontes foi um acontecimento importante na histria da Terra, na medida em que tais seres vieram iniciar uma nova fase de diversificao dos seres vivos. Os vestgios mais antigos relativos vida procarionte datam de cerca de 3800 milhes de anos, enquanto os eucariontes tero aparecido h cerca de 1500 milhes de anos.

Ecologia das algas


As algas tm um importantssimo papel na biosfera alis, sempre tiveram, basta recordar que foram elas as primeiras produtoras de oxignio no nosso planeta.
No presente, elas so as responsveis pela maior parte da produo nos ecossistemas aquticos: como produtores primrios, elas formam a base da cadeia alimentar desses ecossistemas.

Algumas algas so excelentes indicadores de determinados problemas ecolgicos. Por exemplo, quando se v um tapete de alfaces-do-mar ou de algas azuis numa zona, isso normalmente indicador de poluio por excesso de efluentes nitrogenados.

Uma das maiores fontes para respirao de seres vivos responsvel por cerca de 70% da fotossntese mundial

Importncia das algas para o homem


As algas so importantes para os animais na reproduo, pois so extremamente energticas, alterando os hormnios animalescos.
J para o homem, usada para a noreproduo, pois com algumas delas, feita a camisa-de-vnus, mais conhecidas como camisinha. Por isso coma algas e use camisinha.

Compostos extrados de algas podem gerar o primeiro medicamento brasileiro contra Aids

Algas na culinria
Em muitos pases, principalmente no Oriente, as algas fazem parte da alimentao diria. Elas so fonte de protenas, vitaminas e sais minerais. Entre os grupos mais consumidos esto as algas vermelhas (Rhodophyta) e as pardas (Phaeophyta), que podem ser cultivadas em viveiros ou simplesmente coletadas no ambiente marinho.

Algas na culinria
Algumas das algas comestveis mais conhecidas so o nori, utilizado pelos japoneses no preparo do sushi, e o kombu e o wakame, duas algas que fazem parte de pratos chineses e japoneses, como sopas, molhos e carnes.

wakame

nori
kombu

Algas na culinria
As algas tambm podem ser encontradas entre os ingredientes de raes para animais. Muitos alimentos utilizados na pecuria possuem como base uma farinha feita de algas desidratadas e modas.

Algas e colides
O gar, os alginatos e os carragenanos so colides que podem ser extrados de algas marinhas.
Um colide uma mistura de substncias com molculas muito pequenas, que pode formar solues viscosas, como gis de diferentes texturas.

Algas e colides
O gar utilizado em laboratrios para preparar meios de cultura para bactrias e outros organismos. Tambm muito empregado nas reas de biologia molecular e biotecnologia, na fabricao de gis utilizados nos processos de extrao e amplificao de material gentico.

Os alginatos esto presentes na composio de diversos alimentos e bebidas industrializadas, como sorvetes e cervejas. Eles atuam como substncias gelificantes, estabilizantes e emulsificantes.

Os carragenanos so empregados principalmente na fabricao de alimentos com consistncia gelatinosa ou cremosa, como gelatinas e pats. Tambm so utilizados na produo de tintas e cosmticos, como cremes e pasta de dente.

Fertilizantes e adubos
As algas podem ser utilizadas como uma forma de adubao natural e eficaz. Seus talos so ricos em minerais essenciais ao desenvolvimento das plantas, como o nitrognio e o potssio.

Os fertilizantes para uso agrcola so fabricados a partir de talos desidratados e comercializados na forma de pequenos gros ou em p. Tambm existem extratos lquidos de algas, que, por serem concentrados, podem ser diludos e aplicados em jardins ou vasos de plantas.

Uso medicinal
O uso medicinal de algas na cura e preveno de doenas faz parte da cultura milenar de muitos pases, como China, Coria e Japo.
A eficcia de uma espcie de alga parda j foi reconhecida, pelo meio cientfico, no tratamento do bcio, doena que afeta o metabolismo do iodo.

Uso medicinal
Alguns medicamentos, utilizados na regulao do apetite, contm substncias extradas de algas, que, ao entrarem em contato com solues aquosas, se expandem no interior do estmago, transmitindo uma sensao de saciedade ao crebro.

Uso medicinal
Pesquisas vm sendo realizadas para analisar a eficcia das algas no tratamento de diversas doenas, tais como asma, bronquite, verminoses, artrite e hipertenso.

Embora j tenham sido desenvolvidas tantas aplicaes para as algas e suas substncias, diversos setores, como as indstrias qumica, alimentcia e farmacutica, continuam realizando estudos em busca de novas descobertas. E, com certeza, ainda h muito a ser explorado sobre esses incrveis organismos.

Quais so os reinos dos seres que podemos encontrar as algas como representantes?

www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng.../CIANOBACTERIAS.html

www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng.../CIANOBACTERIAS.html

www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng.../CIANOBACTERIAS.html

www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng.../CIANOBACTERIAS.html

www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng.../CIANOBACTERIAS.html

www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng.../CIANOBACTERIAS.html

CIANOBACTERIAS

Floraes de cianobactria

Eutrofizao
A eutrofizao, que o aumento da concentrao de nutrientes, especialmente o Nitrognio e Fsforo, nos ecossistemas aquticos, pode ser natural (processo lento, porm contnuo) ou artificial (provocada pelo homem). Como decorrncia deste processo, o ecossistema aqutico passa da condio de oligotrfico e mesotrfico para eutrfico ou mesmo hipertrfico (Esteves, 1998).

You might also like