You are on page 1of 57

CURSO DE LETRAS

LINGUSTICA TEXTUAL

PROFA: ALBA HELENA F. CALDAS albacaldas@yahoo.com.br

EMENTA

A Lingustica Textual na histria; Conceito lingustico; o texto como unidade de sentido; as condies de textualidade; o contexto; conectividade: coerncia e coeso; Informatividade; insero histrica; intertextualidade; texto e pragmtica; A pragmtica e a sala de aula; consideraes sobre o conceito de coerncia; Tipos de coerncia: Coerncia semntica; Coerncia sinttica; Coerncia estilstica; Coerncia pragmtica; consideraes sobre o conceito de coeso; mecanismos de coeso coeso gramatical; Coeso frstica, coeso interfrstica, coeso temporal, coeso referencial e coeso lexical; coerncia e coeso papel na compreenso e produo de textos.

Carga

horria: 67 horas/aula, divididas em 80 aulas.

Instrumentos de avaliao:
assiduidade; participao nas atividades; exerccios em sala; tarefas para casa; Trabalhos em equipes; prova bimestral.

PERCURSO HISTRICO
No desenvolvimento da lingustica na histria,

possvel identicar que vrios estudos foram se modicando com o passar do tempo. No sculo XX, modelos lingusticos sofreram inuncias e/ou inuenciaram outros estudos. Rever alguns conceitos principais que marcaram a lingustica no sculo XX, no intuito de compreendermos o que levou ao surgimento de uma importante vertente da cincia da linguagem: a Lingustica Textual.

ESTRUTURALISMO
Sculo

XIX poca do estudo histrico e comparativo das lnguas, o sculo posterior marca uma importante ruptura na lingustica. Sculo XX - advento do estruturalismo saussuriano, lanamento pstumo do livro de Ferdinand de Saussure intitulado Cours de Linguistique Gnerale (Curso de Lingustica Geral), publicado em 1916.

Saussure deu uma importante contribuio para os estudos da linguagem, sistematizou a lngua, tomando-a como seu objeto de estudo. A lngua (langue) passou a estabelecer uma oposio fala (parole). Isso se deu porque a lngua passou a ser vista como homognea e abstrata, podendo ser sistematizada e estudada. J a fala era tida como homognea e concreta, no sendo possvel, portanto, ser sistematizada nem, por conseguinte, estudada.

LNGUA: sistemtica; homognea; abstrata; estudvel. FALA: assistemtica; heterognea; concreta; no-estudvel.

No momento em que, a exemplo da prtica escolar, numa poca na qual se estudar uma lngua signicava estudar textos, os seus sentidos, inclusive a partir de disciplinas intituladas compreenso de texto, Saussure apresenta uma nova abordagem lingustica. Ele prope no mais se ater funo signicativa de texto, prtica da linguagem, e sim ao seu funcionamento, a sua teoria. Com o referido deslocamento, separa-se, portanto, a prtica da linguagem de sua teoria. Nesse sentido, a lngua passa a ser pensada como sistema de signos e a fala ca excluda dos estudos cientcos da linguagem.

Ferdinand de Saussure

A lingustica no sculo XIX era histrica e comparativa. Por conta dos estudos de Saussure, a lingustica no sculo XX deixa de ser histricocomparativa. O motivo da mudana se baseia na ideia do mestre genebrino de que no havia sentido estudar a lngua em sua historicidade (ou diacronia), mas mediante o seu vis descritivo (sincrnico). Diante disso, podemos dizer que ele prefere, ento, estudar o estado da lngua, e no sua evoluo.

No intuito de tornar a referida questo mais clara, Saussure compara a lngua em seu estado com um jogo de xadrez. Sua tese de que, assim como num jogo de xadrez, o jogo da lngua apresenta um sistema de valores. Numa partida de xadrez, qualquer posio dada tem como caracterstica singular estar libertada de seus antecedentes; totalmente indiferente que se tenha chegado a ela por um caminho ou por outro; o que acompanhou toda a partida no tem a menor vantagem sobre o curioso que vem espiar o estado do jogo no momento crtico; para descrever a posio, perfeitamente intil recordar o que ocorreu dez segundos antes.

O jogo de xadrez, um jogo racional e sistemtico por excelncia. No sistema de xadrez, cada pea tem um valor definido pela sua indispensabilidade, poder de ataque e de defesa. Porm, sua nomenclatura e valorao arbitrria, assim como a lngua tambm arbitrria. Pode-se substituir uma pilha por um peo sem prejuzo para a partida. Da mesma forma, algum que conhece as regras pode pegar uma posio de um jogo num dado momento e deduzir a situao e as possibilidades de desdobramento sem ter visto o histrico da partida.

Por isso que, para Saussure, o linguista proposto a compreender o estado da lngua deve analis-lo em um dado momento, descrevendo-o, e ignorar sua evoluo, ignorar sua histria, ignorar sua diacronia. A lngua uma forma e no uma substncia No estruturalismo, a lngua ser vista como forma, e a fala, substncia. Nesse sentido, forma deve ser compreendida como essncia, em seu sentido losco. A forma constante, como a lngua. J a substncia circunstancial como a fala , tida como aparncia, e no como essncia. No jogo de xadrez, por exemplo, as regras esto para a forma, j as peas do jogo, para a substncia.

Nis compr a rpa. O que importa para o estruturalismo ao estudar a lngua a forma, as regras, no a substncia, a aparncia. Assim, temos a seguinte regra de constituio da frase: Pronome + verbo + objeto Os desvios ortogrcos, por exemplo, esto ligados aos traos da fala. Esses traos, para Saussure, so de ordem individual, ou seja, peculiar a determinados falantes, e no social, geral como o a regra. Os traos podem variar, a depender do falante, do momento em que se emite a frase. Portanto, um ato individual. Assim, apesar do desvio norma culta, sua estrutura continua a ser de uma frase da lngua portuguesa.

No quadro abaixo, vamos visualizar algumas dessas diferenas estruturalistas apresentadas:


LINGUA
Social Homognea Sistemtica Constante Essencial Sistema Forma Essncia

FALA
Individual Heterognea Assistemtica varivel Acidental Realizao Substncia Aparncia

Constante

Circunstancial

GERATIVISMO

No sculo XX, por volta do final da dcada de 50, inuenciou muito o pensamento lingustico: O gerativismo.

Quando falamos em gerativismo, um nome fundamental vem mente: Noam Chomsky. Ele foi o criador do gerativismo, estudo que prope uma gramtica gerativa (doravante GG) que passou a ser conhecida a partir da obra de Chomsky, Syntactic structures, publicada em 1957.

Ela prope principalmente que a gerao dos enunciados seja, pelo menos parcialmente, determinada pelo estado da mente/crebro. O referido autor v o crebro como um rgo do corpo humano que deve ser estudado como se estuda o corpo humano. Para ele, cada parte teria sua funo. Portanto, uma parte do crebro seria responsvel pela linguagem.

Se a linguagem vista como uma propriedade da mente/crebro do falante, ca fcil comear a entender a armao de que a linguagem inata. Essa ideia difere do estruturalismo americano, o qual v a aquisio da linguagem como resultado de repetio, estmulo/resposta, a partir da experincia, sendo, assim, um constructo social, e no mental.

Lembre-se: Para o gerativismo, aquisio da linguagem inata, portanto, j nascemos com ela. Outro ponto importante tratado pelo gerativismo a existncia de uma gramtica universal (GU). A partir dessa concepo, todas as lnguas tm pontos em comum, tm princpios gerais. Diante disso, ca clara a armao de que, diferente dos estudos estruturalistas, os quais se baseavam nas diferenas, nas dicotomias, o gerativismo vai se voltar para as semelhanas, para os princpios universais existentes em todas as lnguas.

E no intuito de descrever o conhecimento implcito do falante mediante um quadro terico-explicativo que Chomsky elabora a teoria da gramtica gerativa.
1. Construir gramticas destinadas a lnguas particulares. 2. Construir princpios gerais para a capacidade da linguagem (princpios universais lingusticos).

Nos estudos de Chomsky, a sintaxe ganha um lugar destaque. Dessa forma, ele mesmo diz o seguinte: Uma lngua um conjunto (nito ou innito) oraes, cada uma delas de tamanho nito construda a partir de um conjunto nito elementos.

de de e de

Assim, a sintaxe ganha uma autonomia, j que, a partir dela, so geradas as oraes gramaticais coerentes.

O conhecimento que os falantes possuem de uma lngua em suas mentes chamado de competncia lingustica. A competncia, ento, justamente o conhecimento lingustico internalizado que permite ao falante ter a propriedade de utilizar o conjunto de regras que se encontram presentes em sua mente. A competncia possibilita que o falante faa uso da linguagem e a adquira na infncia, vez que a linguagem uma propriedade inata. preciso distinguir a competncia lingustica da performance. A performance se refere ao modo com que o falante vai utilizar a linguagem. A esse fator so incorporadas questes extralingusticas, envolvendo o ambiente, a sociedade, os interlocutores.

A preocupao central da teoria gerativa a aquisio da linguagem. Se fssemos buscar uma pergunta fundamental que pudesse resumir o propsito da teoria gerativa seria a seguinte: Como conseguimos falar? Portanto, no esquea: O objeto de estudo do gerativismo a competncia. Para entender a possvel existncia de uma gramtica universal, comum a todas as lnguas, ns podemos pensar na seguinte situao: Ao ouvir a frase Eu comi um bolo, possvel que uma criana diga Eu vi um cachorro. Bem, mesmo que ela nunca tivesse ouvido tal enunciado, no deixou de conjugar corretamente o verbo. Para Chomsky, essa propriedade inata.

Apesar de falarmos das diferenas entre o estruturalismo e o gerativismo, isso no signica que esses dois movimentos sejam totalmente opostos, que no tenham pontos em que se tocam.

Nesse sentido, faremos umas consideraes aos momentos em que se aproximam para, a partir de singularidades entre eles, ser possvel compreender melhor o surgimento do que nos primordial discutir nesse tema: a constituio histrica da Lingustica Textual.

Semelhanas entre estruturalismo e gerativismo

Se analisarmos a proposta de Saussure, veremos que ele se volta para o trabalho descritivo da lngua (langue). A partir da, segundo a viso de lngua como sistema, esses estudos lingusticos giram em torno desse sistema, ou seja, das regras do jogo. Isso acarreta em no se considerar como principal o aspecto da comunicao, e sim a estrutura em si

A comunicao no estruturalismo tratada como emisso e recepo de mensagens. Diante desse processo, a mensagem enviada, recebida e decodicada. D para perceber que, mediante tal processo, a comunicao humana no se diferencia da comunicao entre mquinas, no ?!

Ao observarmos o gerativismo, perceberemos que ele toma como objeto de estudo a competncia lingustica, que tem carter universal e se insere na mente/crebro. J a performance deixada de lado. Bem, como a comunicao tem a ver com o uso da lngua em situaes determinadas, ela se insere no plano da performance, do desempenho lingustico do falante.
Dessa forma, possvel compreender que, como a comunicao est no plano da performance, ela deixada de lado pelos estudos gerativistas.

Um breve percurso histrico

A Lingustica Textual constitui um novo ramo da lingustica, que comeou a desenvolver-se na dcada de 60, na Europa, e de, modo especial, na Alemanha. A origem do termo lingustica textual pode ser encontrada em Cosriu (1955), embora, no sentido que lhe atualmente atribudo, tenha sido empregado pela primeira vez por Weinrich (1966, 1967).

Um breve percurso histrico

Sua hiptese de trabalho consiste em tomar como unidade bsica, ou seja, como objeto particular de investigao, no mais a palavra ou a frase, mas sim o texto, por serem os textos a forma especfica de manifestao da linguagem. Surgimento dos estudos sobre o texto constituio de um campo que procura ir alm dos limites da frase, que procura reintroduzir o sujeito e a situao de comunicao.

Dcada de 60: esforo terico de construir uma Lingustica para alm dos limites da frase, a chamada Lingustica do Discurso. Segundo Marcuschi (1998a) seu surgimento deu-se de forma independente, em vrios pases de dentro e de fora da Europa Continental, simultaneamente, e com propostas tericas diversas. Houve no s uma gradual ampliao do objeto de anlise da Lingustica Textual, mas tambm um progressivo afastamento da influncia tericometodolgica da Lingustica Estrutural saussureana.

Trs grandes momentos podem ser observados na sua evoluo:

Anlise transfrstica: o interesse voltava-se para fenmenos que no conseguiam ser explicados pelas teorias sintticas e/ou pelas teorias semnticas que ficassem limitadas no nvel da frase. Construo de gramticas textuais: descrio da competncia textual do falante. Teoria do texto: o texto passa a ser estudado dentro de seu contexto de produo e a ser compreendido no como um produto acabado, mas como um processo.

Anlise transfrstica

Parte-se da frase para o texto Texto: uma sequncia pronominal ininterrupta (HARWEG,1968) sequncia coerente de enunciados (ISENBERG, 1970) Pedro foi ao cinema. Ele no gostou do filme. No h uma simples substituio do nome pelo pronome. Uso do pronome instrues de conexo Outros fenmenos transfrsticos: a pronominalizao a seleo dos artigos (definido e indefinido), a concordncia dos tempos verbais, a relao tpicocomentrio e outros.

Relao entre uma sequncia e outra sem a presena de um conector (1) No fui festa de seu aniversrio: passeilhe um telegrama. (2) No fui festa de seu aniversrio: estive doente. (3) No fui festa de seu aniversrio: no posso dizer quem estava l. Elaborao de gramticas textuais: no considerar o texto apenas como uma simples soma ou lista dos significados das frases que o constituem.

Gramticas textuais

Representaram um projeto de reconstruo do texto como um sistema uniforme, estvel e abstrato. Postulava-se o texto como unidade terica formalmente construda, em oposio ao discurso, unidade funcional, comunicativa e intersubjetivamente construda. As propostas de elaborao de gramticas textuais de diferentes autores, tais como Lang, Dressler, Dijk e Petfi surgiram com a finalidade de refletir sobre fenmenos lingusticos inexplicveis por meio de uma gramtica do enunciado.

Esses autores consideram que: no h uma continuidade entre frase e texto porque h, entre eles, uma diferena de ordem qualitativa e no quantitativa, j que a significao de um texto constitui um todo que diferente da soma das partes. O texto a unidade lingustica mais elevada, a partir da qual seria possvel chegar, por meio da segmentao, a unidades menores a serem classificadas. Todo falante nativo possui um conhecimento acerca do que seja um texto.

Segundo Charolles (1989), todo falante possuiria trs capacidades textuais bsicas: capacidade formativa; capacidade transformativa; capacidade qualificativa.

Segundo Fvero & Koch (1983), se todos os usurios da lngua possuem essas habilidades, que podem ser nomeadas genericamente como competncia textual, poderia justificar-se, ento, a elaborao de uma gramtica textual. Verificao do que faz com que um texto seja um texto; Levantamento de critrios para a delimitao de textos; Diferenciao de vrias espcies de textos.

Projeto de elaborao de gramticas textuais influenciado pela perspectiva gerativista. Essa gramtica seria, semelhante gramtica de frases proposta por Chomsky, um sistema finito de regras, comum a todos os usurios da lngua, que lhes permitiria dizer se uma sequncia lingustica ou no um texto bem formado. Esse conjunto de regras internalizadas pelo falante constitui, ento, a sua competncia textual.

Teoria do Texto

Ao contrrio das gramticas textuais, preocupadas em descrever a competncia textual de falantes/ouvintes idealizados, prope-se a investigar a constituio, o funcionamento, a produo e a compreenso dos textos em uso. Tratamento dos textos no seu contexto pragmtico. No final da dcada de 70, a palavra de ordem no era mais, segundo Marcuschi (1998), a gramtica de texto, mas a noo de textualidade LT (atualmente): uma disciplina de carter multidisciplinar, dinmica, funcional e processual, considerando a lngua como noautnoma nem sob seu aspecto formal (MARCUSCHI, 1998)

Conceito de texto
Perodo da anlise transfrstica e da elaborao de gramticas textuais: acreditava-se que as propriedades definidoras de um texto estariam expressas na forma de organizao do material lingustico(textos/no-textos). Segundo Koch (1997), os conceitos de texto variaram desde unidade lingustica superior frase at complexo de proposies semnticas. Perodo da elaborao de uma teoria do texto: So consideradas as condies de produo e de recepo de textos. A definio de texto deve levar em conta que: a produo textual uma atividade verbal (atos de fala), uma atividade verbal consciente e uma atividade interacional.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B34 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3O 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BN5!

Texto: resultado de uma atividade verbal, que revela determinadas operaes lingusticas e cognitivas, efetuadas tanto no campo de sua produo, como no de sua recepo. Segundo Koch (1997): Coerncia: diz respeito ao modo como os elementos subjacentes superfcie textual vm a constituir, na mente dos interlocutores, uma configurao veiculadora de sentidos. Coeso: O fenmeno que diz respeito ao modo como os elementos lingusticos presentes na superfcie textual encontram-se interligados, por meio de recursos tambm lingusticos, formando sequncias veiculadoras de sentido.

A construo dos sentidos no texto

O QUE LINGUAGEM?

LINGUAGEM VERBAL

A linguagem realizada com O uso da palavra: - A linguagem escrita


- A linguagem falada

LINGUAGEM NO VERBAL

o tipo de linguagem, cuja comunicao no se realiza pela palavra e sim por smbolos, os quais exprimem ideias e conceitos numa linguagem figurativa . A compreenso dos smbolos se d a medida que vamos aprendendo a interpret-los. Smbolos Cores, Placas

Nos quadrinhos....
As

falas das personagens vm circunscritas por bales. Dentro dos bales tambm podem vir imagens, sinais de pontuao ou smbolos. Os bales mudam de formato dependendo da maneira que a personagem se expressa (por meio de fala, pensamento, grito, sussurro...) ou da emoo que demonstra (surpresa, alegria, raiva, medo, cansao, etc.).

No Verbal

Smbolos

Smbolos

Falas em bales

Expressa sentimentos

ONOMATOPIAS
Significa

imitar um som com um fonema ou palavra. Rudos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de mquinas, o timbre da voz humana .

Agora a sua vez!!


Souza, Mauricio de. Turma da Mnica. Disponvel em: <http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab098.htm>. Acesso em 07 nov. 2012 Fernanda. Blog da Professora Nanda. Disponvel em <http://fernanda-profnanda.blogspot.com.br/2011/06/plano-deaula-historia-em-quadrinhos.html> Acesso em 07 nov. 2012

REFERNCIAS
ALVES, Rubem. Estrias de quem gosta de ensinar. So Paulo: Cortez, 1984. BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e losoa da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. So Paulo: Hucitec, 1997 [1929]. BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, Jos Luiz (Org). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. So Paulo: EDUSP, 1995. BENVENISTE, mile. Problemas de lingstica geral. Trad. Maria da Glria Novak e Luiza Neri. So Paulo: Nacional / EDUSP, 1976. BRANDO, Helena H. Nagamine. Introduo anlise do discurso. 6. ed. Campinas: EDUNICAMP, 1997. BRANDO, Helena H. Nagamine. Subjetividade, argumentao e polifonia: a propaganda da

Petrobrs. So Paulo: DUNESP / Imprensa O cial (SP), 2000.


CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure. 9.ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. CHARAUDEAU, Patrick & MAINGUENEAU, Dominique. Dicionrio de anlise do discurso. Coord. Trad. Fabiana Komesu. So Paulo, 2004.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Trad. Ingedore G. V. Koch et al. Campinas: Pontes / EDUNI-CAMP, 1987. FVERO, Leonor Lopes. Coeso e coerncia textuais. 10. ed. So Paulo: tica, 2004. FERREIRA, Aurlio Buarque de Hollanda. (Supervisor). Pequeno dicionrio brasileiro da lngua

portuguesa. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira S.A., 1971)
FIORIN, Jos Luiz. Elementos de anlise do discurso. 13. ed. So Paulo: Contexto, 2005. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna. 16. ed. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1995. GUIMARES, Eduardo (Org.). Histria e sentido na linguagem. Campinas: Pontes, 1989. GUIMARES, Eduardo. Os limites do sentido: um estudo histrico e enunciativo da linguagem.

Campinas: Pontes, 1995.


GUIMARES, Eduardo (org.). Produo e circulao do conhecimento: estado, mdia e

sociedade. Campinas: Pontes, 2001.


GUIMARES, Eduardo. Semntica do acontecimento. Campinas, Pontes, 2002.

GUIMARES, Eduardo. Texto e argumentao: um estudo de conjunes do portugus. 3. ed.


Campinas: Pontes, 2002. MAINGUENEAU, Dominique. Anlise de textos de comunicao. Trad. Ceclia P. de Souza-eSilva e Dcio Rocha. 4. ed. So Paulo: Cortez, 2005.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualizao.6. ed. So Paulo, SP: Cortez, 2005.

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Org). Introduo lingstica: domnios e

fronteiras . 4. ed. So Paulo, SP: Cortez, 2004.


NEVES, Maria Helena de Moura. A gramtica funcional. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4 ed.


Campinas: Pontes, 1996 a. ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e leitura. 3, ed. So Paulo: Cortez; Campinas: EDUNICAMP, 1996 b.

ORLANDI, Eni Puccinelli, LAJOLO, Marisa; IANNI, Octvio. Sociedade e linguagem.


Campinas: EDUNICAMP, 1997 a. ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silncio: no movimento dos sentidos. 4, ed. Campinas: EDUNICAMP, 1997 b. ORLANDI, Eni Puccinelli. Interpretao: autoria, leitura e efeitos do trabalho simblico. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1998.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e texto: formulao e circulao dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001. ROBINS, H. R. Pequena histria da Lingstica. Trad. Luiz Martins Monteiro. 6. ed. Rio de Janeiro: Ao livro tcnico, 2004. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingstica Geral. 30.ed. So Paulo, SP: Editora Cultrix, 2003. KOCH, Ingedore Villaa. A coeso textual. 7. ed. So Paulo: Contexto, 1997. KOCH, Ingedore Villaa; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerncia textual. 8. ed. So Paulo: Contexto, 1997. KOCH, Ingedore Villaa. O texto e a construo de sentidos. 8. ed. So Paulo, SP: Contexto,

2005.

You might also like