You are on page 1of 5

Obras que glorificam a Deus Texto: Mateus 5.

13-15
9/6/13

Introduo
Em nossa ltima conferncia de Goinia senti o Esprito Santo me incomodar para a prtica de boas obras. Ouvindo o testemunho do Pr. Gary sobre o que eles tm feito em Uganda certamente nos sentimos desafiados a fazer mais. (O Exemplo do menino de 12 anos da igreja Watoto que confrontou o sobrinho canadense do Pr. Gary). No acredito que transformamos o mundo praticando boas obras. Ns transformamos o mundo transformando vidas. (O Exemplo do Pr. Luiz Aberto do Peru). Somente a Igreja tem a resposta para o mundo. No a poltica nem a economia. Somente a Igreja pode desfazer as obras do diabo. Somente a Igreja pode prevalecer contra as portas do inferno. Se no fizermos algo, nada ser feito. A responsabilidade totalmente nossa. O que sinto em meu corao que precisamos fazer algo mais arrojado para alcanarmos as milhares de famlias desta cidade. Precisamos orar e precisamos agir.

Somos feituras de Cristo para as boas obras


O texto de Efsios 2.8-10 apresenta duas verdades que normalmente invertemos! A primeira que sou salvo pela graa e isto no exige de mim nenhuma boa obra, seja l de que espcie for! E a segunda verdade que fui salvo para praticar boas obras. A inverso ocorre quando praticamos boas obras com a inteno de sermos aceitos por Deus e deixamos de praticar boas obras porque sabemos que elas no nos salvam!

H boas obras preparadas para voc realizar


O que precisamos compreender que h boas obras preparadas por Deus para que as pratiquemos. So essas boas obras que nos qualificam para o Reino. Um crente que no pratica boas obras um derrotado e no ter galardo. Voc trabalha e tem tarefas a cumprir. No Reino de Deus tambm. Deus dotou voc de habilidades suficientes para praticar boas obras.

Quais so as boas obras que Deus preparou para voc?


Certamente envolve o cumprimento da vontade de Deus, o testemunho de Cristo e a edificao de Sua Casa. Voc no foi salvo para ser um observador. Voc foi salvo para ser um praticante das boas obras. Junto vontade de Deus h uma tarefa a realizar. Voc tem a responsabilidade de descobri-la e realiz-la. Em Joo 4:34 Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Voc precisa fazer alguma coisa para receber o seu galardo. Ser salvo insuficiente para entrar no Reino. Precisamos cumprir a vontade do Esprito.

Acredito que o que falta para muitas pessoas simplesmente agir em conformidade com as convices do Esprito
Gostaria de ler alguns textos que falam sobre a prtica de boas obras. Oua-os com seu esprito. Atos 9:36 Havia em Jope uma discpula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notvel pelas boas obras e esmolas que fazia.

Atos 10:4 Cornlio! Este, fixando nele os olhos e possudo de temor, perguntou: Que , Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas oraes e as tuas esmolas subiram para memria diante de Deus. 1 Timteo 5:10 seja recomendada pelo testemunho de boas obras, tenha criado filhos, exercitado hospitalidade, lavado os ps aos santos, socorrido a atribulados, se viveu naprtica zelosa de toda boa obra. 1 Timteo 5:25 Da mesma sorte tambm as boas obras, antecipadamente, se evidenciam e, quando assim no seja, no podem ocultar-se. 1 Timteo 6:18 que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; Tito 2:7 Torna-te, pessoalmente, padro de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverncia, Tito 2:14 o qual a si mesmo se deu por ns, a fim de remir-nos de toda iniqidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Tito 3:8 Fiel esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faas afirmao, confiadamente, para que os que tm crido em Deus sejam solcitos na prtica de boas obras. Estas coisas so excelentes e proveitosas aos homens. Tito 3:14 Agora, quanto aos nossos, que aprendam tambm a distinguir-se nas boas obras a favor dos necessitados, para no se tornarem infrutferos. Hebreus 10:24 Consideremo-nos tambm uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e s boas obras. 1 Pedro 2:12 mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vs outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitao. Ns somos feitura de Deus para expressar a vida dEle no nosso tempo. Isso envolve fazer as mesmas coisas que ele fez.

Voc nasceu para brilhar Mateus 5.13-16 (NTLH)


13 Vocs so o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e no serve para mais nada. jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. 14 Vocs so a luz para o mundo. No se pode esconder uma cidade construda sobre um monte. 15 Ningum acende uma lamparina para coloc-la debaixo de um cesto. Pelo contrrio, ela colocada no lugar prprio para que ilumine todos os que esto na casa. 16 Assim tambm a luz de vocs deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocs fazem e louvem [glorifiquem] o Pai de vocs, que est no cu. Voc luz do mundo... sim isto bom... mas para qu voc luz? Para brilhar nos cus? Para brilhar entre os irmos? No... voc luz para desfazer a escurido das trevas, para mostrar o caminho e para dar vida s pessoas. Voc sal da terra... sim isto bom... mas para qu voc sal? Voc sal para alterar as circunstncias. O sal preserva, purifica e d sabor. O Pai glorificado atravs da maneira que voc faz as coisas. Quais tem sido as suas boas obras?

As boas obras de Cristo


Assim como (da mesma maneira que) Cristo foi enviado para realizar as obras do Pai, ns tambm fomos enviados por Cristo para esta gerao. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu tambm vos envio. Joo 20.21

Todos fomos enviados na mesma medida que o Senhor foi! Assim como traz o sentido de: justamente como, segundo o fato que. Isto maravilhoso! Podemos realizar as obras que Cristo realizou. Se Deus o Pai estava com Ele, tambm est conosco.

Como o Pai enviou a Cristo?


como Deus ungiu a Jesus de Nazar com o Esprito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; Atos 10.38 Em Atos 10.38 o apstolo Pedro diz como o Pai enviou a Cristo e as obras que Ele realizou. Voc tambm pode realizar obras semelhantes, porque assim como Cristo foi enviado voc e eu fomos enviados.

a) Ungido com o Esprito Santo e com poder


a. Se voc nasceu de novo, ento voc tambm foi ungido com o mesmo Esprito Santo. Voc no tem parte do Esprito, voc o tem por completo. Ele uma pessoa e no pode ser divido em partes. Ns somos a morada do Esprito. b. Em Joo 20.21, logo depois de Jesus enviar os discpulos, a Bblia diz: E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Esprito Santo. Esta a chave. A dependncia do Esprito Santo. Ele conhece tudo, todas as pessoas e suas necessidades. Voc precisa simplesmente andar cheio do Esprito Santo. Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judia e Samaria e at aos confins da terra. c. Voc recebeu o Poder necessrio para realizar as obras de Deus, se j foi batizado no Esprito Santo. i. Ao receber o batismo no Esprito Santo voc recebeu o Poder do Alto. ii. Penso que alguns dos nossos cnticos precisam ser interpretados adequadamente. Cantamos vem... vem Esprito... Ele no precisa vir... Ele j est... iii. Para realizar as obras de Deus, voc saber o que tem. 1. Pedro, porm, lhe disse: No possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho (O que que voc tem?), isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! [Atos 3.6]. Pedro sabia e, por isso, usou o Poder do Nome de Jesus Cristo.

b) Andou por toda a parte


a. Jesus andou onde o Pai determinou. Ele nunca saiu dos arredores do oriente mdio. Deus o colocou na poca e no lugar certo. Ele no andou na independncia. Voc cr nisto? b. E quanto sua vida? Voc cr que Deus te colocou na famlia certa? Voc cr que nasceu na gerao certa? i. Ento voc est na poca e no lugar certo. Por onde voc andar, realize as obras de Deus. c. No se detenha diante dos obstculos. Se a montanha no sair da sua frente, cruze-a, no Poder do Esprito; d. Smith Wigglesworth disse: Atos dos apstolos s foi escrito porque os discpulos fizeram alguma coisa. Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. Atos 8.4 Voc tem a resposta que o mundo precisa. Permita que a sua luz se manifeste.

c) Fazendo o bem a todos


Todas as pessoas que Jesus encontrou, quando andou aqui na terra, ele fez o bem. Assim voc deve fazer o bem a todos, sem exceo. Tiago 4:17 Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e no o faz nisso est pecando. Provrbios 3:27 No te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mo o poder de faz-lo.

S h uma maneira de vencer o mal: fazer o bem. Sempre que algum fizer o mal, faa o bem. Lembrese que cada problema uma oportunidade. Cada crise uma oportunidade de fazermos o bem.

d) Curando a todos os oprimidos do diabo


Jesus curava os enfermos. A enfermidade uma opresso do diabo. Voc tambm foi enviado para curar enfermos. A cura das enfermidades fsicas e emocionais glorifica a Deus. Estou desejo de ouvir sobre aqueles que passaro um dia orando nos leitos dos hospitais, curando os enfermos. Entrando nas casas e em Nome de Jesus curando os enfermos e expelindo a Satans.

e) Porque Deus era com ele


Deus com voc. Deus confirmar as obras das suas mos. Voc precisa crer e agir. Joo 6:29

Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.
A obra de Deus envolve a f. Voc d ignio sua f quando age. Porque a f sem obras morta. No adianta nada falar e no agir. Voc pode comear um milagre, agindo em f. Joo 14:12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que cr em mim far tambm as obras que eu fao e outras maiores far, porque eu vou para junto do Pai. Podemos realizar as obras de Cristo, foi ele quem garantiu. Podemos porque o Pai que habita em ns quem REALIZA a obra. Joo 14:10 No crs que eu estou no Pai e que o Pai est em mim? As palavras que eu vos digo no as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Um dos grandes problemas que achamos que somos ns que precisamos fazer algo, mas a Palavra diz que o PAI que permanece em mim que faz as obras. Ns precisamos apenas a crer na Palavra e deixar Deus agir atravs das nossas vidas.

Concluindo
Mateus 16:18 Tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela. Igreja significa reunio de cidados chamados para fora. Confundimos igreja com prdio. A igreja um organismo vivo e dinmico. A Igreja no parada. A igreja avana. E medida que avana desfaz as portas do inferno. Como destruir as portas do inferno seno formos at ela? Elas no viro at ns. Nosso conforto em ficar num prdio no destri as portas do inferno. Mas medida que caminhamos como Igreja indo de casa em casa, descobrindo uma necessidade e procurando um meio de atend-la, atravs do Poder do Esprito, destruiremos as portas do inferno. No queremos reunir crentes... queremos transformar o mundo ao nosso redor. Queremos vidas salvas... vidas transformadas pelo Poder de Deus.

Perguntas para o compartilhamento


1) O que Deus falou com voc atravs desta mensagem? 2) O que voc precisa fazer?

Nossa Agenda

Prximo Revolution dia 29, a partir das 18h em todas as regies; Nova turma para formao de pastores a partir de julho 2013.

Conferncia dos Radicais Livres dia 26 e 27 de Julho. Participao dos Pastores da VINHA e Deigma. Mini - viglia todas as sextas-feiras, 23h00 at 0h30.

You might also like