You are on page 1of 3

Eurocentrismo & racismo Benjamin Abdala Junior1

Uma das marcas de poder simblico dos tempos coloniais foi a classificao social a partir da ideia de raa uma justificativa da dominao dos povos escala mundial, uma construo mental que acabou por marcar as esferas cientficas e que chegou at nossos dias. Diferenas fenotpicas foram classificadas como biolgicas, com a raa identificada com determinados territrios e construindo princpio de classificao social. Sua legitimao foi respaldada pela cincia da poca. Na vida social, constituiu um critrio de delimitao de lugares e papis em relao ao poder e da diviso de trabalho. Culturalmente, os traos fenotpicos e culturais dos dominados tambm foram colocados nessa situao de inferioridade. Discriminaes correlatas ocorreram no interior da Europa, com o deslocamento do poder da bacia mediterrnica para o Atlntico Norte, igualmente com diferenciaes fenotpicas. Os mediterrneos continuam a ser considerados europeus de segundo nvel, rebaixamento creditado aos processos de mestiagem dessa bacia cultural um ponto de encontro entre Europa, frica e sia. Eurocentrismo e racismo interpenetraram-se, assim, no processo de colonizao. A colonizao do imaginrio foi ainda mais ampla. Joaquim Nabuco j destacava que caracterstica de qualquer brasileiro, com alguma formao na cultura erudita, essa diviso entre Europa e Brasil. Isso porque, para ele, a cultura do Velho Mundo continha, acumuladas, a memria da trajetria humana e era, por isso, critrio e repertrio para as referncias que marcavam e sensibilizavam o imaginrio dos intelectuais brasileiros. O Novo Mundo, como uma criana, sem memria cultural e de histria recente (desconsideram-se aqui as histrias dos povos indgenas e africanos), seria dependente desses modelos. Restava-lhe a afetividade uma emoo de natureza, creditada origem. Nestas suas palavras explica-se o seu eurocentrismo: o sentimento , em ns, brasileiro e, a imaginao, europeia. Nosso grande ficcionista dos finais do sculo XIX foi Machado de Assis, que to bem caracterizou a sociedade colonizada da corte brasileira. Seu dilogo tem como horizonte o campo intelectual enlaado situaes vivenciadas por suas personagens que tm os ps na sociedade do Rio de Janeiro e as das que so atrizes de obras de arte identificadas com as culturas europeias, que, como padres, constituem horizontes de referncia. J na literatura social iniciada nos anos 1930, essas referncias so brasileiras, podendo inverter o direcionamento assimtrico dos fluxos culturais, como no final do romance Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado. Um marinheiro sueco, sem dinheiro para pagar a bebida para o rabe Nacib, proprietrio do bar oferece-lhe um broche que ele aceita para presentear sua amada Gabriela. E faz a comparao, invertendo o sentido do fluxo cultural: a sereia dourada do broche seria a Iemanj de Estocolmo e suas linhas curvas se identificavam com as linhas do corpo mestio de Gabriela.

Exemplo eloquente dessa inverso de fluxos Guimares Rosa, cujos narradores, a exemplo de Riobaldo, introjetam em suas falas agrestes um matutear por onde perpassa toda a cultura erudita do escritor. Inclinaes correlatas dessas tenses em dilogo, produzindo frices culturais, aparecero nas vozes de personagens dos musseques luandenses da obra do angolano Jos Luandino2 e nas mitologias do homem do campo de Moambique, em Mia Couto. Numa linha de pensamento anloga e mais de quarenta anos depois de Joaquim Nabuco, Lopold Sdar Senghor, um dos fundadores do movimento da negritude, dir que a emoo negra e a razo grega (branca). Na verdade, formulaes discursivas desse teor acabam por privilegiar e mitificar a perspectiva europeia e circunscrever a identidade no primeiro caso (Nabuco), a nacional brasileira e, no segundo (Senghor), de ordem tnica (negros de todo o mundo) ao no construdo, a natureza contraposta civilizao. Um desenho articulatrio similar ao de Joaquim Nabuco. Mais: essencialismo para com os africanos e eurocentrismo na reduo da razo aos gregos. Nos pases colonizados pelos pases ibricos, centrada na modernidade, a intelectualidade no aceitou esses atributos de matizes neocoloniais, e apontaram para o solo crioulo (mestio) e seus valores civilizacionais, com marcas de suas diferenas. a antropofagia brasileira e o canibalismo caribenho. O nome da personagem Caliban, da pea A tempestade, de Shakespeare, anagrama de canibal, palavra por sua vez relacionada com os carabas, os primitivos habitantes do Caribe. Simbolicamente, nossas culturas (calibnicas) devoram as culturas europeias (de Prspero, o colonizador europeu), arrancando delas pedaos que coexistiro, contraditoriamente e em frices, com os de origens amerndias e africanas. Falar de eurocentrismo no significa discutir a qualidade e a relevncia dos saberes de origem europeia, mas simplesmente a pretenso de que os mesmos tendem a ser sempre universais e superiores em relao aos saberes criados pelos grupos humanos espalhados pelo planeta. Olhares de alguma forma associados ao mito eurocntrico esto em toda parte, de forma evidente ou implcita, realizando uma classificao de culturas e espaos. Os grandes clssicos so europeus e, como ocorre na perspectiva dos tradicionalistas, nossos autores sempre copiaram os europeus; falamos de Oriente Mdio, a partir de quem est na Europa etc. Em nosso cotidiano, continua o olhar colonial, naturalizado: ns constitumos naes, eles, os outros, as tribos; temos nossa cultura, o folclore deles; ns temos nossa arte, eles se restringem ao artesanato.Observe-se que essa forma de pensar envolve no apenas naes centrais e perifricas, mas relaes regionais e tambm sociais, em qualquer espao, num gesto equivalente discriminao racial.

Professor titular da FFLCH da Universidade de So Paulo,

publicou cerca de quarenta livros, entre eles escrita neorealista (1981). Histria social da literatura portuguesa (1984), Tempos da Literatura Brasileira (1985) e Literaturas de Lngua portuguesa: marcos e marcas Portugal (2007)
2

Cf. Ns, os do Makulusu. So Paulo: Editora tica, 1991

You might also like