You are on page 1of 3

1. Deve evitar ao mx. a utiliz. de abrev., etc. 2. desnecessrio fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado.

. Tal prtica advm de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisstico. 3. Anule aliteraes altamente abusivas. 4. no esquea as maisculas no inicio das frases. 5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz. 6. O uso de parntesis (mesmo quando for relevante) desnecessrio. 7. Estrangeirismos esto out; palavras de origem portuguesa esto in. 8. Evite o emprego de gria. Ningum merece isso, mesmo que parea maneiro, valeu? 9. Nunca use palavras de baixo calo, porra! Elas podem transformar o seu texto numa merda. 10. Nunca generalize: generalizar um erro em todas as situaes. 11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetio da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida. 12. No abuse das citaes. Como costuma dizer um amigo meu: Quem cita os outros no tem idias

prprias. 13. Frases incompletas podem causar 14. No seja redundante, no preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto , basta mencionar cada argumento uma s vez, ou por outras palavras, no repita a mesma idia vrias vezes. 15. Seja mais ou menos especfico. 16. Frases com apenas uma palavra? Jamais! 17. A voz passiva deve ser evitada. 18. Utilize a pontuao corretamente o ponto e a vrgula especialmente ser que ningum mais sabe utilizar o ponto de interrogao 19. Quem precisa de perguntas retricas? 20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas. 21. Exagerar cem milhes de vezes pior do que a moderao. 22. Evite mesclises. Repita comigo: mesclises: evitlas-ei! 23. Analogias na escrita so to teis quanto chifres numa galinha. 24. No abuse das exclamaes! Nunca! O seu texto fica horrvel!

25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreenso da idia nelas contida e, por conterem mais que uma idia central, o que nem sempre torna o seu contedo acessvel, foram, desta forma, o pobre leitor a separ-la nos seus diversos componentes de forma a torn-las compreensveis, o que no deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hbito que devemos estimular atravs do uso de frases mais curtas. 26. Cuidado com a hortografia, para no estrupar a lnga portuguza. 27. Seja incisivo e coerente, ou no. 28. No fique escrevendo no gerndio. Voc vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade e esquisito, vai estar ficando com a sensao de que as coisas ainda esto acontecendo. 29. Outra barbaridade que tu deves evitar usar muitas expresses que acabem por denunciar a regio onde tu moras, carajo! 30. No permita que seu texto acabe por rimar, porque seno ningum ir aguentar, j que insuportvel o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

You might also like