You are on page 1of 13

O contexto tecnolgico que nos cerca

Observe o que hoje caracteriza essa sociedade tecnolgica da informao e da comunicao:

O vertiginoso crescimento da rea de telecomunicao; O surgimento e a expanso da Internet e das tecnologias de conexo sem fio (wireless); A capacidade de acessarmos a contedos digitais em diferentes formatos (vdeos, animaes, textos); O uso dos dispositivos digitais e de comunicao mvel, tais como os celulares, laptops, smartphones, tablets... ; Os computadores com mais capacidade de processar e de armazenar informao.

Roman Sotola/Shutterstock

A partir dessas capacidades tecnolgicas passamos, de fato, a construir uma cultura digital que demonstra que conceitos como mobilidade, distncia, proximidade, virtualidade, entre outros, fazem parte de nosso cotidiano sem que nos demos conta disso.

Clicar, clicar, clicar... passou a ser o verbo do nosso dia a dia, voc j reparou?

Po isso, embora brevemente, vamos lhe apresentar uma viso geral sobre a sociedade conectada, as tecnologias e a cultura digital construda em torno disso. Elas, de fato, influenciam os novos formatos da educao a distncia.

Por que falamos em sociedade conectada?


Porque atualmente grande parte do que fazemos requer que estejamos conectados Internet, utilizando diferentes dispositivos e meios digitais. fato que os celulares, os computadores de mesa, os notebooks, os smartphones cada vez mais entram em nossas vidas e nos inserem numa cultura digital. No significa outra coisa seno que esses dispositivos estruturam a forma como produzimos, nos comunicamos, aprendemos... Enfim, como nossa vida social se modifica por eles. Vamos nos aproximar melhor do conceito de cultura digital?

Cultura digital

Andr Lemos (2009) analisa a cultura digital no sentido da apropriao social dos dispositivos eletrnicos e afirma:

s vezes, quando se fala de cultura digital, cibercultura, tem sempre uma ideia futurista, uma ideia de fico cientfica. E, na realidade, no isso, trata-se da cultura hoje marcada por essas ferramentas eletrnicas. O que a meu ver alterou substancialmente a nossa relao com os objetos tcnicos na atualidade que pela primeira vez, talvez, a gente tenha a dimenso tcnica, o digital, colado dimenso da comunicao. So tecnologias no apenas da transformao material e energtica do mundo, mas que permitem a transformao comunicativa, poltica, social e cultural efetivamente. Porque ns conseguimos transitar informao, bens simblicos, no materiais, de uma maneira indita na histria da humanidade.

LEMOS, Andre. Infraestrutura da Cultura Digital. In: Cultura Digital.br. Rj: Azougue Editorial,. 2009. p.136

Saiba Mais
Para ler o texto de Andr Lemos na ntegra, acesse aqui:

http://culturadigital.br/blog/2009/09/26/baixe-o-livro-culturadigital-br/comment-page-2/

Tecnologias de informao e comunicao


Reflta a partir desse pequeno trecho do artigo A tecnologia uma estratgia, de Bento Duarte da Silva (2001) O que se passa que as tecnologias de informao no so apenas meros instrumentos que possibilitam a misso/recepo deste ou daquele contedo de conhecimento, mas tambm contribuem fortemente para condicionar e estruturar a ecologia comunicacional das sociedades. Cada poca histrica e cada tipo de sociedade possuem uma determinada configurao que lhes devida e proporcionada pelo estado das suas tecnologias de informao e comunicao (TIC), reordenando de um modo particular as relaes espao-temporais, nas suas diversas escalas (local, regional, nacional, global) que o homem manteve e mantm com o mundo, e estimulando e provocando transformaes noutros nveis do sistema sociocultural (educativo, econmico, poltico, social, religioso, cultural etc.) CONFERNCIA DESAFIOS2001. Uminho. 2001) (SILVA, Bento Duarte. A tecnologia uma estratgia. II INTERNACIONAL CHALLENGES2001/

Embora nos designem como uma gerao analgica que est em processo de apropriao em relao gerao digital, cujas tecnologias de informao e de comunicao j lhe so parte, todos ns pertencemos ao mundo digital, construmos a cultura digital e somos produtores na sociedade digital.

E voc, sente-se includo nesse mundo que nos conecta a tudo e a todos?

Saiba Mais
Para ler o texto na ntegra acesse:

labspace.open.ac.uk/file.php/3310/BentoSilva_Tecn_curriculo.pdf

Educao, mobilidade e conectividade


Se algo vem mudando na educao, certamente falar de tecnologias um dos assuntos que se articula a essas mudanas, no mesmo?

Tecnologias mveis, proximidade, distncia e mobilidade... o que isso significa?

Afirmam Silva e Consolo (2008):

A introduo das tecnologias mveis est nos levando a um re-exame do que significa proximidade, distncia e mobilidade. Percebemos uma mudana na cultura que prope novas tendncias no comportamento, por exemplo, quando falvamos no telefone convencional, fixo, que ficava no comrcio ou em casa, a conversa tinha um carter ntimo, privado. Hoje falamos ao celular em todo e qualquer lugar, deixando de tornar privado o que falamos. [...] possvel uma maior flexibilidade na hora de se comunicar.

No mbito da educao, o que podemos refletir sobre essa nova concepo da comunicao com mobilidade?

Aprendizagem com mobilidade

gitusik/Shutterstock

Na

era

da

tecnologia,

como

sero

as

salas

de

aula

do

futuro?

A primeira mudana a expanso do espao e do tempo. Rompe-se com o isolamento da escola entre quatro paredes e em horrios fixos das aulas. Teremos a escola no mundo e o mundo na escola. Isso, porque o conhecimento no se produz s na escola, mas tambm na vida - numa empresa, num museu, num parque de diverses, no meio familiar. Tais espaos podero se integrar com as prticas escolares e provocaro uma reviso no conceito de escola e de currculo. Os equipamentos sero bem diferentes, estaro disponveis em qualquer lugar, talvez nem tenhamos que carreg-los. A conectividade que vai nos acompanhar em todos os lugares.

(ALMEIDA, 2008)

O fato de voc estar aprendendo a distncia e num contexto diferenciado, mediado pelas tecnologias, no lhe faz pensar que, de fato, novos espaos se configuram na educao?

J ouviu falar no projeto Um Computador por Aluno? Ele tem por base conceitual a possibilidade de desenvolver situaes de aprendizagem com o uso dos dispositivos mveis conectados.

Para saber mais sobre esse projeto e o que as escolas esto desenvolvendo, clique aqui

Educao a Distncia ou Ensino a Distncia?


Do estudo por correspondncia, assim denominado por caracterizar uma forma de ensinar apoiada em materiais impressos e que chegavam ao aluno via correio, aos dias de hoje, as terminologias que designam a modalidade a distncia podem ser analisadas em funo dos significados e concepes educacionais que expressam. Pedro Demo (1994) nos auxilia nessa diferenciao de ensino e educao a distncia:

Para se falar em educao a distncia mister superar o mero ensino e a mera ilustrao. Talvez fosse o caso distinguir os momentos, sem dicotomia. Ensino a distncia uma proposta

para socializar informao, transmitindo-a de maneira mais hbil possvel. Educao a distncia, por sua vez, exige aprender a aprender, elaborao e consequente avaliao.

DEMO, 1994, p. 60

Stval/Shutterstock

importante lembrar que uma das premissas do currculo do Estado de So Paulo consiste em desconstruir a cultura do ensinar, enfatizando a aprendizagem como princpio educativo.

Analisando-se, ento, sob essa perspectiva, a expresso ensino a distncia traz a ideia de uma cultura de transmisso do conhecimento por meio do ensinar-transmitir, ao passo que nossa concepo a de que a "educao a distncia" expressa um processo educativo no qual o aluno sujeito

ativo na construo do conhecimento.

Dando significado Distncia

conceitual

Educao

Antes de apresentarmos conceitualmente a Educao a Distncia, vale destacar que, independentemente da modalidade (presencial ou a distncia) estamos falando de educao. Assim, o que se diferencia a modalidade, e no a formao.

Como afirma Lobo Neto (1998), A Educao a Distncia de modo algum pode ser concebida como um distanciamento da Educao. Conceitos fazem a ponte reflexiva

Ao apresentarmos conceitos, provocamos o exerccio da reflexo a partir de referncias que nos facilitam o entendimento, por diferentes pensamentos, sobre aquilo que se deseja compreender e dar significado.

De fato, no h um conceito absoluto em EaD, mas diferentes vises que acabam convergindo para orientar o que e como funciona essa modalidade.

Curiosidade Sabe por que no se aplica crase em "educao a distncia"? Porque, de acordo com a regra gramatical, a palavra distncia indeterminada, ou seja, no especifica a distncia de qu!

Conceitos na literatura da EaD


A literatura sobre a educao a distncia j considerada vasta e, por isso, seria exaustivo arrolar as vrias definies que apresenta.

Porm, alguns autores so representativos dessas definies. Vamos apresentar, a partir deles, alguns conceitos e caractersticas da educao a distncia e importante que voc os analise e busque se apropriar dos sentidos que apresentam.

Vejamos alguns deles:

Michael Moore, um dos pioneiros da EaD nos Estados Unidos, referncia no Brasil desde os anos 80 e apresenta uma viso sistmica dos processos de planejamento e de gesto como princpio para organiz-la, visando a diminuio da distncia entre o professor e o aluno. O conceito de EaD: Educao a distncia o aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo tcnicas especiais de criao do curso e de instruo, comunicao por meio de vrias tecnologias e disposies organizacionais e administrativas especiais

(Moore e Kearsley, 2007).

Warren Goldswain/Shutterstock

O modelo sistmico da EaD conforme Moore (2007) deve contemplar o planejamento dos recursos, do desenho educacional, da forma de entrega, da forma de interao, do ambiente de aprendizagem e do gerenciamento de todo o processo.

Conceitos na literatura da EaD


O torico irlands Desmond Keegan (1996) definiu a educao a distncia a partir de caractersticas principais dessa modalidade, tais como:

Distncia fsica entre professores e alunos; Uso da mdia para interligar professores e alunos; Troca de comunicao bidirecional; Aprendizes vistos como indivduos, ao invs de grupos de alunos.

altafulla/Shutterstock

Observe: nessas caractersticas da educao a distncia apontadas por Keegan (1996), o aluno considerado o centro do processo de aprendizagem e as tecnologias, como suporte para medi-lo.

Para esse autor, a educao a distncia difere da educao presencial pelo modo no pessoal de comunicao mediado pela tecnologia.

Ressalta duas caractersticas do aluno a distncia: a autonomia e a independncia nos estudos.

Conceitos na literatura da EaD


Seguindo na trilha conceitual da EaD, apresentamos o que Aretio (1994) define como educao a distncia: Um sistema tecnolgico de comunicao bidirecional que pode ser massivo e que substitui a interao pessoal na sala de aula entre professor e aluno como meio preferencial de ensino pela ao sistemtica e conjunta de diversos recursos didticos e o apoio de uma organizao e tutoria que propiciam uma aprendizagem independente e flexvel. Para Aretio, os recursos didticos auxiliam na autonomia do estudo e a comunicao de mo dupla fundamental para que o aluno no se sinta sozinho.

Note que a tutoria aparece nessa definio para indicar que embora a interao no seja presencial, virtualmente garantida pelo apoio do professor tutor como interlocutor no dilogo do aluno com o conhecimento.

Conceitos na literatura da EaD

Digital Genetics/Shutterstock

Com nfase na interao e na comunicao, Holmberg (1985) assim conceitua a EaD:

A expresso educao a distncia cobre as distintas formas de estudo em todos os nveis que no se encontram sob a contnua e imediata superviso dos tutores, presentes com seus alunos na sala de aula, mas, no obstante, se beneficiam do planejamento, orientao e acompanhamento de uma organizao tutorial.

E no Brasil, como EaD se definiu e obteve legalidade? Vamos conhecer essas referncias conceituais?

Um conceito legal EaD no Brasil


No contexto de evoluo crescente da EaD no Brasil, a promulgao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao LDB (Lei n. 9.394, de 20.12.1996) em seu art. 80, cria condies efetivas para a entrada dessa modalidade nas instituies de ensino superior e seu desenvolvimento em novas bases tecnolgicas:
Africa Studio/Shutterstock

Art. 80. O Poder Pblico incentivar o desenvolvimento e a veiculao de programas de ensino a distncia, em todos os nveis e modalidades de ensino, e de educao continuada.

1 A educao a distncia, organizada com abertura e regime especiais, ser oferecida por instituies especificamente credenciadas pela Unio.

2 A Unio regulamentar os requisitos para a realizao de exames e registro de diplomas relativos a cursos de educao a distncia.

3 As normas para produo, controle e avaliao de programas de educao a distncia e a autorizao para sua implementao cabero aos respectivos sistemas de ensino, podendo haver cooperao e integrao entre os diferentes sistemas.

4 A educao a distncia gozar de tratamento diferenciado, que incluir:

I - custos de transmisso reduzidos em canais comerciais de radiodifuso sonora e de sons e imagens;

II - concesso de canais com finalidades exclusivamente educativas;

III - reserva de tempo mnimo, sem nus para o Poder Pblico, pelos concessionrios de canais comerciais. A mesma Lei, ao dispor sobre o ensino fundamental, no 4, art. 32, estabelece que O ensino fundamental ser presencial, sendo o ensino a distncia utilizado como complementao da aprendizagem ou em situaes emergenciais.

Conceito legal e regulamentao prpria da EaD no Brasil


O primeiro decreto a regulamentar o art.80 da LDB foi o de n. 2.494 de 10 de fevereiro de 1998, que significou, tambm, que a EaD adquirira regulamentao prpria.

Das disposies estabelecidas nesse decreto, destaca-se o art.1, no qual a educao a distncia conceitualmente tratada com o objetivo de circunscrev-la no contexto legal:

Art. 1 Educao a distncia uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediao de recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicao. (BRASIL,1998)

Delineia-se, a partir dessa regulamentao, o que se constituiria como referncia para a implantao da educao a distncia nos diferentes nveis de ensino.

Observe os elementos que, em conjunto, compem a definio legal da EaD no Brasil :

PROGRAMA FORMAO DE TUTORES

Diferenciais da EaD diversidade de cenrios de aprendizagem


Na oferta de cursos a distncia na modalidade on-line, alguns diferenciais a tornam vantajosa (BASSO, 2003), tais como:

Baixos custos em relao aos custos com deslocamentos para realizar cursos e capacitaes fora da base de trabalho; Acesso virtual aos materiais de informao a qualquer momento se recupera ou se atualiza um dado de aprendizagem; Flexibilidade os recursos didticos so planejados de acordo com situaes especficas; Metodologias diversificadas cada tipo de proposta de curso pode se desenvolver com uma metodologia especfica ao pblico a que se designa; Personalizao permite adequar recursos s necessidades de aprendizagem; Otimizao do tempo possibilita flexibilizar o tempo de dedicao ao estudo; Tempo de resposta possibilita a interao compartilhada alunos e professores, alunos e alunos viabilizando a troca de experincias e soluo de situaes-problema de forma mais rpida e autnoma;

Alcance em escala possibilita formar um grande nmero de turmas de alunos, mesmo que geograficamente distribudas.

Os nmeros da EaD no contexto brasileiro atual: da conceituao legal sua expanso


Da promulgao da LDB/96 aos dias atuais, podemos verificar o crescimento da modalidade a distncia no ensino superior, principalmente para a oferta de cursos de Licenciatura, como informa o resumo tcnico dos principais resultados do Censo da Educao Superior 2010, divulgados pelo INEP/MEC. A maior parte dos cursos oferecidos a distncia de licenciatura (45,8%), seguidos dos bacharelados (28,8%) e dos cursos tecnolgicos (25,3%). (Fonte: Censo da Educao Superior, BRASIL, 2011)

Censo da Educao Superior, matrcula por modalidade de ensino. Fonte: Resumo Tcnico - Censo da Educao Superior 2011 BRASIL

No se pode desconsiderar que os novos suportes da educao a distncia so os das tecnologias de informao e comunicao e que elas contribuem para modelos mais expansveis para a interiorizao da educao superior no pas.

Vamos, ento, analisar como a educao a distncia vem evoluindo para formatos totalmente on-line?
PROGRAMA FORMAO DE TUTORES

As TIC na educao a distncia


Vimos que os novos suportes das tecnologias de informao e comunicao (TIC) propiciaram educao a distncia a possibilidade de se utilizar da Internet e da web para se desenvolver na modalidade on-line.

Olly/Shutterstock

Ento, o ponto de partida para conhecermos melhor como se caracteriza a EaD on-line considerarmos o uso das tecnologias como interface para a mediao entre professores e alunos.

O fato de a EaD se valer da infraestrutura da Internet no apenas para se tornar mais moderna. As tecnologias de informao e comunicao (TIC) favorecem a EaD devido :

Interao sncrona em tempo real ou assncrona; Flexibilidade de acesso aos materiais de estudo; Utilizao de contedos digitais, como animaes, vdeos, simulaes, entre outras mdias, que podem ser acessadas por diferentes dispositivos, tais como computadores de mesa e laptops; Construo de espaos colaborativos

Presencial e virtual
Leia este pequeno texto, extrado do artigo Educao Inovadora Presencial e a Distncia, de Jos Manuel Moran (2003):

alphaspirit/Shutterstock

O presencial se virtualiza e a distncia se presencializa. Os encontros em um mesmo espao fsico se combinam com os encontros virtuais, a distncia, atravs da Internet. E a educao a distncia cada vez aproxima mais as pessoas, pelas conexes on-line, em tempo real, que permite que professores e alunos falem entre si e possam formar pequenas comunidades de aprendizagem. A educao presencial e a distncia comeam a ser fortemente modificadas e todos ns, organizaes, professores e alunos somos desafiados a encontrar novos modelos para novas situaes. Ensinar e aprender, hoje, no se limita ao trabalho dentro da sala de aula. Implica em modificar o que fazemos dentro e fora dela, no presencial e no virtual, organizar aes de pesquisa e de comunicao que possibilitem continuar aprendendo em ambientes virtuais, acessando pginas na Internet, pesquisando textos, recebendo e enviando novas mensagens, discutindo questes em fruns ou em salas de aula virtuais, divulgando pesquisas e projetos.

Sntese

Neste mdulo buscamos lhe apresentar alguns conceitos da educao a distncia e como ela vem modificando seu formato e o seu uso na sociedade digital e conectada pelas tecnologias de informao e de comunicao.

Ao apontar as TICs como estruturantes de nosso dia a dia esperamos que tenhamos ajudado voc a compreender que tambm a educao e os processos de EaD implcitos nela se resignificam.

Se a EaD foi considerada uma prtica que individualizava a aprendizagem, hoje no se pode desconsiderar que o uso da Internet e da web agrega novas possibilidades e, principalmente, um deslocamento da ideia do aprender sozinho para o aprender em rede, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Em resumo, nosso mapa conceitual foi desenvolvido para articular trs grandes temas relacionados educao a distncia nos dias atuais: o que ela significa, as TIC como suporte mediao e a sua legalidade e regulamentao no Brasil.

No mdulo 3 vamos trabalhar novos conhecimentos sobre a EaD abordando os ambientes virtuais de aprendizagem e como eles facilitam a prtica da tutoria. Para finalizar, voc conhecer o ambiente virtual dos cursos a distncia da EFAP.

Mas antes de chegar no mdulo 3 voc precisa realizar a atividade de autoavaliao!

You might also like