You are on page 1of 33

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos so reservados 2013. www.tioronni.com.

br

Sistema Excretor Comparado

Designa-se como sistema excretor qualquer conjunto de rgos que, num organismo, responsvel pela manuteno do meio interno, regulao do teor de gua e sais minerais e eliminao de resduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular. Funo Eliminar as substncias que esto em excesso, para manter o equilbrio, chamado de equilbrio dinmico, que fundamental para o bom funcionamento da clula com o meio. Homeostase.

Filos Animais
Porferos e Cnidrios Difuso; Platelmintos Clulas flama; Nematelminto Clulas H; Aneldeos e moluscos Nefrdios; Artrpodes Tbulos de Malpighi e Glndulas verdes; Equinodermos Difuso (Sistema Ambulacrrio); Cordados Rins;

EXCRETA TOXICIDADE

SOLUBILIDA DE EM GUA

ANIMAIS Peixes e anfbios (larvas) Anfbios e Mamferos Insetos, aves e rpteis

HABITAT

Amnia

Alta

Alta

Aquticos

Uria

Mdia

Mdia

Terrestre

cido rico

Baixa

Baixa

Terrestre

Ciclo da Ornitina
Amnia baixo; Ureia mdio; cido rico alto.

Sistema Urinrio Humano

Sistema Urinrio
Dois rins Dois ureteres Uma bexiga urinria Uma uretra

Nefrologia: estudo da anatomia, fisiologia e distrbios dos rins. Urologia: estudo dos sitemas urinrios masculino e feminino e do sistema genital masculino.

RIM
Dois rgos grandes Avermelhados Forma de feijo Vascularizados Parede abdominal posterior Gordura perirrenal No plo superior situase glndula supra-renal (adrenal).

RIM
Possui:
Crtex Medula
Pirmide de Malpighi
Tbulos Urinferos

Colunas de Bertin rea Crivosa Clice Menor Clice Maior

Plve Ureter

Glomrulo

Cpsula de Bowman

Tbulo contorcido proximal Tbulo contorcido distal

Ramo da artria renal

Ala ascendente

Ala descendente Ducto coletor

Ala de Henle

NEFROM UNIDADE FUNCIONAL

para o ureter capilares

Anatomia
Nfron
Unidade morfofuncional do rim
Regies: Glomrulo Renal Cpsula de Bowman Tbulo cont. proximal Ala de Henle Tbulo cont. distal Ducto coletor

ORGANIZAO BSICA DO NFROM


Glomrulo

Ala ascendente

Ala descendente

GLICOSE

Aminocidos

Ca++
Tubo Coletor

Reabsoro ativa (gasto de energia): glicose, aminocidos, sais


Reabsoro passiva (difuso): gua

Reabsoro
Tbulo cont. prox. Reabsoro de sais Reabsoro de gua

Anatomia
Ureteres
25-30cm Funo:

-Conduzir a urina do rim bexiga urinria

Anatomia
Bexiga

250ml
Localizao: -Cavidade plvica -No homem: frente do reto -Na mulher: entre o tero e o reto Funo: - Armazenar a urina que flui continuamente dos ureteres

Anatomia
Uretra
18-20cm 4cm Funo: - Conduzir a urina da bexiga ao meio externo

Fisiologia
Eliminao da urina

Fisiologia

Eliminao da urina
Sangue: 180 L/dia filtrados. Urina: 1 a 2 L. Reabsorvidos: glicose e aminocidos.

Fisiologia
ADH = Hormnio Anti-Diurtico
Produo: Hipotlamo/ Hipfise

Funo: Reabsoro de H2O


concentrao urinria lcool e Cafena inibe

Funes
Contrao do msculo liso Prostaglandinas

Elimina substncias txicas pela urina. Regulam os nveis inicos no sangue de sais, glicose, protena e gua.

Produz substncias que convertem um precursor da vitamina D em vitamina ativa. (calcitrol)

Balano cido / base pH sanguneo (H+/ HC03)

Formao dos Eritrcitos. Eritropoetina Homeostasia

Regular o volume e a presso sangnea. Renina

Caractersticas Fsicas da Urina Normal


- Volume: 1 a 2 litros em 24 h, mas varia consideravelmente. - Cor: Amarelo ou mbar, varia conforme a concentrao e dieta. A cor devida ao urocroma (pigmento produzido pela degradao da bile) A urobilina (pigmento produzido pela degradao dahemoglobina) dieta, medicamentos e certas doenas alteram a cor da urina. -Turbidez: Transparente quando recm emitida e turva pouco depois. -Odor: Levemente aromtica. Torna-se amoniacal logo em seguida.

-pH: Varia entre 4,6 e 8,0, sendo em mdia 6,0. Varia com a dieta. Protenas aumentam a acidez, vegetais aumentam a alcalinidade.
- Densidade: Quanto maior a quantidade de solutos, maior a densidade.

Constituintes Anormais da Urina


-Albumina: (albuminria) muito grande para ser filtrado. Pode estar relacionado com presso muito alta ou leso das membranas de filtrao. -Glicose: (glicosria)indica diabete melito. -Hemcias: (hematria) clculos renais, tumores, trauma ou outras doenas renais. (hemcias rompidas). -Leuccitos: (piria) infeco nos rins ou rgos do sist. Urinrio. -Corpos cetnicos: (cetonria) diabete melito, anorexia, jejum ou pouco carboidrato na urina. -Bilirrubina: (bilirrubinria) Por destruio da Hemcias a poro globina da hemoglobina separada e o heme convertido em bileverdina. A maior parte da biliverdna convertida em bilirrubina. -Micrbios: variam conforme a infeco. Uma das mais comuns a E. Coli. O fungo mais comum a Candida Albicans. O protozorio mais frequnte o Tricomonas vaginalis.

Resumo: Formao da urina

Em cerca de uma hora o lquido que entrou quer sair...

1. Quando bebemos um copo de gua ou similar, o lquido passa pelo esfago, estmago, absorvido pelas paredes do intestino delgado e da segue pela corrente sangunea at chegarmos Rins, onde parte absorvida e parte encaminhada para o sistema urinrio. 2. O rim formado por cerca de 1 milho de unidades filtradoras nfrons. ali a xixi urina, produzida.

3. O sangue entra nos nfrons sob alta presso e sofre a primeira filtragem na emaranhado de capilares chamado glomrulo. Boa parte de poro lquida do sangue, o plasma, extravasa pelos vasinhos,formando o Filtrado glomerular, - pr xixi. Em um minuto, cerca de 125 ml de plasma so filtrados.
4. O sangue purificado volta para o organismo, enquanto o Filtrado glomerular, se acumula na Cpsula de Bowman, um reservatrio ao redor do glomrulo; seguindo gradativamente por um complexo sistema tubular.

5. O Filtrado tem resduos do organismo mas tambm substncias teis, como glicose, aminocidos e sais minerais. A medida que ele flui pelos capilares do nfron, essas substncias so reabsorvidas e novos resduos do sangue so secretados pelos capilares; 6. Em seguida passa pelo Ducto Coletor, o ltimo segmento do nfron, onde parte da gua pode ser absorvida e retornada ao sangue. A quantidade de gua absorvida depende do nvel de hidratao do corpo; 7. A urina ser liberada para a Bexiga pelos Ureteres; 8. Quando a bexiga est cheia o crebro envia mensagem para os nervos da bexiga, este comando despachado para o esfncter interno (um anel muscular que sai da bexiga); 9. A urina liberada para outra vlvula, o esfncter externo (controle voluntrio) liberado pela Uretra.

CURIOSIDADE
Dilise do sangue: Filtrao do sangue pelo rim. Diurese: Processo de formao da urina Mico: Ato de urinar; Substncia diurtica: Aumenta a formao da urina; Clculo Renal: Pedras nos rins ou Ureter, causada

pela m alimentao e a falta de gua. Trata-se com medicamentos ou ultra-som. Infeco urinria (cistite): Ardncia na mico. Leses na uretra por traumatismo ou bactrias. A bexiga pode acumular at meio litro de lquido. A uretra no homem apresenta cerca de 20cm e na mulher 4cm. O rim apresenta cerca -12cm 7cm de largura e 5 cm comprimento

Controle Hormonal da Diurese: ADH - Hormnio Anti-

Diurtico; - Produo na Hipfise (glndula do crebro que produz e armazena hormnios); - Atua no Nfron aumentando a reabsoro, e portanto diminuindo a diurese.

Obs: O lcool inibe a produo de ADH, aumentando assim a diurese;

Diabetes inspida: - Diminu a produo do ADH; -

Polirica; - Desidratao intensa; - Sede excessiva; Substncias reabsorvidas: gua, Glicose, Eletrlitos, Aminocidos, Vitaminas; - Substncias excretadas: gua, Uria, cido rico, Amnia, Creatinina, Resduos metablicos;

PRINCIPAIS DISTRBIO SIST URINRIO HUMANO


CLCULO RENAL O depsito organizado de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinrio. Clculos constitudos por clcio so os mais comuns. Outros minerais encontrados so: oxalato, fsforo, cido rico. Deficincia gentica excreo desses sais para

Dieta rica nessas sais: ex.: leite e derivados. Tratamento cirrgico ou no invasivo: ultra-som / laser

PRINCIPAIS DISTRBIO SIST URINRIO HUMANO


GOTA Gota uma doena caracterizada pela elevao de cido rico no sangue e surtos de artrite aguda secundrios ao depsito de cristais do sal deste cido (uratos).

O cido rico um resduo nitrogenado do metabolismo de purinas (lembrar das bases nitrogenadas). Mariscos, sardinha, salmo, bacon, fgado devem ser evitados por aqueles que sofrem de gota.

PRINCIPAIS DISTRBIO SIST URINRIO HUMANO


HEMODILISE O tratamento mais utilizado por aqueles pacientes que, por qualquer motivo, perderam a funo renal e irreparavelmente atingiram a fase terminal da doena renal. No dialisador, o sangue exposto soluo de dilise (tambm conhecida como dialisato) atravs de uma membrana semipermevel, permitindo assim, as trocas de substncias entre o sangue e o dialisato. Aps ser retirado do paciente e passado atravs do dialisador, o sangue filtrado ento devolvido ao paciente pelo acesso vascular. importante ressaltar que a gua usada durante a dilise deve ser tratada e sua qualidade monitorada regularmente.

You might also like