You are on page 1of 3

O Psiclogo nas Varas de Famlia Nas Varas da Famlia os casos envolvem:

Separao (consensual ou litigiosa), com ou sem disputa de guarda dos filhos menores, Divrcio (consensual ou litigioso), com ou sem disputa de guarda dos filhos menores, Regulamentao de visitas, Modificao de guarda, Penso alimentcia, Investigao de paternidade

O Papel do psiclogo se restringe avaliao e elaborao do laudo, para determinar qual genitor mais adequado para cuidar da criana/adolescente, e qual a melhor maneira de se institurem visitas sem prejudicar ainda mais os j deteriorados laos familiares. Criana: mais sensvel, sofre diretamente os prejuzos emocionais e comportamentais advindos dos conflitos familiares.

Casal: so vistos como casais parentais (deveriam buscar resolver suas questes sem prejudicar os interesses das crianas). Escolha do parceiro(a), em geral, Inconsciente.

Contedos inconscientes so originrios dos relacionamentos da infncia, so os que realmente atuam como m para a eleio do parceiro(a) e o estabelecimento do contrato secreto do casamento, uma vez que apresentam padro repetitivos de comportamento, derivado das primeiras etapas do desenvolvimento com as figuras parentais. A escolha inconsciente do parceiro pressupe um ajuste de duas personalidades:

Como se cada um procurasse no outro aspectos que no conseguiu desenvolver em si mesmo, ou Justamente aquela dificuldade que tambm possui, para ambos se protegerem do objeto temido.

Ocorre um encaixe desses aspectos doentios de ambas as personalidade, tambm denominado conluio (pactos inconscientes ou lealdades invisveis)

A Coluso um jogo inconsciente estabelecido entre os cnjuges, que se desenvolve desde a eleio do(a) parceiro(a) e se aprofunda na relao conjugal, em cujo contexto os conflitos so constantemente repetidos.

O processo que se arrasta nas Varas pode ter-se iniciado na eleio inconsciente do parceiro, na realizao do casamento, no desenrolar da vida conjugal, no significado dos filhos, na profisso e na relao com os demais familiares, e na maneira como esse casal se separa e resolve suas questes de litgio.

Cada cnjuge busca no outro a satisfao de suas prprias fantasias inconscientes, como uma forma de libertar-se dos conflitos e feridas libidinais originrias de suas relaes parentais. Cada um cria uma expectativa a expectativa de ser curado pelo outro, e evitar o contato com suas prprias limitaes e fracassos.

Porm, essas expectativas acabam por desfazer-se, ressurgindo ento os conflitos e, com eles, a frustrao, o dio, a raiva, a mgoa e todos os sentimentos de infelicidade. A separao torna-se, ento, o nico meio de solucionar tais conflitos. Mas, diante da separao, o casal percebe que no to fcil: existem sentimentos ambguos (amor/dio, atrao/rejeio) em relao ao outro e que, por refletirem sentimentos inconscientes, tambm no elaborados de suas relaes parentais (com as famlias de origem), so intensificados, atravs de disputas judiciais.

As pessoas esperam uma soluo pronta do juiz, mas o psiclogo ir trabalhar no sentido de faz-las buscar essa soluo internamente, de faz-las buscar a melhor soluo emocional, ou seja, aquela que satisfaa a todos e ajude a famlia a elaborar adequadamente seus conflitos. A atuao psiclogo jurdico no pretende substituir a psicoterapia familiar

A psicoterapia de casal deve fazer parte do processo de compreenso da dinmica familiar, com muito mais recursos e tempo hbil. Quando o casal se dispe a elaborar os conflitos, de maneira adequada, e compreende, atravs do trabalho clnico, a dimenso da co-responsabilidade no vnculo e os incmodos dela advindos, o relacionamento passa a se estruturar em moldes mais maduros, aumentando a gratificao com o parceiro e a complementaridade sadia.

Maturidade vista como a capacidade de relacionamento interpessoal que considera o outro como outro, e no como um reflexo de si prprio ou como um depositrio das expectativas, frustraes e necessidades. Com isso, evita-se as disputas judiciais. Referncia

SILVA, Denise Maria Perissini. Psicologia jurdica no processo civil brasileiro: a interface da psicologia com direito nas questes de famlia e infncia. So Paulo - Casa do Psiclogo, 2003

You might also like