You are on page 1of 4

RESUMO DE HISTRIA

GRCIA ANTIGA A Grcia antiga apresentava trs partes distintas: -Hlade ou Grcia continental -Pennsula do Peloponeso ou peninsular -Ilhas ou Grcia Insular

Poltica Grega: No inicio a politica era formada pelos Genos que formavam as frtrias e consequentemente constituram os Demos (povos), com mesmos costumes.

As cidades Estado ou Polis: As cidades Estado gregas foram a forma de organizao poltica do mundo grego e eram autnomas entre si. As principais cidades Estado foram Atenas e Esparta. Esparta: cidade militarista, governo aristocrtico, possua dois reis, um chefe militar e outro chefe religioso, Senado, Conselho dos foros, Assembleia popular (cidados com mais de 30 anos). A educao era uma preocupao de Esparta que pretendia a formao de guerreiros, por isso possuam formas de educar rgidas. Economia baseada na Agricultura. Sociedade Espartana: Cidados (descendentes dos antigos Drios) nmero reduzido; Periecos (homens livres que viviam nos arredores da cidade) poderiam ser proprietrios de terras, comerciantes, artesos ou soldados; Hiltas (servos do Estado) viviam presos ao trabalho da terra; Atenas: cidade martima e comercial, fundada a partir da unio de vrios povos, mas se consideravam descendentes dos Jnios. Aprimoraram varias formas de governo: Monarquia (at sec. VII a.c), Arcontado (governo exercido pelos proprietrios de terras), Tirania (sc. VI a.c) os tiranos eram chefes polticos que combatiam a Aristocracia dos proprietrios de terra. Democracia (sc. V a.c) Clstenes, Pricles, concesso de direitos polticos a todos os cidados livres, diminuio do poder da Aristocracia e fortalecimento da Assembleia popular. A educao de Atenas se preocupava em formar um cidado. Apenas era cidado ateniense os homens livres filhos de atenienses. Camadas sociais:

Cidados (euptridas, proprietrios de terras, comerciantes e artesos); Metecos (estrangeiros, no possuam direitos polticos, propriedades e viviam do comercio); Escravos (constituam uma camada menor da populao) A decadncia das cidades Estado (dois fatores): As guerras Greco-prsicas (490 a 468 a.c) causadas principalmente pela expanso do imprio Persa. Foram trs guerras: -batalha de Maratona; -batalha de Salamina; -Liga de Delos.

A guerra do Peloponeso (431 a 404 a.c) guerras entre as cidades Estado Atenas e Esparta que terminou na batalha de Egosptamos com a vitria de Esparta. Em consequncia, todas as cidades gregas ficaram enfraquecidas e ento facilitando o domnio por Felipe da Macednia, que sucedeu seu filho Alexandre Mago o qual acabou fundando o Imprio Helenstico.

Civilizao Romana No seu apogeu foi um dos maiores imprios da histria da antiguidade. Caracterizava-se por uma grande desigualdade social. Organizao social: patrcios, plebeus e escravos. Organizao Politica Realeza: governo exercido pelo rei. Cuidava da administrao da justia e comandava o exrcito. Havia um senado formado por chefes de famlias dos patrcios. Os ltimos reis em Roma foram etruscos. Repblica: no ano de 509 a.C os patrcios tomaram o poder novamente e impuseram a repblica em Roma. Dois fatos marcantes durante a repblica foram: a luta dos plebeus para igualdade de direitos e a formao de um Imprio Romano (lutas militares). Surgimento dos Tribunos da Plebe para representa-los e defender seus interesses. Conquista de mais direitos atravs da Lei das Doze Tbuas que definia por escrito sua posio na sociedade.

As conquistas militares Romanas

Aps as lutas sociais entre Patrcios e Plebeus, Roma inicia uma expanso territorial dominando o Mar Mediterrneo. Iniciam-se as guerras contra Cartago chamadas de Guerras Pnicas (trs guerras) as quais abrem o caminho para a conquista do Oriente e da Espanha. Resultados das Conquistas: Aumento de terras cultivveis; Agravamento da situao da Plebe; Aumento da escravido (captura e venda de prisioneiros de guerra); Domnio do Mar Mediterrneo (rotas comerciais); Asceno dos Cavaleiros (homens novos, novos ricos); xodo rural.

Depois das conquistas militares a vida poltica sofreu grandes transformaes, ou seja, muitas guerras civis, dando origem aos Triunviratos. 1 Triunvirato: Crasso, Pompeu e Jlio Cesar; este ltimo invadiu a Itlia e foi aclamado o ditador vitalcio pelo Senado. Durante seu governo Jlio Cesar tentou enfraquecer o poder do Senado e acabar com a Escravido. Diversos Senadores liderados por Cssio e Bruto conspiraram e mataram Jlio a punhaladas. 2 Triunvirato: Marco Antnio, Otvio e Lpido. Este ltimo foi se tornar papa. Otvio governar o ocidente e Marco Antnio o Oriente onde se juntou com Clepatra no Egito revoltando assim Otvio que iniciou uma guerra contra este. A batalha terminou com a derrota de Marco Antnio que fugiu para o Egito e suicidou-se com Clepatra. Otvio foi declarado pelo Senado 1 cidado do imprio, de Augusto (Papa) e de Imperador de Roma, surge ento a fase imperial. Imprio Romano A primeira fase do imprio Romano tem como representante: Otvio e, essa fase ficou conhecida como principado. Em seguida vieram os Doze Csares e depois os Antoninos. A crise do sculo III Caractersticas: Aumento da presso dos Brbaros Crise nas pequenas propriedades, revolta entre os agricultores. Indisciplina militar. O quase desaparecimento da moeda no comrcio. Enfraquecimento do Comrcio e da produo manufatureira.

Nessa poca surge o com mais nfase o Cristianismo, durante o governo de Nero, que tem seus seguidores sistematicamente perseguidos. ltimos Imperadores importantes:

Diocleciano: reagiu contra a anarquia defendendo as fronteiras Constantino: que transferiu a capital do Imprio para Bizncio (Constantinopla). Mandou parar as perseguies aos Cristos. Teodsio: dividiu o imprio em dois (Oriente e Ocidente) e oficializa o cristianismo como religio padro, surge ento a Igreja Catlica Apostlica Romana.

Imprio Romano do Ocidente: com capital em Roma acabou sendo invadida pelos Brbaros em 476, ano em que se encerra a Idade Antiga. Imprio Romano do Oriente: com capital em Constantinopla (Bizncio), durou at 1453 quando foi invadida pelos Turcos Otomanos.

You might also like