You are on page 1of 4

Resenhas

Alain COURBIN Jean-Jacques COURTINE Georges VIGARELLO (orgs.)

Histria do Corpo
Petrpolis: Vozes, 2008, 3 volumes. Traduo e reviso: Ephraim Ferreira Alves. ISBN 978-85-326-3625-6 (vol. 1) 978-85-326-3626-3 (vol. 2) 978-85-326-3627-0 (vol. 3)

Uma ideia de Merleau-Ponty condensa a Histria do Corpo, coleo de 22 ensaios: a de que, encarnando a conscincia, o corpo tornou-se o piv do mundo, no tempo e no espao. Dessa ideia, os organizadores da coleo derivam o seu prprio mote: no lugar de entender o corpo como um objeto da conscincia, ele pode ser o seu condutor, sendo tambm a sua medida. Os organizadores desenham uma teoria embora no a afirmem que poderia ser o paradigma do nosso tempo: se o sculo 17 foi mecnico, assim como o 19 foi energtico e o 20 informacional, bem poderamos, no sculo 21, conviver sob uma lgica corporal. Mas necessrio repetir que os organizadores no o denominam corporal, o que muito significativo: faz-lo seria condicionar o empenho da coleo, subvertendo o processo de investigao; seria partir da lgica e no das inquietaes, incorporando um raciocnio de antemo. Da a opo dos organizadores por preferir lidar com o corpo singular, ao lidar com o grupal, desconfiando das grandes snteses do sculo 20. Nada fortuita a reflexo de Merleau-Ponty, mencionada no pargrafo anterior e publicada precisamente em 1945: pois se o corpo o piv do mundo, tema e unidade da Histria do Corpo,
A concepo de Merleau-Ponty est na Fenomenologia da percepo e citada por Georges Vigarello na Histria do Corpo, vol. 3, p. 8.  Prefcio Histria do Corpo, vol. 1, p. 11.  Vol. 1, p. 12.


178

rhaa 13

Resenhas que no se esquea a sua constituio orgnica carne e osso , pondo-se de lado a clssica dicotomia entre matria e ideia, certamente mais ideal que material. Particularmente, como se aplicaria uma histria do corpo histria da arte? Nenhum dos quatro artigos da coleo dedicados histria da arte o diz. Eles vasculham a presena e o tratamento do corpo na arte, como objeto e representao. Contudo, muitos dos 22 ensaios referem-se no s s obras de arte como tambm histria da arte, principalmente os ensaios sobre histria da medicina, da religio, da sexualidade e gneros. Essa interao uma das grandes qualidades da coleo interao proporcionada no apenas pelo assunto compartilhado como tambm pela conscincia que os autores tm uns dos outros. fcil compreender outro fator de unidade da Histria do Corpo: o ambiente culturalmente rico e multissecular no qual se encontram os autores. No seria preciso lembrar que a Histria do Corpo resulta, em parte, da prtica francesa intensa e contnua de elaborao de estudos coletivos, amplos e ambiciosos, cujo grande modelo a Enciclopdia; no seria preciso lembr-la, se no conviesse relevar o quanto essa prtica, em qualquer lugar do mundo, extremamente difcil. Por isso a Histria do Corpo ultrapassa a feliz convergncia de vozes num campo marcado por especializaes no obstante, ainda, a busca (consciente ou no) de muitos de ns pela grande sntese. E alm de o corpo pivotar o mundo, ele tambm um mediador conversa entre os intricados ramos do saber, muitos deles nascidos nesse meio milnio ao qual se dedicam os trs volumes. Os volumes sucedem-se em ordem cronolgica. Os dois primeiros possuem rigor historiogrfico aparentemente maior que do terceiro volume; mas isso apenas aparente, pois o terceiro volume, para alm de ser o mais fresco, debruou-se tambm sobre o surgimento do tema a todos eles. O terceiro volume coloca uma questo por que o corpo se tornou objeto primordial de tal pesquisa? , respondendo-a parcialmente: a prpria tradio investigativa imbuiu-se de cartesianismo, dando ao corpo, pelo menos at o sculo 19, um lugar secundrio no
Em toda a coleo, a rigor, encontramos os seguintes textos dedicados histria da arte: no volume 1, apenas um ensaio, de Daniel Arasse; no volume 2, dois ensaios, de Henri Zerner e Sgolne Le Men; no volume 3, apenas um ensaio (excetuando um sobre cinema e outro sobre dana), de Yves Michaud. Portanto, dos 22 ensaios, quatro so de histria da arte, ou seja, pouco mais de 18% so voltados especificamente histria da arte.


rhaa 13

179

Resenhas mundo das ideias. Na passagem ao sculo 20, porm, a relao entre o sujeito e o seu corpo comeou a ser definida em outros termos. A palavra novamente de Merleau-Ponty:
Nosso sculo apagou a linha divisria do corpo e do esprito e encara a vida humana como espiritual e corprea de ponta a ponta, sempre apoiada sobre o corpo... Para muitos pensadores do final do sculo 19, o corpo era um pedao de matria, um feixe de mecanismos. O sculo 20 restaurou e aprofundou a questo da carne, isto , do corpo animado.

Houve no incio do sculo 20 uma inveno do corpo, primeiro de forma psicanaltica, depois filosfica e, finalmente, antropolgica. Foram esses saberes, na opinio de Courtine, os propulsores da nova mirada ao corpo. A inveno artstica do corpo no por ele mencionada, e muito justamente, pois ao longo da prpria Histria do Corpo se percebe o quanto ela foi fundamental no perodo anterior: os artigos de Arasse e Zerner o evidenciam, atentando ao lugar central do corpo na arte, pelo menos at o sculo 19. No se pode dizer que o corpo no tenha sido central na arte do sculo seguinte, mas pode-se inferir que sua centralidade foi tomada principalmente pelas invenes psicanaltica, filosfica e antropolgica. Em suma, a abordagem do corpo foi menos prestigiada pela histria da arte no sculo 20, se comparada abordagem do corpo pelos outros trs campos. A sobrevivncia da histria da arte (e tambm da arte) no sculo 20 foi posta em dvida mesmo por historiadores da arte, dentre os quais Argan. Uma das explicaes simples: a arte invadiu a vida. Tal como um organismo microscpico, ela se infiltrou por toda parte, invisvel a olho nu. O corpo tornou-se suporte privilegiado, no apenas um meio (ou imagem) como o era anteriormente. Nessa transformao, a histria da arte foi vista como instrumento pouco til e assumida com reservas: ao historiador da arte o tempo presente parecia vaporoso, o futuro incerto; restava-lhe um passado slido, europeu e glorioso como material de trabalho. nesse sentido que a Histria do Corpo poderia se inserir, sem muita pretenso, num processo de restabelecimento da histria da arte, no qual o presente e mesmo o futuro , tanto quanto o passado, se torne um terreno legtimo de explorao. No seria esse terreno muito firme; mas tendo o corpo como piv, seria, sem dvida, mais palpvel.


Vol. 3, p. 7.

180

rhaa 13

Resenhas Corpo global Um ponto crucial da coleo tratar-se de uma histria do corpo europeu, sobretudo francs e ingls, algumas vezes norte-americano. Quase todos os dados e anlises referem-se a essas culturas. A ausncia do corpo mundial compreensvel por diversos motivos, mas no deixa de ser sentida, ansiada... e quem sabe se uma histria do corpo global, mais que internacional, no ultrapassaria as utopias e paradoxos para se transformar numa histria sensual? Quem sabe se, nas palavras de Pascal Ory, as novas concepes do universo, to propaladas pelos historiadores do sculo 20 e agrupadas na expresso mudana das mentalidades, no seriam redefinidas e ampliadas para uma mudana que seja, de fato, das corporalidades? A edio brasileira poderia ter reproduzido as imagens da edio original. E mesmo a traduo, de modo geral correta, deixou escapar deslizes que uma reviso mais acurada teria corrigido um exemplo menor: por que no traduzir Pierre Brueghel lAncien para Pieter Brueghel, o Velho? Houve uma boa mudana: as notas de fim de artigo da edio francesa foram transformadas em notas de rodap, mais prticas leitura. E o saldo final positivo: a empreitada nos trouxe, com apenas dois anos de diferena, um conjunto vasto e valioso de textos, incorporando-o com frescor no meio acadmico brasileiro, fato relativamente raro nesse mercado editorial. As linhas que encerram as mais de mil e quinhentas pginas da Histria do Corpo so as melhores para encerrarmos tambm por aqui. Elas mencionam uma frase de Foucault, de 1976: o sexo se tornou mais importante quase que nossa prpria vida. Trinta anos depois, Yves Michaud a modificou, suprimindo o quase e substituindo sexo por corpo: o corpo se tornou mais importante que nossa vida. A histria do corpo, de fato, apenas comeou. Alex Miyoshi Doutorando em Histria da Arte pelo IFCH/Unicamp Bolsista da Fapesp

Para Jean-Jacques Courtine, a histria do corpo faz pouco caso das fronteiras, sejam estas nacionais ou disciplinares. Vol. 3, p. 11.  Vol. 3, p. 158.


rhaa 13

181

You might also like