You are on page 1of 7

Giovanna Carranza Administrao Geral

Curso de Gesto de Pessoas - Mdulo II


01. Conceitualmente, recrutamento : (A) Um conjunto de tcnicas e procedimentos que visa atrair para a empresa os bons profissionais da concorrncia. (B) Um conjunto de tcnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organizao. (C) Um processo de contratao de pessoal qualificado e capaz de ocupar qualquer cargo dentro da organizao. (D) Um processo utilizado pelas empresas de grande porte para atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organizao. 02. O planejamento para o recrutamento composto por fases que so: I - Pesquisa Interna II - Pesquisa Mista III -Tcnica de recrutamento a aplicar IV- Pesquisa Externa V - Teste de conhecimento (A) I, II, III e IV (B) I, II e V (C) II, III e IV (D) I, III e IV

03. Para o mercado de Recursos Humanos, um candidato que est desempregado e no se encontra interessado em procurar um emprego considerado: (A) Disponvel e potencial. (B) Aplicado e real. (C) Aplicado e potencial. (D) Disponvel e real.

1 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

04. O Recrutamento externo pode utilizar-se de vrios recursos para sua realizao. Dentre esses, no se inclui: (A) Jornais (B) Revistas (C) Transferncias (D) Agncias de recrutamento 05. Em face das vantagens e desvantagens dos demais recrutamentos, uma soluo ecltica tem sido preferida pela maioria das empresas, o Recrutamento: (A) On-line (B) Misto (C) Interno (D) Externo 06. Das alternativas abaixo, assinale aquela em que todas as opes esto corretas: I Seleo o processo que visa escolher os candidatos para o recrutamento de pessoal em uma organizao. II - A seleo pode ser vista como um processo de deciso e comparao. III - A seleo responsabilidade de linha e Funo de staff. IV - A descrio e anlise de cargo o levantamento de caractersticas que o ocupante do cargo deve possuir. V A entrevista diretiva tambm chamada de entrevista informal. (A) I, II, III, IV e V (C) II, IV e V (B)II, III (D) III e I

07. No processo de seleo, o mtodo utilizado na colheita de informaes que realiza a previso aproximada do contedo do cargo e exigibilidade do ocupante denominado: (A) anlise do cargo no mercado (B) tcnica dos incidentes crticos (C) hiptese de trabalho (D) descrio e anlise de cargo 2 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

08. So condies Fundamentais para a conceituao dos cargos, exceto: (A) Contedo do cargo (B) Responsabilidade. (C) tica profissional. (D) Mtodos e processos de trabalho 09. um conjunto de tarefas (cargos horistas) ou atribuies (cargos mensalistas) exercidas de maneira sistemtica e reiterada por um ocupante do cargo: (A) Funo. (B) Descrio de cargos. (C) Treinamento. (D) Empenho. 10. So reas de requisitos na anlise dos cargos, exceto: (A) Requisitos mentais (B) Requisitos estticos (C) Requisitos fsicos (D) Condies de trabalho A partir de meados do sculo XX, diversas naes passaram a conviver em um ambiente em que o processo simultneo da globalizao econmica e as inovaes tecnolgicas representam um imperativo que no pode ser deixado de lado. Essa nova realidade exige das empresas que querem permanecer atuantes no mercado investimentos constantes em competitividade. As empresas se vem obrigadas, portanto, a apresentar produtos ou servio com qualidade, a preos competitivos. No Brasil, essa realidade no diferente e cada vez mais nossas empresas dependero da capacidade gerencial para aumentar sua competitividade, ou seja, reduzir os custos de produo e aumentar a qualidade de seu produto e de seus servios em relao aos concorrentes internacionais.

3 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

A partir do texto acima, possvel inferir que o mercado de recursos humanos depende diretamente do ambiente, que influencia as organizaes por meio de sua variedade de foras sociais, culturais, econmicas, polticas, tecnolgicas etc. Essas foras fogem ao controle da organizao; mais que isso, essas influncias ambientais se refletem tanto no mercado de trabalho quanto no de recursos humanos. Com relao a esse assunto, julgue os itens a seguir. 11. Tanto o mercado de trabalho quanto o mercado de RH sofrem variaes em funo do tempo e do espao (ambiente), o que permite considerar que so interdependentes e se interpretam. 12. Nula. 13. Nula 14. Nula. 15. Em situao de oferta de empregos, h ocorrncia de mais investimento em estratgias e treinamento de pessoal, com o objetivo de compensar as deficincias dos candidatos e aquecer os programas de promoo de empregados - antes que estes aproveitem as oportunidades externas , alm de intensificao das competies entre as empresas que utilizam o mesmo tipo de mo-deobra. 16. A rea de Recursos Humanos vem modificando sua concepo sobre as pessoas a partir da dcada de 1920, partindo de uma viso de homus economicus e homus social, para um posicionamento de valorizao das experincias das pessoas, e, depois, para valorizao de suas competncias. Os sistemas de recursos humanos acompanharam essas alteraes, e, seguindo uma seqncia cronolgica, podemos dizer que evoluram considerando trs fases que focam: a) exigncias da empresa, estrutura organizacional e vnculo com os funcionrios. b) Pagamento de salrios, tecnologia e vnculo com as tendncias de mercado. c) Controle administrativo, polticas internas e vnculo com as atividades da empresa. d) Exigncias legais, tcnicas de administrao de recursos humanos e vnculo com os objetivos estratgicos da empresa. e) Exigncias governamentais, mtodos de trabalho e vnculo com o clima organizacional. 17. Contribuir para a organizao alcanar seus objetivos e realizar sua misso, fornecer meios para a organizao ser competitiva e promover a satisfao dos empregados so objetivos da administrao de recursos humanos, entre outros. 18. Pela sua importncia, o planejamento de RH deve ser anterior elaborao dos planos de negcios da organizao.

4 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

19. Buscar o equilbrio entre os objetivos organizacionais e as necessidades dos empregados e obter baixos ndices de rotatividade so papis da administrao de RH. 20. A Administrao de RH uma rea que possui fim em si mesma. 21. As polticas de RH referem-se s maneiras pelas quais a organizao pretende lidar com seus membros e por intermdio deles, atingir os objetivos organizacionais, permitindo condies para o alcance de objetivos individuais. 22. O desenvolvimento organizacional parte do pressuposto de que no plenamente possvel o esforo no sentido de se conseguir que as metas dos indivduos se integrem com os objetivos da organizao. 23. O planejamento estratgico de recursos humanos visa satisfazer s necessidades da empresa em relao ao quadro de pessoal e tem sua elaborao derivada dos planos de negcio da organizao. 24. Novos papis na funo de Recursos Humanos: A) de foco no negcio, para foco na funo. B) de foco nos resultados fins, para foco interno e introvertido. C) de consultivo, para administrativo. D) de longo prazo para curto prazo, e imediatismo. E) de operacional e burocrtico, para estratgico. 25. As 3 (trs) etapas distintas pelas quais a rea de Recursos Humanos passou ao longo dom sculo XX foram: relaes industriais, recursos humanos e _______________________. A) gesto de processos. B) gesto de tecnologia. C) gesto de empowerment. D) gesto de pessoas. E) gesto de objetivos.

5 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

26. O processo pelo qual a administrao assegura que dispe de quantidade e tipo de pessoal correto, no local correto e no momento correto, capazes de concluir com eficcia as tarefas que ajudaro a organizao a alcanar seus objetivos globais denomina-se a) anlise de cargos b) planejamento de recursos humanos c) especificao do cargo d) seleo de pessoas e) treinamento e capacitao 27. Conhecimento, habilidades e capacidade dos indivduos, que tem valor econmico para a organizao denominado capital a) social b) humano c) intelectual d) tcnico e) operacional 28. As atividades relacionadas ao recrutamento e seleo so, respectivamente. A) a identificao de mo-de-obra qualificada e a entrevista. B) a triagem e a escolha do candidato pela rea de RH. C) as aes de atrao e a escolha comparativa de candidatos. D) a aplicao de testes e a entrevista. E) a avaliao psicolgica e a entrevista.

6 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

29. O conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organizao denomina-se: A) treinamento. B) equipe de trabalho. C) remunerao. D) recrutamento. E) desenvolvimento organizacional. 30. Recrutamento o processo que objetiva atrair candidatos alegadamente qualificados para ocupar cargos da organizao. 31. A seleo de recursos humanos o processo que visa selecionar o profissional com a mxima qualificao para o cargo vago na organizao. 32. Nas organizaes o recrutamento pode ser interno ou externo. No setor pblico, feito por meio da divulgao de editais de concurso pblico para as funes efetivas. 33. O recrutamento, para ser eficaz, deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleo. 34. A seleo de pessoal visa aperfeioar os empregados de uma empresa, de forma a garantir eficcia organizacional sem dispender muito tempo em treinamentos 35. A gesto de pessoas envolve seis processos bsicos: agregar pessoas, aplicar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas e monitorar pessoas. As atividades de recrutamento e seleo esto enquadradas no processo agregar pessoas. 36. A manuteno e a conservao da cultura organizacional existente motivao, encorajamento do desenvolvimento profissional dos empregados e impedimento da entrada de novas idias so caractersticas do processo de recrutamento externo. GABARITO: 1-B; 2-D; 3-A; 4-C; 5-B; 6-B; 7-D; 8-C; 9-A; 10-B; 11-V; 12-nula; 13-nula; 14-nula; 15-V; 16-A; 17-V; 18-F; 19-V; 20-F; 21-V; 22-F; 23-V; 24-E; 25-D; 26-B; 27-B; 28-C; 29-D; 30-V; 31-V; 32-V; 33-V; 34-F; 35-V; 36-F

7 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

You might also like