You are on page 1of 4

Resumo do Volume XIX de Sigmund Freud: O Ego e o Id

(Lucia Schaefer- 2005) Aps constatar que o ego pode tambm ser inconsciente, Freud, que at o momento do captulo XIX de sua obra, havia voltado seus estudos para o consciente, na inteno de aprender mais sobre o inconsciente, entendeu que, para conhec-lo melhor, se fazia necessrio torn-lo consciente. Porm,

surgiram os seguintes questionamentos: Como isso possvel? / O que queremos dizer quando dizemos tornar algo consciente? / Como que isso pode ocorrer?. Conforme veremos a seguir, uma vez formulados tais questionamentos, Freud encontrou um norte para seguir com sua pesquisa.

Partindo do principio de que as percepes recebidas de fora (sensrias) e de dentro (sensaes e sentimentos) seriam conscientes desde o princpio mas que dificilmente descobriria se os processos internos avanariam para a superfcie gerando a conscincia ou se a conscincia que alcanaria os processos internos Freud pensou que uma idia sua, anteriormente sugerida, de que um pensamento do inconsciente se efetuaria em algum material que permanece desconhecido e de que o pensamento do pr-consciente, alm de tambm estar em material desconhecido, estaria colocado em vinculao com representaes verbais seria uma terceira possibilidade.

A partir dessa terceira possibilidade Freud formulou as seguintes questes: Como uma coisa se torna pr-consciente? E pensou na seguinte resposta: Posto que as representaes verbais so resduos de lembranas podem essas, como todos os resduos mnmicos (memria permanente e inerradicvel), novamente tornar-se conscientes Vinculando-se s

representaes verbais que lhe so correspondentes pelo fornecimento de vnculos intermedirios ao pr-consciente atravs do trabalho de anlise.

Todavia, a constatao de que so claras as percepes externas com o ego mas que as internas com o mesmo merecem investigao especial mais uma vez deu lugar dvida. Freud queria saber se acertara ao referir a

totalidade da razo da conscincia ao nico sistema superficial perceptivo consciente. Segundo ele, muito pouco se conhece sobre as percepes internas.

Para Freud as sensaes pertencentes srie prazer-desprazer, porque so mais elementares do que as que surgem externamente e porque podem ocorrer embora a conscincia esteja enevoada, podem ser consideradas como os melhores exemplos de percepes internas. Conforme Freud, as sensaes de natureza prazerosa no tm nada de inerentemente impelente nelas, enquanto que as desprazerosas o tm no mais alto grau.

Freud chamou prazer o que se torna consciente e desprazer um algo quantitativo e qualitativo que se comporta como um impulso reprimido que, no curso dos eventos mentais, s se torna consciente como desprazer quando se d resistncia a fora impulsiva de tal impulso e afirmou que a pesquisa clnica demonstra que tambm as sensaes e os sentimentos s se tornam conscientes atingindo o sistema perceptivo, ou seja, no que toca a sentimentos, o pr-consciente posto de lado, esses so conscientes ou inconscientes.

A partir de ento ficou claro para Freud que os processos internos de pensamento so transformados em percepes atravs da interposio das representaes verbais e ele afirmou que quando uma hipercatexia (catexia = quantidade de energia acumulada) do processo de pensamento se efetua, os pensamentos so realmente percebidos como se proviessem de fora e, consequentemente, so considerados verdadeiros.

Agregando aos esclarecimentos relacionados acima as consideraes da teria de Groddeck que props chamar ego a entidade localizada numa parte da mente que tem incio no perceptivo (Pcpt.) e comea por ser pr-consciente (Pcs.) e, a outra parte da mente, pela qual essa entidade se estende e que se comporta como se fosse inconsciente, de id, Freud, examinou o homem como um id psquico, desconhecido e inconsciente, sobre cuja superfcie repousa o ego, desenvolvido a partir de seu ncleo, o sistema perceptivo (Pcpt.).

Colocamos abaixo a representao diagramtica de Freud (figura 1) assim como sua explicao: O ego no envolve completamente o id mas apenas at o ponto em que o sistema perceptivo forma a sua superfcie; O ego no se acha nitidamente separado do id, sua parte inferior funde-se com ele; Mas o reprimido tambm se funde com o id, e simplesmente uma parte dele; O reprimido s se destaca nitidamente do ego pelas resistncias da represso, e pode comunicar-se com o ego atravs do id; O ego usa um receptor acstico, de um lado apenas.

Figura 1

A partir de tais explicaes, Freud concluiu que: O ego a parte do id que foi modificada pela influncia do mundo externo, por intermdio do perceptivo consciente (Pcpt.-Cs.); O ego procura aplicar a influncia do mundo externo ao id e s tendncias deste, e esfora-se por substituir o princpio do prazer, que reina irrestritamente no id, pelo princpio da realidade; O ego representa o que pode ser chamado de razo e senso comum; Alm da influncia do sistema perceptivo (Pcpt.) parece ter desempenhado papel em ocasionar a formao do ego e sua diferenciao do id o prprio corpo da pessoa que ao tato produz duas sensaes, uma das quais pode ser equivalente a uma percepo interna;

O ego , primeiro e acima de tudo, um ego corporal; no simplesmente uma entidade de superfcie, mas , ele prprio, a projeo de uma superfcie.

Freud findou suas anlises desmistificando a idia de escala social ou tica de valores, que trs em seu bojo a crena de que funo mental alta tem assegurado seu lugar na conscincia, afirmando que no apenas o mais baixo, mas tambm o que mais elevado no ego, pode ser inconsciente. E que mesmo operaes intelectuais sutis e difceis, que ordinariamente exigem reflexo vigorosa, podem igualmente ser executadas pr-conscientemente e sem chegarem conscincia.

You might also like