You are on page 1of 3

14/08/2013 10h53 - Atualizado em 14/08/2013 14h17

Aps mortes, Egito decreta estado de emergncia e toque de recolher


Pelo menos 149 morreram na represso da polcia a islamitas pr-Morsi. Vice-presidente interino ElBaradei demitiu-se por discordar do massacre.
Do G1, em So Paulo 357 comentrios O governo do Egito anunciou nesta quarta-feira (14) a imposio de estado de emergncia, por um ms, aps os confrontos entre foras de segurana e islamitas que mataram 149 pessoas e deixaram 1.403 feridos, segundo a TV estatal.

O estado de emergncia comeou s 16h locais (11h de Braslia). A presidncia pediu ao exrcito que ajude o Ministrio do Interior a "impor a ordem" no dividido pas, o mais populoso dos pases rabes. Tambm foi imposto toque de recolher no Cairo e em 11 provncias, de 19h s 6h. O massacre provocou repdio internacional e levou o vice-presidente interino do Egito, Mohamed ElBaradei, a anunciar sua renncia ao cargo pouco depois da implantao do estado de emergncia. Crise aps golpe militar Segundo a imprensa local, os confrontos seguem intensos na capital do pas, cada vez

mais afundado na crise poltica aps a derrubada do presidente islamita Morsi, no incio de julho, por um golpe militar. Os islamitas pedem que ele seja reconduzido ao cargo. Os militares prometeram uma transio de volta democracia.

Veculo policial empurrado para fora de uma ponte por manifestantes perto do maior acampamento de apoiadores de Mohamed Morsi no Cairo; policiais que estavam dentro do veculo ainda foram agredidos por manifestantes (Foto: Aly Hazzaa/Sabry Khaled/El Shorouk Newspaper/AP) Segundo o Ministrio da Sade, 149 pessoas morreram e outras 1.403 ficaram feridas. O porta-voz do ministrio, Hamdi Abdel Karim, disse que entre os mortos esto policiais e civis. O nmero de mortes deve aumentar, medida que novos relatos de violncia em vrios pontos do pas surgem. A Irmandade Muulmana e a imprensa falam em at 600 mortos. Eles tambm relatam que a filha de 17 anos um de seus lderes, Mohammed al-Beltagui, est entre os mortos. Ela teria sido baleada no peito e nas costas durante o avano da polcia na praa de Rabaa al-Adawiya

As foras de segurana - com policiais, blindados e helicpteros - atacaram acampamentos dos seguidores do deposto presidente, Mohammed Morsi. A tropa de choque da polcia, usando mscaras de gs, aproximou-se agachada atrs de veculos blindados pelas ruas ao redor da mesquita Rabaa al-Adawiya, no nordeste do Cairo, onde milhares de apoiadores de Morsi mantinham uma viglia. Horas aps o incio do estado de emergncia, milhares de islamitas que ocupavam uma praa no Cairo deixaram o local, que foi totalmente controlado pela polcia.

You might also like