You are on page 1of 83

ORAMENTO PBLICO

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

ORAMENTO PBLICO

Na literatura e na doutrina, em funo do aspecto enfocado e da formao do autor, encontram-se diversos conceitos de oramento. A seguir so apresentados alguns.
Ato pelo qual o Poder Legislativo prev as receitas e autoriza, por certo perodo e em pormenor, as despesas destinadas ao funcionamento dos servios pblicos e outros fins adotados pela poltica econmica ou geral do pais (ALIOMAR BALEEIRO, 1997). uma lei nua de efeito concreto, estimando as receitas e fixando pormenorizadamente as despesas, necessrias execuo da poltica governamental (prestao de bens e servios pblicos e outros fins visando atingir o bem comum) (HARADA, 1999). uma lei de iniciativa do poder Executivo e aprovada pelo poder Legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administrao governamental. Essa lei deve ser elaborada por todas as esferas de governo em um exerccio para, depois de devidamente aprovada, vigorar no exerccio seguinte. (ABOP - Associao Brasileira de Oramento Pblico), Glossrio de termos oramentrios e afins. A Lei do Oramento conter a discriminao da receita e despesa de forma a evidenciar a poltica econmica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princpios de unidade universalidade e anualidade. (Art. 2 da Lei n4.320, de 17-3-1964).

CONSTITUIO DE 1988 - NORMAS SOBRE PLANEJAMENTO/ORAMENTO

As Constituies Federal e a Estadual prevem trs instrumentos bsicos de planejamento e oramento aprovados por leis especficas, cujos projetos so da iniciativa do Poder Executivo, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.
Art. 165 - CF Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais.

As Constituies Federal e Estadual prevem que Lei Complementar dispor sobre: normas sobre finanas pblicas, compreendendo: dvida pblica interna e externa; concesso de garantias pelas entidades pblicas; emisso e resgate de ttulos da dvida pblica; fiscalizao das instituies financeiras; operaes: de cmbio realizadas por rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e
2

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

dos Municpios; compatibilizao das funes das instituies oficiais de crdito da Unio; o exerccio financeiro, a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias e da lei oramentria anual, assim como estabelecer normas de gesto financeira e patrimonial da administrao direta e indireta, e condies para a instituio e funcionamento de fundos. Parte das primeiras matrias esto reguladas pela Lei Complementar n 101, de 4.5.2000, que estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade da gesto fiscal. E os assuntos referidos no segundo item, enquanto no for promulgada a Lei Complementar especifica, esto regidos pelas normas da Lei n 4.320, de 17-3-1964, desde que no contrariem as disposies constitucionais e da LC n 101/2000.

INOVAES DA CONSTITUIO DE 1988

1. Redefinio da repartio de receitas entre os Entes federativos (Unio, Estados, D. F. e Municpios) e de suas competncias; 2. Fortalecimento e Integrao das funes de Planejamento e Oramento, com a instituio de trs instrumentos: PPA, LDO E LOA; 3. Ampliao da abrangncia dos oramentos, compreendendo o Fiscal, o da Seguridade Social e o de Investimentos das Empresas; 4. Recuperao das prerrogativas do Poder Legislativo: participao na definio de diretrizes, objetivos, prioridades e metas do Governo; participao na alocao de recursos oramentrios: emendas; exame dos instrumentos oramentrios e acompanhamento e fiscalizao da sua execuo: Comisso Mista de Oramento; eliminao do decurso de prazo para aprovao dos oramentos.

LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL: Pressupostos e Objetivos Bsicos 1 Ao planejada e transparente

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

2 Preveno de riscos e correo de desvios que possam afetar o equilbrio das contas pblicas; 3 Estabelecimento e cumprimento de metas fiscais relativas a receita, despesa, resultados primrio e nominal e montante da dvida 4 Obedincia a limites e condies visando ao equilbrio das contas pblicas, referentes: renncia de receita; gerao de despesas ou assuno de obrigaes em decorrncia da criao, expanso ou aperfeioamento da ao governamental ou da criao de despesa obrigatria de carter continuado; s transferncias voluntrias; destinao de recursos pblicos para o setor privado, tanto para atender necessidades de pessoas fsicas como para cobrir dficits de manuteno; s dvidas consolidada e mobiliria; s operaes de crdito, inclusive das operaes por antecipao de receita oramentria; concesso de garantias e contra garantias; gerao de despesas no final de mandato, a exemplo de aumento de pessoal e inscrio em restos a pagar; 5 garantia de uma gesto patrimonial responsvel no que se refere s disponibilidades de caixa e preservao do patrimnio pblico

PLANO PLURIANUAL - PPA: Normas Constitucionais

a) Contedo O Plano Plurianual o instrumento da ao governamental que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica e as despesas de capital e outras delas decorrentes e relativas aos programas de durao continuada.

b) Outras disposies constitucionais: os oramentos fiscal e de investimentos das empresas devem ser

compatibilizados com o plano plurianual;


4

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

o inicio de qualquer investimento, cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro, depender da sua prvia incluso no plano plurianual, ou em lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. os planos e programas nacionais, regionais e setoriais sero elaborados em consonncia com o PPA e aprovados pelo Congresso Nacional ou Assemblia Legislativa.

c) A Proposta do PPA compem-se dos seguintes documentos: Mensagem; Projeto de Lei; Anexo 1 Programas do Poder Executivo; e Anexo II Programas dos Poderes Legislativo, Poder Judicirio e Ministrio Pblico.

d) Prazos: para envio do projeto de lei do PPA, no primeiro exerccio do mandato: Unio - ao Congresso Nacional,at 31 de agosto. Estado da Bahia - Assemblia Legislativa, at 31 de agosto. para devoluo ao Poder Executivo, at o encerramento da segunda sesso legislativa.

e) Vigncia: Do segundo exerccio do mandato governamental at o primeiro do mandato subseqente.

Etapas do Plano Plurianual

a) Preparao, compreendendo os estudos e anlises desenvolvidos para fundamentar a elaborao do PPA, com destaque para a caracterizao scioeconmica e poltica do Estado; a identificao das estratgias e objetivos gerais; a previso da receita para o perodo; inventrios dos programas governamentais; b) Definio da Estratgia Setorial e validao e elaborao de programas setoriais; c) Validao dos programas setoriais e Consolidao do plano; d) Apreciao e Aprovao da Assemblia Legislativa;
5

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

e) Sano e promulgao da Lei pelo Poder Executivo; f) Execuo, onde se destaca a instituio do modelo de gerenciamento dos programas, e a definio anual das prioridades e metas a serem estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias e dos projetos e atividades integrantes da lei oramentria; g) Avaliao, quando so analisados os resultados de cada programa, e os impactos do plano quanto aos aspectos global, setorial e regional.

INTEGRAO PLANEJAMENTO E ORAMENTO

A Constituio Federal concebe duas modalidades de planos. A primeira envolve os chamados planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e a outra modalidade o plano plurianual, voltado programao da administrao pblica e claramente idealizado como guia plurianual para as autorizaes oramentrias anuais. A integrao entre as funes de planejamento e oramento est devidamente explicitada na Constituio de 1988, quer pela criao dos seus instrumentos bsicos - plano plurianual, lei de diretrizes e oramentos anuais principalmente pela introduo da LDO que, alm de constituir novidade, tem como finalidade destacar, da programao plurianual, as prioridades e metas a serem contempladas nos oramentos anuais e orientar a sua elaborao, quer pela exigncia de compatibilizao entre estes instrumentos. Medidas de Modernizao e Integrao do Planejamento e Oramento

a) Ordenamento da ao governamental por Programas, que sero estabelecidos no Plano Plurianual; e instituio do modelo de gerenciamento de Programa e de sistema de informaes voltados para a avaliao dos objetivos estratgicos do Governo, da execuo e dos resultados dos programas, seus projetos e atividades (Decreto n. 2.829/98); b) Agregao das despesas pblicas por Funes e Sub-funes, representando as reas e subreas de competncia ou de atuao do setor pblico, e a definio

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

das categorias que comporo a estrutura programtica do governo projeto, atividade, operao especial (Portaria n. 42/99); c) Estabelecimento de normas voltadas para a responsabilidade fiscal, cujos pressupostos bsicos so o planejamento e a transparncia do plano plurianual, das diretrizes oramentrias, dos oramentos, das prestaes de contas e dos relatrios bimensais e quadrimestrais de execuo oramentria e da gesto fiscal. Sendo garantida esta transparncia pela divulgao e disponibilizao dos referidos instrumentos, a participao popular e a realizao de audincias pblicas (Lei Complementar. n. 101/2000 Lei da Responsabilidade Fiscal). d) Atualizao da Classificao das Despesas por Categoria Econmica e quanto Natureza atravs da publicao da Portaria Interministerial n 163, de 4.5.2001, atualizada pelas Portarias ns. tendo em vista a consolidao das Contas Pblicas no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.

NOVA METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO DAS AES DE GOVERNO


(Decreto n 2.829198: normas para a elaborao e execuo do PPA)

Mudanas na Administrao Pblica pelo Planejamento:

1 Viso Estratgica: cenrio idealizado para o futuro; 2 Programas: transparncia para a alocao de recursos e a obteno de resultados; 3 Gerenciamento: responsabilizao por custos e resultados; 4 Informao: controle poltico e social das aes de governo; 5 Avaliao: aperfeioamento contnuo dos programas e aes governamentais; 6 Integrao: pelo programa, entre as funes de planejamento e oramento, entre as esferas de governo e entre o governo e o setor privado.

1. Viso Estratgica: cenrio idealizado para o futuro

As aes finalsticas e continuadas do governo devem ser estruturadas em Programas orientados para a consecuo dos objetivos estratgicos estabelecidos para o perodo do plano plurianual.
7

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Ao finalstica: aquela que proporciona bem ou servio para atendimento direto a demandas, necessidades ou problemas da sociedade. Ao Continuada: aquela que assegura a manuteno e continuidade da prestao do servio pblico, contendo metas de qualidade e de produtividade. Objetivos estratgicos: escolha seletiva dos problemas que se busca solucionar tendo em vista o cenrio idealizado para o futuro, sobre os quais o Governo capaz de atuar, diretamente ou incentivando o setor privado, para minimiz-los ou extingui-los. Base Estratgica constituda de: anlise da situao econmica e social; definio das diretrizes, objetivos e prioridades do Governo e das reas setoriais; previso e distribuio dos recursos oramentrios.

2. Programas

Instrumento de organizao da ao governamental, definidos no plano plurianual de cada governo, compreendendo: um conjunto articulado de aes (projeto, atividade, operao especial e outras aes) organizaes e pessoas motivadas por um objetivo comum; unidade de gesto do plano; mdulo de ligao entre planejamento e oramento; espao para parcerias com outras esferas de governo e com o setor privado. Componentes do Programa: objetivo; rgo responsvel; valor global; indicador: associado ao objetivo, quantifica a situao que o programa visa modificar; metas: quantidade de bens e servios necessrios para atingir o objetivo; pblico alvo;
8

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

prazo de concluso; fonte de financiamento; aes no Integrantes do oramento: parcerias outras esferas de governo, setor privado. Formulao e seleo dos Programas: orientadas por objetivos estratgicos e reviso de recursos, buscando a descentralizao, a integrao entre as esferas de governo e estimular parcerias e fontes alternativas de recursos.

3. Modelo de Gerenciamento: uma unidade de gesto responsvel para gerir o programa uno ou multi setorial; controle e avaliao de custos, produo e resultados; apoio de sistema de informaes, de forma contnua e em tempo real; profissional capacitado em gesto estratgica.

4. Avaliao: avaliao anual da consecuo dos objetivos estratgicos para subsidiar a elaborao da LDO; avaliao fsica e financeira do Programa, projetos e atividades, pela unidade responsvel, visando: aferir os resultados com referencia aos objetivos e as metas fixados; subsidiar a alocao de recursos pblicos e a poltica de gastos; evitar a disperso e o desperdcio de recursos. avaliao social para medir o grau de satisfao da sociedade quanto aos bens e servios ofertados pelo poder pblico.

PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS: Tipos e Requisitos para sua constituio

a) Tipos de Programa Tendo em vista os objetivos, so identificados quatro tipos de Programas:

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Programas finalsticos, aqueles que resultam em bens ou servios ofertados diretamente sociedade; cujo impacto sobre o pblico alvo deve ser medido por indicador(es) previamente estabelecido(s). Programas de Gesto de Polticas Pblicas, os que abrangem aes de gesto de Governo, compreendendo as atividades de planejamento, oramento, controle interno, sistemas de informao e diagnstico de suporte formulao, coordenao, superviso, avaliao e divulgao de polticas pblicas. Esses Programas devem assumir denominao especfica de acordo com a misso institucional de cada rgo, podendo haver um s programa, como no caso daquele com misso finalstica, ou mais de um, quando desempenha atividades sistmicas. Programas de Servios ao Estado, so os que resultam em bens ou servios ofertados diretamente ao Estado, por instituies criadas para esse fim especifico. Programas de Apoio Administrativo, so aqueles constitudos pelo conjunto de despesas administrativas (manuteno e conservao de servios administrativos, de bens mveis e imveis, de transportes, aes de informtica que servem de apoio ao desenvolvimento de servios administrativos e tcnicos, remunerao de pessoal ativo, civil e militar) e outras que colaboram para a consecuo dos objetivos dos programas sejam finalsticos ou no. Essas despesas, quando claramente relacionadas aos demais programas, podem neles ser alocadas em ttulos que especifique claramente seu contedo. A cada Secretaria ou rgo diretamente subordinado ao Governador, inclusive as entidades de Administrao Indireta a eles vinculadas corresponde um nico Programa de Apoio Administrativo.

b) Requisitos para a Constituio de um Programa:

Os programas devem ser constitudos contendo os seguintes atributos:

1. objetivo claramente definido, que: mantenha alinhamento com as orientaes estratgicas do Governo;

10

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

refira-se expressamente a soluo de problema ou atendimento de demanda da sociedade, mediante um conjunto articulado de projetos, atividades e operaes especiais; estimule a gerao de receita prpria e a alavancagem de outros recursos alm dos oramentrios, como os oriundos de parcerias com a Unio, Municpios e o setor privado; seja passvel de mensurao por um ou mais indicadores; seja exeqvel em termos poltico, econmico, tcnico, financeiro e

administrativo. 2. Identificao precisa do pblico-alvo que se deseja atender diretamente, cujas caractersticas devem apresentar um grau elevado de homogeneidade; 3. relaes consistentes, de causa e efeito, entre o problema a resolver, o objetivo, o indicador, o conjunto de projetos e atividades e das demais aes previstas e respectivas metas, possibilitando a mensurao de produtos ou resultados alcanados e sua comparao com aqueles estabelecidos; 4. escala adequada a um gerenciamento eficaz: no to amplo que torne difcil seu gerenciamento, mas com urna dimenso suficiente para que o seu impacto na sociedade justifique a criao de um programa no mbito do Governo. LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS LDO

a) Contedo previsto na Constituio Federal (art. 165, 2., e art. 169, 1.) e na Constituio Estadual (arts. 159 2, 162 e 111, 4)

A LDO, devidamente compatibilizada com o plano plurianual, conter: as meta e prioridades da Administrao Pblica, incluindo as despesas de capital, para o exerccio seguinte; orientaes para a elaborao da lei oramentria anual; disposies sobre as alteraes na legislao tributria; a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento; autorizao especfica para a concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, criao de cargos ou alterao de estrutura de carreiras, bem como admisso de pessoal, a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da
11

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

administrao direta ou indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, ressalvadas as empresas de economia mista; os limites para a elaborao da proposta oramentria dos Poderes Judicirio e Legislativo.

b) Contedo previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n101/2002)

A Lei Complementar n. 101/2000, dentro dos princpios da responsabilidade e transparncia da gesto fiscal, mediante, tambm, o incentivo participao popular e realizao de audincias pblicas durante os processos de elaborao e de discusso dos planos, da lei de diretrizes oramentrias e dos oramentos, estabelece que, alm do contedo previsto na Constituio, a LDO dever dispor sobre: o equilbrio entre receitas e despesas, incluindo critrios e forma de limitao de empenho, que ser efetivada na hiptese de se verificar, ao final de cada bimestre, que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento dos resultados primrio e nominal estabelecidos; normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; o montante da Reserva de Contingncia, definido com base na receita corrente lquida, destinado ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos; a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso; o montante da despesa considerada irrelevante no caso de criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental; exigncias para a realizao de transferncias voluntrias aos municpios, entendidas essas como a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federao, a titulo de cooperao, auxilio ou assistncia financeira, que no decorra de determinao constitucional, legal ou os destinados ao Sistema nico de Sade independentemente das previstas na prpria Lei; condies com vistas a destinao de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas fsicas ou dficits de pessoas jurdicas;

12

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

regras para incluso de novos projetos na lei oramentria ou em crditos adicionais, que depender: da previso ou autorizao, por lei, de incluso do investimento no plano plurianual, quando a sua durao for superior a um exerccio financeiro; do atendimento adequado aos projetos em andamento e da consignao de dotaes destinadas conservao do patrimnio pblico;

A LDO, segundo a LRF, deve ser acompanhada pelos seguintes anexos: Anexo de Metas Fiscais, estabelecendo, para o exerccio a que se refere a LDO e os dois seguintes, as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica; e contendo: avaliao do cumprimento das metas anuais: evoluo do patrimnio liquido; avaliao da situao financeira e atuarial dos regimes geral de previdncia social e prprio dos servidores pblicos e dos demais fundos pblicos e programas estatais de natureza atuarial; demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado; Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas.

c) Prazos: para envio ao Poder Legislativo do projeto de LDO: na Unio, at 15 de abril (CF, art. 35, 2., inciso II, do ADCT); no Estado da Bahia, at 15 de maio, (CE, art. 160, 6, inciso II),

LEI ORAMENTRIA ANUAL - LOA

1 Normas da Constituio Federal e da Constituio Estadual

a) Composio da Lei Oramentria Anual (CF, art. 165, 5, e CE, art. 159, 5):
13

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

oramento fiscal, incluindo todas as receitas e despesas, referentes aos Poderes do Estado, seus fundos, rgos da administrao direta, autarquias, fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, oramento de investimento das empresas em que o Estado, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital com direito a voto; oramento da seguridade social, abrangendo todos os rgos e entidades da administrao direta ou autrquica, bem como os fundos e fundaes institudas pelo Poder Pblico, vinculados sade, previdncia e assistncia social.

b) Matria da Lei Oramentria Anual (CF, art. 165, 8, e CE, arts. 159, 6 e 8: e 165, 6) Constitui matria exclusiva da lei oramentria a previso da receita e a fixao da despesa, podendo conter, ainda segundo a norma constitucional: autorizao para abertura de crditos suplementares; e autorizao para contratao de operaes de crdito, na forma da lei. A lei oramentria ser, tambm, acompanhada do seguinte: quadro de pessoal a ser adotado no exerccio, por rgo de cada Poder, destacando as necessidades de admisso; previso total de gastos com propaganda, promoo e divulgao das aes do Estado. demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrentes de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. Entidades, que deve acompanhar o Projeto de Lei.

c) Compatibilizao e funo dos oramentos: Os oramentos fiscal e de investimentos (CF, art. 165, 7., e CE sero compatibilizados com o plano plurianual; tero a funo de reduzir as desigualdades inter-regionais, segundo critrios de populao e renda per capita. As emendas ao projeto de lei oramentria anual ou aos projetos que o modifiquem tero que ser compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias, para serem aprovadas (CE, art. 160, 3).
14

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

d) Prazos para envio do projeto de lei, oramentria ao Poder Legislativo: na Unio, at 31 de agosto (CF, ADT, art. 35, 2., III) no Estado da Bahia, at 30 de setembro (CE, ADT, art. 160, 6., III)

e) Divulgao da execuo oramentria (CE,art. 159, 3) No prazo de trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, o Poder Executivo publicar relatrio resumido da execuo oramentria.

2. Normas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n. 101, de 4.5.00)

A LRF reza que, alm dos quadros previstos na legislao especfica, a LOA deve ser acompanhada de: demonstrativo da compatibilidade da programao dos oramentos com o Anexo das Metas Fiscais, constante da LDQ; demonstrativo regionalizado do efeito, sobre receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia; as medidas de compensao a renncias de receita e ao aumento de despesas obrigatrias de carter continuado.

OS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: Vedaes Constitucionais

(1) o incio de programas e projetos no includos na LOA; (2) a concesso ou utilizao de crditos ilimitados; (3) a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios; (4) a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, salvo as autorizadas por crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa; (5) a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem a indicao dos recursos;

15

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

(6) a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro; (7) a utilizao de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos, sem autorizao legislativa especifica; (8) a transferncia voluntria de recursos e a concesso de emprstimos, inclusive por ARO, pela Unio ou Estados, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do DF e dos Municpios; (9) a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, salvo: a repartio da arrecadao dos impostos (arts. 158 e 159); a destinao de recursos para a manuteno e o desenvolvimento do ensino (art. 212); a prestao de garantias s operaes de ARO (art. 165, 8); a prestao de garantias ou contragarantia Unio e para pagamento de dbitos com esta (art. 167, 4); a destinao de recursos para aes e servios de sade (EC n 29/2000). (10) a instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa; (11) a utilizao dos recursos oriundos das contribuies sociais incidentes sobre a folha de salrios ou outros rendimentos pagos pelo empregador ou do trabalhador e dos demais segurados (art. 195,I,a, e II), para a realizao de despesas diferente dos benefcios de previdncia geral.

PRINCPIOS ORAMENTRIOS

Os princpios oramentrios constituem-se em regras que, nos primrdios da instituio do oramento pblico, quando predominavam seus aspectos poltico e jurdico, auxiliavam o controle legislativo sobre o governante. Dessa forma, o oramento pblico apresentava-se como forma de restringir e disciplinar a atividade financeira do Estado. Esses princpios, alm de ajudar a compreender algumas categorias histricas do processo oramentrio, servem como orientaes na elaborao, execuo e controle dos oramentos, sem, todavia, se constiturem em mandamentos ou dogmas. Alguns desses princpios integram a legislao brasileira,
16

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

que, muitas vezes, os dispositivos que os estabelecem, logo a seguir, efetuam excees aos mesmos.

PRINCPIO DA UNIDADE Este princpio preconiza a existncia de um s documento oramentrio, englobando todas as receitas e despesas do ente pblico, o que permite: ao legislativo uma viso global e melhor controle das operaes financeiras do Estado; o confronto dos totais e das receitas e despesas, para determinar a existncia de equilbrio, supervit ou dficit oramentrio. Ao lado desse princpio, os autores clssicos recomendavam a unidade de caixa, que constituindo em fundo geral, para ele deveriam convergir todas as receitas e despesas, evitando-se vinculaes de receita a fins, rgos ou despesas especficos. Nos ltimos tempos, com a diversificao do aparelho estatal, tendo em vista o desempenho de funes econmicas pelo Estado, foram criadas as entidades paraestatais de carter empresarial, que se afastavam completamente do sistema oramentrio-financeiro centralizado. Em razo do que, segundo Giacomoni, a doutrina tratou de reconceituar o princpio de modo a abarcar essas novas situaes administrativas, como o princpio da totalidade, pelo qual se respeitava a descentralizao administrativa, por divises territoriais e servios, propondo a consolidao dos mltiplos oramentos de forma a permitir uma viso global das finanas pblicas. A Constituio de 1988 segue, em linhas gerais, esse modelo. Respeita a autonomia das entidades da administrao indireta, mas consolida seus oramentos com o do ente centralizado na lei oramentria anual, que compreende: o oramento fiscal, abrangendo os Poderes, seus rgos, fundos e entidades da Administrao indireta; o oramento de investimento das empresas estatais; e o oramento dos rgos, fundos e entidades vinculados seguridade social. Base Legal: art. 165, 5, da Constituio Federal e art. 2 da Lei 4.32O/64.

PRINCPIO DA UNIVERSALIDADE E DO ORAMENTO BRUTO

17

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

O princpio da universalidade recomenda que todas as receitas e despesas dos Poderes, seus rgos, fundos e entidades da Administrao indireta, devem constar no oramento uno. Essa regra considerada, pelos estudiosos, como indispensvel para o controle parlamentar sobre as finanas pblicas, uma vez que: permite ao Poder Legislativo, conhecer todas as receitas e despesas, dando previamente a autorizao para a respectiva realizao; assim como, o total das despesas e a correspondente necessidade de tributos para atend-las; impede ao Poder Executivo de executar despesa sem a prvia autorizao parlamentar. Base legal: art. 165, 5, da Constituio Federal e arts. 2, 3, pargrafo nico, e. 4 da Lei 4.320/64. Junto ao princpio da universalidade surgiu o do oramento bruto, com o mesmo objetivo de facilitar o controle financeiro pelo legislativo. A Lei n. 4.320/64, em seu art. 6, dispe sobre este princpios nos seguintes termos todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues: E, no 1 do mesmo artigo, esclarece aplicao do princpio as cotas de receita que uma entidade pblica deva transferir a outra incluir-se-o, como despesa, no oramento da entidade obrigada transferncia e, como receita, no oramento da que as deva receber.

PRINCPIO DA ANUALIDADE OU PERIODICIDADE Esse princpio refere-se a necessidade da limitao temporal, em geral, um ano, para a estimativa das receitas e autorizao das despesas. Esse perodo limitado de tempo relativo vigncia do oramento denominado de exerccio financeiro. A periodicidade do oramento apresenta interesse sob os seguintes aspectos: poltico: dar oportunidade ao Poder Legislativo de intervir periodicamente na atividade financeira do Estado; econmico: acomodar as finanas pblica as variaes econmicas cclicas, atuando em situaes depressivas ou expansivas da renda nacional. Em razo da ao intervencionista do Estado Moderno, desenvolvida atravs de planos e programas de mdio e longo prazos, a legislao passou a exigir a projeo de investimentos para mais de um ano, ou seja, os oramentos plurianuais
18

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

para as despesas de capital. No Brasil, a Constituio de 1967 e a sua Emenda n. 1/1969, j previu o Oramento Plurianual de Investimentos OPI, de durao trienal, sujeito aprovao legislativa. A Constituio de 1988 manteve a anualidade do oramento e prev o plano plurianual, com periodicidade correspondente ao do mandato do Poder Executivo. Base legal: Constituio Federal, art. 165, I e II, e 5; Lei n. 4.320/64 art. 2 e 34. PRINCPIO DA EXCLUSIVIDADE A adoo desse princpio, na reforma constitucional de 1926, visou por fim s caudas oramentrias ou, segundo Rui Barbosa chamava, oramentos rabilongos. Ou seja, a incluso, na lei oramentria, de dispositivos estranhos a matria ou questes financeiras. Na Constituio Federal de 1988, o princpio encontra-se estabelecido no art. 165, 8: a lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, excetuando da proibi o, nos termos da lei, a autorizao para: abertura de crditos suplementares; e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receia. O assunto , tambm, tratado no art. 7 da Lei 4.320/64. PRINCPIO DA ESPECIFICAO, DISCRIMINAO OU ESPECIALIZAO Determina, este princpio, que as receitas e despesas sejam apresentadas de forma detalhada nos oramentos, possibilitando o conhecimento das origens dos recursos e de sua aplicao. A finalidade, alm da clareza e compreenso do oramento, facilitar a anlise e a ao fiscalizadora do legislativo sobre as finanas pblicas, que autoriza as receitas e despesas em detalhe. A especificao das contas das receitas e despesas na atualidade, segundo Giacomoni, deve considerar as exigncias do controle externo e interno, do planejamento administrativo, da avaliao econmica do impacto do gasto pblico sobre a economia, dos critrios dos registros contbeis etc. A Lei 4.320/64, no seu art. 5, dispe a lei oramentria no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal,
19

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras. No seu a rt. 15, estabelece que na lei oramentria a discriminao da despesa far-se-, no mnimo, por elementos, entendidos estes, como pessoal, material, servios e obras e outros meios que se serve a administrao pblica para a consecuo de seus fins. E no seu art. 20 e pargrafo nico, determina que os investimentos sero discriminados segundo os projetos de obras e outras aplicaes, fazendo exceo para os programas especiais de trabalho cujas despesas podero ser custeadas por dotaes globais.

PRINCPIO DA LEGALIDADE Esse princpio tem fundamento no da legalidade geral, segundo o qual a Administrao se subordina aos ditames da lei, bem como de assegurar o exame e aprovao do legislativo de todos os atos relacionados ao interesse da sociedade. A Constituio Federal traz vrios dispositivos que mencionam a obrigatoriedade do plano plurianual, das diretrizes oramentrias e dos oramentos serem estabelecidos por lei, bem como da prvia autorizao legislativa para que sejam modificados.

PRINCPIO DA PUBLICIDADE Esse um princpio geral aplicvel a todos os atos oficiais da Administrao Pblica. Significa que o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e os oramentos devem ser divulgados por veculos oficiais de comunicao Dirio Oficial, para conhecimento da sociedade e para eficcia de sua validade. Atualmente, a publicidade do oramento envolve as suas fases de elaborao, discusso legislativa, execuo e controle, utilizando meios e linguagem que facilite a participao da sociedade.

PRINCPIO DA CLAREZA Esse princpio complementa o da publicidade, uma vez que dita que o oramento deve ter uma linguagem clara e compreensvel, no s aos tcnicos, mas a todas as pessoas que precisam consult-lo.

PRINCPIO DO EQUILBRIO

20

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

No seu sentido clssico, a regra da equivalncia entre as receitas previstas e as despesas autorizadas para o exerccio financeiro. Seu objetivo deter o crescimento dos gastos governamentais. No conceito moderno, a preocupao deve ser com o equilbrio da economia como um todo. Na sistemtica de classificao das contas oramentrias, adotada pelo Brasil, o dficit aparece embutido na conta de Operaes de Crdito. A atual Constituio Federal, preferindo atacar o chamado dficit continuado das operaes correntes, adotou a regra de ouro, no inciso III do seu art. 167, ao vedar a realizao de operaes de crdito que excedam o montante das despesas de capital, salvo aquelas autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovadas pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. Considerando, ento, a existncia de dficits operacionais, em suas Disposies Constitucionais Transitrias (art. 37), estabeleceu um prazo de cinco anos para o cumprimento da norma, cujo excedente deveria ser reduzido razo de um quinto a cada ano.

PRINCPIO DA NO-AFETAO DAS RECEITAS Esse princpio postula que a receita, em geral, no poder ser reservada ou comprometida par atender a determinados rgos, objetivos ou gastos. A exigncia de que as receitas no sofram vinculaes mais uma questo de bom-senso administrativo, pois princpio elas so destinadas a atender s despesas conforme as necessidades e prioridades da coletividade. Na prtica a sua observncia foi sempre complicada, quer pela sua relao direta com a prestao de certos servios, a exemplo das taxas, quer devido a presses de determinas grupos de interesse. A Constituio Federal de 1988 estabelece, em seu art. 167, IV, so vedados a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas: a) a repartio do produto da arrecadao de impostos para Estados, Distrito Federal e Municpios, conforme disposto nos arts. 158 e 159, b) a destinao de recursos para manuteno e desenvolvimento do ensino (art. 212); c) a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita (art. 165,4 8); d) a prestao de garantia ou contragarantia Unio e para pagamentos de dbitos com esta (art. 167, 4).
21

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

PRINCPIO DA PROGRAMAO Esse princpio decorrente da evoluo das funes do oramento pblico: de instrumento de autorizao e controle parlamentar para o de auxiliar as funes de administrao, planejamento e gerncia da ao governamental. No incio, o oramento, com nfase nos meios, tinha como papel principal servir para a autorizao e fiscalizao legislativa. Na atualidade, ele vai alm, na medida em que expressa os objetivos, programas, metas e custos.

PRINCPIO DA RESERVA LEGAL A Constituio estabelece que da exclusiva iniciativa do Poder Executivo propor o PPA, a LDO e a LOA.

MTODOS DE ELABORAO ORAMENTRIA

ORAMENTO TRADICIONAL

Consiste no Plano Financeiro Anual, de carter legal, contendo a discriminao dos meios destinados satisfao das necessidades essenciais do Estado - segurana externa e interna, justia, administrao e algumas obras de infra-estrutura econmica. O oramento tradicional, por enfatizar os meios, denominado, no jargo jurdico, da Lei de Meios

Funes bsicas: possibilitar aos rgos de representao um controle poltico sobre os executivos; disciplinar as finanas pblicas, na medida que eram apresentadas

simultaneamente as receitas e as despesas; facilitar o exerccio do controle contbil e financeiro das contas do governo.

Aspectos tcnicos utilizao da linguagem contbil; instrumentalizao do controle das despesas atravs da adoo das seguintes classificaes:
22

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

por unidades administrativas responsveis pelos gastos; por objeto ou item de despesa (pessoal, material, servios etc.)

Atividade financeira, consistindo em; criar e obter receita pblica; despender e gerir recursos financeiros; realizar despesa pblica, ou seja, executar o oramento de meios.

ORAMENTO MODERNO

Origem A redefinio das funes econmicas do Estado, denominadas tambm de funes fiscais ou funes do oramento, tendo em vista a crise do capitalismo, ameaado, de um lado, pela depresso e, de outro, pela difuso da ideologia marxista aps a Revoluo Russa. As novas funes do Estado, propostas por Richard Musgrave, so; promover ajustamentos na alocao de recursos que se refere ao fornecimento de bens pblicos, bem como induzindo a alocao de recursos pelo mercado para a prestao de servios sociais e construo de infra-estrutura (funo alocativa); promover ajustamentos na distribuio de renda prevalecendo aquela distribuio considerada justa pela sociedade (funo distributiva); e manter a estabilidade econmica visando a um alto nvel de emprego, estabilidade dos preos e obteno de uma taxa apropriada de desenvolvimento econmico (funo estabilizadora). Os estudos procurando explicar as causas que determinam o crescimento das despesas pblicas e o prprio aumento da participao do Estado na economia.

Funes bsicas: promover a planificao e a gesto macroeconmica para o crescimento e o desenvolvimento econmico-social, nacional, regional e setorial; garantir a disciplina financeira sobre o aparelho do Estado;

23

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

desenvolver o processo poltico-administrativo de alocao e gesto dos recursos pblicos.

Aspectos tcnicos: Em primeiro lugar compreende o desenvolvimento de tcnicas de

planejamento e elaborao do oramento com base em anlises do processo decisrio atravs de modelos, tais como: a) modelo racional que se preocupa com as regras e processos a que deve obedecer a elaborao oramentria, tendo as seguintes premissas: os fins devem ser claramente identificados e os meios so selecionados em harmonia com os custos e benefcios por ordem de importncia; cada problema especfico pode ser isolado e so conhecidas todas as alternativas possveis de soluo, seus custos, benefcios e

conseqncias; as organizaes so vistas como sistemas tcnico-administrativos, politicamente neutros, com nfase nas estruturas e controles internos, no levando em conta as presses do ambiente.

b) modelo poltico que pe nfase na interface entre a organizao e o ambiente, tendo como premissas: as decises so o resultado de negociaes e de lutas de interesses entre os vrios agentes envolvidos (rgos de planejamento e de finanas, unidades executoras, parlamento, e organizaes da sociedade a tomada de deciso realizada pelo ajustamento resultante de negociaes; os agentes envolvidos devem aprender e tomar posies no desenvolvimento do processo.

c) modelo da formulao responsvel, que atua sobre as definies das polticas e sobre os critrios pelos quais so formuladas e no na forma como os processos so desenvolvidos, tendo como premissas justificativas ticas e morais devem orientar os critrios para o processo de formulao das polticas pblicas;
24

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

as decises so negociadas por vrios agentes de vrios nveis organizacionais para a solues de problemas comuns politizao da sociedade e fortalecimento do processo democrtico

d) Atividade financeira, alm das de obter, criar, despender e gerir recursos, compreende aquelas de: planejar, programar e orar as receitas e despesas pblicas, de modo a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho de governo; acompanhar, avaliar e controlar.

ORCAMENTO TRADICIONAL VERSUS ORCAMENTO PROGRAMA

25

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Oramento Tradicional 1. O processo oramentrio dissociado dos processos de planejamento e programao. 2. A alocao de recursos aquisio de meios. visa

Oramento Programa 1. O oramento o elo de ligao entre o planejamento e as funes executivas da organizao. 2. A alocao de recursos visa consecuo de objetivos e metas. 3. As decises oramentrias so tomadas com avaliaes e anlise tcnicas das alternativas possveis. 4. Utilizao sistemtica de indicadores e padres de medio do trabalho e dos resultados. 5. O controle visa avaliar a eficincia, a eficcia, e a efetividade das aes governamentais. 6. nfase nas realizaes fsicas alm dos aspectos tradicionais.

3. As decises oramentrias so tomadas tendo em vista as necessidades das unidades organizacionais. 4. Inexistem sistemas de acompanhamento e medio de trabalho, assim como dos resultados. 5. O controle visa avaliar a honestidade dos agentes governamentais e a legalidade do cumprimento do oramento. 6. nfase no controle financeiro legal e formal. ORAMENTO-PROGRAMA

O Oramento-Programa surgiu, originalmente, nos EUA no final da dcada de cinqenta, sob a denominao de Sistema de Planejamento, Programao e Oramentao - e representa a modalidade de oramento na qual a estimativa dos recursos financeiros e a sua destinao derivam da elaborao de um plano ou programa de trabalho do Governo. No Brasil, a Lei Federal n 4320/64 estabelece a obrigatoriedade do Oramento - Programa, determinando que a Lei Oramentria conter a discriminao da receita e despesa, de forma a evidenciar a poltica econmicafinanceira e o programa de trabalho do Governo. O Oramento-Programa destaca as metas, os objetivos e as intenes do Governo, consolidando um conjunto de programas a ser realizado durante um determinado perodo. Nele os planos devem ser expressos em unidades mensurveis e os seus custos claramente definidos. Sendo um programa de trabalho , portanto, um instrumento de planejamento.
26

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

ORAMENTO DE BASE ZERO - OBZ

O Oramento Base Zero, foi concebido, inicialmente, pela Texas Instrumens como um mtodo de controle e avaliao dos custos indiretos em organizaes privadas. O OBZ foi adotado nos procedimentos oramentrios, a partir de 1973, pelo ento Governado da Gergia, Jimmy Carter, que, quando Presidente, props a sua aplicao no mbito federal. O OBZ um processo que fundamenta a solicitao, de cada Administrador, dos recursos totais necessrios implementao de cada programa. Nesse sentido, exige, em cada exerccio, o reexame de um por um dos programas e a reviso sistemtica do clculo dos quantitativos necessrios. O processo do OBZ se inicia e tem fundamento na preparao do pacote de deciso, observados os seguintes passos: Definio dos objetivos visando otimizao da relao custo-benefcio; Identificao das atividades homogneas que produzam um resultado concreto; Analise e comparao das atividades para definir as alternativas; Ordenao das atividades e alternativas, por ordem de prioridade; Formular os pacotes para a deciso. Os pacotes de deciso so submetidos ao Colgio de Deciso, que, podendo ser formalizados em vrios nveis organizacionais, so responsveis pela consolidao e classificao dos pacotes, sendo encaminhado ao escalo mais elevado, at o ltimo nvel, do qual resulta o projeto definitivo de oramento a ser encaminhado ao Poder Legislativo.

ORAMENTO DE DESEMPENHO

O oramento de desempenho representa uma evoluo do dito tradicional porque enfatiza os propsitos e objetivos para os quais so alocados os crditos necessrios, considerando as medidas ou unidades de desempenho (realizaes e trabalho) e custos necessrios para a obteno dos resultados estabelecidos. Segundo Jesse Burkhead, este oramento tem como interesse central as organizaes responsveis pela execuo das aes, diferentemente do
27

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Oramento-programa que enfatiza a instituio ou grandes rgos (ministrios, por exemplo).

SISTEMA DE PLANEJAMENTO, PROGRAMAO E ORAMENTO - SIPPO OU PPBS

O PPBS decorrente de estudos e experimentos realizados no Departamento de Defesa dos Estados Unidos na Administrao Robert MacNamara, pela Rand Corporation. A idia central deste Sistema a integrao sistematizada dos processos de planejamento, o programao e oramento, de modo a dar coerncia e continuidade entre as decises formuladas inicialmente, a execuo e os resultados esperados. Suas concepo e operao estavam baseadas no pressuposto da descentralizao do planejamento execuo. Em termos operacionais, ditava, que os responsveis pelos rgos civis do Governo definiriam seus objetivos, utilizando, a anlise de alternativas para identificao daquela que apresentasse maiores vantagens em termos de eficcia e de economia.

Requisitos bsicos para o xito do Sistema Identificao e explicitao dos objetivos de cada programa; Identificao do produto final; Previso e alocao de todos os custos envolvidos, inclusive os que extrapolam o exerccio oramentrio; Anlise e cotejamento das alternativas, em termos de eficcia e de economia; Utilizao do modelo por todos os rgos do governo, visando submeter a este processo suas decises oramentrias.

ETAPAS DO PROCESSO OU CICLO ORAMENTRIO

Tradicionalmente, as etapas do processo oramentrio se referiam ao conjunto de atividades que se sucede no tempo e se repete, de perodo em perodo, com a mesma finalidade, ritos e caractersticas prprias, tendo em vista a preparao, votao, aprovao, execuo, avaliao e controle dos oramentos.

28

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Esse processo, que s existe na sua dinmica de funcionamento, representado atravs da identificao das suas quatro principais etapas:

a) Elaborao da proposta oramentria pelos Poderes, seus rgos, fundos e entidades, sob a coordenao do Poder Executivo. Essa fase engloba a estimativa da receita e a formulao do programa de trabalho (fixao de objetivos, metas e custos) b) Discusso e aprovao da proposta pelo Legislativo, e Sano, Aprovao, Promulgao e Publicao da Lei Oramentria Anual; c) Programao e Execuo do Oramento pelos rgos e entidades da Administrao Pblica direta e indireta; d) Avaliao e Controle da execuo orament4rja, desenvolvidos, em parte, concomitantemente com a execuo e compreendendo, no final do exerccio, a Prestao de Contas (demonstrativos e balanos), que apreciada e auditada pelo Tribunal de Contas, que emite Parecer prvio e encaminha ao Poder Legislativo para julgamento das contas. O Processo ou Ciclo Oramentrio a partir da Constituio de 1988 A Constituio Federal de 1988, no seu art. 174, que o Estado, como agente normativo e regulador da atividade econmica, deve exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado. Dispe, ainda, a referida Carta Magna, que o planejamento do

desenvolvimento nacional equilibrado, de acordo com as diretrizes e bases estabelecidas em lei, deve incorporar e compatibilizar os planos nacionais e regionais. No art. 165, a Constituio institui os instrumentos bsicos do planejamento do setor pblico, que so: o plano plurianual; as diretrizes oramentrias e os oramentos anuais. E determina, tambm, que os planos e programas nacionais, regionais e setoriais sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e apreciados pelo Legislativo. Essas mudanas introduzidas pela Constituio levaram a reviso do ciclo oramentrio por alguns estudiosos, que considerando a integrao dos processos
29

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

de planejamento e oramento e a existncia de procedimentos, finalidade e periodicidade especificas, propem um desdobramento nas seguintes fases Plano Plurianual PPA Poder Executivo Poder Legislativo Poder Executivo

1 Formulao e apresentao do PPA 2 Apreciao e aprovao do PPA 3 Sano e Promulgao do PPA B Lei de Diretrizes Oramentrias LDO

4 Proposio das aes prioritrias e metas e formulao da poltica de alocao de recursos para o prximo exerccio 5 Apreciao e aprovao da LDO 6 Sano e Promulgao da LDO C Lei Oramentria Anual - LOA Poder Executivo Poder Legislativo Poder Executivo Poder Executivo Todos os Poderes Todos os Poderes Todos os Poderes Tribunal de Contas Poder Executivo Poder Legislativo Poder Executivo

7 Elaborao e Apresentao d Proposta Oramentria 8 Apreciao e Autorizao pela LOA 9 Sano ou Veto da LOA 10 Promulgao e Publicao da LOA 11 Programao da Execuo Oramentria 12 Execuo dos Oramentos 13 Acompanhamento e Avaliao do PPA e LOA 14 Controles Interno de cada Poder e Controle Externo

RESTRIO ORAMENTRIA E PLANEJAMENTO

A regra bsica da restrio oramentria, alm do planejamento e da transparncia na alocao e aplicao dos recursos pblicos, executar a despesa de forma compatvel com a receita arrecada Nesse sentido e visando o cumprimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Oramentrias, a Lei de Responsabilidade Fiscal dispe que, at trinta dias aps a publicao dos oramentos, e nos termos em que dispuser a Lei de Diretrizes Oramentrias, o Poder Executivo dever estabelecer a programao financeira e o cronograma de. execuo mensal de desembolso.

30

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Os recursos legalmente vinculados a finalidade especfica sero utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculao, ainda que cm exerccio diverso daquele em que ocorrer o ingresso. Se verificado, ao final de um bimestre, que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministrio Pblico promovero, por ato prprio e nos montantes necessrios, nos trinta dias subseqentes, limitao de empenho e movimentao financeira, segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias. No caso de restabelecimento da receita prevista, ainda que parcial, a recomposio das dotaes cujos empenhos foram limitados dar-se- de forma proporcional s redues efetivadas. No sero objeto de limitao as despesas que constituam obrigaes constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do servio da dvida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes oramentrias. No caso de os Poderes Legislativo e Judicirio e o Ministrio Pblico no promoverem a limitao no prazo estabelecido, o Poder Executivo autorizado a limitar os valores financeiros segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias. At o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audincia pblica na comisso mista ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais.

COMISSO MISTA

Resoluo do Congresso Nacional, disps sobre a Comisso Mista, composta de 84 membros titulares, sendo 63 deputados e: 21 senadores, com igual nmero de suplentes, passou a denominar-se Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao. Em fevereiro de cada ano, iniciada a sesso legislativa, a mesa do Congresso Nacional estabelecer as representaes dos partidos ou blocos parlamentares na Comisso Mista, respeitado o critrio da proporcionalidade partidria.
31

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

A direo da Comisso Mista constituda por um presidente e trs vicepresidentes, eleitos por seus pares, com mandato de um ano. Recebido no Congresso Nacional, o projeto de lei oramentria anual imediatamente encaminhado Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao. Alm de examinar e emitir parecer sobre o projeto de lei oramentria, a Comisso Mista cumpre as seguintes finalidades: Examinar e emitir parecer sobre os projetos de lei do plano plurianual, das diretrizes oramentrias e de crditos adicionais; Examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituio Federal; Examinar e emitir parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo presidente da Repblica; Exercer o acompanhamento e a fiscalizao oramentria.

EMENDAS

As emendas sero apresentadas e apreciadas na Comisso Mista, cabendo ao Plenrio das duas casas dar a palavra final sobre as propostas. Somente na Comisso Mista que podem ser apresentadas emendas. Atualmente, nos termos da Resoluo do Congresso Nacional, o parecer da Comisso sobre as emendas ser conclusivo e final, salvo requerimento, para que a emenda seja submetida a votos, assinado por um dcimo dos Congressistas, apresentado mesa do Congresso Nacional at o dia anterior ao estabelecido para discusso da matria em Plenrio. O Plenrio das duas casas podei inclusive, rejeitar o projeto. As emendas devem ser compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias e devem indicar os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa. A Comisso Mista fixa um limite mximo global, por parlamentar, para apresentao e aprovao de emendas individuais.

32

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Ao projeto de lei oramentria anual, cabe a apresentao de trs tipos de emendas:

Emendas de Texto - visa a alteraes no texto do projeto de lei ou em seus quadros e tabelas; Emendas de Receitas - utilizada com o objetivo de corrigir erros ou omisses, devendo trazer a fonte de receita; Emendas de Despesas - compreende o acrscimo nas dotaes constantes da proposta oramentria ou a incluso de novas programaes.

H duas modalidades de emendas de despesas:

Emendas Individuais - so de iniciativa de cada parlamentar, num mximo de 20, excludas do limite as que se destinam ao texto da lei e ao cancelamento total ou parcial de dotaes oramentrias; Emendas Coletivas - so de iniciativa das Comisses Permanentes do Senado Federal e da Cmara dos Deputados, das bancadas estaduais e das bancadas regionais no Congresso Nacional.

No se admitiro emendas ao projeto de lei de oramento que visem:

Alterar a dotao solicitada para despesa de custeio, salvo quando provada, nesse ponto, a inexatido da proposta; Conceder dotao para incio de obra cujo projeto no esteja aprovado pelos rgos competentes; Conceder dotao para instalao ou funcionamento de servio que no esteja anteriormente criado; Conceder dotao superior aos quantitativos previamente fixados em resoluo do Poder Legislativo para concesso de auxlios e subvenes.

33

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Emendas aos projetos de lei do PPA, de diretrizes oramentrias e dos oramentos (CF, art. 166, e CE, art. 160)

As emendas sero apresentadas na Comisso (Comisso Mista - na Unio), que sobre elas emitir parecer, sendo apreciadas pela Assemblia Legislativa (pelo Plenrio das duas casas do Congresso Nacional, na Unio). A aprovao das emendas depender: da sua compatibilidade com o plano plurianual e a lei de diretrizes oramentrias; da indicao dos recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, desde que no incidam nas dotaes para: pessoal e seus encargos; servio da dvida; transferncias tributrias constitucionais; seguridade social (previsto na Constituio do Estado da Bahia) sejam relacionadas com a correo de erros ou omisses e com os dispositivos do projeto de lei.

APROVAO E VETO DA LEI ORAMENTRIA

Aprovado na comisso mista, o projeto de lei oramentria, na forma de projeto substitutivo resultante da fuso do projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo acrescido das emendas aprovadas, colocado para discusso e votao pelo plenrio da casa legislativa.

A aprovao do oramento formalizada por meio dos seguintes atos: Decretao pelo Poder Legislativo; Sano pelo chefe do Poder Executivo; e Promulgao pelo Poder Executivo ou pelo Poder Legislativo.

A Decretao - revela toda deciso ou resoluo, tomada por uma pessoa ou por uma instituio, a que se conferem poderes especiais e prprios para decidir ou julgar, resolver ou determinar.
34

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

A Sano - representa a concordncia do chefe do Poder Executivo com os termos da lei decretada pelo Legislativo. A Promulgao - o ato que sucede decretao ou sano como elemento indispensvel ao incio, da exigibilidade das regras e princpios contidos na lei que se divulga. E a prpria divulgao ou a publicao do texto legal, de modo solene.

O Presidente da Repblica poder vetar o texto aprovado no todo ou em parte, se o considerar inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, no prazo de 15 dias teis, contados da data do recebimento, alm de 48 horas para comunicar ao presidente do Senado Federal as razes do veto. O silncio importa sano. O veto ser apreciado em sesso conjunta dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto. Sendo o veto derrubado, o projeto ser devolvido ao Presidente da Repblica para promulgao. A sesso legislativa ordinria o perodo anual em que deve estar reunido o Congresso para os trabalhos legislativos. Divide-se em dois perodos legislativos: um que vai de 15 de fevereiro a 30 de junho e outro de 1 de agosto a 15 de dezembro. As sesses legislativas ordinrias no ser interrompida sem aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias. O quorum para deliberaes do Congresso Nacional em cmaras conjuntas para aprovao dos projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais, sero tomados por maioria de votos, presente a maioria de seus membros, salvo disposio constitucional em contrrio.

EXPERINCIA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO

No Brasil, a esfera federal tem cerca de 50 anos de experi&icia na elaborao e execuo de planos de governo administrativos, econmicos e de desenvolvimento.

1. Perodo 1824 - 1945 A Constituio Imperial (1924) estabeleceu as compet&icias sobre a questo oramentria:

35

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Executivo: elabora a proposta; Assemblia Geral: aprova a lei oramentria, e a Cmara iniciativa da lei de impostos. Na Constituio de 1891, na Repblica, a elaborao do oramento passou a funo privativa do Congresso Nacional, assim como a tomada de Contas do Executivo. institudo o Tribunal de Contas para auxiliar o Congresso. O Cdigo de Contabilidade da Unio (1922) ordenou procedimentos oramentrios, financeiros, contbeis e patrimoniais e formalizou a apresentao, pelo Executivo, de subsdios Cmara, para iniciativa da Lei Oramentria. A partir de 1936, so propostas inovaes na tcnica oramentria e a criao de um rgo especializado: Comisso de Oramento do Ministrio da Fazenda (1940) e Diviso de Oramento do DASP (1945).

2. Perodo 1946 - 1964 A Constituio de 1946 dispe sobre a elaborao de planos setoriais e regionais. Ao Executivo dada a competncia da elaborao e envio da proposta oramentria ao Legislativo, para discusso e votao. O Legislativo co-participava da elaborao com emendas. Em 1964, com a instalao do regime autoritrio, com centralizao de competncias e procedimentos oramentrios no Executivo. Foi criado o cargo de Ministro Extraordinrio do Planejamento e Coordenao Econmica. Foi promulgada a Lei n 4.320, dispondo sobre normas gerais de direito financeiro. Alm de estabelecer princpios, padronizar modelo oramentrio e plano de contas nico para as esferas de governo.

CRDITOS ADICIONAIS

Crditos Adicionais so as autorizaes de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Oramentria. Constituem-se, portanto, em procedimentos para ajustar os oramentos aprovados, durante a respectiva execuo, em decorrncia de fatores econmicos ou imprevisveis. Os crditos adicionais so incorporados aos oramentos em execuo.

36

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

CLASSIFICAO E VIGNCIA DOS CRDITOS ADICIONAIS

a) Crditos suplementares, so destinados ao reforo de dotaes oramentrias existentes, dessa forma, eles aumentam as despesas fixadas no oramento. Quanto forma processual, eles so autorizados previamente por lei, podendo essa autorizao legislativa constar da prpria lei oramentria, e abertos por decreto do Poder Executivo. A vigncia do crdito suplementar restrita ao exerccio financeiro referente ao oramento em execuo

b) Crditos Especiais, so destinados a autorizao de despesas no previstas ou fixadas nos oramentos aprovados. Sendo assim, o crdito especial cria um novo projeto ou atividade, o uma categoria econmica ou grupo de despesa inexistente em projeto ou atividade integrante do oramento vigente Os crditos especiais so sempre autorizados por lei especfica e abertos por decreto do Executivo. A sua vigncia no exerccio em que forem autorizados, salvo se o ato autorizativo for promulgado nos ltimos quatro meses (setembro a dezembro) do referido exerccio, caso em que, facultada sua reabertura no exerccio financeiro subseqente, nos limites dos respectivos saldos, sendo incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente (CF, art. 167, 2)

c) Crditos Extraordinrio, so destinados para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica (CF. art. 167, 3.). Os crditos extraordinrios, quanto forma procedimental, so abertos por Decreto do Poder Executivo, que encaminha para conhecimento do Poder Legislativo, devendo ser convertido em lei no prazo de trinta dias. Com relao a vigncia, os crditos extraordinrios vigoram dentro do exerccio financeiro em que foram abertos, salvo se o ato da autorizao ocorrer nos ltimos quatro meses (set. a dez.) daquele exerccio, hiptese pela qual podero ser reabertos, nos limites dos seus saldos, incorporando-se ao oramento do exerccio seguinte.

37

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

OS RECURSOS PARA A ABERTURA DOS CRDITOS ADICIONAIS

Os recursos financeiros disponveis para abertura de crditos suplementares e especiais esto listados no art. 43 da Lei n 4.320/64, no art. 91 do Decreto-Lei n 200/67 e no 8 do art. 166 da Constituio Federal:

a) o supervit financeiro apurado em balana patrimonial o exerccio anterior, sendo a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos crditos adicionais reabertos/transferidos, no exerccio da apurao, e as operaes de crditos a eles vinculadas. b) o excesso de arrecadao, constitudo pelo saldo positivo das diferenas, acumuladas ms a ms, entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio. Do referido saldo ser deduzida a Importncia dos crditos extraordinrios abertos no exerccio. c) a anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais autorizados em lei, adicionando quelas consideradas insuficientes. d) o produto das operaes de crdito, desde que haja condies jurdicas para sua realizao pelo Poder Executivo. e) os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especifica autorizao legislativa. (CF, art. 166, 8). f) a reserva de contingncia (dotao global especificamente destinada a rgo, unidade oramentria, programa ou categoria econmica.

CONTEDO DO ATO DE ABERTURA DE CRDITO ADICIONAL

O ato que abrir crdito adicional indicar a importncia, a sua espcie e a classificao da despesa.

38

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

A TRANSPOSIO, O REMANEJAMENTO OU A TRANSFERNCIA DE RECURSOS. A CF, art. 167, inciso VI, veda a transposio, o remanejamento ou as transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa. Segundo alguns estudiosos, este dispositivo introduz um novo mecanismo retificador dos oramentos, independentemente dos crditos adicionais. Outros entendem que esses so retificaes oramentrias implementadas por meio dos crditos suplementares. Essa questo certamente dever ser resolvida pela lei complementar prevista no art. 165, 9, da CF. (Giacomoni, 2000, p. 271 e 272). Crdito adicional um meio legal de ajuste do oramento utilizado para amenizar ou corrigir distores identificadas durante a execuo oramentria. O quadro a seguir resume a questo dos crditos adicionais:

Espcies

Finalidade

Suplementares

Reforar o oramento

Autorizao Legislativa Prvia, podendo ser includo na lei do oramento ou em lei especial

Forma de Abertura

Recursos

Vignci a No exercci o

Prorroga o

Classificao de Despesas S para projetos e atividades com indicao dos elementos Para projetos e atividades com indicao dos elementos

Decreto do executivo

indicao obrigatria

No permitida

Especiais

Atender a programas no contemplados no oramento Atender a despesas imprevisve is e urgentes

Prvia em lei especial

Decreto do executivo

Indicao obrigatria

No exercci o

Extraordinrios

Independe de autorizao prvia

Decreto do executivo com remessa imediata Cmara

Independe n-te de indicao

No exercci o

S para o exerccio seguinte, se aberto em um dos 4 ltimos meses S para o exerccio seguinte, se aberto em um dos quatro ltimos meses

Especificame nte para as despesas indicadas

39

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

RECEITA PBLICA

Em sentido amplo, caracteriza-se como um ingresso de recursos ao patrimnio pblico, mais especificamente como uma entrada de recursos financeiros que se reflete no aumento das disponibilidades. O quadro a seguir esclarece o assunto:

Ingressos que sero restitudos no futuro Receitas (Entradas) Toda a arrecadao e recebimento Ingressos que no sero restitudos no futuro Fonte: Lino Martins, Contabilidade Governamental. (adaptado)

Receitas Extraoramentrias

Receitas pblicas oramentrias

QUANTO A SUA ORIGEM

RECEITAS ORIGINRIAS

So aquelas provenientes da explorao do patrimnio da pessoa jurdica de direito pblico, ou seja, o Estado coloca parte do seu patrimnio a disposio de pessoas fsicas ou jurdicas, que podero se beneficiar de bens pblicos ou de servios por ele prestado, mediante pagamento de um preo estipulado; sua arrecadao independe de autorizao legal e pode ocorrer em qualquer momento.

Algumas Caractersticas das Receitas Originrias: Compreende as rendas provenientes dos bens e empresas comerciais ou industriais; So rendas obtidas sobre os bens sujeitos sua propriedade; Decorrem de exerccio das funes estatais.

Exemplos: Aluguel, Dividendos, Rendimento de aplicaes financeiras

40

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

RECEITAS DERIVADAS

So aquelas cobradas pelo Estado decorrentes das atividades econmicas das pessoas fsicas ou jurdicas, atravs do poder de coao exercido pelo Estado, na instituio de tributos, que sero exigidos da populao, para financiar os gastos da administrao pblica em geral, ou para o custeio de servios pblicos especficos prestados ou colocados a disposio da comunidade.

Alguns Caractersticas das Receitas Derivadas: Provem da tributao; Decorrem da imposio, do poder de coero;

Exemplo: Impostos, Taxas, Contribuio de Melhoria, Tarifas

QUANTO A SUA NATUREZA RECEITA ORAMENTRIA

So entradas financeiras que aumentam o saldo do patrimnio financeiro. A receita oramentria classificar-se- nas seguintes categorias econmicas: receitas correntes e receitas de capital. As receitas correntes so consideradas receitas efetivas, pois representam um aumento do ativo sem aumento do passivo, ocasionando fitos modificativos aumentativos, ou seja fatos que aumentam positivamente o resultado patrimonial. So Receitas Correntes: Tributria; De Contribuies; Patrimonial; Agropecuria; Industrial; De Servios e Outras; Outras Receitas Correntes; Transferncias Correntes Provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes.

41

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

As receitas de capital so aquelas que no altera a situao patrimonial, constituem de fatos permutativos, que resulta em aumento de um item do ativo com reduo de outro, ou com aumento simultneo do passivo. As receitas de capital so consideradas receitas por mutao patrimonial que a troca, modificao e mudana que ocorrem entre os bens, direitos e obrigaes do patrimnio pblico.

So Receitas de Capital: Operaes de Crditos provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dividas; Alienao de Bens da converso, em espcie, de bens e direitos; Amortizao de Emprstimos; Transferncia de Capital recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital; Outras Receitas de Capital; Supervit do Oramento Corrente - diferena entre receitas e despesas correntes 2 e 3 do art. 11 da Lei n 4.320/64. RECEITA EXTRA-ORAMENTRIA

a que modifica a composio do patrimnio financeiro (Ativo Financeiro e Passivo Financeiro), sem alterar o resultado patrimonial. Significa os valores provenientes de toda e qualquer arrecadao que no figurem no oramento do estado e, consequentemente que no lhe pertena. So os recebimentos de recursos, que constituiro compromissos exigveis.

Algumas caractersticas da Receita Extra-Oramentria:

A Unio, os Estados ou Municpios so apenas depositrio dos valores assim recebidos; No integra o oramento pblico; No constitui renda;

42

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Aumenta as disponibilidades financeiras, mas, em contrapartida, aumenta o passivo financeiro; No altera o resultado patrimonial.

So Receitas Extra-Oramentrias: Inscrio em restos a pagar; No pagamento dos Servios da Dvida (servios de amortizao e juros); Recebimento de Depsitos; Recebimento de caues em dinheiro; Recebimento de Dbitos em tesouraria ou Operaes de Crdito por Antecipao da Receita Oramentria - ARO; Consignaes a Pagar.

QUANTO REPERCUSSO PATRIMONIAL EFETIVA - a que aumenta a situao liquida do Patrimnio Financeiro e a situao liquida patrimonial, provocando desta forma um aumento do patrimnio uma vez que no ocorre a permuta (sada de bens/direitos).

Algumas caractersticas da Receita Efetiva:

Altera positivamente o resultado patrimonial; receita por excelncia; No gera mutao patrimonial; So fatos modificativos aumentativos.

Exemplo: Receita Tributria, Receita Patrimonial MUTAO PATRIMONIAL - a que aumenta a situao lquida do patrimnio financeiro, mas reduz a situao lquida do patrimnio permanente, no alterando o resultado patrimonial.

43

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

So Receitas por Mutao Patrimonial: Alienao de bens; Operaes de crdito; Amortizao de emprstimo concedido; Cobrana de dvida ativa

QUANTO REGULARIDADE ORDINRIAS - so aquelas que representam certa constncia na sua arrecadao, regulamentada pela constituio ou por leis especificas.

Exemplo: Impostos (Federais, Estaduais ou Municipais, Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal, Fundo de Participao dos Municpios, Cota-Parte do ICMS destinado aos Municpios etc). EXTRAORDINRIAS so aquelas que representam ingressos acidentais, transitrios e as vezes, at de carter excepcional, como os impostos por motivo de guerras, heranas, etc. VINCULADAS - so aquelas em que, so arrecadao, subordina-se a acordos ou convnios e, cuja aplicao fica condicionada a programas especiais de trabalho que devam ser submetidos ao rgo conveniente e/ou agentes financeiros para sua apreciao.

QUANTO FORMA DE SUA REALIZAO

RECEITAS PRPRIAS - Quando seu ingresso promovido pela prpria entidade, diretamente, ou atravs de agentes arrecadadores autorizados.

Exemplo: tributos, aluguis, rendimento de aplicaes financeiras, multas e juros de mora, alienao de bens etc.

44

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

TRANSFERNCIAS - Quando a sua arrecadao se processa atravs de outras entidades, em virtude de dispositivos constitucionais e/ou legais, ou ainda, mediante celebrao de acordos e/ou convnios.

Exemplo: cota-parte de Tributos Federais aos Estados e Municpios (FPE e FPM), Cota-parte de Tributos Estaduais a Municipais (ICMS. e IPVA), Cota-parte do Salrio, Educao, Convnios e etc. FINANCIAMENTO - so as operaes realizadas com destinao especfica, vinculadas comprovao da aplicao dos recursos. So exemplo os financiamentos de parques industriais, bens de consumo durvel, saneamento bsico e etc.

SEGUNDO AS CATEGORIAS ECONMICAS CORRENTES - so compostas de receitas derivadas (receita tributria) e receita originrias (receitas patrimonial, industrial, entre outras). Estas receitas geralmente so destinadas a financiar as despesas classificveis em Despesas Correntes. Receitas Correntes (categoria econmica) Receita Tributria (subcategoria econmica) Receita de Contribuies Receita Patrimonial Receita Agropecuria Receita Industrial Receita de Servios Transferncias Correntes Outras Receitas Correntes Receitas Tributrias so as provenientes da cobrana de Impostos, taxas e contribuies de melhoria.

45

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Receitas de Contribuies so as provenientes de receitas de contribuies sociais e econmicas; por exemplo: contribuies a fundo, para o PIS PASEP e contribuies a fundo de sade de servidores pblicos, entre outras. Receita Patrimonial proveniente do resultado financeiro da fruio do patrimnio, decorrente de bens mobilirios ou imobilirios; por exemplo: Aluguis, dividendos, receita oriunda de aplicao financeira, etc. Receita Agropecuria: proveniente da explorao das atividades agropecuria; por exemplo: receita da produo vegetal, receita da produo animal e derivados. Receita Industrial proveniente das atividades ligadas indstria de transformao; por exemplo: Indstria editorial e grfica, Industrializao do Lixo etc. Receitas de Servio so provenientes de atividades caracterizadas pela prestao se servios por rgos do Estado; por exemplo: servios comerciais (compra e venda de mercadorias), etc. Transferncias Correntes so recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados ao atendimento de despesas correntes. Outras Receitas Correntes grupo que compreende as Receitas de Multas e Juros de Mora Indenizaes e Restituies, Receita da Divida Ativa, etc.

CAPITAL - receitas de Capital so aquelas que geralmente do cobertura as despesas de Capital, provenientes de realizao de recursos oriundos da contratao de dividas (operaes de crdito interna e externa); da converso em espcie de bens (alienao de bens mveis e imveis); dos recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital; e o do supervit do oramento corrente (diferena positiva entre Receitas e Despesas Correntes).

Receita de Capital (categoria econmica) Operaes de Crdito (subcategoria econmica) Alienao de Bens Amortizao de Emprstimos Transferncia de Capital Outras Receitas de Capital
46

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Operaes de Crdito so financiamentos obtidos dentro e fora do Pas. Alienao de Bens so receitas provenientes da venda de bens mveis e imveis. Amortizao de Emprstimos so receitas provenientes do recebimento do principal mais correo monetria, de emprstimos efetuados a terceiros. Transferncia de Capital so recursos recebidos de outras entidades; a aplicao desses recursos dever ser em despesas de capital. O recebimento desses recursos no gera nenhuma contraprestao direta em bens e servios. Outras Receitas de Capital envolvem as receitas de capital no classificveis nas outras fontes

RESUMO DE CLASSIFICAO DA RECEITA PBLICA SECRETARIA DE ORAMENTO FEDERAL - SOF DISCRIMINAO DA RECEITA DA UNIO - 2002
1000.00.00 1100.00.00 1110.00.00 1111.00.00 1111.01.00 1111.02.00 1112.00.00 1112.01.00 1112.04.00 1113.00.00 1113.01.00 1113.03.00 1115.00.00 1120.00.00 1121.00.00 1122.01.00 1200.00.00 1210.00.00 1210.01.00 1210.02.00 1210.07.00 1210.13.00 1210.16.00 1210.17.00 1210.29.00 1210.30.00 1210.30.99 1210.33.00 RECEITAS CORRENTES RECEITA TRIBUTRIA Impostos Impostos sobre o Comrcio Exterior Imposto sobre a Importao Imposto sobre a Exportao Impostos sobre o Patrimnio e a Renda Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza Impostos sobre a Produo e a Circulao Imposto sobre Produtos Industrializados Imposto sobre Operaes de Crdito, Cmbio e Seguro, ou Relativas a Ttulos ou Valore Mobilirios Impostos Extraordinrios Taxas Taxas pelo Exerccio do Poder de Polcia Emolumentos Consulares RECEITA DE CONTRIBUIES Contribuies Sociais Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social Contribuio para o Salrio-Educao Contribuio para o Fundo de Sade Contribuio Provisria sobre Movimentao ou Transmisso de Valores e de Crditos e Direito de Natureza Financeira Renda Liquida da Loteria Federal Instantnea Contribuio sobre a Receita de Concursos de Prognsticos para o Fundo de Defesa dos Direito Difusos Contribuio para o Plano de Seguridade Social do Servidor Contribuies dos Empregadores e do Trabalhadores para a Seguridade Social Outras Contribuies Previdencirias Contribuio e Adicional para o Servio Nacional de Aprendizagem Comercial -

47

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico SENAC Contribuio e Adicional para o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial SENA! Contribuio para o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI Contribuio para o Servio Social do Comrcio - SESC Contribuio para o Servio Social da Indstria - SESI Contribuies para os Programas de Integrao Social e de Formao do Patrimnio do Servidor pblico - PIS/PASEP Contribuio Social sobre o Lucro das Pessoas Jurdicas Contribuio para o Servio Nacional de Aprendizagem Rural SENAR Contribuio para o Servio Social do Transporte - SEST Contribuio para o Servio Nacional de Aprendizagem do Transporte SENAT Contribuio para o Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas SEBRAE Royalties pela Produo de Petrleo ou Gs Natural - em Terra Royalties pela Produo de Petrleo ou Gs Natural - em Plataforma. RECEITA PATRIMONIAL Receitas Imobilirias Aluguis Arrendamentos Foros Laudmios Outras Receitas Imobilirias Receitas de Valores Mobilirios Juros de Ttulos de Renda Dividendos Participaes RECEITA AGROPECURIA Receita da Produo Vegetal Receita da Produo Animal e Derivados Outras Receitas Agropecurias RECEITA INDUSTRIAL Receita da Indstria Extrativa Mineral Receita da Indstria de Transformao Receita da Indstria Mecnica Receita da Indstria de Material de Transporte Receita da Indstria Qumica Receita da Indstria de Produtos Farmacuticos e Veterinrios Receita da Indstria de Produtos Alimentares Receita da Indstria Editorial e Grfica RECEITA DE SERVIOS Servios Comerciais Servios de Comercializao de Medicamentos Servios de Comercializao de Livros, Peridicos, Material Escolar e de Publicidade Servios de Comercializao e Distribuio de Produtos Agropecurios Servios de Comercializao e Distribuio de Produtos Dados e Materiais de Informtica Servios Financeiros Juros de Emprstimos Taxa pela Concesso de Aval do Tesouro Nacional Outros Servios Financeiros Servios de Transporte Servios de Comunicao Servios de Sade Servios Porturios Servios de Armazenagem

1210.34.00 1210.34.01 1210.35.01 1210.36.01 1210.37.00 1210.38.00 1210.39.00 1210.41.00 1210.42.00 1210.43.00 1220.22.31 1220.22.32 1300.00.00 1310.00.00 1311.00.00 1312.00.00 1313.00.00 1314.00.00 1319.00.00 1320.00.00 1321.00.00 1322.00.00 1323.00.00 1400.00.00 1410.00.00 1420.00.00 1490.00.00 1500.00.00 1510.00.00 1520.00.00 1520.12.00 1520.14.00 1520.20.00 1520.21.00 1520.26.00 1520.29.00 1600.00.00 1600.01.00 1600.01 01 1600.01.02 1600.01.03 1600.01.06 1600.02.00 1600.02.01 1600.02.02 1600.02.99 1600.03.00 1600.04.00 1600.05.00 1600.06.00 1600.07.00

48

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico 1600.08.00 1600.30.00 1600.31.00 1600.99.00 1700.00.00 1720.00.00 1721.00.00 1721.01.00 1721.01.20 1721.09.99 1722.00.00 1723 .00.00 1730.00.00 1740.00.00 1750.00.00 1760.00.00 1900.00.00 1910.00.00 1911.00.00 1913.01.00 1913.02.00 1913.02.01 1913.02.02 1919.18.00 1919.19.00 1919.20.00 1919.24.00 1919.27.00 1919.99.00 1920.00.00 1921.00.00 1922.00.00 1930.00.00 1932.00.00 1990.00.00 1990.03.00 1990.03.01 1990.03.02 1990.04.00 1990.05.00 1990.99.00 2000.00.00 2100.00.00 2110.00.00 2111.00.00 2111.01.00 2111.02.00 2111.03.00 2113.00.00 2120.00.00 2129.00.00 2200.00.00 2210.00.00 Servios de Processamento de Dados Tarifa de Utilizao de Faris Tarifa e Adicional sobre Tarifa Aeroporturia Outros Servios TRANSFERNCIAS CORRENTES Transferncias Intergovernamentais Transferncias da Unio Participao na Receita da Unio Transferncias de Recursos do FUNDEB Demais Transferncias da Unio Transferncias dos Estados Transferncias dos Municpios Transferncias de instituies Privadas Transferncias do Exterior Transferncias de Pessoas Transferncias de Convnios OUTRAS RECEITAS CORRENTES Multas e Juros de Mora Multas e Juros de Mora dos Tributos Multas e Juros de Mora da Dvida Ativa do Imposto sobre a Importao Multas e Juros de Mora da Dvida Ativa do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza Multas e Juros de Mora da Dvida Ativa do Imposto sobre a Renda das Pessoas Fsicas Multas e Juros de Mora da Dvida Ativa do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurdicas Multas de Aluguis Multas de Arrendamentos Multas de Laudmios Multas de Foros Multas e Juros Previstos em Contratos Outras Multas Indenizaes e Restituies Indenizaes Restituies Receita da Dvida Ativa Receita da Dvida Ativa No-Tributria Receitas Diversas Receita Decorrente de Alienao de Bens Apreendidos Receita de Leiles de Mercadorias Apreendidas Receita de Alienao de Bens Apreendidos Produto de Depsitos Abandonados (dinheiro e/ou objetos de valor) Saldos de Exerccios Anteriores Outras Receitas RECEITAS DE CAPITAL OPERAES DE CRDITO Operaes de Crdito Internas Ttulos de Responsabilidade do Tesouro Nacional Ttulos de Responsabilidade do Tesouro Nacional - Refinanciamento da Dvida Pblica Federal Ttulos da Dvida Agrria TODA Ttulos de Responsabilidade do Tesouro Nacional Outras Aplicaes Emprstimos Compulsrios Operaes de Crdito Externas Outras Operaes de Crdito Externas ALIENAO DE BENS Alienao de Bens Mveis

49

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico 2211.00.00 2212.00.00 2212.01.00 2219.00.00 2220.00.00 2221.00.00 2223.00.00 2224.00.00 2229.00.00 2300.00.00 2300.30.00 2300.40.00 2300.70.00 2300.70.01 2310.70.02 2300.80.01 2300.80.02 2400.00.00 2420.00.00 2421.00.00 2422.00.00 2423.00.00 2430.00.00 2440.00.00 2450.00.00 2470.00.00 2500.00.00 2520. 00.00 2530.00.00 2540.00.00 2580.00.00 2590.00.00 Alienao de Ttulos Mobilirios Alienao de Estoques Alienao de Estoques Reguladores Vinculados Poltica de Garantia de Preos Mnimos PGPM Alienao de Outros Bens Mveis Alienao de Bens Imveis Alienao de Imveis Rurais para Colonizao e Reforma Agrria Alienao de Embarcaes Alienao de Imveis Rurais Alienao de Outros Bens Imveis AMORTIZAO DE EMPRSTIMOS Amortizao de Emprstimos - Estados e Municpios Amortizao de Emprstimos - Refinanciamento de Dvidas de Mdio e Longo Prazo Outras Amortizaes de Emprstimos Amortizao de Emprstimos - em Ttulos Amortizao de Emprstimos - em Contratos Amortizao de Financiamentos de Bens Amortizao de Financiamentos de Projetos TRANSFERNCIAS DE CAPITAL Transferncias Intergovernamentais Transferncias da Unio Transferncias dos Estados Transferncias dos Municpios Transferncias de Instituies Privadas Transferncias do Exterior Transferncias de Pessoas Transferncias de Convnios OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL Integralizao do Capital Social Resultado do Banco Central do Brasil Remunerao das Disponibilidades do Tesouro Nacional Saldos de Exerccios Anteriores Outras Receitas

A Receita Pblica, segundo o critrio da categoria econmica se desdobra em: categoria econmica, fonte (subcategoria econmica), rubrica, alnea, subalnea e item.

DESDOBRAMENTO DA RECEITA ORAMENTRIA 1 dgito 2 dgito 3 dgito 4 dgito 5 e 6 dgitos 7 e 8 dgitos categoria econmica fonte (subcategoria econmica) rubrica alnea sub-alnea item.

EXEMPLO O cdigo da Receita 1112.04.01 1 - Receita Corrente 1 - Receita Tributria 1 Impostos 2- Impostos s/ o Patrimnio e Renda 04 - Imposto de Renda e Proventos 01 - Pessoas Fsicas

FONTES DE RECEITA

50

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

As fontes de receita constituem a classificao bsica para as anlises econmico-financeiras sobre o financiamento das aes governamentais, so indicadas por um conjunto de trs dgitos. Entende-se tambm por fonte a origem, a procedncia do recurso, utilizada para indicar como so financiadas as despesas. As receitas provm propriamente do Tesouro ou de outras fontes. A classificao por fontes de recursos dividida inicialmente em quatro grupos, como demonstrados abaixo:

FONTES DE RECURSOS

1 - Recursos do Tesouro - Exerccio Corrente 2 - Recursos de Outras Fontes - Exerccio Corrente 3 - Recursos do Tesouro - Exerccios Anteriores 4 - Recursos de Outras Fontes - Exerccios Anteriores Atualizado pela Portaria n 1, da SOF, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto.

FONTES DE RECEITA

1100.00.00 1200.00.00 1300.00.00 1400.00.00 1500.00.00 1600.00.00 1700.00.00 1900.00.00 2100.00.00 2200.00.00 230000.00 2400.00.00 2500.00.00

Receita Tributria Receita de Contribuies Receita Patrimonial Receita Agropecuria Receita Industrial Receita de Servios Transferncia Correntes Outras Receitas Correntes Operaes de Crdito Alienao de Bens Amortizao de Emprstimos Transferncia de Capital Outras Receitas de Capital

ESTGIOS OU FASES DA RECEITA PBLICA

51

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

A realizao da receita pblica se d mediante uma seqncia de atividades, cujo resultado o recebimento de recursos financeiros pelos cofres pblicos. Os estgios so os seguintes: a) PREVISO, compreendendo: a estimativa das receitas para compor a proposta oramentria; a aprovao do oramento pblico pelo legislativo, transformando -o em Lei Oramentria. Na previso de receita deve ser observadas as normas tcnicas e legais, considerados os efeitos das alteraes na legislao, da variao do ndice de preos, do crescimento econmico ou de qualquer outro fator relevante, sendo acompanhada de demonstrativo de sua evoluo nos trs ltimos anos, da projeo para os dois seguintes quele a que se referir a estimativa, e da metodologia de clculo e premissas utilizadas, segundo dispes o art. 12 da Lei Complementar no 101/2000.

b) LANAMENTO, o ato da repartio competente que verifica a procedncia do crdito fiscal, a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta. Compreendendo o seguinte: determinao da matria tributvel; clculo do imposto; identificao do sujeito passivo; notificao. O Cdigo Tributrio Nacional prev outras modalidades de lanamento, tais como: Lanamento direto ou de oficio - o unilateralmente feito pela autoridade administrativa; Lanamento por declarao ou misto - feito pela autoridade administrativa com a colaborao do contribuinte ou de uma terceira pessoa obrigada por lei a prestar informaes; Lanamento por homologao ou auto-lanamento - o feito pelo contribuinte e verificado, posteriormente, pela administrao pblica.

52

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

As importncias relativas a tributos, multas e outros crditos da Fazenda Pblica, lanadas mas no cobradas ou no recolhidas no exerccio de origem, constituem dvida ativa a partir da sua inscrio pela repartio competente.

c) ARRECADAO - o ato pelo qual o Estado recebe os tributos, multas e demais crditos, sendo distinguida em. - Direta, a que realizada pelo prprio Estado ou seus servidores; - Indireta, a que efetuada sob a responsabilidade de terceiros credenciados pelo Estado. Os agentes da arrecadao so devidamente autorizados para receberem os recursos dos contribuintes e entregarem ao Tesouro Pblico, sendo dividido em dois grupos: agentes pblicos (coletorias, tesourarias, delegacias, postos fiscais etc.) agentes privados (bancos autorizados).

d) RECOLHIMENTO - consiste na entrega do numerrio, pelos agentes arrecadadores, pblicos ou privados, diretamente s reparties pblicas ou ao Banco Oficial. O recolhimento de todas as receitas deve ser feito com a observncia do princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para a criao de caixas especiais. (art. 56 da Lei 4.320/64).

OBSERVAES: Os recursos de caixa do Tesouro Nacional sero mentidos ao Banco do Brasil S/A, somente sendo permitidos saques para o pagamento de despesas formalmente processadas e dentro dos limites estabelecidos na programao financeira, A conta nica do Tesouro Nacional mantida no Banco Central, mas o agente financeiro o Banco do Brasil, que deve receber as importncias provenientes da arrecadao de tributos ou rendas federais e realizar os pagamentos e suprimentos necessrios execuo do Oramento Geral da Unio.

DVIDA ATIVA OU RECEITAS A RECEBER


53

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Dvida Ativa constitui-se nos crditos da Fazenda Pblica, tributrios ou no, que, no pagos no vencimento, so inscritos em registro prprio, aps apurada a sua liquidez e certeza, de acordo com a legislao especifica. A Dvida Ativa da Unio deve ser apurada e inscrita na Procuradoria da Fazenda Nacional, e as Dvidas dos Estados, DF e Municpios nos seus rgos correspondentes.

OBSERVAES:

Dvida Ativa compe Ativo Permanente, no Balano Patrimonial da Unio, Estados, DF, Municpios, silo crditos a receber de terceiros; A Dvida Passiva constitui o Passivo, sendo obrigaes com terceiros; A inscrio, perante o Tesouro, na Procuradoria, condio necessria para seu encaminhamento cobrana judicial, execuo. E comum, ser concedidos trinta dias ao devedor, a partir do vencimento da obrigao, (cobrana amigvel); da, seriam concedidos mais trinta dias para cobrana judicial.

DESPESA PBLICA

Em seu sentido mais amplo, entende-se por despesa pblica a totalidade das sadas financeiras que ocorrem nas entidades pblicas. O quadro a seguir esclarece o assunto:

Desembolsos relativos restituio de ingressos anteriores Despesas (Sadas) Todos os pagamentos Desembolsos que no tm correspondncia com entradas anteriores Fonte: Lino Martins, Contabilidade Governamental. (adaptado).

Despesa Extraoramentrias

Despesa pblica oramentria

54

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

QUANTO A SUA NATUREZA

DESPESA ORAMENTRIA - Compromisso de gasto dos recursos pblicos, autorizados pelo poder competente, com um fim de atender a uma necessidade da coletividade fixada no oramento. Em outras palavras a que integra o oramento.

Exemplo: Despesa de pessoal, Despesa de material de consumo, Despesa de obras e instalaes

DESPESA EXTRA-ORAMENTRIA - aquela paga a margem da Lei Oramentria e, portanto mi pende de autorizao legislativa. Em outras palavras no integra o oramento do exerccio.

Exemplo: Restituio de cauo, Pagamento de restos a pagar, Recolhimento de consignaes e retenes (INSS, ISS e outros)

A Despesa Oramentria classifica-se sob diversos critrios, dentre os quais menciona-se os seguintes:

QUANTO A CATEGORIA ECONMICA

CORRENTES - as que so realizadas para o funcionamento e manuteno das entidades que compem a Administrao Pblica.

DE CAPITAL - as que so realizadas com o fim de criar novos bens que enriquecero o patrimnio permanente, ou para a aquisio de capital j existentes.

QUANTO REPERCUSSO PATRIMONIAL

EFETIVA - a que reduz a situao lquida do patrimnio financeiro e situao lquida global, provocando geralmente sada de numerrio sem a entrada de bens /direitos. Exemplo: Despesa de pessoal

55

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

MUTAES PATRIMONIAIS - a que reduz a situao lquida do patrimnio financeiro e ao mesmo tempo aumenta a situao lquida do patrimnio permanente, de sorte que a situao lquida global permanece inalterada em decorrncia, geralmente, da sada de numerrio e a entrada de bens / direitos. Exemplo: Aquisio de imvel, Concesso de emprstimo

CLASSIFICAES ORAMENTRIAS

Nas atividades humanas as classificaes so utilizadas para agrupar, comparar e analisar, de acordo com critrios estabelecidos, os elementos de fenmenos naturais ou artificiais, a exemplo de: biblioteconomia, contabilidade, geografia, sociologia, poltica, etc.

OBJETIVOS DAS CLASSIFICAES ORAMENTRIAS organizar e alcanar todos os aspectos das transaes econmicas, financeiras e programticas do setor pblico, formular, organizar e manter um sistema de informaes ajustadas s necessidades dos governos e dos organismos internacionais; possibilitar, atravs da elaborao de estatsticas sobre os setores pblicos nacional, estadual e municipal, anlises comparativas das aes executadas pelo setor pblico de um e diversos pases; facilitar as relaes (interface) tanto do governo e a sociedade, quanto das atividades pertinentes ao prprio governo, tais como: planejamento: processo de definio de programas/aes e dos meios/recursos necessrios a soluo de problemas ou o atendimento de necessidades da sociedade; processo decisrio: permitir a busca de decises satisfatrias ou timas na aplicao dos recursos pblicos; comunicao: disponibilizar informaes sobre os objetivos e as aes do governo e os recursos envolvidos, para anlise do legislativo e o conhecimento da sociedade, possibilitando o respectivo controle;

56

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

controle: permitir o exerccio dos controles poltico (legislativo), jurdico (cumprimento dos princpios e normas constitucionais e legais), contbil-financeiro (fiscalizao da execuo oramentria e financeira) e administrativo (cobrana de responsabilidades na execuo dos programas/aes dos rgos/entidades e dos seus agentes).

A classificao da despesa oramentria baseada em critrios de ordem jurdica, econmica, e administrativa, conforme os tipos a seguir apresentados.

TIPOS DE CLASSIFICAES ORAMENTRIAS DA DESPESA

TIPOS INSTITUCIONAL FUNCIONAL PROGRAMTICA

COMPONENTES Poder - rgo - Unidade Oramentria Funo - Sub-funo Programa Projetos ou Atividades ou Operaes Especiais Categoria Econmica Grupo de Despesa Modalidade de Aplicao Elemento de Despesa Rec. Do Tesouro: Ordinrio e Vinculado Outras Fontes: Prpria e Vinculada

OBJETIVOS Cobrar responsabilidade Identificar rea e sub-rea de atuao do Governo Solucionar problemas; Atender necessidades Analisar os impactos econmico e social; Identificar os meios empregados

NATUREZA DO GASTO

FONTE DE RECURSOS

Identificar a origem do financiamento

CLASSIFICAO INSTITUCIONAL

A classificao institucional visa a identificao do Poder, seus rgos e respectivas unidades oramentrias da Administrao direta e indireta, sendo assim classificadas unidades administrativas, entidades e os fundos especiais por eles geridos. A unidade oramentria representa o agrupamento de servios a que so consignados dotaes prprias na lei oramentria ou mediante crditos adicionais. A unidade oramentria Encargos Gerais do Estado no corresponde a um rgo da estrutura administrativa do Estado, a ela so consignados crditos para atender despesas que no so especificas de uma Secretaria ou rgo ou cujo

57

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

controle centralizado de interesse da Administrao, tendo em vista uma melhor gesto financeira e patrimonial das mesmas. O cdigo da classificao institucional composto de 6 (seis) algarismos X.XX.XXX, assim identificados: 1 2 / 3 4 / 5 / 6 Poder, rgo/Secretaria, Unidade Oramentria.

CLASSIFICAO FUNCIONAL

A classificao funcional, instituda pela Portaria n 42/99, composta de um rol de funes e sub-funes, servindo para: agregar os gastos pblicos por rea de ao governamental, e permitir a consolidao nacional dos gastos do setor pblico, uma vez que de aplicao obrigatria em todas as esferas de governo.

O cdigo da classificao funcional composto de 5 (cinco) algarismos XX.XXX -, assim identificados:

1 / 2 3 / 4 / 5

Funo; Sub-funo.

a) Funo A funo entendida como o maior nvel de agregao das despesas pelas reas de atuao que competem ao setor pblico. A funo Encargos Especiais representa uma agregao das despesas em relao s quais no se possa associar um bem ou servio gerado pelo processo produtivo do setor pblico, a exemplo de: dvidas, ressarcimentos, transferncias, indenizaes, financiamentos e outros gastos afins. Neste caso, geralmente, no haver correspondncia com programa, para o qual adotado um cdigo vazio, do tipo, 0000.

58

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

b) Sub-funo A sub-funo representa um desdobramento ou repartio da funo, visando agregar as despesa em subreas de atuao governamental, identificando a natureza bsica daquelas que se aglutinam em torno de determinada funo. Segundo a Portaria n 42/99, o esquema de classificao adota uma lgica modular, possibilitando, assim, a combinao das sub-funes com funes diferentes daquelas a que estejam vinculadas diretamente. A classificao funcional, portanto, efetivada mediante o relacionamento de projeto/atividade/operao especial, de acordo a especificidade de seu contedo e produto/resultado, com a sub-funo, e esta, segundo a rea especifica do rgo/entidade na qual a despesa ser realizada, feita a associao com a funo. Sendo assim, a relao entre projeto/atividade/operao e a sub-funo independe de critrio institucional, diferentemente da associao com a funo.

ESTRUTURA PROGRAMTICA OU POR PROGRAMAS

O ordenamento da atuao governamental, sob a forma de programas, tem como finalidades: solucionar problemas ou atender necessidades, diagnosticados no espao territorial de cada esfera de governo, respeitadas as respectivas

competncias constitucionais e legais; melhorar os resultados da Administrao, com responsabilidade e maior transparncia na alocao e aplicao dos recursos pblicos; propiciar a integrao e a compatibilizao dos instrumentos bsicos de planeamento e oramento: o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO e a Lei do Oramento Anual - LOA.

Em decorrncia do exposto, infere-se que os programas no representam mais uma classificao da despesa, mas, sim, a estrutura programtica de cada esfera de governo. Nesse sentido, os programas, so institudos pelo Plano Plurianual, prprio de cada ente pblico e mandato governamental. Cada programa deve ser constitudo, no mnimo, com objetivo, expresso por indicador que quantifique e a situao que tenha por fim modificar; os produtos ou os
59

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

resultados esperados, necessrios para atingir o objetivo dentro do perodo planejado; a quantificao dos bens ou servios, por uma unidade de medida valor, dando origem meta e ao custo. Para cada produto ou resultado deve corresponder um projeto, atividade ou operao especial. Essa ltima sendo uma nova categoria de programao que compor um programa, desde que seja constatada a sua contribuio efetiva para o atingimento dos objetivos estabelecidos. Para efeito de estrutura programtica, os programas so identificados por trs algarismos, representando a ordem seqencial de sua criao.

PROGRAMAS

O programa o instrumento de ordenamento da atuao governamental, articulando um conjunto de aes, cujos produtos ou resultados (bens ou servios), devidamente mensurados, convergem para a consecuo dos objetivos e metas, mensurados por indicadores, previamente estabelecidos, visando ao atendimento de necessidades, demandas ou soluo de problemas da sociedade ou

administrativos, representando compromisso ou propsito do Governo e da Administrao Pblica.

UNIDADES DE EXECUO DOS PROGRAMAS

A atuao governamental concretizada mediante a execuo de trs categorias programticas de natureza distinta, que representam os instrumentos de viabilizao dos programas, sendo identificadas mediante um cdigo com 4 (quatro) algarismos - X.XXX: Projeto - cujo 1 dgito um nmero impar (1, 3, 5 e 7), seguido de trs nmeros, representando a ordem seqencial de cadastramento; Atividade - cujo 1 dgito um nmero par (2, 4, 6 e 8), seguindo de trs nmeros, que, tambm representa a ordem seqencial de cadastramento. Operao Especial - que adota, tambm, no 1 dgito o nmero par (2, 4, 6 e 8).

O programa de trabalho do Governo, nos oramentos e balanos, apresentado em termos de funes, sub-funes, programas, atividades / projetos /
60

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

operaes especiais, para os quais so atribudos cdigos numricos e denominaes especficas, composto da seguinte forma:

X.XX.XXX XX.XXX XXX X.XXX

Classificao Institucional: Classificao Funcional Programa Projetos / Atividades / Operaes Especiais.

As categorias programticas esto assim conceituadas:

a) Atividade: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, que se realizam de modo contnuo e permanente das quais resulta um produto necessrio manuteno, funcionamento ou operao da ao do Governo. Para efeito de programao so identificados os seguintes tipos: Atividade Finalstica: aquela cujas aes resultem na prestao de servios ou na manuteno de bens usufruveis diretamente pela populao, incluindo a substituio de equipamentos ou materiais permanentes utilizados na prestao desses servios ou na produo desses bens pblicos. Atividade de Manuteno: aquela cujas aes so de carter gerencial, setorial ou sistmico e esto voltadas para a manuteno e funcionamento dos servios administrativos, inclusive reequipamento destinado a gesto interna dos rgos e das entidades da Administrao Pblica.

b) Projeto: um instrumento de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes limitadas no tempo das quais resulta um produto que concorre para expanso (fsica ou quantitativa) e aperfeioamento (melhoria de qualidade) da ao do Governo. Para efeito de programao apresenta dos tipos: Obras: construo, reforma, recuperao ou ampliao de prdios pblicos ou de bens de uso comum do povo; melhorias e instalaes
61

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

incorporveis ou inerentes ao imvel; e estudos e projetos de engenharia e arquitetura; Outros: estudos e pesquisas scio-econmicos; modernizao

administrativa; informatizao de procedimentos e outros.

c) Operao Especial: aquela que representa despesas que no contribuem para a manuteno da ao do governo, das quais no resulta um produto e no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios. Nela so enquadradas, geralmente, as despesas relativas a amortizao e encargos da divida, aquisio de ttulos, pagamento de sentenas judiciais, transferncias, ressarcimentos,

indenizaes, inativos, participaes acionrias, contribuies a organismos nacionais e internacional, compensaes financeiras e outras assemelhadas. As atividades finalsticas e os projetos, considerando sua natureza, na maioria das vezes, muito abrangentes, so desdobrados em sub-ttulos, denominado aes.

d) Ao: a unidade bsica de execuo, exclusivamente para fins de localizao de uma atividade finalstica ou de um projeto, a cargo de uma unidade administrativa ou entidade vinculada, qual so apropriados a quantidade de metas e de recursos financeiros, sem alterar o produto estabelecido na categoria de programao a que est vinculada.

e) Localizao Quanto ao espao fsico onde sero realizadas as aes do programa, no plano plurianual, ele foi identifica o por eixo de desenvolvimento, e nos oramentos, pode ser identificado nos seguintes tipos: todo o Estado, Regio (uma ou mais), Municpio e localidade (distrito, vila, povoado, bairro e outros similares).

CLASSIFICAO POR CATEGORIA ECONMICA E QUANTO NATUREZA DA DESPESA

A classificao da despesa quanto sua natureza tem como objetivo obter informaes que possibilite: avaliar os efeitos na economia dos gastos do setor pblico;
62

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

identificar a forma como as aplicaes dos recursos pblicos esto sendo realizadas, ou seja, diretamente pelo rgo ou entidade detentor do crdito oramentrio ou adicional, ou mediante transferncias a outras entidades do Estado, a outras esferas de governo, a entidades privadas nacionais, a instituies multigovernamentais, ou ao exterior, atravs de governos, organismos ou fundos internacionais;

realizar o acompanhamento, controle e avaliao, quanto aos aspectos legal, programtico, operacional e gerencial.

Para a identificao da natureza da despesa, so considerados os seguintes itens: a categoria econmica, o grupo a que pertence, a modalidade de aplicao e o elemento ou objeto do gasto. O cdigo classificatrio constitudo de 6 (seis) algarismos - X.X.XX.XX - assim identificados: 1 2 categoria econmica; grupo da despesa;

3 / 4 modalidade de aplicao; 5 / 6 elemento da despesa.

NATUREZA DO GASTO A - CATEGORIAS ECONMICAS B - GRUPOS DE DESPESAS

C - MODALIDADE DE APLICAO

D - ELEMENTOS DE DESPESA

DESCRIO 3 - DESPESAS CORRENTES 4 - DESPESAS DE CAPITAL 1 - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS 2 - JUROS E ENCARGOS DA DIVIDA INTERNA 3 - JUROS E ENCARGOS DA DIVIDA EXTERNA 4 - OUTRAS DESPESAS CORRENTES 5 - INVESTIMENTOS 6 - INVERSES FINANCEIRAS 7 - AMORTIZAO DA DVIDA INTERNA 8 - AMORTIZAO DA DVIDA EXTERNA 15 - TRANSFERNCIA INTRAGOVERNAMENTAL 30 - TRANSFERNCIA AOS ESTADOS 40 - TRANSFERNCIA AOS MUNICPIOS 90 - APLICAES DIRETAS 01 - APOSENTADORIAS 02 - PENSES 03 - CONTRATAO POR TEMPO DETERMINADO 14 - DIRIAS - CIVIL 15 - DIRIAS - MILITAR 30 - MATERIAL DE CONSUMO 35 - SERVIOS DE CONSULTORIA 39 - SERVIOS DE PESSOA JURDICA 91 - SENTENAS JUDICIRIAS

Situao especial dessa classificao merecem ser destacada:


63

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

9.0.00.00 - Reserva de Contingncia, cujo percentual estabelecido na Lei de Diretrizes Oramentrias, destinados exclusivamente para atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, conforme dispe o art. 5, inciso III, da Lei Complementar n 101/00.

DIFERENAS ENTRE PROJETO E ATIVIDADE PROJETO Aes limitadas no tempo. Resultam um produto final que concorre para a expanso ou aperfeioamento da funo do governo. Geralmente d origem a uma atividade. Tem objetivos concretos que podem ser medidos fisicamente. Conjunto de Projetos: Oramento do Desenvolvimento. ATIVIDADE Aes contnuas no tempo. Engloba esforos para a manuteno da ao do governo e a operao dos servios pblicos ou administrativos j existentes. Tem objetivos que podem ser medidos Quantitativa e/ou qualitativamente. Conjunto de Atividades: Oramento do Funcionamento.

Consoante a Lei 4.320/64, artigo 12, as despesas so classificadas nas seguintes categorias econmicas:

DESPESAS CORRENTES DESPESAS DE CUSTEIOS TRANSFERNCIAS CORRENTES

DESPESAS DE CAPITAL INVESTIMENTOS INVERSES FINANCEIRAS TRANSFERNCIAS DE CAPITAL

DESPESAS DE CUSTEIO Classificam-se como Despesas de Custeio, aquelas realizadas pela Administrao, na manuteno e operao de servios internos e externos j criados e instalados, inclusive aquelas que dizem respeito a obras de conservao, adaptao e manuteno de bens imveis e mveis e de natureza industrial.

TRANSFERNCIAS CORRENTES
64

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Destina-se ao repasse de recursos do setor pblico a outro ente pblico ou privado, que no represente a contraprestao direta em bens ou servios. Elas podem ser classificadas em: Intragovernamental - so transferncias de recursos financeiros a entidades dentro de uma mesma esfera de Governo, Ex.: Transferncias de recursos da Secretaria da Fazenda para Secretaria de Administrao. A Transferncia Intergovernamental - so transferncia de recursos para outra esfera de Governo. Ex.: Transferncia do Fundo de Participao dos Municpios, recurso financeiro da Unio para os Municpios.

INVESTIMENTOS So dotaes destinadas ao planejamento e a execuo de obras pblicas, inclusive as destinadas aquisio de imveis necessrios realizao dessas ltimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisio, de instalaes, equipamentos e material permanente e a constituio ou aumento do capital social de empresas que no sejam de carter comercial ou financeiro.

INVERSES FINANCEIRAS So dotaes destinadas a aquisio de imveis ou de bens de capital j em utilizao na economia; aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital social; e constituio ou aumento do capital de empresas ou entidades que visem objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operaes bancrias ou de seguros

TRANSFERNCIAS DE CAPITAL Tem a mesma conotao das transferncias correntes, no entanto, voltada para a aquisio ou produo de bens (mveis ou imveis).

FASES OU ESTGIOS DA DESPESA PBLICA Os estgios das despesas pblicas segundo a Lei n 4.320/64, so: empenho, liquidao e pagamento.

65

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

EMPENHO: uma das mais importantes fases da despesa pblica. O empenho o ato emanado de autoridade competente que cria para o estado obrigao de pagamento, pendente ou no de implemento de condio (art. 58 da Lei Federal n4.320/64). de fundamental importncia para a relao contratual entre o setor governamental e seus fornecedores de bens e servios. Representa a garantia de que existe o crdito necessrio para a liquidao de uma dvida assumida.

So modalidade de Empenho: a. Empenho por Estimativa: destinado a atender despesa de valor no quantificvel durante o exerccio. Ou seja, utilizado nos casos em que no se possa determinar o montante da despesa. Por exemplo: gasto total com pessoal, com energia, com gua e etc.

b. Empenho Global: destinado a atender despesa determinada e quantificada e a ser liquidada e paga parceladamente, geralmente em cada ms, durante a fluncia do exerccio. Por exemplo, aquela relacionada com um contrato com um valor determinado. Exemplo: um contrato de aluguel que ser pago parceladamente.

c.

Empenho Ordinrio: destinado a atender despesa quantificada e liquidvel de uma s vez. Ou seja, utilizado naqueles casos onde se conhece o valor do bem ou servio a ser adquirido, e o pagamento ocorre de uma nica vez.

Disposies Legais: Nenhuma despesa poder ser realizada sem a existncia de crdito que a comporte ou quando imputada a dotao imprpria, vedada expressamente qualquer atribuio de fornecimento ou prestao de servios, cujo custo exceda aos limites previamente fixados em lei. vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. Em caso de urgncia caracterizada na legislao em vigor, admitir-se- que o ato do empenho seja contemporneo realizao da despesa.
66

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

O empenho importa deduzir seu valor de dotao adequada despesa a realizar, por fora do compromisso assumido. O empenho no poder exceder o saldo disponvel da dotao oramentria, nem o cronograma de pagamento o limite de saques fixado, evidenciados pela contabilidade, cujos registros sero acessveis s respectivas unidades gestoras em tempo oportuno. Exclusivamente para efeito de controle da programao financeira, a unidade gestora dever estimar o prazo do vencimento da obrigao de pagamento objeto do empenho, tendo em vista o prazo fixado para o fornecimento de bens, execuo da obra ou prestao do servio, e o normalmente utilizado para liquidao da despesa. As despesas relativas a contratos, convnios, acordos ou ajustes de vigncia plurianual, sero empenhadas em cada exerccio financeiro pela parte nele a ser executada. A reduo ou cancelamento no exerccio financeiro, de compromisso que caracterizou o empenho, implicar sua anulao parcial ou total, revertendo a importncia correspondente respectiva dotao, pela qual ficar

automaticamente desonerado o limite de saques da unidade gestora. Para cada empenho ser extrado um documento denominado Nota de Empenho que indicar o nome do credor, a especificao e a importncia da despesa, bem como os demais dados necessrios ao controle da execuo oramentria. O empenho de despesa no liquidada ser considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo quando: a) vigente o prazo para cumprimento da obrigao assumida pelo credor, nele estabelecida; b) vencido o prazo de que trata o item anterior, mas esteja em curso a liquidao da despesa, ou seja de interesse da Administrao exigir o cumprimento da obrigao assumida pelo credor; c) se destinar a atender transferncias a instituies pblicas ou privadas; d) corresponder a compromisso assumido no exterior.

LIQUIDAO: o estgio que consiste na verificao do direito do credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito.
67

CENTRAL DE CURSOS Oramento Pblico

Essa verificao tem por objetivo determinar: a) A origem e o objeto do que se deve pagar. b) A importncia exata a pagar. c) A quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. Ainda conforme a citada Lei, a liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base: a) O contrato, ajuste ou acordo respectivo. b) A nota de empenho. c) Os comprovantes de entrega do material ou da prestao do servio.

PAGAMENTO: representa a fase final do processo da despesa pblica. O pagamento somente poder ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao. Pode ser realizado mediante ordem bancria, cheque ou na boca do cofre. Atualmente, na unio e em alguns estados, os pagamentos so realizados mediante ordens bancrias eletrnicas. Anulao da Despesa a) Ocorrendo no exerccio da emisso do empenho correspondente, faz-se o estorno, revertendo o valor ao saldo da dotao correspondente; b) Acontecendo a restituio aps o encerramento do exerccio de seu empenho e pagamento, constitui Receita Oramentria.

68

69

DESPESAS DE EXERCCIOS ANTERIORES

Neste caso a despesa realmente aconteceu, s que no foi processada na poca oportuna, o que difere dos restos a pagar processados, que falta apenas pagamento para quitar a obrigao. As despesas de exerccios encerrados, para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio, em como os restos a pagar com prescrio interrompida e os compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio correspondente, podero ser pagas conta de dotao especifica consignada no oramento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possvel, a ordem cronolgica.

1. Na execuo da despesa de exerccios anteriores devem ser observado: O enquadramento do gasto em um desses tipos: despesas para as quais o oramento respectivo consignava crdito prprio, com saldo no final do exerccio suficiente para atend-las, que no se tenham processado na poca prpria; despesas de Restos a Pagar, com prescrio interrompida; compromissos reconhecidos pela autoridade competente, ainda que no tenha sido prevista a dotao oramentria prpria ou no tenha esta deixado saldo no exerccio respectivo, mas que pudessem ser atendidas em face da legislao vigente;

2. O reconhecimento das dvidas, pela a autoridade competente: o ordenador de despesa da unidade gestora onde teve origem o dbito, no casa das letras; o titular da Diretoria Administrativa, no caso de despesas com pessoal e encargos sociais; o titular de rgo da Administrao Direta (secretrio ou similar), de autarquia e fundao instituda e mantida pelo Estado;

3. A formalizao mediante processo, contendo: informao, pela Diretoria de Finanas ou unidade similar, da existncia ou no de dotao prpria no oramento do exerccio de referncia;
69

70

justificativa fundamentada, pelo ordenador de despesa, por que a despesa no foi previamente empenhada ou processada no exerccio de origem; despacho da autoridade competente pelo reconhecimento da despesa.

SUPRIMENTO DE FUNDOS OU REGIME DE ADIANTAMENTO

um procedimento excepcional para pagamento de despesa, previsto em lei, que consiste na entrega de numerrio a servidor, precedida de empenho e emisso da respectiva nota (NE), utilizado para as despesas: expressamente definidas em lei (art. 68 da Lei n 4.320/64); e que no possam se subordinar ao processo normal de aplicao.

O Decreto Federal n 93.872/86, alterado pelo Decreto n 2.289/97 nos art. 45 a 47 regulamenta o Suprimento de Fundos na Administrao Pblica Federal, salientamos que cada Estado e Municpio tem sua prpria legislao.

Art. 45 - Excepcionalmente, a critrio do ordenador de despesa e sob sua inteira responsabilidade, poder ser concedido suprimento de fundos a servidor, sempre precedido do empenho na dotao prpria s despesas a realizar, e que no possam subordinar-se ao processo normal de aplicao, nos seguintes casos:

I - para atender despesas eventuais, inclusive em viagens e com servios especiais, que exijam pronto pagamento em espcie. II - quando a despesa deva ser feita em carter sigiloso, conforme se classificar em regulamento; e III - para atender despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em cada caso, no ultrapassar limite estabelecido em Portaria do Ministro da Fazenda. 1 - O suprimento de fundos ser contabilizado e includo nas contas do ordenador como despesa realizada; as restituies, por falta de aplicao, parcial ou total, ou aplicao indevida, constituiro anulao de despesa, ou receita oramentria, se recolhidas aps o encerramento do exerccio. 2 - O servidor que receber suprimento de fundos, na forma deste artigo, obrigado a prestar contas de sua aplicao, procedendo-se, automaticamente,
70

71

tomada de contas se no o fizer no prazo assinalado pelo ordenador da despesa, sem prejuzo das providncias administrativas para a apurao das

responsabilidades e imposio das penalidades cabveis. 3 No se conceder suprimento de fundos: a) a responsvel por 2 (dois) suprimentos; b) a servidor que tenha a seu cargo a guarda ou a utilizao do material a adquirir, salvo quando no houver na repartio outro servidor; c) a responsvel por suprimento de fundos que, esgotado o prazo, no tenha prestado contas de sua aplicao; e d) a servidor declarado em alcance. A Instruo Normativa n 05/96 da STN, acrescenta mais uma situao em que veda a concesso de suprimento de fundos a servidor respondendo a inqurito administrativo. 4 - Os valores limites para concesso de suprimento de fundos, bem como o limite mximo para despesas de pequeno vulto de que trata este artigo, sero fixados em portaria do Ministro de Estado da Fazenda.

Art. 46 - Cabe aos detentores de suprimentos de fundos fornecer indicao precisa dos saldos em seu poder em 31 de dezembro, para efeito de contabilizao e reinscrio da respectiva responsabilidade pela sua aplicao em data posterior, observados os prazos assinalados pelo ordenador da despesa.

Pargrafo nico. A importncia aplicada at 31 de dezembro ser comprovada at 15 de janeiro seguinte.


Art. 47. A concesso e aplicao de suprimento de fundos, ou adiantamentos, para atender peculiaridades da Presidncia e Vice-Presidncia da Repblica, do Ministrio da Fazenda, das reparties do Ministrio das Relaes Exteriores no exterior, bem assim militares e de inteligncia, obedecero a regime especial de execuo estabelecidos em instrues aprovadas pelos respectivos Ministros de Estado, pelo Chefe da Casa Militar e pelo Secretrio-Geral da Presidncia da Repblica, sendo vedada a delegao de competncia.

So considerados em Alcance: I. os saldos em poder dos responsveis, sem respectiva devoluo;


71

72

II.

as rendas arrecadadas no escrituradas convenientemente ou no recolhidas regularmente;

III. IV.

as despesas glosadas por terem sido impugnadas; as diferenas verificados para menos nos documentos de receitas e para mais nos de despesas;

V.

os adiantamentos cuja aplicao tenha sido diversa da finalidade para qual foram requisitados ou no tenha sido devidamente comprovada;

VI.

as altas verificadas em valores materiais ou efeitos de qualquer espcie, confiados guarda dos responsveis.

DVIDA PBLICA

CONCEITOS

Dvida pblica - o resultado das operaes de crdito realizadas pelos rgos do setor pblico com o objetivo de antecipar a receita oramentria ou atender a desequilbrios oramentrios, a financiamento de obras e servios pblicos. E, no seu conceito mais amplo, abrange, tambm, as operaes de crdito destinadas exclusivamente aos objetivos de poltica monetria (Fernando Rezende - Finanas Pblicas Ed. Atlas 1 edio 5 tiragem, 1983).

Operao de crdito - todo compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros.

Emprstimos - so as operaes realizadas sem destinao especfica ou vnculo comprovao da aplicao dos recursos. So exemplos os emprstimos para capital de giro, os emprstimos pessoais, os adiantamentos a depositantes e as antecipaes das receitas oramentrias.

Financiamentos - so as operaes realizadas com destinao especfica, vinculadas comprovao da aplicao dos recursos. So exemplos os financiamentos de parques industriais, mquinas e equipamentos, bens de consumo durvel, saneamento bsico, rurais e imobilirios.
72

73

Dvida pblica consolidada ou fundada - montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao por prazo geralmente superior a doze meses.

Dvida pblica mobiliria - dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio (inclusive os do Banco Central), pelos Estados e pelos Municpios. Dvida por antecipao da receita oramentria (ARO) - de curto prazo, parte da dvida flutuante e se destina a cobrir eventuais dficits de caixa ou compensar o descasamento entre os prazos legais das receitas e das despesas.

Concesso de garantias - compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da federao ou entidade a ele vinculada. Refinanciamento da divida mobiliria - emisso de ttulos para pagamento do principal acrescido da atualizao monetria.

CLASSIFICAO DA DVIDA Pode ser classificada segundo vrios critrios: Por prazo de amortizao: flutuante ou curto prazo (ARO) fundada ou curto, mdio e longo prazos. Por origem dos recursos: interna externa Por base de emprstimo: em ttulos por contrato Por tipo de responsabilidade de entidade pblica: direta - o tomador o responsvel direto e nico garantida - o avalista o responsvel indireto SELEO DO CREDOR EM TTULOS (INTERNA E EXTERNA)
73

74

oferta pblica (leilo pblico eletrnico) ao par, gio, desgio POR CONTRATO

EXTERNA organismos multilaterais de fomento instituies oficiais instituies privadas

INTERNA instituies oficiais: BNDES, CEF, Banco do Brasil, bancos regionais e bancos estatais locais instituies privadas ARO: levantamento pblico de taxas

CONTRAPARTIDAS

a parcela de um projeto que financiada com recursos alocados pelo tomador. Esta parcela pode vir de recursos prprios ou de recursos de terceiros. Geralmente esta modalidade de financiamento utilizada por organismos multilaterais de crdito e por bancos oficiais de desenvolvimento. Para liberar as parcelas do financiamento, os credores exigem que o tomador comprove a aplicao da parte que lhe cabe no projeto (contrapartida), bem como apresente a prestao de contas da liberao anterior, quando for o caso. Na seqncia do cronograma financeiro do projeto, caso uma das condies acima no tenha sido atendida, o tomador no recebe a parcela mas passa a pagar, a partir daquele momento, comisso de compromisso, tornando o projeto mais caro e, em alguns casos, invivel.

EXECUO ORAMENTRIA E FINANCEIRA DA DVIDA FUNDADA OU CONSOLIDADA


74

75

Entrada dos recursos - oramentria; receitas de capital Amortizao, resgate e correo monetria - oramentria; despesas de capital Juros e demais encargos - oramentria; despesas correntes. FLUTUANTE

OU

ADMINISTRATIVA

(ANTECIPAO

DA

RECEITA

ORAMENTRIA) Entrada dos recursos - extra-oramentria Amortizao e resgate - extra-oramentria Correo, juros e demais encargos - oramentria; despesas correntes

O pagamento das despesas correntes e de capital autorizado por lei ao passo que as despesas extra-oramentrias no necessitam de lei para sua realizao, SERVIO DA DVIDA O servio da dvida compreende as amortizaes e os juros. H quem no considere as amortizaes porque na contabilidade nacional, apenas os juros aparecem no balano de servios. Mas, o pargrafo nico do artigo 98 da Lei 4.320/64 define claramente:
Art. 98 Pargrafo nico - A dvida fundada ser escriturada com individuao e especificaes que permitam verificar, a qualquer momento, a posio dos emprstimos, bem como os respectivos servios de amortizao e juros.

AJUSTE DOS ENCARGOS DA DVIDA NO FINAL DO EXERCCIO Quando o perodo de juros abrange dois exerccios financeiros, isto , ultrapassa o ms de dezembro, o servio da dvida que vai do incio do perodo at 31 de dezembro deve ser calculado pr rata tempore e empenhado. Estes empenhos sero lanados na Dvida Flutuante como Servio da Dvida a Pagar, para a divida fundada e Dbitos de Tesouraria para ARO, e sero quitados at o dia dez de dezembro de cada ano. Esta prtica permite que a prestao de contas reflita a real situao patrimonial, bem como evita que seja demonstrado um resultado financeiro irreal (supervit ou dficit financeiro).
75

76

RESTOS A PAGAR X SERVIO DA DVIDA A PAGAR Os Restos a Pagar, nos termos do inciso I do artigo 92 da Lei 4.320/64, no incluem os servios da dvida. Os dbitos da dvida fundada em atraso devem ser lanados em ttulo prprio denominado Servio da Dvida a Pagar (inciso II, artigo 92, Lei 4.320/64). Este lanamento em separado facilita a anlise e o conhecimento do total da dvida no balano patrimonial.

A DVIDA NA PRESTAO DE CONTAS Entrada dos recursos (liberao):

Fundada: Balanos oramentrio e financeiro, receitas de capital, sob o ttulo de operaes de crdito. Flutuante: Balano financeiro, receita extra-oramentria, sob o ttulo de dbitos de tesouraria. Sada dos recursos (pagamentos):

Fundada: Demonstrao da Receita e da Despesa segundo as Categorias Econmicas Nas despesas correntes: juros e encargos da dvida interna
juros e encargos da dvida externa

Nas despesas de capital: amortizao e refinanciamento da dvida interna


amortizao e refinanciamento da dvida externa

Flutuante: Juros e encargos: Demonstrao da Receita e da Despesa segundo as Categorias Econmicas, despesas correntes, sob o ttulo juros e encargos da dvida interna

76

77

Principal: Balano financeiro, despesa extra-oramentria, sob o ttulo dbitos de tesouraria Montante (estoque):

Fundada: balano patrimonial, passivo permanente, sob os ttulos dvida fundada interna, dvida fundada externa.

TAMANHO DA DVIDA %PIB % Receita Total - oramento Perfil da Dvida - capacidade de pagamento - pagar sem estrangular a capacidade de investir

ASPECTOS LEGAIS LEI FEDERAL N 4.320/64 A dvida flutuante compreende: I. os restos a pagar, excludos os servios da dvida; II. os servios da dvida a pagar; III. os depsitos; IV. os dbitos de tesouraria.

O registro dos Restos a Pagar far-se- por exerccio e por credor, distinguindo-se as despesas processadas das no-processadas.

A dvida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a 12 (doze) meses, contrados para atender a desequilbrio oramentrio ou a financeiro de obras e servios pblicos. A dvida fundada ser escriturada com individuao e especificaes que permitem verificar, a qualquer momento a posio dos emprstimos, bem como os respectivos servios de amortizao e juros.
77

78

DECRETO N 93.872/86 A dvida pblica abrange a dvida flutuante e a dvida fundada ou consolidada. A dvida flutuante compreende os compromissos exigveis, cujo pagamento independa de autorizao oramentria, assim entendidos: a) os restos a pagar, excludos os servios da dvida, b) os servios da dvida; c) os depsitos, inclusive consignaes em folha; d) as operaes de crdito por antecipao de receita; e) o papel-moeda ou moeda fiduciria. A dvida fundada ou consolidada compreende os compromissos de exigibilidade superior a 12 (doze) meses contrados mediante emisso de ttulos ou celebrao de contratos para atender a desequilbrio oramentrio, ou a financiamento de obras e servios pblicos, e que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. A dvida ser escriturada com individuao e especificaes que permitam verificar, a qualquer momento, a posio os compromissos, bem como os respectivos servios de amortizao e juros. LEI COMPLEMENTAR N 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) Resoluo do Senado estabelecer os limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, que compreende a dvida da administrao direta, autarquias, fundaes e empresas dependentes, e uma lei definir o montante da dvida mobiliria federal. o montante da dvida (estoque) ter seus limites fixados tomando-se por base a divida consolidada em relao percentual Receita Corrente Lquida (RCL)

Receita Corrente Liquida - o total das receitas correntes, deduzidos: a) na unio: transferncias aos estados e municpios;
78

79

todas as contribuies para o Regime Geral de Previdncia Social; contribuies para o PIS/PASEP; b) nos estados: as parcelas entregues aos municpios por determinao constitucional; c) na Unio, nos estados e nos municpios: todas as contribuies para o custeio do sistema de previdncia e assistncia social; receitas da compensao financeira entre os diversos regimes de previdncia e assistncia social; d) no distrito federal, no Amap e em Roraima: recursos recebidos da unio para pessoal das reas de segurana, sade, educao e dos integrantes do quadro em extino da administrao federal

acrescentados: nos estados, no distrito federal, nos municpios: valores recebidos em decorrncia da Lei Kandir (LC 87/96) valores recebidos do FUNDEF

As propostas de regulamentao ao legislativo contero:

a) os limites e condies devero guardar coerncia com a LRF e com os objetivos de poltica fiscal; b) estimativas do impacto da aplicao dos limites a cada uma das trs esferas de governo; c) razes de eventual proposio de limites diferenciados por esfera de governo; d) metodologia de apurao dos resultados primrio e nominal. Resultado primrio: diferena entre as receitas e as despesas pblicas no financeiras. Resultado nominal: diferena entre as receitas e as despesas pblicas, incluindo receitas e despesas financeiras, os efeitos da inflao e da variao cambial.

podero ser revistos os limites em razo de instabilidade econmica ou alteraes nas polticas monetria ou cambial.
79

80

os precatrios no pagos na vigncia do oramento em que estiverem includos integraro a dvida consolidada. caso os limites sejam excedidos, haver o prazo de trs quadrimestres para recuperao, sendo que no primeiro exigida a reduo em pelo menos 25% do primeiro, enquanto perdurar o excesso, os entes incorrido: Ficam proibidos de realizar novas operaes de crdito; So obrigados a obter resultados primrios suficientes reconduo da dvida ao limite; No se enquadrando nos trs quadrimestres, ficam suspensas as transferncias voluntrias.

O Ministrio da Fazenda verificar o cumprimento dos limites e condies da realizao de operaes de crdito. A contratao de operaes de crdito em cada exerccio fica limitada ao montante da despesa de capital - REGRA DE OURO - as dvidas somente sero destinadas a gastos com investimentos.

Operaes de crdito irregulares sero canceladas com devoluo do principal sem juros ou atualizao monetria ou constituio de reserva na LOA para o exerccio seguinte. Durante o processo de anulao o ente fica impedido de receber transferncias voluntrias, obter garantias e contratar novas operaes de crdito, exceto para refinanciamento da dvida e reduo das despesas com pessoa.

ARO: exclusivamente para atender a insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro Prazo: entre 10 de janeiro e 10 de dezembro Custo: prefixada ou indexada taxa bsica financeira Proibies: - nova operao apenas quando quitada integralmente operao anterior - no ltimo ano d mandato do chefe do poder executivo no haver

contratao Garantias - os entes podero oferecer garantias, obedecidas as regras para contratao de operaes de crdito.
80

81

- est condicionada oferta de contra-garantia - o garantido deve estar adimplente junto ao garantidor e suas controladas - o Banco Central no pode conceder garantias a qualquer das esferas de governo - O ente da Federao cuja dvida tiver sido honrada pela Unio ou Estado, ter suspenso o acesso a novos crditos ou financiamentos at a liquidao da dvida.

LIMITES DA DVIDA PBLICA

RESOLUO N40, DE 20 DE DEZEMBRO 2001 - SENADO FEDERAL

Dispe obre os limites globais para o montante da dvida pblica consolidada e da dvida pblica mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, em atendimento ao disposto no art. 52, VI e IX da Constituio Federal.

O SENADO FEDERAL resolve: Art. 1 Subordina-se s normas estabelecidas nesta Resoluo a dvida pblica consolidada e a dvida pblica mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. 1 Considera-se, para os fins desta Resoluo, as seguintes definies: I - Estado, Distrito Federal e Municpio: as respectivas administraes diretas, os fundos, as autarquias, as fundaes e as empresas estatais dependentes; II - empresa estatal dependente: empresa controlada pelo Estado, pelo Distrito Federal ou pelo Municpio, que tenha, no exerccio anterior, recebido recursos financeiros de seu controlador, destinados ao pagamento de despesas com pessoal, de custeio em geral ou de capital, excludos, neste ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria, e tenha, no exerccio corrente, autorizao oramentria para recebimento de recursos financeiros com idntica finalidade;

81

82

III - divida pblica consolidada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras, inclusive as decorrentes de emisso de ttulos, do Estado, do Distrito Federal ou do Municpio, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito para amortizao em prazo superior a 12 (doze) meses, dos precatrios judiciais emitidos a partir de 5 de maio de 2000 e no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos, e das operaes de crdito, que, embora prazo inferior a 12 (doze) meses, tenham constado como receitas no oramento; IV - dvida pblica mobiliria: dvida pblica representada por ttulos emitidos pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios; e V - dvida consolidada lquida: dvida pblica consolidada deduzidas as disponibilidades de caixa, as aplicaes financeiras e os demais haveres financeiros. 2 A dvida consolidada no inclui as obrigaes existentes entre as administraes diretas dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios e seus respectivos fluidos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes, ou entre estes. Art. 2 Entende-se por receita corrente lquida, para os efeitos desta Resoluo, o somatrio das receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, industriais, agropecurias, de servios, transferncias correntes e outras receitas tambm correntes, deduzidos: I - nos Estados, as parcelas entregues aos Municpios por determinao constitucional; II - nos Estados e nos Municpios, a contribuio dos servidores para o custeio do seu sistema de previdncia e assistncia social e as receitas provenientes da compensao financeira citada no 9 do art. 201 da Constituio Federal. 1 Sero computados no clculo da receita corrente liquida os valores pagos e recebidos em decorrncia da Lei Complementar n 87, de 13 de setembro. de 1996, e do Fundo previsto pelo art. 60 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. Art. 3 A dvida consolidada lquida dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, ao final do dcimo quinto exerccio financeiro contado a partir do

82

83

encerramento do ano de publicao desta Resoluo, no poder exceder, respectivamente, a: I - no caso dos Estados e do Distrito Federal: 2 (duas) vezes a receita corrente liquida, definida na forma do art. 2; e II - no caso dos Municpios: a 1,2 (um inteiro e dois dcimos) vezes a receita corrente liquida, definida na forma do art. 2.

83

You might also like