You are on page 1of 12

Criar Modificar ou Exibir Nota Fiscal Objetivo

Esta transao permite criar, exibir ou modificar notas fiscais de entrada e sada. tambm responsvel pela impresso das notas, quando se fizer necessrio. A criao de notas por est transao, gera apenas a escriturao fiscal, no tem integrao com os mdulos de contabilidade e financeiro. Estes procedimentos podem ser feitos tambm pelas transaes JIB1N, J1B2N e J1B3N. os nicos processos em que a nota fiscal ser criada por intermdio desta transao so: Recebimento de Materiais para Demonstrao/ Recebimento de Amostra e Notas de Importao, para os demais processos, a gerao da nota ser automtica.

Transao
Para acessar a transao deste manual, digite o cdigo da transao no campo comando.

Criar nota fiscal

Preencher os campos Obrigatrios, Opcionais, Condicionais e No Relevante conforme necessrio: Campo Ctg.nota fiscal O/P/C O Descrio / Ao Informar a categoria da nota fiscal. Para os processos em que a criao da nota manual, a categoria dever ser E1 Nota fiscal entrada. Informar a empresa Informar o local de negcios Para os processos de entradas manuais devero ser utilizadas as funes: ID parceiro O Fornecedor para notas de demonstrao e amostra. Filial para notas de importao.

Empresa Local de negcios NF funo parceiro

O O O

Informar o cdigo do fornecedor para notas de demonstrao e amostra ou o cdigo da filial para notas de importao.

Campo Incl.ICMS/ISS

O/P/C P

Descrio / Ao Se este cdigo estiver definido, o valor e o preo da nota fiscal tm de conter itens de documento na entrada ICMS/ISS.

1.1

Depois de digitadas as informaes, tecle E N T E R ou clique no boto

ou no

Criar nota fiscal entrada cabealho dados comerciais

Preencher os campos Obrigatrios, Opcionais, Condicionais e No Relevante conforme necessrio: Campo O/P/C O P P Data documento O Descrio / Ao Informar o nmero da nota fiscal que est sendo gerada. Informar a srie, se houver. Informar a subsrie, se houver. Informar a data da nota fiscal.

Campo Observaes Data lanamento Cond.pgto. Exerccio Montante IRF

O/P/C O O P P P

Descrio / Ao Informar algum texto que seja relevante para a nota fiscal, a nvel de histrico. Informar a data que a nota dever ser contabilizada. O sistema sugere a data atual. Informar a condio de pagamento do ttulo. Informar o exerccio da nota fiscal. Informar o valor do imposto retido na fonte para a nota fiscal. Este valor deduzido do montante total da nota fiscal. N de documento de uma nota fiscal anterior. utilizado para tipos de nota fiscal nos quais necessria uma referncia. INFORMAES REFERENTES AO TRANSPORTE DA MERCADORIA. NORMALMENTE NO UTILIZADO. .

N doc.original

TRANSPORTE/ VOLUME

2.1 Informar os itens da nota fiscal atravs do boto

Criar nota fiscal entrada - sntese

Clique no boto

para criar um novo registro.

Criar nota fiscal entrada item dados comerciais

3.1 Preencher os campos Obrigatrios, Opcionais, Condicionais e No Relevante conforme necessrio: Campo Tp.reg.NF O/P/C O Descrio / Ao Cdigo utilizado para descrever a transao contbil a executar. utilizado tambm para determinar CFOP. Se este campo estiver marcado, os valores do item no so includos no clculo do total da nota fiscal. Informar o material que est sendo recebido na nota fiscal. Informar o centro onde ser entrada a nota fiscal. Informar a quantidade do material para este item. N de documento de uma nota fiscal anterior. Informar o valor do item sem impostos.

Item estatist.

Material Centro Quantidade N doc.original Preo

O O O P O

Campo Desconto Frete Seguros Despesas ISS/ sem ICMS-IPI CFOP Dir.fisc.:ICMS Dir.fisc.:IPI Code controle

O/P/C P P P P C O P P O

Descrio / Ao Informar o desconto, se houver (destacado no corpo da nota). Informar o frete, se houver (destacado no corpo da nota). Informar o seguro, se houver (destacado no corpo da nota). Informar as despesas, se houver (destacado no corpo da nota). Se este campo estiver flegado, trata-se de um servio que no sujeito a ICMS nem a IPI. Informar o CFOP da nota fiscal. Informar o cdigo de ICMS. Informar o cdigo de IPI. Informar o NCM do material. para verificar os cdigos de imposto.

3.2 Depois de preenchidos os valores, clique no boto 3.3 Clique no boto

para atribuir os cdigos de impostos para o item.

Criar nota fiscal entrada impostos do item

3.4 Preencher os campos Obrigatrios, Opcionais, Condicionais e No Relevante conforme necessrio: Campo O/P/C P TpIm Base de clculo O O Descrio / Ao Flegar este campo, para que o clculo do imposto seja feito. Informar o cdigo do imposto. A base de clculo do imposto, dever ser informada no campo correspondente a linha do livro fiscal, podendo ser: TaxaImp. O Montante bsico Coluna 1 do livro Mont.base excludo Coluna 2 do livro Outro mont.bsico Coluna 3 do livro

Informar a alquota do imposto.

Campo Imp.estat.

O/P/C

Descrio / Ao Se este campo estiver flegado, o IPI no aparecer nos 'Livros Fiscais'. Aparecer espao em branco na coluna IPI. No entanto, os impostos estatsticos so includos no valor total do documento. para que o clculo seja feito.

3.5 Depois de preenchidos os valores, clique no boto

O valor calculado aparecer no campo Valor Fiscal, conforme tela abaixo.

3.6 Clique no boto mensagem

e em seguida no boto .

para gravar a nota fiscal. O sistema exibir a seguinte

No livro fiscal, a nota fiscal aparecer da seguinte maneira:

Dicas teis: Para modificar ou exibir os documentos, atravs das transaes J1B2N e J1B3N, a tela ser disposta da seguinte maneira:

3.7 Detalhamento janelas: Campo Sntese Vals.totais O/P/C Descrio / Ao Nesta primeira janela, est a sntese dos itens contidos na nota. A tela de valores totais exibe os detalhes de impostos, ou seja, base de clculo, alquota, valor calculado. Parceiro exibe os dados do fornecedor. A tela mensagens exibe as mensagens que sero impressas no corpo da nota fiscal Exibe os dados referente ao transporte da mercadoria.

Parceiro Mensagens Transporte

Campo Dds.conts.

O/P/C

Descrio / Ao Exibe os dados bsicos referente localizao, ou seja, empresa, centro, exibe tambm condies de pagamento, moeda. Dados referente a administrao da nota, ou seja, quem a emitiu, data e horrio da emisso, o que foi feito com ela, ou seja, se foi impressa, se manual, entre outros.

Administrao

Se a nota fiscal foi gerada automaticamente pelo sistema, diferente dos processos descritos acima, ou seja, no nota writer, possvel consultar todo o histrico da mesma, o pedido de compras, o recebimento fsico, a contabilizao. Para visualizar o histrico da nota fiscal atravs da transao J1B3N. Clique duas vezes sobre a linha do item.

You might also like