You are on page 1of 4

Publicado em: Revista Ecclesia. Maring, PR. Ano 1, n.6; out/nov 2011, p.26-28.

FINADOS MEMRIA E ESPERANA Pe. Luiz Antonio Belini Ns brasileiros temos um apego muito particular com o dia de finados, ou, dito de outro modo, dia em que lembramos aqueles que j faleceram . Rezamos por eles e visitamos seus tmulos. Finados um dia propcio para pensar na morte, mas, muito mais, naquilo que d sentido vida. E para ns cristos, o que d sentido vida o amor, compreendido como Jesus nos ensinou e testemunhou. o amor que nos liga com laos duradouros, que nem mesmo a morte pode desatar. Nos mantm em comunho com aqueles que j faleceram, ainda que essa comunho seja fundamentada principalmente na memria. por isso que visitamos e embelezamos os tmulos, os cemitrios; por isso que rezamos pelos falecidos. Quem j perdeu algum que lhe era muito importante, algum a quem amou, entende o sentido destas palavras.

Ns cristos acreditamos que vivemos em comunho mesmo com aqueles que j morreram. Existe entre ns um sentimento que continua nos ligando a eles, possivelmente mais do que com aqueles que ainda viro a existir. Este sentimento de comunho para com os mortos nos faz cuidar de seus sepulcros, enfeit-los. Levamos flores e velas. No porque precisem, mas porque este um modo humano de vivenciar o sentimento de amor e comunho. Como quem carrega a tocha olmpica, que passa de mo em mo pelo globo terrestre, sabe que a humanidade no depende daquele msero foguinho, nem para se aquecer nem para se iluminar, mas que um simbolismo profundo. Quem crtica o fato de se pr flores e velas nos tmulos ou, como em algumas culturas, alimentos, desconhece a profundidade do sentimento e do simbolismo humano.

Se podemos cuidar dos tmulos, embelez-los e enfeit-los, porque no poderamos fazer tambm uma prece por aqueles que morreram? Ainda que

no fosse de nenhuma utilidade para eles, poder unir-se a Deus em prece por eles, j seria algo maravilhoso. Mas cremos que nossa orao de valia tambm para os que j morreram.

PODEMOS REZAR PELOS MORTOS! Na Bblia encontramos testemunhos que nos dizem que sim. Embora possamos discutir como interpret-los, eles por si ss j so um testemunho que vale a pena lembrar. No Antigo Testamento esses testemunhos s aparecem tardiamente, porque dependem do amadurecimento da f na ressurreio pessoal. Vamos encontrar um primeiro testemunho explcito em 2Mac 12, 44-45: Se no tivesse esperana na ressurreio dos que tinham morrido na batalha, seria coisa intil e tola rezar pelos mortos. Mas, considerando que existe uma bela recompensa guardada para aqueles que so fiis at morte, ento esse um pensamento santo e piedoso. Por isso, mandou oferecer um sacrifcio pelo pecado dos que tinham morrido, para que fossem liberados do pecado . No Novo Testamento encontramos um testemunho interessante em Paulo, que fala em oferecer o batismo pelos mortos, talvez como ns que oferecemos a celebrao eucarstica: Se no fosse assim, o que ganhariam aqueles que se fazem batizar em favor dos mortos? Se os mortos no ressuscitam, porque se fazer batizar em favor deles? (1Cor 15, 29). E o prprio Paulo reza por Onesforo e sua famlia: Que o Senhor lhe conceda misericrdia junto a Deus naquele dia (2Tm 1, 18). Esta prtica de rezar pelos mortos e oferecer a celebrao eucarstica por eles, est presente na Igreja desde os seus incios. E inmeros testemunhos comprovam isso. Oraes belssimas permeiam nossas prprias Oraes Eucarsticas. Lembremos algumas: "Lembrai-vos tambm dos que morreram na paz do vosso Cristo e de todos os mortos dos quais s vs conheceis a f". (Or. Euc. IV); "Lembrai-vos tambm dos nossos irmos e irms que morreram na esperana da ressurreio e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vs na luz da vossa face ." (Or. Euc. II); "A todos os que chamastes para a outra vida na vossa amizade, e aos marcados com o sinal da f, abrindo os vossos braos, acolhei-os. Que vivam para sempre bem felizes no reino que para todos preparastes ." (Or. Euc. V).

A RESPOSTA PARA A MORTE A RESSURREIO A pergunta sobre o que acontecer aps a morte sempre envolveu o homem. As respostas possveis podem ser sintetizadas em duas opes: com a morte termina definitivamente a existncia de quem morre ou aps a morte continua-se a existir, mas uma existncia diferente. Em geral, as religies defendem a segunda opo, embora possam entender diferentemente esta existncia ps-morte. As duas opes so opes de f! No h nada que justifique racionalmente uma mais que a outra. Poderamos lembrar inmeros pensadores que optaram por uma ou por outra alternativa e fundamentaram sua escolha a partir de sua racionalidade. Aqui, nos encontramos no domnio da ESPERANA: esperamos que se cumpra tudo o que o Pai nos revelou e realizou atravs de seu Filho Jesus na fora do Esprito. Frente a morte do amigo Lzaro, Jesus afirma para Marta: Eu sou a ressurreio e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viver. E todo aquele que vive e acredita em mim, no morrer para sempre (Jo 11,25-26). Todo aquele que acredita em Jesus e busca se unir a Ele participar de sua ressurreio: Ou vocs no sabem que todos ns, que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Pelo batismo fomos sepultados como ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da glria do Pai, assim tambm ns possamos caminhar numa vida nova (Rm 6, 3-4). Ns cremos na ressurreio, ou seja, que Deus nos conceder uma existncia nova, na plenitude da comunho consigo. E essa vida nova nos envolver totalmente, conservando nossa pessoalidade mas tambm nossas relaes: com o prximo, com o cosmo ( toda a criao que ser redimida, conforme Rm 8, 19-25) e com o prprio Senhor. E esta f, em uma existncia ps-morte, longe de nos afastar de nossos compromissos na construo deste mundo, serve de estmulo para que nos comprometamos com sua transformao: devemos ser construtores de uma sociedade justa, fraterna e pacfica, onde todos tenham vida e vida em abundncia.

You might also like