You are on page 1of 15

E.E.E.F.M.Profa.Placdia Cardoso Disciplina: C.F.

B Planejamento Anual ANO:2013

Profa.CRISTIANA LEAL Turma: (EJA) 4a etapa

Plano de aula I Avaliao diagnstica Tempo: 2 aulas/ turma Objetivos: Diagnosticar os conhecimentos bsicos sobre a cincia da vida, a biologia e seus aspectos; Identificar os interesses dos alunos dentro dos contedos da disciplina de biologia.

Metodologia: conversa com os alunos sobre a biologia, sobre o que sabem, gostam e o que gostariam de conhecer. Avaliao: pela participao dos alunos. Plano de aula II Introduo ao estudo da biologia/ comeo ano letivo Tempo: 4 aulas/ turma. Objetivos: Introduzir ou revisar conceitos bsicos do estudo da biologia; Reconhecer a importncia da biologia e seus ramos dentro da cincia; Relacionar os conceitos-chave de biologia com os outros contedos/ disciplinas.

Metodologia: aula interativa com uso da lousa e em conversa com os alunos sobre os temas de introduo ao estudo da biologia. Avaliao: atravs dos exerccios em sala e pela participao dos alunos nas aulas interativas. Plano de aula III Os seres vivos e as funes vitais humanas Tempo: 18 aulas/ turma Objetivos: Compreender o corpo humano como um conjunto integrado, considerando seus nveis de organizao celular, clula, tecidos, rgos, sistemas, organismo, populao; Entender a Teoria Celular e as caractersticas de um ser vivo;

Conhecer as funes vitais do organismo humano: respirao, digesto, excreo e circulao, e ainda a reproduo; Reconhecer a complexidade do organismo humano; Compreender os processos de reproduo, crescimento, imunidade, etc.

Metodologia: aulas expositivas e interativas, com uso de esquemas, ilustraes, mapas conceituais, debates, leituras, etc. Avaliao: contnua, por meio de: Exerccios em sala, atitudes, caderno (5,0); Avaliao mensal (15,0); Trabalho (10,0) Avaliao bimestral (20,0)

1 aula - Mapa conceitual introdutrio sobre a organizao estrutural dos seres vivos Nveis de organizao dos seres vivos

Macromolculas: lipdeos, protenas, carboidratos, cidos nuclicos

Organelas celulares

Clula

Tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso

rgos

Sistemas

Organismo/ indivduo

Populao Teoria celular: Todos os organismos so formados por clulas, exceto o vrus (ser acelular); Todas as reaes metablicas de um organismo ocorrem em nvel celular (dentro das clulas); As clulas se originam unicamente de outras clulas pr-existentes; Todas as clulas so portadoras de material gentico ou hereditrio, o DNA.

Organismos: - unicelulares - pluricelulares - procariontes - eucariontes. 2 aula: Leitura e discusso do texto sobre Os seres vivos 3 aula: Exerccios sobre o texto 4 aula: Exerccios sobre o texto 5 aula: correo dos exerccios 6 aula: correo dos exerccios 7 aula: Leitura e debate do texto Voc conhece o seu corpo? 8 aula: Leitura e debate do texto Capa protetora e tecido epitelial 9 aula: Leitura e debate do texto Fora e resistncia e tecido muscular 10 aula: Leitura e debate do texto Os pilares do corpo e tecido sseo 11 aula: Avaliao mensal 12 aula: Texto: Introduo ao estudo das funes vitais do ser humano 13 aula: Funes vitais de nutrio 14 aula: vdeo-resumo sobre as funes de nutrio de nutrio 15 aula: Leitura e debate do texto O caminho dos alimentos e o Canal de energia 16 aula: Trabalho em grupo sobre o vdeo-resumo 17 aula: Avaliao bimestral

18 aula: Leitura e debate do texto Central de comunicao, Perigos e defesas, Combatendo as doenas e Superando os desafios Exerccios sobre o texto: 1) Diferencie um ser vivo de um ser no-vivo. D exemplos. 2) Quais os elementos qumicos esto presentes em maiores quantidades nos seres vivos? 3) O que voc entendeu como substncia orgnica? 4) Cite as caractersticas principais que definem os seres vivos? 5) O que Teoria Celular? O que ela diz sobre os seres vivos? 6) Diferencie ser unicelular de ser pluricelular. D exemplos. 7) Quais so as partes que compe a clula? 8) Qual a funo da membrana plasmtica? 9) Qual a funo do ncleo? 10) Em que parte da clula ocorrem as funes vitais de um ser? 11) Diferencie ser procarionte de ser eucarionte. D exemplos. 12) Quais so as trs coisas que a clula vegetal tem que a clula animal no tem? 13) Qual a funo do alimento no nosso corpo? 14) Qual a diferena entre seres auttrofos e seres hetertrofos? D exemplos. 15) O que metabolismo? 16) Por qual ciclo vital que toso ser vivo passa? 17) O que reproduo? 18) Quais as duas formas de reproduo? Diferencie-as. Trabalho - Entendendo o vdeo-resumo sobre as funes vitais de nutrio dos seres humanos - em grupo de at 4 pessoas 1) Quais so as quatro funes de nutrio do nosso corpo? 2) Explique o que significa dizer que essas funes so interdependentes. 3) Fale quais os rgos responsveis pelas seguintes atividades: a) Mastigao de alimentos; b) Deglutio;

c) Tranformao dos alimentos em nutrientes; d) Assimilao ou absoro dos nutrientes; e) f) Distribuio dos nutrientes; Eliminao de substncias txicas.

4) Qual a diferena entre os alimentos que consumimos e os nutrientes que absorvemos? 5) Para que as nossas clulas utilizam os nutrientes? 6) A uria uma substncia txica nitrogenada resultante do processo de filtrao do sangue. Que rgo responsvel por essa funo? 7) Quais os rgos que compem o sistema digestrio? E quais suas funes? 8) O que peristaltismo? 9) Quais so as glndulas anexas ao sistema digestivo? 10) Do que composto o sangue? E qual sua funo? 11) Qual molcula necessria para que as clulas produzam energia? E onde ela absorvida? 12) Onde se localizam os alvolos? E qual sua funo? 13) Qual o gs que inspiramos? E qual eliminamos? 14) Quais so os rgos que compem os sistemas respiratrio, excretor e circulatrio? 15) E qual a funo bsica desses sistemas do corpo humano?

TECIDOS Tecido epitelial Tecidos so grupos de clulas diferenciadas dotadas de propriedades comuns. O tecido epitelial encontrado fazendo o revestimento interno e externo de rgos e compondo as nossas glndulas. Os principais rgos que tem revestimentos especficos so o estomago, os intestinos, os pulmes. As glndulas so estruturas que secretam substncias importncias importantes para o corpo, como os hormnios. As principais so: - endcrinas a hipfise, tireide e excrina mamria, sudorpara, etc. Tecido muscular O tecido muscular responsvel pelos movimentos do corpo e constitudo por clulas alongadas chamadas fibras, as quais so capazes de se contrair. No corpo humano existem trs tipos de msculo: Msculo estriado esqueltico (evolve o esqueleto); Msculo estriado cardaco (corao); Msculo liso (vsceras, rgos internos).

Tecido conjuntivo O tecido conjuntivo so aqueles que ligam os tecidos e se dividem em vrios tipos: sseo, sanguneo, adiposo, etc. Tecido sseo

O tecido sseo tem a funo de sustentao, assim como o tecido cartilaginoso. O tecido que compe os nossos ossos tem um material solido entre suas clulas composto de fosfato e carbonato de clcio. O tecido cartilaginoso tambm resistente, porem mais flexvel. Exemplo: tendes.

Texto: SERES VIVOS A Terra habitada por muitos milhes de seres: alguns desses seres so chamados de vivos, outros no. Todos os seres so formados por matria. O que distingue um ser vivo de um ser bruto ou novivo, em primeiro lugar, a composio qumica. Na Antigidade, os pensadores achavam que os seres vivos eram dotados de uma exclusiva e misteriosa fora vital que lhes confiria vida. Hoje no se acredita mais nisso, pois sabe-se que a matria que forma os organismos vivos, embora peculiar, constituda por partculas semelhantes s que formam a matria no viva e est sujeita s mesmas leis que regem o universo no-vivo. Na matria viva, porm, certos elementos qumicos esto sempre presentes em grande proporo, como o carbono (C), o hidrognio (H), o oxignio (O) e o nitrognio (N) que, junto com vrios outros elementos, em menores quantidades, formam substncias muito complexas (chamadas genericamente de substncias orgnicas), que constituem os seres vivos. Voc um ser vivo, assim como uma planta e uma bactria. J uma pedra no viva, nem uma cadeira. Os seres vivos no podem ser definidos por apenas uma caracterstica sendo, portanto, necessrio levarmos em conta um conjunto de aspectos que os diferenciam dos demais seres. Vamos analisar essas caractersticas. Para pensar 1 : Um animal morto um ser inanimado como uma pedra? Por qu? - Os seres vivos so formados por clulas Uma das primeiras generalizaes feitas no estudo dos seres vivos diz que: todos os seres vivos so constitudos por clulas. Esteenunciado constitui a chamada Teoria Celular.

A clula o elemento fundamental que forma o organismo dos seres vivos. Em geral a clula to pequena que s pode ser vista ao microscpio. Uma das excees que se tem, em relao ao tamanho, um ovo, sua gema constitui uma nica clula macroscpica. A maioria dos seres que conhecemos formada por grande quantidade de clulas e, por isso, so chamados de seres pluricelulares. Entretanto, existem seres vivos formados apenas por uma clula: so os chamados unicelulares. As bactrias e os protozorios so unicelulares. Apesar de ser uma estrutura muito pequena a clula composta por vrias partes: Membrana plasmtica : uma pelcula que envolve a clula. Alm de proteg-la, essa pelcula permite a troca de substncias entre clula e o exterior. A membrana plasmtica desempenha, assim, uma funo importante na nutrio celular. Citoplasma: O citoplasma tem o aspecto gelatinoso e nele que ficam estruturas (organelas) responsveis por diversas funes vitais da clula. Ncleo : um corpsculo geralmente situado no centro da clula. Nele se localizam os cromossomos (material gentico) responsveis pela hereditariedade. Sua funo controlar a reproduo e as atividades da clula. Nos seres mais simples, o material gentico est espalhado no citoplasma. Nesse caso dizemos que a clula procarionte. As bactrias so organismos procariontes. Nos organismos mais complexos, o material gentico est separado do citoplasma pela membrana nuclear (a carioteca), formando assim um ncleo verdadeiro. Esses organismos so chamados de eucariontes. Dentre as organelas celulares mais importantes destacam-se: Mitocndrias: organela responsvel pela gerao de energia na clula; Ribossomo: organela responsvel pela produo das protenas utilizadas pela clula, atuando sempre em grupo (polissomo); Lisossomo: responsvel pela digesto intracelular; Carioteca: membrana que cerca o ncleo contendo o material gentico (DNA) em clulas eucariontes; As clulas que constituem o organismo dos seres no so todas iguais. Razes, folhas, ossos, pele, msculos etc. tm formas diferentes. Isso acontece porque as clulas que formam essas partes so diferentes. Um conjunto de clulas semelhantes que realiza determinada funo recebe o nome de tecido. Os organismos vivos so formados por diferentes tipos de tecidos, que formam a pele, a raiz, o caule, os msculos etc.. Apesar de todos os animais e vegetais serem formados por clulas existem diferenas entre a clula animal e a vegetal. Vejamos as principais:

Na clula vegetal a membrana plasmtica envolvida por uma parede celular. Essa parede rica em uma substncia chamada celulose. Na clula animal no existe parede celular e, conseqentemente, celulose. No interior da clula vegetal existe uma organela chamada vacolo, que ocupa quase todo o interior da clula, e preenchida por uma substncia aquosa rica em materiais nutritivos. Nas clulas animais os vacolos so extremamente pequenos. No interior da clula vegetal encontram-se organelas denominadas cloroplastos, estruturas que abrigam no seu interior a clorofila, um pigmento que tem cor verde, caracterstica dos vegetais. A clorofila permite que os vegetais faam a fotossntese. Alm da clorofila, a clula vegetal pode ter outros tipos de pigmentos de cores variadas. A clula animal no apresenta cloroplastos. - Os seres vivos precisam de alimento No se pode conceber a vida sem a presena de energia. Energia o "combustvel" necessrio para que o ser vivo possa realizar suas funes vitais. Os seres vivos obtm a energia a partir dos alimentos orgnicos principalmente acares. Os organismos que conseguem sintetizar esses acares so chamados de auttrofos (do grego auto = por si prprio e trofos = nutrio). o que acontece com as plantas, que so capazes de sintetizar esses acares a partir da gua e do gs carbnico atravs de reaes qumicas que necessitam de luz, realizando um processo denominado fotossntese (do grego foto = luz e synthesis = juntar, agrupar). Por outro lado, h organismos imcapazes de produzir seu prprio alimento. Necessitam, ento, ingerir vegetais ou outros animais para se alimentarem. Esses organismos so chamados hetertrofos (do grego heteros = outro, diferente e trofos = nutrio) e como exemplo temos os animais. Tanto os organismos auttrofos quanto os hetertrofos necessitam retirar a energia contida nos acares, que so degradados em gua e gs carbnico, liberando energia. O conjunto de reaes qumicas que acontecem nos seres vivos (quer seja na sntese de substncias ou na degradao destas para obteno de energia) recebe o nome de metabolismo. - Os seres vivos tm ciclo vital Todos os seres vivos passam por diversas fases durante a sua existncia: nascem, crescem, amadurecem, se reproduzem, envelhecem e morrem. Essas etapas constituem o ciclo vital. Os seres brutos, sem vida, no possuem ciclo vital. Os seres brutos no crescem, embora s vezes parea que isso acontece. O aumento nas

ondulaes das areias do deserto, chamadas dunas, no se trata de crescimento. Na realidade, esse aumento ocorre por causa da deposio da areia transportada pelo vento. Todos os seres vivos tm durao limitada. - Os seres vivos se reproduzem Reproduo a capacidade que os seres vivos tm de gerar outros seres semelhantes a si mesmos. por meio da reproduo que as espcies se mantm atravs dos tempos. ela que explica porqu, em condies normais, um ser vivo morre, mas a espcie no desaparece. A reproduo pode ser considerada a caracterstica essencial da vida. Entretanto, apesar de sua importncia, no uma funo vital, pois o ser vivo pode viver sem que haja a necessidade de se reproduzir. A reproduo pode ocorrer de duas formas principais: assexuada (ou agmica) e sexuada (ou gmica). Reproduo assexuada a reproduo pelo prprio indivduo, que d origem a outros seres iguais a ele. Nessa forma de reproduo no h a participao de clulas sexuais para a formao de novos seres. Como exemplo temos as amebas, certas bactrias, esponjas etc., que se reproduzem assexuadamente. Observe a figura ao lado, onde uma planria se reproduz assexuadamente. Reproduo sexuada a reproduo onde necessria a participao de clulas sexuais, chamadas gametas. Em geral essas clulas so produzidas por seres diferentes, um masculino e outro feminino. Nesse caso dizemos que esses seres tm sexos separados. Entre os animais vertebrados, por exemplo, os machos formam espermatozides e as fmeas, vulos. No entanto, alguns seres vivos possuem a capacidade de, no mesmo organismo, formarem tanto gametas masculinos quanto femininos. Esses seres so chamados de hermafroditas. As minhocas, por exemplo. O encontro de gametas denomina-se fecundao e resulta numa clula-ovo, que se desenvolve para formar um novo ser. Quando a fecundao ocorre no interior do organismo feminino dizemos que a fecundao interna (mamferos, aves etc.). Quando ocorre no meio externo, dizemos que a fecundao externa (a maioria dos peixes, anfbios etc.). Se os filhotes nascem direto da me dizemos que esta espcie vivpara; se a fmea bota ovos, dizemos que esta espcie ovpara.

Texto: Introduo ao estudo das funes vitais do ser humano Funes vitais do organismo humano: De conservao do indivduo:- de nutrio (digesto, excreo, circulao e respirao) - de relao (locomoo, fonao, sentidos) De conservao da espcie: reproduo.

DIGESTO funo de decompor e tornar aproveitveis os alimentos ingeridos. CIRCULAO com essa funo, as clulas recebem, por meio do sangue, gs oxignio e o que foi absorvido dos alimentos no final da digesto (nutrientes). RESPIRAO processo pelo qual o organismo obtm energia graas a uma reao qumica entre a glicose e o gs oxignio. Os produtos finais dessa reao so gs carbnico e gua. EXCREO nas clulas do organismo ocorre intensa atividade metablica. Em consequencia, produzem-se substncias toxicas, como o gs carbnico e a uria, que devem ser eliminadas. A excreo consiste exatamente na remoo desses substncias do organismo. A digesto e o sistema digestivo Tipos de nutrientes: carboidratos (energia, so os acares, como o glicose); lipdeos (reserva, so as gorduras e leos); protenas (reguladoras, como os hormnios e estruturais, formando o corpo); gua e sais mineirais; vitaminas.

Na digesto, os carboidratos so decompostos em monossacardeos, os lipdeos em cidos graxos e glicerol a as protenas em aminocidos. Assim, esses nutrientes so absorvidos no intestino delgado e transportados pelo sangue e enviados as clulas que os utilizam de acordo com a necessidade para gerar energia ou produzir novas substncias. Enzimas da digesto: suco gstrico (acido clordrico), saliva, suco pancretico, bile e suco intestinal. rgos do sistema digestivo:

Tubo digestivo: boca, lngua, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso, reto e nus. Glndulas anexas: salivares, fgado, pncreas e vescula biliar.

4. Tipos de digesto: o o Mecnica: mastigao, deglutio, peristaltismo (contraes involuntrias); Qumica: insalivao (ao da saliva na boca); quimificao (ao das enzimas no estmago), quilificao (ao das enzimas no intestino delgado), eliminao. Respirao e o sistema respiratrio 1. Funo: obter oxignio, hematose. 2. Gases da respirao: Gs inspirado (que entra no corpo): oxignio; Gs expirado (que sai do corpo): carbnico;

3. Vias respiratrias: canais por onde passa o ar atmosfrico ate chegar aos pulmes. So elas: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brnquios. Nos pulmes, os brnquios dividem-se em ramos menores chamados bronquolos. Estes, por sua vez, terminam por levar o ar at pequenos sacos, os alvolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas ou hematose. Os pulmes so dois rgos esponjosos situado no trax essenciais para a respirao.

Circulao e o sistema circulatrio 1. Funo: circular o sangue, contendo variados nutrientes, gases, etc, por todo o organismo. 2. Sistema circulatrio: composto por vasos sanguneos (artrias e veias) e o centro funcional que o corao. 3. Corao: funciona como uma bomba para fazer circular o sangue em nosso corpo. Ele dividido em quatro partes: dos trios (superiormente) e dois ventrculos (inferiomente). 4. Artrias: mais resistentes Veias: mais finas. 5. Tipos de sangue: arterial oxigenado e venoso com mais gs carbnico. 6. Sangue: composto por duas partes: Plasma (gua e nutrientes); Elementos figurados (glbulos vermelhos ou hemcias, glbulos brancos ou leuccitos e as plaquetas). HEMCIAS transporte de oxignio; LEUCCITOS defesa do corpo; PLAQUETAS coagulao do sangue. 7. Tipos de circulao: Pequena circulao ou circulao pulmonar compreende o percurso do sangue do corao ate os pulmes e dos mesmos de volta ao corao. Grande circulao ou circulao sistmica compreende o percurso do sangue do corao para todo o organismo pela artria aorta e o percurso de volta ao corao. Excreo e sistema excretor 1. Funo: retirar do sangue excretas nitrogenadas e outras substncias txicas. 2. Principais excretas: uria, acido rico, etc. 3. rgos do sistema urinrio: rins (filtrao do sangue); ureteres (canais que levam a urina dos rins at a bexiga); bexiga urinria (armazena urina);

uretra (canal que elimina a urina para o meio externo).

Plano de aula IV Reproduo humana e gravidez Tempo: 6 aulas Objetivos: Conhecer todos os aspectos da reproduo humana e sua importncia para a manuteno da vida; Entender como a reproduo humana funciona (fecundao, ciclos, produo das clulas sexuais, hormnios, gestao, contracepo, etc); Conhecer os sistemas reprodutor masculino e feminino e suas particularidades; Conhecer as principais Doenas Sexualmente Transmissveis (DSTs).

Metodologia: aulas expositivas e interativas, com uso de esquemas, ilustraes, mapas conceituais, debates, leituras, etc. Avaliao: contnua, por meio de: Exerccios em sala, atitudes, caderno (20,0); Trabalho (20,0); Simulado (10,0)

1 aula: Leitura e debate sobre o texto Milagre da vida e De onde vm os bebs (mais resumo em sala dos textos) 2 aula: Texto-resumo sobre a reproduo humana

3 aula: Explicao do texto 4 aula: Trabalho sobre reproduo humana 5 aula: Trabalho sobre reproduo humana 6 aula: Comentrio sobre o trabalho (correo)

You might also like