You are on page 1of 9

ESTUDOS BSICOS SOBRE NORMALIZAO: origem, conceitos e organismos reguladores.

Graziela Mnaco Vargas

Resumo A normalizao est presente em diversas reas do conhecimento e tambm na indstria, no comrcio, nos servios, e nas produes tcnico-cientficas como meio de dar maior credibilidade atravs da qualidade gerada pelas normas tcnicas. Alm da qualidade, a segurana, a economia e a intercambialidade geradas pelo uso da normalizao, seus objetivos e mtodos, seus rgos regulamentadores, sero os temas abordados no artigo a seguir. Ele trar um breve histrico da origem da normalizao, remetendo a mais antiga forma de normalizao: a palavra falada. Tambm mostra as conseqncias da normalizao na vida da populao ao longo dos anos, as vantagens tanto para produtor como para o consumidor. Ainda aborda de forma sucinta os principais organismos regulamentadores tanto em mbito nacional como internacional.

Palavras-chaves: Normalizao. Qualidade. Normas tcnicas. ISO. ABNT.

1 Introduo

Para iniciarmos o seguinte trabalho interessante sabermos diferenciar Normalizao de Normatizao. Segundo Arouk (1995): normalizar submeter algo a normas, padronizar, enquanto normatizar estabelecer normas para alguma coisa, ao ou processo. Hoje, indispensvel o estabelecimento de normas para que se garanta o padro de qualidade aos diversos produtos e processos, entretanto isso no acontecia em tempos remotos, onde as pessoas passaram muitas dificuldades por no ter um padro adequado ao que estavam consumindo ou produzindo. Com certeza, isso gerava um desperdcio por parte do produtor e uma insegurana por parte do consumidor.

Graduanda em Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, grazielamonaco@yahoo.com.br Artigo apresentado como requisito para aprovao na disciplina de Normatizao de Documentos em junho de 2006, sob orientao da Profa. Samile Vanz.

Porm, a realidade nos mostra que ainda no temos 100% de padronizao em nossos produtos e mtodos cientficos, por causa disso ainda temos muitas dificuldades na comunicao e uma economia de recursos inadequada. Esse tipo de discordncia traz grandes prejuzos para as pessoas, seja quando elas escrevem um artigo cientfico e o formato encontrado na norma tcnica da organizao nacional no se adapta ao da revista de publicao, seja quando as mesmas querem comprar uma cala e o nmero da mesma difere entre as fabricaes. Por isso a utilizao das normas tcnicas se tornou uma referncia quando o assunto qualidade, economia e segurana para produtor e consumidor.

2 O incio: como surgiu a normalizao e sua evoluo

A necessidade do uso da normalizao como um caminho regrado s tem realmente importncia quando comeam a surgir nos primeiros povoados produo e o comrcio de bens comuns, assim a grande maioria de tudo que era produzido e consumido comeou a ganhar formas iguais, como por exemplo, o tamanho dos artigos, o dinheiro, os pesos e medidas. Entretanto, se voltarmos no tempo, veremos que a aplicao das normas vem de tempos impensveis. Historicamente podemos dizer que a palavra falada a mais antiga das normas, isso se explica pelo fato de que se as palavras no possussem significados definidos no iramos nos entender. Podemos destacar que os nmeros e letras, assim como a palavra, tambm so formas de expresso normalizadas dentro de uma extenso territorial na qual tm a mesma significao. A origem da normalizao vem desde as remotas origens da cultura humana como nos apresenta o artigo do Centro de Capacitao de Recursos Humanos do Inmetro (1985, p.1):

Nos tempos antigos, a vida da comunidade era governada pelos costumes e pelas regras comuns, administradas por um chefe, o que fez surgir os primeiros padres de vida: costumes e regras comuns (famlia); linguagem comum; escrita figurada; smbolos fonticos; roupas e abrigos; religio; diviso de tempo; forma e tamanho dos artigos; dinheiro; pesos e medidas; leis; etc.

As normas de medida esto entre as primeiras a serem criadas, devendo seu incio a poca em que o homem julgou necessrio estimar dimenses e distncias. Nesse momento o homem comeou a utilizar-se de mtodos um tanto quanto inadequados para fazer as medies, tais como: braos, dedos, ps, ou ainda quando tratavam de distncias maiores era comum utilizar a expresso um dia de viagem ou contarem os passos. Contudo, por mais arcaico que possa parecer, esses tipos de medidas ainda so utilizados em vrias partes do mundo, como na ndia, aonde comum usar como medida o gro de cevada. Talvez uma das mais antigas evidncias de normalizao da Antiguidade seja a de que existiam vasos adequadamente marcados e certificados na Antiga Palestina, para muitos, algo inimaginvel para aquela poca. Todavia, fazemos cair algumas dessas nossas crendices quando vemos que possvel identificar povos e culturas de diversas pocas por meio de padres ou desenhos, artefatos, etc. Todos com caractersticas muito prprias daquele momento, ou seja, normas daquela poca ou cultura. At mesmo Gutenberg (sc. XV) quando criou a imprensa no fez isso de forma desordenada, todos os tipos mveis deviam ser permutveis entre si e de mesma altura para que se conseguisse imprimir algo, alm do que as letras possuam detalhes para que o tipgrafo pudesse sentir ao toque que letra ela havia apertado. E podemos ver que quando nos referimos normalizao no so poucos os exemplos que temos de tempos remotos, tais como: a arquitetura das pirmides egpcias; mastros, velas, remos e lemes uniformizados dos venezianos no sc. XV; tijolos romanos na antiguidade; aquedutos do tempo do Imperador Nerva (100 a.C.), entre outros. Com o passar do tempo, viu-se a necessidade de se ter independncia entre as unidades de medida e de grandezas das comparaes naturais (mos, ps, etc.), isso acabou conduzindo o mundo a novas regras de padronizao. Para determinar essas novas regras comearam a fabricar bastes de medida normalizada, com materiais durveis (madeira, chumbo, cordas com ns no Egito, etc.), e estes eram conservados nos palcios e igrejas. Somente com o advento da mquina a vapor e por conseqncia o desenvolvimento da industria moderna que se adotou nosso atual sistema mtrico. Mas foi s com a Segunda Guerra Mundial que se tornou [. . .] mais evidente a importncia de uma normalizao nacional e internacional, devido dificuldade de fornecimento de peas e sobressalentes e a existncia de diferentes normas nos diferentes paises. (CENTRO DE CAPACITAO DE RECURSOS HUMANOS DO INMETRO, 1985, p. 10). Assim, a normalizao que teve seu incio como um mero processo mecnico, evoluiu e tornou-se um meio para assegurar a intercambialidade de forma precisa e qualificvel, sendo

uma tcnica de simplificao e conservao de recursos e capacidade produtiva. Ressaltando que as normas aumentam conforme aumenta o progresso da cultura dos povos.

3 Conceitos bsicos da atualidade

Vejamos o conceito dado por Silva (1985, p.19):

A normalizao baseada nos resultados j consolidados da cincia, tcnica e da experincia. Ela determina no s as bases para o presente, mas tambm para o futuro, e deve acompanhar o progresso da tecnologia e as mudanas de padres e as mudanas de consumidores.

interessante essa viso quando no se pode negar que nossas vidas so pautadas por normas, e claro, que dizer que a normalizao muito importante nas atividades industrial e cientfica no novidade, pois essas atividades nos dias atuais dependem diretamente de normas precisas que venham evoluindo constantemente para uma aplicao ideal. notvel que as vantagens da normalizao so boas para os dois lados: quem produz e quem consome, e em qualquer mbito, seja ele externo ou interno. A grande maioria das nossas atividades e dos produtos que usamos esto normalizados. Do mesmo modo, sabemos que a necessidade de normas nas mais diversas situaes (negociaes comerciais, indstria, intercmbio entre informaes, preservao do meio ambiente etc) fator determinante para a qualidade do produto final. As normas brasileiras so resultantes de um processo de consenso nos diferentes fruns do Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Sinmetro), cujo universo abrange o governo, o setor produtivo, o comrcio e os consumidores. As normas visam obter segundo Silva (1985): a) defesa dos interesses nacionais; b) racionalizao na fabricao ou produo e na troca de bens ou servios, atravs de operaes sistemticas e repetitivas; c) proteo dos interesses do consumidor;

d) segurana de pessoas e bens; e) uniformidade dos meios de expresso e comunicao. Os grandes objetivos das normas tcnicas so: a simplificao; a intercambialidade; a comunicao; a adoo racional de smbolos e cdigos; a economia; a segurana; sade e proteo da vida; o impedimento de barreira no comrcio; proteo do interesse do consumidor; interesse da comunidade. Quando falamos em espao da normalizao, podemos consider-lo um meio lgico para apresentar como se forma uma norma. dividido em: a) Assuntos e Domnios: toda norma aborda um assunto e como os assuntos se encontram em nmero elevado agrupam-se eles em domnios; b) Aspectos ou Tipos: requisitos e condies que devem ser seguidos na elaborao da norma; c) Nveis: entidades produtoras de normas. Elas podem ser segundo Silva (1985) internacionais, regionais, nacionais, associaes, empresas ou individuais. Porm, conforme a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) so apenas quatro nveis: Internacional, Regional, Nacional e Empresa. Analisando o grfico adaptado a seguir (Figura 1), de acordo com os nveis de Silva (1985), entenderemos melhor como funciona essa diviso:

Figura 1: Grfico referente ao espao da normalizao.

O desenvolvimento de normas tcnicas est cada vez mais ligado ao nvel de competio empresarial que vem ocorrendo no mundo. As empresas no dependem mais da quantidade e do baixo custo de produo para terem sua competitividade garantida. Agora h uma necessidade de se garantir a qualidade dos produtos, seno corre o risco dessas empresas estarem fora do mercado. Um mercado cada vez mais exigente e que prima pela segurana e confiabilidade. Segundo o site da ABNT ([2006], online): A normalizao utilizada cada vez mais como um meio para se alcanar a reduo de custo da produo e do produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade.

4 Principais Organismos Regulamentadores

A International Organization for Standardization (ISO), junto com a International Electrotechnical Commission (IEC) formam os dois principais fruns de normalizao internacional. As normas internacionais so reconhecidas pela Organizao Mundial do Comrcio (OMC) como a base para o comrcio internacional, e o seu cumprimento significa contar com as melhores condies para ultrapassar eventuais barreiras tcnicas. A ISO foi fundada em 1945 por uma comisso de 25 paises, incluindo o Brasil, eles queriam criar um organismo mundial que tivesse o propsito de facilitar a coordenao internacional e a harmonizao de normas industriais. Atualmente composta por 149 pases, em diversas regies incluindo desenvolvidos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Tem aproximadamente 15000 padres que promovem o alcance de benefcios para quase todos os setores industriais, de negcios e tecnologia. A ISO elabora e difunde as normas internacionais relativas a todos os domnios de atividades, deixando a cargo da IEC as normas de teor eletro-eletrnico. No Brasil, tanto a IEC como a ISO so representadas pela ABNT. A ABNT maior organizao de regulamentao tcnica do Brasil. Foi fundada em 1940, para fornecer a base necessria ao desenvolvimento tecnolgico brasileiro (ABNT, 1998, p.18). Dentre os vrios objetivos, vale destacar o principal que a elaborao e o incentivo do uso de normas tcnicas, mantendo-as sempre atualizadas. Para que uma nova norma seja aprovada ela precisa passar pelo comit referente rea desejada que ir analisar e formular um consenso entre consumidores e produtores para logo em seguida entrar em votao nacional. Com relao aos comits, os dados mais recentes, encontrados no site da

associao, so que a ABNT possui 53 Comits (ABNT/CB) e 3 Organismos de Normalizao Setorial (ABNT/ONS).

5 Concluso

Tendo a normalizao nascida da necessidade da populao ter padres que estabelecessem critrios que trariam vantagens em diversos aspectos (economia, segurana ao consumidor, melhoria na comunicao, intercambialidade), evitando dessa forma a existncia de regulamentos conflitantes sobre produtos e servios em diferentes pases, facilitando assim, o intercmbio comercial (ABNT, [2006], on-line). Sabemos que cada vez mais o que importa no quantidade e sim a qualidade do produto produzido, seja este tcnico ou cientfico. As normas tcnicas foram produzidas para que produtor e consumidor se sintam mais confortveis diante do mercado globalizado, pois a garantia da segurana, da economia, do reconhecimento est se tornando um paradigma para todos. Temos que estar cientes de que medida que as tecnologias avanam novas normas sero criadas e as antigas sero modificadas, sempre com o efeito de proporcionar a to falada qualidade final. A competio est mais acirrada, a populao mais exigente e a criao das normas vm da necessidade de se ter uma melhor soluo para os problemas em nvel internacional, nacional, regional, empresarial, o que for. Sendo assim, se faz necessrio os organismos responsveis, tais como a ISO, IEC, ABNT, etc, estarem presentes continuamente, criando, modificando e incentivando o uso de normas tcnicas nas mais diversas reas e nveis.

TITLE

ABSTRACT

KEYWORDS

Referncias

AROUCK, Osmar. Normas brasileiras de documentao: uma introduo. Belm: Ed. UFPA, 1995. 65p.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Site criado e mantido pela ABNT. [2006]. Disponvel em: <http://www.abnt.org.br/home_new.asp>. Acesso em: 17 maio 2006.

______. Conhea a ABNT: normalizao: um fator de desenvolvimento. 5. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 1998. 29p.

CENTRO DE CAPACITAO DE RECURSOS HUMANOS DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL. Histria da normalizao. In: Encontro Nacional de docentes sobre normas tcnicas, 3, 1985, So Leopoldo. Trabalhos apresentados. So Leopoldo: Inmetro, 1985. p.3-17.

______. Normalizao em nvel nacional. In: Encontro Nacional de docentes sobre normas tcnicas, 3, 1985, So Leopoldo. Trabalhos apresentados. So Leopoldo: Inmetro, 1985. p.65-80.

CONFEDERAO NACIONAL DA INDSTRIA. Normas internacionais. Disponvel em: <http://www.normalizacao.cni.org.br/normas_tecnicas_internacionais.htm>. Acesso em: 17 maio 2006.

DIAS, Maria Matilde Kronka. Norma Tcnicas. In: CAMPELLO, Bernadete; CENDN, Beatriz; KREMER, Jeannete (Orgs.). Fontes de informao para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. p.137-151.

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL site on-line. [2006?]. Disponvel em: < http://www.inmetro.gov.br/>. Acesso em: 17 maio 2006.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO in Brief. [2006?]. Disponvel em <http://www.iso.org/iso/en/prods-services/otherpubs/pdf/isoinbrief_2005en.pdf>. Acesso em 17 maio 2006.

SILVA, Paulo Afonso Lopes da. Conceitos bsicos de normalizao. In: Encontro Nacional de docentes sobre normas tcnicas, 3, 1985, So Leopoldo. Trabalhos apresentados. So Leopoldo: Inmetro, 1985. p.18-29.

SOUTO, Franklin Cludio Rache. Uma viso da normalizao. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1991. 131p.

You might also like