You are on page 1of 2

A ORDEM DAS PALAVRAS NA FRASE

---------------------------------------------------------------------------------------

Sintaxe de Colocao
Domingos Paschoal Cegalla, em sua Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa, nos diz que "embora no seja arbitrria a colocao das palavras na frase, em portugus, muitas vezes livre, podendo variar de acordo com o tipo da mensagem falada ou escrita e das circunstncias que envolvem o ato da comunicao. No arranjo dos termos na frase intervm poderosamente a cultura, o estilo e a sensibilidade do escritor". Com efeito, na histria da literatura, escritores h que abusaram com maestria dessa arbitrariedade. No entanto, necessrio se faz que tomemos cuidado ao usla, porque essa arbitrariedade, no nosso idioma, no significa que qualquer colocao seja aceitvel e que a posio das palavras no seja controlada por principio algum. Veja: Certa ocasio (1995) se realizaria em uma Praa de So Paulo, um ato pblico, cujo principal organizador era o socilogo Herbert de Souza, o inesquecvel Betinho. Uma faixa estendida sobre a avenida, ao lado da praa, convidava para o evento, com os seguintes dizeres: => Compaream todos ao ato da campanha contra a fome do Betinho. Evidentemente, os que liam a mensagem compreendiam o que o redator queria dizer, mas, certamente houve aqueles que no puderam evitar um sorriso ou um comentrio sobre uma manifestao pblica para saciar a fome de apenas um homem. A ordem escolhida para as palavras na frase da faixa era inadequada devido o distanciamento do nome Betinho do termo campanha, aproximando-o de fome. Afinal de quem era a campanha? Do Betinho; ento: Compaream todos ao ato da campanha do Betinho contra a fome. Portanto, existem alguns princpios bsicos de colocao cujo conhecimento indispensvel para quem faz uso do idioma; dentre eles est: a ordem das palavras na frase. Duas so as ordens que podem reger a construo da frase: a direta e a inversa. Na ordem direta, os termos regentes precedem os termos regidos: sujeito + verbo + complementos e/ou adjuntos: - Joo / comeu / uma feijoada muito gostosa na casa de sua sogra. Na ordem inversa alteramos a sequncia normal dois termos: - Na casa de sua sogra, Joo comeu uma feijoada muito gostosa. A ordem inversa mais freqente na literatura, pois, obedece antes os impulsos do sentimento e da emoo.

Casos de Colocao
1. Em muitos casos, o mesmo perodo pode ser organizado de diferentes maneiras sem alterao do sentido: - Todos notaram a expresso de dio em seus olhos - Em seus olhos, todos notaram a expresso de dio.

- Todos notaram, em seus olhos, a expresso de dio. - A expresso de dio, todos notaram em seus olhos. 2. Certos adjetivos, antes ou depois dos substantivos, causam maior ou menor nfase na frase: uma triste figura de trpego andar. - uma figura triste de andar trpego. No primeiro caso o adjetivo triste e trpego vem antes dos substantivos, posio que imprime maior nfase ao substantivo e a frase. No segundo caso, d ao substantivo uma qualidade mais neutra, mais objetiva. Mas ateno: H adjetivos que assumem significados diferentes conforme a posio: homem pobre (sem recursos), pobre homem (infeliz); mestre simples (sem afetao), simples mestre (mero); qualquer pessoa (indeterminada), uma pessoa qualquer (insignificante). 3. De acordo com o costume de nossa lngua, antepomos os possessivos aos substantivos: minha vida, nosso pai, tua lembrana. No entanto, na linguagem enftica, so intencionalmente pospostos: - Quanto me di uma lembrana tua! - "Pai nosso, que estai no cu..." 4. Usamos, de preferncia, a conjuno [porm] intercalada na orao: A verdade, porm, que ele foi reprovado. Entretanto, no prtica reprovvel colocarmos essa adversativa no fim da orao a que pertence, desde que a isto no se oponha a harmonia e o ritmo da frase: - "No inventamos nada, porm." (Mrio Barreto) - "As represlias no tardam, porm." (Ciro dos Anjos) O mesmo se d com a conjuno sinnima, entretanto: - "A fuga repetia-se, entretanto."
(Machado de Assis) Srgio.

You might also like