You are on page 1of 28

A lepra espiritual

(2 cronicas 26:16 a 23 )

Data 15\07\2013

A sindrome do orgulho O que : A lepra, tambm chamada de Hansenase, uma doena de pele que afeta os nervos causando grandes danos. Ela transmitida pelas secrees do indivduo contaminado pelo simples fato de falar, tossir ou espirrar. Sintomas da lepra Os primeiros sintomas da lepra so: aparecimento de manchas arredondadas espalhadas pelo corpo, um pouco mais claras que a tonalidade da pele do indivduo tornando-se algumas vezes avermelhadas e insensveis. Nelas, o indivduo deixa de sentir as diferenas de temperatura e de presso, o que pode causar acidentes srio Modo de transmisso da lepra O indivduo pode contaminar-se com a bactria causadora da lepra e ela s manifestar-se muitos anos depois, mas ela tambm pode ser transmitida atravs do contato com o macaco, tatu, percevejo ou mosquito contaminado. Tratamento para lepra Atualmente o tratamento da lepra feito com a toma de 3 antibiticos a Dapsona, Rifampicina e a Clofazimina, durante algum tempo e aps 15 dias o indivduo j no pode mais transmitir a doena, ficando curado pouco tempo depois. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Florecendo numa terra seca()

Os tipos de solo Textura Outros fatores que influenciam na permeabilidade de um solo so o tamanho e a proporo das partculas que o compem, ou seja, sua textura. Na ordem do menor para o maior dimetro de suas partculas, o solo pode ser argiloso, de silte (fragmentos de rocha ou partculas surgidas da destruio de outras

rochas), arenoso ou de pedregulho (calcrio). 1 O solo argiloso menos permevel e, por isso, armazena mais gua. Alm disso, tem grande quantidade de xidos de alumnio e de ferro. A terra roxa, boa para a prtica da agricultura, e o massap, encontrado no Nordeste e muito relacionado cultura de cana-de-acar, so exemplos de solo argiloso.

2 O solo de silte tem partculas pequenas e leves e normalmente pode sofrer eroso (desgaste ou arrastamento da terra por ao da gua, do vento, de transporte ou de outros agentes). Por isso, no usado na agricultura. Estradas de terra que soltam muito p em perodos de seca tm esse tipo de solo.

3 O solo arenoso, comum principalmente no Nordeste, tem boa porosidade e bastante permevel. A penetrao da gua at camadas mais profundas faz com que ele seja mais seco. Assim, plantas e micro-organismos tm mais dificuldade para crescer nessas condies.

4 Por fim, o solo de pedregulho, ou de calcrio, formado por partculas de rochas e, por isso, no adequado para a agricultura. No entanto, o p branco ou amarelado retirado dele usado na agricultura para mudar a acidez do solo em que haver cultivo. Comum em reas de deserto, tambm fornece matria-prima para a fabricao de cal e cimento.

Solo Argiloso1 Possu consistncia fina e impermevel a gua. Um dos principais tipos de solo argiloso a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de So Paulo, Paran e Santa Catarina. Este tipo de solo bom para a prtica da agricultura, principalmente para a cultura de caf. Na regio litornea do Nordeste encontramos o massap, solo de cor escura e tambm muito frtil.

Solo Arenoso 2

Possui consistncia granulosa como a areia. Muito presente na regio nordeste do Brasil, sendo permevel gua.

Solo Humoso3 Presente em territrios com grande concentrao de material orgnico em decomposio (hmus). muito utilizado para a prtica da agricultura, pois extremamente frtil (rico em nutrientes para as plantas).

Solo Calcrio4 um tipo de solo formado por partculas de rochas. um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo muito comum em regies de deserto.

A semente que frutifica

Se a semente de uma planta germinar em um local adequado, ela conseguir desenvolver suas razes, caule e folhas, transformando-se em uma jovem planta. Depois de adulta, ela produzir frutos e sementes, que daro continuidade vida da espcie. Podemos definir germinao como a retomada do crescimento e do desenvolvimento do embrio. Para que isso ocorra, a semente precisar principalmente de gua, gs oxignio e temperatura adequada. Uma das primeiras coisas que ocorre na germinao(gere) a absoro de gua pela semente. medida que a semente vai se enchendo de gua, a casca se rompe, permitindo a entrada de oxignio (muito importante para as clulas do embrio). importante lembrar que o embrio que fica no interior

das sementes possui substncias nutritivas que o nutriro medida que ele for se desenvolvendo. Depois que as clulas do embrio recebem gua, oxignio e temperatura adequada, elas comeam a se desenvolver, dando origem primeira estrutura que sai da semente, que chamada de radcula. A radcula ser a futura raiz da planta e ela comea a crescer para dentro do solo, de onde tirar os sais minerais e a gua de que precisa para continuar a se desenvolver. Na pequena plantinha tambm poderemos ver o caulculo e a gmula. O caulculo dar origem parte inicial do caule (chamado de hipoctilo); enquanto a gmula originar a parte superior do caule (chamado de epictilo) e as primeiras folhas.

Se a semente de uma planta germinar em um local adequado, ela conseguir desenvolver suas razes, caule e folhas, transformando-se em uma jovem planta. Depois de adulta, ela produzir frutos e sementes, que daro continuidade vida da espcie. Existem algumas sementes que passam por um perodo chamado de perodo de dormncia e s conseguem germinar aps alguns estmulos do ambiente. As sementes de regies frias s conseguem germinar depois de algum tempo de exposio ao frio. Dessa forma, elas sempre germinam depois do inverno, quando a temperatura e as outras condies ambientais esto adequadas. J as sementes de ambientes secos germinam somente na poca das chuvas, que quando h muita gua disponvel.

O tipo se semente ira determinar o tipo de solo Os tipos de solo

1 solo seco ou arido

2 solo humoso

3 solo arenoso

4 solo calcario

Fazendo uma comparao para que a semente que Deus quer que germine(Gerar, produzir, originar) o solo do meu corao tem que esta adequado ,a terra tem que esta pronta .

A alguns processos de preparao para preparar o solo -

Roagem - Consiste na eliminao da vegetao existente. Esta prtica pode ser executada manualmente ou com tratores. Em ambos os casos, no se aconselha a queima da vegetao, apenas retiram-se os arbustos e galhos maiores, sendo o restante incorporado ao solo atravs de uma ou mais lavraes.

Destocamento - Caso a rea seja coberta por mata ou outra vegetao maior, com sistema radicular mais desenvolvido, aconselha-se executar o destocamento aps a roagem da vegetao. Esta prtica tem por objetivo a retirada dos tocos maiores para facilitar os demais trabalhos. Ela feita com implementos mais pesados tracionados por tratores e eventualmente por animais.

Lavrao - Esta prtica visa a mobilizao total do solo. A profundidade em que esta mobilizao feita depende do tipo de solo e dos trabalhos nele executados anteriormente. mais comum fazer a lavrao profundidade de 20 a 25 cm.

Gradagem - Esta prtica visa nivelar o terreno que foi revolvido. Este nivelamento permite a distribuio mais uniforme dos adubos e facilita a demarcao das covas para o plantio.

Preparo das covas ou sulcamento - As covas so preparadas aps o nivelamento do solo, tendo as dimenses de 50 x 50 x 50 cm. Quando a topografia permite, no lugar das covas, faz-se a abertura de sulcos com profundidade de 20 a 25 cm.

Ou seja a primeira coisa que O espirito santo faz cavar o nosso coraao para tirar as pedras (muitas das vezes essas pedras sao palavras que ferem que fazem o coraao ficar duro) aquilo que empede a agua de passar ;

Palvra textos

Genesis2 :5 E toda a planta do campo que ainda no estava na terra, e toda a erva do campo que ainda no brotava; porque ainda o Senhor Deus no tinha feito chover sobre a terra, e no havia homem para lavrar a terra.
Genesis 1:11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que d semente, rvore frutfera que d fruto segundo a sua espcie, cuja semente est nela sobre a terra; e assim foi. Salmo 1:3 Pois ser como a rvore plantada junto a ribeiros de guas, a qual d o seu fruto no seu tempo; as suas folhas no cairo, e tudo quanto fizer prosperar. Proverbios 11:30 sbio. O fruto do justo rvore de vida, e o que ganha almas

Prpverbios 13:12 A esperana adiada desfalece o corao, mas o desejo atendido rvore de vida. jeremias 17;8 Porque ser como a rvore plantada junto s guas, que estende as suas razes para o ribeiro, e no receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequido no se afadiga, nem deixa de dar fruto. Mat 3:10 - E tambm agora est posto o machado raiz das rvores; toda a rvore, pois, que no produz bom fruto, cortada e lanada no fogo. Mat 7:17 - Assim, toda a rvore boa produz bons frutos, e toda a rvore m produz frutos maus. Mat 7:18 - No pode a rvore boa dar maus frutos; nem a rvore m dar frutos bons. Mat 7:19 Toda a rvore que no d bom fruto corta-se e lana-se no fogo.

Mat 12:33 - Ou fazei a rvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a rvore m, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a rvore. Mat 13:32 - O qual , realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, a maior das plantas, e faz-se uma rvore, de sorte que vm as aves do cu, e se aninham nos seus ramos. Luc 3:9 E tambm j est posto o machado raiz das rvores; toda a rvore, pois, que no d bom fruto, corta-se e lana-se no fogo. Luc 6:43 Porque no h boa rvore que d mau fruto, nem m rvore que d bom fruto. Luc 6:44 Porque cada rvore se conhece pelo seu prprio fruto; pois no se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. Luc 13:19 - semelhante ao gro de mostarda que um homem, tomando-o, lanou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande rvore, e em seus ramos se aninharam as aves do cu.

Sal 126:6 - Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltar, sem dvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Pro 11:21 - Ainda que junte as mos, o mau no ficar impune, mas a semente dos justos ser liberada. Ecl 11:6 Pela manh semeia a tua semente, e tarde no retires a tua mo, porque tu no sabes qual prosperar, se esta, se aquela, ou se ambas sero igualmente boas. Isa 5:10 E dez jeiras de vinha no daro mais do que um bato; e um mer de semente no dar mais do que um efa. Isa 6:13 Porm ainda a dcima parte ficar nela, e tornar a ser pastada; e como o carvalho, e como a azinheira, que depois de se desfolharem, ainda ficam firmes, assim a santa semente ser a firmeza dela. Isa 17:11 - E no dia em que as plantares as fars crescer, e pela manh fars que a tua semente brote; mas a colheita voar no dia da angstia e das dores insofrveis. Isa 23:3 E a sua proviso era a semente de Sior, que vinha com as muitas guas, a ceifa do Nilo, e ela era a feira das naes. Isa 30:23 - Ento te dar chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra, como tambm po da novidade da terra; e esta ser frtil e cheia; naquele dia o teu gado pastar em largos pastos. Isa 55:10 - Porque, assim como desce a chuva e a neve dos cus, e para l no tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e po ao que come, Jer 2:21 Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada como vide estranha? Jer 31:27 - Eis que dias vm, diz o Senhor, em que semearei a casa de Israel, e a casa de Jud, com a semente de homens, e com a semente de animais. Jer 35:7 No edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a face da terra, em que vs andais peregrinando. Ecl 2:5 Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles rvores de toda a espcie de fruto.

Can 2:3 Qual a macieira entre as rvores do bosque, tal o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto doce ao meu paladar.

Can 8:12 - A minha vinha, que me pertence, est diante de mim; as mil peas de prata so para ti, Salomo, e duzentas para os que guardam o seu fruto.

Isa 3:10 Dizei ao justo que bem lhe ir; porque comero do fruto das suas obras.

Isa 4:2 Naquele dia o renovo do Senhor ser cheio de beleza e de glria; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel.

Isa 10:12 - Por isso acontecer que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sio e em Jerusalm, ento castigarei o fruto da arrogante grandeza do corao do rei da Assria e a pompa da altivez dos seus olhos.

Isa 13:18 - E os seus arcos despedaaro os jovens, e no se compadecero do fruto do ventre; os seus olhos no pouparo aos filhos.

Isa 14:29 - No te alegres, tu, toda a Filstia, por estar quebrada a vara que te feria; porque da raiz da cobra sair um basilisco, e o seu fruto ser uma serpente ardente, voadora.

Isa 18:5 Porque antes da sega, quando j o fruto est perfeito e, passada a flor, as uvas verdes amadurecerem, ento, com foice podar os sarmentos e tirar os ramos e os lanar fora.

Isa 27:6 Dias viro em que Jac lanar razes, e florescer e brotar Israel, e enchero de fruto a face do mundo.

Isa 27:9 Por isso se expiar a iniqidade de Jac, e este ser todo o fruto de se haver tirado seu pecado; quando ele fizer a todas as pedras do altar como pedras de cal feitas em pedaos, ento os bosques e as imagens no podero ficar em p.

Isa 28:4 E a flor cada do seu glorioso ornamento, que est sobre a cabea do frtil vale, ser como o fruto temporo antes do vero, que, vendo-o algum, e tendo-o ainda na mo, o engole.

Isa 37:31 - Porque o que escapou da casa de Jud, e restou, tornar a lanar razes para baixo, e dar fruto para cima.

Isa 53:11 - Ele ver o fruto do trabalho da sua alma, e ficar satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificar a muitos; porque as iniqidades deles levar sobre si.

Isa 65:21 - E edificaro casas, e as habitaro; e plantaro vinhas, e comero o seu fruto.

Jer 2:7 E eu vos introduzi numa terra frtil, para comerdes o seu fruto e o seu bem; mas quando nela entrastes contaminastes a minha terra, e da minha herana fizestes uma abominao.

Jer 6:19 Ouve tu, terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o prprio fruto dos seus pensamentos; porque no esto atentos s minhas palavras, e rejeitam a minha lei.

Jer 11:19 - E eu era como um cordeiro, como um boi que levam matana; porque no sabia que maquinavam propsitos contra mim, dizendo: Destruamos a rvore com o seu fruto, e cortemo-lo da terra dos viventes, e no haja mais memria do seu nome.

Jer 12:2 Plantaste-os, e eles se arraigaram; crescem, do tambm fruto; chegado ests sua boca, porm longe dos seus rins.

Jer 17:8 Porque ser como a rvore plantada junto s guas, que estende as suas razes para o ribeiro, e no receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequido no se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Jer 17:10 - Eu, o Senhor, esquadrinho o corao e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas aes.

Jer 21:14 - Eu vos castigarei segundo o fruto das vossas aes, diz o Senhor; e acenderei o fogo no seu bosque, que consumir a tudo o que est em redor dela.

Jer 29:5 -

Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto.

Jer 29:28 - Porque at nos mandou dizer em Babilnia: Ainda o cativeiro muito h de durar; edificai casas, e habitai nelas; e plantai pomares, e comei o seu fruto.

Jer 32:19 - Grande em conselho, e magnfico em obras; porque os teus olhos esto abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras;

Lam 2:20 - V, Senhor, e considera a quem fizeste assim! Ho de comer as mulheres o fruto de si mesmas, as crianas que trazem nos braos? Ou matar-se- no santurio do Senhor o sacerdote e o profeta?

Eze 17:8 Num bom campo, junto a muitas guas, estava ela plantada, para produzir ramos, e para dar fruto, a fim de que fosse videira excelente.

Eze 17:9 Dize: Assim diz o Senhor Deus: Porventura h de prosperar? No lhe arrancar as suas razes, e no cortar o seu fruto, para que se seque? Para que sequem todas as folhas de seus renovos, e isto no com grande fora, nem muita gente, para arranc-la pelas suas razes.

Eze 17:23 - No monte alto de Israel o plantarei, e produzir ramos, e dar fruto, e se far um cedro excelente; e habitaro debaixo dele aves de toda plumagem, sombra dos seus ramos habitaro.

Eze 19:12 - Mas foi arrancada com furor, foi lanada por terra, e o vento oriental secou o seu fruto; quebraram-se e secaram-se as suas fortes varas, o

fogo as consumiu, Eze 19:14 - E de uma vara dos seus ramos saiu fogo que consumiu o seu fruto de maneira que nela no h mais vara forte, cetro para dominar. Esta a lamentao, e servir de lamentao. Eze 23:29 - E eles te trataro com dio, e levaro todo o fruto do teu trabalho, e te deixaro nua e despida; e descobrir-se- a vergonha da tua prostituio, e a tua perversidade, e as tuas devassides. Eze 34:27 - E as rvores do campo daro o seu fruto, e a terra dar a sua novidade, e estaro seguras na sua terra; e sabero que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as ataduras do seu jugo e as livrar da mo dos que se serviam delas. Eze 36:8 Mas vs, montes de Israel, produzireis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto para o meu povo de Israel; porque esto prestes a vir. Eze 36:30 - E multiplicarei o fruto das rvores, e a novidade do campo, para que nunca mais recebais o oprbrio da fome entre os gentios. Eze 47:12 - E junto ao rio, sua margem, de um e de outro lado, nascer toda a sorte de rvore que d fruto para se comer; no cair a sua folha, nem acabar o seu fruto; nos seus meses produzir novos frutos, porque as suas guas saem do santurio; e o seu fruto servir de comida e a sua folha de remdio. Ecl 2:5 Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles rvores de toda a espcie de fruto.

Can 2:3 Qual a macieira entre as rvores do bosque, tal o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto doce ao meu paladar.

Can 8:12 - A minha vinha, que me pertence, est diante de mim; as mil peas de prata so para ti, Salomo, e duzentas para os que guardam o seu fruto.

Isa 3:10 Dizei ao justo que bem lhe ir; porque comero do fruto das suas obras.

Isa 4:2 Naquele dia o renovo do Senhor ser cheio de beleza e de glria; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel.

Isa 10:12 - Por isso acontecer que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sio e em Jerusalm, ento castigarei o fruto da arrogante grandeza do corao do rei da Assria e a pompa da altivez dos seus olhos.

Isa 13:18 - E os seus arcos despedaaro os jovens, e no se compadecero do fruto do ventre; os seus olhos no pouparo aos filhos.

Isa 14:29 - No te alegres, tu, toda a Filstia, por estar quebrada a vara que te feria; porque da raiz da cobra sair um basilisco, e o seu fruto ser uma serpente ardente, voadora.

Isa 18:5 Porque antes da sega, quando j o fruto est perfeito e, passada a flor, as uvas verdes amadurecerem, ento, com foice podar os sarmentos e tirar os ramos e os lanar fora.

Isa 27:6 Dias viro em que Jac lanar razes, e florescer e brotar Israel, e enchero de fruto a face do mundo.

Isa 27:9 Por isso se expiar a iniqidade de Jac, e este ser todo o fruto de se haver tirado seu pecado; quando ele fizer a todas as pedras do altar como pedras de cal feitas em pedaos, ento os bosques e as imagens no podero ficar em p.

Isa 28:4 E a flor cada do seu glorioso ornamento, que est sobre a cabea do frtil vale, ser como o fruto temporo antes do vero, que, vendo-o algum, e tendo-o ainda na mo, o engole.

Isa 37:31 - Porque o que escapou da casa de Jud, e restou, tornar a lanar razes para baixo, e dar fruto para cima.

Isa 53:11 - Ele ver o fruto do trabalho da sua alma, e ficar satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificar a muitos; porque as iniqidades deles levar sobre si.

Isa 65:21 - E edificaro casas, e as habitaro; e plantaro vinhas, e comero o seu fruto.

Jer 2:7 E eu vos introduzi numa terra frtil, para comerdes o seu fruto e o seu bem; mas quando nela entrastes contaminastes a minha terra, e da minha herana fizestes uma abominao.

Jer 6:19 Ouve tu, terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o prprio fruto dos seus pensamentos; porque no esto atentos s minhas palavras, e rejeitam a minha lei.

Jer 11:19 - E eu era como um cordeiro, como um boi que levam matana; porque no sabia que maquinavam propsitos contra mim, dizendo: Destruamos a rvore com o seu fruto, e cortemo-lo da terra dos viventes, e no haja mais memria do seu nome.

Jer 12:2 Plantaste-os, e eles se arraigaram; crescem, do tambm fruto; chegado ests sua boca, porm longe dos seus rins.

Jer 17:8 Porque ser como a rvore plantada junto s guas, que estende as suas razes para o ribeiro, e no receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequido no se afadiga, nem deixa de dar fruto.

Jer 17:10 - Eu, o Senhor, esquadrinho o corao e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas aes.

Jer 21:14 - Eu vos castigarei segundo o fruto das vossas aes, diz o Senhor; e acenderei o fogo no seu bosque, que consumir a tudo o que est em redor dela.

Jer 29:5 -

Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto.

Jer 29:28 - Porque at nos mandou dizer em Babilnia: Ainda o cativeiro muito h de durar; edificai casas, e habitai nelas; e plantai pomares, e comei

o seu fruto.

Jer 32:19 - Grande em conselho, e magnfico em obras; porque os teus olhos esto abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras;

Lam 2:20 - V, Senhor, e considera a quem fizeste assim! Ho de comer as mulheres o fruto de si mesmas, as crianas que trazem nos braos? Ou matar-se- no santurio do Senhor o sacerdote e o profeta?

Eze 17:8 Num bom campo, junto a muitas guas, estava ela plantada, para produzir ramos, e para dar fruto, a fim de que fosse videira excelente.

Eze 17:9 Dize: Assim diz o Senhor Deus: Porventura h de prosperar? No lhe arrancar as suas razes, e no cortar o seu fruto, para que se seque? Para que sequem todas as folhas de seus renovos, e isto no com grande fora, nem muita gente, para arranc-la pelas suas razes.

Eze 17:23 - No monte alto de Israel o plantarei, e produzir ramos, e dar fruto, e se far um cedro excelente; e habitaro debaixo dele aves de toda plumagem, sombra dos seus ramos habitaro.

Eze 19:12 - Mas foi arrancada com furor, foi lanada por terra, e o vento oriental secou o seu fruto; quebraram-se e secaram-se as suas fortes varas, o fogo as consumiu,

Eze 19:14 - E de uma vara dos seus ramos saiu fogo que consumiu o seu fruto de maneira que nela no h mais vara forte, cetro para dominar. Esta a lamentao, e servir de lamentao.

Eze 23:29 - E eles te trataro com dio, e levaro todo o fruto do teu trabalho, e te deixaro nua e despida; e descobrir-se- a vergonha da tua prostituio, e a tua perversidade, e as tuas devassides.

Eze 34:27 - E as rvores do campo daro o seu fruto, e a terra dar a sua

novidade, e estaro seguras na sua terra; e sabero que eu sou o Senhor, quando eu quebrar as ataduras do seu jugo e as livrar da mo dos que se serviam delas.

Eze 36:8 Mas vs, montes de Israel, produzireis os vossos ramos, e dareis o vosso fruto para o meu povo de Israel; porque esto prestes a vir.

Eze 36:30 - E multiplicarei o fruto das rvores, e a novidade do campo, para que nunca mais recebais o oprbrio da fome entre os gentios.

Eze 47:12 - E junto ao rio, sua margem, de um e de outro lado, nascer toda a sorte de rvore que d fruto para se comer; no cair a sua folha, nem acabar o seu fruto; nos seus meses produzir novos frutos, porque as suas guas saem do santurio; e o seu fruto servir de comida e a sua folha de remdio. Ecl 2:5 Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles rvores de toda a espcie de fruto.

Can 2:3 Qual a macieira entre as rvores do bosque, tal o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto doce ao meu paladar.

Can 8:12 - A minha vinha, que me pertence, est diante de mim; as mil peas de prata so para ti, Salomo, e duzentas para os que guardam o seu fruto.

Isa 3:10 Dizei ao justo que bem lhe ir; porque comero do fruto das suas obras.

Isa 4:2 Naquele dia o renovo do Senhor ser cheio de beleza e de glria; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel. Isa 10:12 - Por isso acontecer que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sio e em Jerusalm, ento castigarei o fruto da arrogante grandeza do corao do rei da Assria e a pompa da altivez dos seus olhos. Isa 13:18 E os seus arcos despedaaro os jovens, e no se

compadecero do fruto do ventre; os seus olhos no pouparo aos filhos. Isa 14:29 - No te alegres, tu, toda a Filstia, por estar quebrada a vara que te feria; porque da raiz da cobra sair um basilisco, e o seu fruto ser uma serpente ardente, voadora. Isa 18:5 Porque antes da sega, quando j o fruto est perfeito e, passada a flor, as uvas verdes amadurecerem, ento, com foice podar os sarmentos e tirar os ramos e os lanar fora. Isa 27:6 Dias viro em que Jac lanar razes, e florescer e brotar Israel, e enchero de fruto a face do mundo. Isa 27:9 Por isso se expiar a iniqidade de Jac, e este ser todo o fruto de se haver tirado seu pecado; quando ele fizer a todas as pedras do altar como pedras de cal feitas em pedaos, ento os bosques e as imagens no podero ficar em p. Isa 28:4 E a flor cada do seu glorioso ornamento, que est sobre a cabea do frtil vale, ser como o fruto temporo antes do vero, que, vendo-o algum, e tendo-o ainda na mo, o engole. Isa 37:31 - Porque o que escapou da casa de Jud, e restou, tornar a lanar razes para baixo, e dar fruto para cima. Isa 53:11 - Ele ver o fruto do trabalho da sua alma, e ficar satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificar a muitos; porque as iniqidades deles levar sobre si. Isa 65:21 - E edificaro casas, e as habitaro; e plantaro vinhas, e comero o seu fruto. Mat 3:10 - E tambm agora est posto o machado raiz das rvores; toda a rvore, pois, que no produz bom fruto, cortada e lanada no fogo. Mat 7:19 Toda a rvore que no d bom fruto corta-se e lana-se no fogo.

Mat 12:33 - Ou fazei a rvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a rvore m, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a rvore. Mat 13:8 - E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Mat 13:23 - Mas, o que foi semeado em boa terra o que ouve e compreende a palavra; e d fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Mat 21:19 - E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e no achou nela seno folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasa fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Mat 26:29 - E digo-vos que, desde agora, no beberei deste fruto da vide, at aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.

Mar 4:7 E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e no deu fruto. Mar 4:8 E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem. Mar 4:20 - E os que recebem a semente em boa terra so os que ouvem a palavra e a recebem, e do fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um. Mar 4:29 - E, quando j o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque est chegada a ceifa. Mar 11:14 - E Jesus, falando, disse figueira: Nunca mais coma algum fruto de ti. E os seus discpulos ouviram isto. Mar 12:2 - E, chegado o tempo, mandou um servo aos lavradores para que recebesse, dos lavradores, do fruto da vinha. Mar 14:25 - Em verdade vos digo que no beberei mais do fruto da vide, at quele dia em que o beber, novo, no reino de Deus. Luc 1:42 E exclamou com grande voz, e disse: Bendita s tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. Luc 3:9 E tambm j est posto o machado raiz das rvores; toda a rvore, pois, que no d bom fruto, corta-se e lana-se no fogo. Luc 6:43 Porque no h boa rvore que d mau fruto, nem m rvore que d bom fruto. Luc 6:44 Porque cada rvore se conhece pelo seu prprio fruto; pois no se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. Luc 8:8 E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, oua. Luc 8:14 E a que caiu entre espinhos, esses so os que ouviram e, indo por diante, so sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e no do fruto com perfeio; Luc 8:15 E a que caiu em boa terra, esses so os que, ouvindo a palavra, a conservam num corao honesto e bom, e do fruto com perseverana. Luc 13:6 E dizia esta parbola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, no o achando; Luc 13:7 E disse ao vinhateiro: Eis que h trs anos venho procurar fruto nesta figueira, e no o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? Luc 13:9 E, se der fruto, ficar e, se no, depois a mandars cortar.

Luc 22:18 - Porque vos digo que j no beberei do fruto da vide, at que

venha o reino de Deus. Joa 4:36 E o que ceifa recebe galardo, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Joa 12:24 - Na verdade, na verdade vos digo que, se o gro de trigo, caindo na terra, no morrer, fica ele s; mas se morrer, d muito fruto. Joa 15:2 Toda a vara em mim, que no d fruto, a tira; e limpa toda aquela que d fruto, para que d mais fruto. Joa 15:4 Estai em mim, e eu em vs; como a vara de si mesma no pode dar fruto, se no estiver na videira, assim tambm vs, se no estiverdes em mim. Joa 15:5 Eu sou a videira, vs as varas; quem est em mim, e eu nele, esse d muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Joa 15:8 Nisto glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discpulos. Joa 15:16 - No me escolhestes vs a mim, mas eu vos escolhi a vs, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permanea; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Ato 2:30 Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono, Rom 1:13 - No quero, porm, irmos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas at agora tenho sido impedido) para tambm ter entre vs algum fruto, como tambm entre os demais gentios. Gal 5:22 Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. Efe 5:9 verdade); (Porque o fruto do Esprito est em toda a bondade, e justia e

Flp 1:22 Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, no sei ento o que deva escolher. Flp 4:17 No que procure ddivas, mas procuro o fruto que cresa para a vossa conta. Heb 12:11 - E, na verdade, toda a correo, ao presente, no parece ser de gozo, seno de tristeza, mas depois produz um fruto pacfico de justia nos exercitados por ela. Heb 13:15 - Portanto, ofereamos sempre por ele a Deus sacrifcio de louvor, isto , o fruto dos lbios que confessam o seu nome. Tia 3:18 a paz. Ora, o fruto da justia semeia-se na paz, para os que exercitam

Tia 5:7 Sede pois, irmos, pacientes at vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com pacincia, at que receba a chuva tempor e serdia. Tia 5:18 fruto. E orou outra vez, e o cu deu chuva, e a terra produziu o seu

Apo 18:14 - E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti; e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e no mais as achars. Apo 22:2 - No meio da sua praa, e de um e de outro lado do rio, estava a rvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de ms em ms; e as folhas da rvore so para a sade das naes. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Lirio do campo 28: E, quanto ao vesturio, por que andais solcitos? Olhai para os lrios do campo, como eles crescem; no trabalham nem fiam; 29: E eu vos digo que nem mesmo Salomo, em toda a sua glria, se vestiu como qualquer deles. lrio uma planta tuberculada, ou seja, nasce de batatas. As suas razes so formadas de vrias batatas subterrneas, internas, cobertas por terra. As suas razes se aprofundam, espalham em vrias batatas, e assim, ningum as v; ningum sabe a sua aparncia. Sem aparncia, sem forma alguma, ela se enraza, ela se aprofunda em forma de batatas, com base, elas, ento ao morrer, elas germinam a flor belssima, que comparada a Obra, e ao Senhor Jesus. Assim, sem beleza, sem parecer nem formosura, algo mais profundo nasce daquela planta tubrcula: o Lrio dos Vales. Olhando para aquela planta, ningum pode imaginar que dela, sair algo to profundo e to belo. O lrio representa o amor puro e virginal da f crist. Tem uma fragrncia forte, doce e caracterstica dos Lrios. Na antiguidade os lrios eram considerados como sinais de fertilidade e de uma vida pura, palavra grega para "lrios" significa "flores silvestres". Alguns tipos de lrios no possuem raiz, secam rapidamente. Dessa forma, era costume da poca reunir as flores secas e usa-las para queimar nos fornos a fim de aquecer a temperatura. Talvez isto explique a fala de Jesus: "a erva do campo que hoje existe e amanh lanada ao forno" Mt 6:10

Olhai os Lrios

Aqui esto apenas algumas das espcies de lirios que embelezam os campos

de Israel. So perfeitos!

Que bordadeira conseguiria produzir ptalas to harmoniosas? E as tonalidades da cor?

Olhai os lrios... Vejam como eles se unem em um mesmo ritmo. O cacho protege a unidade. Me faz lembrar da famlia, da igreja: "Quo bom e suave a unio...que perfume...

Jesus quer que paremos um pouco para contemplar os liros, as hastes que os sustentam, as ptalas que abrem e fecham em tempo determinado (h tempo para todas as coisas), a textura, perfeita que dura enquanto vive a flor, transmitindo beleza mpar. Um tecido que nenhuma sofisticada fbrica consegue imitar.

=Um inseto procurou comida em um Lirio, provavelmente a docura da flor o atraiu. Isso lhe diz algo? Lirios, alm de beleza, tambm doam alimento. Olhai os lirios...

Lirios alvos como a neve, em diferentes fases: abertos, fechados, entreabertos...somos assim, como esse buqu, diferentes porm iguais. Olhai os lirios...

Cantares 2:1 Eu sou a rosa de Sarom, o lrio dos vales.

oliveira importncia da Oliveira Uma das rvores mais impressionantes da terra a oliveira. A maioria de ns no estamos familiarizados com as oliveiras porque elas no crescem onde moramos. Entretanto, na terra da Bblia, foi e ainda a rvore mais importante de todas as rvores por ser uma fonte de alimento, luz, higiene e cura.

Quando vim a Israel pela primeira vez, fiquei fascinado pelas oliveiras rodeando as montanhas na Galilia, Judia e Samaria. So lindas! Com seus troncos torcidos e velhos, e com suas folhas sempre verdes. Olhando para elas, sentimos que tm um carter e graa que as separam das outras rvores. Como outros smbolos em Israel, as caractersticas da oliveira foram usadas pelos escritores da Bblia para que nos ensinassem mais sobre Deus, Israel e nossa relao com ambos. A oliveira simboliza, principalmente, a fidelidade e a determinao. O Salmo 52:8 nos diz: "Eu, porm, sou como uma Oliveira que floresce na casa de Deus; confio no constante amor de Deus para sempre e eternamente." Independente das condies: quente, seco, frio, mido, rochoso ou arenoso, a oliveira viver e produzir fruto. Diz-se que, no possvel matar uma oliveira. Ainda que cortada e queimada, novos ramos emergiro da raiz. Estes versculos nos lembram que independente das situaes da vida, devemos perseverar como a oliveira na presena de Deus. O Salmo 128:3 diz: "A tua mulher ser como a videira frutfera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira roda da tua mesa." A analogia de seus filhos sendo "como plantas da oliveira roda da tua mesa" diria ao leitor antigo da Bblia que seus descendentes seriam abundantes, fortes e fiis aos pais. Quando tiver chance, observe que quase toda oliveira tem at dez ou mais mudas brotando da raiz, em volta da rvore. Salmo 128:3 uma promessa de consolo e fidelidade do Senhor! Esta rvore se chama em hebraico zayit, que significa oliveira, azeitona. Seu uso era muito variado no Oriente Mdio, pois ela era famosa por seu fruto, seu leo e sua madeira. Os povos orientais reputavam-na como um smbolo de beleza, fora, da bno divina e da prosperidade!

Uma das caractersticas mais impressionantes da oliveira sua perenidade! Elas crescem praticamente sob quaisquer condies: nas montanhas ou nos vales, nas pedras ou na terra frtil. Crescem otimamente sob o intenso calor, com pouca gua e so quase indestrutveis! Seu desenvolvimento lento, porm contnuo. Quando bem cuidada, pode atingir at 7 (sete) metros de altura. At as oliveiras doentes continuam a lanar novos ramos! Algumas rvores tem troncos torcidos e velhos, mas sempre com folhas verdes. Ainda que estejam velhas, as oliveiras no deixam de lanar de si novos ramos e dar frutos! Ate 10 ou mais mudas brotam da raiz envolta da rvore.

Ainda que cortada e queimada novos ramos emergiro de sua raiz. Algumas brotam e crescem num sistema de razes com mais de 2.000 anos de idade, mas o lavrador tem que esperar 15 anos para a colheita de uma rvore nova. Cada rvore pode produzir at 80 litros de azeite por ano. A oliveira um produto necessrio a vida, portanto a azeitona valiosa. No notvel que Deus nos tenha comparado justamente esta to significativa rvore? Notemos como metaforicamente nos parecemos a esta rvore.

Assim como a oliveira ns fomos chamados pelo Eterno para darmos frutos independentes do local onde formos plantados! No importam as condies do terreno, mas sim a nossa perseverana em frutificar ali! O Eterno nos chamou justamente para que sejamos "plantados" em solos hostis para ali darmos os frutos necessrios naquela situao. E se porventura formos momentaneamente vencidos, no nos desanimaremos! Assim como a oliveira que queimada, lanaremos novos ramos de nossas razes e continuaremos vivendo e frutificando! H tambm conosco um perodo de amadurecimento at que possamos frutificar abundantemente! Durante esse perodo vamos crescendo em estatura (at atingirmos os 7 metros necessrios, que representam nossa maturidade plena) e finalmente produzimos a quantidade desejada de frutos e consequentemente o azeite, to fundamental para a vida... Aqui h algo tremendo e de grande significado proftico, pois nos mostra que ns temos de produzir justamente estas coisas! Ou seja, quando as pessoas chegarem ns devemos sempre estar prontos para lhes fornecer alimento (atravs da Palavra que nos tem sido confiada), luz (que emana de nossas vidas como o sinal da presena do Eterno em ns), higiene (a uno que nos foi confiada e que limpa e purifica a todos os que por ela so alcanados) e por fim a cura (que fruto desta mesma uno, que alm de libertar, tambm traz cura da alma e do corpo)!

Imagine s que estas coisas acontecero como produto do nosso relacionamento com o Eterno! No existem frmulas mgicas ou mirabolantes para que o azeite flua de nossas vidas!

Na antigidade as azeitonas eram postas na prensa, para que, pelo peso da alavanca mais o peso das pedras que imprensavam a azeitona, o azeite pudesse ser produzido. O processo era assim: o peso da primeira pedra produz o primeiro e mais puro azeite, que era usado para cerimnias de uno e consagrao; outras pedras acrescidas produzem azeite de qualidade inferior para uso domstico, iluminao, sabo Dt 8:8; Ex 27:20; Ml 3:2.

Portanto faz-se necessrio o uso da prensa para que o azeite possa ser produzido! No se engane, somente quando nossas vidas so "prensadas" pelo Eterno que somos habilitados a produzirmos o "puro azeite para uno"! Este azeite no procede de qualquer um, mas somente daquelas azeitonas que foram previamente escolhidas e depois prensadas a fim de liberarem de si este leo para uno dos reis, sacerdotes e profetas. Muitas vezes voc meu irmo est sendo "prensado" pelo Eterno e este ato est lhe causando muitas dores! Para alguns chega a ser quase insuportvel e chegamos at mesmo a dizer: "Senhor, por favor, pare, pois a dor est me

massacrando!" Mas, quando o Senhor acaba de nos "prensar" sai o leo fresco que ungir a muitos para a seara do Deus vivo!

Agora somos os receptculos de onde sai o leo a fim de ungir aqueles que o Senhor determinar, pois a obra no pode parar e muitos obreiros tem sido chamados a se engajarem neste exrcito. O leo tambm traz luz e alimenta o fogo (que o smbolo da vida) e esta justamente nossa funo primordial: iluminar um mundo em trevas, trazendo-lhes a vida de Yeshua (Jesus) que est em ns! O prprio Yeshua nos disse: "Vs sois a luz do mundo" (Mt 5.14) e quando a luz chega em qualquer lugar, imediatamente as trevas tem de recuar! O poder da luz muito superior ao das trevas! E ns temos esta luz que deve ser levada aos lugares onde esto as mais densas trevas para ali serem iluminados aqueles que havero de crer em Yeshua e receberem a salvao!

Enquanto o leo for necessrio para cumprir qualquer propsito de Deus ele estar fluindo, mas quando no for mais necessrio, ento ele parar! Assim como aconteceu com o leo da viva que, enquanto tinha os vasos para ench-los houve azeite. Quando os vasos acabaram, a Escritura diz: "Ento o azeite parou!" (II Rs 4.6). Veja que maravilhoso, o leo no acabou e nem poderia, pois sua fonte o prprio Deus mas simplesmente parou, pois j tinha cumprido seu propsito! Aleluia! O Esprito nunca se extinguir em ns (desde que no o magoemos) e s parar quando seus propsitos eternos forem plenamente cumpridos atravs de ns!

You might also like