You are on page 1of 6

USO DE POLIFOSFATOS NA REMOO DE COR E INIBIO DE CORROSO - COPASA MG

BRASIL

Gean Paulo Guerra Motta Maria Cristina Alves Cabral Schembri


COPASA MG SPDT Rua Mar de Espanha, 453 CEP 30330-270 Fax (031) 250 1026 E.mail: leosch@cdlnet.com.br

Palavras Chave: Polifosfatos; corroso; incrustao; remoo de cor; gua vermelha.


1. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho apresentar a experincia da COPASA MG na utilizao do polifosfato, como tecnologia capaz de solucionar os problemas causados pela ocorrncia de gua vermelha, nos sistemas de abastecimento de gua da regio do Vale do Ao, estado de Minas Gerais.

2. METODOLOGIA 2.1. O Contexto do Problema Os sistemas de abastecimento de gua das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timteo, todas localizadas no Vale do Ao, estado de Minas Gerais - Brasil, so alimentados por poos profundos.
2+ 2+

Tais poos apresentam teores de Fe

e de Mn

da ordem de 0,18mg/L e de 0,05mg/L,

inferiores portanto aos mximos teores permitidos pela legislao em vigor no Brasil, ou seja, 0,3mg/L e 0,1mg/L, respectivamente. Entretanto, quando oxidados, quer pela ao do cloro durante o processo de desinfeo, quer pelo contato com o ar, tais metais, de divalentes e imperceptveis na gua, passam forma Fe gua potvel.
3+ 4+

e Mn

que confere colorao avermelhada

No caso de Ipatinga, cujo sistema com vazo de 508L/s abastece

uma populao de

aproximadamente 185.000 habitantes, o problema de cor na gua tomou propores insustentveis. A populao passou a rejeitar a gua, o que gerou srios problemas polticos e comerciais para a COPASA MG, concessionria dos servios na regio. 2.2. Aplicao do Polifosfato A mistura de polifosfatos de cadeias lineares longas, do tipo apresentado a seguir, comercializado como hexametafosfato.

Na2PO3

O || O P | O | Na

O PO3Na2

nos quais n pode variar de 15 a 100. Todo hexametafosfato se hidroliza em soluo aquosa, formando polifosfatos cada vez menos condensados, a seguir forma pirofosfatos, sendo o termo final a transformao em fosfatos. Portanto, importante que a soluo do polifosfato seja utilizada o mais rpido

possvel. Um prazo de 7 dias tem sido indicado para que a propriedade de quelao no seja comprometida (Germain et al, 1972). Tal propriedade o diferenciador dos polifosfatos em relao aos compostos base de fosfatos de um modo geral. Apenas aqueles que quelam (capturam, seqestram) os metais divalentes da gua, como o Fe , Mn , que podem ser denominados polifosfatos. Estes apresentam, em sua formulao, molculas adequadamente orientadas (Toy, 1976) que iro capturar os tomos metlicos divalentes que so empregados para inibir o Fe
2+ 2+ 2+

da gua, o qual, se permanecer livre, ser oxidado pelo


3+

cloro e/ou pelo oxignio, transformando-se em Fe . Este, combinado a determinados compostos presentes na gua, a exemplo de cloretos e hidrxidos, causam aquela colorao tpica marrom-avermelhada. Uma vez seqestrado, o metal divalente s se liberta da estrutura do polifosfato sob condies muito extremas, como baixo pH ou em altas temperaturas.

O inverso tambm se verifica, ou seja, estando a gua j colorida pela oxidao dos ons metlicos divalentes, os polifosfatos podem atuar eliminando a cor atravs do processo de adsoro. Aqui, devido elevada carga eltrica, as molculas de polifosfato adsorvem os ons metlicos que, por sua vez, se dissociam do seu composto (cloretos, hidrxidos, etc.), eliminando a cor antes conferida por tal associao.

Outra importante propriedade dos polifosfatos a capacidade de desincrustar, isto , remover as camadas de hidrxidos metlicos, resultado do processo de corroso. Segundo Thomas et al. (1991), citando Lin e Benjamim, mesmo j tendo capturado o Fe
2+ 2+

e/ou o

Mn , o polifosfato exerce uma ao de induo sobre os metais presentes nas incrustaes, sendo estes adsorvidos, formando um complexo solvel. Alm disto, so tambm fosfatizantes, isto , combinam com o ferro da tubulao, formando um composto insolvel que protege a tubulao. 2.3. A Experincia da COPASA MG Entre as cinco formulaes encontradas no mercado e testadas em laboratrio quanto presena de compostos orgnicos e metais pesados (Tabela 1), uma se submeteu testes de toxicidade e periculosidade antes de sua aplicao em campo, conforme apresentado na Figura 1.

Rede Poos

Cl2
Fonte: Copasa MG

Polifosfato

Cal

Flor

Fig. 1. Primeiro esquema proposto para aplicao do polifosfato.


Tabela 1 - Caractersticas Fsico- Qumicas dos Polifosfatos Testados PRODUTO 1 2 3 4 Estado Fsico Slido Slido Lquido Lquido Compostos Ausente Ausente Ausente Ausente orgnicos PH 10,4 6,1 6,5 9,9 Presena de metais (mg/L) Alumnio <0,20 <0,20 <0,20 <0,20 Arsnio <0,01 <0,01 <0,01 <0,01 Brio <0,20 <0,20 <0,20 <0,20 Cdmio <0,005 <0,005 <0,005 <0,005 Cobre <0,05 <0,05 <0,05 <0,05 Chumbo <0,05 <0,05 <0,05 <0,05 Cromo <0,05 <0,05 <0,05 <0,05 Mercrio <0,001 <0,001 <0,001 <0,001 Zinco <0,10 <0,16 <0,10 <0,10

5 Slido Ausente 9,9 <0,20 <0,01 <0,20 <0,005 <0,05 <0,05 <0,05 <0,001 <0,10

Os compostos orgnicos foram analisados no cromatgrafo gasoso, marca Varian, mod. 3700 e os metais no espectofotmetro de absoro atmica, marca GBC 906AA. As anlises foram feitas a partir de solues a 1000mg/L para os produtos slidos, e a 2000mg/L para os produtos lquidos.

Aps as primeiras semanas de aplicao do polifosfato observou-se uma minimizao da cor, mas no sua total eliminao. Alm disso, a formao de uma camada gelatinosa nos filtros domiciliares passou a ser razo de novas e insistentes reclamaes por parte dos consumidores.

3 - RESULTADOS A camada gelatinosa, que passou a colmatar os filtros domiciliares, era composta de uma mistura de hidrxido frrico, hidrxido mangnico e silicato ferroso, indicando a presena da slica, e ainda que o ferro no havia sido capturado a contento.

Como a slica um interferente negativo na ao dos polifosfatos, devendo-se acrescentar 1ppm de polifosfato para cada 17 ppm de slica presente na gua, aumentou-se a dosagem de polifosfato de 1,1mg/L para 1,6mg/l, de modo a inibir a interferncia da slica que, no caso em questo, era de 10mg/L.
2+

Alm disso, a pr-clorao (ver esquema apresentado na Fig. 1) promove a oxidao do Fe


3+

a Fe , evitando que o mesmo seja seqestrado pelo polifosfato. Passou-se ento a dosar o polifosfato na sada dos poos, antes de qualquer contato com o ar e do ponto de clorao,

favorecendo-se o contato do produto com os ons divalentes de ferro a ser capturados, com a instalao de ressaltos hidrulicos. A adio da cal favorece a formao do hidrxido frrico j que, por dissociao, fornece a hidroxila que se combina rapidamente com o ferro j oxidado pelo cloro. Reduziu-se progressivamente a dosagem da cal, at sua retirada definitiva, fazendo cair gradativamente o pH, na ordem de 0,1 unidades por semana.
2+ 2+

Ainda como resultado da dissociao da cal, o Ca

liberado, competindo com o Fe

no

processo de quelao pelo polifosfato. Aps tais constataes, a seqncia de aplicao dos produtos qumicos passou a ser como a apresentada na Fig. 2.

Rede Poos Polifosfato


Fonte: COPASA MG Aps 60 dias de aplicao do polifosfato, segundo o esquema apresentado na Fig. 2, todos os inconvenientes que ocorriam, como a colorao da gua e colmatao dos filtros domiciliares, foram totalmente solucionados, reduzindo drasticamente as reclamaes por parte dos consumidores. Das aproximadamente 300 reclamaes recebidas semanalmente, em mdia, 99,3% foram eliminadas.

Cl2

Flor

Fig. 2. Esquema definitivo para aplicao do polifosfato.

4 - CONCLUSES E RECOMENDAES

A utilizao do polifosfato tem sido bastante positiva na soluo do problema apresentado. Entretanto, considerado soluo limite, deve ser adotado apenas quando os tratamentos convencionais no forem capazes de solucionar o problema em questo.

Considerando que, em geral, as redes de distribuio de gua nas grandes cidades so bastante antigas, o uso do polifosfato, no apenas como quelante, mas tambm como desincrustante e fosfatizante, pode ser recomendado.

Apesar da Organizao Mundial da Sade - OMS - no estabelecer valor limite para o fosfato em gua potvel, j que ele no um produto txico, ela orienta que os teores de ferro no devam ultrapassar a 2,0mg/lL quando tal elemento passa a ser prejudicial sade humana.

Como os polifosfatos

retiraro gradativamente o ferro das incrustaes das tubulaes,

peas e aparelhos, aumentando consequentemente o teor de ferro na gua, recomenda-se que se inclua o ferro entre os parmetros de monitoramento nos sistemas onde o polifosfato for aplicado. Finalmente, recomenda-se o estabelecimento de uma norma para a quantificao e qualificao dos polifosfatos, j que o mercado oferece diferentes formulaes, com provveis diferenas na aplicao, solubilidade e dosagem, alm de outras caractersticas que possam trazer benefcios adicionais ou limitao na aplicao.

5 - REFERNCIAS GERMAIN, Louis et al. Tratamento de guas. So Paulo: Polgono, 1972. 165p. CORDONIER, Jean. Condicionamento qumico para preveno da corroso nas unidades dos sistemas de saneamento: a experincia francesa. In: SEMINRIO INTERNACIONAL O PROBLEMA DA CORROSO NA ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL, 1994, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Sociedade Mineira de Engenheiros, 1994. P. 69 - 88. LOEWENTHAL, Richard E. Condicionamento qumico no tratamento da gua para preveno da corroso nas unidades dos sistemas de saneamento: a experincia sul-africana. In: SEMINRIO INTERNACIONAL O PROBLEMA DA CORROSO NA ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL, 1994, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Sociedade Mineira de Engenheiros, 1994. P. 89 - 111. Di BERNARDO, Luiz. A experincia da EES - USP na aplicao de polifosfatos na cidade de So Paulo - SP. In : SEMINRIO DE POLIFOSFATOS EM SISTEMAS DE GUA POTVEL, 1997, Braslia. Anais.... Braslia: CAESB, 1997. P. 112 - 136. RIBEIRO, Vasti et al. A experincia da SABESP na aplicao de polifosfatos - testes com escala piloto e real. In : SEMINRIO DE POLIFOSFATOS EM SISTEMAS DE GUA POTVEL, 1997, Braslia. Anais.... Braslia: CAESB, 1997. P. 93 - 111. THOMAS, R. H. et al. Potential effects of polyphosphate products on lead solubility in plumbing systems. Research and Technology. July 1991. p. 76-82. TOY, Arthur D. F. Phosphorus chemistry in everyday living. Washington: American Chemical Society, 1976. 238p.

You might also like