You are on page 1of 42

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

Rachel Nigro*

1. Introduo
Este artigo pretende contribuir para o debate jurdico-constitucional contemporneo atravs de uma anlise da base filosfica que fundamenta uma das teses centrais do chamado ps-positivismo. Nesse sentido, aponto a virada lingustico-pragmtica como sendo a nova orientao da filosofia contempornea que possibilita a reabilitao da razo prtica sobre bases no metafsicas1. Ao fazer a virada lingustico-pragmtica, o ps-positivismo e as teorias que se inserem dentro desse novo marco filosfico comprometese com uma filosofia ps-metafsica, mesmo que as caractersticas desta nova orientao filosfica permaneam no problematizadas. O neoconstitucionalismo, por exemplo, um movimento inserido no paradigma ps-positivista, tal como aponta Luis Roberto Barroso: O marco filosfico do novo direito constitucional o ps-positivismo (...) A superao histrica do jusnaturalismo e o fracasso poltico do positivismo abriram
* Doutora em Filosofia (PUC-Rio); Mestre em Cincias Jurdicas e Filosofia (PUC-Rio); Professora do Departamento de Direito da PUC-Rio, E-mail: rachel.nigro@gmail.com. 1 Parto do pressuposto de que uma das caractersticas definidoras do positivismo jurdico o abandono da noo de razo prtica enquanto o reino das normas e dos fins em nome da razo cientfica, uma vez que apenas as proposies analticas e sintticas seriam acessveis razo. Nesse sentido, como argumenta Rouanet, as proposies normativas so consideradas invlidas, visto no poderem ser legitimadas nem em si nem em fatos que as sustentem. Assim, a moral v-se pulverizada em mil orientaes individuais sendo que nenhuma delas pode ser considerada mais vlda do que as outras luz da cincia. ROUANET, 1990.

Direito, Estado e Sociedade

n.34 p. 170 a 211 jan/jun 2009

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

171

caminho para um conjunto amplo e ainda inacabado de reflexes acerca do Direito, sua funo social e sua interpretao2. Esse conjunto de reflexes sobre o Direito que, com e contra o positivismo, busca aperfeioar o saber jurdico e pensar sua funo social, pode e deve ser criticado, uma vez que um processo aberto, mas no parece-me vlido acus-lo de mero retorno dogmtica jusnaturalista. Se o ps-positivismo compartilha das teses ps-metafsicas de inspirao lingustico-pragmtica, ento ele insere-se em um novo momento da filosofia da linguagem (e do direito3) que supera as oposies dicotmicas como a que comanda a distino entre natural e positivo ao trat-las como falsos problemas que no fazem sentido perante uma nova forma de pensar a linguagem. Portanto, se conseguimos ancorar o ps-positivismo na base psmetafsica adotada pela pragmtica neste artigo enfocarei a pragmtica lingstica do filsofo alemo Jurgen Habermas4 ento parece-me possvel defender a reabilitao da razo prtica e, consequentemente, a possibilidade de resolver discursivamente casos difceis. No entanto, esta perspectiva pragmtica implica adotar uma nova viso sobre a linguagem e sua centralidade para o pensamento em geral, o que significa tentar pensar sob novas bases as velhas questes da filosofia, o que no constitui tarefa fcil. A partir da revoluo copernicana5 finalizada no sculo XX, a linguagem passa a ser considerada, prioritariamente, uma atividade capaz de moldar a realidade e no simplesmente uma representao de fatos e coisas. Como buscarei desenvolver neste texto, esta nova viso da lin2 BARROSO, 2006, p. 48. Diversos autores vm contribuindo para a produo de uma nova teoria constitucional de matriz ps-positivista, como por exemplo, Cludio Pereira de Souza Neto. Segundo este autor, as correntes ditas ps-positivistas, mesmo que divergentes em alguns pontos, apiam-se na reabilitao da razo prtica e so aliceradas em compromissos tericos de inspirao lingstico-pragmtica (...). SOUZA NETO, 2006, p. 1. 3 Como argumenta STRUCHINER, a Filosofia da Linguagem ordinria responsvel por uma revoluo na forma de se fazer Filosofia do Direito, uma vez que ela alterou radicalmente o modo pelo qual costumavase encarar a linguagem normativa como um todo. Verbete Filosofia da Linguagem. In BARRETO (org.), 2006. 4 Como esclarece o prprio Habermas, a pragmtica lingstica, teoria por ele desenvolvida em parceria com K.-O. Apel desde a dcada de 1970, apia-se numa concepo fortemente normativa de entendimento mtuo, opera com pretenses de validade discursivamente resgatveis e com suposies sobre o mundo baseadas na pragmtica formal, alm de vincular a compreenso dos atos de fala s condies de sua aceitabilidade racional. HABERMAS, 2004. p. 7. 5 Desenvolvo a tese da revoluo copernicana efetuada pela filosofia da linguagem na seo a virada pragmtica.

172

Rachel Nigro

guagem como ao que vem sendo chamada de concepo pragmtica da linguagem nos impe uma nova forma de encarar os velhos problemas jurdicos, como a clssica distino entre natural e positivo que comanda a Filosofia do Direito da modernidade6. Nesse novo ambiente de reaproximao entre o direito e a filosofia, onde a filosofia da linguagem ordinria ganha terreno, proponho pensar que um ps-positivista digno do nome deve assumir, de um modo ou de outro, as conseqncias da virada lingustico-pragmtica. Isto porque, dentre os motivos do pensamento ps-metafsico, a guinada lingustica aparece como elemento central que permite, por sua vez, uma nova maneira de situar a razo. Como escreve Habermas a respeito da centralidade da linguagem para o pensamento contemporneo:
A linguagem e a realidade interpenetram-se de uma maneira indissolvel para ns. Cada experincia est lingisticamente impregnada, de modo que impossvel um acesso realidade no filtrado pela linguagem. Esta descoberta constitui um forte motivo para atribuir s condies intersubjetivas de interpretao e entendimento mtuo lingsticos o papel transcendental que Kant reservara para as ccondies subjetivas necessrias da experincia objetiva. No lugar da subjetividade transcendental da conscincia entra a intersubjetividade destranscendentalizada do mundo da vida7.

Nesse sentido, a superao do positivismo, tal como pretendida pelo movimento ps-positivista aqui analisado, passa necessariamente por um pensamento ps-hegeliano solto das amarras que o prendiam aos esboos metafsicos da razo, delineados pela filosofia da conscincia8.
6 Como escreve Habermas, a guinada lingstica colocou o filosofar sobre uma base metdica mais segura, livre das aporias da filosofia da conscincia. Habermas, 1990, p. 52, 53. Ou ainda: depois que Frege substituiu a via rgia mentalista da anlise de sensaes, representaes e juzos por uma anlise semntica das expresses lingsticas e Wittgenstein radicalizou a virada lingstica numa mudana de paradigma, as questes epistemolgicas de Hume e Kant poderiam ter assumido um sentido novo, pragmtico(...) Mas a filosofia lingstica tambm se manteve fixa ordem tradicional de explicao. A teoria continua a gozar um primado sobre a prxis, enquanto a representao goza de um primado sobre a comunicao. HABERMAS, 2004, p. 8. 7 HABERMAS, 2004, p. 39. 8 Com efeito, o pensamento ps-metafsico reclama para si um papel bem mais modesto que as grandes narrativas. Segundo Habermas, aps descambar para o irracionalismo no af de criticar o cientificismo positivista, a filosofia contempornea no pode pretender um acesso privilegiado verdade, nem um mtodo prprio ou um campo de objetos prprios, nem mesmo um estilo prprio de intuio. Somente

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

173

Isto porque um pensamento que se intitula ps-metafsico encontra-se comprometido com uma anlise filosfica da linguagem e com os novos desafios que tal perspectiva apresenta9. Deste modo, defendo que a intuio central que atravessa a filosofia do direito contemporneo marcado pela retomada da linguagem, do discurso e da retrica a centralidade da linguagem ordinria na constituio e fundamentao do discurso jurdico, seja para denunciar sua ambigidade e impreciso ou enaltecer sua racionalidade obscurecida pelo paradigma cientificista. No entanto, apesar das inmeras referncias virada pragmtica, grande parte da literatura jurdica permanece alheia s consequncias que este novo momento da filosofia traz para o pensar jurdico-poltico. Com efeito, a premissa subjacente a todos os discursos ditos ps-positivistas e que permanece no tematizada exatamente a dimenso pragmtica da linguagem aberta pela virada lingstica que nos permite reabilitar a razo crtica da modernidade, agora com outra roupagem, comunicativa e discursiva. exatamente essa dimenso performativa da linguagem que pretendo aqui ressaltar em conexo com o novo paradigma ps-positivista. Ao subordinar o ps-positivismo virada lingstico-pragmtica, pretendo acentuar que a reabilitao da razo prtica10 possibilitada pela pragmtica universal habermasiana11 uma conseqncia da valoento poder ela render o melhor de si prpria, a saber, um questionamento universalista, mantido teimosamente, bem como um processo de reconstruo racional que toma como ponto de partida o saber intuitivo, pr-terico, de sujeitos dotados de competncia de falar, agir e julgar ao fazer isso ela despe a anamnese platnica de seu carter no-discursivo. HABERMAS, 1990, p. 47. 9 Entretanto, importante marcar que nem todo pensador que realizou a virada lingstica abandonou as pretenses da teoria do conhecimento, mas apenas traduziu as questes epistemolgicas clssicas colocadas pela filosofia da conscincia nos termos do paradigma lingstico. Como ressalta Habermas, mesmo aps a virada lingstica, o mainstream da filosofia analtica se ateve ao primado da proposio enunciativa e de sua funo de representao. Desse modo, as questes da teoria da comunicao e da ao, da moral e do direito foram consideradas de segunda ordem. HABERMAS, 2004, p. 10. 10 No pretendo entrar aqui na discusso acerca do cognitivismo tico. Habermas realiza uma anlise refinada do cognitivismo e do no-cognitivismo e suas diversas intensidades dentro do cenrio ps-metafsico em Uma viso genealgica do teor cognitivo da moral.HABERMAS, 2002, p. 11. No entanto, vale ressaltar que, no obstante adotar um ponto de vista cognitivista em tica, a verso habermasiana da tica do discurso reconhece mbito mais limitado acerca das possibilidades de uma tica filosfica, acolhendo em parte a perspectiva wittgensteiniana acerca dessas questes (grifo meu). CAVALCANTI MAIA, 2005. 11 Em Aes, Atos de Fala, interaes mediadas pela linguagem e mundo da vida in Pensamento Ps-Metafsico (1990), Habermas enfrenta a questo da virada lingstica que ele chama de guinada pragmtica, mas ainda permanece avesso crtica wittgensteiniana. Ao apelar a uma cosmoviso ou camada profunda de saber no temtico que garante, em ltima anlise, a determinao do sentido do ato de fala, Habermas ainda resiste em aceitar as implicaes das teses do segundo Wittgenstein. No entanto, reconhece que resta um paradoxo, qual seja, a relao entre mundo da vida e linguagem (Habermas, 1990, pg. 93,94). Nesse

174

Rachel Nigro

rizao da dimenso performativa da linguagem em geral. Considerando a influncia da teoria do discurso no pensamento jusfilosfico contemporneo, proponho uma leitura da obra Verdade e Justificao, que rene os escritos filosficos mais recentes de Habermas12, como uma comprovao da influncia da dimenso performativa/comunicativa da linguagem para a fundamentao da nova racionalidade prtica a razo comunicativa que, por sua vez, possibilita a justificao do discurso jurdico contemporneo conhecido como ps-positivismo13. No entanto, pretendo destacar que, para alm da inevitvel inspirao kantiana, onde a noo de razo prtica nos remete ao mundo das normas e capacidade racional de estabelecer regras para a ao humana, a razo prtica habermasiana aponta para o campo da intersubjetividade, da comunicao e da linguagem. Desse modo, a razo prtica que deve ser resgatada, segundo Habermas, a razo comunicativa cujo ambiente prprio a linguagem, especialmente na sua forma discursiva. Assim, a partir de 1970, carregando a herana da crtica frankfurtiana, Habermas opera uma mudana significativa no enfoque da teoria crtica ao fazer a virada comunicativa e trazer para primeiro plano as discusses acerca da razo prtica, ou seja, de um alargamento do campo da racionalidade. Mesmo considerando Habermas um herdeiro direto da Escola de Frankfurt, uma vez que desenvolve os grandes temas da teoria crtica, como a denncia de um mundo crescentemente administrado e a fidelidade ao conceito iluminista de maioridade, Habermas tambm realiza uma ruptura com o pensamento de Adorno14, sobretudo no tocante ao
sentido, os escritos filosficos mais recentes reunidos em Verdade e Justificao (2004) respondem de modo bem mais consistente crtica da filosofia da linguagem de inspirao wittgensteiniana. Nesse texto, a linguagem aparece de modo muito mais forte e o dilogo com a hermenutica de matriz heideggeriana muito mais profcuo. Por exemplo, a noo de Mundo da Vida reaparece em Verdade e Justificao intrinsecamente vinculada linguagem, ou nas palavras de Habermas, linguisticamente estruturado. Ver: Racionalidade Comunicativa e abertura lingstica ao mundo. HABERMAS, 2004, p. 126. 12 Neste volume dedicado a ensaios filosficos, Habermas pretende corrigir certas falhas em sua recepo da virada lingustico-pragmtica. Para tanto, trava dilogo renovado com Heidegger, Wittgenstein e Gadamer. 13 No pretendo afirmar que todo discurso ps-positivista necessariamente habermasiano, mas chamo a ateno para a dimenso lingstica implcita em toda e qualquer reabilitao da argumentao prtica, ou seja, em toda possibilidade de controlar a moralidade de um discurso prtico qualquer, como o discurso jurdico. No interior desse novo panorama ps-metafsico de retomada da filosofia da linguagem, impossvel desconsiderar a influncia de Jurgen Habermas no domnio das cincias sociais. 14 Segundo Rouanet, com a Teoria da ao comunicativa e o Discurso Filosfico da modernidade, Habermas consuma o processo psicanaltico de assassinto simblico do pai: a partir desse momento, a base de sua identidade passa pela ruptura com Adorno. ROUANET, 1987, p. 331.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

175

conceito de razo. Com efeito, Habermas pretende resgatar a esperana no projeto moderno e na fora emancipatria da razo. Mas agora, trata-se de uma razo intersubjetiva, dialgica, fonte de uma nova racionalidade discursiva calcada no poder comunicacional. Como coloca Cittadino, ainda que a modernidade tenha sucumbido diante do Holocausto, no se pode esquecer que o compromisso moderno com a autodeterminao e com a auto-realizao pressupe a capacidade dos indivduos de se apropriarem criticamente de sua histria15. E para que o passado possa se tornar fonte de aprendizado, ou seja, para que possamos refletir sobre as tradies que fracassaram e efetivamente aprender com a histria, preciso apostar no vigor da razo crtica, para alm da razo dominadora e reificante que Adorno e Foucault criticam com toda justia16. A nova razo crtica agora intersubjetiva, comunicativa e discursiva, capaz de filtrar tradies e de romper com os particularismos, visto que ancorada na interao intersubjetiva e na concepo pragmtica da linguagem. Nesse sentido, a nova racionalidade comunicativa apresentada por Habermas pode ser considerada uma tentativa de responder aos crticos da modernidade sem abandonar a inspirao universalista do Iluminismo, sobretudo sem abandonar o compromisso com o poder transformador da reflexo. Mas a pragmtica habermasiana tambm promove um desenvolvimento das teses do segundo Wittgenstein e de outros filsofos analticos permitindo, segundo Danilo Marcondes, uma re-introduo da problemtica da filosofia analtica em outra chave17. Se a linguagem uma forma de ao no real, uma prtica social concreta, ento espera-se que a estrutura da interao social reflita-se na prpria linguagem. Nesse sentido, desde 1968, em seu artigo Trabalho e Interao, bem como na primeira parte de Conhecimento e Interesse de 1973, Habermas busca uma superao da filosofia transcendental kan15 CITTADINO, 2007, p. 59. 16 Como salienta Rouanet, a razo criticada por Adorno e Foucault uma razo monolgica que tende a submeter a totalidade da vida relao cognitiva e instrumental com as coisas. Essa razo monolgica a do sujeito que observa, esquadrinha e normaliza, na linguagem de Foucault; a do sujeito que calcula, classifica e subjuga, na linguagem de Adorno. uma razo parcial e usurpadora que precisa ser criticada, mas que s pode evitar o paradoxo do irracionalismo, se for criticada por uma razo mais rica, incrustada nas estruturas da intersubjetividade comunicativa. ROUANET, 1987, p. 15. 17 MARCONDES, 2000, p. 109. Segundo o autor, a teoria da ao comunicativa capaz de oferecer filosofia da linguagem os instrumentos para a superao de um dilema da filosofia analtica, qual seja, o carter social da linguagem e a questo da ideologia que o acompanha e que compromete a suposta neutralidade dessa corrente filosfica.

176

Rachel Nigro

tiana e do pressuposto da identidade do Eu como unidade originria da conscincia transcendental. Contra essa viso metafsica, lana mo dos escritos do jovem Hegel que prope uma concepo segundo a qual a identidade da conscincia entendida no como originria, mas como resultado de trs dialticas: da representao; do trabalho; da luta pelo reconhecimento ou da vida moral. Todas elas so perpassadas pela linguagem. Assim, a linguagem sofre uma redefinio e passa a ser considerada indissocivel do trabalho e da interao. Segundo essa nova concepo de linguagem, cada afirmao feita por um falante pode ser tomada como parte de um processo interativo que supe ou antecipa uma resposta a ser dada potencialmente por um ouvinte. Desse modo, dizer algo pretender que esse algo possa ser aceito por qualquer falante competente que tenha compreendido o que foi dito. Assim, a identidade do falante e do ouvinte pressupe uma identidade coletiva do grupo social a que ambos fazem parte e que possui regras reconhecidas de justificao das falas. A partir da e considerando a relao indissocivel entre linguagem e mundo da vida, torna-se possvel uma anlise crtica que pretende reconstruir o discurso em geral e o discurso prtico em especial. Vejamos a influncia dessa nova forma de pensar a linguagem no novo cenrio jusfilosfico dito ps-positivista. 2. O ps-positivismo Como venho argumentando, o novo panorama jurdico denominado ps-positivista encontra-se alicerado em uma mudana mais geral no quadro da filosofia contempornea. Segundo Cavalcanti Maia, quatro idias descrevem essa nova configurao filosfica: 1) reabilitao da razo prtica; 2) enfraquecimento da oposio entre a corrente hermenutica e a corrente analtica da filosofia, conduzindo ao conceito de uma hermenutica analtica; 3) incluso de aspectos sociolgicos e histricos nas consideraes de teoria da cincia; 4) aproximao entre a filosofia analtica e a teoria crtica do direito18.

18 Cavalcanti Maia aponta trs nomes centrais deste enfoque: Aulis Aarnio, Aleksander Peczenik e Robert Alexy, em texto pioneiro de 1981.CAVALCANTI MAIA, 2006. O texto pioneiro ao qual o autor se refere : The foundation of Legal Reasoning in Rechtstheorie 12 (1981), Dunker&Humboldt, Berlin.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

177

Apesar da base filosfica ecltica19 e de tratar-se de um conjunto amplo e inacabado de reflexes acerca do Direito20, acredito que o novo ambiente jusfilosfico supra citado merece a nova designao. Isto porque este movimento da filosofia do direito batizado como ps-positivismo promete ir alm da legalidade estrita, sem contudo desprezar o direito posto; rearticular os campos do Direito e da Moral, mas sem recorrer a categorias metafsicas e, sobretudo, reabilitar a razo prtica e a argumentao jurdica. No entanto, o ps-positivismo s pode cumprir sua promessa de superao do positivismo jurdico enquanto modelo dominante no campo jurdico fazendo-se valer da crtica positivista, ou seja, reconhecendo a centralidade do sistema de direitos na estabilizao das democracias contemporneas e os ganhos de eficincia proporcionados pelo sistema positivista, mas tambm abrindo espao para uma renovada racionalidade discursiva capaz de sustentar a pretenso de correo do Direito em bases no metafsicas. Assim, a rearticulao entre direito e moral proposta por vrios integrantes do novo cenrio ps-positivista21, implica na recuperao da razo prtica. Uma vez que a teoria do direito reconhece sua estrutura normativa e no esconde mais sua ntima conexo com a filosofia poltica e moral, surge a exigncia de pensar uma alternativa racional que permita controlar discursos normativos como o discurso jurdico. Dito de outro modo, torna-se imperioso a articulao de uma nova dimenso da razo, de uma renovada racionalidade prtica que afirme sua independncia frente razo instrumental. Retomando meu argumento de modo direto: considero como a principal inspirao do ps-positivismo, apesar de sua variedade de enfoques, a virada lingstico-pragmtica, mesmo quando no reconhecida enquanto tal, ou seja, mesmo quando as implicaes da concepo pragmtica da linguagem no so levadas a srio. Como exemplo de um pensador que realizou a virada, apresento a pragmtica formal de Habermas como uma base filosfica ps-metafsica, lingstico-pragmtica capaz de reabilitar
19 CAVALCANTI MAIA e DINIZ, 2006. 20 BARROSO, 2006. 21 Ronald Dworkin e Robert Alexy so frequentemente rotulados como ps-positivistas, assim como as duas principais referncias da filosofia poltica contempornea: Rawls e Habermas.

178

Rachel Nigro

a razo prtica e possibilitar o resgate discursivo de discursos com pretenso de correo, como o discurso jurdico. Mas para entender esse deslocamento crucial da filosofia contempornea para o estudo da linguagem e algumas de suas implicaes para a teoria do direito, preciso comear pela virada do sculo XIX ao XX e o nascimento de uma verdadeira filosofia da linguagem. 3. A filosofia da linguagem A linguagem somente passa a dominar a cena filosfica a partir do sculo XIX, como uma reao ao idealismo, seja o transcendental de matriz kantiana, seja o absoluto de inspirao hegeliana, bem como ao empirismo psicologista na esteira de John Stuart Mill. Tal movimento da filosofia contempornea rumo a uma crtica da linguagem, redundar no nascimento de uma verdadeira filosofia da linguagem, uma filosofia que tem como concepo bsica a anlise da linguagem e do processo de significao, seja por uma corrente analtica que estuda a linguagem ideal, ou por uma corrente pragmtica, que investiga a linguagem ordinria e seu uso efetivo nos diversos contextos cotidianos22. O que me interessa destacar nesse novo modo de fazer filosofia que, pela primeira vez no pensamento ocidental, a viso platnica do mundo foi questionada na sua raiz, ou seja, no pressuposto de que existe uma separao, e mesmo uma oposio, entre a realidade nua e a representao lingstica dessa realidade. Para a concepo tradicional, de Plato a Husserl, a linguagem compreendida como mero suplemento das idias, incapaz, portanto, de expressar a essncia das coisas23. Geoffrey Bennington expressa tal preconceito filosfico da seguinte maneira:
[T]oda filosofia que coloca para si mesma o mundo e a linguagem como sendo dois reinos separados por um abismo que tem que ser atravessado
22 De modo geral, pode-se identificar duas grandes vertentes desse novo modelo de filosofia: a Escola Analtica de Cambridge (Frege, Russell e o primeiro Wittgenstein) que resultar no positivismo lgico do Crculo de Viena e a Escola de Oxford, tambm conhecida como filosofia da linguagem ordinria (Gilbert Ryle, o segundo Wittgenstein e Austin). Esta segunda vertente, que tambm pode ser caracterizada pela expresso virada lingstica a que me interessa aqui. Ver, a respeito, MARCONDES, 2006. 23 Segundo Danilo Marcondes, a primeira formulao filosfica dessa impossibilidade do conhecimento imediato da realidade encontra-se no dilogo Teeteto de Plato e pode ser resumido no paradoxo do Teeteto. Idem, p. 25.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

179

permanece presa, exatamente no suposto ponto de travessia, no crculo do dogmatismo e do relativismo que ela no consegue quebrar24.

Com efeito, a relao entre a linguagem e o mundo no pode ser explicada logicamente porque o mundo linguagem. A linguagem sempre j anterior a toda pergunta especfica sobre qualquer coisa no mundo. A linguagem abre o mundo, ela tem papel constitutivo na nossa relao com o mundo, mas no um objeto do mundo e, por isso, no podemos simplesmente submet-la s distines tradicionais, como entre realidade e representao. O que parece difcil de entender esta interpenetrao indissolvel, esta contaminao incontornvel entre a linguagem e o mundo. Nosso contato com a realidade encontra-se, desde sempre e desde j, lingisticamente estruturado. No h como escapar da linguagem, no h um fora da linguagem, nem pensamentos pr-lingusticos. Todas as oposies que estruturam nosso pensamento so oposies lingsticas e nada pode ser pensvel sem elas. O mundo da vida, seja ele entendido como o conjunto de referncias possveis, ou como tudo que o caso, ou ainda como rede de interlocuo, esse mundo , ele mesmo, linguisticamente estruturado. Esse estar no mundo, desde sempre e desde j, aparece de forma paradigmtica quando pensamos sobre a linguagem. Somente podemos compreender a nossa existncia atravs de uma lngua particular que, mesmo compartilhando elementos da linguagem em geral, ser sempre relativa determinada comunidade lingstica ou forma de vida. A noo de horizonte de sentido usada pela hermenutica, na esteira de Gadamer, aponta para essa condio humana inescapvel. Pertencemos sempre a um determinado horizonte de sentido formado, em ltima instncia, por significaes compartilhadas. No entanto, por mais prpria que a supomos, a lngua no est nossa disposio, isto , ela no pode ser objetivada completamente, investigada como um objeto inerte, passvel de anlise. assim que, para Habermas, seguindo a trilha aberta por Humboldt e pela Hermenutica, a linguagem abre o acesso ao mundo, mas no ser jamais compreendida
24 We can announce already that any philosophy which gives itself world and language as two separate realms separated by an abyss that has to be crossed remains caught, at the very point of the supposed crossing, in the circle of dogmatism and relativism that it is unable to break. BENNINGTON, 1993.

180

Rachel Nigro

dentro desse mundo25. Por mais inquietante que seja esta constatao, ela uma conseqncia irrecusvel, visto que o nosso estar-a-na-lngua faz com que a linguagem seja mais velha que qualquer sentido possvel. A lngua no um elemento exterior, mas um meio absoluto, diz Derrida. Ela inultrapassvel e incontestvel, no podemos recus-la seno atestando a sua onipresena26. Assim, a virada lingstica aponta para uma filosofia que quer pensar a linguagem e o complexo processo de significao em outras bases. No lugar de uma filosofia centrada na conscincia e no sujeito, presa ao mentalismo e conseqente psicologismo, surge uma filosofia que, atravs de uma investigao sobre o funcionamento da prpria lngua, tenta esclarecer os problemas filosficos tradicionais atravs de uma crtica da prpria linguagem em que tais problemas so elaborados. Dessa forma, prope um novo enfoque para os velhos problemas da metafsica, ao abandonar a noo de que o pensamento algo da ordem da subjetividade. Frege pode ser considerado o precursor desse novo pensamento ao apontar para o descolamento entre sentido e referncia e a consequente independncia entre o sentido de uma expresso e o raciocnio interior mente de um sujeito. Assim, a visada dessa nova forma de investigao filosfica diz respeito anlise do significado, das proposies lingsticas que estruturam o pensamento e no mais dos processos mentais e subjetivos que dominavam o projeto racionalista da modernidade, seja ele de matriz cartesiana, kantiana e mesmo hegeliana. No entanto, uma investigao que faa justia complexidade do fenmeno da linguagem no pode se contentar com a anlise de enunciados lingsticos ou com a forma lgica que estrutura as proposies. Para tentar dar conta do processo de significao, a virada lingstica que busco destacar, para alm da perspectiva analtica, consiste na abertura de uma nova dimenso de compreenso da linguagem, qual seja, a dimenso pragmtica que busca estudar a linguagem cotidiana em ao e no apenas a linguagem ideal e sua estrutura lgica. A pragmtica pretende realizar
25 HABERMAS, 2004, p. 126. 26 Derrida fala de uma espectralidade implicada em toda lngua, visto que no h uma lngua originria ou lngua de partida da qual derivam outras lnguas. Assim, sem referncia fixa, toda traduo traz em si uma inventividade intrnseca, tendo em vista a dissimetria de origem, ou seja, a diviso que corta a lngua e impede qualquer purificao. Toda lngua prpria desde sempre contaminada pelo estrangeiro. DERRIDA, 1996.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

181

uma investigao da linguagem concreta, em pleno funcionamento, e determinar, na medida do possvel, o sentido de uma proposio atravs da anlise da nova unidade de significao, o ato de fala27. O termo pragmtica provm de uma classificao proposta por Morris em 1938 e adotada por diversos pensadores da linguagem, tanto da vertente analtica como da ordinria. Considerando a linguagem humana como um conjunto de signos, Morris divide o fenmeno da significao em trs reas distintas: sintaxe, semntica e pragmtica. Dentro dessa tipologia, a pragmtica definida como a parte da semiologia que estuda a relao entre os signos e seus usurios. Enquanto a sintaxe estuda apenas a relao entre os signos, e a semntica restringe-se a investigar a relao entre os signos e o mundo, o estudo da linguagem sob o ponto de vista pragmtico pretende dar conta da experincia concreta da linguagem, do contexto e dos mltiplos usos da linguagem cotidiana. Tais pretenses desafiam os cnones da ortodoxia analtica e por isso foram excludas da investigao filosfica tradicional. Com forte inspirao na lgica simblica de Frege e Russell, a filosofia analtica aborda a dimenso pragmtica da linguagem como algo que preciso dominar, controlar, visando impedir que os inmeros e indeterminados efeitos do discurso contaminem o processo de determinao do significado. Desse modo, a filosofia analtica se livra do fardo de explicar o processo de significao nos mltiplos contextos de uso dos enunciados, recolhendo-se na cmoda ante sala da semntica. Como coloca Habermas:
[Mesmo] depois da virada lingstica, o mainstream da filosofia analtica se ateve ao primado da proposio enunciativa e de sua funo de representao. A tradio da semntica da verdade fundada por Frege, o empirismo lgico de Russell e do crculo de Viena, as teorias da significao de Quine a Davidson, partem todos da idia de que a anlise da linguagem deve tratar a proposio enunciativa ou a assero como o caso paradigmtico. Com exceo do segundo Wittgenstein e de seus discpulos noortodoxos, a filosofia analtica deu continuidade teoria do conhecimento por outros meios28.

27 Desenvolvo a noo de ato de fala como a nova unidade de significao na sequncia deste texto. 28 HABERMAS, 2004, p. 9.

182

Rachel Nigro

Entretanto, apesar do domnio da filosofia analtica, o novo paradigma lingstico faz com que a tradio filosfica dominante ento reduzida epistemologia encontre seu limite, uma vez que a verdade dos enunciados no pode mais ser compreendida como correspondncia a algo no mundo, sob pena de ser preciso sair da linguagem por meio da linguagem. De fato, a verdade de um enunciado somente pode ser assegurada pela sua coerncia com outros enunciados. Dessa forma, a ambio da filosofia de servir como fundamentao das cincias s pode ser resolvida aps o devido esclarecimento das expresses lingsticas, isto , dos conceitos que utilizamos em nosso discurso, seja ele cientfico ou no. Muito haveria a desenvolver sobre este tema, visto que o pragmatismo inspirado por Peirce abre toda uma nova constelao de pensadores e filsofos da linguagem. No entanto, tendo em vista os limites e objetivos deste texto, que busca compreender a virada lingstica em sua relao com o ps-positivismo e com a reabilitao da razo prtica, apresento a seguir a virada lingstico-pragmtica em estreita relao com a racionalidade comunicativa tal como proposta por Habermas. 4. A virada pragmtica A virada lingsica da filosofia contempornea pode ser entendida em dois sentidos complementares. Frege inaugura o movimento filosfico rumo ao estudo da linguagem, ao criticar o psicologismo e deslocar o foco das investigaes filosficas da conscincia subjetiva para os enunciados lingsticos. Todavia, alm da tradio analtica, cujas investigaes dirigem-se sobretudo para a funo cognitiva da linguagem, a virada lingstica tambm foi efetuada por Wilhelm von Humboldt. Uma vez que os lingistas modernos vem se interessando, cada vez mais, pela genealogia da lingstica29, Humboldt vem sendo identificado, junto a Rousseau, como o pioneiro de uma nova visada sobre o problema da linguagem. Com efeito, Humboldt pode ser considerado o primeiro filsofo a referir-se, explicitamente, dimenso comunicativa da lin29 Em O crculo lingstico de Genebra, Derrida menciona o artigo Cartesian Linguistics de Noam Chomsky, onde este famoso lingista traa uma genealogia da Lingstica e cita, entre os pioneiros, Humboldt e Rousseau. Segundo Derrida, gesto anlogo tambm pode ser encontrado em Jakobson que no texto A la Recherche de lessence du langage, nos remete no apenas para Peirce e Humboldt, mas tambm para Joo de Salisbury, para os Esticos e para o Crtilo de Plato. DERRIDA, 1991, p. 179.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

183

guagem e, nesse sentido, pode ser considerado pioneiro na abertura do campo pragmtico da linguagem, para alm da funo designativa, visto que a sua concepo inovadora no se limita a apontar a caracterstica de abertura de mundo da linguagem, como tambm destaca o seu carter eminentemente comunicativo e, portanto, intersubjetivo e dialgico. Com efeito, Humboldt apresenta a noo de intersubjetividade como um processo dialgico que ocorre na comunicao lingstica, inaugurando, assim, a dimenso comunicativa-pragmtica da linguagem que encontrar, por sua vez, frutfera recepo por parte de diversos autores contemporneos. Lafont considera que, ao apontar o carter constitutivo da linguagem, Humboldt efetua, avant la lettre, o giro pragmtico da filosofia contempornea, que ser desenvolvido mais tarde por autores como G.H.Mead, o segundo Wittgenstein, Ch.Taylor e J. Habermas. Nesse sentido, Humboldt o primeiro a ressaltar que a linguagem apresenta, alm de sua funo cognitiva e expressiva, a funo comunicativa. A linguagem definida como uma ao humana, uma atividade, um processo contnuo que no pode ser analisada como um objeto, mas sim, compreendida pelos falantes que dela participam. Por isso, Humboldt insiste: A linguagem s existe na fala continuada, a gramtica e o lxico so apenas comparveis com seu esqueleto morto30. E prossegue: Uma vez que a linguagem vive na boca do povo, ela uma produo e reproduo progressiva da capacidade geradora de palavras no seu uso cotidiano de fala31. Desse modo, a linguagem s pode existir em sociedade e apenas se desenvolve no uso contnuo da fala que tem lugar na boca do povo. Assim, para Humboldt, a linguagem aparece como condio de possibilidade da intersubjetividade e do dilogo e, portanto, da comunicao entre sujeitos. Escreve Humboldt: A linguagem pertence necessariamente a dois e pertence, na verdade, a todo gnero humano (...), pois todo falar repousa no dilogo (...)32. No entanto, Humboldt no estabelece nenhuma hierarquia entre as funes da linguagem cognitiva, expressiva, comunicativa. Com efeito, escreve Humboldt: Independentemente da comunicao que se estabelece entre os homens, a linguagem constitui
30 HUMBOLDT, VI 148 apud LAFONT, 1993, p. 54. 31 HUMBOLDT, VII 101 apud LAFONT, 1993, p. 55. 32 HUMBOLDT, obras completas, VI 26 apud LAFONT, 1993, p. 59.

184

Rachel Nigro

uma condio necessria que rege o pensamento do indivduo singular no nvel de sua existncia mais solitria33. Humboldt amplia o papel constitutivo da linguagem para alm das dimenses cognitiva e expressiva. A linguagem tambm , eminentemente, comunicao. Nesse sentido, o foco de sua pesquisa dirige-se para a anlise dos pronomes pessoais (eu, tu ele) que, de acordo com suas vastas investigaes empricas, encontram-se em todas as lnguas concretas. Segundo Humboldt, a forma pronominal uma caracterstica universal compartilhada por todos os povos, uma vez que o falar pressupe que o falante (eu) distingua-se frente ao ouvinte (tu ou no-eu) e aos demais. A grande inovao de Humboldt consiste exatamente em tratar a questo da subjetividade no campo da linguagem. Segundo ele, o homem fala, inclusive em pensamento, com outro ou consigo mesmo como um outro34. Uma vez que o eu ou a primeira pessoa do singular somente alcana sua especificidade no mundo social lingisticamente compartilhado ento, no se pode pensar uma individualidade pura, separada do mundo e da linguagem. Assim, o carter irredutvel das primeiras pessoas constitui o fundamento da linguagem, enquanto meio de entendimento que individualiza e socializa ao mesmo tempo. A funo expressivista da linguagem mais essencial que a representacional porque ela abre a possibilidade de um mundo comum, de um espao de interlocuo imprescindvel a qualquer representao. Esta inovao que pode ser encontrada em Humboldt ser incorporada pela discusso filosfica muito tempo depois, especialmente por autores como G.H. Mead, Gadamer, Taylor e Habermas. Este ltimo, por exemplo, destaca as inovaes da obra humboldtiana atravs da anlise da teoria da individualizao de Mead35. Segundo Habermas, Mead o primeiro a incorporar a filosofia da linguagem de Humboldt e seu enfoque performativo da primeira pessoa em relao segunda. Tal enfoque tomado como ponto de partida para a sua crtica da filosofia da conscincia e do modelo de individuao enquanto uma relao objetiva do sujeito consigo mesmo.
33 HUMBOLDT, Humboldt, Sur la diversit de structure du potentiel linguistique de lhumanit, apud HANSEN-LOVE, Ole. 1972. 34 HUMBOLDT, obras completas, VI 26 apud LAFONT, 1993, p. 59. 35 HABERMAS, Individuao atravs de Socializao in Pensamento ps-metafsico, 1990.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

185

Desse modo, apesar de manter certos pressupostos da psicologia funcionalista de John Dewey (Mead pode ser considerado um herdeiro direto do pragmatismo norte-americano), Mead ser o primeiro a explicar o processo de individualizao como um processo eminentemente social e interativo. Como coloca Habermas:
G.H. Mead foi o primeiro a refletir sobre esse modelo intersubjetivo do Eu produzido socialmente. Ele lana fora o modelo da reflexo da autoconscincia, de acordo com o qual o sujeito cognoscente refere-se a si mesmo como um objeto (...) somente Mead foi capaz de nos tirar das aporias da filosofia da reflexo seguindo o caminho de uma anlise da interao, a qual, diga-se de passagem, j est insinuada na doutrina dos costumes de Fichte36.

Assim, a auto-compreenso do selbst no algo adquirido autonomamente, como pressupunha a filosofia da conscincia. A subjetividade sempre foi pensada como um espao interior de representaes que se abre pelo fato do sujeito voltar-se, como num espelho, sobre a sua atividade representacional. No entanto, tal concepo resta presa no crculo da reflexo auto-objetivadora e o sujeito s pode aparecer para si como um objeto, ou seja, como um mim objetivado e, portanto, no mais como sujeito. A novidade da perspectiva humboldtiana e que foi apropriada por Mead consiste em tratar tais aporias da filosofia do sujeito no mbito interativo da linguagem. Como esclarece Habermas, o Eu que aparentemente me foi dado na autoconscincia como sendo o Eu pura e simplesmente prprio esse Eu no me pertence37. Com efeito, o Eu da filosofia da conscincia contm um ncleo intersubjetivo incontornvel, visto que ele surge atravs da rede de interaes mediadas pela e na linguagem. Este mim que aparece na conscincia do sujeito apenas se desprende da contemplao objetivadora quando o sujeito coloca-se na posio de um falante (e no de um observador). Apenas quando fala e, portanto, participa de um dilogo (mesmo se for apenas consigo mesmo), o sujeito aprende a se ver e se compreender na perspectiva social de um ouvinte. Escreve Mead: O Selbst, que est conscientemente perante o Selbst de
36 Idem, p. 204. 37 Ibidem, p. 204.

186

Rachel Nigro

outros, torna-se, pois, um objeto, um outro em relao a si mesmo pelo fato de se ouvir falar e de dar respostas a si mesmo38. Desse modo, diferentemente da objetivao que ocorre na introspeco, onde o sujeito atua como um observador que defronta-se consigo mesmo na terceira pessoa, o enfoque performativo destacado por Mead (e j anunciado por Humboldt) supe a diferenciao entre o Eu e o Tu na relao atual da fala. Assim, na interao comunicativa, o falante defronta-se com seu prprio enfoque performativo como segunda pessoa. Nesse momento, surge um me completamente distinto do Eu que age espontaneamente e distinto do mim objetivado. Ou seja, o falante se percebe como um outro no ouvir-se falar que tem lugar na comunicao. Assim, tal como j anunciado por Humboldt, apenas atravs da fala (do som que o prprio falante escuta ao se ouvir falar), o ator afetado ao mesmo tempo e da mesma maneira que o seu parceiro. Desse modo, o falante influi sobre si mesmo e sua fala tende a ganhar um outro significado, de acordo com a reao do ouvinte. O falante, portanto, reduplica-se, passando para a instncia de um me que acompanha o Eu performativo como se fosse sua sombra. Escreve Mead: Quando perguntamos acerca do lugar onde o Eu da prpria experincia surge diretamente, a resposta a seguinte: como figura histrica. Aquilo que ns ramos instantes atrs, isto , o Eu do me39. E Habermas conclui: Disso resulta que a autoconscincia originria no um fenmeno que habita no sujeito, ou que est sua disposio, mas que gerado comunicativamente40. Dessa forma, o sujeito e sua conscincia deixam de ser o ncleo garantidor da objetividade, sendo substitudos pelos pressupostos lingsticos inerentes comunicao. Desse modo, a linguagem surge como o mbito originrio, ou seja, como a condio de possibilidade de algo como a autoconscincia originria que precisa ser pressuposta para o proferimento de enunciados simples, como as proposies vivenciais destacadas por Wittgenstein: (1) Eu tenho dor de dente; (2) Eu me envergonho; (3) Eu tenho medo de voc41. Tais proferimentos, que funcionam como que dilogos in38 MEAD, Obras, vol. I, 244 apud HABERMAS, 1990, p. 206. 39 MEAD, Esprito, identidade, sociedade, 1968, apud HABERMAS, Individuao atravs de socializao 1990, p. 211. 40 HABERMAS, Individuao atravs de socializao 1990, p. 211. 41 WITTGENSTEIN, Investigaes Filosficas, apud HABERMAS, 1990, p. 211.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

187

ternos, nos remetem para o fato de que a autoconscincia est em dependncia contnua face linguagem, ou seja, ela s surge no encontro com um outro Eu colocado perante o falante no dilogo. Certamente que o Eu estava ciente de que sentia dor, vergonha ou medo. Mas a comunicao de tais vivncias para si mesmo como um outro faz com que o Eu torne-se me, ou seja, interaja com o outro de mim que s me vem conscincia na fala. Lembrando novamente a afirmao de Humboldt: o homem fala, inclusive em pensamento, com outro ou consigo mesmo como um outro42, percebemos que a primeira pessoa do singular desempenha um papel chave na abertura da dimenso pragmtica e comunicativa da linguagem. Uma vez que toda fala, enquanto expresso (que irredutvel funo de representao), inaugura um mundo comum entre os interlocutores (mesmo que seja do falante consigo mesmo enquanto segunda pessoa), a dimenso comunicativa da linguagem no pode ser resumida apenas comunicao de sentido. Como destaca Taylor, para alm da designao e da representao, a linguagem, enquanto expresso, abre um espao pblico, inaugura um entre nous, forja uma cumplicidade entre o falante e ouvinte, mesmo que a expresso no comunique nada que o outro ainda no soubesse43. Dessa forma, a lingstica humboldtiana inaugura a investigao da linguagem ordinria, enquanto uma forma de ao e no de descrio do real, levando em considerao, sobretudo, o uso que fazemos da linguagem nos diferentes contextos. Nesse sentido, pode-se afirmar que Humboldt abriu um novo campo de estudo sobre a linguagem que reaparecer em autores ditos pragmticos como o segundo Wittgenstein e John Austin. O segundo Wittgenstein , sem dvida, um marco dessa nova filosofia pragmtica da linguagem, visto que efetua uma radicalizao da filosofia fregeana44 e abandona o projeto logicista empreendido no Tractatus Lgico-Philosophicus, na esteira de Frege e Russell. Nas Investigaes
42 HUMBOLDT, obras completas, VI 26 apud LAFONT, 1993, p. 59. 43 TAYLOR, 1985, p. 264. 44 J no Tractatus, Wittgenstein havia alargado a esfera da proposio para alm da assero verdica ou inverdica, visto que a proposio uma figurao da realidade e entender uma proposio significa saber o que o caso se ela for verdadeira. Wittgenstein, Tractatus Logico-philoshopicus, 4.021 e 4.024. No entanto, nas Investigaes, a proposio deixa de ser um modelo fixo e exato dos fatos do mundo e passa a ser concebida como uma forma instvel de representao passvel de reformulao. WITTGENSTEIN, Investigaes Filosficas, 1996.

188

Rachel Nigro

Lgicas, obra escrita aps a virada, Wittgenstein reconhece a ingenuidade de sua primeira obra que buscava determinar logicamente a estrutura da linguagem. Nesse sentido, faz uma crtica ao mtodo analtico e, explicitamente, a si mesmo, ao escrever: interessante comparar a variedade de instrumentos da linguagem e seus modos de aplicao, a variedade das espcies de palavras e de frases com o que os lgicos disseram sobre a estrutura da linguagem (inclusive o autor do Tratado Lgico-Filosfico)45. No entanto, como destacam vrios comentadores de Wittgenstein46, a virada realizada entre o Tractatus e as Investigaes, no significa o abandono das questes levantadas na primeira obra mas, sobretudo, um aprofundamento e uma mudana de perspectiva sobre os mesmos problemas. Apesar de Wittgenstein reconhecer a existncia de graves erros na sua primeira obra, ele tambm nos adverte, no Prefcio das Investigaes, que seus novos pensamentos s podero ser compreendidos se considerados por oposio ao seu velho modo de pensar e mantendo-o como pano de fundo47. Assim, mesmo considerando a evoluo de seu pensamento, a questo crucial que domina seus escritos permanece a mesma: o problema da linguagem. Para Wittgenstein, a concepo da linguagem estabelecida por Santo Agostinho nas Confisses determinou uma imagem da essncia da linguagem humana que domina a metafsica ocidental. A concepo agostiniana da linguagem, escreve Wittgenstein, entende que as palavras denominam objetos as sentenas so os liames de tais denominaes. Nesta imagem da linguagem encontramos as razes da idia: toda palavra tem um significado. Este significado atribudo palavra. Ele o objeto que a palavra designa48. Encontramos a, portanto, a tese metafsica por excelncia, j esboada por Aristteles49 e repetida por toda a tradio filo45 WITTGENSTEIN, Investigaes Filosficas, op. cit. pg. 27. 46 ARLEY, 2000. Wittgenstein os labirintos da linguagem, Ed. Unicamp, Campinas, 2000. 47 WITTGENSTEIN, Investigaes Filosficas, p. 12. 48 WITTGENSTEIN, Investigaes Filosficas, p. 15. 49 importante notar que Aristteles faz referncia dimenso comunicativa da linguagem. No entanto, a passagem privilegiada pela tradio filosfica foi a de De Interpretatione I, 16, onde Arsitteles estabelece a concepo da linguagem que dominou a filosofia ocidental at Kant. Heidegger cita esta famosa passagem no texto A essncia da linguagem: De um lado, os sons da voz so smbolos das disposies da alma, de outro, as marcas escritas o so dos sons da voz. E assim como as letras no so as mesmas para todos, do mesmo modo tambm os sons. So idnticas em todos as disposies da alma, das quais os sons so os pri-

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

189

sfica ocidental, qual seja, a de que as palavras colam-se, como etiquetas, s respectivas referncias. De uma forma ou de outra, ambas postulam a existncia de entidades mentais inatas que explicam, por sua vez, a nossa capacidade de estabelecer a comunicao pela linguagem. Tais entidades constituiriam o prprio contedo conceitual presente na comunicao. Nas Investigaes Wittgenstein articula uma crtica devastadora ao mentalismo, seja em sua vertente aristotlica ou agostiniana, atravs da anlise da noo de querer-dizer (meinem, segundo a traduo corrente). A noo de inteno inerente ao ter em mente, frequentemente usada para determinar o significado de uma expresso, apela para algo como um pensamento interior, um estado mental solipsista que captaria significaes independentemente da linguagem. Assim, existiriam entidades mentais independentes das palavras sobre as quais poderamos aplicar a linguagem. Tais entidades so, por vezes, definidos como vivncias, ou seja, como estados mentais que se repetem e retornam, idnticas a si prprias, em determinadas situaes. Uma vez que tais estados mentais so sempre os mesmos e possuem caractersticas delimitadas, eles podem ser nomeadas por palavras como vivncias, estados intencionais, quererdizer ou desejar. No entanto, replica Wittgenstein, tais termos so to vagos e indeterminados quanto jogo e linguagem. Ou seja, so expresses cujas regras de aplicao deixam em aberto uma enorme margem de impreciso. E ainda pior: quando lanamos mo de expresses como estados mentais, coisas que no podem ser encontradas fora da mente do sujeito, somos obrigados a postular a existncia de um esprito e, assim, duplicamos o reino dos objetos exteriores em um reino de objetos mentais. Escreve Wittgenstein: Onde nossa linguagem nos faz supor um corpo, e no h corpo, ali gostaramos de dizer que se trata de um esprito50. Uma vez que submetemos a expresso ter em mente aos usos que dela fazemos, percebemos que a utilizamos, sobretudo, em situaes de contradio, ou seja, em frases como: no foi isso que eu quis dizer ou no foi essa a minha inteno. Desse modo, tais expresses dizem respeito, na verdade, s regras que fixamos para nosso jogo de linguagem e
meiros signos, assim como so tambm as mesmas coisas, das quais aquelas so imagens. ARISTTELES apud HEIDEGGER, 2003, p.160 50 WITTGENSTEIN Wittgenstein, Investigaes, 36, p. 35.

190

Rachel Nigro

que nos aprisionam51, no nos deixando perceber os usos diversificados que elas podem ter. por isso que Wittgenstein abandona a anlise da proposio como reveladora do significado, tal como entendida no Tractatus52, e dirige sua ateno para unidades de outra ordem que sero, sobretudo, caracterizados por outros critrios. Os novos critrios so, com efeito, fornecidos pelo uso que fazemos da linguagem nos diferentes contextos, ou seja, nas diversas formas de vida de que fazemos parte. No basta que uma proposio seja analisada segundo suas unidades mnimas de significao, como prope Frege, por maior que seja a utilidade de uma tal distino. Uma vez que o significado reside na proposio como um todo, a compreendido a maneira segunda a qual ns a utilizamos efetivamente, ento, o significado da linguagem natural permanecer sempre indeterminado, ou melhor, sua determinao depender, em ltima anlise, do uso que fazemos dos enunciados. Para dar conta das variadas formas de expresso lingstica, Wittgenstein cunha o termo jogos de linguagem, sobretudo para acentuar o fato de que, em contextos diversos, surgem regras diversas para dar conta do processo de significao. Assim, a funo da linguagem e a sua lgica sempre relativa forma de vida de uma determinada comunidade qual est integrada. O sentido das expresses lingsticas somente pode ser determinado em relao s regras daquele determinado contexto, isto , daquele determinado jogo de linguagem. No entanto, ressalta Wittgenstein, nossos claros e simples jogos de linguagem no so estudos preparatrios para uma futura regulamentao da linguagem (...) Os jogos de linguagem esto a muito mais como objetos de comparao, os quais, por semelhana e dissemelhana, devem lanar luz nas relaes de nossa linguagem53. De modo geral, o que Wittgenstein abandona o af de fundamentao presente no projeto logicista de seus antecessores e que marca ainda a sua primeira obra. Quando ele nos demanda: No pense, mas olhe!54, est referindo-se exatamente multiplicidade efetiva dos usos
51 Ns nos enleamos, por assim dizer, em nossas prprias regras. WITTGENSTEIN, Investigaes, 125, p. 74. 52 4 O pensamento a proposio com sentido. 4.001 A totalidade das proposies a linguagem. WITTGENSTEIN, Tractatus Lgico-philosophicus, p. 165. 53 WITTGENSTEIN, Investigaes Filosficas, 130, p. 76. 54 WITTGENSTEIN, Investigaes, 66, p. 51.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

191

da linguagem, que no pode ser unificada pela lgica e pelas fices metafsicas que ela cria, sempre em nome da determinao do significado e, portanto, do conhecimento. nesse sentido que o mundo do Tractatus55, um ancoradouro firme e slido onde os fatos tem lugar, ser substitudo pela noo de forma de vida. O apoio na estrutura fixa dos fatos que estabelecia o elo com a forma lgica da linguagem e permitia a determinao do significado no pode mais ser mantida. A linguagem no ser mais compreendida como um mecanismo referencial, mas a partir da multiplicidade de usos que podem ser feitos das palavras e enunciados. Isso no significa dizer que o mecanismo referencial abandonado, mas sim situado no interior de um dos usos possveis da linguagem, ou seja, em um determinado jogo de linguagem.
Assim, toda e qualquer determinao do significado de uma expresso provisria e parcial, visto que dependente do contexto e das regras do jogo de linguagem em questo. Uma vez que a significao de uma palavra resulta das regras de uso seguidas nos diferentes contextos de vida, ento, falar uma lngua implica a participao em uma determinada forma de vida, no compartilhamento de significaes, no pertencimento a um determinado contexto ou mundo da vida. Uma vez que os diferentes usos que fazemos da linguagem encontra-se imbricada com atividades extralingisticas que so, por sua vez, envolvidas pela linguagem, ento, a investigao do uso que fazemos da linguagem ordinria significa tambm uma investigao do sentido da nossa experincia. E a palavra jogo utilizada por Wittgenstein procura expressar exatamente essas atividades ou formas de vida que escapam a qualquer determinao lgica, sinttica ou semntica.

nesse sentido que Wittgenstein radicaliza o descolamento entre sentido e referncia iniciado por Frege. A significao lingstica tornase, a princpio, independente dos fatos e a referncia, por mais abstrata e formal que seja concebida, no ter mais privilgio sobre outros mecanismos de determinao do sentido. O processo de significao desvincula-se, assim, do modelo referencial. Trata-se agora de investigar como a linguagem engendra a significao mesmo na ausncia de qualquer referncia. Portanto, trata-se de investigar as diversas formas de
55 1 O mundo tudo que o caso. Tractatus, p. 135.

192

Rachel Nigro

vida nas quais os jogos de linguagem tm lugar, atravs de noes vagas como semelhana de famlia. Percebe-se, portanto, que Wittgenstein substitui termos precisos da lgica, como fato, referncia e significado, por expresses metafricas, como jogo de linguagem e propriedade de semelhana de famlia. Sem dvida, tais termos irritam profundamente os lgicos e suas demandas de rigor e exatido conceitual. Mas as metforas se multiplicam no texto wittgensteiniano e exercem um papel importante na sua reflexo. Afinal, sobre aquilo que no podemos falar, devemos agora refletir. E as ligaes analgicas so as mais apropriadas para essa nova forma de reflexo. Com efeito, as metforas consistem, para Wittgenstein, em meios precisos para caracterizar imprecisamente aquilo que , por essncia, impreciso, a saber, o precesso de significao. Afinal, os conceitos no so independentes de nossa ao e apenas ganham consistncia e sentido na medida em que esto inseridos numa determinada forma de vida, ou seja, na medida em que so relativos aos usos que deles fazemos. A exatido conceitual torna-se, assim, um atributo do uso. Esta , portanto, a virada pragmtica de Wittgenstein: o significado de um enunciado depende do uso que fazemos dele nos diversos contextos. A noo de uso exerce, assim, a funo de fundamento sem fundamento da significao e a investigao filosfica deve orientar-se para a descrio de tais usos, ou seja, das regras segundo as quais empregamos as palavras. Uma vez que os usos da linguagem fazem parte de formas de vida, que possuem regras e instituies previamente determinadas, compete ao filsofo descrever os usos possveis, sempre atento s suas especificidades e peculiaridades. Nesse sentido, se h uma tarefa da filosofia, esta consiste em liberar os significados abafados e reprimidos pelo hbito, ao mesmo tempo em que realiza uma terapia do pensamento ao revelar pseudo-problemas que ns mesmos criamos no uso cotidiano da linguagem. Assim, escreve Wittgenstein: No existe um mtodo em filosofia, o que existe so mtodos, por assim dizer, diferentes terapias56, ou ainda: A filosofia de fato simplesmente expe tudo e no esclarece, nem deduz nada. Uma vez que tudo se encontra em aberto, no h tambm nada para esclarecer57.
56 WITTGENSTEIN, Investigaes Filosficas, 133, p. 77. 57 WITTGENSTEIN, Investigaes Filosficas, 126, p. 75.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

193

Desse modo,Wittgeinstein e sua investigao do uso comum da linguagem, tal como preconizada nas Investigaes Filosficas, constitui uma das portas de entrada para a filosofia pragmtica da linguagem. Mas ela tambm foi desenvolvida, desta feita de modo mais sistemtico e tendendo a uma maior formalizao, pela Escola de Oxford, especialmente na figura de John Austin. A partir das dcadas de 1950 e 60, ambas combinaram-se rumo abertura da dimenso performativa da linguagem58. Austin realiza a virada lingstica ao propor a noo de ato de fala como unidade de significao e ao subtrai-lo da autoridade do valor de verdade exigida do enunciado em sentido clssico. Um ato de fala acima de tudo uma performance que vai alm do mero proferimento lingstico e pode at mesmo, em certas ocasies cotidianas, prescindir de palavras. Da que as categorias usadas para avaliar um enunciado no servem para pensar a linguagem concreta, ou seja, a linguagem enquanto ao. E, sobretudo, atos de fala, enquanto performances ou atos performativos, no podem ser aferidos pelo crtrio de verdade ou falsidade. Um performativo no verdadeiro ou falso, mas possui uma determinada fora (ilocucionria e perlocucionria). O performativo uma comunicao que no se limita essencialmente a transportar um contedo semntico. Portanto, o que importa destacar que, acima de tudo, a noo de performativo no designa o transporte de um contedo de sentido, como se a linguagem fosse um simples veculo da inteno do falante. Segundo Derrida, a grande originalidade da teoria de Austin, consiste na noo de fora performativa transmitida pelo ato de fala. Diz Derrida:
[O] performativo no tem o seu referente (mas aqui esta palavra no convm sem dvida, e constitui o interesse da descoberta) fora de si ou, em todo caso, antes de si e face a si. No descreve qualquer coisa que exista fora da linguagem e antes de si. Produz ou transforma uma situao, opera59.

58 Segundo Danilo Marcondes, a chamada Escola de Oxford tem como principais representantes A.J. Ayer, J. Wisdom, G. Ryle e J.L. Austin, cujos trabalhos foram publicados a partir da dcada de 1930, podendo-se incluir mais tarde P. F . Strawson, S. Hampshire, J. O. Urmson e R. Hare, dentre outros. O artigo de Ryle Expresses sistematicamente enganadoras anterior aos primeiros trabalhos do segundo Wittgenstein, cujas idias s chegam a Oxford no final da dcada de 1930. In MARCONDES, 2006. 59 Derrida, Assinatura, Acontecimento, Contexto in Margens da Filosofia, p. 363.

194

Rachel Nigro

Desse modo, o sucesso de um ato de fala vai muito alm dos elementos lingsticos utilizados ou da veracidade das proposies. A felicidade de um performativo depende essencialmente de sua fora e dos elementos contextuais. Desta forma, a teoria dos speech acts revela que um performativo no realmente verdadeiro nem falso, uma vez que no descreve um fato. Um performativo feliz ou infeliz, dependendo das circunstncias e das conseqncias do ato. Assim, a noo de ato de fala desenvolvida por Austin revela exatamente a dimenso performativa da linguagem, ou seja, a compreenso da linguagem no apenas como representao do real, mas como um movimento original, uma ao cuja performance constitui o real. Escreve Austin:
[Q]uando examinamos o que devemos dizer e quando devemos faz-lo, que palavras devemos usar, em que situao, no estamos examinando simplesmente palavras (ou seus significados, seja l o que isso for), mas sobretudo a realidade sobre a qual falamos ao usar essas palavras (...)60.

Assim, ao investigar a linguagem em seu uso concreto, no se faz apenas uma anlise lingstica, visto que no se separa a linguagem da realidade sobre a qual ela fala, como se se tratassem de duas realidades distintas. O uso da linguagem uma forma de ao no real e no uma mera descrio da realidade. O exame do uso da linguagem implica no exame da prpria experincia do real, uma vez que a linguagem ordinria o horizonte ltimo em que a experincia se constitui. Desse modo, um dos objetivos principais da anlise do ato de fala consiste em revelar a fora do ato realizado, o seu poder de persuaso, mobilizao, transformao, enfim, operao. Uma vez que a linguagem compreendida como uma ao e no apenas representao da realidade, no mais possvel reduzi-la a um conjunto de enunciados, cuja estrutura subjacente poderia ser revelada pela investigao lgica. Desse modo, nos termos da pragmtica, tal como apresentada por Austin, a unidade de significao no mais a proposio lingstica, mas o ato de fala, uma ao que se desenrola necessariamente no interior de um determinado contexto e cujo sentido no pode ser determinado de modo absoluto. A variao contextual ir sempre contaminar a determi60 AUSTIN, A Plea for excuses, p. 182 apud MARCONDES, 2006, p. 45.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

195

nao do sentido. Austin reconhece que o mapeamento ou a explicitao completa das regras que comandam a linguagem natural uma tarefa inexeqvel. No entanto, ainda cede ao impulso analtico e prope uma anlise do ato de fala total, como constitudo por trs dimenses: a) o ato locucionrio representa a dimenso lingstica estritamente considerada, ou seja, as proposies utilizadas na fala e sua relao com o mundo; b) o ato ilocucionrio o ncleo do ato de fala, pois representa a fora performativa propriamente dita daquela fala, ou seja, o potencial de operao que possui aquele ato; c) o ato perlocucionrio seria o momento final, ou seja, as conseqncias do ato. A dimenso ilocucionria do ato de fala representa exatamente a fora performativa da linguagem. A princpio, Austin reservou uma classe de atos que ainda poderiam ser analisados de modo tradicional, ou seja, apenas como atos locucionrios, visto que constatavam fatos ou estados de coisas sujeitos ao critrio de verdade enquanto correspondncia ao real. Estes seriam atos puramente constatativos. No entanto, j nas ltimas conferncias publicadas em How to do things with words, Austin reconhece a fraqueza da distino entre constatativos e performativos, visto que a fora performativa atravessa a linguagem em geral. Desse modo, Austin estende a noo de performance para a linguagem como um todo e o ato ilocucionrio passa a ser o ncleo da dimenso performativa61. Da a possibilidade de intercambiar termos como ato de fala, ato ilocucionrio, performativo e fora performativa. Considerando as inovaes trazidas por Wittgenstein e Austin, podemos resumir de modo direto: a linguagem uma forma de ao. No se sustenta mais a separao entre o estudo da linguagem e o estudo do agir humano, visto que nossa capacidade de conhecer no pode mais, como supunha o mentalismo, ser analisada independentemente da capacidade de agir e falar, pois ns, tambm enquanto sujeitos cognoscentes, sempre j nos encontramos no horizonte de nossas prticas do mundo da vida 62. A anlise crtica da linguagem torna-se, assim, pressuposto de todo discurso filosfico rigoroso, visto que a filosofia da linguagem realizou
61 Uma vez que percebemos que o que temos que examinar no a sentena, mas o ato de emitir um proferimento numa situao lingstica, no se torna difcil ver que declarar realizar um ato. AUSTIN, Quando dizer fazer, Conferncia XI. 62 Ou seja, dentro dos jogos de linguagem de nossas formas de vida. HABERMAS, 2004, p. 38.

196

Rachel Nigro

uma descoberta, qual seja, a de que nos negado um acesso direto, no mediatizado pela linguagem, realidade nua63. A crtica ps-estruturalista da razo, muitas vezes identificada como ps-moderna64 ancora-se em parte sobre essa constatao: uma vez que a linguagem criadora de mundo, ou seja, uma vez que so as expresses lingsticas que fornecem sentido realidade, torna-se insustentvel qualquer tentativa de interpretar toda a realidade atravs de um metadiscurso que abarque todos os variados jogos de linguagem existentes. Certamente um metadiscurso apenas mais um jogo de linguagem que no conhece (ou no reconhece) a infinidade de outros jogos, de outras formas narrativas de interpretar a realidade. Essa crtica, frequentemente descartada como relativista, no pode ser facilmente contornada sem algum tipo de apelo metafsico. Assim, aps a virada lingstica, todo discurso que se pretende rigoroso deve justificar sua posio, ou seja, reconhecer de onde fala e colocar em questo sua noo de verdade. Vejamos at que ponto a pragmtica de Habermas responde a tais exigncias da filosofia contempornea da linguagem. 5. A pragmtica universal A resposta de Habermas virada lingstica da filosofia contempornea constitui-se no desenvolvimento de uma pragmtica universal. A passagem da filosofia da conscincia para a filosofia da linguagem exige uma nova forma de entender a racionalidade em geral e a razo prtica em particular. Ao enfatizar a intersubjetividade e a comunicao enquanto troca lingstica dirigida ao entendimento, Habermas responde a essa exigncia da filosofia ps-metafsica, mas mantm, contudo, uma concepo fortemente normativa de entendimento mtuo que opera com pretenses de validade discursivamente resgatveis e com suposies sobre o mundo baseadas numa pragmtica formal, alm de vincular a compreenso dos atos de fala s condies de sua aceitabilidade racional65.
63 HABERMAS, 2004, p. 8. 64 Diversos autores so rotulados como ps-modernos, frequentemente de modo pejorativo, tendo em vista a associao entre ps-modernismo e relativismo de sentido. No cabe aqui trazer tona essa discusso, mas deixo registrado que o ps-moderno compartilha algumas teses da filosofia pragmtica da linguagem, assim como o ps-positivismo. Por exemplo, a crtica ao fundamento e a nfase no estudo dos performativos so temas comuns a ambas correntes, por mais variados que sejam seus interlocutores. 65 HABERMAS, 2004, p. 7.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

197

Para responder crtica relativista e ainda defender uma concepo pragmtica da linguagem que aspira por universalizao, Habermas lana mo de uma nova teoria da verdade. Desse modo, no a linguagem que erigida ao patamar de novo fundamento, como se a razo agora habitasse a linguagem, mas sim a noo de verdade que revista. Ao invs de correspondncia com a realidade, a verdade agora entendida em sua conexo incontornvel com a justificao. Assim, sem abandonar o ideal de correo necessrio para a fundamentao de normas e juzos morais ou seja, a adeso ao cognitivismo tico Habermas argumenta que o conceito de verdade no mais se associa assertibilidade ideal, mas sim, ao convencimento e justificao pragmtica. Pois,
a argumentao permanece o nico meio disponvel para se certificar da verdade, porque no h outra maneira de examinar as pretenses de verdade tornadas problemticas [...] No trato prtico com um mundo objetivo suposto como idntico e independente, os atores dependem de certezas de ao. E estas implicam, por sua vez, que se tenham por absolutamente verdadeiras aquelas opinies que governam a ao. No pisamos em pontes cuja esttica nos parece duvidosa [...] apenas com a transio da ao para o discurso que os participantes adotam uma atitude reflexiva e, luz das razes pr e contra apresentadas, disputam pela verdade tematizada de enunciados controversos66.

Desse modo, como parece apontar Habermas, assumir as teses da virada lingstica no significa necessariamente condenar a filosofia ao relativismo, ou seja, no implica renunciar a aspiraes universalistas. Ao contrrio, a crtica lingustico-pragmtica, tal como foi recebida e desenvolvida por Habermas, desloca a questo do sentido da conscincia subjetiva/monolgica para a linguagem intersubjetiva/dialgica e, com isso, tenta escapar do relativismo do sentido sem recair na busca de um fundamento ltimo67.
66 HABERMAS, 2004, p. 49. 67 Uma posio fundacionalista em filosofia nos remete idia de que a filosofia pode demonstrar a validade universal e absoluta de alguma concepo, seja no campo do conhecimento ou da moralidade. A respeito do universalismo no-fundacionalista, ver WHITE, A non-fundationalist universalism, 1988, p. 129.

198

Rachel Nigro

Habermas enfrenta tal virada paradigmtica atravs de uma releitura pragmtica da filosofia kantiana. Desse modo, afirma que o pragmatismo de inspirao kantiana a resposta a uma conseqncia inquietante da virada que conduz da filosofia da conscincia da linguagem68. Assim, a virada lingstica adquire significado na formulao de uma teoria do agir comunicativo e da racionalidade que sirva de fundamento para uma teoria crtica da sociedade e abra o caminho para uma concepo da moral, do direito e da democracia ancorada na teoria do discurso69. De fato, h crticas pertinentes que apontam a inconsistncia de uma pragmtica, necessariamente situada, com o universal, ainda que apenas formal. No entanto, o que quero destacar na argumentao habermasiana especialmente a importncia dedicada questo da linguagem e da virada pragmtica enquanto momento crucial da filosofia, e como a noo de racionalidade comunicativa tenta responder a essa virada copernicana sem abandonar as questes centrais da filosofia prtica, como a moral e o direito. Buscando pensar uma nova teoria que desse conta das transformaes trazidas pela filosofia da linguagem, a partir de 1970, Habermas volta sua ateno para filsofos como Wittgenstein, Austin, Searle e Grice, a fim de desenvolver a noo de racionalidade comunicativa que ser, por sua vez, fundamento para a teoria do discurso70. Seus textos filosficos mais recentes indicam claramente uma reinterpretao da hermenutica de matriz heideggeriana e uma abertura maior para o dilogo com antigos opositores, como o segundo Wittgenstein e o prprio Heidegger71. De modo geral, Habermas compartilha a tese central esboada por Austin, qual seja, a de que todo proferimento lingstico uma forma de agir que pressupe uma relao entre dois ou mais falantes, isto , que pressupe uma relao intersubjetiva. Assim, certo que a linguagem serve para des68 HABERMAS, 2004, p. 38. 69 HABERMAS, 2004, p. 8. 70 MARCONDES, 2005, p. 37. 71 A fora de abertura ao mundo prprio da linguagem no racional nem irracional; como condio de possibilidade de um comportamento racional ela , em si, a-racional. O idealismo filosfico, de Plato a Heidegger, passando por Kant, sempre viu o logos em atividade na fora totalizante da interpretao de mundo produzida por meio de contedos lingsticos. Na verso kantiana do paradigma mentalista, a razo sempre foi considerada a capacidade das Idias, embora a fora formadora de mundo dessas idias fosse concebida como uma operao totalizante do sujeito transcendental. A dificuldade de se desprender do idealismo, at mesmo no paradigma lingstico, vista em Heidegger (...). Apenas uma virada pragmticolingustica sobriamente realizada permite avaliar a fora da linguagem de formar e articular um mundo das pretenses de conhecimento. HABERMAS, 2004, p. 129.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

199

crever o mundo, mas no pode ser reduzida sua dimenso representativa, tal como priorizado pela filosofia da conscincia. A passagem para uma filosofia da linguagem ou, em outros termos, a virada lingstico-pragmtica iniciada de modo inequvoco pelo segundo Wittgenstein, desloca todas as questes filosficas para o campo da linguagem enquanto comunicao, enquanto interao e entendimento entre sujeitos. Habermas propem ento deslocar a racionalidade antes centrada no sujeito para a linguagem e seus constituintes elementares, ou seja, os atos de fala. A maior dificuldade na formulao de uma teoria dos atos de fala consiste exatamente na impossibilidade de determinar todos os elementos contextuais que influenciam na determinao do significado do proferimento e que permanecem, na maior parte dos casos, implcitos. Por exemplo, o papel do falante no contexto, a existncia de normas e procedimentos, o efetivo reconhecimento de tais normas e procedimentos pelos praticantes, as intenes ou objetivos declarados (e no declarados) dos falantes, e assim por diante. Afinal, como controlar o contexto e garantir a estabilidade do significado? nesse momento que aparece a noo implicatura conversacional proposta por Henry Paul Grice. A troca lingstica essencialmente dialgica, ou seja, ela pressupe que o falante e o ouvinte compartilham certos pressupostos por fazerem parte de um mesmo jogo de linguagem e, desse modo, esto familiarizados com as crenas, hbitos e prticas um do outro. Assim, apesar da dificuldade em determinar o significado de um ato de fala, Grice prope uma reconstruo dos aspectos intencionais presentes na constituio da sua fora ilocucionria, no intuito de interpretar uma expresso lingstica levando em conta seu contexto de uso. Assim, a considerao do contexto decisiva para a interpretao; o contexto que fornece os elementos que possibilitam ao ouvinte interpretar o falante de uma maneira ou de outra. Esse mtodo de determinao do significado baseia-se na noo de implicatura conversacional, ou seja, um tipo especial de inferncia que ocorre na comunicao e que difere da implicao lgica por ter regras prprias e por seu maior grau de informalidade. As implicaturas conversacionais dependem fundamentalmente do contexto em que uma sentena est sendo proferida por um falante com a inteno de comunicar algo a seu interlocutor72.
72 MARCONDES, 2005, p. 31.

200

Rachel Nigro

A reconstruo das intenes do falante crucial na medida em que pretende revelar significados e intenes para alm do que foi explicitamente proferido pelo falante. A questo que surge a exatamente o mesmo dos atos de fala indiretos, ou seja, como reconhecer uma inteno implcita, no formulada pelo falante? O mtodo proposto por Grice pretende servir para reconstruir o processo de significao indireta e, assim, dar conta do problema pragmtico do significado. Seu ponto de partida a concepo da linguagem como um fenmeno essencialmente dialgico e a troca lingstica, ou seja, a interao entre falante e ouvinte, como uma relao regida por um princpio de cooperao. Falamos para sermos entendidos. A partir da, Grice cria um modelo de como deveria funcionar a interao lingstica e prope uma definio da concepo cooperativa da linguagem: Faa sua contribuio conversacional tal como requerida, no momento em que ocorre, pelo propsito ou direo do intercmbio conversacional em que voc est engajado. Este princpio geral se desdobra em quatro mximas: quantidade (seja informativo e sucinto); qualidade (no diga o que voc acredita ser falso ou no possa fornecer evidncia adequada); relao (seja relevante); e modo (seja claro, evite ambiguidades, seja breve, seja ordenado)73. Na esteira dos trabalhos de Austin, Searle e Grice, Habermas afirma que a premissa bsica da sua teoria a de que o telos da linguagem o entendimento. Antes de descrever algo como verdadeiro ou falso, um proferimento lingstico quer comunicar algo inteligvel, algo que possa ser compreendido e partilhado por outros sujeitos. Habermas destaca que a inteno do falante no apenas revelar ao destinatrio que p verdadeiro, mas antes disso, ele deseja comunicar o fato que p. Em termos austinianos, o falante persegue o objetivo ilocucionrio de que o ouvinte no s tome conhecimento de sua opinio, mas tambm que compartilhe de sua opinio. E isso somente possvel a partir de uma base comum, a saber, do fato do reconhecimento mtuo de que, ao falar, levanta-se uma pretenso de validade. Ao abrir a boca, levanto uma pretenso de que aquilo que vem a seguir vlido. Ao abrir a boca, o falante faz uma promessa, mesmo quando no pretende cumpri-la. No intuito de revelar as condies da pragmtica universal, Habermas parte da classificao austiniana de atos de fala e busca um ponto em
73 Idem, p. 32, 33.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

201

comum entre eles, ou seja, o que seria a condio de validade universal e necessria de qualquer ato de fala. Apesar das diversas pretenses de validade que ergue cada ato, a sua inteligibilidade, ou seja, a inteno de comunicar um sentido inerente a todo enunciado pode ser entendida como uma funo universal da linguagem. A razo comunicativa aponta, assim, para uma reflexo sobre as condies universais e necessrias para o entendimento (de qualquer coisa). Todo ato de fala apresenta uma condio incontornvel, um pressuposto universal, qual seja, todo ato de fala ergue uma pretenso de validade. Ao resgatar discursivamente uma pretenso (de verdade, correo ou autenticidade), algo que s pode ocorrer intersubjetivamente, nos debates entre sujeitos com competncia comunicativa74, os discursos fundados em argumentos com pretenso de correo universal tornam-se passveis de acordo universal. Essa a aposta habermasiana: calcada na f na razo comunicativa, na capacidade de abertura para o discurso do outro, possvel estabelecer um mnimo comum, uma unidade na diversidade75. Em parceria com Karl Otto Apel, Habermas desenvolve, a partir de tais premissas, aquilo que denominou pragmtica formal, ou seja, uma tentativa de explicar as foras de determinao, favorveis integrao social, inerentes aos atos de fala pelos quais os falantes levantam pretenses de validade criticveis e levam seus ouvintes a tomadas de posio racionalmente motivadas76. Segundo a leitura habermasiana, bastante prxima da hermenutica filosfica tal como elaborada por Gadamer em Verdade e Mtodo77, a condio essencial para o xito de uma comunicao (do agir comunicativo) a interao, a transmisso de um sentido. Assim, apesar das distintas pretenses de validade, dependendo do tipo de ato de fala efetuado, todos partilham de um mesmo fundo ontolgico: a linguagem enquanto
74 Segundo Habermas e com apoio nas teorias de Noam Chomsky e John Searle, a competncia comunicativa um saber formal compartilhado por todos, pois se resume no fato de que todos os falantes podem fazer-se entender mediante razes e compreender as razes que fundamentam o discurso contrrio. 75 Apoiando-se em Austin e Searle, Habermas faz da concepo de fora ilocucionria, a faculdade de convencer pelas boas razes, o nico vestgio da autoridade do sagrado presente em nossas sociedades secularizadas. ROCHLITZ, apud CAVALCANTI MAIA, 2005. 76 HABERMAS, 2004, p. 14 e p. 86. Segundo Habermas, coube a Apel reapropriar-se da tradio analtica e, nessa tarefa, atravs de uma viso marcadamente hermenutica, foi pioneiro na demarcao das convergncias entre as posies de Wittgenstein e Heidegger. 77 Habermas trabalha sua herana gadameriana em Verdade e Justificao, 2004, p. 86 e seguintes.

202

Rachel Nigro

medium de interao, como o local central, o entroncamento entre o falante e os domnios da realidade, a natureza externa, a sociedade, a natureza interna e a prpria linguagem. Esse o mundo natural da comunicao, uma norma de interao social universal. O elo central que nos une a vocao para o entendimento, para a comunicao. Nesse sentido, a pragmtica universal uma tentativa de estabelecer os pressupostos pragmticos sem os quais o jogo da argumentao no funciona. Os argumentos levantados pela tica do discurso demonstram a impossibilidade de se rejeitar determinadas condies, sob pena de ocorrer uma contradio performativa, isto , quando o opositor recorre performativamente a algo que ele mesmo no aceita78. Assim, segundo Habermas, qualquer um que participe de uma prtica argumentativa j deve ter aceito essas condies de contedo normativo. Pelo simples fato de terem passado a argumentar, os participantes esto necessitados a reconhecer esse fato. A comprovao pragmtico-transcendental serve, pois, para nos conscientizarmos do conjunto de condies sob as quais j nos encontramos desde sempre em nossa prtica argumentativa, sem a possibilidade de nos esquivar em alternativas; a falta de alternativas significa que essas condies so de fato incontornveis para ns79. Tais condies permanentes de comunicao seriam a base para um consenso procedimental que permitiria a discusso racional sobre valores, reabilitando a razo prtica intersubjetivamente. Assim, Habermas defende a existncia de uma racionalidade comunicativa no mundo da vida e faz da teoria dos atos de fala e da noo de fora performativa da linguagem a chave para uma nova teoria da razo. A noo de fora ilocucionria ou fora performativa central na formulao da razo comunicativa, visto que ela depende do poder de convencimento dos melhores argumentos ou das melhores razes. Esse poder de convencimento atravs de argumentos exatamente a fora performativa da linguagem80.
78 A noo de implicatura conversacional que Habermas empresta de Grice fundamental neste momento para compreendermos como que, em certas situaes, os atores mantm a inteno comunicacional (o telos da linguagem), mesmo utilizando-se de proposies sabidamente falsas. 79 HABERMAS, 1989, p. 161. 80 Nesse sentido, esclarece Habermas: A teoria do agir comunicativo destranscendentaliza o reino do inteligvel a partir do momento em que descobre que a fora idealizadora da antecipao nos pressupostos pragmticos inevitveis dos atos de fala, portanto, no corao da prpria prtica do entendimento

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

203

Mas como avaliar se uma pretenso de validade legtima? Nesse momento, nos diz Habermas, a linguagem lana mo de uma outra funo, a discursiva. Alm do agir comunicativo, eminentemente interativo, onde a legitimidade das pretenses de validade no so questionadas, a linguagem tambm tem uma dimenso discursiva onde coloca-se em discusso as pretenses de validade problematizadas. Assim, as pretenses de validade erguidas na interao podem ser resgatadas no discurso81. O direito e suas instituies, como a Constituio, a qual Habermas reserva papel essencial nas sociedades complexas em que vivemos, so discursos que resgatam pretenses de correo perante a sociedade de modo racional, tendo a carta dos direitos humanos como fator de legitimao do Estado democrtico de direito. O nexo interno que se buscava entre direitos humanos e soberania do povo consiste, pois, em que os direitos humanos institucionalizam as condies de comunicao para formar a vontade de maneira poltica e racional82. Desse modo, Habermas faz, a sua maneira, a virada lingstico-pragmtica e aponta para uma filosofia ps-metafsica, porm ainda comprometida com certas promessas da modernidade. A tica do discurso d continuidade ao projeto kantiano de maneira intersubjetiva, isto , todo indivduo deve ter igual oportunidade para articular, livre de qualquer constrangimento, suas opinies, interesses e reclamaes atravs do discurso prtico que servir tambm para resolver conflitos normativos e favorecer o consenso83. Mesmo aceitando teses centrais da filosofia ps-wittgensteiniana, Habermas mantm aceso o ideal iluminista de matriz kantiana conjugando(...) a idia do resgate de pretenses de validez criticveis impem idealizaes, as quais, cadas do cu transcendental para o cho do mundo da vida, desenvolvem seus efeitos no meio da linguagem natural. HABERMAS, 1990, p. 89. 81 A tica do discurso compreende a formao discursiva da vontade como uma forma de reflexo do agir comunicativo e na medida em que exige, para a passagem do agir para o Discurso, uma mudana de atitude (...) A mudana de atitude na passagem do agir comunicativo para o Discurso, que ocorre com a tematizao de questes de justia, no diversa da que tem lugar no caso das questes de verdade (...) Assim como os fatos, as normas sociais podem ser reguladas e aceitas como vlidas ou recusadas como invlidas. HABERMAS, 1985, p. 155. 82 HABERMAS, Sobre a Legitimao pelos Direitos Humanos. In MERLE e MOREIRA (orgs), 2003, p. 71/73 83 HONNETH, Axel. The other of justice: Habermas and the ethical challenge of postmodernism apud WHITE, 1995.

204

Rachel Nigro

o com o pragmatismo e demais contribuies da filosofia pragmtica da linguagem ao afirmar que o proferimento lingstico , ele mesmo, uma forma de ao que serve ao estabelecimento de relaes interpessoais84. 6. Razo comunicativa e discurso jurdico Habermas marca claramente as suas divergncias com correntes que, de formas variadas, se apropriaram da noo de razo comunicativa e dela se serviram para desenvolver teorias no campo do direito. Nesse sentido, no Apndice a Facticidade e Validade publicado em A Incluso do Outro (1996), Habermas mostra-se bastante crtico dos encaminhamentos de sua teoria efetuados por Robert Alexy e Gunther Teubner85. Habermas enfatiza que a aplicao da teoria do discurso, desenvolvida inicialmente para o campo da moral, no pode ser estendida indiscriminadamente para outros domnios. Escreve Habermas: Eu mesmo sempre enfatizei que no se pode estabelecer de maneira falaciosa uma relao entre a prxis discursiva e o procedimento de formao democrtica da opinio e da vontade. Alm do mais, uma compreenso da jurisdio a partir da teoria do discurso no leva de modo algum exigncia de uma democratizao dos tribunais86. Para Habermas, o cdigo jurdico difere dos demais discursos prticos como da moral e da poltica devido a uma especificidade: o cdigo do direito inespecfico demais para ter sensibilidade face lgica dos questionamentos. Desse modo, o discurso jurdico deve a sua competncia reguladora no caso de colises discursivas a essa tradutibilidade generalizada que lhe permite, atravs de procedimentos institucionalizados, selecionar os problemas e traduzi-los na linguagem do direito e de acordo com pontos de vista jurdicos. O discurso jurdico possibilita e mantm intacta a argumentao (seja ela moral, poltica, econmica), ou seja, desencadeia o discurso sem alterar sua lgica interna. a partir da
84 HABERMAS, 2004, p. 9. 85 Quanto a Alexy, Habermas critica o seu entendimento da dimenso deontolgica dos direitos, que lhe permite defender uma distino fraca entre valores e princpios, conduzindo a uma teoria da ponderao de bens. Para Habermas, os direitos desempenham no discurso jurdico o papel de razes ponderveis entre si, mas isso no significa que se possa identificar princpios e valores. Quanto a Teubner, Habermas critica a supervalorizao que este faz do discurso jurdico ao elev-lo ao patamar de metadiscurso. In HABERMAS, 2002, p. 353 e 355 e 363. 86 HABERMAS, 2002, p. 354.

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

205

que a auto-seletividade dos questionamentos passa a funcionar e permite o resgate de pretenses de correo problematizadas. Assim, conclui Habermas, o que existe de especfico no discurso jurdico no reside exatamente no discurso em si, uma vez que direito e moral obedecem ao mesmo princpio discursivo (o princpio da igualdade invocado por Teubner no uma caracterstica exclusiva do direito87) e seguem a mesma lgica de aplicao. A especificidade mesma do direito reside na conformidade jurdica de normas discursivamente fundamentadas e aplicadas que so firmadas politicamente, interpretadas vinculativamente e impostas sob ameaa de sanes estatais. Essas qualidades do cdigo jurdico exigem uma traduo dos argumentos pragmticos, ticos e morais aos quais a Justia possa se referir ao fundamentar suas sentenas88. Nesse sentido, a razo comunicativa que persevera no discurso jurdico no tem funo de fundamentao, mas apenas de integrao dos demais usos lingusticos. Essa forma discursiva baseada na criticabilidade dos proferimentos encontra guarida especial na praxis argumentativa jurdica porque o direito, enquanto prtica institucionalizada calcada em princpios deontolgicos89, pode aspirar a uma tradutibilidade que, por sua vez, tende a propiciar dilogos inter-culturais. nesta peculiaridade pragmtica-comunicativa que o Direito reencontra, na filosofia de Habermas, um novo espao de articulao. Parece que, atravs do discurso jurdico, a incomensurabilidade dos mundos culturais podem se comunicar e, mesmo que minimamente, aspirar por consenso. Entretanto, isso no libera, sob hiptese alguma, a prxis decisria do juiz sob pena de os discursos jurdicos assumirem o papel de discursos paternalistas e substituintes de um auto-entendimento tico-poltico, do qual os cidados estariam sendo privados. Desse modo, discutindo com Robert Alexy, Habermas reafirma o carter deontolgico especfico
87 Teubner considera que a lgica prpria ao discurso jurdico a exigncia da coerncia normativa (regra do precedente) e o questionamento especfico acerca da igualdade, isto , o direito seria o senhor sobre a igualdade e a desigualdade, visto que compete a ele decidir como se deve tratar com igualdade o que igual e com desigualdade o que desigual. Desse modo, ao conciliar discursos irreconciliveis, o direito pode ser elevado ao patamar de um superdiscurso nas sociedades pluralistas contemporneas. 88 HABERMAS, 2002, p. 364. 89 Gisele Cittadino enfrenta a discusso entre sentido teleolgico e sentido deontolgico de validade dos princpios constitucionais no texto Princpios constitucionais, Direitos Fundamentais e Histria. In: PEIXINHO (org.) 2001.

206

Rachel Nigro

das normas jurdicas, isto , o carter de obrigao incondicionada que supera os limites de uma determinada comunidade. Assim, contra a tentativa de relativizao dos valores, Habermas mantm seu universalismo teimoso e reafirma o carter universal dos princpios, ou seja, normas de carter deontolgico, cuja reivindicao normativa incondicional e comum a todos os cdigos binrios de carter obrigatrio. Desta forma, princpios no podem ser tratados como valores e o direito, enquanto intrprete e aplicador de normas, deve manter sua especificidade discursiva, a saber, a de ser um discurso com pretenso de correo que deve justificar suas decises perante uma opinio pblica formada por especialistas (comunidade jurdica) e tambm perante o frum dos cidados. Assim, apesar da teoria do discurso servir de fundamento para o pspositivismo e, consequentemente, para movimento neoconstitucionalista, a reabilitao da razo prtica desenvolvida por Habermas no conduz necessariamente politizao dos tribunais. A abertura lingstica e a possibilidade de se discutir princpios de modo racional no significa que os juzes esto liberados para julgar de acordo com valores, sob pena de recairmos na velha metafsica jusnaturalista. 7. Notas finais Este texto buscou articular trs temas: a centralidade da virada pragmtica para a filosofia contempornea; a sua influncia sobre o pspositivismo e a tentativa de reabilitao da razo prtica sobre bases no metafsicas; a racionalidade comunicativa desenvolvida por Jurgen Habermas como modelo de uma filosofia ps-positivista que realizou a virada lingustico-pragmtica e prope uma concepo de razo prtica destranscendentalizada via filosofia pragmtica da linguagem. Nesse sentido, o ps-positivismo pode ser entendido como um novo momento da filosofia do direito que reflete uma transformao mais profunda ocorrida no mbito do pensamento, qual seja, a virada lingstico-pragmtica. Como procurei argumentar, a filosofia da linguagem e a guinada pragmtica constituem a base filosfica que sustenta as teorias de apelao ps-positivista e nos oferece uma maneira diferente de pensar o direito em sua relao com a justia, o poder e a moral. Nesse cenrio, Habermas aparece como pensador exemplar da rearticulao entre a filosofia agora ps-metafsica, ou seja, filosofia

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

207

da linguagem e a teoria do direito. Desse modo, Habermas pode ser apontado como a fonte de inspirao de grande parte dos jusfilsofos contemporneos, visto que realiza uma apropriao da virada lingsticopragmtica de modo bastante profcuo, permitindo pensar a relao entre o direito e a sociedade em outras bases. Nesse sentido, pode-se afirmar que Habermas oferece guarida ao ps-positivismo ao tentar reabilitar a razo prtica em bases no metafsicas servindo-se, para tanto, da via pragmtica ancorada na virada lingustica iniciada pela filosofia analtica, mas que a ela no se reduz. Entretanto, independentemente da aceitao das teses habermasianas, o objetivo central deste texto foi mostrar que somente uma real compreenso da novidade que a virada lingustica para o pensamento filosfico como um todo que nos permitir reconhecer efetivamente que estamos diante de teses ps-positivistas. A noo de racionalidade comunicativa, tal como formulada por Habermas foi aqui apresentada apenas como uma leitura da razo prtica kantiana em bases no metafsicas. Mas a virada pode nos indicar outras formas de pensar a interao social, o direito e o mundo das normas, talvez fora do modelo kantiano. De qualquer forma, assim como a prpria teoria do discurso deve fornecer suas razes e resgat-las na argumentao, assim tambm qualquer outra teoria que queira propor um modelo de direito e de democracia tambm deve apresentar as suas razes e resgatar suas pretenses. Mas no podemos esquecer que as razes e contra-razes aduzidas no podem mais se ancorar em nenhum fundamento transcendental, sob pena de serem facilmente descartados pela crtica positivista. De fato, muitas das objees formuladas contra o ps-positivismo ou contra a possibilidade de se reabilitar a razo prtica discursivamente, partem de premissas mentalistas para realizar o seu ataque. Muitas das crticas nem podem ser respondidas, visto s fazerem sentido dentro da clausura metafsica da filosofia do sujeito. Esse modelo de pensamento que entende a linguagem como representao do pensamento (idias claras e distintas reunidas pelo Eu transcendental) cria falsos problemas, decorrentes exatamente do entendimento errneo acerca da linguagem e de seu uso. No entanto, tal modelo metafsico de encarar a linguagem, que domina o pensamento em geral e a filosofia ocidental em particular, no um simples preconceito do qual podemos facilmente nos livrar aps uma reflexo crtica a respeito da questo. A forma com que encaramos

208

Rachel Nigro

a linguagem , no fundo, a forma de nosso pensamento. E nosso pensamento, logo, nosso conhecimento encontra-se fraturado por oposies conceituais do tipo sujeito/objeto, subjetivo/objetivo. De fato, grande parte dos estudiosos do Direito ainda no realizaram a virada lingstica. Mesmo juristas que se auto-intitulam ps-positivistas continuam trabalhando dentro do paradigma moderno centrado no sujeito e na conscincia produtora de sentidos. Continuam presos filosofia do sujeito que entende a linguagem como mero instrumento, mero fenmeno exterior ao sentido e, na maioria das vezes, um empecilho ao verdadeiro entendimento. A linguagem sempre acusada de ser vaga, obscura, indeterminada, geradora de confuso e mal entendidos. Como seria bom se pudssemos prescindir dela! Desse modo, a noo de ps-positivismo que tentei aqui desenvolver baseada em Habermas, no pode ser identificada com o ps-moderno, mas deve ser associado com o pensamento ps-metafsico, ou seja, com a rejeio dos fundamentos metafsicos, como Deus, Razo, Esprito absoluto, etc. e com a crtica ps-estruturalista da razo. No interior do paradigma lingstico, a verdade dos enunciados no pode mais ser compreendida como correspondncia a algo no mundo, sob pena de ser preciso sair da linguagem por meio da linguagem. De fato, a verdade de um enunciado somente pode ser assegurada pela sua coerncia com outros enunciados. bom lembrar que a prpria linguagem pode ser erigida ao patamar de fundamento. Da que a maneira mais fcil de entender a passagem da filosofia da conscincia (portanto, subjetiva e monolgica) para a filosofia da linguagem (portanto, intersubjetiva e dialgica), ou seja, a maneira mais fcil de fazer uma virada que no muda de direo, consiste em entender a linguagem de modo ainda metafsico, isto , consiste em colocar a Linguagem (agora com maiscula) no lugar de um novo fundamento. Para que a virada implique realmente num deslocamento, numa transformao na forma de pensar, preciso voltar nossa ateno prpria linguagem e perceber que ela mesma que cria as dicotomias que enclausuram o pensamento. No entanto, a linguagem no se deixa capturar enquanto objeto de estudo. Afinal, como criticar a linguagem servindo-se dela? Por mais impossvel que parea esta tarefa, a dimenso performativa da linguagem e sua relao com a filosofia do direito ressaltada neste

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

209

texto quer chamar a ateno para a abertura de um novo espao de interpretao do direito como um todo. Mais que propor um modelo qualquer de interpretao, preciso re-interpretar o prprio direito enquanto um discurso que constri sentidos e cria mundos. Meu objetivo neste texto resume-se, portanto, em ressaltar a dimenso lingstica do discurso jurdico e as possibilidades que esse novo enfoque oferece para a rearticulao entre a prxis jurdica e a Justia. Acredito que, de modo paradigmtico, o direito assume a dimenso performativa da linguagem e sua fora de constituio de mundo. E recoloca a questo central da filosofia contempornea no campo da deciso prtica: como pensar o direito e a deciso jurdica fora dos cnones da filosofia da conscincia? Referncias bibliogrficas ARLEY. Wittgenstein os labirintos da linguagem, Ed. Unicamp, Campinas, 2000. BARRETO, Vicente. Dicionrio de Filosofia do Direito. Renovar, Rio de Janeiro: 2006. BARROSO, Luis Roberto. Neoconstitucionalismo e Constitucionalizao do Direito, in Revista da Emerj, v. 9, n. 33, 2006. BENNINGTON, Geoffrey. Jacques Derrida. Pg. 103. Chicago: University of Chicago Press, 1993. CAVALCANTI MAIA, Antonio. A distino entre Fatos e Valores e as pretenses Neofrankfurtianas In Perspectivas atuais da Filosofia do Direito. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2005. ________________. O direito constitucional no limiar do sculo XXI: princpios jurdicos e ps-positivismo (prefcio) in PENA de MORAES, Guilherme. Readequao constitucional do Estado Moderno. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2006. CAVALCANTI MAIA e DINIZ. Verbete Ps-positivismo. In: BARRETO. op. cit., 2006. CITTADINO, Gisele. Patriotismo constitucional, cultura e histria. In: Revista Direito, Estado e Sociedade, n. 31, p. 59, jul/dez 2007. DERRIDA, Jacques. O Monolinguismo do Outro. Campo das Letras, Lisboa: 1996. ________________. Margens da Filosofia. Papirus, So Paulo: 1991.

210

Rachel Nigro

HABERMAS, Jrgen. Verdade e Justificao. So Paulo: Edies Loyola, 2004. ________________. Pensamento Ps-Metafsico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990. ________________. A Incluso do Outro. So Paulo: Edies Loyola, 2002. ________________. Conscincia Moral e Agir Comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Universitrio, 1989. ________________. Sobre a Legitimao pelos Direitos Humanos. In Merle e Moreira (orgs.). Direito e Legitimidade, Landy Editora, 2003. HEIDEGGER, A caminho da Linguagem, Rio de Janeiro: Vozes, 2003. HUMBOLDT, Humboldt, Sur la diversit de structure du potentiel linguistique de lhumanit, apud Hansen-Love, Ole. 1972. HANSEN-LOVE, Ole. La rvolution Copernicienne du Langage dans loevre de Wilhelm von Humboldt. Vrin, Paris: 1972. LAFONT, Cristina. La Razn como Lenguaje. Visor Dis, Madrid: 1993. MARCONDES, Danilo. Filosofia, Linguagem e Comunicao. Cortez Editora, 2000. ________________. A pragmtica na filosofia contempornea, Jorge Zahar, Rio de Janeiro: 2005. ________________.Duas Concepes de Anlise na Filosofia Analtica. In: Linguagem e Construo do Pensamento. Casa do psiclogo, So Paulo, 2006. PEIXINHO, (org.) Os princpios da Constituio de 1988. Lumen Juris, Rio de Janeiro: 2001. ROUANET, S.P. tica iluminista e tica discursiva in Habermas 60 anos, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990. ________________. As Razes do iluminismo. So Paulo: Cia das Letras, 1987. SOUZA NETO, Claudio. Teoria Constitucional e Democracia Deliberativa. Rio de Janeiro: Renovar, 2006. STRUCHINER, Noel. Verbete Filosofia da Linguagem. In: BARRETO. op. cit., 2006. TAYLOR, Charles. Theories of meaning in Philosophical Papers I, Cambridge, MA: 1985. WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-philoshopicus. Edusp: So Paulo, 1991

A virada lingustico-pragmtica e o ps-positivismo

211

________________.Investigaes filosficas. Vozes: Petrpolis, 1996. WHITE, Stephen. The recent work of Jurgen Habermas, Cambridge University Press, 1988. ________________.The Cambridge Companion to Habermas. Cambridge University Press, 1995.

Recebido em setembro/2008 Aprovado em dezembro/2008

You might also like