You are on page 1of 15

Planejamento e Controle de Manuteno Conceitos de planejamento e Controle da Manuteno

Diretrizes :
* Definir o papel da manuteno nas empresas; * Identificar o que mudou no gerenciamento da Manuteno. Os conceitos se definem com a listagem da vantagens e desvantagens, tipos de manuteno e como aplica-los na aes de manuteno.

1-INTRODUO
Nos ltimos 20 anos a manuteno, passou por mais mudanas do que qualquer outro setor,sendo introduzido conceito como confiabilidade,disponibilidade como palavras chaves no s para rea da manuteno, assim como tambm sendo incorporado em outro setores como: Sade,Processamento de Dados,Telecomunicaes e Gerenciamento de edificaes. Fatores influenciaram essa mudana: 1-A utilizao do Just in Time por vrios segmentos das industria, incorporando-o na filosofia, o que representava uma forte influncia no valor do produto final; 2-Novos enfoques sobre a organizao da manuteno e suas responsabilidades, o gestor de manuteno passou a responder por todas as paradas de produo e o aumento dos custos por consequncia; 3-Novas tcnicas de manuteno passaram a ser utilizadas como: RCM-(Reliability Centered Maintenance ou Manuteno Centrada em Confiabilidade),TPM-(Total Productive Maintenance ou Manuteno Produtiva Total),Manuteno Autnoma,Manuteno Sensitiva , entre outras ferramentas se tornaram rotineiras para o pessoal do cho de fabrica; 4-Projeto mais complexos sendo realizados, fruto do aumento consubstancial da utilizao da automao e mecanizao e a diminuio do numero de pessoas envolvidas na execuo. A tendncia realizar o trabalho em tempo menor , com o numero de executores inferiores ao que j foi em outrora. 5-Aumento abrupto dos nmeros e da diversidade de itens fsicos a serem mantidos. Dada a mudana de paradigma, a manuteno, deixe de ser uma mal necessrio e passou a ser uma funo primordial no vis empresarial para o aumento de produtividade, ou o aumento da confiabilidade operacional do ativos , ou pela manuteno dos custos envolvidos na manuteno, reduo dos desperdcios e consequentemente o uso racional dos recursos e aumento das taxas de produo e tanto outros benefcios que fora sendo notados. A manuteno passou a ser vista com outro olhos, passou a ser vista como um propulsor de uma revoluo, dando a possibilidade de destacar-se por ter um diferencial produtivo. Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br 1

Planejamento e Controle de Manuteno


2- CENRIO
A mudana da cultura e o aumento do grau de exigncia do mercado, fizeram com que a manuteno se tornasse um funo empresarial e deixasse de ser uma mera ao de reparo.

2.1 Exigncias do Mercado


A competio entre as empresas a nvel mundial,exige que a organizaes sejam suficientemente flexveis de modo que sejam capazes de se adequar as mudanas de cenrio a todo instante. Para obter xito em suas aes, as empresas devem ter o objetivo : 1-Antecipar as mudanas pois nada mais definitivo ou previsvel; 2-Atender aos anseios dos seus cliente, para isso tentar entender e saber o que seus clientes desejam; 3-Superar a concorrncia com ideias novas. Para atingir os objetivos preciso ter, inserir ou desenvolver certas caractersticas: 1- A empresa deve ter o espirito inovador , a comear pelo modelo de gesto , com estrategias bem definidas, capacitando os seus colaboradores e criando um ambiente propicio a inovao e a criatividade; 2- A empresa deve ser desenvolvida de forma tecnolgica, tanto em produtos e servios, o que acaba amenizando o impacto da insero dessa filosofia de incentivo a criao, caso ainda no venha sendo estimulada; 3-A empresa de ser competitiva em preo, sendo assim deve ser enxuta, o que em outras palavras propicia que ela tenha competitividade no mercado e obtenhas timos resultados nos seus processo de produo ou em servios, internos ou externos, utilizando todos os recursos humanos e tecnolgicos; 4-A empresa deve assegurar o mximo de qualidade em servio aos seus clientes. Atualmente a nova conjuntura de mercado traz novas exigncias, o que fora a empresa a rever suas estrategias , de modo a revisa-la constantemente. Com a produo de pequenos lotes, a garantia de produtos e servios, o assedio ao cliente, competitividade e a lucratividade de alguma delas. Para as empresas estarem inseridas nesse contexto, devem se adequar de modo primeiramente capacitando todos os envolvidos da empresa, quer seja colaboradores quer sejam gestores deveram ser capacitados para lidar com a nova realidade do mercado,tanto para alteraes no processos,modificaes no produto ou atendimento ao cliente. A empresas dos mais diversos setores, citando as montadoras de automveis,auto-peas, mineradora ou metalrgicas e atc. Enfrentam um serie de novos desafios, na gerencia de recursos e riscos. Em cenrios diferentes preciso adotar um postura diferentes, vale salientar que o profissional de manuteno, precisa est por dentro do mercado local ou internacional e at Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br 2

Planejamento e Controle de Manuteno


mesmo est ciente da sade financeira da sua corporao. Em perodos curtos,temos mercado aquecido com uma demanda de produo aqum de sua capacidade, o que cumina com um crise mundial que ela a produo a nveis quase nulos, resultado na estagnao de mercados e um severo deficit de produo, dessa forma a manuteno precisa se adequar a essa realidade a todo instante. Sendo assim observemos os dois cenrios: Diante de uma mercado aquecido,uma produo a todo vapor e a demanda em alta, e o surgimento de novos projetos, existem alguns cuidados ou melhor, deve-se evitar o mximo o cometer alguns pecados: 1-No podemos para o equipamentos para manuteno; 2-Temos que produzir; 3-Temos que manter o caixa para as despesas; 4-Falta de mo de Obra; 5-Temos que treinar para melhorar; 6-Aumento das corretivas. Num momento de crise mundial, com produo em baixa,demanda negativa ou deficitria e uma futuro incerto, a equipe tem que se adequar ao momento: 1-Equipamento parados ou ociosos; 2-No ter o que produzir; 3-Evitar gastos com manuteno; 4-No ter caixas para despesas; 5-Ter que demitir; 6-Treinamento cancelados; 7-E s podermos fazer corretivas.

2.2 Evoluo da mentalidade


O executor da manuteno ou operador mantenedor,deixa de ser um mero trocador de peas e passar a ser um planejador,gestor,gerente,programador,supervisor de sistemas, reas ou setores de manuteno, treinador de equipes de manuteno e principalmente de equipe de produo, propondo novas tecnologias para o processo de produo.

2.2.1 Mudana de Postura


A manuteno deixou de ser um atividade eficiente apenas , para se torna um ao eficaz,ou seja , no basta apenas efetuar o reparo num equipamento ou instala-lo curto espao de tempo. Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br 3

Planejamento e Controle de Manuteno


E sim manter o equipamento sempre disponvel para operao , evitar sua falha e reduzir os riscos de uma parada planejada de produo no-planejada. Manuteno antes era igual a manter e avessa a mudanas,hoje sua funo inovar

3 A QUEBRA DE PARADIGMA
No passado a mentalidade era que as mquinas forma feitas para quebrar e nada poderia ser mudado em relao a essa afirmao. No dias atuais, sabemos que a mquina sofre com o desgaste ocasionado pelo seu uso,pelo tempo e por inmeros agentes contaminantes que so constantemente expostas. No entanto sua vida til do equipamento pode ser aumentada desde que esta seja submetida a alguma forma de manuteno: Corretiva,Preditiva ou Preventiva. A cada dia nota-se que um paradigma antigo a ser derrubado e que vencer esse desafios de modernizar a manuteno so consequncia disso.

3.1 Os Tipos de Manuteno 3.1.1 Corretiva


Como o prprio nome diz, este tipo de manuteno significa deixar o equipamento trabalhar at quebrar (ou falhar) e, depois, corrigir o problema. Ela no necessariamente uma manuteno de emergncia, pois entra em ao quando h quebra, ou quando o equipamento comea a operar com desempenho deficiente. Em linhas gerais, a manuteno corretiva significa restaurar ou corrigir o funcionamento da mquina. Porm, preciso estar atento. Uma quebra inesperada pode gerar altos custos para a empresa. A manuteno corretiva feita depois da quebra ou falha da mquina. Alm do reparo, a interrupo no processo de fabricao pode significar atraso em entregas e problemas contratuais de entrega. No Planejada Como ela no planejada, geralmente implica em altos custos, pois a quebra inesperada pode gerar perdas de produo e de qualidade do produto. Planejada Ocorre quando percebemos que o equipamento no est trabalhando como deveria. Ela mais barata, rpida e mais segura que a manuteno corretiva no planejada.

Mesmo quando a gerncia decide deixar o equipamento funcionar at quebrar, essa uma deciso planejada. Assim, a manuteno pode ser preparada. A empresa pode, por exemplo, fazer a aquisio das peas para substituio.

Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br

Planejamento e Controle de Manuteno


3.1.2 Preventiva
a manuteno realizada com a inteno de reduzir ou evitar a quebra ou a queda no desempenho do equipamento. Para isso, utiliza-se um plano antecipado com intervalos de tempo definidos. Existem cuidados preventivos que servem para evitar quebras ou falhas,quando utilizado: - Quando no for possvel fazer a manuteno preditiva (veja adiante) - Se houver riscos de agresso ao meio ambiente; -Nos equipamentos fundamentais; - Nos sistemas complexos e/ou de operao contnua (linhas de acabamento de superfcie, por exemplo); - Quando o equipamento possui aspectos relacionados com a segurana pessoal ou da instalao.

3.1.3 Preditiva (o mesmo que manuteno planejada)


A manuteno preditiva aquela que visa realizar ajustes no maquinrio ou no equipamento apenas quando eles precisarem, porm, sem deix-los quebrar ou falhar. Com um acompanhamento direto e constante possvel prever falhas, saber quando ser necessrio fazer uma interveno e, claro, entrar em ao. Por isso, muitos profissionais que trabalham diretamente com manuteno chegam at a trat-la como uma manuteno planejada. Ela relata as condies do equipamento e mostra quando a interveno necessria. O que realizamos, na realidade, uma manuteno corretiva planejada. Condies para Implantao so: 1-O equipamento deve permitir monitoramento; 2-Ele deve merecer monitoramento, em virtude dos custos envolvidos; 3- As causas das falhas ou quebras devem ser monitoradas e ter sua evoluo acompanhada ; 4- Existir um programa de acompanhamento, anlise e diagnstico, sistemtico. Com um acompanhamento direto e constante possvel prever falhas e saber quando ser Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br 5

Planejamento e Controle de Manuteno


necessrio fazer uma interveno.

3.1.4 - Produtiva Total (TPM)


a manuteno realizada por todos os empregados, por meio de atividades de pequenos grupos, e que visam o controle completo dos equipamentos. No Japo, terra natal da TPM, ela encarada como uma extenso natural da organizao fabril. Ela uma evoluo da manuteno corretiva para manuteno preventiva. A TPM tem como base alguns princpios de trabalho em equipe e empowerment (autonomia), bem como uma abordagem de melhoria contnua para prevenir quebras. Tambm enxerga a manuteno como um assunto de toda a empresa, para o qual todas as pessoas podem contribuir de alguma forma. EXEMPLO DE TPM Pessoal de Manuteno Pessoal de Operao aes preventivas domnio e cuidado com o equipamento manuteno corretiva planejar a prtica operao correta avaliar a prtica manuteno preventiva de rotina soluo de problemas manuteno preditiva de rotina treinar os operadores deteco dos problemas

Papel

Responsabilidade

3.1.4.1 Metas da TPM


1- Melhorar a eficcia dos equipamentos Analisa como as mquinas esto contribuindo com a produo por meio de anlise das perdas. A diminuio de produtividade pode ser resultado do tempo mal utilizado, velocidade insatisfatria e de defeitos 2- Realizao de manuteno autnoma Permite que o pessoal que opera ou usa os equipamentos e mquinas da produo assumam a responsabilidade por, pelo menos, algumas das tarefas de manuteno. Tambm se deve encorajar o pessoal da manuteno a assumir a responsabilidade pela melhoria do desempenho da manuteno 3- Planejar a manuteno Ter uma abordagem totalmente elaborada para todas as atividades de manuteno. Isto deveria incluir o nvel de manuteno preventiva necessrio para cada pea de equipamento, e as respectivas responsabilidades do pessoal de operao e de manuteno

Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br

Planejamento e Controle de Manuteno


4- Treinar todo o pessoal As responsabilidades exigem que tanto o pessoal de manuteno como o de operao tenham todas as habilidades para desempenhar seus papis. A TPM coloca nfase no treinamento adequado e contnuo

5- Conseguir gerir os equipamentos Pela "preveno de manuteno", tenta rastrear todos os problemas potenciais de manuteno at sua causa fundamental, e depois tenta elimin-los nesse ponto. Na TPM todos os funcionrios ficam responsveis por, pelo menos, algumas etapas da manuteno.

3.1.5 Manuteno Corretiva x Preventiva


A maioria das empresas com um controle razovel de manuteno planeja-se incluindo certo nvel de manuteno preventiva regular, o que resulta numa probabilidade razoavelmente baixa de falhar. Na maior parte das vezes, quanto mais freqentemente elas acontecem, menor a chance de ocorrerem quebras ou falhas nos equipamentos. O equilbrio entre manuteno preventiva e corretiva estabelecido para minimizar o custo total das paradas. A manuteno preventiva pouco freqente custar pouco para ser realizada, mas resultar em uma alta probabilidade (e, portanto, custo) de manuteno corretiva. O inverso tambm ocorre. A manuteno preventiva muito freqente ser dispendiosa de realizar, mas reduzir os custos necessrios para providenciar manuteno corretiva.

4- EVOLUO DA MANUTENO
Alguns historiadores atribuem o surgimento da manuteno na Europa no sculo XVI,mais especificamente na Europa Central com surgimento do relgio Mecnico. Os primeiros profissionais eram arteso especialista na montagem e manuteno desse invento que era a grande novidade da poca. A cada nova inveno existia a necessidade de profissionais e tcnicas para manter os equipamentos,a manuteno contribuiu ao longo do tempo para evoluo at atingir um seu pice ao longo da evoluo industrial, passando a se torna cincia ou objeto de estudo durante a 2 Guerra Mundial.

4.1 Manuteno Corretiva -Histrico


Em 1914 no existia a manuteno, as empresas no reparavam os seus equipamentos, ela Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br 7

Planejamento e Controle de Manuteno


substituam por um outro equipamento sobressalente. De 1914 Grande Guerra mundial, a manuteno corretiva apareceu organograma das empresas (Em nvel de setor ou seo),nesse empresas era minima e a produtividade no era prioridade,de manuteno sistematizada. 1930, durante a primeira como parte integrante do perodo a mecanizao nas modo que no existia uma

A manuteno apenas tratava-se de:Limpa o equipamento,lubrificao e o reparo aps a quebra. A manuteno Corretiva a atuao para correo da falha ou desempenho menor do que o esperado. As Vantagens No existia nenhuma vantagem nesse tipo de manuteno, possvel ento, livra-se dela completamente, uma vez que na maioria dos casos no se pode prever o momento em que um defeito ira demandar uma parada para a manuteno corretiva de emergncia.

As desvantagens Alto custo de manuteno devido ao tempo gasto para substituio, reparo e parada de manuteno; Baixa disponibilidade anual dos equipamentos e das mquinas; Diminuio da vida til das maquinas e das instalaes; Paradas inoportunas decorrente da manuteno, sem qualquer planejamento e feita de forma aleatria; Risco constante de realizar manuteno durante a plena produo; Grande estoque para atender s quebras; A equipe vivem em constantemente em estado de alerta, atuando como bombeiros que s vivem apagando incndio. 8

Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br

Planejamento e Controle de Manuteno


Manuteno Corretiva No Planejada a correo da Falha de maneira aleatria Manuteno Corretiva Planejada a manuteno ou correo do desempenho menor do que espera ou falha,por deciso gerencial isto ,pela atuao do acompanhamento preditivo ou pela deciso de operar at quebrar. Exemplo: Quebra do Eixo Bomba Queima do Motor Vazamento de leo de um redutor; Trinca de Estrutura

Exemplo:

4.2 Manuteno Preventiva -Histrico


Entre os anos de 1930 e 1940, mais precisamente na segunda guerra mundial, surgi ento a manuteno preditiva, atuando em conjunto com a manuteno corretiva. A principio notou-se que alguns componentes/partes de um equipamento em especial, quebrava aps um determinado tempo de uso Exemplo: Uma bomba utilizada para bombeamento de soluo qumica, sempre apresentava a quebra dos mancais de rolamentos aps 1200 1300 horas de uso.

Imagem 1: Bomba centrifuga em corte

Determinou-se que a cada 1000 horas,para trocar esse mancais de rolamentos para evitar Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br 9

Planejamento e Controle de Manuteno


quebra aleatria e consequentemente perda de produo. Essa mesma eurstica, pode ser aplicada em uma avio que voava na 2 Guerra,perodo no qual as paradas eram quase impossveis. Todavia qualquer falha ou devido poderia ocasional a perda de um vida, a manuteno preventiva foi utilizada como uma soluo salvadora e eficaz, j que atendia as necessidades de momento. No foi s uma mudana na metodologia , como tambm no conceito, sendo assim : *Equipamento passou a ser uma unidade complexa de ordem superior integrada por conjunto,componentes e peas, agrupado para formar um sistema funcional, passando a ser equivalente ao termo mquina; O tempo mdio de manuteno em que um ou mais equipamentos permanecem em operao sem sofrer qualquer alguma interveno da manuteno. Pode ser determinado por: 1. Horas de utilizao( medidas atravs de hormetros ); 2. Quilometro rodados(medidas atravs de odmetros); 3. Calendrio(tomando por base : dia,semana,quinzena,ms e at ano de utilizao); 4. Toneladas transportadas. *Componente parte intercambivel de uma unidade,instalao ou equipamento essencial ao seu funcionamento

4.2 Manuteno Sistemtica


So tarefas de manuteno preventivas e planejadas, programadas e repetidas periodicamente, em intervalos conhecidos em funo da utilizao do equipamento. A eurstica da atuao pode ser por quilometragem, por tempo de utilizao(Dia,Ms ou ano), por toneladas produzidas ou por peas fabricadas. A manuteno Sistemtica preventiva a que conduz a intervalos pr-determinados com o objetivo de reduzir a possibilidade do equipamento situar-se em um condio abaixo do nvel requerido. Para executar essa nova modalidade de manuteno, precisou-se organiza,executar e executa-la, sendo ainda necessria a introduo de organogramas da empresas de rgos de Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br 10

Planejamento e Controle de Manuteno


superviso de manuteno a nvel de superviso, sendo assim desenvolvido o primeiro PCM, dentro da empresa tendo um executor o profissional responsvel controlar a manuteno.

4.2.1 Funcionamento
A principio tratava-se de todas as tarefas relacionadas, com uma certa frequncia em conjunto com o fabricante do equipamento, ou ainda de profissionais mais experientes que desenvolveram o padro Equipamento x Frequncia de utilizao. Posteriormente existiu a necessidade de criar um livro do equipamento, no qual se lanava todos os dias a quantidade de horas trabalhadas pelo equipamento. Exemplo: A cada 250 horas : 1-Trocar leo do motor; 2-Trocar filtro do leo do motor; 3-Trocar correia do alternador, etc. Esse livros e os seus registro dava uma viso ao operador, de quando seria a prxima parada para manuteno desse equipamento. Cada pagina registrava a frequncia de trabalho mensal do equipamento,na parte posterior da folha era registrada todos os servios realizados no equipamento durante o ms, no final do livro era anotado todas as substituies de peas realizadas. Esse livro surge como um registro de toda a vida til do equipamento, para possveis analises de quebra,desempenho e controle.

4.2.2 Vantagens x Desvantagens


Vantagens Sistematizao da Manuteno; Planejamento e Controle da manuteno; Histrico de Equipamento. Desvantagens Troca de peas em bom estado; Paradas constantes do equipamento para manuteno preventiva ; Aumento do Custo relacional Manuteno x Operacional

Antes: Troca de peas

Depois: Manuteno baseada em inspeo Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br 11

Planejamento e Controle de Manuteno


4.3 MANUTENO PREDITIVA
As atividades de manuteno preditiva, estabelecem o acompanhamento do equipamento ou as peas por monitorao, controle estatstico ou medies ,para tentar prever ou predizer a proximidade da ocorrncia de falha do equipamento, tambm conhecida como Manuteno preventiva, pois dever ser feita para que a maquina no falhe, durante o seu funcionamento de preferncia. Essa modalidade de manuteno surgiu para sanar,uma das desvantagens da manuteno preventiva que so os custos da troca da pea ou de um componente em perfeito estado de conservao, esse diferencial permitiu melhorar sistemas de manuteno controlando um desgaste de um equipamento atravs da monitoria dos seus componentes controlando degastes/problema at o limite da falha. Seu conhecimento baseado no estado/condio de um item, atravs das medies peridicas ou continua de parmetros extremamente significativos. Exemplo: Troca programa de um rolamento,antes da falha,apos o acompanhamento por medio de rudos e vibrao (problema em potencial conhecido e sob controle). A implementao de novas tcnicas est ligado diretamente a : interao entre as fases de implantao de um sistema ( projeto, instalao,Fabricao e manuteno); disponibilidade e confiabilidade, que torna-se mais evidente; Paralisao da produo x Aumento de Custos; Ao sistema Just in time; Ao aumento da automao e manuteno.

4.3.1 Tcnicas Preditivas


Ensaios no destrutivos; Termografia; Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br 12

Planejamento e Controle de Manuteno


Anlise de vibraes; Anlise de lubrificantes; propriedades fsico-qumicas; Cromatografia Gasosa;

Espectrometria; Ferrografia; Radiografia; Ultra Som; Partculas Magnticas; Lquidos penetrantes; Raio X; Gamagrafia.

4.3.2 Especificao das Tcnicas Preditivas


4.3.2.1 END Teste realizados em componentes, matria prima ou maquinas, nos quais no necessria a sua correspondente destruio para obteno dos seus resultados. 4.3.2.2 Manuteno Preditiva por Estado Efetuada em funo da deteco de variao da condio operacional do equipamento,devido a necessidade de reparo e defeitos, ao aparecimento de sintomas ou medio de valores que indicam a proximidade de uma falha ou agravamento de um defeito. 4.3.2.3 Radiografia Ensaio no destrutivo que utiliza a absoro eletromagnticas dos corpos para deteco de defeitos internos uma das variantes da Gamagrafia e a outra Raio X. 4.3.2.4 Termografia Permite a distribuio superficial da temperatura dos corpos (imagem trmica),atravs de Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br 13

Planejamento e Controle de Manuteno


um cmara que recebe o fluxo de raios infravermelhos, emitidos pelos mesmos , e os transforma em sinais eltricos. 4.3.2.5 Partculas Magnticas Permite detectar, material ferromagntico,fissuras e outras descontinuidades, tanto na superfcie quanto abaixo dela. Se d pela magnetizao da pea, na verdade aplicado um p especial ou pela suspenso de partculas ferromagnticas em diluentes. 4.3.2.6 Ultra Som Utiliza a propagao do som atravs do corpo para detectar defeitos ou falhas internas.

5 ENGENHARIA DA MANUTENO
Entre 1950 1960 a Engenharia de Manuteno assumiu um papel de destaque, passando a desenvolver o controle da manuteno a processo de anlise visando a reduo de custos. A partir de 1966 at os dias de hoje, os rgos de Engenharia de Manuteno, fazem uso de um processo sofisticado de controle, atravs de softwares especficos para analisar resultados, atravs de formulas extremamente complexas. Tendo associada as tcnicas de manuteno ferramentas como : Manuteno autnoma,TPM,RCM(Manuteno centrada a confiabilidade),Analise de Falhas,Ferramentas da qualidade, Sistemas informatizados de Gesto da Manuteno e CCQ

Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br 14

Planejamento e Controle de Manuteno


Referncias
1-Os vrios tipos de manuteno ;http://www.udop.com.br/index.php? item=noticias&cod=37729,Acessado em 15 de maio de 2013; 2- Gamagrafia http://www.gamagrafia.com.br/; 3-Gil Branco A Organizao, o Planejamento e o Controle da Manuteno, 10. Edio- Editora Cincia Moderna; 4-Kardec, Alan, Julio Manuteno Funo Estratgica, Editora Quality mark, 2 Edio, Rio de Janeiro,2001; 5-Kardec, Alan; Nascif; Baroni, Tarcisio Gesto Estratgica e Tcnicas Preditivas Editora Quality Mark, Rio de Janeiro,2002 Coleo Manuteno Abraman; 6-Lourival Tavares Administrao Moderna da Manuteno, Konekta Edies Jornalstica Ltda; 7-XENOS, HARILAUS G. Gerenciamento a Manuteno Produtiva, Editora: INDG.

Andr Lisboa alcj_com@yahoo.com.br 15

You might also like