You are on page 1of 34

UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO ESPECIALIZAO EM TICA E EDUCAO EM DIREITOS HUMANOS

A ALIENAO NA EDUCAO E A DESALIENAO PELA EDUCAO

Jos Luis Mineiro Morais Orientador Prof. Dr. Nilo Andr Piana de Castro

Porto Alegre
2012

JOS LUIS MINEIRO MORAIS

A ALIENAO NA EDUCAO E A DESALIENAO PELA EDUCAO

Trabalho de concluso de curso apresentado Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Orientador: Prof. Dr. Nilo Andr Piana de Castro

PORTO ALEGRE 2012

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

Aluno: Jos Luis Mineiro Morais Curso: Especializao em tica e Educao em Direitos Humanos Semestre/Ano: 2/2012 Tema: A Alienao na Educao e a Desalienao pela Educao Objetivos Pretendidos:

___/___/______

______________________________ Nilo Andr Piana de Castro Professor Orientador

___/___/______

_______________________________ Jos Luis Mineiro Morais Aluno

___/___/____

________________________________ Luiz Carlos Bombassaro Coordenador Geral

___/___/______

_______________________________ Giancarla Brunetto Coordenadora Acadmica

___/___/______

_______________________________ Magali Mendes de Menezes Coordenadora Substituta

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

FORMULRIO DE AVALIAO FATCC

Tema do Trabalho: A Alienao na Educao e a Desalienao pela Educao

Data da Apresentao: ___/___/______ Horrio: __________ Local: ___________________________

Comisso Julgadora:

Professor Orientador: ______________________________________________

Professor Coordenador: ____________________________________________

Professora Coordenadora: __________________________________________

AGRADECIMENTOS

Ao meu orientador, prof. Dr. Nilo Andr Piana de Castro pela dedicao e contribuio no sentido da concretizao desse trabalho. A coordenao do curso de Especializao em tica e Educao em Direitos Humanos na contribuio e incentivo a formao de Estudiosos na rea de Direitos Humanos. A todos os professores que proporcionaram todo o conhecimento e aprendizado necessrios. A todos os alunos e companheiros de classe pelas trocas de experincias e convivncia saudvel durante todo o curso.

Educar crescer. E crescer viver. Educao assim, vida no sentido mais autntico da palavra. Ansio Teixeira.

Morais, Jos Luis Mineiro. A Alienao na Educao e a Desalienao pela Educao. Trabalho de Concluso de Curso. Curso de Especializao em tica e Educao em Direitos Humanos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.

RESUMO

Esse trabalho busca contribuir teoricamente para o tema da Educao e Ensino em sua relao com os Direitos Humanos, abordando contextos relativos instituio Grmio Estudantil do Colgio Jlio de Castilhos no que concerne a seu protagonismo e relevncia em dois momentos histricos distintos, quais sejam: ano de 1968 com todas suas particularidades decorrentes do contraponto entre a ditadura militar a qual o Brasil estava envolvido e a juventude que reivindicava e se contrapunha ordem imposta; e o momento atual de afirmao e construo dessa entidade, que agora precisa ser instrudo e redimensionado dentro de um novo contexto histrico que pede novas respostas a partir de um processo de alienao, conceito que melhor dimensiona os grandes problemas no mbito escolar. Trata-se de um estudo exploratrio, utilizando pesquisas bibliogrficas em contraponto a um estudo de observao decorrente de minha prtica docente. Palavras chaves: Educao, Ensino, Alienao, Direitos Humanos, Grmio Estudantil.

SUMRIO

INTRODUO ...................................................................................................................08 1.ALIENAO COMO CONCEITO ...............................................................................08 2.EDUCAO COMO PROCESSO .................................................................................11 2.1.A rebeldia alia-se ao movimento revolucionrio ......................................................12 2.2.O recrudescimento do golpe ......................................................................................13 3.O GRMIO ESTUDANTIL E SUA HISTRIA ..........................................................14 4.O GRMIO ESTUDANTIL NO IMAGINRIO 1968 ..............................................16 5.O GRMIO ESTUDANTIL HOJE ................................................................................17 6.EDUCAO QUE DESALIENA ...................................................................................20 REFERNCIAS ...................................................................................................................23 ANEXO I ..............................................................................................................................26

Introduo A primeira inteno ou incentivo em desenvolver o presente trabalho seria estudar as questes vinculadas aos Direitos Humanos em sua relao com o Ensino que ocorre como resultado de reflexes que sempre fiz em minha prtica como professor. Sinto-me cercado ao tema, visto que o mesmo est presente de forma consistente nas relaes entre as pessoas envolvidas em mbito geral na nossa sociedade e em particular, na educao e no ambiente escolar. Meu objetivo de pesquisa reside em abordar a Educao como processo o qual dimensiona o indivduo em sua vida. A educao que transforma no somente a que aborda conceitos comprovadamente cientficos, mas a que aborda os problemas a partir desses conceitos os quais sero transformados e redimensionados, quais sejam: evoluo, tcnica, cultura, cincia, etc.. Observo que a educao acontece a partir da vivncia do aluno, o seu dia a dia, as suas relaes sociais e suas impresses a partir de definies, pensamentos e ideias desenvolvidas na vida; tanto na escola quanto fora dela, ou seja, na comunidade em que vive e na mdia em geral que tem acesso. Ao pesquisar a vivncia de estudantes do Colgio Jlio de Castilhos no seu Grmio Estudantil em dois momentos diferentes, recebo subsdios no sentido de entender aspectos histricos relevantes compreenso desse aluno em questo e qual dever ser minha atuao em relao a este; estudantes como: Luis Eurico Tejara Lisboa (Ico), Jorge Alberto Basso e Nilton Rosa dos Santos, os quais foram assassinados pela ditadura, sendo hoje lembrados e homenageados pelo Grmio Estudantil no saguo de entrada do colgio, juntos com as mais recentes e diferentes composies do Grmio Estudantil que precisam ser melhor apoiadas e acompanhadas no tocante s suas atuaes polticas e cidads. O que difere meu aluno na atualidade com o estudante do final da dcada de sessenta? Quais so suas realidades de vida, distintas? O porqu das diferentes formas de atuao? O propsito do presente trabalho consiste na busca de uma reflexo a respeito da educao a partir de um conceito bastante significativo, o qual dimensiona os grandes problemas que enfrentamos no mbito do conhecimento, qual seja: a alienao no ambiente escolar. 1.Alienao como conceito No sentido do termo alienao, constato ser esse um dos principais problemas que envolvem o campo do conhecimento na atualidade escolar, o qual consiste na ausncia de conscincia dos problemas sociais e polticos que nos cercam em seu vnculo com os contedos programticos das diferentes disciplinas, algo que fica evidente na medida em que os contextualizamos. Cito como exemplo o fato de alunos que atualmente buscam a participao no Grmio Estudantil do Colgio
8

no conhecerem sua histria e protagonismo e tampouco pensarem alternativas no sentido de viabilizar demandas importantes que precisam ser implementadas e que esto presentes no seu Estatuto. No captulo I, art. 3 desse referido estatuto, onde constam os fins e funes do Grmio Estudantil a partir de seus objetivos, os itens c, d e f, respectivamente, abordam as funes de:
(...) incentivar a cultura literria, artstica e desportiva de seus membros e a promoo da integrao dos alunos com os demais segmentos da comunidade escolar, professores, pais e funcionrios e pugnar pela adequao do ensino das reais necessidades da juventude e do povo, (Estatuto do Grmio Estudantil do Colgio Jlio de Castilhos).

So propostas construdas dentro da histria da entidade, mas desconhecidas pela grande maioria dos estudantes atuais. Nesse sentido que verifico a dificuldade em entendimentos e reflexes a temas fundamentais por parte de meus alunos, dentre os quais cidadania, e quando proponho minhas reflexes em sala de aula a partir de conceitos e contedos referentes histria, disciplina a qual trabalho, a busca da real condio de vida a qual estamos submetidos deve ser considerado como algo bsico, quais sejam: marginalizao, excluso, explorao, etc. Cabe ao professor, a partir de sua atuao docente, o acolhimento e posterior resgate desse aluno no sentido de desenvolver sua autonomia e protagonismo, que acontecem como decorrncia do processo de conhecimento. Com relao a esse assunto, desenvolvo o pensamento a partir de estudos relativos aos escritos de Marx, o qual dimensiona o conceito de alienao a partir da figura do trabalhador afastado de sua prpria vida e atividade, mais ainda, expropriado do conhecimento e da cincia que o capital se apropria e emprega nos meios de produo como forma de aumentar seu sobre trabalho; e o contextualizo na nova proposta de educao implementada pelo governo do Estado, que busca a reestruturao do Ensino Mdio levando em considerao os dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) que condiciona o conhecimento desenvolvido em sala de aula atividade profissional, algo que particularmente considero relevante, visto que os contedos programticos vinculados as diferentes disciplinas e aliados profisso contextualiza o conhecimento, seja ele qual for. Na viso do governo, a proposta de reestruturao do Ensino Mdio surge decorrente da urgncia de mudanas e novos paradigmas para o Ensino Mdio e para Educao Profissional, qual seja: currculo fragmentado e dissociado da realidade social e histrica do educando. Todos estes fatores defendidos pelo governo so plenamente reconhecveis por qualquer agente envolvido na educao pblica, porm, a maneira como desenvolvida a proposta de forma efetiva desvirtua, e muito, do que apresentado. A proposta da Secretaria da Educao s ir tornar-se vivel na medida em que as escolas tiverem plenas condies de funcionamento e estrutura, com
9

laboratrios de estudos para as diferentes reas de conhecimento, bibliotecas plenamente instaladas, servio de superviso, orientao educacional e um corpo docente e de funcionrios valorizados. A mudana, como proposta existe, porm, na prtica no. Seguindo essa lgica atual sinaliza-se um amanh que o filsofo j dimensionava, onde meu aluno prejudicado de hoje poder vir a ser o trabalhador prejudicado de amanh. Todos os agentes envolvidos no processo de educao precisam pensar nos fundamentos do conhecimento e os desafios da aprendizagem na busca do mesmo como essncia e no como aparncia, onde o desafio da escola agora consiste em democratizar esse conhecimento construdo a partir do agente histrico, no a partir da informao descontextualizada, e isso s possvel em uma escola plena, consistente e envolvida com sua comunidade. O objeto se transforma no ato de conhecer a partir da ao do agente, da o objetivo do conhecimento como vnculo de transformao, onde a aprendizagem existe como parmetro de mudana para cada um. Tendo por base tais conceitos, busco abordar a questo da educao a partir da atuao do Grmio Estudantil do Colgio Jlio de Castilhos decorrente de sua histria e protagonismo; e fao isso em dois momentos histricos distintos: no perodo especfico de 1968, no qual o Grmio Estudantil como entidade vinculada aos alunos encontrava-se fechado, mas vivo na mentalidade e luta dos mesmos do perodo em questo, e nos dias atuais, onde este grmio precisa de novos referenciais e perspectivas a partir de um novo momento, tambm de luta. Nessa relao, Monica Vier Loss, escreve:
No mbito do movimento secundarista, o Julinho foi o colgio mais mobilizado em 68, como j havia ocorrido em momentos anteriores e se repetiria posteriormente. Ainda que as reportagens de Zero Hora e de outros jornais no expressem esta mobilizao, a importncia de sua participao e a atuao de muitas lideranas estudantis do Colgio Jlio de Castilhos nos acontecimentos regionais e nacionais esto hoje reconhecidas. Justifica-se seu papel como referncia e como modelo, como uma escola frente de seu tempo, conforme o prprio jornal Zero Hora afirmava em reportagem comemorativa ao centenrio do Colgio, em maro de 2000. (LOSS, 2001, p.31).

O reconhecimento muitas vezes tardio e dimensiona caractersticas muito bem conhecidas que, porm, no foram defendidas pela grande mdia no momento em que deveriam; o mesmo acontece hoje, onde os reais problemas da educao so discutidos de forma terica, mas no efetiva, onde balizam-se os problemas a partir de estatsticas superficiais.

10

2.Educao como processo a educao que transforma, quebra os moldes e proporciona a condio de sermos agentes de nossa histria. No mais uma educao conteudista e distante da vida do aluno, mas presente em seu dia a dia, onde os temas da vida de ontem dimensionam as propostas da vida de hoje; o que no quer dizer, que a reflexo a partir de conceitos exclusivamente cientficos ou ideolgicos no deva acontecer, certamente que devem, porm, vinculados a questes mais efetivas das necessidades e demandas dos alunos de forma mais imediata, dando base a este que, a partir da, aprimore cada vez mais suas reflexes e como consequncia, suas atitudes, aproximando os mesmos de sua vida. No tocante ao ensino mdio, a Lei de Diretrizes e Bases, LDB, ajuda e prope a construo da identidade do aluno nessa fase de vida tendo por finalidade:
(...)o aprimoramento do educando como ser humano, sua forma tica, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crtico, sua preparao para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competncias para continuar seu aprendizado. (LDB)

O grande avano determinado por tais diretrizes consiste na possibilidade objetiva de pensar a escola a partir de sua prpria realidade, privilegiando o trabalho coletivo. O grande desafio por em prtica tais conceitos, fundamentais em uma proposta efetiva de educao, garantindo ao aluno o preparo para o mundo do trabalho e no, mercado de trabalho. Ao desenvolver leituras relativas ao tema proposto, tais como; os principais eventos polticos e culturais e as mudanas de comportamento da poca de 68, tanto no Brasil como no mundo em paralelo atualidade calcada na tecnologia da informao deformada e envolvente; comeo a observar que minha inteno de dimensionar a educao como processo no contraponto dessas duas realidades histricas distintas relativas ao Grmio Estudantil do Julinho no algo to simples de ser feito, muito pelo contrrio, leva-nos a descobrir que muitos fatores condicionam muitas diferenas. Com relao ao perodo 1968, onde um desafio tentar explicar e, ou, entender um ano to intrigante e provocador quanto este, recheado de admirveis episdios em um curto espao de 366 dias. Trata-se de um momento histrico muito rico, pois nesse perodo iniciava-se uma fase de grandes desafios, principalmente no mbito dos Direitos Humanos, onde no limiar desse ano aconteciam momentos de euforia, de crescimento e de prosperidade da indstria em escala mundial, onde em contrapartida, a maioria dos jovens encontravam-se em ambiente insatisfatrio, pois injusto e autoritrio. No tocante realidade de Porto Alegre, a juventude local acompanhava as utopias de igualdade e liberdade que estimulavam a juventude de todo mundo; fica evidente que naquele momento,
11

atitudes, aes, encontros e desencontros aconteciam desde os bairros at o mundo. Nas palavras de Claudio Gutierrez: (...) Tnhamos grandes sonhos e nos considervamos herdeiros do Manifesto Comunista, do Outubro de 1917, e da Revoluo Cubana... pocas de Vietn, da Organizao Latino Americana de Solidariedade, do Che. (Gutirrez, 2000, p.30). Decorrente desse iderio, a doutrina da Segurana Nacional aprisionava a Amrica Latina, em especial o Brasil, e o guevarismo surgia como resposta a essas teorias reacionrias e violentas. Nesse contexto no haviam ressalvas para o surgimento de grupos de vanguardas revolucionrias; um grupo pequeno de pessoas era suficiente para se fazer a revoluo. Os Brancaleones, dentre os Julianos de 68, estavam presentes no conflito, participando nos atos contra a ditadura e integrando a luta armada em resistncia ao regime militar. 2.1 A rebeldia alia-se ao movimento revolucionrio O estopim para a radicalizao do movimento estudantil foi morte do estudante Edson Luis em 28 de maro de 1968; mas as rebelies estudantis na Frana tambm serviam de motivao para o movimento no Brasil. Desde 1967 o movimento estudantil havia se tornado a principal forma de oposio ao regime onde evidenciava-se que a participao poltica estudantil em um ambiente de represso servia como desencadeador de movimentos sociais mais amplos. Nessa poca, decorrente da atuao e das reivindicaes dos Julianos que o Grmio Estudantil do Julinho foi fechado. Mesmo assim, organizados, os alunos montaram uma barraca em frente ao Colgio, onde passou a funcionar o Grmio Livre do Julinho, de onde eram organizadas as passeatas para a reabertura da entidade. No centro do pas, uma concentrao estudantil na reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no dia 20 do ms de junho terminou, na poca, com cerca de 400 estudantes presos e humilhados, onde as cenas de prises, maus tratos e espancamento provocaram revolta em todo o pas, onde no dia seguinte estudantes apoiados por populares saram s ruas para protestar contra a ao da polcia quando foram violentamente reprimidos. Tal confronto se arrastou por todo aquele dia deixando saldo trgico com trs estudantes mortos, mais de mil pessoas presas e sessenta feridas. Ainda no primeiro semestre de 1968 acontecia a Passeata dos Cem Mil no Rio de Janeiro. Tal movimento que ocorreu em junho constituiu-se na unificao da luta de estudantes universitrios que atraam camadas descontentes de diversos segmentos da sociedade, onde as manifestaes comeavam a se tornar mais frequentes. Ao mesmo tempo em que crescia a revolta estudantil no Brasil as organizaes revolucionrias intensificavam suas aes, quais sejam: a Vanguarda Revolucionria Popular (VRP), a Ao
12

Popular (AP), a Poltica Operria (Polop) e as dissidncias do PCB, grupos clandestinos que agiam dentro do movimento estudantil, as quais aprofundavam sua influncia entre os alunos e contribuam para a radicalizao. Outro motivo para a radicalizao das reinvindicaes estudantis foi poltica educacional adotada pela ditadura o qual institua uma proposta de reforma universitria de cima para baixo a qual propunha a reorganizao do aparelho universitrio em unidades de ensino que buscavam pr fim importncia do mestre e o vestibular classificatrio, buscando resolver o problema dos excedentes de alunos em contrapartida ao nmero de vagas, alm de medidas que levariam a uma progressiva privatizao do ensino. A influncia da ideologia americana traduzia-se nesse projeto privatista da educao que envolvia acordos entre o MEC e a United States Agency for International Development (USAID) e motivava revoltas estudantis. Tal modelo americano de educao direcionava a formao educacional dos jovens para o atendimento de necessidades econmicas das empresas capitalistas mo de obra especializada. As reinvindicaes estudantis denunciavam a reao contra a influncia dos Estados Unidos em relao educao do Brasil. Havia uma insatisfao geral, pois no existiam vagas para todos os estudantes aprovados no vestibular e o movimento estudantil propunha ensino gratuito, autonomia administrativa, didtica e financeira, alm da luta pela admisso no Campus de todos os que conseguissem mdia suficiente no vestibular. Alguns Julianos de 68, principalmente os Brancaleones, nesse contexto, foram obrigados a deixar o Brasil continuando a luta em outras regies da Amrica Latina, mais especificamente no Cone Sul, onde alguns pagaram com a vida, a ousadia de se oporem ao autoritarismo. 2.2 O recrudescimento do golpe O final de 1968 no indicava nada de bom tanto para a juventude brasileira quanto para os movimentos de resistncia ditadura, onde radicalizava-se a violncia, proporcionando o afastamento das camadas mdias, dos intelectuais e dos artistas do movimento. Em outubro daquele ano, a polcia estoura um congresso da UNE que reunia cerca de mil estudantes no interior de So Paulo onde toda sua direo acaba presa, desmoralizando o movimento estudantil como um todo. No decorrer do ano o regime atacou cada vez mais fortemente os polticos oposicionistas (MDB), as organizaes de perfil liberal, como a Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associao Brasileira de Imprensa (ABI). No dia 13 de dezembro os militares baixavam o Ato Institucional n. 5, o qual autorizava o governo de ento a decretar em carter excepcional o recesso do Congresso Nacional, a interveno
13

nos estados e municpios, a cassao de mandatos parlamentares, a suspenso por dez anos dos direitos polticos de qualquer cidado, o confisco dos bens considerados ilcitos e a suspenso da garantia do habeas corpus que na prtica autorizava a tortura contra os presos. Respaldados pelo AI5, os militares comeavam a punir indiscriminadamente, aterrorizando, invadindo residncias e prendendo. O Congresso foi fechado nessa data por tempo indeterminado sendo somente reaberto em 1969 para referendar a posse de um novo militar na presidncia chamado Emlio Garrastazu Mdici, que seria responsvel por um dos perodos mais tenebrosos de nossa histria. nesse contexto que observo o movimento estudantil, em especial o do Colgio Jlio de Castilhos. Onda de rebeldia em cada realidade nacional Brasil luta contra a ditadura onde os estudantes fazem seu enfrentamento. 3. O Grmio Estudantil e sua Histria Desde 1943, quando da fundao do Grmio Estudantil do Julinho, nunca sua atuao foi to incisiva quanto no perodo ps 64 de ditadura militar o qual encaminhava um modelo de Estado burocrtico-autoritrio que enquadrava a sociedade brasileira. Tratava-se de um momento de retrocesso no que se refere educao no Brasil e como consequncia, no Rio Grande do Sul, onde o Grmio Estudantil, como entidade lutava no sentido de seu resgate. O movimento secundarista de ento manifestava sua inconformidade e no aceitao das imposies do desgoverno da poca, estando o Grmio do Julinho e os estudantes julianos muitas vezes na linha de frente; e a retaliao que sofreram alguns alunos do colgio ps-golpe de 1964 mostrou grau considervel de revanchismo pelas autoridades representantes da nova ordem e seus simpatizantes presentes no colgio. Com base em fontes escritas, tais como os artigos de Mnica Vier Loss e Suzana Keniger Lisba, havia um auto grau de politizao na histria Juliana no perodo que vai de 1963 a 1968 e a decretao do AI 5 acarretou uma inflexo importante em todo movimento estudantil. O Grmio Estudantil tinha importante papel de responsabilidade na politizao e seu silenciar seria fundamental no sentido de manuteno da ordem. Ao final da dcada de 1960, vrios julianos desapareceram em enfrentamentos com as diferentes ditaduras do Cone Sul. Dentre eles, podemos citar: Luis Eurico Tejara Lisboa, formado no colgio em 1966. O Ico, que tentou a reabertura do Grmio em 1968, momento em que foi preso pelo DOPS, em frente ao Julinho, quando buscava entregar, em nome da UGES, abaixoassinado coletado pelo Grmio Livre pedindo a reabertura do mesmo. Indiciado em IPM e condenado por esse crime a seis meses de priso em novembro de 69, caiu na clandestinidade, onde
14

formaria o grupo chamado Os Brancaleones j mencionados, que uniram-se com outros grupos organizados no centro do pas. Na primeira semana de setembro de 1972 foi preso e desapareceu desde ento. Foi assassinado e enterrado sob falso nome no Cemitrio de Perus em So Paulo. A verso oficial divulgada somente em 1979, conta que teria cometido suicdio em uma penso, mas que ao contrrio disso, torna sua morte smbolo de denncia do assassinato dos desaparecidos polticos e cujo nome indica o Auditrio do Julinho atual, a ttulo de homenagem; Jorge Alberto Basso, igualmente formado em 1966 no Julinho, ex militante do Partido Operrio Comunista (POC), um dos sete brasileiros desaparecidos na Argentina, provavelmente jogado no mar ainda vivo por oficiais durante regime militar naquele pas. Muito perseguido em Porto Alegre, auto exilou-se por motivos polticos desde 1971 quando fugiu para Buenos Aires e mais tarde Chile, onde ficou at o golpe de 1973. O golpe militar de 23 de maro de 1976 mudou a histria poltica da Argentina e acabou com suas esperanas de vida, foi sequestrado em Buenos Aires no dia 15 de abril daquele ano, desaparecendo sem deixar rastros com 25 anos de idade; Nilton Rosa dos Santos, tambm estudante do Julinho da poca, nas palavras de Suzana Keniger Lisba: (...) O Bonito, O Bem Bolado, carregou seu sorriso franco e seus versos de poeta para o Chile, onde foi morto, em 15 de junho de 1973, durante manifestao de apoio ao governo de Salvador Allende que em seu enterro, onde milhares de pessoas compareceram, demonstrava o (...)esprito combatente da juventude latino americana(...) (LISBA, 2000,p.155); Claudio A. Gutirrez, estudante do Julinho de 1965 a 1967, militante poltico perseguido, porm sobrevivente e que atualmente presta importante papel de testemunha viva daquele processo. Jovens que com interesse e participao atuaram de forma ativa no processo de luta pela democracia e por isso, foram considerados subversivos, sofrendo todo tipo de violncias pelo ento regime. O Grmio Estudantil como entidade foi reaberto em 1972 a partir de um acordo, no que se sabe, entre um grupo de alunos sem qualquer representatividade no colgio e a direo da poca, porm agora com o nome de Centro de Integrao Estudantil Jlio de Castilhos; mais tarde retomou seu nome e identidade que mantm at hoje. Esse olhar para o passado reconhece uma proposta bsica e fundamental que distingue, na histria, essa escola de outras similares. Nas palavras de Jarbas Lima:
Os colgios tradicionais sobretudo os de orientao religiosa, ou ideolgica - cercavam (no sei se continuam a cercar) o aluno de toda sorte de controles, programas, chamadas inspees e verificaes, com a nobre finalidade de criar a mentalidade da disciplina e o senso da responsabilidade da liberdade futura, que os internos e externos iro gozar um dia. O Julinho, ao contrrio, d plena liberdade, considera a liberdade o meio-ambiente ideal para que o aluno seja , educado nela e se eduque dentro dela. (LIMA, 2000, p.107).

15

Os Julianos, em geral, organizados em torno de um Grmio Estudantil, estavam sempre em destaque, visto que eram sempre atuantes nos protestos, reivindicaes e movimentos de resistncia ditadura. No Rio Grande do Sul, o movimento estudantil buscava uma efetiva participao dos alunos nas questes que envolvessem as universidades, almejando a existncia de uma universidade crtica. A partir da contextualizao deste Julinho por definio, protagonista, em seus termos sociais, culturais, ideolgicos e polticos que se busca avaliar os envolvimentos e as dinmicas referentes ao processo de educao dentro de realidades histricas. 4.O Grmio Estudantil no Imaginrio - 1968 No tocante ao ano de 1968, algo de diferente acontece no mundo; as condies j discutidas acarretavam novos problemas, que por sua vez, exigiam novas respostas. Os alunos daquele ano de 1968 tinham caractersticas especficas que dimensionavam sua vida nos chamados anos de chumbo do regime militar. Muitos desses alunos protagonizavam confrontos polticos vinculados ao movimento estudantil; sobre essa fase, escreve Paulo Fagundes Vizentini: Ainda que naquela poca reinasse uma censura tanto explcita como internalizada em cada um, havia um excelente nvel acadmico e o ensino era, geralmente, de timo nvel. (VIZENTINI, 2000, p.140). Foi nesse momento que se introduziu a reforma do ensino, o qual implantou os chamados cursos profissionalizantes que acarretaram o esvaziamento que se seguiu no ensino pblico brasileiro. Nas palavras de Fulvio Celso Petracco:
(...) quando a Nao foi surpreendida pelo golpe de 64... Conseguiram impor ao povo um modelo econmico e ideolgico cruel e perverso que nos fez a stima economia do mundo, disputando simultaneamente o campeonato mundial da fome e da misria. ( PETRACCO, 2000, p.54).

O processo desencadeado a partir da imposio da ditadura militar, por si s nos causa transtornos at hoje no tocante a maturidade poltica de nossos futuros governantes e plena execuo de uma democracia participativa. Sabe-se que leva tempo para que o indivduo reconhease como cidado consciente de seus direitos e plenamente envolvido em seu tempo, mas talvez, a maior sequela que resulta hoje, se observa na educao, onde o pensamento e reflexo, no s no tocante a questes especificamente polticas, mas no trato com demandas muito mais especficas de auto reconhecimento e autonomia entram em desuso. Naquele ano de 1968, pensar era perigoso e atualmente a partir dessa lgica descompromissada, pensar desnecessrio. O Julinho, nos relatos de ex-alunos do perodo de 1968 e em outros anteriores:
16

(...) legava formao bastante consistente; trazia em sua concepo e tradio a valorizao republicana castilhista da supremacia do pblico sobre o privado. Havia um ideal de coletividade e de cidadania, que hoje se encontra em desuso, pois a maioria se preocupa em preparar o indivduo para o mercado (VIZENTINI, 2000, p.141).

A mencionada reforma educacional instituda ainda no perodo da ditadura, acarretou alm do esvaziamento no mbito da educao, uma importante carncia de recursos o qual se convive at hoje. A leitura que feita a partir desses relatos que, com todas as dificuldades decorrentes do contexto histrico existente, havia um grande protagonismo dos jovens no tocante s suas demandas. O sonho existia e a busca da utopia fazia fugir a alienao. Existia um envolvimento poltico que dimensionava as aes e, em consequncia, o conhecimento. Porm, detalhes chamam a ateno; a excluso e a marginalizao, apesar de existirem, no me pareciam to evidentes. Aqueles alunos que alcanavam o ento segundo grau possuam condies prvias de vida que possibilitavam esse protagonismo no sentido de poder sonhar; e nesse sentido, a mentalidade condicionava a possibilidade de localizar-se como um cidado protagonista de sua histria e resultado de seu tempo. Suas ideias tinham valor, pois eram aliceradas em teorias muito bem definidas e plenamente discutidas onde agentes histricos aconteciam diariamente, dando exemplos de vida. Tais condies eram pontos bsicos no sentido de pleno reconhecimento de Direito do Outro. Se as agresses aos Direitos Humanos eram evidentes por parte de um Estado que se impunha a partir da ditadura, talvez elas condicionassem queles alunos, o pleno reconhecimento de direitos bsicos que estavam sendo usurpados. 5.Grmio Estudantil hoje No tocante ao aluno de hoje tenho outras percepes. O protagonismo dos jovens continua existindo, s que agora as propostas e necessidades dimensionadas so outras, tendo a mdia especial papel no processo; onde o jovem atual em sua grande maioria condicionado a achar que no precisa mais conhecer as histrias, as fsicas e qumicas da vida. Muitos jovens so levados a crer que basta aparentar os novos paradigmas, tais como aparncia e superficialidade e pronto, est resolvido.

17

Observo que tal aluno age e pensa assim, tambm, devido ao processo de excluso que agora est muito mais envolvido no s no mbito da educao, mas tambm no tocante sade e assistncia social. Da que reconheo o abandono e a transferncia do domnio do conhecimento. A relao juventude violncia acontece na medida em que o jovem sente-se fora do contratosocial existente. Seria necessrio um rearranjo das instituies, tais como: Famlia, Escola, Justia, Estado, etc., no sentido de discutir novas formas de relaes e consequentes transformaes de concepes. A crise nas instituies gera a necessidade de reorganizao entre as mesmas onde o desafio consiste em construir formas de participao no sentido de instituir uma nova conscincia social. Nas palavras proferidas pela professora Carmem Craidy, nas discusses desenvolvidas em aula intitulada Direitos Humanos e Violncias:
(...) A juventude existe como construo histrica, onde atualmente vive o incmodo sentimento de sentir-se sobrante, sem lugar no mundo, desnecessria. Os jovens da periferia, em especial, lutam de todas as formas para superarem e invisibilidade a que esto submetidos.

Esse pensamento fica evidente no dia a dia da sala de aula e pauta minhas abordagens na disciplina de histria. Ao agir no sentido de resgate desse problema me sinto prximo a eles e consigo desenvolver de forma mais efetiva e consistente o trabalho a que me proponho. Como professor, tenho a convico de que hoje a educao precisa ser abordada de forma diferente em relao ao perodo relativo ao ano de 1968. O que devemos atualmente fazer o caminho inverso, qual seja, antes de trabalhar contedos e temas relativos s disciplinas especficas, os quais imprescindveis, precisamos desenvolver nos alunos, em especial na srie inicial do ensino mdio, outras propostas, tais como autoestima, autonomia e auto reconhecimento de sua realidade e da necessidade do respeito ao outro, que pode ser sim, diferente, ou fora dos parmetros propostos e que nem por isso perde o direito de existir. Nesse aluno, tanto seus problemas como sua solues precisam ser valorizados. Propostas miditicas vinculadas no dia a dia sugerem justamente o contrrio. A criticidade, o conhecimento e o autoconhecimento so desvalorizados e muito pouco discutidos em um mundo onde a aparncia e rapidez condicionam superficialidade das relaes entre as pessoas. Sendo superficial o conhecimento comea a perder o seu sentido primeiro, qual seja, desenvolvimento cultural e de intelecto. Nessa lgica, o aluno se encontra obrigado a estudar, e a proposta agora somente conseguir responder quela questo do concurso; isso para quem pretende ou sente a necessidade de fazer um concurso, uma minoria se consultarmos os alunos que entram no Julinho, porm, ao aluno que passa essa primeira fase e segue no segundo ano, algo muda e as aspiraes ao estudo futuro comeam a ser despertadas; a escola comea a pertenc-los. Tal afirmao ocorre a
18

partir da experincia docente de quem vive essa condio e decorrente e da realidade que se exemplifica quando; de um total de 455 alunos, distribudos em treze turmas, com uma mdia de 35 alunos do primeiro ano, somente so promovidos para o segundo ano, em torno de cento e vinte alunos distribudos em quatro turmas, sendo que algo perto de 20% desses, aprovados por conselho, o que significa dizer: alunos que foram reprovados em at duas disciplinas; considerando-se ainda que desse montante de alunos que ingressam no primeiro ano, mais da metade evade antes de iniciado o terceiro trimestre; A partir desses dados atuais relativos ao turno da tarde do Colgio Julinho, fica evidente que algo precisa ser feito. nesse contexto que avalio as condies de existncia do Grmio Estudantil do Julinho nos dias de hoje busco o exemplo para justificar meu pensamento. O que se consegue observar que existe muita dificuldade, por parte dos alunos que chegam em relao mobilizao na busca de suas demandas, pois para tal, necessrio refletir, problematizar e informar-se no tocante a direitos e como consequncia deveres, ou seja, conhecimento. Conforme j conclu, o paradigma que se constri atualmente de que o conhecimento no mais necessrio; apresenta-se o problema. Atitudes e propostas de mudanas existem no sentido de resgate de nosso aluno na atualidade atravs de sua histria onde cito como exemplo o Projeto desenvolvido por um grupo de professores e alunos da escola, intitulado: Ditadura Militar, Movimento Estudantil e Comisso da Verdade- entre os Anos de Chumbo (professores: Themis Boos, Brbara Maria Nunes e Srgio Rovan Ozrio), que tem como inteno mostrar aos jovens de hoje que estudam nesse colgio o que ocorreu na Ditadura Militar e mais especificamente, com alguns de nossos alunos membro do Grmio Estudantil da poca, atravs da participao no movimento estudantil e na luta contra a Ditadura. Projeto que tem a durao prevista para dois anos, em consonncia aos trabalhos da chamada Comisso Nacional da Verdade. Para tal, so lembradas as palavras de Claudio Gutierres, o qual sua fala serve de inspirao aos idealizadores do projeto ao trazer esse assunto para dentro da escola:
Em todas as cidades existem locais que, por sua significao no imaginrio das pessoas, tornam-se referncias, verdadeiros smbolos. O Colgio Jlio de Castilhos, o Julinho, , para os porto-alegrenses, sinnimo de inconformidade e rebeldia.(GUTIERREZ, 1990)

Nosso aluno precisa ser mais valorizado no sentido amplo da palavra, e no necessariamente com megaeventos, mas com intervenes simples e eficazes, como por exemplo, o projeto acima citado, que busca olhar para o passado e fazer o aluno viver o seu ambiente a partir de sua histria. O Grmio Estudantil como entidade histrica que , possui um estatuto que dimensiona sua importncia. O mesmo precisa ser estudado no sentido de sua prtica, em especial os professores
19

em conjunto com os alunos, no sentido de desenvolver a plena conscincia de sua relevncia. Cito como exemplo a seo II do referido Estatuto que trata do Conselho de Alunos (C.A.), o qual dimensiona a plena participao do corpo discente do colgio nas demandas de seu Grmio Estudantil. Devemos desvincular a superficialidade de nosso aluno que como tal, perde o poder de reflexo, e com isso, sua atuao perde representatividade e o respeito dos outros alunos; principalmente daqueles que estudam e compreendem um pouco da vida, os quais muitas vezes veem o Grmio Estudantil de forma pejorativa. O tema Comisso da Verdade, como lembra bem o Projeto Direitos Humanos e sua relao com os anos de chumbo, est no cenrio poltico atual, onde a mdia tem dado nfase a esta questo e existe como proposta na terceira verso do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), instituda pelo Decreto 7.037/10, do ex-presidente Luis Incio Lula da Silva. O PNDH-3, divide-se em 521 iniciativas e envolve 27 projetos de lei. O PL 7.376/10, que cria a Comisso da Verdade foi o primeiro a ser encaminhado ao Congresso aps o lanamento do plano. As aes da Comisso tem a seguir a Lei da Anistia (lei 6.683/79) e as leis que criaram a Comisso Especial sobre Mortos Desaparecidos Polticos, (Lei 9.140/95) e a Comisso de Anistia(Lei 10.559/02). Nesse contexto de anlise, estabeleo uma conexo entre os temas propostos pelo curso de Especializao em Direitos Humanos, quais sejam: tica / Educao/ Direitos Humanos e meu projeto de investigao. 6.Educao que desaliena Meu objetivo inicial de estudo reside na abordagem da importncia da Educao no sentido de busca da real compreenso dos Direitos Humanos por parte dos alunos no mbito da Escola Pblica Estadual. Nessas condies que penso o conceito de Alienao aos quais meus alunos, juntamente comigo, como professor, se envolvem. A real compreenso dos Direitos Humanos passa por uma educao consciente e integrada a vida e a escola ao tentar englobar todo o papel de atendimento s necessidades sociais mais diversas abordando o amplo, fica deficitria na questo do ensino. A escola deve abordar as questes sociais no mbito da educao, propiciando ao aluno o acesso s formas culturais de pensar o mundo e a partir da, a descoberta de mecanismos para a soluo de seus problemas. Uma Educao s tem sentido quando redimensionada, buscando uma ressignificao de valores. Como j dizia Paulo Freire o ser humano um projeto de vir a ser no futuro, a busca do ser mais.
20

O ataque e o desrespeito aos Direitos Humanos no cessou, em muitos casos teve inclusive acrscimo e o processo de alienao e excluso a qual as pessoas esto condicionadas tanto em questes polticas quanto econmicas e sociais, aliadas a uma ditadura da informao desvirtua muito do que foi conquistado. Nesse sentido, torna-se importante as reflexes desenvolvidas na disciplina de tica na Educao, ministrada pelo professor Bombassaro, que nos traz o seguinte questionamento: O que nos faz humanos? Trata-se de um questionamento onde se relacionam a antropologia e a filosofia quando o ser humano no humano, ele torna-se humano a partir do meio e do modo onde ele nasce. So estes meios e modos, que Maturana traa questes relativas a biologia versus humano, onde esse nasce da aceitao do outro como legtimo outro na convivncia, (MATURANA. A Antologia da Realidade. 1999 e MATURANA. A rvore do Conhecimento. 1995). O significado da tica vai alm de seu sentido etimolgico onde o mbito humano se confunde com o mbito da moral, pois, se o humano no vem pronto tica tambm no vem pronta. A tica no algo individual porque nasce na relao entre as pessoas considerando suas distintas posies; nasce na esfera lingustica, no sentido no essencialista do homem e se constitui historicamente. Nessa construo histrica da relao tica versus Humano chega-se a difcil constatao de que no estamos prontos no sentido da aceitao do outro como legtimo outro e para chegarmos a essa aceitao, o acesso Educao e a Informao o que condiciona esse reconhecimento. Nessa lgica, o Grmio Estudantil do Julinho, no momento, precisa ser incentivado participao e ao pleno envolvimento em questes da escola e educao, tanto pelo corpo docente quanto pela direo. Conforme j sugeri, devemos oferecer condies de informao e formao a seus integrantes no tocante s suas atribuies e a partir desse momento, incentivar a cobrana por parte do corpo discente. O estudante do Colgio Jlio de Castilhos, representado em seu Grmio Estudantil, do final da dcada de sessenta, apesar de viver em um ambiente extremamente repressivo, tanto no mbito poltico como social, tinha uma realidade de vida menos traumtica se comparada ao aluno da atualidade onde a represso continua acontecendo agora de forma camuflada pela mdia, porm, com alguns aditivos: a pobreza, a marginalizao, a excluso e o abandono. A grande maioria de alunos que chegam ao Julinho hoje so oriundos de escolas de pequeno porte de bairros distantes com pouca ou nenhuma informao sobre o significado da escola em que iro estudar, sua complexidade, sua localidade , etc.. Com relao ao Colgio Julinho, que ir receber esse aluno, no se prepara para tal. No h informao sobre o estudante e no se desenvolvem dinmicas no sentido de localizar melhor esse jovem que est chegando; decorrente disso, fica evidente que a postura dos professores deve
21

mudar no sentido de auxiliar esse novo aluno, dando-lhe suporte para desenvolver seu conhecimento, e que o mesmo precisa sentir-se seguro. Com isso diminuem suas dificuldades e, a partir da, o seu desconhecimento com relao ao outro. Nas palavras de Iara Maria Silva Rojas, em seu artigo Frum Juliano em Defesa da Escola Pblica: ... a construo de uma escola democrtica, na qual os alunos so vistos como sujeitos de direitos, cidados, um processo que necessita de conscincia, persistncia e vontade de mudar. ( ROJAS, 2001, p. 47). Enfim, uma escola deve ter por objetivo a construo do conhecimento que age como elemento e parmetro de transformao a partir de um movimento dialtico entre o todo e as partes que precisam ser pensadas dentro de uma poltica pedaggica que trabalhe com os limites de cada disciplina como campo de conhecimento que devem se interagir. Nas palavras do secretrio da educao do Estado do Rio Grande do Sul em palestra realizada no ms de outubro de 2012: Precisamos de uma escola como espao de criao e no de repetio; algo que, porm, s poder acontecer na medida em que propiciarmos o pleno acesso a formao, informao e participao poltica cidad como direito universal humano de nossos alunos, tendo a plena escola como parmetro de referncia, com uma equipe docente valorizada pelo poder pblico, e no mais sucateada como acontece nos dias de hoje. Relacionado a esse tema e resultado de minhas reflexes, transcrevo o pensamento de Maria Beatriz Gomes da Silva os quais so extremamente pertinentes:
Uma educao compatvel com a necessidade da sociedade tem sido o sonho mais acalentado de todo o sistema de ensino, em todos os momentos histricos, porque nessa sociedade que os sujeitos da educao estabelecem o seu espao de vida social, emocional e de desenvolvimento cognitivo. Os educadores tem, todos, como horizonte a ser alcanado, a construo de um cidado analtico, reflexivo, crtico, capaz de viver e conviver, desenvolverse, continuar aprendendo, participar, interagir e ser feliz num mundo em permanente mobilidade, evoluo e conexo a um universo, que se amplia e redimensiona a cada momento. (Maria Beatriz Gome da Silva Diretora Pedaggica, Padro Referencial de Currculo, 1. Verso, Documento Introdutrio, Ensino Fundamental, 1998.)

Sempre lembrando que: Tudo o que por ventura existir em uma pessoa, precisa de proposio e tempo para amadurecer. Sua f, seus medos, seus sentimentos, seus ideais, seus sonhos no nascem prontos; precisam ser gestados e so moldados de acordo com os caminhos seguidos e ou acontecidos.

22

Referncias Bibliogrficas: AZEVEDO , Jos Clovis de. Emancipao e Mercantilizao: esta em andamento um processo de reconverso cultural da escola tradicional em que o conceito de cidadania aparece com contedos absolutamente distintos e conflitantes, a escola que educa para a cultura de mercado, formadora do cidado cliente a merco escola e a escola identificada com os valores de emancipao humana a escola cidad. Em: Ptio : revista Pedaggica. Porto Alegre. Vol. 9, n. 36 (nov./jan. 2005/06), p. 17 19.

CHAUI, Marilena. Convite a Filosofia. So Paulo: Editora tica, 2003. 424 p.

COPSTEIN, Cora Shilling; SILVA, Mrcia Ivana de Lima; SCHFFER, Neiva Otero (organizadoras). O Julinho sempre foi notcia. Porto Alegre. Ncleo de Integrao Universidade & Escola UFRGS. Sulini Editografia Ltda, 2001, 59 p.

COTRIN, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: Histria e Grandes Temas. 16. Ed. Reformulada e ampliada. So Paulo: Saraiva, 2006. 304, 48 p.: il.

FREIRE, Paulo Reglus Neves, 1921 - 1997. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 43 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2011. 142 p.

GUTIERREZ, Claudio. O Fantasma da Avenida Joo Pessoa Julinho 100 Anos de Histria. Organizadores: LIMA, Otvio Rojas; LEDUR, Paulo Flvio. Porto Alegre: Editora SAGRA, 1990, p. 30.

Lei de Diretrizes e Bases (LDB), n. 9.394/96.

23

LIMA, Jarbas. Julinho Educando a Liberdade. Memrias do Julinho Colgio Estadual Jlio de Castilhos 1900 1990. Obra publicada com apoio da Companhia Iochpe de participaes. Porto Alegre: Editora SAGRA, 1990, p. 107.

LIMA, Otavio Rojas. Memrias do Julinho Colgio Estadual Julio de Castilhos 1900 1990. Obra publicada com apoio da Companhia Iochpe de participaes. Porto Alegre: Editora SAGRA, 1990. 144 p.

LISBA, Suzana Keniger. Luis Eurico, Jorginho Basso e Nilton Rosa, Presentes Agora e Sempre - Julinho 100 Anos de Histria. Organizadores: LIMA, Otavio Rojas ; LEDUR, Paulo Flvio. Porto Alegre: Editora AGE, 2000, p. 155.

LOSS, Monica Vier. O Movimento estudantil em 68 O Julinho Sempre foi Notcia. Organizao: COPSTEIN, Cora Schilling; SILVA, Mrcia Ivana de Lima; SCHFFER, Neiva Otero. Porto Alegre: Suliani Editografia Ltda, 2001, p. 24.

MARX, Karl. O Capital : Crtica da Economia Poltica. 27 ed. So Paulo: Civilizao Brasileira, 2010. 2v.

MATURANA, Humberto. A Antologia da realidade. Belo Horizonte: Ed. Da UFMG, 1999. 350 p.: il.

MATURANA, Humberto. A rvore do Conhecimento As Bases Biolgicas do Entendimento Humano. Campinas: Editorial PSY II, 1995. 281 p.

MORIN, Edgar A Cabea Bem Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 19 ed. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2011. 128p
24

PERRENOUT, Philipe - Dez novas Competncias para Ensinar: Convite viagem. Porto Alegre: ArtMed, 2000. 192 p.

PETRACO, Fulvio Celso Templo de Cidadania. Julinho 100 Anos de Histria, Organizao: Lima, Otvio Rojas e Ledur, Paulo Flvio. Porto Alegre: Editora AGE, 2000, p. 54. Projeto Ditadura Militar, Movimento Estudantil e Comisso da verdade no Julinho ( tema que faz parte dos Estudos Avanados Tutoria do Projeto da Escola). Pesquisam na rea, professores: Themis Boos, Brbara Maria Nunes e Srgio Rovan Ozrio, com a participao dos alunos: Mariana turma 11M, Lucas turma 11M e Vitor turma 11L.

Proposta Pedaggica para o Ensino Mdio Politcnico e Educao Profissional Integrada ao Ensino Mdio. Secretaria da Educao. Outubro/Novembro de 2011. 48 p.

ROJAS, Iara Maria Silva. Frum Juliano em Defesa da Escola Pblica O Julinho sempre foi notcia. Organizao: COPSTEIN, Cora Schilling; SILVA, Mrcia Ivana de Lima e; SCHFFER, Neiva Otero. Porto Alegre: Sulliani Editografia Ltda, 2001, p. 47.

SACRISTAN, J. Gimeno Compreender e Transformar o Ensino. 4ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. 396 p.

VIZENTINI, Paulo Fagundes - O Julinho dos Anos de Chumbo. Julinho 100 anos de Histria, Organizao: LIMA, Otvio Rojas e LEDUR, Paulo Flvio. Porto Alegre: Editora AGE, 2000, p. 140. VYGOTSKY, Lev Semynovich, 1896 1934. A Construo do Pensamento e da Linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 2001. 496 p.

25

ZAPPA, Regina; SOTO, Ernesto. 1968 Eles s queriam mudar o mundo. Rio de Janeiro, RJ: ZAHAR Jorge Zahar Editor, 2008, 311 p.

26

Anexo I : ESTATUTO DO GRMIO ESTUDANTIL JLIO DE CASTILHOS. Aprovado em Assembleia Geral no dia 18 de outubro de 2000. Captulo I Denominao, Sede, Membros Fins e Funo. Art. 1 O Grmio Estudantil Jlio de Castilhos a entidade geral dos alunos do Colgio Jlio de Castilhos escola de ensino mdio, fundado em 16 de junho de 1943, situado na Av. Piratini, n. 76 nas salas 20 e 21, de durao ilimitada, apartidria e sem fins lucrativos. Pargrafo nico As atividades do Grmio Estudantil Jlio de Castilhos rege-se pelo presente estatuto, discutido em assembleia geral e aprovado em referendo. Art. 2 So membros do Grmio Estudantil: Todos os alunos regularmente matriculados no Colgio Estadual Jlio de Castilhos, escola de ensino mdio. Art. 3 O Grmio Estudantil tem por objetivo: a) Congregar o corpo docente do Colgio Jlio de Castilhos; b) Defender os interesses de seus membros; c) Incentivar a cultura literria, artstica e desportiva de seus membros; d) Promover a integrao dos alunos com os demais segmentos da comunidade escolar, professores e funcionrios; e) Realizar intercmbio e colaborao de carter cultural, educacional, desportivo e social com entidades congneres afins; f) Pugnar pela adequao do ensino das reais necessidades da juventude e do povo, bem como o ensino pblico e gratuito; g) Pugnar pela democracia, pela real independncia da nao, pela igualdade social, pelo respeito as liberdades fundamentais do homem sem distino de raa, sexo, livre orientao sexual, nacionalidade, convico poltica ou religiosa; h) Pugnar pela conscientizao poltica. Captulo II Da Organizao e Funcionamento do Grmio. Art. 4 So instncias deliberativas da entidade: a) Assembleia Geral; b) Conselho de alunos; c) Diretoria do Grmio;
27

d) Departamento do Grmio. Seo I Da Assembleia Geral. Art. 5 Assembleia Geral o rgo mximo de deliberao da entidade e compe-se de todos os membros. Art. 6 Assembleia Geral se reunir sempre de maneira extraordinria, quantas vezes necessrias. Pargrafo nico: A Assembleia Geral no tem prazo mnimo para convocao. Art. 7 A assembleia Geral s poder ser convocada por dois teros do conselho de alunos, ou por cinquenta por cento mais um da diretoria do grmio ou na forma do item !d art. 9 do presente estatuto. Art. 8 A assembleia Geral delibera por maioria simples de votos, salvos os casos previstos neste estatuto. Art. 9 Compete a Assembleia Geral: a) Discutir o Estatuto do Grmio. b) Discutir e votar as teses, recomendaes, moes, adendos e propostas apresentadas por qualquer um dos seus membros. c) Denunciar, suspender ou destituir a diretoria do grmio de acordo com os dispositivos deste estatuto. d) Marcar, caso necessrio, nova Assembleia Geral com dia, hora e pautas fixadas. Art. 10 A Assembleia Geral poder ser realizada de maneira segmentada, nos trs turnos. Seo II Do conselho de Alunos Art. 11 O Conselho de alunos (C.A.) um conselho independente sem fim lucrativos entre os alunos. Art. 12 Ser composto por um representante de cada turma sendo que este no precisa ser o lder, mas deve ser eleito pela turma como seu representante. Art. 13 O C.A. ter uma mesa organizadora eleita pelos membros da mesma. Esta ser formada por trs representantes (diretores) um de cada turno, facilitando assim a comunicao entre os seus componentes. Art. 14 Cabe a mesa fiscalizar a presena de seus componentes, caso um representante de turma exceda suas faltas sem justificativa, faltando duas reunies consecutivas ou quatro intercaladas, este dever avisar ao grmio estudantil para que este o afaste do cargo e chame novas eleies nas respectivas turmas.

28

Art. 15 As reunies do C.A. sero quinzenais podendo participar, alm dos representantes, qualquer aluno regularmente matriculado nesta instituio de ensino, sendo que cada turma tem o direito de apenas um voto nas sugestes e projetos propostos. Art. 16 Reunies extraordinrias podero ser marcadas sendo exigido no mnimo a antecedncia de 48 horas pelos diretores, sendo destes a responsabilidade de convocar os representantes de seu respectivo turno. Art. 17 fica sobre a responsabilidade do representante relatar e dar pareceres a turma sobre as reunies. Art. 18 dever do Conselho de Alunos: a) Fiscalizar o Grmio Estudantil; b) Ter conhecimento de tudo que ocorre na entidade; c) Participar em conjunto do Grmio Estudantil na execuo de atividades de interesse dos alunos; d) Zelar pelo cumprimento do Estatuto do Grmio Estudantil e o regimento interno do Conselho de Alunos. Pargrafo nico: O Grmio Estudantil deve organizar o Conselho de Alunos at o primeiro bimestre de aula, caso isso no for acatado pelo Grmio, poder ser chamada assembleia geral para resolver a situao. Seo III Da Diretoria do Grmio Estudantil e seus membros: Pargrafo nico A diretoria o rgo executivo do Grmio Estudantil, eleita pelo voto secreto e universal tendo total autonomia administrativa pela entidade. Art. 19 Fazem parte da diretoria: - Presidente; - Vice-presidente; - Secretrio Geral; - Primeiro Secretrio; - Segundo secretrio; - Tesoureiro Geral; - Primeiro Tesoureiro; - Segundo Tesoureiro. Art. 20 Compete diretoria: a) Representar a entidade dentro e fora do Colgio; b) Presidir a Assembleia Geral; c) Incentivar a participao dos estudantes nos departamentos e eventos da entidade;
29

d) Zelar pelo bom nome do Grmio Estudantil; e) Manter os arquivos da entidade em dia; f) Promover atividades culturais, sociais e esportivas; g) Manter a classe de alunos informada de assuntos de seu interesse atravs de boletins, jornais, cartazes e etc.; h) Manter contatos com todas as entidades representativas dos estudantes, sindicatos e representaes em geral; i) Organizar e manter em dia as finanas da entidade; j) Respeitar o Estatuto presente. Art. 21 Compete ao presidente: a) Presidir as reunies da Diretoria, a Assembleia Geral e sesses que o Grmio levar a efeito; b) Representar o Grmio Estudantil dentro e fora do colgio em qualquer ato pblico ou particular; c) Cumprir e fazer cumprir os estatutos e regulamentos; d) Resolver os assuntos que requeiram urgncia, comunicando-o Diretoria na primeira reunio; e) Assinar com os tesoureiros os documentos da parte financeira e com os secretrios as atas, correspondncia e demais. Art. 22 Compete ao vice-presidente: a) Substituir o presidente em seus impedimentos; b) Auxili-lo em suas funes. Art. 23 Compete ao Secretrio Geral: a) Substituir o vice-presidente em seus impedimentos; b) Dirigir os servios da secretaria do Grmio Estudantil; c) Assinar com o presidente os documentos do Grmio Estudantil; d) Anotar as atas das reunies e sesses em livro apropriado para tal; e) Redigir e publicar, de acordo com a diretoria, as convocaes, avisos e circulares. Art. 24 Compete ao Segundo Secretrio: a) Substituir o Secretrio-Geral em seus impedimentos; b) Auxili-lo em suas funes. Art. 26 Compete ao Tesoureiro Geral: a) Dirigir os servios da tesouraria; b) Assinar com presidente os documentos de responsabilidade financeira;

30

c) Conservar, sob sua guarda e responsabilidade, os valores pertencentes ao Grmio Estudantil; d) Manter em dia o livro caixa; e) Apresentar mensalmente Diretoria um balancete do movimento da tesouraria e, antes do fim do ano letivo, um balancete do caixa; Art. 27 Compete ao Primeiro Tesoureiro: a) Substituir o Tesoureiro Geral em seus impedimentos; b) Auxili-lo em suas funes. Art. 28 Compete ao Segundo Tesoureiro: a) Substituir o Primeiro Tesoureiro em seus impedimentos; b) Auxili-lo em suas funes. Seo IV Dos Departamentos e Comisses Art. 29 Os departamentos so compostos por todos os membros do Grmio que assim desejarem. Pargrafo nico Devero existir trs departamentos permanentes: cultural, educacional e social. Art. 30 Das funes dos departamentos: 1- Do departamento de cultura: promover atividades que tenham por finalidade incentivar prticas culturais nos alunos, tais como: oficinas artsticas culturais, festivais, palestras, debates, etc.; 2- Do departamento de educao: promover atividades, discusses e mobilizaes abordando a temtica educacional que diz respeito aos alunos do colgio; 3- Do departamento social: promover atividades sociais e de entretenimento, tais como festas, excurses, desfiles, etc. Art. 31 Cada departamento dever contar com um diretor responsvel indicado pela diretoria do Grmio, que ter um encargo de organizar e responder pelo departamento. Captulo III Das Eleies Art. 32 Quanto comisso eleitoral: a) O Grmio Estudantil dever convocar a comisso eleitoral no ms de outubro e a eleio do Grmio Estudantil dever ser realizada no ms de novembro; b) A comisso eleitoral dever criar um regimento de acordo com os critrios deste estatuto que dever ser aprovado em reunio geral dos representantes de turma, regularmente matriculados na escola e eleitos democraticamente;
31

c) A comisso eleitoral dever publicar edital de convocao para a eleio do Grmio Estudantil trinta dias antes da mesma. Art. 33 Quanto s eleies: a) As inscries de chapas sero feitas com a comisso eleitoral de acordo com os critrios deste estatuto em um perodo de 15 dias a partir da data de publicao do edital de convocao; b) Poder haver mais de uma sendo usada no processo eleitoral; c) As turmas devero estar acompanhadas de no mnimo um membro da comisso eleitoral e fiscais das chapas; d) A urna dever ser guardada depois do primeiro dia no cofre da escola, bem como nos 15 posteriores data da eleio, para casos de dvida e pedido de recontagem de votos. Decorrido os 15 dias as cdulas eleitorais devero ser extraviadas. Pargrafo nico: A chapa que ganhar as eleies somente tomar posse do Grmio Estudantil aps o trmino da gesto atual. Art. 34 Aos bens da tesouraria durante o processo eleitoral a comisso, em conjunto com a tesouraria do Grmio Estudantil, ter a responsabilidade de ter o controle de toda a entrada e sada de caixa. Seo V Do Patrimnio do Grmio Estudantil: Art. 35 considerado patrimnio do Grmio Estudantil os bens mveis e imveis adquiridos pelo mesmo, bem como os recursos oriundos da arrecadao, contribuies e atividades em geral entre seus membros e/ou benfeitores. Seo VI Disposies Gerais: Art. 34 O presente estatuto s poder ser revogado em Assembleia Geral que conte com a aprovao de 2/3 dos presentes e com qurum mnimo de 30% dos alunos matriculados no Colgio.

32

33

You might also like