You are on page 1of 10

Eleies Atos Preparatrios e Votao

A Justia Eleitoral tem uma srie de procedimentos preparatrios para as eleies os quais so levados a efeito durante os dois anos anteriores ao pleito e so intensificados no ano eleitoral. Dentre eles esto: campanhas buscando a inscrio dos eleitores, capacitao dos servidores, capacitao dos magistrados (registro de candidatura, propaganda eleitoral prestao de contas e aes eleitorais), aprovao das resolues para as eleies (atos preparatrios, horrio gratuito, registro de candidatos, arrecadao e gasto de recursos, etc.).

Previso Legal Lei n 4.737/65 Cdigo Eleitoral (CE). Lei n 9.504/97 Lei das Eleies (LE). Resoluo TSE n 23.372/2011 Dispe sobre os atos preparatrios.

Eleies As eleies para prefeito, vice-prefeito e vereador ocorrero em todo o pas, simultaneamente, no dia 7 de outubro de 2012, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro de 2012, em segundo turno (art. 1, pargrafo nico, II, e art. 2, 1, da Lei n 9.504/97). O voto obrigatrio para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos (art. 14, 1, I e II, da Constituio Federal).
Art. 14. 1 O alistamento eleitoral e o voto so: I obrigatrios para os maiores de dezoito anos; II facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

Somente podero votar em 2012 os eleitores que fizeram sua inscrio eleitoral at o dia 9 de maio de 2012 (art. 91, caput, da Lei n 9.504/97).

Sistemas de Informtica Nas eleies, sero utilizados, unicamente, os sistemas informatizados desenvolvidos pelo TSE (art. 59, caput, da Lei n 9.504/97). Os sistemas sero instalados, exclusivamente, em equipamentos de posse da Justia Eleitoral, observadas as especificaes tcnicas definidas pelo TSE.

Mesas Receptoras de Votos e seus Membros Cada mesa receptora de votos corresponde a uma seo eleitoral (art. 119 do CE); salvo se uma seo eleitoral tiver um nmero reduzido de eleitores ento poder funcionar juntamente com outra. No dia da eleio, as mesas receptoras de votos funcionaro tambm como mesas receptoras de justificativas. Nos municpios onde no houver segundo turno de votao, obrigatria a instalao de pelo menos uma mesa receptora de justificativas. As mesas receptoras de votos sero compostas por um presidente, um primeiro e um segundo mesrios, dois secretrios e um suplente (art. 120 do CE)1. No podem ser nomeados presidentes e mesrios: menores de 18 anos (art. 63, 2, da LE); parentes em qualquer grau na mesma mesa (art. 64 da LE); servidores da mesma repartio pblica ou empresa na mesma mesa (art. 64 da LE); candidatos e seus parentes ainda que por afinidade, at o segundo grau, inclusive, e bem assim o cnjuge (art. 120, 1, do CE); membros de Diretrios de partidos desde que exeram funo executiva (art. 120, 1, do CE); autoridades e agentes policiais, bem como funcionrios no desempenho de cargos de confiana do Executivo (art. 120, 1, do CE);

A critrio dos Tribunais Regionais Eleitorais, podero ser dispensados o segundo secretrio e o suplente.

aqueles que pertencerem ao servio eleitoral (art. 120, 1, do CE).

Os nomeados que no declararem a existncia de algum dos impedimentos referidos acima podero ser penalizados conforme o art. 310 do Cdigo Eleitoral (art. 120, 5, do CE).
Art. 310. Praticar, ou permitir o membro da Mesa Receptora que seja praticada, qualquer irregularidade que determine a anulao de votao, salvo no caso do art. 311: Pena deteno at seis meses ou pagamento de 90 a 120 diasmulta.

Os mesrios que tiverem motivo justo para recusar a nomeao somente podem aleg-lo at 5 (cinco) dias aps a cincia da nomeao. Salvo nos casos em que o motivo ocorra, de modo imprevisto e inesperado, depois desse prazo (art. 120, 4, do CE). Os juzes eleitorais e os servidores da Justia Eleitoral devero instruir os mesrios sobre o processo de votao e de justificativa (art. 122 do CE). O mesrio que no comparecer ao local no dia e hora determinados para a realizao das eleies ficar sujeito cobrana de multa, desde que no apresente motivo justo ao juiz eleitoral em at 30 (trinta) dias da data da eleio (art. 124 do CE). Neste caso, se o mesrio faltoso for servidor pblico ou autrquico, a pena ser de suspenso de at 15 (quinze) dias (art. 124, 2, do CE). O servio de mesrio considerado um mnus pblico, isto , um servio pblico relevante. Os mesrios so pessoas convocadas para prestar, temporariamente, um relevante servio ao Estado, em razo de um dever cvico e de sua capacidade profissional, sem vnculo e sem remunerao. As vantagens de ser mesrio esto expressas no art. 98 da LE e no art. 379 do CE.
Art. 98. Os eleitores nomeados para compor as Mesas Receptoras ou Juntas Eleitorais e os requisitados para auxiliar seus trabalhos sero dispensados do servio, mediante declarao expedida pela Justia Eleitoral, sem prejuzo do salrio, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocao. Art. 379. Sero considerados de relevncia prestados pelos Mesrios e componentes Apuradoras. 1 Tratando-se de servidor pblico, em caso de prova de haver prestado tais servios ser os servios das Juntas promoo, a levada em

considerao para efeito de desempate, depois de observados os critrios j previstos em leis ou regulamentos. 2 Persistindo o empate de que trata o pargrafo anterior, ter preferncia, para a promoo, o funcionrio que tenha servido maior nmero de vezes.

Material de Votao De acordo com o art. 133 do CE, os Juzes Eleitorais devero enviar aos presidentes de cada mesa receptora de votos o seguinte material: cpias padronizadas do inteiro teor do disposto no art. 39-A da Lei n 9.504/972, com material para afixao; urna lacrada, podendo, a critrio do TRE, ser previamente instalada na seo eleitoral por equipe designada pela Justia Eleitoral; lista contendo o nome e o nmero dos candidatos registrados, a qual dever estar disponvel nos recintos das sees eleitorais; cadernos de votao dos eleitores da seo contendo tambm a lista dos eleitores impedidos de votar; cabina de votao; formulrios Ata da Mesa Receptora de Votos ou Ata da Mesa Receptora de Justificativas; almofada para carimbo, visando coleta da impresso digital do eleitor que no saiba ou no possa assinar; senhas para serem distribudas aos eleitores aps as 17 horas; canetas esferogrficas e papis necessrios aos trabalhos;

Art. 39-A. permitida, no dia das eleies, a manifestao individual e silenciosa da preferncia do eleitor por partido poltico, coligao ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dsticos e adesivos. 1 vedada, no dia do pleito, at o trmino do horrio de votao, a aglomerao de pessoas portando vesturio padronizado, bem como os instrumentos de propaganda referidos no caput, de modo a caracterizar manifestao coletiva, com ou sem utilizao de veculos. 2 No recinto das sees eleitorais e juntas apuradoras, proibido aos servidores da Justia Eleitoral, aos mesrios e aos escrutinadores o uso de vesturio ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido poltico, de coligao ou de candidato. 3 Aos fiscais partidrios, nos trabalhos de votao, s permitido que, em seus crachs, constem o nome e a sigla do partido poltico ou coligao a que sirvam, vedada a padronizao do vesturio. 4 No dia do pleito, sero afixadas cpias deste artigo em lugares visveis nas partes interna e externa das sees eleitorais.

envelopes para remessa Junta Eleitoral dos documentos relativos Mesa; embalagem apropriada para acondicionar a mdia de resultado retirada da urna, ao final dos trabalhos; exemplar das instrues expedidas pela Justia Eleitoral; formulrios Requerimento de Justificativa Eleitoral; envelope para acondicionar os formulrios Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Os presidentes que no receberem o material acima mencionado at o prazo de 48 horas antes da eleio ( exceo das urnas se o TRE for instalar nos locais) devero esforar-se para buscar o material (art. 133, 2, do CE).

Atribuies dos Membros da Mesa Receptora de Votos Compete ao Presidente (art. 127 do CE): verificar as credenciais dos fiscais dos partidos polticos e coligaes; adotar os procedimentos para emisso do relatrio Zersima3 antes do incio dos trabalhos; autorizar os eleitores a votar ou a justificar; anotar o cdigo de autenticao emitido pela urna nos campos apropriados do formulrio Requerimento de Justificativa Eleitoral; resolver imediatamente todas as dificuldades ou dvidas que ocorrerem; manter a ordem, para o que dispor de fora pblica necessria; comunicar ao Juiz Eleitoral as ocorrncias cujas solues dele dependerem; receber as impugnaes dos fiscais dos partidos polticos e coligaes concernentes identidade do eleitor, consignando-as em ata;

Este relatrio uma listagem de todos os candidatos que esto na urna. Sua finalidade demonstrar que todos os candidatos esto registrados na urna e todos tm zero votos.

fiscalizar a distribuio das senhas; zelar pela preservao da urna, da embalagem da urna e da cabina de votao; zelar pela preservao da lista contendo os nomes e os nmeros dos candidatos, disponvel no recinto da Seo, tomando providncias para a imediata obteno de nova lista, no caso de sua inutilizao total ou parcial; afixar na parte interna e externa das Sees, cpias do inteiro teor do disposto no art. 39-A da Lei n 9.504/97.

Compete aos mesrios: -

identificar o eleitor e entregar o comprovante de votao; conferir o preenchimento dos requerimentos de justificativa eleitoral e dar o recibo; cumprir as demais obrigaes que lhes forem atribudas.

Compete aos secretrios (art. 128 do CE):

distribuir aos eleitores, s 17 horas, as senhas de entrada, previamente rubricadas ou carimbadas, segundo a ordem numrica; lavrar a ata da Mesa Receptora, preenchendo o modelo aprovado pelo TSE, para o que ir anotando, durante os trabalhos, as ocorrncias que se verificarem; cumprir as demais obrigaes que lhes forem atribudas.

Votao No dia da eleio, s 7 horas, os mesrios verificaro se a urna e o material esto nos lugares e em ordem, bem como se esto presentes os fiscais dos partidos polticos e coligaes (art. 142, do CE). O Presidente emitir o relatrio chamado Zersima da urna, que ser assinado por ele, pelo primeiro secretrio e pelos fiscais dos partidos polticos e coligaes presentes.

Somente aps 8 horas a urna eletrnica admite a habilitao dos eleitores permitindo o recebimento de votos. A votao inicia-se exatamente s 8 horas, observado sempre o horrio local (art. 143 do CE). Tero preferncia para votar: candidatos; juzes eleitorais; auxiliares do juiz eleitoral; servidores da Justia Eleitoral; promotores eleitorais; policiais militares em servio; eleitores maiores de 60 anos; enfermos; eleitores com deficincia; eleitores com mobilidade reduzida; mulheres grvidas e lactantes (art. 143, 2, do CE).

S podero votar os eleitores cujos nomes estiverem cadastrados na Seo respectiva. Poder votar o eleitor cujo nome no figure no caderno de votao, desde que os seus dados constem do cadastro de eleitores da urna eletrnica. Para votar, o eleitor dever apresentar documento oficial com foto que comprove sua identidade (art. 91-A, da Lei n 9.504/97). So documentos oficiais para comprovao da identidade do eleitor (art. 52 da Res. TSE n 23.372/2011)4: carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;

4 No ser admitida a certido de nascimento ou a de casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votao.

certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitao (modelo com foto).

Sigilo do voto

Na cabina de votao, proibido ao eleitor portar aparelho de telefone celular, mquinas fotogrficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicao, ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto, os quais devero ficar retidos na Mesa Receptora enquanto o eleitor estiver votando (art. 91-A, pargrafo nico, da Lei n 9.504/97). Cola O eleitor analfabeto pode se utilizar de quaisquer instrumentos que o auxiliem a votar, porm a Justia Eleitoral no ser a responsvel por fornec-los.

Eleitor Deficiente O eleitor com deficincia ou mobilidade reduzida, ao votar, poder ser auxiliado por pessoa de sua confiana. O presidente, verificando ser imprescindvel que o eleitor com necessidades especiais seja auxiliado por pessoa de sua confiana para votar, autorizar o ingresso dessa segunda pessoa, com o eleitor, na cabina, podendo esta, inclusive, digitar os nmeros na urna. A pessoa que auxiliar o eleitor com necessidades especiais no poder estar a servio da Justia Eleitoral, de partido poltico ou de coligao. Ao eleitor com deficincia visual, assegurado: a utilizao do alfabeto comum ou do sistema braile para assinar o caderno de votao ou assinalar as cdulas, se for o caso; o uso de qualquer instrumento mecnico que portar ou lhe for fornecido pela Mesa Receptora de Votos; o uso do sistema de udio, quando disponvel na urna, sem prejuzo do sigilo do voto;

o uso da marca de identificao da tecla nmero 5 da urna.

Procedimentos de votao De acordo com o art. 146 do CE, sero observados na votao os seguintes procedimentos: o eleitor, ao apresentar-se na Seo e antes de entrar no recinto da Mesa Receptora de Votos, dever postar-se em fila; admitido a entrar, o eleitor apresentar seu documento de identificao com foto, o qual poder ser examinado pelos fiscais dos partidos polticos e coligaes; o componente da Mesa localizar no cadastro de eleitores da urna e no caderno de votao o nome do eleitor e o confrontar com o nome constante no documento de identificao; no havendo dvida sobre a identidade do eleitor, ser ele convidado a assinar ou apor sua impresso digital no caderno de votao; em seguida, o eleitor ser autorizado a votar; na cabina de votao, o eleitor indicar os nmeros correspondentes aos seus candidatos; concluda a votao, sero restitudos ao eleitor os documentos apresentados, juntamente com o comprovante de votao.

Encerramento da Votao A votao terminar s 17 horas, desde que no haja eleitores presentes (art. 144 do CE). Havendo eleitores na fila s 17 horas, sero distribudas as senhas a todos os presentes (comeando pelo ltimo da fila) e, em seguida, todos sero convidados a entregarem seus documentos de identificao para que sejam admitidos a votar (art. 153 do CE). A votao continuar na ordem decrescente das senhas distribudas, sendo o documento de identificao devolvido ao eleitor logo que tenha votado (art. 153, pargrafo nico, do CE).

Ao final da votao, o Presidente finalizar a Ata da Mesa Receptora de Votos e adotar, com base no art. 127 do CE, as seguintes providncias: proceder ao encerramento da urna e emitir as vias do boletim de urna5; emitir o boletim de justificativa, acondicionando-o, juntamente com os requerimentos recebidos, em envelope prprio; assinar todas as vias do boletim de urna e do boletim de justificativa com o primeiro secretrio e fiscais dos partidos polticos e coligaes presentes; afixar uma cpia do boletim de urna em local visvel da Seo e entregar uma via assinada ao representante do comit interpartidrio; romper o lacre do compartimento da mdia de gravao de resultados da urna e retir-la, aps o que colocar novo lacre; desligar a urna por meio da sua chave, desconectar a urna da tomada ou da bateria externa e acondicionar a urna na embalagem prpria; anotar o no comparecimento do eleitor, fazendo constar do local destinado assinatura, no caderno de votao, a observao no compareceu; entregar vias extras do boletim de urna, assinadas, aos interessados dos partidos polticos, coligaes, imprensa e Ministrio Pblico; remeter Junta Eleitoral, mediante recibo em 2 (duas) vias, com a indicao da hora de entrega, a mdia de resultado, acondicionada em embalagem lacrada, 3 (trs) vias do boletim de urna, o relatrio Zersima, o boletim de justificativa, os requerimentos de justificativa eleitoral e o caderno de votao contendo a Ata da Mesa Receptora.

A urna ficar permanentemente vista dos interessados e sob a guarda de pessoa designada pelo Presidente da Junta Eleitoral, at que seja determinado o seu recolhimento (art. 155, 2, do CE). Os fiscais dos partidos polticos e das coligaes podero acompanhar a urna, bem como todo e qualquer material referente votao, desde o incio dos trabalhos at o seu encerramento na Junta Eleitoral.

Boletim de urna o documento emitido em cada seo aps a concluso da votao, com as seguintes informaes: total de votos por partido, total de votos por candidato, total de votos em branco, total de comparecimento em voto e total de nulos, identificao da seo e zona eleitoral, hora do encerramento da eleio, cdigo interno da urna eletrnica e sequncia de caracteres para validao do boletim.

You might also like