You are on page 1of 93

INSTITUTO SUPERIOR DE FILOSOFIA BERTHIER PLANO DE DESENVOLVIMETNO INSTITUCIONAL

ANEXO I EMENTAS E PLANO DE ENSINO DAS DISCIPLINAS

EMENTAS
O Ementrio de Disciplinas do Currculo Pleno do Curso de Filosofia mantido pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier est organizado em 4 Blocos de disciplinas obrigatrias, sendo eles: Disciplinas Bsicas, Histria da Filosofia, Disciplinas Filosficas e Cincias Afins e mais as Disciplinas Optativas. Cada um dos eixos articula um conjunto de disciplinas especficas.

DISCIPLINAS OBRIGATRIAS BLOCO 1 DISCIPLINAS BSICAS (DB)


So consideradas disciplinas bsicas aquelas que oferecem os contedos fundamentais para o estudo em Filosofia. Oferecem os contedos e a metodologia bsica. DB 01 LNGUA NACIONAL Identificao dos principais problemas para a expresso lingstica e oferta de subsdios para o desenvolvimento de condies para a interpretao e elaborao de textos. DB 02 INTRODUO FILOSOFIA Contato introdutrio geral com a problemtica e a temtica filosficas. Estatuto da Filosofia e as diferenas em relao a outros saberes. Temticas filosficas especficas como: ser, conhecimento, prxis, liberdade, homem, mundo, cincia, entre outras. DB 03 LGICA I Noes bsicas da lgica formal clssica. Definio e Diviso da lgica. Bases da Lgica Formal. Subsdio ao exerccio do pensamento de forma correta. Aprendizagem de tcnicas de argumentao e a estrutura formal do raciocnio silogstico. DB 04 LGICA II Compreenso crtica do pensamento Lgico moderno e contemporneo analtico e dialtico. Identificao das vrias vertentes lgicas e seus conceitos e operaes fundamentais. DB 05 METODOLOGIA CIENTFICA Desenvolvimento de condies para o estudo e pesquisa individual. Tipos de pesquisa, funo social da pesquisa. Especificidade do estudo em nvel superior. Tcnica de apresentao de trabalhos escolares. Normas da ABNT para a apresentao de trabalhos cientficos. DB 06 METODOLOGIA DA PESQUISA EM FILOSOFIA Natureza e importncia da pesquisa filosfica. Elaborao de projeto e relatrio de Pesquisa Filosfica. Natureza e especificidade do trabalho monogrfico. Forma regimental para elaborao e avaliao do Trabalho Monogrfico. DB 07 METODOLOGIA DE INTERPRETAO DE TEXTO FILOSFICO Natureza e diversidade dos textos filosficos. Introduo metodologia de anlise e interpretao de textos filosficos. DB 08 TRABALHO MONOGRFICO DE CONCLUSO Elaborao, apresentao e defesa de Trabalho Monogrfico, sob a orientao de professor e conforme plano definido na Disciplina de Metodologia da Pesquisa em Filosofia. Regulamento especfico que disciplina o assunto.

BLOCO 2 HISTRIA DA FILOSOFIA (HF)


Este bloco de disciplinas, Histria da Filosofia, pretende recuperar a tradio filosfica ocidental, atravs do estudo de Autores, Escolas e Obras principais, seguindo a clssica diviso: Antiga, Medieval, Moderna e Contempornea. Dar tambm ateno a Filosofia Latino-americana e Brasileira. Parte da Disciplina ser prtica com leitura, anlise e interpretao de texto filosfico do perodo respectivo.

HF 09 HISTRIA DA FILOSOFIA I Antiga Pensamento filosfico grego, das origens a Plotino. Pr-Socrticos, Scrates, Sofistas, Plato, Aristteles, Esticos, Eclticos, Maniqueus, Neo-Platonismo, Ceticismo, Cinismo, Epicurismo. Estudo de Autores e Obras principais, bem como do significado do Pensamento Grego para o mundo ocidental. Leitura e interpretao de textos filosficos antigos. HF 10 HISTRIA DA FILOSOFIA II Medieval Estudo do pensamento filosfico cristo da poca medieval. Patrstica e Escolstica, momentos, autores, obras. Pensamento rabe e Judeu. Significado do pensamento medieval entre o antigo e o moderno. Leitura e interpretao de textos filosficos medievais HF 11 HISTRIA DA FILOSOFIA III Moderna I As origens da modernidade, o Renascimento e os grandes acontecimentos do perodo. Utopistas, Cientistas, Racionalistas e os Empiristas. Compreenso crtica das origens da modernidade e do pensamento filosfico que a gestou e que nela se gestou. Estudo de autores e obras principais. Descartes, Locke, Hume, Kant. Leitura e interpretao de textos filosficos modernos. HF 12 HISTRIA DA FILOSOFIA IV Moderna II Continuao da reflexo sobre o pensamento moderno. Estudo da Filosofia do romantismo e do idealismo alemo, Fichte, Schelling e Hegel. Leitura e interpretao de textos filosficos modernos. HF 13 HISTRIA DA FILOSOFIA V Contempornea I O pensamento da esquerda hegeliana e Marx. O positivismo, Freud, Nietzsche, Weber, Kierkegaard. Estudo dos principais autores e obras filosficas do sculo XIX. Leitura e interpretao de textos filosficos contemporneos. HF 14 HISTRIA DA FILOSOFIA VI Contempornea II Estudo do pensamento filosfico do sculo XX: Fenomenologia, Existencialismo, Lingstica, Escola de Frankfurt, Neo-Marxismo e outros neos, Hermenutica, tica do Discurso estudo dos autores e obras principais. Os grandes problemas e temas da Filosofia hoje. Leitura e interpretao de textos filosficos contemporneos. HF 15 HISTRIA DA FILOSOFIA VII Latino-americana Estudo do pensamento filosfico latino-americano, principais autores e correntes de pensamento. Filosofia da Libertao. Leitura e interpretao de textos filosficos latino-americanos. HF 16 HISTRIA DA FILOSOFIA VIII Brasileira Estudo do pensamento filosfico brasileiro. Recepo, reproduo e crtica do pensamento ocidental. As grandes questes da Filosofia no Brasil. Leitura e interpretao de textos filosficos brasileiros.

BLOCO 3 DISCIPLINAS FILOSFICAS (DF)


Este bloco de disciplinas composto pelas Disciplinas Especficas da Filosofia. Seja as Disciplinas clssicas ou as recentemente introduzidas, oriundas de temticas filosficas importantes. Visa trabalhar temas da Filosofia sob ticas especficas, tendo sempre o pensamento filosfico como pano de fundo. DF 17 FILOSOFIA DA RELIGIO Reflete filosoficamente sobre Deus e como culturalmente o homem o tem interpretado e vivido, atravs das religies diversas. Retomada das diversas concepes de divindade presentes na tradio filosfica. Atesmo. Relao F e Razo. DF 18 ANTROPOLOGIA FILOSFICA I Problemtica filosfica do homem. Estudo das principais concepes de homem presentes na tradio filosfica ocidental. Situao epistemolgica e relao da Antropologia com outros saberes e especialmente as cincias humanas. DF 19 - ANTROPOLOGIA FILOSFICA II Estudo sistemtico das estruturas, relaes e unidade fundamentais do ser humano, tematizando questes diversas nelas implicadas.

DF 20 ONTOLOGIA I Estudo dos grandes problemas da filosofia do ser. Grandes concepes do ser na tradio filosfica ocidental. Significado do problema ontolgico na filosofia. Ontologia e Metafsica. DF 21 ONTOLOGIA II Estudo da atualidade do problema ontolgico e metafsico. A ontologia ante os desafios da dialtica, da cincia e da linguagem, entre outros aspectos. DF 22 TICA I Estudo dos grandes temas da filosofia prtica. Reviso das principais concepes ticas da tradio filosfica. Valores e Normas morais. DF 23 TICA II Estudo dos desafios ticos ante o desenvolvimento da cincia e do aumento da pobreza no mundo. tica do Discurso e tica da Libertao. Temas Emergentes em tica: biotica, justia, igualdade, pobreza, desobedincia civil, analfabetismo e outros. DF 24 FILOSOFIA DA CINCIA Estudo dos problemas filosficos em ralao cincia: Filosofia e Cincia. A concepo da cincia na tradio filosfica. Positivismo, Historicismo e Criticismo. Estudo dos problemas contemporneos da filosofia da cincia. Diferena das epistemologias especficas. Estudo de Popper, Kuhn, Lakatos, Gadamer, Habermas, entre outros. DF 25 COSMOLOGIA A problemtica da compreenso do mundo, da natureza numa perspectiva filosfica. As grandes concepes cosmolgicas da tradio filosfica. Os problemas de constituir uma cosmologia filosfica ante os desafios da cincia. Ecologia e Filosofia. Cosmos e Mundo. DF 26 ESTTICA Estudo do Belo, da Arte e de seu significado filosfico. As grandes concepes estticas da tradio. O problema da esttica ante os desafios da cincia, da linguagem, da indstria cultural. O real e o virtual na arte. DF 27 TEORIA DO CONHECIMENTO I Reflexo sobre os grandes problemas da teoria do conhecimento: origem, possibilidade, natureza, verdade. As grandes concepes de conhecimento na tradio filosfica. O objeto, a conscincia e a linguagem. DF 28 TEORIA DO CONHECIMENTO II Reflexo sobre temas contemporneos de Teoria do conhecimento. Conhecimento e linguagem, cincia, libertao. Conhecimento, Prxis e Subjetividade. Justificao do conhecimento, evidncia, certeza. DF 29 FILOSOFIA DA EDUCAO A dimenso filosfica da educao: significado e limites da educao. As grandes concepes de educao presentes na tradio filosfica. Os desafios e tendncias contemporneos em educao. Pensamento pedaggico brasileiro. DF 30 FILOSOFIA DA LINGUAGEM A linguagem como tema filosfico, seu significado e limites. Os desafios da Analtica, da Semntica e da Pragmtica lingsticas filosofia. Estudo de autores e obras sobre o assunto. Linguagem e Ideologia.

BLOCO 4 CINCIAS AFINS (CA)


Este bloco de disciplinas visa o estudo de cincias afins da filosofia, seja como suporte ou complementao. Revestem-se de importncia j que abrem a filosofia interdisciplinaridade. CA 31 INTRODUO AO PENSAMENTO SOCIOLGICO Estudo de problemas ligados sociedade. Estatuto da Sociologia e suas implicaes metodolgicas e relaes com a Filosofia. As grandes concepes sociolgicas: Marx, Weber, Durkheim e Comte. As leituras contemporneas do problema social: Habermas, Dussel e outros.

CA 32 INTRODUO AO PENSAMENTO PSICOLGICO Estudo filosfico de temas de Psicologia. A cincia psicolgica, seu estatuto cientfico, problemas centrais, mtodo e relao com a Filosofia. As grandes concepes psicolgicas da tradio. CA 33 INTRODUO AO PENSAMENTO TEOLGICO Introduo s principais questes de fronteira entre Filosofia e Teologia. Estudo filosfico de temas de Teologia. Natureza do conhecimento teolgico. Razo e F. Revelao e Tradio. CA 34 TEMAS DE HISTRIA CONTEMPORNEA Introduo metodologia de anlise da realidade social, econmica, poltica e cultural. Discuso de temas contemporneos: ordem e desordem econmica mundial, globalizao, estados nacionais, organismos multilaterais, pobreza e desenvolvimento, entre outros. CA 35 FUNDAMENTOS SOCIOLGICOS DA EDUCAO Abordagem das tendncias fundamentais da anlise sociolgica sobre a Educao. Retomada dos clssicos da Sociologia da Educao e aprofundamento de perspectivas educacionais contemporneas com nfase s posturas crtica, libertadoras e emancipatrias. CA 36 FUNDAMENTOS PSICOLGICOS DA EDUCAO Bases psicolgicas do ato educativo e da relao docente. Teorias da aprendizagem humana. Os grandes desafios psico-educativos. CA 37 ANTROPOLOGIA CULTURAL A cultura como problema cientfico e filosfico. A origem, evoluo e situao da humanidade. Os problemas e temas da cultura: multiculturalismo, interculturalidade, etnocentrismo e outros.

DISCIPLINAS OPTATIVAS
DO 38 FILOSOFIA POLTICA Estudo dos problemas ligados a prxis poltica. Relao Filosofia e Poltica. As grandes concepes de poltica da tradio filosfica. Discusso de temas de filosofia poltica: Democracia, Participao, transformao social entre outros. DO 39 FILOSOFIA DA HISTRIA A Histria como tema filosfico. As grandes concepes filosficas da histria presentes na tradio filosfica. Razo e Histria. Tempo e Eternidade. DO 40 TEMAS DE ECONOMIA-POLTICA Estudo da poltica como problema social. As grandes concepes de efetivao da poltica. Os desafios efetivao de uma sociedade democrtica. Estudo dos problemas econmicos como problemas sociais. As grandes concepes scio-econmicas. As questes do desenvolvimento da pobreza, da fome, sustentabilidade, solidariedade entre outras. Desafios realizao da igualdade. DO 41 TEMAS DE JUSTIA E DIREITOS HUMANOS Fenmeno jurdico. Teorias da Justia. Concepo de Direitos Humanos. Temas como: indivduo e institucionalidade, exigibilidade e justicialidade dos direitos humanos. Proteo de direitos.

PLANO DE ENSINO DAS DISCIPLINAS GERAL

DISCIPLINA: DB 01 LNGUA NACIONAL CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Identificao dos principais problemas para a expresso lingstica e oferta de subsdios para o desenvolvimento de condies para a interpretao e elaborao de textos. OBJETIVOS Geral Oportunizar ao aluno a identificao dos principais problemas de expresso lingustica e subsidi-lo para super-los processualmente. Especficos 1. Oferecer subsdios para que o estudante possa pensar, falar e escrever com correo e estilo em lngua nacional 2. Desenvolver a capacidade de leitura, anlise e interpretao de textos 3. Subsidiar para o desenvolvimento e qualificao da expresso lingustica nas suas variadas formas como modo de comunicao. CONTEDOS 1. Noes gerais da gramtica da lngua portuguesa 1.1. Classes gramaticais 1.2. Sintaxe e Semntica 1.3. Ortografia 2. Produo e Anlise de Textos 2.1. Leitura de texto 2.2. Redao de texto 2.3. Anlise e interpretao de texto 3. Comunicao e expresso METODOLOGIA Inicialmente sero aplicados exames para verificao e identificao da situao de cada aluno e para centrar nos contedos mais deficitrios. Organizao e composio de texto e anlise e interpretao sero trabalhados atravs de elaboraes e revises de textos semanais. A correo gramatical feita nos prprios textos e com aulas expositivas de identificao de uso correto dos diversos aspectos. AVALIAO A avaliao levar em conta o domnio das questes gramaticais, a capacidade de leitura, anlise, interpretao e produo de texto e elementos de comunicao e expresso. Sero realizados exerccios de composio (redaes), provas e pesquisas sobre aspectos especficos. BIBLIOGRAFIA Bsica AQUINO, Dilma Pires de et. al. As Motivaes e as Condies de Produo de Textos. So Paulo: Ed. PUC, 1986. CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuaso. So Paulo: tica, 1985. FIORIN, Jos Luiz; SAVIOLI, Francisco Plato. Para Entender o Texto: Leitura e Redao. So Paulo: tica, 1990. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramtica Aplicada aos Textos. 2.ed. So Paulo: Scipione, 1995. LUFT, Celso Pedro. Novo Guia Ortogrfico. Porto Alegre. Globo, 1980 Complementar BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica Portuguesa. So Paulo. Cia. Editora Nacional. 1982. CEGALLA, Paschoal Domingos. Novssima Gramtica da Lngua Nacional. So Paulo: Cia. Editora Nacional. 1985. FELIZARDO, Zoleva C. Teoria e Prtica de Redao. So Paulo: Cia. Editora Nacional, sd. GARCIA, Othon M. Comunicao em Prosa Moderna. 6.ed. Rio de Janeiro: FGV, 1977. INFANTE, Ulisses. Do Texto ao Texto: Curso Prtico de Leitura e Redao. So Paulo: Scipione, 1991 OLIVEIRA, Edson de. Anlise Sinttica. Porto Alegre: Sagra, sd. SOARES, Magda Becker; CAMPOS, Edson Nascimento. Tcnica de Redao. Rio de Janeiro: Livro Tcnico, 1983.

DISCIPLINA: DB 02 INTRODUO FILOSOFIA CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Contato introdutrio geral com a problemtica e a temtica filosficas. Estatuto da Filosofia e as diferenas em relao a outros saberes. Temticas filosficas especficas como: ser, conhecimento, prxis, liberdade, homem, mundo, cincia, entre outras. OBJETIVOS Geral Contribuir para que o aluno, mediante um contato inicial com a temtica e a problemtica filosficas tenha uma viso ampla da natureza especfica da filosofia e de seu mtodo de reflexo. Especficos 1. Desenvolver uma viso ampla da problemtica filosfica em geral e das disciplinas filosficas 2. Conduzir para a motivao principal centrada no desenvolvimento do esprito crtico 3. Contribuir para despertar para a capacidade de reflexo filosfica voltada para a prxis histrica 4. Refletir sobre alguns conceitos bsicos da filosofia CONTEDOS 1. Introduo Geral Problemtica e Temtica da Filosofia 2. Temas Bsicos de Filosofia 2.1. Filosofia, Conhecimento e Senso comum 2.2. Questo do objeto da filosofia 2.3. Filosofia, demais cincias e outros saberes 3. Filosofia e Histria 3.1. Origem da filosofia 3.2. Mitologia e filosofia 3.3. Histria da filosofia 3.4. A histria e a filosofia 3.5. A histria da filosofia e a histria das demais cincias (questo da verdade) 4. Perodos e Doutrinas Filosficas 4.1. Principais perodos da histria da filosofia 4.2. Filosofia antiga 4.3. Filosofia medieval 4.4. Filosofia moderna 4.5. Filosofia contempornea 5. Conceitos Bsicos da Filosofia 6. Filosofia em Nossos Dias 6.1. Para que serve a filosofia? 6.2. O papel social do filsofo 6.3. A filosofia e a educao 6.4. Pesquisa e Ao em Filosofia METODOLOGIA Leitura de textos indicados com base nos quais sero feitas aulas expositivas e debates. Utilizao de elementos de dramatizao (teatro). Trabalhos em grupo sobre temas, pesquisas individuais e em grupo. AVALIAO Levar em conta o domnio das questes bsicas da filosofia, a percepo das questes filosficas centrais e a capacidade interpretativa e dissertativa. Para tal ser feita mediante a apresentao de memria crtica de aula, pesquisa bibliogrfica sobre tema especfico e prova geral. BIBLIOGRAFIA Bsica BENINC. Elli. Introduo Filosofia. 7. Ed. Passo Fundo: EdiUPF, 1975 BORNHEIM, Gerd. Introduo ao Filosofar. Porto Alegre: Globo, 1970 BUZZI, Arcngelo. Introduo ao Pensar. 4. Ed. Petrpolis: Vozes. 1994 CARNEIRO LEO, Emmanuel. Aprendendo a Pensar. 2. Ed. Petrpolis, Vozes, 1989. MONDIM, Batista. Introduo Filosofia. So Paulo: Paulinas, 1984. RAEYMAEKER, L. Introduo Filosofia. So Paulo: Ed. EPU, 1973 Complementar ARANHA, Maria L. Arruda; PIRES MARTINS Maria Helena. Filosofando: Introduo Filosofia. So Paulo: Ed, Moderna. 1995. ARANHA, Maria L. Arruda; PIRES MARTINS Maria Helena. Temas de Filosofia. 2. Ed. So Paulo: Moderna, 1998. BUNGE, Mario. Tratado de Filosofia Bsica. So Paulo: EPU/EdUSP, 1976-... (7 vol) CHAU, Marilena. Convite Filosofia. 9. Ed. So Paulo, tica, 1997. EWING, A C. As Questes Fundamentais da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984

GARCIA MORENTE, Manuel. Fundamentos de Filosofia: Lies Preliminares. Trad. G. Coronado, 8. Ed. So Paulo: Mestre Jou, 1980. GRANGER, Gilles-Gaston. Por um Conhecimento Filosfico. So Paulo: Papirus, 1989. HECK, Jos Nicolau. Estudos de Termonologia Filosfica. Goinia: EdUFG, 1996. LOPES, Francisco. Introduo Filosofia. So Paulo, Agir. LUCKESI, Cipriano C; SILVA PASSOS, E. Introduo Filosofia. 2. Ed. So Paulo: Cortez, 1996. MARIAS, Julian. Introduo Filosofia. Rio de Janeiro: Liv. Duas Cidades, 1996. MATOS, Olgria. Filosofia: A Polifonia da Razo. So Paulo: Scipione, 1997. MENDONA, Eduardo Prado de. O Mundo Precisa de Filosofia. Rio de Janeiro: Agir, 1968. RODRIGUES, Eudoro. Introduccin a la Filosofa. Bogot: USTA, 1988. TELES, Antnio Xavier. Introduo ao Estudo da Filosofia. So Paulo: tica.

DISCIPLINA: DB 03 LGICA I CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Noes bsicas da lgica formal clssica. Definio e Diviso da lgica. Bases da Lgica Formal. Subsdio ao exerccio do pensamento de forma correta. Aprendizagem de tcnicas de argumentao e a estrutura formal do raciocnio silogstico. OBJETIVOS Geral Introduzir aos conhecimentos bsicos da lgica formal do pensamento humanos na perspectiva clssica, oportunizando condies para o desenvolvimento de tcnicas para o aprimoramento do prprio pensamento e do raciocnio corretos. Especficos 1. Introduzir ao estudo da lgica formal e a sua aplicao filosofia 2. Compreender os princpios, formas e estruturas lgicas fundamentais 3. Desenvolver a capacidade de pensamento e expresso logicamente organizados. CONTEDOS 1. Introduo Geral Lgica Formal: Problemtica e temtica 1.1. O que lgica? Qual seu papel na filosofia? 1.2. Argumentao: premissas e concluso 1.3. Deduo e induo 1.4. Verdade e validade 2. Breve Histria da Lgica Formal 3. Bases da Lgica Formal: os primeiros princpios lgicos 4. Sofismas e Falcias 4.1. Grupo Lgico 4.2. Grupo Lingustico 5. Argumentao dedutiva 5.1. Introduo geral s formas lgicas: termo, proposio e argumento 5.1.1. Lgica do Conceito/Termo 5.1.1.1. Noo de conceito e termo 5.1.1.2. Elementos constitutivos 5.1.1.3. Classificao 5.1.1.4. Definio Lgica 5.1.2. Lgica do Juizo/Proposio 5.1.2.1. Noo de juzo e proposio 5.1.2.2. Classificao 5.1.2.3. Converso de proposies 5.1.2.4. Oposio de proposies: Quadrado Lgico 5.1.3. Lgica da Argumentao/Silogismo 5.1.3.1. Noo de raciocnio, argumento, silogismo 5.1.3.2. Princpios e regras do silogismo: relativas aos termos e s premissas 5.1.3.3. Figuras e modos do silogismo 5.1.3.4. Formas derivadas do silogismo. METODOLOGIA Exposio dialogada dos contedos, leitura de textos subsdio, leitura de texto do Organon, exerccios de fixao em cada um dos contedos da disciplina feitos individualmente e em grupo e revisados em aula, alm de pesquisa em jornais e revistas e obras filosficas sobre temas da disciplina. AVALIAO A avaliao toma em conta os seguintes critrios principais: a) Compreenso dos temas e contedos; b) Capacidade de resoluo de problemas lgicos; c) Capacidade de anlise lgica. Estes critrios sero aferidos pelas seguintes modalidades de avaliao: a) Exerccios de aplicao; b) Prova individual e sem consulta; c) Artigo sobre um tema de um dos Livros do Organon de Aristteles BIBLIOGRAFIA Bsica ARISTTELES. Obras (Organon) Trad. Francisco de P. Samaranch. Tolle-Lege: Aguilar, sd ARISTTOLES Tpicos e Argumentos sofsticos. Trad. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. So Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os Pensadores) ARISTTELES. Categorias. Lisboa: Guimares Ed., 1985, pp. 41-119. ARISTTELES. Perirmeneias. Lisboa: Guimares Ed., 1985, pp. 120-174 ARISTTELES. Analticos Posteriores. Lisboa: Guimares Ed., 1987. ARISTTELES. Analticos Primeros. IN: Obras (Organon) Trad. Francisco P. Samaranch. Tolle-Lege: Aguilar, sd

BASTOS, C; KELLER. V. Aprendendo Lgica. Petrpolis: Vozes, 1991. BOCHENSKI, I.M. Histria de la Lgica Formal. Madrid: Gredos, 1966. COPI, Irving. Introduo Lgica. So Paulo: Mestre Jou, 1978. KNEALE, W.; KNEALE, M. O Desenvolvimento da Lgica. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1991. MORTARI, Cezar A. Introduo Lgica. So Paulo: Ed. UNESP/Impr. Oficial SP, 2001. Complementar ALCOURRN, C E; MNDEZ, J M; ORAYEN, R (Eds). Lgica. Madrid: Trotta, 1995 (Encicl. Iberoamericana de Filosofia, 7) CAF ALVES, Alaor. Lgica: Pensamento Formal e Argumentao. So Paulo: Ed. Profissionais, 2000. CANTURIA, Sto. Anselmo de. Lgica para Principiantes. 2. Ed. So Paulo: Abril Cultural, 1979 (Os Pensadores) HEGEMBERG, L. Dicionrio de Lgica. So Paulo: EPU, 1995. HEGEMBERG, L. Lgica: Exerccios (vol I a IV). So Paulo: EPU/EDUSP, 1975-78. JOLIVET, Rgis. Tratado de filosofia, lgica e cosmologia. So Paulo: Paulinas, 1991, v. I,II,III. LAUSCHNER, Roque. Lgica Formal. Porto Alegre; Sulina, 1984. LIARD, L. Lgica. So Paulo: CEN, 1979 NERICI. I. Introduo lgica. So Paulo: Nobel, 1971

DISCIPLINA: DB 04 LGICA II CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Compreenso crtica do pensamento lgico moderno e contemporneo analtico e dialtico. Identificao das vrias vertentes lgicas e seus conceitos e operaes fundamentais. OBJETIVOS Geral Compreender as principais questes lgicas e filosofia da lgica, a fim de localizar criticamente o lugar da lgica no pensamento filosfico contemporneo. Especficos 1. Discutir a relao entre conceitos fundamentais para a compreenso do lugar da lgica no pensamento contemporneo 2. Aprofundar sobre as diversas questes implicadas na questo do fundamento da lgica, identificando as principais posturas historicamente construidas 3. Introduzir ao conhecimento das principais posies sobre verdade lgica 4. Discutir questes metafsicas e epistemolgicas relacionadas lgica 5. Abrir um debate sobre as relaes possveis entre analtica e dialtica. CONTEDOS 1. Introduo Geral temtica e problemtica lgicas contemporneas 2. Lgica, Razo e Linguagem 3. Teorias da Verdade Lgica 4. Questo da Fundamentao 5. Questes Metafsicas e Epistemolgicas 6. Dialtica e Analtica: Duas lgicas? METODOLOGIA O desenvolvimento dos contedos todo organizado com base em texto de referncia (para cada tema um texto), que lido previamente e dele produzido um esquema de leitura (individual e depois em grupo) e em seguida apresentado em aula com aprofundamento feito pelo professor. Para tal utiliza-se diversas tcnicas de seminrio (ex, tcnica da grade). AVALIAO A avaliao toma em conta os seguintes critrios principais: a) Compreenso dos temas e contedos; b) Capacidade de interpretao e anlise de textos; c) Capacidade de construo e resoluo de problemas lgico-filosficos. Estes critrios sero aferidos pelas seguintes modalidades de avaliao: a) Resenha de um dos textos de leitura recomendada na Bibliografia Bsica; b) Ensaio sobre um tema da disciplina; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica ALCOURRN, C E; MNDEZ, J M; ORAYEN, R (Eds). Lgica. Madrid: Trotta, 1995 (Encicl. Iberoamericana de Filosofia, 7) BOCHENSKI, I.M. Histria de la Lgica Formal. Madrid: Gredos, 1966. BOMBASSARO, Luiz C.; PAVIANI, Jayme (Org). Filosofia, Lgica e Existncia. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 1997. (Coletnea de Textos em Homenagem a Antnio C K Soares). CIRNE LIMA, Carlos. Dialtica para Principiantes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. COSTA, Newton C. A da Ensaio sobre os Fundamentos da Lgica. 2. Ed. So Paulo: Hucitec, 1994. HAACK, S. Filosofia das lgicas. Trad. C.A. Mortari e L.H. de Arajo Dutra. So Paulo: EdUNESP, 2002 KNEALE, W.; KNEALE, M. O Desenvolvimento da Lgica. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1991. LEFEBVRE, H. Lgica Formal e Lgica Dialtica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1979. LUFT, E. Fundamentao ltima vivel? IN: CIRNE LIMA, C. & ALMEIDA, C. Ns e o Absoluto. So Paulo/Fortaleza: Loyola/EdUFC, 2001, pp. 79-97 Complementar ARISTTELES. Obras (Organon) Trad. Francisco de P. Samaranch. Tolle-Lege: Aguilar, sd ARISTTOLES Tpicos e Argumentos sofsticos. Trad. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. So Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os Pensadores) BOLL, M.; TEINHART, J. A Histria da Lgica. Lisboa: Ed. 70, 1992. CABALLERO, Alexandre. A Filosofia atravs dos Textos. So Paulo: Cultrix/EdUSP CABRERA, Julio. A Lgica Condenada. So Paulo: HUCITEC/EDUSP, 1987. CAF ALVES, Alaor. Lgica: Pensamento Formal e Argumentao. So Paulo: Ed. Profissionais, 2000. CANTURIA, Sto. Anselmo de. Lgica para Principiantes. 2. Ed. So Paulo: Abril Cultural, 1979 (Os Pensadores) CIRNE LIMA, C.R. Carta Sobre Dialtica. O que dialtica?. Belo Horizonte, Sntese Nova Fase. V. 21, n. 67 (1997) : 439-447 COPI, Irving. Introduo Lgica. So Paulo: Mestre Jou, 1978. COSTA, J. A. da. Dialtica: Um acerto de Contas de Marx com Hegel. Passo Fundo: Berthier, 2001.

FREGE, Gottlob. Ensayos de semntica y filosofa de la lgica. Trad. Luis M V. Villaneuva. Madrid: Tecnos, 1998. FREGE, Gottlob. Os frundamentos da aritmtica. Trad. Antonio Zilho. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1992. HEGEL, G.W.F. Enciclopdia das Cincias Filosficas: Cincia da Lgica. So Paulo: Loyola, 1995. HEGEMBERG, L. Dicionrio de Lgica. So Paulo: EPU, 1995. KATZ, C. S.; DORIA, F. A (Org). Razo/Desrazo. Petrpolis: Vozes, 1992. KNEALE, W.; KNEALE, M. O Desenvolvimento da Lgica. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1991. KONDER, Leandro. Derrota da Dialtica. Rio de Janeiro: Campus, 1988. LIPSCHUTZ, Seymour. Teoria dos Conjuntos. Rio de Janeiro: Livro Tcnico, 1968. MORTARI, Cezar A. Introduo Lgica. So Paulo: Ed. UNESP/Impr. Oficial SP, 2001. MURCHO, Desidrio. Limites do Papel da Lgica na Filosofia. Revista Filosfica de Coimbra, n 14, 1998, pp. 389-399 (Disponvel em www.criticanarede.com. Acesso em 08/02/03.PEIRCE, C.S. Escritos Lgicos. Madrid: Alianza, 1988. POPPER, Karl R. A Lgica da Pesquisa Cientfica. So Paulo: Cultrix, 1975 QUINE, W.V. Filosofia da Lgica. Rio de Janeiro: Zahar, 1972 SCHAEFER, Srgio. A Lgica Dialtica. Porto Alegre: Movimento, 1985. SKYRMS, Brian. Escolha e Acaso: Uma introduo lgica indutiva. So Paulo: Cultrix/EdUSP STEBBING, L. Susan. Introduccin a la Lgica Moderna. Trad. Jos Luiz Gonzlez. Mxico: FCE, 1981. STEGMLLER, W. Filosofia Contempornea. So Paulo: EPU/EdUSP, 1977 (2 vol). TUGENDHAT, Ernst; Wolf, Ursula. Propedutica Lgico-Semntica. Trad. Fernando A da Rocha Rodrigues. Petrpolis: Vozes, 1997. VILLALOBOS, J.E.R. Lgica e Existncia. So Paulo: EDUSP/Grijalbo, 1971

DISCIPLINA: DB 05 METODOLOGIA CIENTFICA CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Desenvolvimento de condies para o estudo e pesquisa individual. Tipos de pesquisa, funo social da pesquisa. Especificidade do estudo em nvel superior. Tcnica de apresentao de trabalhos escolares. Normas da ABNT para a apresentao de trabalhos cientficos. OBJETIVOS Geral Introduzir modalidade especfica de estudo em nvel superior atravs de metodologias e tcnicas apropriadas para a leitura, o estudo e a pesquisa, bem como s normas oficiais de apresentao de trabalhos cientficos Especficos 1. Compreender a especificidade do estudo em nvel superior e suas exigncias cientficas e metodolgicas 2. Aprender a exercitar a pesquisa cientfica, conhecendo os diversos tipos e em especial a pesquisa bibliogrfica 3. Dominar as normas oficiais de apresentao de trabalhos cientficos CONTEDOS 1. Introduo Geral: Natureza e Alcance da Metodologia Cientfica 2. Conhecimento, Cincia, Filosofia e Ensino Superior 2.1. A natureza do ensino superior 2.2. Importncia social da produo do conhecimento 2.3. Desafios ao estudo em nvel superior 3. Introduo Geral ao Conhecimento 3.1. Noo Geral de conhecimento e seus diversos tipos 3.2. Esprito Cientfico: Competncias e Atitudes 3.3. O Mtodo Cientfico: mtodo e objeto 4. Pesquisa Cientfica 4.1. Conceito e Tipos de Pesquisa 4.2. Funo social e pedaggica da pesquisa no ensino superior 4.3. Trabalhos Cientficos: Requisitos e Tipos 4.4. A Natureza da pesquisa bibliogrfica 4.5. Projeto e Relatrio de Pesquisa Bibliogrfica 5. Tcnicas e Normas de Apresentao de Trabalhos 5.1. Tcnicas de leitura, estudo, fichamento e redao de trabalhos 5.2. Normas da ABNT METODOLOGIA O desenvolvimento dos contedos feito com exposies e exerccios de simulao de aplicao a fim de que os alunos dominem os aspectos tratados no sentido prtico ao tempo em que apreendem sua justificao terica AVALIAO Na avaliao e levado em conta, entre outros aspectos, a capacidade de produo de trabalhos cientficos, o domnio dos elementos metodolgicos e a aprendizagem da dinmica constitutiva da vida acadmica. As modalidades: a) Produo de um trabalho cientfico; b) Exerccios diversos BIBLIOGRAFIA Bsica CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia Cientfica. 4.ed. So Paulo: Makron Books, 1996. DEMO, Pedro. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Atlas, 2000. LAKATOS, E.M; MARCONI, M DE A. Fundamentos da Metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 1996. LUCKESI, Cipriano et. al. Fazer Universidade: Uma proposta metodolgica. So Paulo: Cortez, 1986. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientfico. 20 ed. So Paulo: Cortez, 1996 Complementar ANDRADE, M.M. de Introduo Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Atlas, 1993. BECKER, Fernando et. al. Apresentao de Trabalhos Escolares. Porto Alegre: Multilivro, 1993. ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese. 14. Ed. So Paulo: Perspectiva, 1998. GALLIANO, A.G. O Mtodo Cientfico: Teoria e Prtica. So Paulo: Harbra, 1986 LUFT, Celso Pedro. O Escrito Cientfico. Porto Alegre: Lima, 1981 RUIZ, J.A. Metodologia Cientfica. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 1995. SALVADOR, A.D. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Bibliogrfica. Porto Alegre: Sulina, 1977

DISCIPLINA: DB 06 METODOLOGIA DA PESQUISA EM FILOSOFIA CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas e 30 horas-aula prticas (6 crditos) EMENTA Natureza e importncia da pesquisa filosfica. Elaborao de projeto e relatrio de Pesquisa Filosfica. Natureza e especificidade do trabalho monogrfico. Forma regimental para elaborao e avaliao do Trabalho Monogrfico. OBJETIVOS Geral Introduzir metodologia de pesquisa em filosofia, atravs do conhecimento da especificidade da pesquisa em filosofia e o domnio de tcnicas apropriadas para tal, alm da construo de um projeto de pesquisa monogrfica a ser executado por cada aluno Especficos 1. Dominar o sentido e a problemtica tpicas da investigao atravs da pesquisa em filosofia 2. Conhecer a metodologia de construo de um projeto e um relatrio de pesquisa em filosofia, especialmente da pesquisa monogrfica 3. Dominar Tcnicas de redao, apresentao e defesa pblica de trabalho monogrfico 4. Elaborar projeto de pesquisa monogrfica e definir o orientador para cada aluno. CONTEDOS 1. Introduo Geral Pesquisa em Filosofia 1.1. As fontes da Filosofia: Textos clssicos e realidade 1.2. Importncia da Pesquisa em filosofia 2. Metodologia da Pesquisa em Filosofia 2.1. A natureza da pesquisa em filosofia 2.2. Metodologias de abordagem filosfica 2.3. Fundamentos da Pesquisa em filosofia 3. Planejamento da Pesquisa em Filosofia 3.1. Diversos tipos e formas de pesquisa em filosofia 3.2. A pesquisa monogrfica em Filosofia 3.3. Planejamento da Pesquisa Monogrfica 3.4. Relatrio da Pesquisa Monogrfica e Dissertao filosfica 4. Normas e Tcnicas para Apresentao de Pesquisa Monogrfica 4.1. Tcnicas de redao, apresentao e defesa 4.2. Normatizao interna para defesa pblica de monografia 4.3. Encaminhamentos de Pesquisa Monogrfica METODOLOGIA O desenvolvimento dos contedos todo organizado atravs da exposio dos passos da pesquisa e, especialmente na construo de um projeto de pesquisa em filosofia que resulte num projeto de pesquisa monogrfica, assim que os temas so apresentados e em seguida trabalhados individualmente por cada aluno a fim de produzir seu prprio projeto. As aula presenciais so complementadas com entrevistas individuais e com sesses de estudo conjunto onde os projetos so confrontados. AVALIAO A avaliao tomar em conta os seguintes critrios principais: a) Compreenso dos temas e contedos propostos; b) Capacidade de delimitao de tema e de construo de projetos; c) Capacidade de programao de trabalho pessoal. Estes critrios sero aferidos atravs das seguintes modalidades de avaliao: a) Resenha de Texto objeto de estudo monogrfico; b) Exerccios diversos; c) Projeto de Pesquisa Monogrfica BIBLIOGRAFIA Bsica DEMO, Pedro. Pesquisa Como Ato Educativo. So Paulo ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese. So Paulo: Perspectiva, 1998. FOLSCHEID, D.; WUNENBURGER, J-J. Metodologia Filosfica. So Paulo: Martins Fontes, 1997. Complementar CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia Cientfica. 4.ed. So Paulo: Makron Books, 1996. DEMO, Pedro. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Atlas, 2000. LAKATOS, E.M; MARCONI, M DE A. Fundamentos da Metodologia Cientfica. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 1996. LUCKESI, Cipriano et. al. Fazer Universidade: Uma proposta metodolgica. 3. Ed. So Paulo: Cortez, 1986. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientfico. 20 ed. So Paulo: Cortez, 1996 RUIZ, J.A. Metodologia Cientfica. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 1995. SALVADOR, A.D. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Bibliogrfica. Porto Alegre: Sulina, 1977

DISCIPLINA: DB 07 METODOLOGIA DE INTERPRETAO DE TEXTO FILOSFICO CARGA HORRIA: 30 horas-aula tericas e 30 horas-aula prticas (4 crditos) EMENTA Natureza e diversidade dos textos filosficos. Introduo metodologia de anlise e interpretao de textos filosficos. OBJETIVOS Geral Introduzir e aprimorar o domnio da metodologia de anlise e interpretao de textos filosficos atravs do aprofundamento sobre questes hermenuticas fundamentais tpicas da filosofia. Especficos 1. Conhecer e aprofundar sobre a natureza e diversidade dos textos filosficos 2. Aprofundar sobre a apresentao dos conceitos e argumentaes em textos filosficos 3. Compreender os elementos contextuais presentes no texto filosfico CONTEDOS 1. Introduo Geral ao Texto Filosfico: Natureza e Especificidade 2. Fontes em Filosofia: O texto e o contexto 3. Conceito no Texto Filosfico 3.1. Processo de constituio do sentido em filosofia 3.2. Conceito e Campo conceitual 3.3. Referncia, Metfora e Exemplo 4. Argumentao no Texto Filosfico 4.1. Estrutura lgica da argumentao: Mtodo de argumentao 4.2. Hierarquias argumentativas e enunciativas 4.3. Unidade e Coerncia do Texto 5. Elementos Contextuais ao Texto Filosfico 5.1. Cenrio filosfico 5.2. Forma de enunciao: sujeito enunciador 5.3. Realidade e Filosofia METODOLOGIA O curso ter uma primeira parte de introduo geral com exposies e pequenos exerccios aplicativos e uma segunda parte de exerccio de interpretao (uso de tcnica da grade para estudo individual e em grupo) com base em textos filosficos selecionados. A terceira parte consiste em elaborao de Resenha e de ensaio de interpretao com base nos textos estudados AVALIAO Levar-se- em conta os seguintes aspectos: a) Capacidade de seleo de unidade de leitura e leitura de texto; b) Capacidade de anlise e interpretao de texto; c) Capacidade de pronunciamento crtico sobre texto: Sero modalidades de avaliao: a) Resenha Cientfica; b) Ensaio de interpretao; c) Seminrios de Interpretao (uso da Tcnica da Grade). BIBLIOGRAFIA Bsica COSSUTTA, Frdric. Elementos para a Leitura de Textos Filosficos. So Paulo: Martins Fontes, 1994. FOLSCHEID, D.; WUNENBURGER, J-J. Metodologia Filosfica. So Paulo: Martins Fontes, 1997. Complementar ABBANGNANO, N. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Mestre Jou, sd ANDRADE MARCONI, Marina de; LAKATOS, Eva M. Metodologia do Trabalho Cientfico. 6. Ed. So Paulo: Atlas, 2001. BIDART, Rodrigo I. El nivel del contenido profundo en textos filosoficos. Revista de Filosofia Doxa. Santiago do Chile: Universidad Metropolitana de Cincias de la Educacin. N 3. Disponvel em www.umce.cl/~cipumce/ revistas/doxa3/revista03nivel.htm Acesso em 05/02/04. CORETH, Emerich. Questes Fundamentais de Hermenutica. So Paulo: EDUSP, 1973. FERRATER MORA, J. De la expresion filosofica. IN: Obras Selectas. Madrid, R. Occidente, 1967, pp 178-184 FERRATER MORA, J. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Loyola, 2000 (4 vol) FLICKINGER, H-G. A lgica clandestina do compreender, do pensar e do escrever IN: BONI, L.A de. Finitude e Transcendncia. Porto Alegre/Petrpolis: Edipucrs/Vozes, 1996, pp. 211-221 GADAMER, H-G. Verdade e Mtodo. Petrpolis: Vozes, 1998. KREBS, Vctor J. La lectura de lo invisible. Revista Universalia. Caracas, Universidad Simn Bolvar, N 15, abr-dez 2001. Disponvel em http://universalia.usb.ve/universalia15/colaboraciones/lectura.html Acesso 05/02/04. LOGOS. Enciclopdia Luso-Brasileira de Filosofia. Lisboa: Ed. Verbo, 1997 (5 vol) MARCONDES, Danilo. Textos Bsicos de Filosofia. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. PALMER, Richard. Hermenutica. Lisboa: Ed. 70, 1986. VVAA. Os filsofos atravs dos textos. De Plato a Sartre. Trad. Constana M. Csar. So Paulo: Paulus, 1997.

DISCIPLINA: DB 08 TRABALHO MONOGRFICO DE CONCLUSO CARGA HORRIA: 120 horas-aula prticas (8 crditos) EMENTA Elaborao, apresentao e defesa de Trabalho Monogrfico, sob a orientao de professor e conforme plano definido na Disciplina de Metodologia da Pesquisa em Filosofia. Regulamento especfico que disciplina o assunto. OBJETIVOS Geral Oportunizar a elaborao e defesa de trabalho monogrfico de acordo com a metodologia e tcnicas tpicas como espao para a sntese filosfica pessoal. Especficos 1. Oportunizar aos estudantes condies para a iniciao pesquisa filosfica atravs do exerccio da capacidade de interpretao do texto filosfico a partir de problemticas contemporneas 2. Oportunizar o exerccio da sntese pessoal e original e para a expresso do prprio pensamento como movimento de constituio e de consolidao do aluno em sujeito de reflexo e de produo do conhecimento 3. Servir de momento de auto-avaliao da aprendizagem processada no decorrer do curso de graduao. (Cf. Para Metodologia e Avaliao, alm de outros aspectos no PDI o Regulamento especfico Anexo II)

DISCIPLINA: HF 09 HISTRIA DA FILOSOFIA I Antiga CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas e 30 horas-aula prticas (6 crditos) EMENTA
Pensamento filosfico grego e latino: das origens a Plotino. Pr-Socrticos, Scrates, Sofistas, Plato, Aristteles, Esticos, Eclticos, Neo-Platonismo, Ceticismo, Cinismo, Epicurismo. Estudo de Autores e Obras principais, bem como do significado do Pensamento Grego para o mundo ocidental. Leitura e interpretao de textos filosficos antigos.

OBJETIVOS Geral Compreender, de forma contextualizada, crtica e sistemtica, as origens gregas do pensamento filosfico e o pensamento latino, sua constituio e principais posturas representativas, alm de ocupar-se de seu desenvolvimento e afirmao como saber na cultura ocidental. Especficos
1. 2. 3. 4. 5. Situar a relao filosofia e histria, dando nfase para a metodologia especfica do estudo da histria da filosofia e a importncia do texto clssico como mediao fundamental de acesso ao pensamento filosfico Identificar o contexto que deu origem ao pensamento filosfico grego e sua estruturao originria no pensamento dos filsofos pr-socrticos Compreender os eixos estruturadores e as principais propostas do pensamento clssico, particularmente de Scrates, Plato e Aristteles Compreender o pensamento filosfico no mundo helnico atravs do conhecimento das escolas e dos pensadores referenciais Sistematizar a herana filosfica do pensamento greco-latino para o ocidente.

CONTEDOS 1. Introduo Geral Histria da Filosofia 1.1. Relao Histria e filosofia 1.2. Importncia dos Textos e sua hermenutica 1.3. Metodologia de Histria da Filosofia 2. As origens do pensamento filosfico grego 2.1. As razes histricas do pensamento filosfico Grego 2.2. Religio, Literatura, Mito e Filosofia 2.3. O pensamento dos Pr-Socrticos 3. A afirmao da Polis e a filosofia 3.1. A Polis como espao de pensamento 3.2. O movimento Sofista 3.3. Scrates e as Escolas Socrticas 3.4. O pensamento de Plato 3.5. O pensamento de Aristteles 4. O desfazer-se da Polis e a filosofia no mundo helenista 4.1. O sentido da filosofia no mundo helnico 4.2. As filosofias ticas: Estoicismo, Epicurismo, Ceticismo, Ecletismo, Cinismo 4.3. Plotino e o neo-platonismo de Vitorio, Bocio e outros 4.4. Porfrio, Proclo, Escola de Atenas 5. A herana greco-latina: Pensamento antigo, pensamento encerrado? METODOLOGIA
Atravs da exposio sobre os contedos centrais do pensamento dos autores mais representativos do perodo, contextualizados historicamente, o trabalho complementado com a leitura, anlise e interpretao de textos selecionados referenciais do perodo que ocupam horas prticas, com acompanhamento individualizado.

AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica
BORNHEIM, Gerd. Os Filsofos Pr-Socrticos. So Paulo: Cultrix, 1967. HAMILTON, Edith. A mitologia. Lisboa: Dom Quixote, 1983. HIRSCHBERGER, Johannes. Histria da Filosofia. So Paulo: Herder, 1954 (Tomo I). JAEGER, Werner. Paidia: A formao do homem grego. So Paulo: Martins Fontes, 1994. KIRK, G.S.; RAVEN, J.E. Os filsofos Pr-Socrticos. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1990. MONDOLFO, Rodolfo. O infinito no pensamento da antiguidade clssica. So Paulo: Mestre Jou, 1968. REALE, Giovanni. Histria da Filosofia Antiga. So Paulo: Loyola, 1993 (5 vol) REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Historia da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. So Paulo: Paulus, 1990. SCHLLER, D; GOETTEMS, M.B. (Org) Mito Ontem e Hoje. Porto Alegre: EdUFRGS, 1990. SPINELLI, M. Os filsofos Pr-Socrticos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

Complementar
Textos dos Filsofos constantes do Programa de Contedos encontrveis na Coleo Os Pensadores, da Abril Cultural.

DISCIPLINA: HF 10 HISTRIA DA FILOSOFIA II Medieval CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas e 30 horas aula prticas (6 crditos) EMENTA Estudo do pensamento filosfico cristo da poca medieval. Patrstica e Escolstica, momentos, autores, obras. Pensamento rabe e Judeu. Significado do pensamento medieval entre o antigo e o moderno. Leitura e interpretao de textos filosficos medievais OBJETIVOS Geral Compreender a especificidade do pensamento filosfico desenvolvido no perodo medieval, seu dilogo com os problemas da poca, com o pensamento grego e com o renascimento e modernidade Especficos 1. Identificar os problemas centrais do pensamento filosfico construdo no perodo medieval, ocupando-se da anlise e interpretao de textos clssicos referenciais, retomando e sistematizando a relao entre f e razo 2. Compreender a relao entre o pensamento grego e a f crist, especialmente presente na filosofia patrstica 3. Compreender as questes filosficas identificadas e sistematizadas pelo pensamento filosfico da Escolstica e suas implicaes 4. Identificar a relao entre o pensamento medieval e o renascimento moderno 5. Debater sobre o significado do pensamento medieval na tentativa de circuscrever sua especificidade no contexto da tradio filosfica ocidental em geral CONTEDOS 1. Introduo Geral: Inculturao da f. Encontros e desencontros entre pensar e crer 2. A f crist e o pensamento grego 2.1. O cristianismo nascente e a filosofia antiga: Flon 2.2. As tentativas de justificao da f pelo pensamento grego: Patrstica 2.3. O pensamento de Agostinho de Hipona 3. A filosofia Escolstica 3.1. Formao e desenvolvimento: a) Questo dos Universais; b) Introduo de Aristteles via rabes e judeus Pensamento de Anselmo, Abelardo, Avicena, Averris, Maimnides 3.2. O apogeu: a) formao das universidades e ordens religiosas; b) Pensamento de Toms de Aquino e Boaventura 3.3. O declnio novos temas: Duns Escoto, Guilherme de Ockham e o pensamento poltico 4. Novas perspectivas via moderna 4.1. Nicolau de Cusa e novas perspectivas cientficas 4.2. A filosofia mstica: Mestre Eckhart 4.3. Pensamento medieval e renascimento 5. O Significado do pensamento medieval: Idade mdia, idade das trevas? METODOLOGIA

Atravs da exposio sobre os contedos centrais do pensamento dos autores mais representativos do perodo, contextualizados historicamente, o trabalho complementado com a leitura, anlise e interpretao de textos selecionados referenciais do perodo que ocupam horas prticas, com acompanhamento individualizado. AVALIAO
Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica BOEHNER, Philoteus; GILSON, Etienne. Histria da Filosofia Crist: desde as origens a Nicolau de Cusa. Petrpolis: Vozes, 1985. DE BONI, Luis Alberto. Idade Mdia: tica e Poltica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. GILSON, Etienne. A filosofia na Idade Mdia. So Paulo: Martins Fontes, 1995. HAMMAN, A. Os Padres da Igreja. So Paulo: Paulinas, 1985. HIRSCHBERGER, Johannes. Histria da Filosofia na Idade Mdia. So Paulo: Herder, 1959. MOORE, Charles (Org.) Filosofia: Oriente e Ocidente. So Paulo: Cultrix, 1978. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Historia da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. So Paulo: Paulus, 1990 (Vol. 1). ZILLES, Urbano. F no pensamento medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993. Complementar
Textos dos Filsofos constantes do Programa de Contedos encontrveis na Coleo Os Pensadores, da Abril Cultural

DISCIPLINA: HF 11 HISTRIA DA FILOSOFIA III Moderna I CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas e 30 horas-aula prticas (6 crditos) EMENTA As origens da modernidade, o Renascimento e os grandes acontecimentos do perodo. Utopistas, Cientistas, Racionalistas e os Empiristas. Compreenso crtica das origens da modernidade e do pensamento filosfico que a gestou e que nela se gestou. Estudo de autores e obras principais. Descartes, Locke, Hume, Kant. Leitura e interpretao de textos filosficos modernos. OBJETIVOS Geral Compreender o sentido do pensamento moderno, suas posies e problemticas peculiares, de forma sistemtica, contextualizada e crtica, levando em conta os textos e filsofos mais representativos da primeira fase do perodo moderno. Especficos 1. Identificar o lugar do pensamento moderno e suas caractersticas bsicas procurando identificar o sentido da modernidade. 2. Caracterizar as diversas posies do pensamento humanista da Renascena de forma contextualizada e crtica 3. Circunscrever as caractersticas filosficas da racionalidade moderna com base no estudo das posies clssicas dos pensadores do racionalismo, do empirismo e do iluminismo 4. Compreender a posio kantiana, tendo por base o estudo de seus textos e no contexto do pensamento moderno CONTEDOS 1. Introduo Geral ao pensamento filosfico moderno: sentido da modernidade 2. Humanismo e Renascena 2.1. O contexto scio-histrico 2.2. O pensamento cientfico (Giordano, Coprnico, Galileu, Bacon, Campanella), religioso (Erasmo e Lutero) e poltico (Maquiavel e Moro) 2.3. A filosofia e o Novo Mundo: Disputa de Valliadolid 3. A nova racionalidade moderna 3.1. O racionalismo (Descartes, Spinoza, Leibniz) e sua crtica interna (Pascal, Vico) 3.2. O empirismo (Hobbes, Berkeley, Locke e Hume) 3.3. O movimento iluminista (Enciclopedistas, Smith, Newton, Montesquieu, Voltaire, Rousseau e outros) 4. O criticismo: Immanuel Kant METODOLOGIA Atravs da exposio sobre os contedos centrais do pensamento dos autores mais representativos do perodo, contextualizados historicamente, o trabalho complementado com a leitura, anlise e interpretao de textos selecionados referenciais do perodo que ocupam horas prticas, com acompanhamento individualizado. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica BREHIER, Emile. Histria da Filosofia. So Paulo: Mestre Jou, 1977 (Vol II) CHATELET, F. Histria da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1972. CRAMPE-CASNABET, Michele. Kant, uma revoluo filosfica. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. DALBOSCO, Claudio Almir.O idealismo transcendental de Kant. Passo Fundo: EdUPF, 1997. HABERMAS, Jrgen. Discurso Filosfico da Modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990 REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Do humanismo a Kant. So Paulo: Paulus, 1990 (V. II) SCRUTON, Roger. Introduo Filosofia Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. TAYLOR, Charles. As fontes do self: a construo da identidade moderna. So Paulo: Loyola, 1997. TOURAINE, Alain. Crtica da Modernidade. Petrpolis: Vozes, 1994. Complementar Textos dos Filsofos constantes do Programa de Contedos encontrveis na Coleo Os Pensadores, da Abril Cultural

DISCIPLINA: HF 12 HISTRIA DA FILOSOFIA IV Moderna II CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas e 30 horas-aula prticas (6 crditos) EMENTA Continuao da reflexo sobre o pensamento moderno. Estudo da Filosofia do romantismo e do idealismo alemo, Fichte, Schelling e Hegel. Leitura e interpretao de textos filosficos modernos. OBJETIVOS Geral Compreender o pensamento do idealismo nas suas diversas propostas a partir das heranas modernas, de forma crtica, contextualizada e sistemtica, tendo por base pensadores e textos referenciais. Especficos 1. Identificar a problemtica de base do idealismo a partir da herana kantiana, especialmente no pensamento de Shelling e Fichte 2. Aprofundar o conhecimento da problemtica e da proposta dialtica do idealismo hegeliano 3. Conhecer as propostas do romantismo e do pessimismo modernos 4. Debater o sentido do pensamento moderno como afirmao da subjetividade. CONTEDOS 1. O idealismo Ps-Kantiano 1.1. A herana de Kant 1.2. O pensamento de Shelling 1.3. O pensamento de Fichte 2. O pensamento Dialtico do Idealismo: G.W.F. Hegel 3. Romantismo e Pessimismo 4. O pensamento sociolgico moderno e sua relao com a filosofia (Weber) 5. O sentido do pensamento filosfico moderno: afirmao da subjetividade? METODOLOGIA Atravs da exposio sobre os contedos centrais do pensamento dos autores mais representativos do perodo, contextualizados historicamente, o trabalho complementado com a leitura, anlise e interpretao de textos selecionados referenciais do perodo que ocupam horas prticas, com acompanhamento individualizado. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica ALVES BORGES, Maria de Lourdes. Histria e Metafsica em Hegel. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. BERMANN, Marshall. Tudo o que slido desmancha no ar. A aventura da modernidade. So Paulo: Cia. das Letras, 1989. BREHIER, Emile. Histria da Filosofia. So Paulo: Mestre Jou, 1977 (Vol II) CHATELET, Franois. Histria da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1972. CHATELET, Franois. O pensamento de Hegel. Lisboa: Presena, 1985. HABERMAS, Jrgen. Discurso Filosfico da Modernidade. Lisboa: Dom Quixote LUFT, Eduardo. Para uma crtica interna ao sistema de Hegel. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Do humanismo a Kant. So Paulo: Paulus, 1990 (V. II) RD, Wolfgang. Filosofia Dialtica Moderna. Braslia: EdUNB, 1984 SCRUTON, Roger. Introduo Filosofia Moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. TAYLOR, Charles. As fontes do self: a construo da identidade moderna. So Paulo: Loyola, 1997. TOURAINE, Alain. Crtica da Modernidade. Petrpolis: Vozes, 1994. WEBER, Tadeu. Hegel, Liberdade, Estado e Histria. Petrpolis: Vozes, 1993. Complementar Textos dos Filsofos constantes do Programa de Contedos encontrveis na Coleo Os Pensadores, da Abril Cultural

DISCIPLINA: HF 13 HISTRIA DA FILOSOFIA V Contempornea I CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas e 30 horas-aula prticas (6 crditos) EMENTA O pensamento da esquerda hegeliana e Marx. O positivismo, Freud, Nietzsche, Kierkegaard. Estudo dos principais autores e obras filosficas do sculo XIX. Leitura e interpretao de textos filosficos contemporneos. OBJETIVOS Geral Compreender o sentido da crtica interna ao pensamento moderno de forma contextualizada, sistemtica e crtica, levando em conta os pensadores e textos representativos da filosofia no sculo XIX. Especficos 1. Situar a problemtica da filosofia contempornea especialmente de sua fase inicial, centrada na resposta filosfica questo social 2. Aprofundar o estudo e o conhecimento do pensamento filosfico da esquerda hegeliana, especialmente de Karl Marx 3. Compreender as propostas de pensamento positivista e evolucionaista e seu impacto no pensamento filosfico 4. Conhecer as posturas crticas da modernidade e do modelo racional 5. Conhecer as bases das propostas historicistas crticas do positivismo CONTEDOS 1. O sentido de contemporaneidade: Questo social e a filosofia 2. A esquerda hegeliana e o Marxismo 2.1. O pensamento de Feuerbach 2.2. O pensamento de Karl Marx 3. O positivismo e o evolucionismo (Comte e Darwin) 4. O pensamento crtico da modernidade e a descoberta do inconsciente 4.1. Shopenhauer, Kierkegaard e Nietzsche 4.2. O sentido filosfico do pensamento de Freud 5. Razo histrica e crtica ao positivismo 5.1. O pensamento de Dilthey 5.2. A retomada do idealismo e o neocriticismo METODOLOGIA Atravs da exposio sobre os contedos centrais do pensamento dos autores mais representativos do perodo, contextualizados historicamente, o trabalho complementado com a leitura, anlise e interpretao de textos selecionados referenciais do perodo que ocupam horas prticas, com acompanhamento individualizado. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica BICCA, Lus. Marxismo e Liberdade. So Paulo: Loyola, 1987. BOCHENSCKI, I.M. A filosofia contempornea ociedental. So Paulo: EdUSP, 1975 BORNHEIM, Gerd. Dialtica: Teoria e Prtica. So Paulo: EDUSP, 1977. BOTTOMORE, Tom. Dicionrio do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. CHATELET, Franois. Logos e Praxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972 DUARTE, Rodrigo A de Paiva. Marx e a natureza em O Capital. So Paulo: Loyola, 1987. FLICKINGER, Hans Georg. Marx e Hegel. O Poro de uma filosofia social. Porto Alegre: L&PM, 1986. FREDERICO, Celso. O Jovem Marx: As origens da ontologia do ser social. So Paulo: Cortez, 1995. MELLO, L.I. Histria Moderna e Contempornea. So Paulo: Schipione, 1993. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia: Do romantismo at nossos dias. So Paulo: Paulus, 1990 (Vol III). SOUZA, Draiton G. de. O atesmo antropoltico de L. Feuerbach. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993. TEIXEIRA, Francisco J.S. Pensando com Marx: uma leitura crtica comentada de O Capital. So Paulo: Ensaio, 1995. Complementar Textos dos Filsofos constantes do Programa de Contedos encontrveis na Coleo Os Pensadores, da Abril Cultural

DISCIPLINA: HF 14 HISTRIA DA FILOSOFIA VI Contempornea II CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas e 30 horas-aula prticas (6 crditos) EMENTA Estudo do pensamento filosfico do sculo XX: Fenomenologia, Existencialismo, Lingstica, Escola de Frankfurt, Neo-Marxismo e outros neos, Hermenutica, tica do Discurso estudo dos autores e obras principais. Os grandes problemas e temas da Filosofia hoje. Leitura e interpretao de textos filosficos contemporneos. OBJETIVOS Geral Compreender as bases do pensamento contemporneo do sculo XX de forma contextualizada, crtica e sistemtica, tendo por base os textos e pensadores mais representativos. Especficos 1. Situar as diversas respostas e posicionamentos da filosofia, atravs de pensadores representati-vos, ante aos problemas como sociedade, cincia, linguagem e outros 2. Estudar o movimento filosfico da fenomenologia e do existencialismo 3. Compreender o lugar do pensamento estruturalista e ps-estruturalista 4. Situar o movimento ps-moderno e sua crtica 5. Debater sobre o sentido da filosofia no sculo XX e os desafios para a filosofia no sculo XXI CONTEDOS 1. Fenomenologia e Existencialismo 1.1 O pensamento de Husserl 1.2 O pensamento de Heidegger 1.3 O pensamento de Sartre 1.4 Os demais existencialistas: Jaspers, Marcel, Buber e outros 1.5 O pensamento de Levins 2. Filosofia da Sociedade 2.1. Pensamento marxista: Lukcs, Block, Gramsci, Heller e outros 2.2. A escola de Frankfurt: Horkheimer, Adorno e Marcuse 3. Filosofia e Cincia 3.1. O Crculo de Viena: Carnap 3.2. O falibilismo: Peirce, Popper 3.3. Epistemlogos: Kuhn, Lakatos, Feyerabend e outros 4. Filosofia e Linguagem 4.1. Wittgenstein I e II 4.2. As posies pragmticas: Austin, Searle e outros 4.3. A virada hermenutica: Gadamer 5. O pensamento estruturalista e ps-estruturalista: Straus, Foucault e outros 6. O movimento ps-moderno (Lyotard, Vattimo) 7. A Pragmtica Transcendental (Apel) e Universal (Habermas) 8. O sentido do sculo XX e os desafios para a filosofia no sculo XXI METODOLOGIA Atravs da exposio sobre os contedos centrais do pensamento dos autores mais representativos do perodo, contextualizados historicamente, o trabalho complementado com a leitura, anlise e interpretao de textos selecionados referenciais do perodo que ocupam horas prticas, com acompanhamento individualizado. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica ABBAGNANO, Nicola. Nomes e Temas da filosofia contempornea. Lisboa: Dom Quixote, 1990. ASSOUN, Paul-Laurent. A Escola de Frankfurt. Lisboa: Dom Quixote, 1989. BOGOMOLOV, A.S. A filosofia americana no sculo XX. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1979. CHATELET, Franois. Histria da Filosofia. O sculo XX. Lisboa: Dom Quixote, 1983. DELACAMPAGNE, Christian. Histria da Filosofia no sculo XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. GILES, Thomas Ransom. Histria do Existencialismo e da Fenomenologia. So Paulo: EdUSP, 1975 HEINEMANN, F. A filosofia no sculo XX. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1983. LYOTARD, Jean-Franois. O Ps-Moderno. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1988. OLIVEIRA, M. A de. Reviravolta Lingustico-Pragmtica na Fil. Contemp.. So Paulo: Loyola, 1996. STEIN, Ernildo. Seminrio sobre a Verdade. Petrpolis: Vozes, 1993 Complementar Textos dos Filsofos constantes do Programa de Contedos encontrveis na Coleo Os Pensadores, da Abril Cultural

DISCIPLINA: HF 15 HISTRIA DA FILOSOFIA VII Latino-americana CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas e 30 horas-aula prticas (6 crditos) EMENTA Estudo do pensamento filosfico latino-americano, principais autores e correntes de pensamento. Filosofia da Libertao. Leitura e interpretao de textos filosficos latino-americanos. OBJETIVOS Geral Compreender a especificidade do pensamento filosfico latino-americano por seus principais autores e correntes representativas, atravs de um estudo crtico, sistemtico e contextualizado, ocupando-se de obras relevantes Especficos 1. Introduzir polmica histrica da autenticiadade da filosofia na Amrica Latina 2. Debater sobre a influncia da filosofia em geral sobre o pensamento filosfico latino-americano 3. Conhecer algumas posturas contemporneas da filosofia na Amrica, especialmente a Filosofia da Libertao 4. Debater sobre os desafios e perspectivas atuais para a filosofia na Amrica Latina CONTEDOS 1. Introduo geral ao problema da histria da filosofia na Amrica Latina 2. A polmica Bondy x Zea 3. Razes coloniais da filosofia na Amrica: Las Casas e outros 4. Algumas Propostas Contemporneas 4.1. A Filosofia da Libertao: E. Dussel 4.2. Filosofia marxista 4.3. Filosofia da Cincia: Bunge 4.4. Filosofia da Linguagem e Lgica 5. Desafios e Perspectivas atuais da filosofia na Amrica Latina METODOLOGIA Atravs da exposio sobre os contedos centrais do pensamento dos autores mais representativos do perodo, contextualizados historicamente, o trabalho complementado com a leitura, anlise e interpretao de textos selecionados referenciais do perodo que ocupam horas prticas, com acompanhamento individualizado. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica ARGOTE, G. M. Que es eso filosofia latinoamericana? Introducin al filosofar. Bogot: El Buho, 1983. ARGOTE, G. M. (Org) La Filosofia en Amrica Latina. Bogot: El Buho, 1993. BONDY, A Salasar. Existe una filosofia de nuestra Amrica? Lima, 1968 CSAR, Constana Marcondes. Filosofia na Amrica Latina. So Paulo: Paulinas, 1988. DUSSEL, Enrique D. Filosofia da Libertao na Amrica Latina. So Paulo: Loyola, sd. FORNET-BETANCOURT, R. Problemas atuais da filosofia na hispano-amrica. So Leopoldo: EdUnisinos, 1993. ZEA, Leopoldo. La filosofia americana como filosofia sin ms. Mxico: Siglo Veintiuno, 1989. Complementar CALDERA, A Serrano. Filosofia e Crise: Pela filosofia latino-americana. Petrpolis: Vozes, 1985. JAKOBSKINO, Mrio A Amrica Latina, Histrias de dominao e libertao. Campinas: Papirus, 1985. ZEA, Leopoldo (Comp.) Fuentes de la cultura latinoamericana. Mxico: FCE, 1995 (3 vol). ZIMMERMANN, Roque. Amrica Latina o no-ser. Petrpolis: Vozes, 1986.

DISCIPLINA: HF 16 HISTRIA DA FILOSOFIA VIII Brasileira CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas e 30 horas-aula prticas (6 crditos) EMENTA Estudo do pensamento filosfico brasileiro. Recepo, reproduo e crtica do pensamento ocidental. As grandes questes da Filosofia no Brasil. Leitura e interpretao de textos filosficos brasileiros. OBJETIVOS Geral Compreender a formao filosfica do pensamento brasileiro, seus principais problemas e relaes com o pensamento filosfico em geral Especficos 1. Situar diversos momentos de constituio do pensamento filosfico no Brasil. 2. Trazer presente as correntes filosficas, suas origens, os principais expoentes e suas posies representativas. 3. Debater sobre os sentido prprio do fazer filosofia 4. Situar as principais posies de filosofia contempornea, especialmente no seio universitrio. 5. Debater sobre os desafios atuais para a filosofia no Brasil CONTEDO 1. Introduo: Sobre a problemtica fundamental da filosofia no Brasil 2. Originalidade e/ou assimilao: o processo de afirmao da filosofia no Brasil 3. As idias filosficas no Brasil colnia: influncia Escolstica 4. O pensamento de transio 4.1. Ecletismo de MontAlverne 4.2. Positivismo: Constant e outros 4.3. Evolucionismo: Tobias Barreto 4.4. Escola do Recife 5. Pensando o prprio que-fazer filosfico no Brasil 5.1. O pensamento de Slvio Romero 5.2. O pensamento de Farias Brito 5.3. O espiritualismo de Jackson de Figueiredo 5.4. A problemtica histrica: Cruz Costa 5.5. A filosofia crist: Alceu Amoroso Lima 5.6. Filosofia e Situao: ISEB e lvaro V. Pinto 6. O pensamento nas escolas filosficas universitrias 6.1. O pensamento dialtico: Fiori, Caio Prado, Gianotti, Chau, Cirne Lima, Lima Vaz 6.2. O pensamento sociolgico e pedaggico: Florestan Fernandes e Paulo Freire 6.3. Filosofia, Lgica e Cincia: Japiassu, Newton da Costa 6.4. Filosofia e Linguagem: Hegenberg e outros 7. Os desafios atuais para a afirmao da filosofia no Brasil METODOLOGIA Atravs da exposio sobre os contedos centrais do pensamento dos autores mais representativos do perodo, contextualizados historicamente, o trabalho complementado com a leitura, anlise e interpretao de textos selecionados referenciais do perodo que ocupam horas prticas, com acompanhamento individualizado. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica ACERBONI, Ldia. A Filosofia Contempornea no Brasil. So Paulo: Grijalbo, 1969. CAMPOS, F. Tomismo e neo-tomismo no Brasil. So Paulo: Grijalbo,1967. CRUZ COSTA, J. Contribuio histria das idias no brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1956. GOMES, Roberto. Crtica da Razo Tupiniquim. So Paulo: FTD, 1990 GRIPPA, Adolpho (Org.) As idias filosficas no Brasil sculo XX. So Paulo: Convvio, 1978. JAIME, Jorge. Histria Filosfica no Brasil. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 2001, vol. 1 e 2. MACHADO, G.P. A Filosofia no Brasil. So Paulo: Cortez e Morais, 1976 PAIM, Antnio. Histria das idias Filosficas no Brasil. So Paulo: Grijalbo, 1967. PAIM, Antnio O estudo do pensamento filosfico brasileiro. So Paulo: Convvio, 1986 TOBIAS, Jos A Histria das idias no Brasil. So Paulo: EPU, 1987. TORRES, Oliveira.C.J. O Positivismo no Brasil. Petrpolis: Vozes,1943. VITA, Luiz W. Panorama da Filosofia no Brasil. Porto Alegre: Globo, 1969

Complementar CARVALHO, Olavo de. O imbecil coletivo. Rio de Janeiro: Ed. Faculdade da Cidade, 1996. CORBISIER, R. Filosofia e Crtica. So Paulo: Ed. Duas Cidades, 1976. CORBISIER, R. Filosofia, poltica e liberdade. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1976. COUTINHO, C.N. Cultura e Sociedade no Brasil. So Paulo: Oficina de Livros, 1990. KOLLING, Joo I. A Ruptura do Pensamento Filosfico Moderno, na tica de Leonel Franca. Passo Fundo: Berthier,1990. LINS, Ivan. Histria do Positivismo no Brasil. So Paulo: Nacional, 1964. MAURCIO, Jos de Carvalho. Contribuio Contempornea Histria da Filosofia brasileira. Londrina: Ed. CEFIL, 2000. MOTA, C.G. Ensaios ideologia da cultura brasileira (1933-1974). So Paulo: Companhia das Letras, 1997. NOVAIS, Fernando. Histria da vida privada no Brasil. So Paulo: Companhia da Letras, 1997. REALE. Miguel. Experincia e Cultura. So Paulo: Grijalbo/EdUSP, 1977. NOBRE, Marcos; REGO, J. M. (Org) Conversas com Filsofos Brasileiros. So Paulo: Ed 34, 2000.

DISCIPLINA: DF 17 FILOSOFIA DA RELIGIO CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Reflete filosoficamente sobre Deus e como culturalmente o homem o tem interpretado e vivido, atravs das religies diversas. Retomada das diversas concepes de divindade presentes na tradio filosfica. Atesmo. Relao F e Razo. OBJETIVOS Geral Compreender a problemtica da religio a partir do fenmeno religioso, tendo como conceito articulador o problema de Deus, tendo em conta as leituras, anlises e reflexes desenvolvidas por pensadores representativos da tradio que se ocuparam sobre o tema. Especficos 1. Subsidiar com elementos terico-metodolgicos na anlise filosfica de fenmeno da religio. 2. Discutir, luz do itinerrio da histria da filosofia ocidental, traando um fio histrico desde a mitologia grega e os pr-socrticos at os filsofos da ps-modernidade. CONTEDOS 1. Introduo: O Fenmeno Religioso como Questo Filosfica 2. O Fenmeno Religioso, Conhecimento Religioso, Religio e Filosofia 2.1. Diversas formas de estudo do fenmeno religioso 2.2. Noo de religio, origem e sentido (Toms, Marx, Gramsci, Freud e Zubiri) 2.3. Cincias da Religio, Filosofia da Religio e Teologia 3. Conceitos em Filosofia da Religio 3.1. Concepes de Deus ao longo da Tradio filosfica 3.2. O Sagrado e o Profano 3.3. Imanncia e Transcendncia, Provisrio e Definitivo 3.4. F e Razo, Religies e Teologias 4. Modernidade, Ps-Modernidade e Religio 4.1. Projeto de emancipao: Negao de Deus? 4.2. Teologia e religio ante da modernidade 4.3. Processo de socializao da religio e o projeto moderno de socializao 4.4. Religio, tica e Cultura 4.5. Religio e Ps-Modernidade 5. O Conhecimento de Deus pela Razo 5.1. Possibilidade do conhecimento de deus pela razo 5.2. Argumentos e provas historicamente construdos (Toms, Anselmo, Descartes) 5.3. Limites do conhecimento de deus pela razo (Kant, Neo Positivismo, Wittgenstein) 7. Um debate sobre a questo religiosa nos dias atuais 7.1. Problema da tcnica 7.2. Reconstruo do sagrado reprimido 7.3. Ideologia individualista moderna e sua contradio 7.4. Funo antropolgica do sagrado: religio, f, teologia e filosofia 7.5. Religio e busca do sentido METODOLOGIA Os temas so trabalhados mediante aulas expositivas, seminrios sobre temas e trabalhos individuais e em grupo com base em textos selecionados. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica ALVES, Rubem. O Enigma da Religio. Petrpolis: Vozes, 1975 STACCONE, Giuseppe. Filosofia da Religio: O pensamento do homem ocidental e o problema de Deus. Petrpolis: Vozes, 1989 SOUZA, D. G. O Atesmo Antropolgico de L. Feuerbach. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994. PORTELLI, Hugues. Gramsci e a Questo Religiosa. So Paulo: Paulinas, 1984. ZILLES, Urbano. F e Razo no Pensamento Medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993. Complementar AQUINO, Marcelo. Conceito de Religio em Hegel. So Paulo: Loyola, 1985 AQUINO, Sto. Toms. Suma Teolgica. Trad. A. Corra. 2.ed. Porto Alegre: Sulina/EST/UCS, 1980 BOFF, Clodovis. Cartas Teolgicas sobre o Socialismo. Petrpolis: Vozes, 1989 CANTURIA, Sto. Anselmo de. Monolgio/Proslgio. So Paulo: Abril Cultural, 1973 (Os Pensadores) CASSIRER, E. Linguagem, Mito e Religio. Porto: Ed. Res, 1976.

DURKHEIN, E. As Formas Elementares da Vida Religiosa. So Paulo: Paulinas, 1989. DUSSEL, Enrique. Uma Filosofia da Religio Antifetichista. So Paulo: Loyola,1980 ELIADE, Mircea. Histria das Crenas e das Idias Religiosas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978-83. ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. Lisboa: Ed. do Brasil, sd. GRAMSCI, A. Cadernos do Crcere. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000 (3 vol). GUSDORF, G. Mito e metafsica. Rio de Janeiro: Vozes, 1992 HICK, Jonh. Filosofia da Religio. Rio de Janeiro: Zahar,1970 LUCAS, S.J. Interpretacin del Hecho Religioso. Salamanca: Sgueme, 1982 MARX, K.; ENGELS, F. Sobre Religio. 2. ed. Lisboa: Ed. 70, 1976 OLIVEIRA, Manfredo A. de. Filosofia Transcendental e Religio. So Paulo: Loyola, 1984. PADOVANI, U. A. Filosofia da Religio: O Problema Religioso no Pensamento Ocidental. So Paulo: Melhoramentos/EdUSP, 1968. PIZZA, N. O . Introduo Fenomenologia Religiosa. Petrpolis: Vozes. 1983. RICHARD, Pablo. A Luta dos Deuses. So Paulo: Paulinas, 1985 SCHEN, Fulton. Filosofia da Religio: O Impacto da cultura moderna sobre a religio. Rio de Janeiro: Agir, 1960. WITTGENSTEIN, L. Tractatus Lgico-Philosophicus. So Paulo: EdUSP, 1993. ZILBOORG, Edgar. Psicanlise e Religio. So Paulo: Paulinas, 1969. ZILLES, Urbano. O Racional e o Mstico em L. Wittgenstein. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994 ZUBIRI, X. El Hombre y Dios. Madrid: Alianza, 1984.

DISCIPLINA: DF 18 ANTROPOLOGIA FILOSFICA I CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Problemtica filosfica do homem. Estudo das principais concepes de homem presentes na tradio filosfica ocidental. Situao epistemolgica e relao da Antropologia com outros saberes e especialmente as cincias humanas. OBJETIVOS Geral Compreender as principais concepes filosficas de homem a fim de localizar a questo do homem como questo filosfica, procurando localizar a crise contempornea atravs da articulao dos planos filosfico e histrico-cultural. Especficos 1. Situar a problemtica e a temtica do tratamento do homem como questo filosfica no contexto geral da filosofia 2. Compreender a natureza e as relaes da antropologia filosfica com a filosofia em geral e outros saberes 3. Compreender as principais concepes de homem presentes na tradio filosfica pelo estudo de filsofos representativos CONTEDOS 1. Introduo Geral: Problemtica e Temtica filosfica do homem 2. Antropologia Filosfica: Natureza e Relaes 2.1. Conceituao, diviso e metodologia 2.2. Relao da Antropologia Filosfica, outros saberes e as cincias humanas 2.3. Antropologia e Cultura 3. Concepes de Homem na Tradio Filosfica 3.1. O homem na perspectiva do ser (Plato, Aristteles, Agostinho, Toms) 3.2. O homem na perspectiva crist (Agostinho, Toms de Aquino) 3.3. O homem na perspectiva da Conscincia (Descartes, Kant, Hegel) 3.4. O homem na perspectiva do Trabalho (Feuerbach, Marx, Arendt) 3.5. O homem na perspectiva Pragtico-transcendental (Habermas, Apel) 3.6. O homem na perspectiva da Libertao (Dussel, Zea) METODOLOGIA Atravs da exposio sobre os contedos centrais os temas previstos so trabalhados. H momentos de trabalho individual e em grupo sobre textos e temas especficos e seminrios com exposies feitas a partir de estudos elaborados pelos alunos com acompanhamento do professor. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica CASSIRER, E. Antropologia Filosfica. Introd. a uma filosofia da cultura humana. So Paulo: Mestre Jou, 1977. GADAMER, H-G.; VOGLER, P (Org). Antropologia Filosfica (Vol I e II). So Paulo: EdUSP/EPU, 1977 (Col. Nova Antropologia, Vol 6 e 7). GROETHYSEN, Bernard. Antropologia Filosfica. So Paulo: Presena, 1982. HAEFFNER, Gerd. Antropologa Filosfica. Barcelona: Herder, 1986. LIMA VAZ, H.C.de. Antropologia Filosfica (Vol I e II). So Paulo: Loyola, 1991. MONDIN, Battista. O Homem, quem Ele? So Paulo: Paulinas, 1980. NOGARE, Pedro Dalle. Humanismos e Anti-Humanismos. Petrpolis: Vozes, 1985. Complementar AGOSTI, Hector. Condies Atuais do Humanismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. BATALHA, Wilson de S.C. A Filosofia e a Crise do Homem. So Paulo: Rev. Dos Tribunais, 1968 BRUAIRE, C. A Filosofia do Corpo. So Paulo: EdUSP, 1972. DEL VALLE, Agostn Basave. Filosofia do Homem. So Paulo: Convvio, 1975. EVANS-PRITCHARD, Edward. Histria del Pensamiento Antropolgico. Madrid: Ctedra, 1987 FREDERICO, Celso. O Jovem Marx: As Origens da Ontologia do Ser Social. So Paulo: Cortez, 1995 FROMM, E. Conceito Marxista de Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. GARAUDY, Roger. Perspectivas do Homem. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968. GEVAERT, J. El Problema del Hombre. Introduccin a la Antropologa Filosfica. Salamanca; Sgueme, 1983. GHELEN, Arnold. El Hombre. Su naturaleza y su lugar en el mundo. Salamanca: Sgueme, 1980. MORIN, Edgar. O Enigma do Homem. So Paulo: Crculo do Livro, 1984. GRAMSCI, A. Cadernos do Crcere. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000 (3 vol)

DISCIPLINA: DF 19 - ANTROPOLOGIA FILOSFICA II CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo sistemtico das estruturas, relaes e unidade fundamentais do ser humano, tematizando questes diversas nelas implicadas. OBJETIVOS Geral Compreender de maneira sistemtica o homem, explicitando conceitualmente as suas dimenses constitutivas e integradoras, atravs do estudo nas coordenadas da estrutura, relaes e unidade do ser humano. Especficos 1. Aprofundar a especificidade e as relaes entre as dimenses estruturantes fundamentais do ser humano 2. Compreender o homem e suas relaes na perspectiva da subjetividade, da intersubjetividade, da transcendncia e da relao com o meio ambiente natural 3. Articular de maneira sistemtica a idia de unidade fundamental do ser humano CONTEDOS 1. Estruturas Fundamentais do Ser Humano 1.1. Corporeidade e Historicidade 1.2. Esprito, Inteligncia e Vontade 1.3. Linguagem, Cultura e Religiosidade 1.4. Sociabilidade, Trabalho e Lazer 2. Relaes Fundamentais do Ser Humano 2.1. Subjetividade 2.2. Intersubjetividade 2.3. Transcendncia 2.4. Homem e Ambiente Natural 3. Unidade Fundamental do Ser Humano 3.1. Homem como (auto-)realizao 3.2. Pessoa e Dignidade Humana METODOLOGIA Os contedos centrais so trabalhados atravs de exposies orais pelo professor, leitura individual de textos selecionados e trabalhos individuais e em grupo. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Resenha de texto selecionado; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica ARENDT, Hannah. A Condio Humana. Rio de Janeiro: Forense, 1981. AGOSTINHO. A Trindade. So Paulo: Paulus, 1995. AQUINO, Sto. Toms. Suma Teolgica. Trad. A. Corra. 2.ed. Porto Alegre: Sulina/EST/UCS, 1980 HEGEL, G.W.F. Enciclopdia das Cincias Filosficas. So Paulo: Loyola, 1995. HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do Esprito. Petrpolis: Vozes, 1992. HEGEL, G.W.F. Princpios de Filosofia do Direito. So Paulo: cone, 1997. MARX, Karl. Manuscritos Econmico-Filosficos. Lisboa: Ed. 70, 1993. MARX. Karl. Introduo Crtica da Filosofia do Direitos de Hegel. IN: ____. Dezoito Brumrio de Lus Bonaparte. So Paulo: Moraes, 1987. MARCUSE, H. Idias de uma Teoria Crtica da Sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. LIMA VAZ, H.C.de. Antropologia Filosfica (Vol I e II). So Paulo: Loyola, 1991. LUCAKS, G. Histria e Conscincia de Classe. Rio de Janeiro: Elfos, 1989. Complementar AGOSTI, Hector. Condies Atuais do Humanismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. BATALHA, Wilson de S.C. A Filosofia e a Crise do Homem. So Paulo: Rev. Dos Tribunais, 1968 BRUAIRE, C. A Filosofia do Corpo. So Paulo: EdUSP, 1972. CASSIRER, E. Antropologia Filosfica. Introduo a uma filosofia da cultura humana. So Paulo: Mestre Jou, 1977. DEL VALLE, Agostn Basave. Filosofia do Homem. So Paulo: Convvio, 1975. EVANS-PRITCHARD, Edward. Histria del Pensamiento Antropolgico. Madrid: Ctedra, 1987 FREDERICO, Celso. O Jovem Marx: As Origens da Ontologia do Ser Social. So Paulo: Cortez, 1995 FROMM, E. Conceito Marxista de Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. GADAMER, H-G.; VOGLER, P (Org). Antropologia Filosfica (Vol I e II). So Paulo: EdUSP/EPU, 1977 (Col. Nova Antropologia, Vol 6 e 7). GARAUDY, Roger. Perspectivas do Homem. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968. GEVAERT, J. El Problema del Hombre. Introduccin a la Antropologa Filosfica. Salamanca; Sgueme, 1983. GHELEN, Arnold. El Hombre. Su naturaleza y su lugar en el mundo. Salamanca: Sgueme, 1980.

GROETHYSEN, Bernard. Antropologia Filosfica. So Paulo: Presena, 1982. HAEFFNER, Gerd. Antropologa Filosfica. Barcelona: Herder, 1986. MONDIN, Battista. O Homem, quem Ele? So Paulo: Paulinas, 1980. MORIN, Edgar. O Enigma do Homem. So Paulo: Crculo do Livro, 1984. NOGARE, Pedro Dalle. Humanismos e Anti-Humanismos. Petrpolis: Vozes, 1985.

DISCIPLINA: DF 20 ONTOLOGIA I CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo dos grandes problemas da filosofia do ser. Grandes concepes do ser na tradio filosfica ocidental. Significado do problema ontolgico na filosofia. Ontologia e Metafsica. OBJETIVOS Geral Compreender a problemtica filosfica construda pela tradio acerca da questo do ser e dos problemas ontolgicos e metafsicos. Especficos 1. Definir e distinguir o quanto possvel o sentido de ontologia e metafsica em temos histricos e sistemticos 2. Aprofundar conceitos fundamentais da questo do ser 3. Compreender as concepes mais significativas em termos ontolgicos/metafsicos presentes na tradio filosfica CONTEDOS 1. Introduo geral problemtica e temtica do ser 2. Ontologia e Metafsica: Questes Histricas e Sistemticas 3. Conceitos Fundamentais: 3.1. Ser e Ente 3.2. Essncia e Existncia 3.3. Transcendncia, Imanncia e Absoluto 3.4. Causalidade 3.5. Experincia 4. Concepes Bsicas sobre questes metafsicas 4.1. A busca pelo princpio nos mitos e na filosofia dos pr-socrticos 4.2. Ser como dialtica das idias (Plato) e como substncia (Aristteles) 4.3. O ser como Deus (Toms de Aquino) e o problema da analogia 4.4. A crise da metafsica tradicional (Hume e Kant) 4.5. A realizao da Filosofia (Marx) 4.6. A impossibilidade lgico-lingustica da metafsica (Crculo de Viena, Wittgenstein) 4.7. A remisso do problema metafsico (Heidegger) 4.8. Ser e Existncia (Sartre) METODOLOGIA Os contedos centrais so trabalhados atravs de exposies orais pelo professor, leitura individual de textos selecionados e trabalhos individuais e em grupo. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Resenha de texto selecionado; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica AQUINO, Toms. O Ente e a Essncia. So Paulo: Abril Cultural, 1973 (Os Pensadores) ARISTTELES. Metafsica. Porto Alegre: Globo, 1968 HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrpolis: Vozes, 1988. HUME, D. Tratado sobre a Natureza Humana. So Paulo: EdUNESP, 2001. KANT, I. Fundamentao da Metafsica dos Costumes. Lisboa: Ed. 70, 1989. LIMA VAZ, Henrique C. Ontologia e Histria. So Paulo: Duas cidades, 1968 MARX, Karl. Manuscritos Econmico-Filosficos. Lisboa: Ed. 70, 1993. PLATO. Sofista. Rio de janeiro: Ediouro, 1983 RAEYMAEKER, L. de. Filosofia do Ser. So Paulo: Herder, 1967. SARTRE, J-P. O Ser e o Nada. Petrpolis: Vozes, 2000. SARTRE, J-P. O Existencialismo um Humanismo. So Paulo: Nova Cultural, 1987 (Os Pensadores) WITTGENSTEIN, L. Tractatus Lgico-Philosophicus. So Paulo: EdUSP, 1993. Complementar ALVAREZ, A. Gonzlez. Tratado de Metafsica: Ontologia. Madrid: Gredos, 1967. AUBENQUE, P. El Problema del Ser en Aristoteles. Madrid: Taurus, 1987. BORNHEIM, Gerd. Metafsica e Finitude. Porto Alegre: Movimento, 1972 BORNHEIM, Gerd. Os Filsofos Pr-socrticos. So Paulo: Cultrix, 1989 CIRNE LIMA, C. R. Dialtica Para Principiantes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. CIRNE LIMA, C. R. Realismo e Dialtica: Analogia como Dialtica do Realismo. Porto Alegre: Globo, 1967. CIRNE LIMA, C. R. Sobre a Contradio. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993. CIRNE LIMA, C.R. A lgica do absoluto. Belo Horizonte. Revista Sntese, n 63, 1993. CIRNE LIMA, C.R. Sobre a contradio pragmtica como fundamentao do sistema. Belo Horizonte. Revista Sntese, n 55, 1991.

COTTINGHAM. Jonh. A Filosofia de Descartes. Lisboa: Ed. 70, 1986 CHAU, Marilena e outros. Primeira Filosofia.. So Paulo: Cortez, 1984 DESCARTES. Meditaes. So Paulo: Abril Cultural, 1973 (Os Pensadores) FINANCE, J. Conocimiento del Ser. Madrid: Gredos, 1971. FIORI, Ernani M. Metafsica e Histria. Porto Alegre: L&PM, 1987 GARCIA MORENTE, Manuel. Fundamentos de Filosofia. Lies preliminares. 8. Ed. So Paulo: Mestre Jou, 1980. GRENET, P.B. Ontologia. Barcelona: Herder, 1965 GUSDORF, G. Mito e Metafsica. Rio de Janeiro: Vozes, 1992 GUSDORF, G. Tratado de Metafsica. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1960 HARTMANN, N. Ontologia. Mxico: FCE, 1955. HEIDEGGER, M. Introduo Metafsica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978. JOLIVET, Rgis. Tratado de Filosofia. Metafsica. Rio de Janeiro: Agir, 1965. LADRIRE, J. Os Desafios da Racionalidade. Petrpolis: Vozes, 1979. MOLINARO, Aniceto. Metafsica. Curso Sistemtico. So Paulo: Paulus, 2002. SILVA, Marcio B. da. Metafsica e Assombro: Curso de Ontologia. So Paulo: Paulus, 1994. TILLICH, Paul. A coragem de Ser. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. WEISSMAHR, Bla. Ontologa. Barcelona: Herder, 1986.

DISCIPLINA: DF 21 ONTOLOGIA II CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo da atualidade do problema ontolgico e metafsico. A ontologia ante os desafios da dialtica, da cincia e da linguagem, entre outros aspectos. OBJETIVOS Geral Compreender questes atuais da problemtica ontolgica e metafsica a partir de posies contemporneas e discutindo grandes desafios estruturais Especficos 1. Compreender as principais posies contemporneas em metafsica 2. Aprofundar a problemtica contempornea ante algumas questes estruturais 3. Discutir a questo da fundamentao em filosofia no contexto da metafsica CONTEDOS 1. Contextualizao das principais posies contemporneas sobre a metafsica 1.1. Filosofia Ps-Metafsica (Habermas e Apel) 1.2. Alteridade (Levins e Dussel) 1.3. O fim da metafsica (Ps-Modernos) 2. A Metafsica ante alguns Questes 2.1. Metafsica e cincia (e tecnologia) 2.2. Metafsica e tica (prxis histrica) 2.3. Metafsica e religiosidade 2.4. Metafsica, linguagem e lgica 2.5. Metafsica e dialtica 3. A questo da fundamentao em filosofia: uma questo metafsica? METODOLOGIA Os contedos centrais so trabalhados atravs de exposies orais pelo professor, leitura individual de textos selecionados e trabalhos individuais e em grupo. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Resenha de texto selecionado; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica ALBERT, Hans. Tratado da Razo Crtica. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 1976 APEL, Karl-Otto. Transformao da Filosofia. Trad. P. Soethe. So Paulo: Loyola, 2000. 2 v. BOMBASSARO, Luiz C.; PAVIANI, Jayme (Org). Filosofia, Lgica e Existncia. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 1997. (Coletnea de Textos em Homenagem a Antnio C K Soares). DERRID, J. Margens da Filosofia. Porto: Ed. Res, sd. DUSSEL, E. Filosofia da Libertao. So Paulo: Loyola, 1977 HABERMAS, J. Pensamento Ps-metafsico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990. LYOTARD, F. O Ps-Moderno. Rio de Janeiro: Jos Olympio, OLIVEIRA, M. A de. Sobre a Fundamentao. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997. Complementar BORNHEIM, Gerd. Metafsica e Finitude. Porto Alegre: Movimento, 1972 CIRNE LIMA, Carlos. Dialtica para Principiantes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. FIORI, Ernani M. Metafsica e Histria. Porto Alegre: L&PM, 1987 GRENET, P.B. Ontologa. Barcelona: Herder, 1965 GUSDORF, G. Mito e Metafsica. Rio de Janeiro: Vozes, 1992 GUSDORF, G. Tratado de Metafsica. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1960 JOLIVET, Rgis. Tratado de Filosofia. Metafsica. Rio de Janeiro: Agir, 1965. LIMA VAZ, Henrique C. Ontologia e Histria. So Paulo: Duas cidades, 1968 RAEYMAEKER, L. de. Filosofia do Ser. So Paulo: Herder, 1967. TILLICH, Paul. A coragem de Ser. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. WEISSMAHR, Bla. Ontologa. Barcelona: Herder, 1986.

DISCIPLINA: DF 22 TICA I CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo dos grandes temas da filosofia prtica. Reviso das principais concepes ticas da tradio filosfica. Valores e Normas morais. OBJETIVOS Geral Introduzir compreenso dos grandes problemas, conceitos e temas ticos luz da tradio filosfica. Especficos 1. Identificar e esclarecer os conceitos ticos fundamentais e a problemtica da relao entre a tica e outros campos do saber; 2. Compreender as principais posies clssicas em tica, fazendo a leitura e interpretao de texto filosfico e identificado os principais conceitos defendidos pelo autor; 3. Identificao e anlise de problemas ticos fundamentais, especialmente o problemas da possibilidade de uma norma vlida universalmente e sua fundamentao, alm de sua aplicabilidade histrica. CONTEDOS 1. Introduo Geral Problemtica e Temtica 1.1. Conceitos ticos Fundamentais 1.2. Relao da tica e outros campos do saber 2. Posies Clssicas em tica 2.1. Plato: A Defesa de Scrates e Repblica 2.2. Aristteles: tica a Nicmacos 2.3. Toms de Aquino: Suma Teolgica 1 Parte da 2 Parte, Questes 1-70 2.4. David Hume: Tratado sobre a Natureza Humana Livro 3, Parte 1, Seo 1 2.5. Baruch Espinoza: tica e Tratado da Correo do Intelecto 1 a 23 2.6. Immanuel Kant: Fundamentao da Metafsica dos Costumes e "Crtica da Razo Prtica 2.7. Geroge W. F. Hegel: Filosofia do Direito 2.8. Arthur Schopenhauer: Parerga e Paralipomena Cap. VIII, 142-157 2.9. G. Moore: Principios ticos Cap I a VI 2.10. L. Wittgenstein: Conferncia sobre tica 3. Alguns Problemas ticos Fundamentais 3.1. Possibilidade de uma norma moral universalmente vlida 3.2. Problema da justificao da norma moral 3.3. Problema da aplicabilidade histrica das normas morais METODOLOGIA Construda com metodologias diversas e complementares num processo de complexificao dos contedos com momentos analticos e de sntese. Conjuga: exposio dialogada; leitura do texto filosfico clssico indicado e exposio sobre as bases do pensamento tico do autor; leitura de textos de comentadores referidos na bibliografia e dirigidos a cada estudante, complementado com tcnica de grade e seminrio final. AVALIAO A avaliao consiste de um processo permanente de checagem individual e de pontos de apreciao ao longo do desenvolvimento do contedo da disciplina. Alm disso, so apresentadas por cada aluno trs instrumentos de avaliao: a) um ensaio filosfico sobre um tema de tica; b) uma sntese pessoal dos debates do seminrio; c) uma prova escrita. BIBLIOGRAFIA Bsica ARISTTELES. tica a Nicmacos. Trad. Mrio da Gama Kury. 3.ed. Braslia: UNB, 1999. ESPINOZA, Bento de. tica. Trad. J. de Carvalho et. al. Lisboa: Relgio Dgua, 1992. ESPINOZA, Bento de. Tratado da Correo do Intelecto. Trad. C. L. de Mattos. So Paulo: Abril Cultural, 1973. (Os Pensadores) HEGEL, G. W. F. Princpios da Filosofia do Direito. Trad. Norberto de Paula Lima. So Paulo: cone, 1997. HUME, David. Tratado de la Naturaleza Humana. Trad. F. Duque. 3 ed. Madrid: Tecnos, 1998. KANT, I. Crtica da Razo Prtica. Trad. Artur Moro. Lisboa: Ed. 70, 1994. KANT, Immanuel. Fundamentao da Metafsica dos Costumes. Trad. T.M. Barnkopf, So Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os Pensadores). MOORE, George Edward. Princpios ticos. Trad. L. J. Barana e P. R. Mariconda. So Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os Pensadores). PLATO. Repblica. Lisboa: Calouste Gulbenkian. PLATO. Defesa de Scrates. Trad. J. Bruna et. al. 2. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os Pensadores). SCHOPENHAUER, A. O Mundo como vontade de representao (III Parte). Trad. W. L. Maar et. al. So Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os Pensadores). SCHOPENHAUER, A. Parerga e Paralipomena. Trad. W. L. Maar et. al. So Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os Pensadores).

TOMAS DE AQUINO. Suma Teolgica. Questes 1-70. Trad. A. Corra. 2.ed. Porto Alegre: Sulina/EST/UCS, 1980. WITTGENSTEIN, L. Conferencia sobre tica. Trad. M. Cruz. Barcelona: Paids/UAB, 1997. Complementar APEL, Karl-Otto. Estudos de Moral Moderna. Trad. B. Dischinger. Petrpolis: Vozes, 1994. APEL, Karl-Otto. Transformao da Filosofia. Trad. P. Soethe. So Paulo: Loyola, 2000. 2 v. APEL, K-O. Teoria de la Verdad y tica del discurso. Trad. A. Cortina. Barcelona: Paids/UAB, 1995. CAMPS, Victria (ed.). Histria de la tica. Barcelona: Crtica, 1988. 3 vol. CARBONARI, Paulo C. Human Dignity as a Basic Concept of Ethics and Human Rights. IN: GOLDEWIJK, B.; CONTRERAS, A.; CARBONARI, P.C. (Eds) Dignity and Human Rights. Antwerp/Oxford/New York: Intersentia, 2002. CENCI, ngelo V. O que tica? Elementos em torno de uma tica Geral. Passo Fundo: Ediupf, 2000. CORTINA, A. & MARTNEZ, E. tica. 2.ed. Madrid: Akal, 1998. DAVIDSON, Donald. Mente, Mundo y Accin. Trad. C. Moya. Barcelona: Paids/UAB, 1992. DRR, Hans-Peter. Da cincia tica. Trad. Nahodil. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. DUSSEL, E.D. Para uma tica da libertao latino-americana. Eticidade e Moralidade. Trad. L. J. Gaio. So Paulo: Loyola/Unimep. s.d. Vol 2. DUSSEL, E.D. Algumas reflexiones sobre la falcia naturalista. IN: Revista Filosofazer. Passo Fundo, ano IX, n 17, pp. 9-22. DUSSEL, E.D. tica de la Liberacin en la edad de la globalizacin y de la exclusin. 2.ed. Madrid: Trotta, 1998. (Trad. em portugus pela Vozes) HABERMAS, Jrgen. Conscincia Moral e Agir Comunicativo. Trad. G. A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. HARE, R. M. A linguagem da moral. Trad. E. P. e Ferreira. S. Paulo; Martins Fontes, 1996. HELLER, Agues. tica General. Trad. A. R. Rodriguez. Madrid: CEC, 1995. KNG, Hans. Projeto de tica Mundial. Trad. H. Reimer. 2.ed. So Paulo: Paulinas, 1993. LIMA VAZ, H.C. de. Escritos de Filosofia (II e III). So Paulo: Loyola, 1993/1997 LOPARIC, Z. tica e Finitude. So Paulo: EDUC, 1995. LYOTARD, J-F. Moralidades Ps-modernas. Trad. M. Appenzeller. Campinas: Papirus, 1996. OLIVEIRA, M. A. de (Org). Correntes Fundamentais da tica Contempornea. Petrpolis: Vozes, 2000. OLIVEIRA, M. A. de. tica e Economia. So Paulo: tica, 1995. OLIVEIRA, M. A. de. tica e Prxis Histrica. So Paulo: tica, 1995. RICKEN, Friedo. tica General. Trad. C. Gancho. Barcelona: Herder, 1987. RUSS, Jacqueline. Pensamento tico contemporneo. Trad. C. M. Csar. So Paulo: Paulus, 1999. SEN, Amartya. Sobre tica e Economia. Trad. L..T. Motta. So Paulo: Cia das Letras, 1999. SINGER, P. tica Prtica. Trad. J. L. Camargo. So Paulo: Martins Fontes, 1998. SOVERAL, E. A. de. Ensaios sobre tica. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1993. STEVENSON, CH.L. tica y Lenguaje. Eduardo A. Raboni. Buenos Aires: Paids, 1971. STRAWSON, P.F. Liberdad y Resentimiento. Trad. J.J. Acero. Barcelona: Paids/UAB, 1995. TAYLOR, Ch. Argumentos Filosficos. Trad. A. U. Sobral. So Paulo: Loyola, 2000 THEMUDO, M. R. tica e Sentido. Coimbra: Almedina, 1989. TUGENDHAT, Ernst. Lies sobre tica. Trad. Ernildo Stein (Coor.) et. al. Petrpolis: Vozes, 1997. VARELA, F.J. I. Sobre a Competncia tica.. Trad. Artur Moro. Lisboa: Ed. 70, 1995. VAZQUEZ. A. S. tica. Trad. Joo DallAna. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1982. VERGNIRES, Solange. tica e Poltica em Aristteles. Trad. C. M. Csar. So Paulo: Paulus, 1998.

DISCIPLINA: DF 23 TICA II CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo dos desafios ticos ante o desenvolvimento da cincia e do aumento da pobreza no mundo. tica do Discurso e tica da Libertao. Temas Emergentes em tica: biotica, justia, igualdade, pobreza, desobedincia civil, analfabetismo e outros. OBJETIVOS Geral Identificar e Debater sobre os grandes problemas ticos contemporneos e os desafios centrais construo de uma tica filosfica. Especficos 1. Identificar a problemtica tica contempornea, procurando identificar os desafios ticos que da emergem; 2. Compreender as principais posies ticas contemporneas luz da tradio clssica e da problemtica contempornea; 3. Debater sobre questes emergentes que podem exigir um posicionamento tico. CONTEDOS 1. Introduo Geral Problemtica e Temtica da disciplina e Retomada de tica I 2. Situao-problema da tica contempornea 3. As principais posies ticas contemporneas 3.1. Comunitarismos e neoaristotelismo (MacIntyre, Wellzer, Taylor) 3.2. Utilitarismo, Pragmatismo e Neocontratualismo (Mill, Peirce, Rawls) 3.3. tica da Alteridade (Levins) 3.4. tica do Discurso (Apel e Habermas) 3.5. tica da Libertao (Dussel) 3.6. Psicologia Moral (Piaget, Kohlberg) 3.7. tica Analtica (Wittgenstein, Ayer, Stevenson, Here, Tugendhat) 4. Algumas Questes ticas Emergentes (Temtica aberta pode ser adaptada) 4.1. Clonagem 4.2. Desobedincia Civil 4.3. Guerras/Conflitos religiosos e tnicos 4.4. Inteligncia Artificial 4.5. Pobreza 4.6. Biodiversidade 4.7. Gnero METODOLOGIA Construda com metodologias diversas e complementares que conjugam: exposio dialogada; leitura do texto filosfico clssico indicado e exposio sobre as bases do pensamento tico do autor; leitura de textos de comentadores referidos na bibliografia e dirigidos a cada estudante, complementado com tcnica de grade e seminrio final. AVALIAO A avaliao feita atravs das seguintes modalidades, que so apresentadas por cada aluno em trs instrumentos: a) um ensaio filosfico sobre um tema de tica; b) uma sntese pessoal dos debates do seminrio; c) uma prova escrita. BIBLIOGRAFIA Bsica APEL, Karl-Otto. Estudos de Moral Moderna. Trad. B. Dischinger. Petrpolis: Vozes, 1994. CAMPS, Victria (ed.). Histria de la tica. Barcelona: Crtica, 1988. Vol. 3. DUSSEL, E.D. tica de la Liberacin en la edad de la globalizacin y de la exclusin. 2.ed. Madrid: Trotta, 1998. (tica da Libertao. Trad. E. F. Alves et al. Petrpolis: Vozes, 2000) OLIVEIRA, M. A. de (Org). Correntes Fundamentais da tica Contempornea. Petrpolis: Vozes, 2000. Complementar APEL, Karl-Otto. Transformao da Filosofia. Trad. P. Soethe. So Paulo: Loyola, 2000. 2 v. APEL, K-O. Teoria de la Verdad y tica del discurso. Trad. A. Cortina. Barcelona: Paids/UAB, 1995. CARBONARI, Paulo C. Human Dignity as a Basic Concept of Ethics and Human Rights. IN: GOLDEWIJK, B.; CONTRERAS, A.; CARBONARI, P.C. (Eds) Dignity and Human Rights. Antwerp/Oxford/New York: Intersentia, 2002. CORTINA, A. & MARTNEZ, E. tica. 2.ed. Madrid: Akal, 1998. DAVIDSON, Donald. Mente, Mundo y Accin. Trad. C. Moya. Barcelona: Paids/UAB, 1992. DRR, Hans-Peter. Da cincia tica. Trad. Nahodil. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. DUSSEL, E.D. Para uma tica da libertao latino-americana. Eticidade e Moralidade. Trad. L. J. Gaio. So Paulo: Loyola/Unimep. s.d. Vol 2.

DUSSEL, E.D. Algumas reflexiones sobre la falcia naturalista. IN: Revista Filosofazer. Passo Fundo, ano IX, n 17, pp. 9-22. FREIRE COSTA, J. A tica e o espelho da cultura. 3. Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. GARAUDY, R. Rumo a uma guerra santa? Trad. A. Melim. Rio de Janeiro: Zahar, 1995 HABERMAS, J. Direito e Democracia: Entre faticidade e validade. Trad. F.B. Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. 2 Vol. HABERMAS, Jrgen. Conscincia Moral e Agir Comunicativo. Trad. G. A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. HARE, R. M. A linguagem da moral. Trad. E. P. e Ferreira. S. Paulo; Martins Fontes, 1996. HRING, B. tica Crist. Trad. U.L. Fleury. So Paulo: Paulinas, 1976 HELLER, Agues. tica General. Trad. A. R. Rodriguez. Madrid: CEC, 1995. IANNI, O. Raa e classes sociais no Brasil. 3. Ed. So Paulo: Brasiliense, 1987.KNG, Hans. Projeto de tica Mundial. Trad. H. Reimer. 2.ed. So Paulo: Paulinas, 1993. KNG, H. Uma tica global para a poltica e a economia. Trad. C.A. Pereira. Petrpolis: Vozes, 1993. LADUSS, S. (Coord.) Questes atuais de Biotica. So Paulo: Loyola, 1990. LIMA VAZ, H.C. de. Escritos de Filosofia (II e III). So Paulo: Loyola, 1993/1997 LOPARIC, Z. tica e Finitude. So Paulo: EDUC, 1995. LOPEZ VELASCO, S. tica de la Produccin: Fundamentos. Campo Grande: CEFIL, 1994. LYOTARD, J-F. Moralidades Ps-modernas. Trad. M. Appenzeller. Campinas: Papirus, 1996. OLIVA, A. Cincia e Sociedade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. OLIVEIRA, M. A. de. tica e Economia. So Paulo: tica, 1995. OLIVEIRA, M. A. de. tica e Prxis Histrica. So Paulo: tica, 1995. PESSINI, L. & BARCHIFONTAINE, C. P. de. Problemas atuais de Biotica. So Paulo: Loyola, 1991. POINCAR, H. O valor da cincia. Trad. M.H.F. Martins. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995. POPPER, K. R. O mito do contexto. Trad. P. Taipas. Lisboa: Edies 70, 1999. RICKEN, Friedo. tica General. Trad. C. Gancho. Barcelona: Herder, 1987. RUSS, Jacqueline. Pensamento tico contemporneo. Trad. C. M. Csar. So Paulo: Paulus, 1999. RUSSEL, B. tica e Poltica na sociedade humana. Trad. N.C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. SEN, Amartya. Sobre tica e Economia. Trad. L..T. Motta. So Paulo: Cia das Letras, 1999. SINGER, P. tica Prtica. Trad. J. L. Camargo. So Paulo: Martins Fontes, 1998. SNOECK, J. Ensaio de tica sexual. 2. Ed. So Paulo: Paulinas, 1981. SOVERAL, E. A. de. Ensaios sobre tica. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1993. STEVENSON, CH.L. tica y Lenguaje. Eduardo A. Raboni. Buenos Aires: Paids, 1971. STRAWSON, P.F. Liberdad y Resentimiento. Trad. J.J. Acero. Barcelona: Paids/UAB, 1995. TAYLOR, Ch. Argumentos Filosficos. Trad. A. U. Sobral. So Paulo: Loyola, 2000 THEMUDO, M. R. tica e Sentido. Coimbra: Almedina, 1989. TUGENDHAT, Ernst. Lies sobre tica. Trad. Ernildo Stein (Coor.) et. al. Petrpolis: Vozes, 1997. VARGA, A.C. Problemas de Biotica. Ed. Revisada. So Leopoldo: Unisinos, 1990 VIDAL, M. Moral de Atitudes. Trad. J. Montanhese. So Paulo: Santurio, 1980, Vol. 3 WITTGENSTEIN, L. Conferencia sobre tica. Trad. M. Cruz. Barcelona: Paids/UAB, 1997.

DISCIPLINA: DF 24 FILOSOFIA DA CINCIA CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo dos problemas filosficos em ralao cincia: Filosofia e Cincia. A concepo da cincia na tradio filosfica. Positivismo, Historicismo e Criticismo. Estudo dos problemas contemporneos da filosofia da cincia. Diferena das epistemologias especficas. Estudo de Popper, Kuhn, Lakatos, Gadamer, Habermas, entre outros. OBJETIVOS Geral Compreender a complexidade do saber cientfico, sua importncia na sociedade e as questes que apresenta em termos epistemolgicos, ticos e filosficos em geral para a filosofia. Especficos 1. Identificar as distines e relaes entre diversos campos de reflexo assemelhados filosofia da cincia 2. Compreender a especificidade do conhecimento cientfico em suas questes estruturantes 3. Compreender concepes epistemolgicas bsicas atravs de uma leitura da histria das cincias em perspectiva filosfica. 4. Debater questes fundamentais de filosofia da cincia CONTEDOS 1. Introduo Geral: Cincia e Cincias e a Filosofia 2. Questes Conceituais: Filosofia da Cincia, Epistemologia, Teoria do Conhecimento 3. O Conhecimento Cientfico 3.1. O processo cientfico: objeto e mtodo 3.2. As diversas cincias e suas especificidades 3.3. Papel social das Cincias 4. Histria das cincias em perspectiva filosfica 4.1. A cincia no pensamento antigo e medieval 4.2. Renascimento e poca moderna 4.3. Posies contemporneas: Positivismo e neo-positivismo; Historicismo; Falibilismo; Hermenutica entre outras 5. Questes de Filosofia da Cincia 5.1. Neutralidade cientfica: Cincia, tica e ideologia 5.2. Tecnologia e Cincia 5.3. Explicar versus Compreender 5.4. A questo do sujeito na cincia METODOLOGIA Construda com metodologias diversas e complementares que conjugam: exposio dialogada; leitura do texto filosfico clssico indicado; leitura de textos de comentadores referidos na bibliografia e dirigidos a cada estudante, complementado com tcnicas de seminrio. AVALIAO A avaliao feita atravs das seguintes modalidades, que so apresentadas por cada aluno em trs instrumentos: a) um ensaio filosfico sobre um tema de tica; b) uma sntese pessoal dos debates do seminrio; c) uma prova escrita. BIBLIOGRAFIA Bsica ALVES, Ruben. Filosofia da Cincia. So Paulo: Brasiliense, 1982. BACHELARD, Gaston. A Formao do Esprito Cientfico. So Paulo: Abril Cultural, 1978. BACHELARD, Gaston. O Novo Esprito Cientfico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1968. BOMBASSARO, Luiz C. As Fronteiras da Epistemologia. Petrpolis: Vozes, 1992. BUNGE, Mario. Epistemologia. So Paulo: EdUSP, 1980. CHALMERS, A.F. O Que Cincia Afinal? So Paulo: Brasiliense, 1993. COSTA, Newton, C.A da. O Conhecimento Cientfico. So Paulo: Discurso, 1997. FEYERABEND, Paul. Contra o Mtodo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. FEYERABEND, P. Adeus Razo. Lisboa: Ed. 70, 1991 GADAMER, H-G. Verdade e Mtodo. Petrpolis: Vozes, 1998. HEGEMBERG, L. Explicaes Cientficas: Introduo Filosofia da Cincia. So Paulo: EPU, 1973. JAPIASSU, Hilton. Introduo ao Pensamento Epistemolgico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991. JAPIASSU, Hilton. O mito da Neutralidade Cientfica. So Paulo: Imago, 1982 KOYR, A. Estudos de Histria do Pensamento Cientfico. Rio de Janeiro: Forense, 1991 KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revolues Cientficas. So Paulo: Perspectiva, 1990. MASON, L.F. Histria da Cincia. Porto Alegre: Globo, 1962 POINCAR, H. O Valor da Cincia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995 POPPER, Karl R. A Lgica da Pesquisa Cientfica. So Paulo: Cultrix, 1972. POPPER, Karl R Conhecimento Objetivo. So Paulo; EdUSP, 1975. POPPER, Karl R Conjecturas e Refutaes. Braslia: EdUNB, sd.

RICOEUR, Paul. Interpretao e Ideologias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. ROSSI, Paolo. A Cincia e a Filosofia dos Modernos. So Paulo: EdUNESP, 1992. VERNEAUX, R. Epistemologia General o Crtica del Conocimiento. Barcelona: Herder, 1985 Complementar APEL, Karl-Otto. Estudos de Moral Moderna. Trad. B. Dischinger. Petrpolis: Vozes, 1994. APEL, K-O. Teoria de la Verdad y tica del discurso. Trad. A. Cortina. Barcelona: Paids/UAB, 1995. BARKER, S. F. Filosofia da Matemtica. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. BUNGE, Mario. Teoria e Realidade. So Paulo: Perspectiva, sd. CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutao. So Paulo: Cultrix, 1995. DOMINGUES, Ivan. O Grau Zero do Conhecimento. So Paulo: Loyola, 1991. FERREIRA ALVES, Ephraim. A F do Cientista e a F do Crente. Petrpolis: Vozes, 1982. GEYMONAT, L; GIORELLO, G. As Razes da Cincia. Lisboa: Ed. 70, 1989 HABERMAS, J. Cincia e Tcnica como Ideologia HABERMAS, J. Conscincia Moral e Agir Comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984 HEMPEL, C.G. Filosofia da Cincia Natural. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. HORKHEIMER, M. Eclipse da Razo. Rio de Janeiro: Labor, 1976. KNELLER, George. A Cincia como Atividade Humana. Rio de Janeiro: Zahar LADRIRE, J. Filosofia e Prxis Cientfica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987. LAKATOS, I. Pruebas y Refutaciones. Madrid: Alianza, 1994 LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (Org) A Crtica e o Desenvolvimento do Conhecimento. So Paulo: EdUSP/Cultrix, 1979. MARGUTTI PINTO, P.R. et. al. (org) Filosofia Analtica, Pragmatismo e Cincia. Belo Horizonte: EdUFMG, 1998. MORAIS, Regis de. Filosofia da Cincia e Tecnologia. Campinas: Papirus, 1988. MORGENBESSER, S. Filosofia da Cincia. So Paulo: Cultrix/EdUSP, 1978. OLIVA, Alberto. Cincia e Sociedade: Do consenso Revoluo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999 PINTO, lvaro V. Cincia e Existncia: Problemas Filosficos da Pesquisa Cientfica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. PUTNAM, H. Como Renovar la Filosofa. Madrid: Ctedra, 1994. ROHDE, Geraldo Mario. Epistemologia Ambiental. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. ROSSI, Paolo. Os Filsofos e as Mquinas. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. SERRES, Michel. Uma filosofia das Cincias. Rio de Janeiro: Graal, 1990. STEGMLLER, W. Filosofia Contempornea. So Paulo: EPU/EdUSP, 1977 (2 vol). WRIGHT, G. H. von. Explicacin y Comprensin. Madrid: Alianza, 1979.

DISCIPLINA: DF 25 COSMOLOGIA CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA A problemtica da compreenso do mundo e da natureza numa perspectiva filosfica. As grandes concepes cosmolgicas da tradio filosfica. Os problemas de constituir uma cosmologia filosfica ante os desafios da cincia. Ecologia e Filosofia. Cosmos e Mundo. OBJETIVOS Geral Compreender o mundo e a natureza em perspectiva filosfica, abordando problemticas centrais, localizando o homem neste contexto e abordando as diversas concepes cosmolgicas construdas ao longo da tradio Especficos 1. Descobrir o sentido filosfico do estudo do mundo e da problemtica que o envolve, localizando o lugar da filosofia no estudo cosmolgico 2. Compreender as grandes concepes cosmolgicas construdas ao longo da histria 3. Compreender os grandes conceitos cosmolgicos e a problemtica que os envolve a fim de construir uma viso cosmolgica dinmica e integrada 4. Enfrentar o problema ecolgico em perspectiva filosfica CONTEDOS 1. Introduo Geral Problemtica: O lugar da filosofia no estudo cosmolgico 2. Grandes concepes cosmolgicas 2.1. As concepes mticas dos diversos povos e tradies 2.2. As vises clssicas greco-romana 2.3. As vises renascentistas e modernas 2.4. As concepes contemporneas 3. Grandes Questes Cosmolgicas 3.1. Tempo, Espao e Movimento 3.2. Matria e Substncia 3.3. Universo, Natureza e Experincia 3.4. Mundo e Cosmos 4. Ecologia como desafio filosofia METODOLOGIA Construda com metodologias diversas e complementares que conjugam: exposio dialogada; leitura do texto filosfico clssico indicado; leitura de textos de comentadores referidos na bibliografia e dirigidos a cada estudante, complementado com tcnicas de seminrio. AVALIAO A avaliao feita atravs das seguintes modalidades, que so apresentadas por cada aluno em trs instrumentos: a) um ensaio filosfico sobre um tema de tica; b) uma sntese pessoal dos debates do seminrio; c) uma prova escrita. BIBLIOGRAFIA Bsica ANDRADE MARTINS, Roberto de. O Universo. Teoria sobre sua origem e evoluo. So Paulo: Moderna, 1994. ARISTTELES. De Cielo (IN: Obras). Madrid: Aguilar, sd. BOFF, Leonardo. Ecologia, Grito da Terra, Grito dos Pobres. So Paulo: tica, 1995. CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutao. So Paulo: Cultrix, 1995. CHARON, Jean. Cosmologia: Teorias sobre el Universo. Madrid: Guadarrama, 1969. GALILEU GALILEI. Dilogo sobre os Dois Mximos Sistemas do Mundo. KOYR, A. Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. Rio de Janeiro: Forense, 1979. LADRIRE, J. A Articulao do Sentido. So Paulo: EPU/EdUSP, 1977 NEWTON, Isaac. Filosofia da Natureza. So Paulo: Abril Cultural (Os Pensadores) PUTNAM, H. Como Renovar la Filosofa. Madrid: Ctedra, 1994. SELVAGGI, Felipo. Filosofia do Mundo. Cosmologia Filosfica. So Paulo: Loyola TOOLAN, David. Cosmologia numa Era Ecolgica. So Paulo: Loyola, 1994. Complementar ALVES, Rubem. Filosofia da Cincia. So Paulo: Brasiliense, 1982 BORNHEIM, Gerd. Os Filsofos Pr-Socrticos. So Paulo: Cultrix, 1985. BRUNO, Giordano. Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos. Trad. Ana Montenegro. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1984 CANIATO, Rodolpho. O que Astronomia. So Paulo: Brasiliense, 1984 CLOUD, Preston. El Cosmo, la Tierra y el Hombre. Barcelona: Alianza, 1981. COPRNICO, Nicolau. Commentariolus. So Paulo: Nova Stella/EDUC, 1990 DOLCH, Heimo. Polmica sobre Teilhard de Chardin. So Paulo: Paulinas, 1966. DUSSEL, E. El Humanismo Semita. Buenos Aires: Editora Universitria, 1969

FERRATER MORA, J. De la Matria a la Razn. Madrid: Alianza, 1983. GARCIA BACCA, J.D. Intinito, Transinfinito, Finito. Barcelona: Anthropos, 1984. GLEISER, Marcelo. A Dana do Universo: Dos Mitos de Criao ao Big Bang. So Paulo: Cia. Das Letras, 1997. GRIBBIN, John. Do Incio, antes e depois do Big Bang. Rio de Janeiro: Campus, 1995. GRIMAL, Pierre. A Mitologia Grega. So Paulo: Brasiliense, sd. HAWKING, Stefen. Uma Breve Histria do Tempo. Rio de Janeiro: Rocco, 1988. HEISEMBERG, Werner. Fsica e Filosofia. Braslia: Ed UNB, 1987. JOLIVET, Rgis. Tratado de Filosofia. Lgica e Cosmologia. Rio de Janeiro: Agir, 1969, KOYR, A. Estudos de Histria do Pensamento Cientfico. Rio de Janeiro: Forense, 1991 LOVELOCK, James. As Eras de Gaia. Rio de Janeiro: Campus, 1991. MARCILLY, J. A Civilizao dos Astecas. So Paulo: Ferni, 1978. MARGULIS, Lynn. O Planeta Simbitico. Rio de Janeiro: Rocco, 2001. MERLEAU-PONTY. Cosmologia del signo XX. Madrid: Gredos, 1971. MONDOLFO, Rodolfo. O Infinito no Pensamento da Antiguidade Clssica. So Paulo: Mestre Jou, 1989. MORIN, Edgar. Terra-Ptria. So Paulo: Sulina, 1995. NASCIMENTO, Carlos. Para Ler Galileu Galilei. So Paulo: Nova Stella/EDUC. 1990. NASSER, S.H. O Homem e a Natureza. Rio de Janeiro; Zahar, 1977. PRIGORD, Monique. Evoluo e Temporalidade em Teilhard de Chardin. Petrpolis: Vozes, 1967 RUSSEL, Peter. O despertar da Terra. So Paulo: Cultrix, sd. SCHELER, M. Viso Filosfica do Mundo. So Paulo: Perspectiva, 1986. SCHEMPERG, Mrio. Do Pensamento Fsica. So Paulo: Brasiliense: 1984 STEGMLLER, W. Filosofia Contempornea. So Paulo: EPU/EdUSP, 1977 (2 vol). VALLA, J-C. A Civilizao dos Incas. So Paulo: Ferni, 1978

DISCIPLINA: DF 26 ESTTICA CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo do Belo, da Arte e de seu significado filosfico. As grandes concepes estticas da tradio. O problema da esttica ante os desafios da cincia, da linguagem, da indstria cultural. O real e o virtual na arte. OBJETIVOS Geral Compreender, atravs de pesquisas e debates os principais temas desenvolvidos na reflexo esttica ao longo da tradio e em especial no ltimo sculo. Especficos 1. Conhecer e dominar os conceitos fundamentais da esttica filosfica 2. Compreender o processo histrico de construo da reflexo esttica ocupando-se de pensadores significativos da tradio 3. Aprofundar questes centrais de esttica filosfica com base na tradio e nos conceitos construdos CONTEDOS 1. Introduo Geral: Esttica e Filosofia da Arte 2. Conceitos Fundamentais em Esttica Filosfica 2.1. Esttica: etimologia e conceito 2.2. Razes antropolgicas 2.3. O Belo 2.4. Arte e Tcnica 3. A Reflexo Esttica em Perspectiva Histrica 3.1. No pensamento antigo (Plato e Aristteles) 3.2. No pensamento moderno (Kant e Hegel) 3.3. No pensamento contemporneo (Marcuse, Adorno e Benjamin, Lukacs) 4. Questes de Esttica 4.1. Arte, Conhecimento e Expresso 4.2. Arte e Sociedade 4.3. Problemtica da Esttica como cincia 4.4. Percepo, Experincia e Interpretao METODOLOGIA Construda com metodologias diversas e complementares que conjugam: exposio dialogada; leitura do texto filosfico clssico indicado; leitura de textos de comentadores referidos na bibliografia e dirigidos a cada estudante, complementado com tcnicas de seminrio. AVALIAO A avaliao feita atravs das seguintes modalidades, que so apresentadas por cada aluno em trs instrumentos: a) um ensaio filosfico sobre um tema de tica; b) uma sntese pessoal dos debates do seminrio; c) uma prova escrita. BIBLIOGRAFIA Bsica ADORNO, T. Teoria Esttica. So Paulo, Martins Fontes, 1970. BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na poca de suas Tcnicas de Reproduo. So Paulo: Abril Cultural, 1975 (Os Pensadores). HEGEL, G.W.F. Esttica: a Idia e o Ideal. So Paulo: Abril Cultural, 1980 (Os Pensadores). HERRERO, D.E. Esttica. Barcelona: Herder, 1988. KANT, I. Crtica do Juzo. Rio de Janeiro: Forense, 1995 LUKCS, G. Histria y Consciencia de Clase/La Peculiaridad de lo Esttico. Madrid: Magisterio Espaol, 1975. LUKCS, G. Introduo a uma Esttica Marxista. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1970 MARCUSE, Herbert. A Dimenso Esttica. So Paulo: Martins Fontes, 1986 NUNES, Benedito. Introduo Filosofia da Arte. So Paulo: tica, 1989. OSBORNE, Harold. Esttica e Teoria da Arte. So Paulo: Cultrix, 1990. PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Esttica. So Paulo: Martins Fontes, 1989. PAVIANI, J. A Racionalidade Esttica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1991. READ, Herbert. O Sentido da Arte. So Paulo: IBRASA, 1972 Complementar ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialtica do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. ALDRICH, Virgil C. Filosofia da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1969 BAUMGARTEN, A G. Esttica. Petrpolis: Vozes, 1993. BENJAMIN, W. Obras Completas. So Paulo: Brasiliense, 1985-1991. BOSI, Alfredo. Reflexes sobre a Arte. 4 ed. So Paulo: tica, 1991 BRAS, Gerard. Hegel e a Arte: Uma apresentao esttica. Rio de Janeiro: Zahar, 1990 COLOMBIER, Pierre du. Histria da Arte. Porto: Tavares Martins, 1955.

CROCE, Benedetto. Brevirio de Esttica/ Aesthetica in Nuce. So Paulo: tica, 1997. FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987. FREITAG, Brbara. Teoria Crtica Ontem e Hoje. So Paulo: Brasiliense, 1988. GIMENEZ, Marcos. Para Ler Adorno. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977 HUISMANN, Denis. A Esttica. Lisboa: Ed 70, 1984 JAY, Martin. La Imaginacin Dialtica. Madrid: Taurus, 1986. KONDER, Leandro. Lukcs. Porto Alegre: L&PM, 1980. KONDER, Leandro. Walter Benjamin: O Marxismo da Melancolia. Rio de Janeiro: Campus, 1988. KOTHE, Flvio R. Benjamin & Adorno: Confrontos. So Paulo: tica, 1978. LUNN, Eugene. Marxismo y Modernidad: Un estudio histrico de Lukcs, Brecht, Benjamin y Adorno. Mxico: FCE, 1986. MERQUIOR, J.G. Arte e Sociedade em Adorno, Marcuse e Benjamin. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969. PAIVA DUARTE, R. A de. Mmesis e Racionalidade. So Paulo: Loyola, 1993. PAVIANI, Jaime. Esttica e Filosofia da Arte. Porto Alegre: Sulina, 1973. POSADA, F. Lukcs, Brecht e a Situao Atual do Realismo Socialista. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1970. PROENA, Graa. Histria da Arte. So Paulo: tica,1991. QUADROS, Odone Jos de. Esttica da Vida, da Arte e da Natureza. Porto Alegre: Academia, 1981 RIBON, M. A Arte e a Natureza. Campinas: Papirus, 1991. ROHDEN, Valrio (Coord.) 200 Anos da Crtica da Faculdade do Juzo de Kant. Porto Alegre: EdUFRGS/Goethe/ICBA, 1992. ROUANET, S.P. As Razes do Iluminismo. So Paulo: Cia. Das Letras, 1987. SCHILLER, F. Cartas Sobre a Educao Esttica da Humanidade. So Paulo: Herder, 1963. SOURIAU, Etienne. Chaves da Esttica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1973. TEIXEIRA COELHO NETTO, J. Introduo Teoria da Informao Esttica. Petrpolis: Vozes, 1973 VAZQUEZ, A.Sanchez. As Idias Estticas de Marx. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. VITA, Lus W. A Esttica no Sistema da Filosofia. Porto Alegre: Faculdade de Filosofia, 1969.

DISCIPLINA: DF 27 TEORIA DO CONHECIMENTO I CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Reflexo sobre os grandes problemas da teoria do conhecimento: origem, possibilidade, natureza, verdade. As grandes concepes de conhecimento na tradio filosfica. O objeto, a conscincia e a linguagem. OBJETIVOS Geral Compreender e refletir criticamente sobre os problemas fundamentais do conhecimento e as diferentes concepes sobre o conhecimento humano, percebendo suas implicaes e influncias. Especficos 1. Apropriar-se das grandes questes do conhecimento humano, procurando compreend-la a partir de seus vnculos com o construto histrico 2. Perceber os antagonismos e contradies presentes nos embates epistmicos 3. Posicionar-se filosoficamente frente ao conhecimento, distinguindo posturas e concepes. 4. Fazer a crtica da modernidade e do conhecimento moderno, observando as possibilidades de recuperao de seu carter emancipatrio 5. Debater a questo da verdade de seu critrio, confrontando posies epistemolgicas. CONTEDOS 1. Introduo geral ao problema do conhecimento em filosofia 2. Posies Fundamentais Relativas ao Conhecimento 2.1. Fenomenologia do Conhecimento 2.2. Possibilidade do Conhecimento 2.3. Origem do Conhecimento 2.4. Finalidade do Conhecimento 2.5. Enunciao do Conhecimento 3. Questo da Verdade 3.1. Noo e Teorias da Verdade 3.2. Verdade, Intuio e Objetividade 3.3. Verdade, Saber e Conhecimento 4. Temas de Teoria do Conhecimento 4.1. Historicidade e Racionalidade 4.2. Linguagem, Lgica e Conhecimento 4.3. Conhecimento Terico e Conhecimento Prtico 4.4. Inteligncia Artificial 4.5. Emotividade e Cognio METODOLOGIA Construda com metodologias diversas e complementares que conjugam: exposio dialogada; leitura do texto filosfico clssico indicado; leitura de textos de comentadores referidos na bibliografia e dirigidos a cada estudante, complementado com tcnicas de seminrio. AVALIAO A avaliao tomar em conta os seguintes critrios principais: a) Compreenso dos temas e contedos propostos; b) Capacidade de anlise e interpretao de texto filosfico; c) Capacidade dissertativa e argumentativa. Estes critrios sero aferidos atravs das seguintes modalidades de avaliao: a) Resenha de um dos Textos Clssico; b) Artigo sobre um dos temas/autores tratados na disciplina; c) Prova Geral Final BIBLIOGRAFIA Bsica BAZARIAN, J . O Problema da Verdade. So Paulo: Alfa-mega, 1988 BOCHENSKI, J.M. Diretrizes do Pensamento Filosfico. So Paulo: Herder, 1971. CHISHOLM, R.M. Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. GARCIA, F.L. Introduo ao Conhecimento. Campinas: Papirus, 1988 GRINGS, Dadeus. Conhecer a Verdade. Porto Alegre: EST, 1985. HESSEN, J. Teoria do Conhecimento, Coimbra: Armnio Amado, 1980 KELLER, A. Teoria General del Conocimiento. Madrid: Herder MORENTE, G. Fundamentos de Filosofia. So Paulo: Mestre Jou, 1980 ZILLES, Urbano. Teoria do Conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994 Complementar AJDUKIEWICZ, K. Problemas e Teorias da Filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 1979. ALBERT, H. Tratado da Razo Crtica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976 APEL, K-O. Teoria de la Verdad y tica del Discurso. Trad. A. Cortina. Barcelona: Paids/UAB, 1995. BEZERRA FILHO, C. Epistemologia e Teoria da Cincia. Petrpolis: Vozes, 1971 CIRNE LIMA, C. R. Dialtica para Principiantes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996 FEYERABEND, P. Adeus Razo. Lisboa: Ed. 70, 1991.

GRAMSCI, A. Cadernos do Crcere. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000 (3 vol) HABERMAS, J. Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982 HUISMAN, D.; VERGEZ, A. Compndio Moderno de Filosofia: O Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1968. JACOB, Andr. Introduo Filosofia da Linguagem. Porto: Ed. Rs, 1984. LADRIERE, J. Filosofia e Prxis Cientfica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978. LAKATOS, I. Pruebas y Refutaciones. Madrid: Alianza, 1994 POINCAR, H. O Valor da Cincia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995 PONCE DE LEON, J.M. Curso de Filosofia: La Crtica o Teoria Crtica del Conocimiento. Buenos Aires: Baiocco, 1945. RPPEL, E. Teoria do Conhecimento. Braga: Faculdade de Filosofia, 1986. RUSSEL, B. A Anlise da Mente. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. SEARLE, J. R. Intencionalidade. So Paulo: Martins Fontes, 1995 SEARLE, J. R. Mente, Linguagem e Sociedade. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. SEARLE, J.R. Expresso e Significado. So Paulo: Martins Fontes, 1995.

DISCIPLINA: DF 28 TEORIA DO CONHECIMENTO II CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Reflexo sobre temas contemporneos de teoria do conhecimento. Conhecimento e linguagem, cincia, libertao. Conhecimento, Prxis e Subjetividade. Justificao do conhecimento, evidncia, certeza. OBJETIVOS Geral Compreender temas de teoria do conhecimento luz de textos filosficos representativos das principais posturas do conhecimento. Especficos 1. Compreender as posies representativas clssicas em teoria do conhecimento, discutindo especialmente as teses objetualistas, subjetivistas e intersubjetivistas 2. Debater e aprofundar posturas representativas contemporneas em teoria do conhecimento 3. Debater e aprofundar questes fundamentais em teoria do conhecimento como linguagem, cincia e prxis, entre outros. CONTEDOS 1. Introduo Geral Problemtica do Conhecimento: Retomada 2. Posturas Clssicas Representativas em Teorias do Conhecimento 2.1. Objetualismo clssico (Aristteles) 2.2. Subjetivismo moderno (Kant) 2.3. Intersubjetividade (Wittgenstein) 3. Posturas Contemporneas Representativas em Teoria do Conhecimento 3.1. Comunidade de comunicao (Habermas e Apel) 3.2. Prxis de libertao (Dussel) 3.3. Relativismo (Lyotard) 4. Temas e Problemas em Teoria do Conhecimento 4.1. Conhecimento e linguagem 4.2. Conhecimento e cincia 4.3. Conhecimento e prxis 4.4. Conhecimento e subjetividade/intersubjetividade METODOLOGIA Construda com metodologias diversas e complementares que conjugam: exposio dialogada; leitura do texto filosfico clssico indicado; leitura de textos de comentadores referidos na bibliografia e dirigidos a cada estudante, complementado com tcnicas de seminrio. AVALIAO A avaliao tomar em conta os seguintes critrios principais: a) Compreenso dos temas e contedos propostos; b) Capacidade de anlise e interpretao de texto filosfico; c) Capacidade dissertativa e argumentativa. Estes critrios sero aferidos atravs das seguintes modalidades de avaliao: a) Resenha de um dos Textos Clssico; b) Artigo sobre um dos temas/autores tratados na disciplina; c) Prova Geral Final BIBLIOGRAFIA Bsica APEL, Karl-Otto. A Comunidade de Comunicao como Pressuposto Transcendental das Cincias Sociais. IN. Estudos de Moral Moderna. Petrpolis: Vozes, 1994 ARISTTELES. Metafsica. Porto Alegre: Globo, 1969 DUSSEL, E. Filosofia da Libertao. So Paulo/ Piracicaba: Loyola/UNIMEP, 1980. DUSSEL, E. Mtodo para uma Filosofia da Libertao. So Paulo: Loyola, 1986. HABERMAS, Jurgen. Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987 KANT. I. Crtica da Razo Pura. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, LYOTARD, F. O Ps-Moderno. Rio de Janeiro: Jos Olypio, 1988. WITTGENSTEIN, L. Investigaes Filosficas. So Paulo: Abril Cultural, 1979 (Os Pensadores) WITTGENSTEIN, L. Tractatus Lgico-Philosophicus. So Paulo: EdUSP, 1993. Complementar AJDUKIEWICZ, K. Problemas e Teorias da Filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 1979. ALBERT, H. Tratado da Razo Crtica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976 APEL, Karl-Otto. El Camino del Pensamiento de C.S. Peirce. Madrid: Visor, 1997. APEL, K-O. Teoria de la Verdad y tica del Discurso. Trad. A. Cortina. Barcelona: Paids/UAB, 1995. ARENDT, H. A Vida do Esprito. Rio de Janeiro: EdUFRJ/Relume Dumar, 1992 BAZARIAN, J . O Problema da Verdade. So Paulo: Alfa-mega, 1988 BEZERRA FILHO, C. Epistemologia e Teoria da Cincia. Petrpolis: Vozes, 1971 BLEICHER, Josef. Hermenutica Contempornea. Lisboa: Ed. 70, 1992 BOCHENSKI, J.M. Diretrizes do Pensamento Filosfico. So Paulo: Herder, 1971. BOMBASSARO, L. As Fronteiras da Epistemologia. Petrpolis: Vozes, 1992.

BOMBASSARO, L.C.; PAVIANI, J. (Org). Filosofia, Lgica e Existncia. Caxias do Sul: EdUCS, 1997. CHISHOLM, R.M. Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. CIRNE LIMA R.V . Sobre a Contradio. Porto Alegre: EDIPUCRS., 1993. CIRNE LIMA, C. R. Dialtica para Principiantes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996 DOMINGUES, I. O Grau Zero do Conhecimento. So Paulo: Loyola, 1991. DUTRA, Delamar. Habermas; Razo e Consenso. Pelotas: EdUFPEL, 1993. FEYERABEND, P. Adeus Razo. Lisboa: Ed. 70, 1991. GARCIA, F.L. Introduo ao Conhecimento. Campinas: Papirus, 1988 GRAMSCI, A. Cadernos do Crcere. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000 (3 vol) GRINGS, Dadeus. Conhecer a Verdade. Porto Alegre: EST, 1985. HABERMAS, J. Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982 HESSEN, J. Teoria do Conhecimento, Coimbra: Armnio Amado, 1980 HESSEN, J.. Teoria do Conhecimento. Coimbra: Armnio Amado, 1980 HUISMAN, D.; VERGEZ, A. Compndio Moderno de Filosofia. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1968. JACOB, Andr. Introduo Filosofia da Linguagem. Porto: Ed. Rs, 1984. KELLER, A Teoria general del conocimiento. Madrid: Herder KELLER, A. Teoria General del Conocimiento. Madrid: Herder LADRIERE, J. Filosofia e Prxis Cientfica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978. LAKATOS, I. Pruebas y Refutaciones. Madrid: Alianza, 1994 MARGUTTI PINTO, P.R. et. al. (org) Filosofia Analtica, Pragmatismo e Cincia. Belo Horizonte: EdUFMG, 1998. MORENTE, G. Fundamentos de Filosofia. So Paulo: Mestre Jou, 1980 OLIVEIRA, M A de. tica e Racionalidade Moderna. So Paulo: Loyola, 1991 OLIVEIRA, M. A de. Tpicos sobre Dialtica. Porto Alegre:EDIPUCRS, 1997. OLIVEIRA, M A de. Filosofia na Crise da Modernidade. So Paulo: Loyola, 1989 OLIVEIRA, M A de. Sobre a Fundamentao. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993. POINCAR, H. O Valor da Cincia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995 PONCE DE LEON, J.M. Curso de Filosofia: La Crtica o Teoria Crtica del Conocimiento. Buenos Aires: Baiocco, 1945. RPPEL, E. Teoria do Conhecimento. Braga: Faculdade de Filosofia, 1986. RUSSEL, B. A Anlise da Mente. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. SEARLE, J. R. Intencionalidade. So Paulo: Martins Fontes, 1995 SEARLE, J. R. Mente, Linguagem e Sociedade. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. SEARLE, J.R. Expresso e Significado. So Paulo: Martins Fontes, 1995. ZILLES, Urbano. Teoria do Conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994 ZIMMERMANN, R. Amrica Latina: O No-ser. Petrpolis: Vozes, 1987.

DISCIPLINA: DF 29 FILOSOFIA DA EDUCAO CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA A dimenso filosfica da educao: significado e limites da educao. As grandes concepes de educao presentes na tradio filosfica. Os desafios e tendncias contemporneos em educao. Pensamento pedaggico brasileiro. OBJETIVOS Geral Introduzir aos problemas tericos e prticos do fenmeno educacional, luz do saber filosfico, analise da dimenso educativa da formao filosfica e da dimenso filosfica da formao pedaggica. Especficos 1. Analisar as especificidades da filosofia e da educao e suas possibilidades de relao e de complemetariedade. 2. Caracterisar as diferenas e semelhanas entre filosofia de educao e teoria do conhecimento. 3. Pesquisar na histria da filosofia as diferentes concepes de homem que fundamentaram enfoques diferentes de teoria e prtica educacional. 4. Estudar temas especficos de filosofia da educao. 5. Iniciar um ensaio individual sobre Histria da educao familiar e pessoal do acadmico, com elementos da disciplina de filosofia da educao . CONTEDOS 1. Filosofia e educao: Especificidades e relaes. 2. Filosofias da educao e teoria do conhecimento: Caractersticas, Diferenas e Semelhanas. 3. Filosofias da educao e Concepes de homem 4. As diversas concepes de educao na histria da filosofia 5. Temas de Filosofia da Educao 5.1. Fundamentos ticos e axiolgicos da educao 5.2. Ontologia da relao educativa 5.3. Ideologia e educao 5.4. Educao para a liberdade METODOLOGIA Construda com metodologias diversas e complementares que conjugam: exposio dialogada; leitura do texto indicado; leitura de textos de comentadores referidos na bibliografia e dirigidos a cada estudante, complementado com tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova Individual b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica BROD, Bertilo. Variaes em torno da filosofia da educao. Revista Filosofazer. VII (12); 23 28, 1998. FULLAT, Octavi. Filosofias da educao. Petrpolis: Vozes, 1994 GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Prxis. So Paulo: Cortez/Inst. Paulo Freire, 1995. GILES, Thomas R. Filosofia da Educao. So Paulo: EPU, 1985 LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educao. So Paulo. Cortez, 1992 MARIA, J.P. Novos Paradigmas Pedaggicos para uma Filosofia da Educao. So Paulo: Paulus, 1996 MATOS, Olgria. Filosofia, a Polifonia da Razo: Filosofia e educao. So Paulo: Scipione, 1997. SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia Dialtica: de Aristteles a Paulo Freire. So Paulo: Brasiliense, 1983. SEVERINO, Antonio J. Filosofia da Educao: Construindo a Cidadania. So Paulo: FTD, 1994. SUCHODOLSKI, Bogdan. A Pedagogia e as Grandes Correntes da Filosofia. Lisboa: Horizonte, 1984. Complementar ARANHA, Maria L. A. Filosofia da Educao. So Paulo: Moderna, 1989. BICUDO, Maria A . Fundamentos ticos da Educao. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1979 BROD, Anelise; BROD, Bertilo. Educar para a liberdade. Revista Filosofazer. VII (15):51-94,1999. BROD, Bertilo. tica e educao. Revista Filosofazer. VI. (11): 37-60, 1997. BROD, Bertilo. Ontologia da relao educativa. Revista Filosofazer. III (4): 83-97, 1994. COLON, Antoni J.; MLICH, J. C. Despus de la Modernidad: Nuevas Filosofias de la educacion. Barcelona: Paids, 1994 COSTA, Marcio. Educao e Libertao na Amrica Latina. Campo Grande: CEFIL, 1992 COTRIM, Gilberto. Educao para uma Escola Democrtica: Histria e filosofia da educao. So Paulo: Saraiva, 1987 DIAS, Rosa. Niestzsche Educador. So Paulo: Scipione, 1991 DUSSEL, E. Ertica e Pedaggica. So Paulo: Loyola, 1983. GADOTTI, M. Educao e Poder: Introduo Pedagogia do Conflito. So Paulo: Cortez, 1980.

GUIRALDELLI, Jr. Paulo (org.) O que Filosofia da Educao? Uma discusso metafilosfica. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. MENDES, D (coord). Filosofia da Educao Brasileira. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1985. PAVIANI, Jaime. Problemas de Filosofia da Educao. Petrpolis: Vozes, 1990. REZENDE, A. M. de. Concepo Fenomenolgica da Educao. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990. SAVIANI, D. et. al. Escola e Democracia. So Paulo: Cortez, 1983. SAVIANI, Dermeval. Educao: Do senso comum conscincia filosfica. So Paulo: Cortez, 1980. SEVERINO, A.J. Educao, Ideologia e Contra-Ideologia. So Paulo: EdPU, 1986. SNYDERS, G.S. Correntes Actuais de Pedagogia. Lisboa: Horizonte, 1984 SOBRIO, Encarnacn. Ideologia e Educao. Reflexes tericas e propostas metodolgicas. So Paulo: Cortez/ Autores associados, 1986. SUCHODOLSKI, Bogdan. Teoria Marxista da Educao. Lisboa: Estampa, 1976. 3 vol. TREVISAN, A L. Filosofia da Educao: Mmesis e razo comunicativa. Iju: EdUNIJU, 2000. WERNECK, V.R. A Ideologia na Educao. Petrpolis: Vozes, 1982

DISCIPLINA: DF 30 FILOSOFIA DA LINGUAGEM CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA A linguagem como tema filosfico, seu significado e limites. Os desafios da Analtica, da Semntica e da Pragmtica lingsticas filosofia. Estudo de autores e obras sobre o assunto. Linguagem e Ideologia. OBJETIVOS Geral Compreender o lugar da linguagem na reflexo filosfica como mediao do processo de construo do conhecimento e da ao com sentido Especficos 1. Conhecer as diversas compreenses de linguagem e o lugar filosfico ocupado por ela na tradio filosfica 2. Estabelecer as semelhanas e distines entre o tratamento filosfico da linguagem e o tratamento dado por outros saberes 3. Compreender os diversos giros lingusticos e seu sentido filosfico 4. Debater e aprofundar temas de filosofia da linguagem CONTEDOS 1. Introduo Geral: A problemtica da linguagem e seu sentido filosfico 2. Linguagem na tradio filosfica 2.1. No Pensamento Antigo 2.2. No Pensamento Medieval 2.3. No Pensamento Moderno 2.4. No Pensamento Contemporneo 3. Lingustica, Semitica e Filosofia da Linguagem 4. Os Giros Lingusticos 4.1. Sinttica 4.2. Semntica 4.3. Pragmtica 4.4. Hermenutica 5. Temas de Filosofia da Linguagem 5.1. A questo do Sentido/Significado 5.2. Linguagem e Ideologia 5.3. Dialtica e Linguagem 5.4. Comunicao, Interao e Linguagem METODOLOGIA Conjuga exposio dialogada; leitura do texto indicado; complementado com tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova Individual b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica ACERO, J.J.; BUSTOS, E.; QUESADA, D. Introduccin a la Filosofia del Lenguaje. Madrid: Ctedra, ALSTON, P. W. Filosofia da Linguagem. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. BELO, Fernando. Linguagem e Filosofia. Lisboa: Casa da Moeda, 1987 ECO, Umberto. Semitica e Filosofia da Linguagem. So Paulo: tica, 1991 LADIM FILHO, Raul et al. Filosofia da Linguagem e Lgica. So Paulo: Loyola, 1976. LADRIERE, Jean. A Articulao do Sentido. So Paulo: EdUSP, 1977 LIMA VAZ, Henrique C. Escritos de Filosofia: Problemas de fronteira. So Paulo: Loyola, MUOZ RODRIGUEZ, V. Introduccin a la Filosofia del Lenguaje. Barcelona: Anthropos, 1989 OLIVEIRA, M. A. Reviravolta Lingustico-Pragmtica na Filosofia Contempornea. So Paulo: Loyola, 1996 SOUZA FILHO, Danilo M. de (Org.). Significado, Verdade e Ao. Rio de Janeiro: EdUFF, 1986. Complementar APEL, Karl-Otto. Semitica Filosfica. Buenos Aires: Almagesto, 1994 BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. So Paulo: Hucitec, 1986. BARTHES, R. Elementos de Semiologia. So Paulo: Cultrix, 1997. CHAFE, W.L. Significado e Estrutura Lingustica. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos, 1979 ENES, Jos. Linguagem e Ser. Lisboa: Casa da Moeda, 1983 FLUSSER, V. Lngua e Realidade. So Paulo: Herder, 1963 FOUCAULT, M. As Palavras e as Coisas. So Paulo: Martins Fontes, 1995 FOUCAULT, M. et al. Estruturalismo e Teoria da Linguagem. Petrpolis: Vozes, 1971. FREGE, G. Lgica e Filosofia da Linguagem. So Paulo: Cultrix, 1978. GIRAUD, P. A Semntica. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. MOULOUD, Nol. Linguagem e Estruturas. Coimbra: Almedina, 1974.

ORLANDI, E. P. Interpretao: Autoria, Leitura e efeitos do trabalho simblico. Petrpolis: Vozes, 1996. RABUSKE, Edivino. Filosofia da Linguagem e Religio. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994. RESWEBER, J.P. Filosofia da Linguagem. So Paulo: Cultrix/EdUSP, 1982. RICOEUR, P. O Conflito das Interpretaes. Rio de Janeiro: Imago, 1978. SAUSSURE, F. Curso de Lingstica Geral. So Paulo: Cultrix, sd. SBILES, Warren. Wittgenstein, Linguagem e Filosofia. So Paulo: Cultrix/EdUSP SEARLE, J. R. Intencionalidade. So Paulo: Martins Fontes, 1995 SEARLE, J. R. Mente, Linguagem e Sociedade. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. SEARLE, J.R. Expresso e Significado. So Paulo: Martins Fontes, 1995. SIMON, J. Filosofia da Linguagem. Lisboa: Ed. 70, 1990 SPANIOL, W. Filosofia e Mtodo no Segundo Wittgenstein. So Paulo: Loyola, 1989 ULLMANN, S. Semntica. Uma introduo cincia do significado. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, sd. WITTGENSTEIN, L. Investigaes Filosficas. So Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores) WITTGENSTEIN, L. Tractatus Lgico-Philosophicus. So Paulo: EdUSP, 1993.

DISCIPLINA: CA 31 INTRODUO AO PENSAMENTO SOCIOLGICO CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo de problemas ligados sociedade. Estatuto da Sociologia e suas implicaes metodolgicas e relaes com a Filosofia. As grandes concepes sociolgicas: Marx, Weber, Durkheim e Comte. As leituras contemporneas do problema social: Habermas, Dussel e outros. OBJETIVOS Geral Compreender os conceitos e teorias bsicas do pensamento sociolgico como instrumentos de interpretao da realidade social e como subsdios compreenso dos problemas filosficos. Especficos 1. Oportunizar conhecimentos do fundamentos e princpios bsicos de cincia sociolgica. 2. Propiciar condies para desenvolver o esprito crtico e a capacidade de anlise da realidade. 3. Compreender os elementos bsicos dos processos sociais para desenvolver a capacidade de analis-los 4. Compreender a dinmica dos movimentos sociais como sujeitos de ao social. 5. Desenvolver um instrumental de anlise e interpretao da realidade social CONTEDOS 1. Introduo Geral: A Sociologia como Cincia 1.1. Componentes, conceitos bsicos, seu objeto, mtodos e tcnicas de pesquisa. 1.2. Cincias Sociais: interdependncia entre a sociologia e as demais cincias 1.3. Sociologia e Filosofia 2. Anlise de processos sociais 2.1. Estrutura Social: estamentos, estratos, classes, castas sociais e outros 2.2. Apresentao de Processos Sociais: isolamento, contato social, interao e comunicao, cooperao/competio-conflito, adaptao/acomodao-assimilao/transformao 2.3. Integrao Social: status e papel social, agregados sociais, grupos e categoria social, pblico, massa. 2.4. Trabalho, Interao e Produo do Social 3. Formas de Interpretao da Realidade Social Teorias Sociolgicas 3.1. Positivismo/Funcionalismo 3.2. Histrico-Crtica 3.3. Weberiana 3.4. Hermenutica e Simblica 3.5. Ciberntica e Complexidade 4. Sociologia dos Movimentos Sociais 5. Metodologia de Anlise e Interpretao da Realidade Social METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova Individual b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica ANDERSON, Perry. Modernidade e Revoluo. Novos Estudos Cebrap, n. 14, So Paulo, Fev, 1986, p. 2-15. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simblico. Rio de Janeiro: Difel, 1987. COHN, Gabriel (org.). Weber. So Paulo: tica, 1979, p 7-34 DEMO, Pedro. Sociologia, uma Introduo Crtica. So Paulo: Atlas, 1985. DURKHEIN, Emile. As Regras do Mtodo Sociolgico. 9 ed. So Paulo: ED. Nacional, 1978. FERNANDES, Florestan. A Natureza Sociolgica da Sociologia. So Paulo: tica, 1980. FERNANDES, Florestan. Ensaios de Sociologia Geral e Aplicada. So Paulo: Brasiliense, 1971 GUARESCHI, P. Sociologia Crtica: Alternativas de Mudana. Porto Alegre: Mundo Jovem, 1984. HOBSBAWM, Eric. A Era das Revolues: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982 IANNI, Octavio (Org). Marx. So Paulo: tica, 1979. IANNI, Octvio. Sociedade Global. Petrpolis: Vozes, 1996 KURZ, Robert. O Colapso da Modernizao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 LEVINE, Donald N. Vises da Tradio Sociolgica. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. LUHMANN, N. Sociedad y Sistema. Barcelona, Paids, sd. M. FILHO, Evaristo (Org.) Augusto Comte. So Paulo: tica, 1983. MARCELINO, Nelson C. Introduo s Cincias Sociais. Campinas: Papirus, 1991. MARTINS, J. de Sousa; FORACCHI, Marialice M (org.) Sociologia e Sociedade: Leituras de introduo sociologia. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1977. RODRIGUES, J.A (org.) Durkheim. So Paulo: tica, 1978 SOUZA, Herbert de. Como se faz Anlise de Conjuntura. Petrpolis: Vozes, 1984. TRIVIOS, Augusto N.S. Introduo Pesquisa em Cincias Sociais. So Paulo: Atlas, 1987

WEBER, M. Cincia e Poltica: Duas vocaes. So Paulo: Cultrix, 1972 WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 Complementar BOTTOMORE, T.B. Introduo Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. CATTANI, A.d (Org). Trabalho e Tecnologia. Porto Alegre: EdUFRGS, 1997. CHAU, Marilena. Cultura e Democracia. So Paulo: Cortez, 1997. GIDDENS, Anthony. As Consequncias da Modernidade. So Paulo: EdUNESP, 1993. HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. Termos Bsicos de Sociologia. So Paulo: Cultrix, 1973 LWY, Michel. As Aventuras de Karl Marx contra o Baro de Mnchhausen: O marxismo e o positivismo na sociologia do conhecimento. So Paulo: Busca Vida, 1987. MARCUSE, Herbert. Razo e Revoluo. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1978. ORTIZ, R.A A Mundializao da Cultura. Petrpolis: Vozes, 1996. REIS, Jos Carlos. As Identidades do Brasil: De Vernhagem a FHC. Rio de Janeiro: FGV, 2000. WILSON, E. Rumo Estao Finlndia. So Paulo: Cia das Letras, 1986.

DISCIPLINA: CA 32 INTRODUO AO PENSAMENTO PSICOLGICO CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo filosfico de temas de Psicologia. A cincia psicolgica, seu estatuto cientfico, problemas centrais, mtodo e relao com a Filosofia. As grandes concepes psicolgicas da tradio. OBJETIVOS Geral Compreender o status cientfico da Psicologia e sua relao com a filosofia, aprofundando o conhecimento sobre as grandes concepes psicolgicas e temas gerais de Psicologia Especficos 1. Circunscrever o status especfico da psicologia como cincia e sua relao com a filosofia 2. Resgatar elementos gerais da histria da Psicologia 3. Aprofundar concepes bsicas em Psicologia 4. Debater temas gerais em Psicologia CONTEDOS 1. Introduo geral Psicologia 1.1. Psicologia como Cincia Humana: Objeto e Metodologia 1.2. Relao Psicologia e Filosofia 2. Histria da Psicologia 2.1. Heranas da Filosofia 2.2. Constituio como cincia 2.3. Principais expoentes da Psicologia 3. Concepes em Psicologia 3.1. Associacionismo 3.2. Estruturalista 3.3. Behaviorista 3.4. Gestltica 3.5. Funcionalista 3.6. Psicanalista 3.7. Existencialista 3.8. Cognitivista 4. Temas de Psicologia 4.1. Psicologia da Personalidade 4.2. Psicologia da Aprendizagem 4.3. Psicologia do Desenvolvimento 4.4. Psicologia Social METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova Individual b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica DAVIDOFF, Linda L. Introduo Psicologia. So Paulo: McGraw-Hill, 1983. FADIMANN, J; FRAGER, R. Teorias da Personalidade. So Paulo: Herper e Row, 1979. FONTOURA, Amaral. Psicologia Geral. Rio de Janeiro: Aurora, 1969. HALL, C.; LINDZEY, G. Teorias da Personalidade. So Paulo: EPU, 1978. HOLLAND, R. Eu e o contexto social. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. MASLOW, A Introduo Psicologia do Ser. Rio de Janeiro: Eldorado, sd. NUTTIN, J. Psicanlise e Personalidade. Rio de Janeiro: Agir, 1972. RODRIGUES, A Psicologia Social. Petrpolis: Vozes, 1972. Complementar STOETZEL, J. Psicologia Social. So Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1972. TELLEX, Antnio X. Psicologia Moderna. So Paulo: tica, 1974. GRATTON, Heri. Psicanlise de ontem e de hoje. So Paulo: Loyola, 1967. MUELLER, Lucien F. Histria da Psicologia. So Paulo: Nacional, 1978. FERREIRA, W.B. Psicologia Pedaggica. Porto Alegre: Sulina, 1977. INHELDER, B. A Psicologia da Criana. So Paulo: Difel, 1986. PIAGET, J. O nascimento da inteligncia na criana. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

DISCIPLINA: CA 33 INTRODUO AO PENSAMENTO TEOLGICO CARGA HORRIA: 30 horas-aula tericas (2 crditos) EMENTA Introduo s principais questes de fronteira entre Filosofia e Teologia. Estudo filosfico de temas de Teologia. Natureza do conhecimento teolgico. Razo e F. Revelao e Tradio. OBJETIVOS Geral Compreender o horizonte da reflexo filosfica sobre questes de Teologia, abordando temas que ajudem a estabelecer a relao entre f e razo e problematizem e aprofundem as experincias e convices de f. Especficos 1. Iniciar os estudantes no horizonte teolgico; 2. Avaliar criticamente e aprofundar teologicamente as experincias e convices religiosas; 3. Considerar a experincia de f como antropologicamente relevante; 4. Introduzir os temas fundamentais do cristianismo e outras religies; 5. Demonstrar a importncia da filosofia para a tarefa teolgica. CONTEDOS 1. Introduo Geral 1.1 As grandezas e fraquezas da teologia 1.2 F e experincia humana 1.3 F e ideologia 1.4 Dimenses da f 2. O conhecimento de f 2.1 Linguagem e conhecimento 2.2 Conhecimento e interesse 2.3 Conhecimento de f 2.4 F, religio e teologia 2.5 F e Razo 2.6 Teologia e Filosofia 3. Revelao e revelaes 3.1 A busca humana de Deus 3.2 As possibilidades antropolgicas e histrica da revelao 3.3 Revelao de Deus e condicionamentos histrico-sociais 3.4 Revelao e cosmologia 3.5 Revelao nas religies 3.6 Revelao crist e dilogo inter-religioso 4. Paradigmas no pensamento teolgico 4.1 Paradigma do Sagrado 4.2 Paradigma da Sabedoria 4.3 Paradigma da Essncia 4.4 Paradigma da Existncia 4.5 Paradigma da Prxis 4.6 Paradigma da Linguagem METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova Individual b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica a BOFF, Clodovis. Teoria do Mtodo Teolgico. Verso Didtica. 2 ed., Petrpolis: Vozes, 1998. GUTIRREZ, Gustavo. Teologia da libertao. Perspectivas. Petrpolis: Vozes, 1975. LAURET, Bernard & REFOUL, Franois (org.). Iniciao prtica da Teologia. So Paulo: Loyola, 1992. Tomo I LIBNIO, Joo Batista. Deus e os homens. Seus caminhos. Petrpolis: Vozes, 1990. RAHNER, Karl. Curso fundamental da f. Introduo ao conceito de cristianismo. So Paulo: Paulinas, 1989. Complementar BOFF, Clodovis. Teologia e prtica. A teologia do poltico e suas mediaes. Petrpolis: Vozes, 1978. BOFF, Leonardo. A f na periferia do mundo. Petrpolis: Vozes, 1979. CHARBONEAU, Paul-Eugene. Da teologia ao homem. So Paulo: Loyola, 1985. FELLER, Victor Galdino. A revelao de Deus a partir dos excludos. So Paulo: Paulinas, 1995. GUTIRREZ, Gustavo. A fora histrica dos pobres. Petrpolis: Vozes, 1979. LIBNIO, J. B. & MURAD, A. Introduo Teologia. So Paulo: Loyola, 1996. MURAD, Afonso. Esse cristianismo inquieto. A f crist encarnada em J. L. Segundo. So Paulo: Loyola, 1994.

DISCIPLINA: CA 34 TEMAS DE HISTRIA CONTEMPORNEA CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Introduo metodologia de anlise da realidade social, econmica, poltica e cultural. Discusso de temas contemporneos: ordem e desordem econmica mundial, globalizao, estados nacionais, organismos multilaterais, pobreza e desenvolvimento, entre outros. OBJETIVOS Geral Compreender a situao histrica contempornea e os desafios histricos para a filosofia, a partir de um estudo de grandes momentos histricos em geral e da histria do sculo XX e de temas de histria contempornea Especficos 1. Introduzir metodologicamente para o estudo da realidade histrica 2. Circunscrever a tarefa da histria como cincia e sua relao com a filosofia 3. Compreender os grandes momentos demarcadores da histria do sculo XX em geral 4. Debater e aprofundar temas de histria contempornea 5. Identificar desafios histricos para a filosofia no mundo atual CONTEDOS 1. Introduo geral ao conhecimento da realidade histrica: Metodologia 2. A tarefa da histria como cincia e sua relao com a filosofia 3. Histria do Sculo XX 4. Temas de Histria Contempornea 4.1. Teorias da Globalizao e estgio atual deste processo 4.2. Estados Nacionais no mundo globalizado 4.3. Desenvolvimento Humano 4.4. Organismos multilateriais e bilaterais 4.5. Pobreza e Desigualdade 4.6. O Brasil no mundo globalizado 4.7. A Amrica Latina no mundo globalizado 4.8. Blocos econmicos e iniciativas de integrao 4.9. Outros temas relevantes 7. Desafios histricos para a filosofia METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova Individual b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica ACSELRAD, Henri; LEROY, Jean-Pierre. Novas premissas da sustentabilidade democrtica. Cadernos de Debates Brasil Sustentvel e Democrtico 1. Rio de Janeiro: FASE, 1999. CORAGGIO, Jos Luis. Desenvolvimento humano e educao. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1999. GARDINER, Patrick. Teorias das Histria. 3 Ed. Lisboa: Fundao Caluste Gulbenkian, 1984. HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve sculo XX 1914-1991.So Paulo: Companhia das Letras, 1995. IANNI, Otvio. Teoria da Globalizao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1996 MOTA, Carlos Guilherme (Org.) Brasil em Perspectiva. 19 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990 ONU/PNUD. Informe sobre el Desarollo Humano 2000. Genebra: ONU, 2000. SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mo de Alice: o social e o poltico na ps-modernidade. 3 Ed., So Paulo: Cortez, 1997. SCHERER- WARREM, Ilse. Redes de movimentos sociais. So Paulo: Loyola, 1993 SCHERER- WARREM, Ilse; KRISCHKE, Paulo(Org.). Uma revoluo no cotidiano: Os novos movimento sociais na Amrica Latina. So Paulo: Brasiliense, 1987 SEITENFUS, Vera Maria; BONI, Ls De.(Org.) Temas de integrao Latinoamericana. Petrpolis: Vozes, 1990. SINGER, Paul. O capitalismo: sua evoluo sua lgica e sua dinmica. So Paulo: Moderna, 1987. TAVARES, Maria da Conceio e FIORI, Jos Lus (org.). Poder do dinheiro: uma economia poltica da globalizao. Petrpolis: Vozes, 1997 Complementar AMADO, Janana; FERREIRA, Marieta de Morais (Org.). Usos & abusos da Histria Oral. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1998. ANDRADE, Manuel Correia de. Imperialismo e fragmentao do espao. So Paulo: Contexto, 1989. BORDIEU, Pierre. O poder simblico. 2 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998 CHAUI, Marilena. Cultura e Democracia. So Paulo: Cortez, 1997. FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. 24 ed. So Paulo: Editora Nacional, 1991

GIDDENS, S. A. As Conseqncias da Modernidade. So Paulo: EdUnesp, 1993. GOHN, Maria da Glria. Teorias dos Movimentos Sociais: Paradigmas Clssicos e contemporneos. So Paulo: Loyola, 1997. GOLDENSTEIN Lydia. Repensando a dependncia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. HUBERMAN, Leo. Histria da Riqueza do homem. 21 Ed. Rio de Janeiro: Guanabarra, 1986 IANNI, Otvio. A sociedade global. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1997. MANCE, Euclides Andr. A revoluo das redes: a colaborao solidria como uma alternativa ps-capitalista globalizao atual. Petrpolis: Vozes, 2000. ORTIZ, R. A mundializao da cultura. Petrpolis: Vozes, 1996. SANTOS, Milton. SOUZA, Mara. SCARIATO, Francisco. ARROYO, Mnica. O novo mapa do mundo. Fim de sculo e globalizao. So Paulo: HUCITEC, 1994 SKIDMORE. Thomas. Brasil: de Getlio a Castelo. 7 ed .Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. THOMPSON. John B. Ideologia e cultura Moderna: Teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. Petrpolis: Vozes, 1995

DISCIPLINA: CA 35 FUNDAMENTOS SOCIOLGICOS DA EDUCAO CARGA HORRIA: 30 horas-aula tericas (2 crditos) EMENTA Abordagem das tendncias fundamentais da anlise sociolgica sobre a Educao. Retomada dos clssicos da Sociologia da Educao e aprofundamento de perspectivas educacionais contemporneas com nfase s posturas crtica, libertadoras e emancipatrias. OBJETIVOS Geral Desenvolver, mediante um processo pedaggico auto-reflexivo, crtico e participativo, a compreenso das grandes tendncias da sociologia educacional, oportunizando o entendimento de suas implicaes prxicas para a educao e a sociedade. Especficos 1. Retomar os conceitos bsicos de educao e sociedade e analisar o lugar do estudo de Sociologia da Educao 2. Localizar os paradigmas em educao a partir das perspectivas clssicas de Sociologia da Educao 3. Aprofundar a relao entre educao, mudana, mobilidade e estratificao social 4. Compreender as propostas sociolgicas e sua interao pedaggica 5. Debater sobre a relao entre educao e globalizao, ressaltando a influncia da cultura miditica na educao. CONTEDOS 1. Introduo temtica e s noes fundamentais 1.1. Educao, sociedade 1.2. Sociologia da Educao 2. Perspectivas clssicas da Sociologia da Educao (Durkheim, Weber, Marx, Comte) 2.1. Paradigma do Consenso 2.2. Paradigma do Conflito 3. Educao: Mudana, Mobilidade e Estratificao Social 4. Algumas propostas e sua relao com a educao 4.1. Pragmatismo e Educao: Dewey, James 4.2. Teoria Crtica e Educao Contempornea (Adorno, Horkheimer, Marcuse, Habermas) 4.3. A concepo dialtica Educadores Soviticos (Vigotski, Lurian, Pistrak) 4.4. Educao Libertadora (Paulo Freire) 5. Educao e Globalizao A influncia da cultura miditica METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova Individual b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educao. Petrpolis: Vozes, 1998. DUARTE, Newton. Vigotski e o aprender a aprender. Campinas: Autores Associados, 2000. GOMES, Cndido A. A Educao em Perspectiva Sociolgica. So Paulo: EPU, 1989. MORRISH, Ivor. Sociologia da Educao. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. ZUIN, Antnio. Adorno, o poder educativo do pensamento crtico. Petrpolis: Vozes, 2000. Complementar CASTRO, Ana Maria de; FERNANDES DIAS, E. Introduo ao pensamento sociolgico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1985. MANHEIM, Karl. Sociologia da Cultura. So Paulo: Perspectiva, 1974. MARTINS FERREIRA, Roberto. Sociologia da Educao. So Paulo: Moderna, 1993. MUSGRAVE, P.W. Sociologia da Educao. Lisboa, Fund. Calouste Goubenkian, 1984. PALUDO, Conceio. Educao Popular em busca de alternativas. Porto Alegre: Tomo, 2001. PILETTI, Nelson. Sociologia da Educao. So Paulo: tica, 1985.

DISCIPLINA: CA 36 FUNDAMENTOS PSICOLGICOS DA EDUCAO CARGA HORRIA: 30 horas-aula tericas ( 2 crditos ) EMENTA Bases psicolgicas do ato educativo e da relao docente. Teorias da aprendizagem humana. Os grandes desafios psico-educativos. OBJETIVOS Geral Fornecer ao acadmico de filosofia elementos tericos e instrumentalizao prtica a respeito das bases psicolgicas da educabilidade humana e da prtica docente, em vista da formao humana integral, no nvel biopsicosocial. Especficos 1. Aprofundar noes gerais de psicologia em sua relao com a educao e com o processo de ensino aprendizagem; 2. Analisar questes bsicas de psicologia do ajustamento, psicologia do desenvolvimento., e psicologia da aprendizagem; 3. Familiarizar o aluno de filosofia com o manuseio crtico da bibliografia bsica da disciplina, elaborando resenhas, psicocrticas de romances brasileiros e um relatrio final analtico e auto-avaliativo. CONTEDOS 1. Introduo Geral 1.1. Reviso do estatuto ontolgico e epistemolgico da cincia psicolgica e da sua relao com a filosofia 1.2. Bases psicolgicas do ato educativo e da relao docente 1.3. Tipologia Psicanaltica do educador/professor 2. Psicologia do ajustamento 2.1. Noes e mecanismos de ajustamento 2.2. Noes, determinantes e teorias da personalidade. 3. Psicologia do desenvolvimento 3.1. Psicologia da infncia 3.2. Psicologia da adolescncia 3.3. Psicologia da vida adulta e da velhice. 3.4. Questes especficas : 3.4.1. Ontognese da conscincia moral 3.4.2. Problemtica psicosexual e psicossocial da criana, do jovem e do adulto. 4. Psicologia da aprendizagem 4.1. Conceituaes, processo e caractersticas da aprendizagem 4.2. Modernas teorias de aprendizagem 4.3. Reconstruo do construtivismo. METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova Individual b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica BIGGE, M. L. Teorias de Aprendizagem para Professores. So Paulo: EPU, 1977 CUNHA COUTINHO, Maria T. da; MOREIRA, M. Psicologia da educao. Belo Horizonte: Ed. L A, s.d DAVIS, Cludia e OLIVEIRA, Zilma de . Psicologia da Educao. So Paulo: Cortez, 1990 FERREIRA, May G. Psicologia Educacional: Anlise crtica. So Paulo. Cortez, 1987 GOULART, Iris B. Psicologia da Educao: Fundamentos tericos e aplicaes prtica pedaggica. Petrpolis: Vozes, 1987 LA TAILLE, Yves et al. Piaget, Vygitski, Wallon: Teorias psicogenticas em discusso. So Paulo: Summus, 1992. TELES, Maria L. S. Uma Introduo Psicologia da Educao. Petrpolis: Vozes, 1975 Complementar BECKER, Fernando. Da ao operao: o caminho da aprendizagem em J. Piaget e P. Freire. Porto Alegre: EST/Palmarinca, 1993 CAMPOS, Dinah de S. Psicologia da Aprendizagem. 13 ed. Petrpolis: Vozes, 1983 KUPFER, Maria C. Freud e a Educao. Fundamentos tericos e aplicaes prtica pedaggica. So Paulo: Scipione, 1989. LAJONQUIRE, L. de. De Piaget a Freud. Para repensar as parendizagens. Petrpolis: Vozes, 1992 NOVAES, Maria H. Psicologia da Educao e Prtica Profissional. Petrpolis: Vozes, 1992.

DISCIPLINA: CA 37 ANTROPOLOGIA CULTURAL CARGA HORRIA: 30 horas-aula tericas (2 crditos) EMENTA A cultura como problema cientfico e filosfico. A origem, evoluo e situao da humanidade. Os problemas e temas da cultura: multiculturalismo, interculturalidade, etnocentrismo e outros. OBJETIVOS Geral Compreender a cultura como elemento fundamental da vida humana e a antropologia cultural como saber sistemtico que se ocupa desta questo, sua especificidade e relao com a antropologia em geral e a filosofia Especficos 1. Situar o estudo da Antropologia Cultural como cincia e sua relao com a Filosofia 2. Identificar e debater o conceito de cultura em Antropologia e Filosofia 3. Estudar as principais teorias da Antropologia Cultural 4. Identificar os instrumentos e conceitos bsicos da Antropologia Cultural 5. Situar a relao entre universo, vida e cultura, procurando localizar o humano neste contexto. CONTEDOS 1. Introduo Geral Antropologia Cultural como cincia e relao com filosofia 2. O conceito de Cultura em Antropologia e em Filosoifa 3. Teorias Gerais de Antropologia Cultural 3.1. Evolucionismo Cultural 3.2. Difusionismo 3.3. Funcionalismo 3.4. Estruturalismo 3.5. Historicismo 3.6. Teorias da Complexidade e Cibernticas 4. Conceitos e Instrumentos da Antropologia Cultural 4.1. Fsseis e datao 4.2. Fases do Desenvolvimento Humano 4.3. Parentesco 4.4. Cultura e Folclore 5. O universo, a vida e a cultura METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova Individual b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica CARDOSO, Ruth (Org.) A Aventura Antropolgica. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1991. CHARDIN, Pierre Teilhard. O fenmeno Humano. Porto: Tavares Martis, 1970. CHILDE, Cordon. A evoluo cultural do homem. 4. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. HERSKOVITS, Melville J. Antropologia Cultural. So Paulo: Mestre Jou, 1963 (2 vol). HOEBEL, E. Andamson e FROST, L. Everett. Antropologia Cultural e Social. So Paulo: Cultrix, 1976. MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia Cultural. Petrpolis: Vozes, 1986. POERSCH, J.L. Evoluo e Antropologia no espao e no tempo. So Paulo: Herder, 1972. Complementar ARGOTE, M. G. et alli. El hombre Latinoamericano y su Mundo. Bogot: Nueva Amrica, 1990. ARGOTE, M. G. et alli. El Hombre Latinoamericano y sus Valores. Bogot: Nueva Amrica, 1991. DARWIN, Charles. Origem das Espcies. So Paulo: EdUSP, 1985. GADAMAR, H-G.; VOGLER, P. (Org) Nova Antropologia. So Paulo: EPU/EdUSP, 1977 (7 vol) LIMA VAZ, H.C. de. Escritos de Filosofia: Filosofia e Cultura. So Paulo: Loyola1997. ULMANN, Reinoldo. Antropologia Cultural. Porto Alegre: EST, 1983. WERNER, Dennis. Culturas Humanas. Petrpolis: Vozes, 1992.

DISCIPLINA: DO 38 FILOSOFIA POLTICA CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo dos problemas ligados a prxis poltica. Relao Filosofia e Poltica. As grandes concepes de poltica da tradio filosfica. Discusso de temas de filosofia poltica: Democracia, Participao, transformao social entre outros. OBJETIVOS Geral Compreender o lugar da poltica numa perspectiva filosfica, luz das grandes concepes filosficas da poltica e discutindo conceitos e temas de filosofia poltica. Especficos 1. Estabelecer a relao epistemolgica entre filosofia e poltica, distinguindo a filosofia poltica de outros campos de estudo da poltica 2. Aprofundar o conhecimento de conceitos bsicos da poltica numa perspectiva filosfica 3. Conhecer as grandes concepes filosficas da poltica 4. Debater temas de Filosofia Poltica luz da situao contempornea e das posies filosficas da poltica. CONTEDOS 1. Introduo geral: Relao filosofia e poltica 2. Conceitos Bsicos 2.1. Prxis e Poltica 2.2. Estado 2.3. Sociedade Civil 3. Grandes Concepes Filosficas da Poltica 3.1. A Polis Grega: Plato e Aristteles 3.2. Pensamento Medieval: Ockham, Toms de Aquino 3.3. Pensamento Poltico Moderno: Maquiavel, Rousseau, Locke, Hobbes, Kant 3.4. Pensamento Poltico de Hegel e Marx 3.5. Pensadores Polticos Contemporneos: Foucault, Guattari, Habermas e outros 4. Temas de Filosofia Poltica 4.1. Democracia e Participao Popular 4.2. O Papel do Estado no mundo globalizado METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova individual; b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica AZAMBUJA, Darci. Teoria Geral do Estado. Porto Alegre: Globo, 1963. BARRETTO, Vicente. Curso de Introduo ao Pensamento Poltico Brasileiro. Braslia: EdUNB, 1982. BUCKI-GLUCKSMANN, Christinne. Gramsci e o Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. CHEVALIER, Jean-Jacques. As grandes obras polticas de Maquiavel a nossos dias. RJ: Agir, 1998. GOLDMANN, Lucien. Epistemologia e Filosofia Poltica. Lisboa: Presena, 1984. LACLAU, Ernesto. Poltica e Ideologia na Teoria Marxista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. OFFE, Claus. Problemas estruturais do estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. RODRIGO, Ldia Maria. O nacionalismo no pensamento filosfico. Petrpolis: Vozes, 1988. WEFFORT, Francisco. Os Clssicos da Poltica. So Paulo: tica, 1995 (2 vol) WEIL, Eric. Filosofia Poltica. So Paulo: Loyola, 1990. Complementar BARROS, A B. Buys de. Os movimentos sociais e o socialismo. Rio de Janeiro: Coelho Branco, 1946 FLEISCHER, David V (Org). Os Partidos Polticos no Brasil. Braslia: EdUNB, 1981. KRIELE, Martin. Libertao e Iluminismo Poltico. So Paulo: Loyola, 1983. SANTOS, T. dos. Democracia e Socialismo no Capitalismo Dependente. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.

DISCIPLINA: DO 39 FILOSOFIA DA HISTRIA CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA A Histria como tema filosfico. As grandes concepes filosficas da histria presentes na tradio filosfica. Razo e Histria. Tempo e Eternidade. OBJETIVOS Geral Compreender os principais conceitos e concepes filosficas da histria fazendo a distino entre histria como conceito e histria como cincia numa perspectiva filosfica. Especficos 1. Identificar as diferenas entre Histria e Filosofia como cincias e o sentido da histria como conceito filosfico 2. Aprofundar o conhecimento de conceitos fundamentais da relao filosofia e histria 3. Conhecer grandes concepes de filosofia da histria da tradio filosfica 4. Debater sobre o sentido da histria como tema filosfico CONTEDOS 1. Introduo Geral: Filosofia e Histria Conceitos, Cincias? 2. Conceitos relacionais fundamentais 2.1. Histria e Verdade 2.2. Histria e Cincia 2.3. Histria e Poder 2.4. Razo e Histria 2.5. Tempo e Eternidade 3. Concepes Filosficas da Histria 3.1. Entre os Gregos e Romanos 3.2. Na Filosofia Medieval: Agostinho e Toms e Vico 3.3. Na Modernidade: Kant, Hegel e Marx 3.4. Na contemporaneidade: Croce, Bergson 4. A histria como tema filosfico, implicaes METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova individual; b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica BERDIAEV, Nicolai. El Sentido de la Histria. Madrid: Encuentro, 1979. COLLINGWOOD, R.G. A Idia de Histria. Lisboa: Presena, 1986. CROCE, Benedetto. A histria, pensamento e ao. Rio de Janeiro: Zahar, 1962. DRAY, William. Filosofia da Histria. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. GARDINER, Patrick. Teorias da Histria. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1984. HELLER, Agnes. O cotidiano e a histria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. LE GOFF, Jacques. Reflexes sobre a histria. Lisboa: Edies 70, sd. LOZANO, Jorge. El Discurso Histrico. Madrid: Alianza, 1987. MARITAIN, Jacques. Sobre a Filosofia da Histria. So Paulo: Herder, 1967. MARROU, H.I. Do Conhecimento Histrico. So Paulo: Martins Fontes, sd. NAQUETE, Lenine. Filosofia e Histria. Porto Alegre: Sulina, 1972. POPPER, Karl. A misria do historicismo. So Paulo: Cultrix, 1980. ROCHA, Filipe. Teorias sobre a histria. Braga: Faculdade de Filosofia de Braga, 1982. SILVA, Maria Beatriz N. da. Teoria da Histria. So Paulo: Cultrix, 1976 Complementar FLAMARION CARDOSO, Ciro. Uma introduo histria. So Paulo: Brasiliense, 1986. FLAMARION CARDOSO, Ciro; PREZ BRIGNOLI, H. Os Mtodos da Histria. Rio de Janeiro: Graal, 1983. FLEISCHER, Helmut. Concepo Marxista da Histria. Lisboa: Edies 70, 1978. HADDOCK, B.A. Uma introduo ao pensamento histrico. Lisboa: Gradiva, 1989. HANDLIN, Oscar. A verdade na histria. So Paulo: Martins Fontes, 1982. HERRERO, Francisco Javier. Religio e Histria em Kant. So Paulo: Loyola, 1991.

DISCIPLINA: DO 40 TEMAS DE ECONOMIA-POLTICA CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo da poltica como problema social. As grandes concepes de efetivao da poltica. Os desafios efetivao de uma sociedade democrtica. Estudo dos problemas econmicos como problemas sociais. As grandes concepes scio-econmicas. As questes do desenvolvimento da pobreza, da fome, sustentabilidade, solidariedade entre outras. Desafios realizao da igualdade. OBJETIVOS Geral Oportunizar ao aluno de filosofia o conhecimento de conceitos e de elementos bsicos de economia e de poltica, em sua relao com a estrutura social procurando desenvolver a capacidade de pesquisa da realidade e de crtica terica. Especficos 1. Analisar os fundamentos econmicos da sociedade e o papel do estado e das instncias polticas na organizao das formaes sociais. 2. Contrapor os sistemas capitalista e socialista em suas matrizes filosficas, concepes tericas e projetos econmico-poltico-sociais. 3. Pesquisar e tematizar os principais problemas econminco-polticos da contemporaneidade. CONTEDOS 1. Introduo: conceitos elementares de economia poltica. 1. Fundamentos econmicos da sociedade 2.1. O processo e modo de produo 2.2. Ideologia e classes sociais 2.3. Estado, democracia, partidos polticos, representao. 2. Economia e poltica no Brasil. 3.1. O capitalismo dependente 3.2. A revoluo burguesa tardia 3.3. Os partidos polticos 3.4. Histria dos movimentos sindical e dos movimentos sociais 3. Questes contemporneas de sociologia economia e poltica 4.1. Transformaes no processo produtivo. 4.2. Ecologia 4.3. Movimentos sociais 4.4. Igualdade, solidariedade, representao e democracia nos dias atuais. METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova individual; b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica ALVATER, Elmar. O preo da riqueza: pilhagem ambiental e a nova (des)ordem mundial. So Paulo: EdUnesp, 1995. BLACKBURN, Robin.(org.) Depois da queda: o fracasso da comisso e o futuro do socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda. So Paulo: EdUnesp. 1995 COBLIM, Jos. O neoliberalismo: ideologia dominate na virada do sculo. Petrpolis: Vozes, 2000 COSTA, In C. A morte do marxismo e a democracia. IN: O pensamento em crise e as artimanhas do poder. So Paulo: EdUnesp, 1988 LECLAU, Ernesto. Poltica e ideologia na teoria marxista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978 MAGALHES, N. M. F. O povo sabe votar. Petrpolis/Iju: Vozes/ EdUniju, 1998. Complementar CARNEIRO, Ricardo (Org.). Os Clssicos da Economia. So Paulo: tica, 1997. GALVES, Carlos. Manual de Economia Poltica atual. Rio de Janeiro: Forense, 1983. HARNECKER, Marta. Os conceitos elementares do materialismo histrico. So Paulo: Global, 1983 PACHECO, E.; BRESSAN. Suimar. Introduo a teoria da sociedade e do Estado. Iju: EdUniju, 1987 PERROUX, Franois. Economia e Sociedade. So Paulo: Duas Cidades, 1961. POULANTZES, Nicos. As classes sociais no capiltalismo de hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 1975 VITA, Alvaro de. Sociologia da sociedade brasileira. So Paulo: tica, 1989.

DISCIPLINA: DO 41 TEMAS DE JUSTIA E DIREITOS HUMANOS CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Fenmeno jurdico. Teorias da Justia. Concepo de Direitos Humanos. Temas como: indivduo e institucionalidade, exigibilidade e justicialidade dos direitos humanos. Proteo de direitos. OBJETIVOS Geral Compreender o fenmeno jurdico e a especificidade do Direito e sua relao com a filosofia, aprofundando as teorias da justia e temas gerais de direitos humanos. Especficos 1. Estabelecer a especificidade do conhecimento jurdico e sua relao com a filosofia 2. Aprofundar as principais teorias da justia, suas propostas, operacionalizao e fundamentos 3. Conhecer e aprofundar questes de direitos humanos especialmente enfocando na tica da sua exigibilidade e como mecanismos de proteo da dignidade da pessoa humana. CONTEDOS 1. Introduo geral ao Direito e sua relao com a filosofia 2. Teorias da Justia 2.1. Teorias Clssicas: Plato e Aristteles 2.2. Teorias Modernas: Kant, Hegel e Marx 2.3. Teorias Contemporneas: Kelsen, Rawls, Habermas 3. Introduo geral aos Direitos Humanos 3.1. Histria dos Direitos Humanos 3.2. Concepes de Direitos Humanos 3.3. Fundamentao dos Direitos Humanos 3.4. tica e Direitos Humanos 3.5. Instrumentos e Mecanismos de garantia dos Direitos Humanos 3.6. Formas e Estratgias de ao em Direitos Humanos METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova individual; b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica BENVENUTO LIMA JR, Jayme. Os Direitos Humanos Econmicos, Sociais e Culturais. Recife: Renovar, 2001. BIELEFELDT, Filosofia dos Direitos Humanos. Trad. Dankwart Bernsmller, So Leopoldo: Unisinos, 2000. BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1988. CANADO TRINDADE, Antnio A Tratado de Direito Internacional dos Direitos Humanos. Porto Alegre: Fabris, 1995 (2 vol) DAZ, R. S; CABRERA, C.A; MOLLINA, J.M (Org) Diccionrio Crtico de los Derechos Humanos I. Andaluca: Universidad Internacional de Andaluca-Sede Iberoamericana, 2000. HERRERA FLORES, Joaqun (Org.). El vuelo del Anteo: Derechos Humanos y crtica de la razn liberal. Bilbao: Descle de Brouwer, 2000. LAFER, Celso. A Reconstruo dos direitos humanos. So Paulo: Cia das Letras, 1988. PIOVESAN, Flvia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. So Paulo: Max Limonad, 1997. Complementar BENVENUTO LIMA JR, Jayme (Org). Direitos Humanos Internacionais. Recife: Gajop/MNDH, 2001. HABERMAS, J. Direito e Democracia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997 (2 vol) HELLER, Agnes. Alm da Justia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. NOZICK, Robert. Anarquia, Estado e Utopia. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. PARIJS, Phillipe van. O que uma sociedade justa? So Paulo: tica, 1997. PIOVESAN, Flvia (Coord) Direitos Humanos, Globalizao Econmica e Integrao Regional. So Paulo: Max Limonad, 2002. RAWLS, John. Uma teoria da justia. So Paulo: Martins Fontes, 2000. SALGADO. J.C. A idia de justia em Kant. Belo Horizonte: EdUFMG, 1995. WELZER, M. As esferas da justia. Lisboa: Presena, 1999.

DISCIPLINAS PARA O PRIMEIRO ANO Com Adequao de Bibliografias

SEMESTRE I

Lngua Nacional Bel. Jovino Filipin Introduo Filosofia Me. Jos Andr da Costa Metodologia Cientfica Lic. Ana Weiss Fontana Histria da Filosofia I Antiga Dr. Elli Beninc Introduo ao Pensamento Sociolgico Me. Elenice Pastore Introduo ao Pensamento Psicolgico Esp. Gervsio Backes Temas de Histria Contempornea Me. Henrique Aniceto Kujawa

DISCIPLINA: DB 01 LNGUA NACIONAL CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Identificao dos principais problemas para a expresso lingstica e oferta de subsdios para o desenvolvimento de condies para a interpretao e elaborao de textos. OBJETIVOS Geral Oportunizar ao aluno a identificao dos principais problemas de expresso lingustica e subsidi-lo para super-los processualmente. Especficos 1. Oferecer subsdios para que o estudante possa pensar, falar e escrever com correo e estilo em lngua nacional 2. Desenvolver a capacidade de leitura, anlise e interpretao de textos 3. Subsidiar para o desenvolvimento e qualificao da expresso lingustica nas suas variadas formas como modo de comunicao. CONTEDOS 1. Noes gerais da gramtica da lngua portuguesa 1.1. Classes gramaticais 1.2. Sintaxe e Semntica 1.3. Ortografia 2. Produo e Anlise de Textos 2.1 Leitura de texto 2.2. Redao de texto 2.3. Anlise e interpretao de texto 3. Comunicao e expresso METODOLOGIA Inicialmente sero aplicados exames para verificao e identificao da situao de cada aluno e para centrar nos contedos mais deficitrios. Organizao e composio de texto e anlise e interpretao sero trabalhados atravs de elaboraes e revises de textos semanais. A correo gramatical feita nos prprios textos e com aulas expositivas de identificao de uso correto dos diversos aspectos. AVALIAO A avaliao levar em conta o domnio das questes gramaticais, a capacidade de leitura, anlise, interpretao e produo de texto e elementos de comunicao e expresso. Sero realizados exerccios de composio (redaes), provas e pesquisas sobre aspectos especficos. BIBLIOGRAFIA Bsica AQUINO, Dilma Pires de et. al. As Motivaes e as Condies de Produo de Textos. So Paulo: Ed. PUC, 1986. CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuaso. So Paulo: tica, 1985. FIORIN, Jos Luiz; SAVIOLI, Francisco Plato. Para Entender o Texto: Leitura e Redao. So Paulo: tica, 1990. INFANTE, Ulisses. Curso de Gramtica Aplicada aos Textos. 2.ed. So Paulo: Scipione, 1995. LUFT, Celso Pedro. Novo Guia Ortogrfico. Porto Alegre. Globo, 1980 Complementar BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica Portuguesa. So Paulo. Cia. Editora Nacional. 1982. CEGALLA, Paschoal Domingos. Novssima Gramtica da Lngua Nacional. So Paulo: Cia. Editora Nacional. 1985. FELIZARDO, Zoleva C. Teoria e Prtica de Redao. So Paulo: Cia. Editora Nacional, sd. GARCIA, Othon M. Comunicao em Prosa Moderna. 6.ed. Rio de Janeiro: FGV, 1977. INFANTE, Ulisses. Do Texto ao Texto: Curso Prtico de Leitura e Redao. So Paulo: Scipione, 1991 OLIVEIRA, Edson de. Anlise Sinttica. Porto Alegre: Sagra, sd. SOARES, Magda Becker; CAMPOS, Edson Nascimento. Tcnica de Redao. Rio de Janeiro: Livro Tcnico, 1983.

LINGUA NACIONAL ATUALIZAO DE BIBLIOGRAFIA Exemplares Disponveis na Biblioteca/Por Ttulo

BIBLIOGRAFIA BSICA CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuaso. So Paulo: tica, 1985 CUNHA, Celso. Nova gramtica de portugus contemporneo FIORIN, Jos Luiz; SAVIOLI, Francisco Plato. Para Entender o Texto: Leitura e Redao. So Paulo: tica, 1990 INFANTE, Ulisses. Do Texto ao Texto: Curso Prtico de Leitura e Redao. So Paulo: Scipione, 1991 COMPLEMENTAR BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica Portuguesa. So Paulo. Cia. Editora Nacional. 1982. GARCIA, Othon M. Comunicao em Prosa Moderna. 6.ed. Rio de Janeiro: FGV, 1977.

N EXEMP 5 10 5 5

2 2

DISCIPLINA: DB 02 INTRODUO FILOSOFIA CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Contato introdutrio geral com a problemtica e a temtica filosficas. Estatuto da Filosofia e as diferenas em relao a outros saberes. Temticas filosficas especficas como: ser, conhecimento, prxis, liberdade, homem, mundo, cincia, entre outras. OBJETIVOS Geral Contribuir para que o aluno, mediante um contato inicial com a temtica e a problemtica filosficas tenha uma viso ampla da natureza especfica da filosofia e de seu mtodo de reflexo. Especficos 1. Desenvolver uma viso ampla da problemtica filosfica em geral e das disciplinas filosficas 2. Conduzir para a motivao principal centrada no desenvolvimento do esprito crtico 3. Contribuir para despertar para a capacidade de reflexo filosfica voltada para a prxis histrica 4. Refletir sobre alguns conceitos bsicos da filosofia CONTEDOS 1. Introduo Geral Problemtica e Temtica da Filosofia 2. Temas Bsicos de Filosofia 2.1. Filosofia, Conhecimento e Senso comum 2.2. Questo do objeto da filosofia 2.3. Filosofia, demais cincias e outros saberes 3. Filosofia e Histria 3.1. Origem da filosofia 3.2. Mitologia e filosofia 3.3. Histria da filosofia 3.4. A histria e a filosofia 3.5. A histria da filosofia e a histria das demais cincias (questo da verdade) 4. Perodos e Doutrinas Filosficas 4.1. Principais perodos da histria da filosofia 4.2. Filosofia antiga 4.3. Filosofia medieval 4.4. Filosofia moderna 4.5. Filosofia contempornea 5. Conceitos Bsicos da Filosofia 6. Filosofia em Nossos Dias 6.1. Para que serve a filosofia? 6.2. O papel social do filsofo 6.3. A filosofia e a educao 6.4. Pesquisa e Ao em Filosofia METODOLOGIA Leitura de textos indicados com base nos quais sero feitas aulas expositivas e debates. Utilizao de elementos de dramatizao (teatro). Trabalhos em grupo sobre temas, pesquisas individuais e em grupo. AVALIAO Levar em conta o domnio das questes bsicas da filosofia, a percepo das questes filosficas centrais e a capacidade interpretativa e dissertativa. Para tal ser feita mediante a apresentao de memria crtica de aula, pesquisa bibliogrfica sobre tema especfico e prova geral. BIBLIOGRAFIA Bsica BENINC. Elli. Introduo Filosofia. 7. Ed. Passo Fundo: EdiUPF, 1975 BORNHEIM, Gerd. Introduo ao Filosofar. Porto Alegre: Globo, 1970 BUZZI, Arcngelo. Introduo ao Pensar. 4. Ed. Petrpolis: Vozes. 1994 CARNEIRO LEO, Emmanuel. Aprendendo a Pensar. 2. Ed. Petrpolis, Vozes, 1989. MONDIM, Batista. Introduo Filosofia. So Paulo: Paulinas, 1984. RAEYMAEKER, L. Introduo Filosofia. So Paulo: Ed. EPU, 1973 Complementar ARANHA, Maria L. Arruda; PIRES MARTINS Maria Helena. Filosofando: Introduo Filosofia. So Paulo: Ed, Moderna. 1995. ARANHA, Maria L. Arruda; PIRES MARTINS Maria Helena. Temas de Filosofia. 2. Ed. So Paulo: Moderna, 1998. BUNGE, Mario. Tratado de Filosofia Bsica. So Paulo: EPU/EdUSP, 1976-... (7 vol) CHAU, Marilena. Convite Filosofia. 9. Ed. So Paulo, tica, 1997. EWING, A C. As Questes Fundamentais da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984

GARCIA MORENTE, Manuel. Fundamentos de Filosofia: Lies Preliminares. Trad. G. Coronado, 8. Ed. So Paulo: Mestre Jou, 1980. GRANGER, Gilles-Gaston. Por um Conhecimento Filosfico. So Paulo: Papirus, 1989. HECK, Jos Nicolau. Estudos de Termonologia Filosfica. Goinia: EdUFG, 1996. LOPES, Francisco. Introduo Filosofia. So Paulo, Agir. LUCKESI, Cipriano C; SILVA PASSOS, E. Introduo Filosofia. 2. Ed. So Paulo: Cortez, 1996. MARIAS, Julian. Introduo Filosofia. Rio de Janeiro: Liv. Duas Cidades, 1996. MATOS, Olgria. Filosofia: A Polifonia da Razo. So Paulo: Scipione, 1997. MENDONA, Eduardo Prado de. O Mundo Precisa de Filosofia. Rio de Janeiro: Agir, 1968. RODRIGUES, Eudoro. Introduccin a la Filosofa. Bogot: USTA, 1988. TELES, Antnio Xavier. Introduo ao Estudo da Filosofia. So Paulo: tica. INTRODUO FILOSOFIA ATUALIZAO DE BIBLIOGRAFIA Exemplares Disponveis na Biblioteca/Por Ttulo BIBLIOGRAFIA N EXEMPL 10 27 17 7 12 27 20 10 10 1 3 4 2 1

BSICA
BORNHEIM, Gerd. Introduo ao Filosofar. Porto Alegre: Globo, 1970 BUZZI, Arcngelo R. Filosofia para principiantes : a existncia-humana-no-mundo. Petrpolis: Vozes, 1991. 143 p. BUZZI, Arcngelo. Introduo ao Pensar. 4. Ed. Petrpolis: Vozes. 1994 CORBISIER, Roland. Introduo filosofia. So Paulo : Civilizao Brasileira, 1984. 446 p. CHAUI, Marilena. Convite filosofia. 13. ed. So Paulo : tica, 2003. 424 p. MARITAIN, Jacques. Elementos de filosofia : Introduo geral filosofia. 13. ed. Rio de Janeiro : Agir, 1991. 203 p. MONDIM, Batista. Introduo Filosofia. So Paulo: Paulinas, 1984. MORENTE, Manuel Garca. Fundamentos de filosofia : lies preliminares. 8.ed. So Paulo : Mestre Jou, 1930. 324 p. PARISI, Mrio. Trabalho dirigido de Filosofia. So Paulo : Saraiva, 1977. 206p. COMPLEMENTAR ARANHA, Maria L. Arruda; PIRES MARTINS Maria Helena. Temas de Filosofia. 2. Ed. So Paulo: Moderna, 1998. ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Filosofando : Introduo filosofia. So Paulo : Moderna, 1986. 443p. CARNEIRO LEO, Emmanuel. Aprendendo a Pensar. 2. Ed. Petrpolis, Vozes, 1989. BENINC. Elli. Introduo Filosofia. 7. Ed. Passo Fundo: EdiUPF, 1975 EWING, A C. As Questes Fundamentais da Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984 HEIDEGGER, Martin. Sobre a essncia da verdade : a tese de Kant sobre o ser. So paulo : Duas Cidades, 1970. 96 p. LOPES, Francisco. Introduo Filosofia. So Paulo, Agir. LUCKESI, Cipriano C; SILVA PASSOS, E. Introduo Filosofia. 2. Ed. So Paulo: Cortez, 1996. MARCONDES, Danilo. Textos bsicos de filosofia : dos pr-socrticos a Wittgenestein. 3.ed. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2000. 184 p. MARIAS, Julian. Introduo Filosofia. Rio de Janeiro: Liv. Duas Cidades, 1996. RAEYMAEKER, L. Introduo Filosofia. So Paulo: Ed. EPU, 1973 TELES, Antnio Xavier. Introduo ao Estudo da Filosofia. So Paulo: tica.

2 3 2 3 3 2

DISCIPLINA: DB 05 METODOLOGIA CIENTFICA


CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Desenvolvimento de condies para o estudo e pesquisa individual. Tipos de pesquisa, funo social da pesquisa. Especificidade do estudo em nvel superior. Tcnica de apresentao de trabalhos escolares. Normas da ABNT para a apresentao de trabalhos cientficos. OBJETIVOS Geral Introduzir modalidade especfica de estudo em nvel superior atravs de metodologias e tcnicas apropriadas para a leitura, o estudo e a pesquisa, bem como s normas oficiais de apresentao de trabalhos cientficos Especficos 1. Compreender a especificidade do estudo em nvel superior e suas exigncias cientficas e metodolgicas 2. Aprender a exercitar a pesquisa cientfica, conhecendo os diversos tipos e em especial a pesquisa bibliogrfica 3. Dominar as normas oficiais de apresentao de trabalhos cientficos CONTEDOS 1. Introduo Geral: Natureza e Alcance da Metodologia Cientfica 2. Conhecimento, Cincia, Filosofia e Ensino Superior 2.1. A natureza do ensino superior 2.2. Importncia social da produo do conhecimento 2.3. Desafios ao estudo em nvel superior 3. Introduo Geral ao Conhecimento 3.1. Noo Geral de conhecimento e seus diversos tipos 3.2. Esprito Cientfico: Competncias e Atitudes 3.3. O Mtodo Cientfico: mtodo e objeto 4. Pesquisa Cientfica 4.1. Conceito e Tipos de Pesquisa 4.2. Funo social e pedaggica da pesquisa no ensino superior 4.3. Trabalhos Cientficos: Requisitos e Tipos 4.4. A Natureza da pesquisa bibliogrfica 4.5. Projeto e Relatrio de Pesquisa Bibliogrfica 5. Tcnicas e Normas de Apresentao de Trabalhos 5.1. Tcnicas de leitura, estudo, fichamento e redao de trabalhos 5.2. Normas da ABNT METODOLOGIA O desenvolvimento dos contedos feito com exposies e exerccios de simulao de aplicao a fim de que os alunos dominem os aspectos tratados no sentido prtico ao tempo em que apreendem sua justificao terica AVALIAO Na avaliao e levado em conta, entre outros aspectos, a capacidade de produo de trabalhos cientficos, o domnio dos elementos metodolgicos e a aprendizagem da dinmica constitutiva da vida acadmica. As modalidades: a) Produo de um trabalho cientfico; b) Exerccios diversos BIBLIOGRAFIA Bsica CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia Cientfica. 4.ed. So Paulo: Makron Books, 1996. DEMO, Pedro. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Atlas, 2000. LAKATOS, E.M; MARCONI, M DE A. Fundamentos da Metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 1996. LUCKESI, Cipriano et. al. Fazer Universidade: Uma proposta metodolgica. So Paulo: Cortez, 1986. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientfico. 20 ed. So Paulo: Cortez, 1996 Complementar ANDRADE, M.M. de Introduo Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Atlas, 1993. BECKER, Fernando et. al. Apresentao de Trabalhos Escolares. Porto Alegre: Multilivro, 1993. ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese. 14. Ed. So Paulo: Perspectiva, 1998. GALLIANO, A.G. O Mtodo Cientfico: Teoria e Prtica. So Paulo: Harbra, 1986 LUFT, Celso Pedro. O Escrito Cientfico. Porto Alegre: Lima, 1981 RUIZ, J.A. Metodologia Cientfica. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 1995. SALVADOR, A.D. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Bibliogrfica. Porto Alegre: Sulina, 1977

METODOLOGIA CIENTFICA ATUALIZAO DE BIBLIOGRAFIA Exemplares Disponveis na Biblioteca/Por Ttulo BIBLIOGRAFIA BSICA BECKER, Fernando. Apresentao de trabalhos monogrficos : Orientao para datilografia e digitao. 18.ed. Porto Alegre : Multilivro, 1999. 69 p. CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia Cientfica. 4.ed. So Paulo: Makron Books, 1996. RUIZ, J.A. Metodologia Cientfica. 3. Ed. So Paulo: Atlas, 1995. GALLIANO, A. Guilherme. O mtodo cientfico : teoria e prtica. So Paulo : Harbra, 1817. 200 p. LAKATOS, E.M; MARCONI, M DE A. Fundamentos da Metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 1996. ANDRADE, M.M. de Introduo Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Atlas, 1993. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientfico. 20 ed. So Paulo: Cortez, 1996 STEGLICH, Luiz Alberto. A pesquisa na prtica : Mtodos descritivos e experimentais. Passo Fundo : UPF, 75 p. TREVISOL, Joviles Vitrio. Como elaborar um artigo cientfico : orientaes metodolgicas a partir das novas normas da ABNT (NBR: 6023,2000). 2. ed. . Joaaba : edies UNOESC, 2001. 71 p. COMPLEMENTAR NARDI, Elton Luiz. Pesquisa: teoria e prtica. Porto Alegre : EST Edies, 2003. 136p. ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese. 14. Ed. So Paulo: Perspectiva, 1998. DEMO, Pedro. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Atlas, 2000. KOCHE, Jos Carlos. Fundamentos da metodologia cientfica. 12. ed. Porto Alegre : Vozes, 1988. 132p. SALVADOR, A.D. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Bibliogrfica. Porto Alegre: Sulina, 1977 N EXEMPL 22 11 10 5 7 10 9 17 10

3 3 1 3 2

DISCIPLINA: HF 09 HISTRIA DA FILOSOFIA I Antiga CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas e 30 horas-aula prticas (6 crditos) EMENTA
Pensamento filosfico grego e latino: das origens a Plotino. Pr-Socrticos, Scrates, Sofistas, Plato, Aristteles, Esticos, Eclticos, Neo-Platonismo, Ceticismo, Cinismo, Epicurismo. Estudo de Autores e Obras principais, bem como do significado do Pensamento Grego para o mundo ocidental. Leitura e interpretao de textos filosficos antigos.

OBJETIVOS Geral Compreender, de forma contextualizada, crtica e sistemtica, as origens gregas do pensamento filosfico e o pensamento latino, sua constituio e principais posturas representativas, alm de ocupar-se de seu desenvolvimento e afirmao como saber na cultura ocidental. Especficos
1. Situar a relao filosofia e histria, dando nfase para a metodologia especfica do estudo da histria da filosofia e a importncia do texto clssico como mediao fundamental de acesso ao pensamento filosfico 2. Identificar o contexto que deu origem ao pensamento filosfico grego e sua estruturao originria no pensamento dos filsofos pr-socrticos 3. Compreender os eixos estruturadores e as principais propostas do pensamento clssico, particularmente de Scrates, Plato e Aristteles 4. Compreender o pensamento filosfico no mundo helnico atravs do conhecimento das escolas e dos pensadores referenciais 5. Sistematizar a herana filosfica do pensamento greco-latino para o ocidente.

CONTEDOS 1. Introduo Geral Histria da Filosofia 1.1. Relao Histria e filosofia 1.2. Importncia dos Textos e sua hermenutica 1.3. Metodologia de Histria da Filosofia 2. As origens do pensamento filosfico grego 2.1. As razes histricas do pensamento filosfico Grego 2.2. Religio, Literatura, Mito e Filosofia 2.3. O pensamento dos Pr-Socrticos 3. A afirmao da Polis e a filosofia 3.1. A Polis como espao de pensamento 3.2. O movimento Sofista 3.3. Scrates e as Escolas Socrticas 3.4. O pensamento de Plato 3.5. O pensamento de Aristteles 4. O desfazer-se da Polis e a filosofia no mundo helenista 4.1. O sentido da filosofia no mundo helnico 4.2. As filosofias ticas: Estoicismo, Epicurismo, Ceticismo, Ecletismo, Cinismo 4.3. Plotino e o neo-platonismo de Vitorio, Bocio e outros 4.4. Porfrio, Proclo, Escola de Atenas 5. A herana greco-latina: Pensamento antigo, pensamento encerrado? METODOLOGIA
Atravs da exposio sobre os contedos centrais do pensamento dos autores mais representativos do perodo, contextualizados historicamente, o trabalho complementado com a leitura, anlise e interpretao de textos selecionados referenciais do perodo que ocupam horas prticas, com acompanhamento individualizado.

AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica
BORNHEIM, Gerd. Os Filsofos Pr-Socrticos. So Paulo: Cultrix, 1967. HAMILTON, Edith. A mitologia. Lisboa: Dom Quixote, 1983. HIRSCHBERGER, Johannes. Histria da Filosofia. So Paulo: Herder, 1954 (Tomo I). JAEGER, Werner. Paidia: A formao do homem grego. So Paulo: Martins Fontes, 1994. KIRK, G.S.; RAVEN, J.E. Os filsofos Pr-Socrticos. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1990. MONDOLFO, Rodolfo. O infinito no pensamento da antiguidade clssica. So Paulo: Mestre Jou, 1968. REALE, Giovanni. Histria da Filosofia Antiga. So Paulo: Loyola, 1993 (5 vol) REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Historia da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. So Paulo: Paulus, 1990. SCHLLER, D; GOETTEMS, M.B. (Org) Mito Ontem e Hoje. Porto Alegre: EdUFRGS, 1990. SPINELLI, M. Os filsofos Pr-Socrticos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

Complementar
Textos dos Filsofos constantes do Programa de Contedos encontrveis na Coleo Os Pensadores, da Abril Cultural.

HISTRIA DA FILOSOFIA I ANTIGA


ATUALIZAO DE BIBLIOGRAFIA Exemplares Disponveis na Biblioteca/Por Ttulo BIBLIOGRAFIA BSICA BORNHEIM, Gerd. Os Filsofos Pr-Socrticos. So Paulo: Cultrix, 1967. HIRSCHBERGER, Johannes. Histria da Filosofia. So Paulo: Herder, 1954 (Tomo I). JAEGER, Werner. Paidia: A formao do homem grego. So Paulo: Martins Fontes, 1994. PENHA, Joo Da. Perodos filosficos. So Paulo : tica, 1987. 94 p. PLATO. A repblica : Livro VII. So Paulo : tica, 1989. 117 p. PLATO. Apologia de Scrates. So Paulo : Martin Claret, 2004. 167 p. REALE, Giovanni. Histria da Filosofia Antiga. So Paulo: Loyola, 1993 (5 vol) REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Historia da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. So Paulo: Paulus, 1990. RIRK, G.S. Os filsofos pr-socrticos. 2.ed. Fundao calouste gulbenkian : Lisboa, 1966. 508 p. SPINELLI, M. Os filsofos Pr-Socrticos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. COMPLEMENTAR BRANDO, Junito de Souza. Mitologia grega. 3. ed. Petrpolis : Vozes, 1990. 3 V. DODDS, E. R. Os Gregos e o irracional. Frana : Montaigne, 1959. 318 p. GLOTZ, Gustave. A cidade Grega. So Paulo : Difel, 1980. 355 p. GODOY, Ivan. Glasnot e Perestroika : a era Gorbatchov. So Paulo : Editora Alfa-Omega, 1988. 138p. HAMILTON, Edith. A mitologia. Lisboa: Dom Quixote, 1983. KIRK, G.S.; RAVEN, J.E. Os filsofos Pr-Socrticos. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1990. LARA, Tiago Ado. Caminhos da razo no ocidente. Petrpolis : vozes, 1989. 213 p. LEGRAND, Grard. Os pr-socrticos. Rio de Janeiro : Zahar, 1991. 170. MONDOLFO, Rodolfo. O infinito no pensamento da antiguidade clssica. So Paulo: Mestre Jou, 1968. PETERS F.E. Termos filosficos gregos : um lxico histrico2.ed. Lisboa : Fundao Calouste Gulbenkian, 1974. 272 p. SCHLLER, D; GOETTEMS, M.B. (Org) Mito Ontem e Hoje. Porto Alegre: EdUFRGS, 1990. SFOCLES. Rei dipo. [S.I.] : Ediouro, [19--?]. 280 p. VEYNE, Paul. A elegia ertica romana : o amor, a poesia e o ocidente. So Paulo : rasiliense, 1985. N EXEMPL 13 9 10 4 4 4 10 4 10 10 3 1 3 1 1 3 3 2 1 2 1 3 2

DISCIPLINA: CA 31 INTRODUO AO PENSAMENTO SOCIOLGICO


CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo de problemas ligados sociedade. Estatuto da Sociologia e suas implicaes metodolgicas e relaes com a Filosofia. As grandes concepes sociolgicas: Marx, Weber, Durkheim e Comte. As leituras contemporneas do problema social: Habermas, Dussel e outros. OBJETIVOS Geral Compreender os conceitos e teorias bsicas do pensamento sociolgico como instrumentos de interpretao da realidade social e como subsdios compreenso dos problemas filosficos. Especficos 1. Oportunizar conhecimentos do fundamentos e princpios bsicos de cincia sociolgica. 2. Propiciar condies para desenvolver o esprito crtico e a capacidade de anlise da realidade. 3. Compreender os elementos bsicos dos processos sociais para desenvolver a capacidade de analis-los 4. Compreender a dinmica dos movimentos sociais como sujeitos de ao social. 5. Desenvolver um instrumental de anlise e interpretao da realidade social CONTEDOS 1. Introduo Geral: A Sociologia como Cincia 1.4. Componentes, conceitos bsicos, seu objeto, mtodos e tcnicas de pesquisa. 1.5. Cincias Sociais: interdependncia entre a sociologia e as demais cincias 1.6. Sociologia e Filosofia 2. Anlise de processos sociais 3.6. Estrutura Social: estamentos, estratos, classes, castas sociais e outros 3.7. Apresentao de Processos Sociais: isolamento, contato social, interao e comunicao, cooperao/competio-conflito, adaptao/acomodao-assimilao/transformao 3.8. Integrao Social: status e papel social, agregados sociais, grupos e categoria social, pblico, massa. 3.9. Trabalho, Interao e Produo do Social 4. Formas de Interpretao da Realidade Social Teorias Sociolgicas 4.1. Positivismo/Funcionalismo 4.2. Histrico-Crtica 4.3. Weberiana 4.4. Hermenutica e Simblica 4.5. Ciberntica e Complexidade 5. Sociologia dos Movimentos Sociais 6. Metodologia de Anlise e Interpretao da Realidade Social METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova Individual b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica ANDERSON, Perry. Modernidade e Revoluo. Novos Estudos Cebrap, n. 14, So Paulo, Fev, 1986, p. 2-15. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simblico. Rio de Janeiro: Difel, 1987. COHN, Gabriel (org.). Weber. So Paulo: tica, 1979, p 7-34 DEMO, Pedro. Sociologia, uma Introduo Crtica. So Paulo: Atlas, 1985. DURKHEIN, Emile. As Regras do Mtodo Sociolgico. 9 ed. So Paulo: ED. Nacional, 1978. FERNANDES, Florestan. A Natureza Sociolgica da Sociologia. So Paulo: tica, 1980. FERNANDES, Florestan. Ensaios de Sociologia Geral e Aplicada. So Paulo: Brasiliense, 1971 GUARESCHI, P. Sociologia Crtica: Alternativas de Mudana. Porto Alegre: Mundo Jovem, 1984. HOBSBAWM, Eric. A Era das Revolues: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982 IANNI, Octavio (Org). Marx. So Paulo: tica, 1979. IANNI, Octvio. Sociedade Global. Petrpolis: Vozes, 1996 KURZ, Robert. O Colapso da Modernizao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 LEVINE, Donald N. Vises da Tradio Sociolgica. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. LUHMANN, N. Sociedad y Sistema. Barcelona, Paids, sd. M. FILHO, Evaristo (Org.) Augusto Comte. So Paulo: tica, 1983. MARCELINO, Nelson C. Introduo s Cincias Sociais. Campinas: Papirus, 1991. MARTINS, J. de Sousa; FORACCHI, Marialice M (org.) Sociologia e Sociedade: Leituras de introduo sociologia. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1977. RODRIGUES, J.A (org.) Durkheim. So Paulo: tica, 1978 SOUZA, Herbert de. Como se faz Anlise de Conjuntura. Petrpolis: Vozes, 1984.

TRIVIOS, Augusto N.S. Introduo Pesquisa em Cincias Sociais. So Paulo: Atlas, 1987 WEBER, M. Cincia e Poltica: Duas vocaes. So Paulo: Cultrix, 1972 WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 Complementar BOTTOMORE, T.B. Introduo Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. CATTANI, A.d (Org). Trabalho e Tecnologia. Porto Alegre: EdUFRGS, 1997. CHAU, Marilena. Cultura e Democracia. So Paulo: Cortez, 1997. GIDDENS, Anthony. As Consequncias da Modernidade. So Paulo: EdUNESP, 1993. HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. Termos Bsicos de Sociologia. So Paulo: Cultrix, 1973 LWY, Michel. As Aventuras de Karl Marx contra o Baro de Mnchhausen: O marxismo e o positivismo na sociologia do conhecimento. So Paulo: Busca Vida, 1987. MARCUSE, Herbert. Razo e Revoluo. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1978. ORTIZ, R.A A Mundializao da Cultura. Petrpolis: Vozes, 1996. REIS, Jos Carlos. As Identidades do Brasil: De Vernhagem a FHC. Rio de Janeiro: FGV, 2000. WILSON, E. Rumo Estao Finlndia. So Paulo: Cia das Letras, 1986. INTRODUO AO PENSAMENTO SOCIOLGICO ATUALIZAO DE BIBLIOGRAFIA Exemplares Disponveis na Biblioteca/Por Ttulo BIBLIOGRAFIA BSICA BAUMAN, Zygmunt Por uma sociologia crtica : um ensaio sobre o senso comum e emancipao. Rio de Janeiro : Zahar, 1977. 186p. BINS, Milton. Introduo sociologia geral. Porto Alegre : Mundo Jovem, 1985. 110 p. BOTTOMORE, T.B. Introduo Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. BOUDON, Raymond. Os mtodos em sociologia. So Paulo : tica, 1989. 94 p. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simblico. Rio de Janeiro: Difel, 1987. DURKHEIN, Emile. As Regras do Mtodo Sociolgico. 9 ed. So Paulo: ED. Nacional, 1978. GALEANO, Eduardo. As veias abertas da amrica latina. 7. ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1979. 307 p. GUARESCHI, P. Sociologia Crtica: Alternativas de Mudana. Porto Alegre: Mundo Jovem, 1984. GUARESCHI, Pedrinho A. Sociologia da prtica social : classe, estado e ideologia em dilogo com Erik Wright. Petrpolis : Vozes, 1992. 285 p. HOBSBAWM, Eric. A Era das Revolues: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982 MANCE, Euclides Andr. A revoluo das redes : a colaborao solidria como uma alternativa ps-capitalista `a globalizao atual. Rio de Janeiro : Vozes, 1999. 220 p. OLIVEIRA, Prsio Santos de. Introduo sociologia. 4. ed. So Paulo : tica, 1991. 143 p. PETER, Berger L. A construo social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 1995 PIERSON, Donald. Teoria e pesquisa em sociologia. 16. ed. So Paulo : Melhoramentos, [19..?]. 336p. TOSCANO, Moema. Introduo sociologia educacional. 4. ed. Petrpolis : Vozes, 1985. 210 WEBER, Max. Cincia e poltica : duas vocaes. So Paulo : Martin Claret, 2002. 127 p. COMPLEMENTAR ARNS, Dom Paulo Evaristo. Brasil: nunca mais. 9. ed. Petrpolis : Vozes, 1985. 312 p. BASBAUM, Lencio. Alienao e humanismo. 6. ed. So Paulo : Global, 1985. 157 p. BINS, Milton. Curso de sociologia. Porto Alegre : Mundo Jovem, 1990. 189 p. BIZ, Osvaldo. Problemas do Brasil. 5. ed. Porto Alegre : Mundo Jovem, 1985. 147 p. BOAVENTURA de Souza Santos org. A globalizao e as cincias sociais. 2. ed. . So Paulo : Cortez, 2002. 572p. BOTTOMORE, T. B. A sociologia como crtica social. Rio de Janeiro : Zahar, 1976. 249 p. BOTTOMORE, T. B. As classes na sociedade moderna. 2. ed. Rio de Janeiro : Zahar, 1978. BLALOCK Jr. H. M.. Introduo pesquisa social. Rio de Janeiro : Zahar, 1973. 133 p. CARDOSO, Ciro Flamarion S. O trabalho na Amrica Latina colonial. 2. ed. So Paulo : tica, 1988. 96p. CHAU, Marilena. Cultura e Democracia. So Paulo: Cortez, 1997. GALLIANO, A. Guilherme Introduo sociologia. So Paulo : Harbra, 1981. 337 p. GIDDENS, Anthony. Em defesa da sociologia : ensaios, interpretaes e trplicas. So Paulo : UNESP, 2001. 393 p. GIDDENS, Anthony. As Consequncias da Modernidade. So Paulo: EdUNESP, 1993. IANNI, Octavio. A sociedade global. 11.ed. Rio de Janeiro : Civilizao Brasileira, 2003. LWY, Michel. As Aventuras de Karl Marx contra o Baro de Mnchhausen: O marxismo e o positivismo na sociologia do conhecimento. So Paulo: Busca Vida, 1987. MARCUSE, Herbert. Razo e Revoluo. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1978. POPPER, Sir Karl R. A sociedade aberta e seus inimigos. Belo Horizonte : Itatiaia, 1974. 2.v. REIS, Jos Carlos. As Identidades do Brasil: De Vernhagem a FHC. Rio de Janeiro: FGV, 2000. REX, John. Problemas fundamentais da teoria sociolgica : possibilidade de aplicao de uma N EXEMPL 5 5 11 5 10 8 5 11 4 10 4 4 10 7 6 10 3 3 3 3 1 2 3 4 3 3 2 3 1 3 1 2 1 1 3

metodologia cientfica. Rio de Janeiro : Zahar, 1973. 226 p. RODRIGUES, J.A (org.) Durkheim. So Paulo: tica, 1978 TORLONI, Hilrio. Estudo de problemas brasileiros. 16. ed. So Paulo : Pioneira, 1983. 441 p WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979

2 3 3

DISCIPLINA: CA 32 INTRODUO AO PENSAMENTO PSICOLGICO CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Estudo filosfico de temas de Psicologia. A cincia psicolgica, seu estatuto cientfico, problemas centrais, mtodo e relao com a Filosofia. As grandes concepes psicolgicas da tradio. OBJETIVOS Geral Compreender o status cientfico da Psicologia e sua relao com a filosofia, aprofundando o conhecimento sobre as grandes concepes psicolgicas e temas gerais de Psicologia Especficos 1. Circunscrever o status especfico da psicologia como cincia e sua relao com a filosofia 2. Resgatar elementos gerais da histria da Psicologia 3. Aprofundar concepes bsicas em Psicologia 4. Debater temas gerais em Psicologia CONTEDOS 1. Introduo geral Psicologia 1.1 Psicologia como Cincia Humana: Objeto e Metodologia 1.2 Relao Psicologia e Filosofia 2. Histria da Psicologia 2.1 Heranas da Filosofia 2.2 Constituio como cincia 2.3 Principais expoentes da Psicologia 3. Concepes em Psicologia 3.1 Associacionismo 3.2 Estruturalista 3.3 Behaviorista 3.4 Gestltica 3.5 Funcionalista 3.6 Psicanalista 3.7 Existencialista 3.8 Cognitivista 4. Temas de Psicologia 4.1 Psicologia da Personalidade 4.2 Psicologia da Aprendizagem 4.3 Psicologia do Desenvolvimento 4.4 Psicologia Social METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova Individual b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica DAVIDOFF, Linda L. Introduo Psicologia. So Paulo: McGraw-Hill, 1983. FADIMANN, J; FRAGER, R. Teorias da Personalidade. So Paulo: Herper e Row, 1979. FONTOURA, Amaral. Psicologia Geral. Rio de Janeiro: Aurora, 1969. HALL, C.; LINDZEY, G. Teorias da Personalidade. So Paulo: EPU, 1978. HOLLAND, R. Eu e o contexto social. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. MASLOW, A Introduo Psicologia do Ser. Rio de Janeiro: Eldorado, sd. NUTTIN, J. Psicanlise e Personalidade. Rio de Janeiro: Agir, 1972. RODRIGUES, A Psicologia Social. Petrpolis: Vozes, 1972. Complementar STOETZEL, J. Psicologia Social. So Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1972. TELLEX, Antnio X. Psicologia Moderna. So Paulo: tica, 1974. GRATTON, Heri. Psicanlise de ontem e de hoje. So Paulo: Loyola, 1967. MUELLER, Lucien F. Histria da Psicologia. So Paulo: Nacional, 1978. FERREIRA, W.B. Psicologia Pedaggica. Porto Alegre: Sulina, 1977. INHELDER, B. A Psicologia da Criana. So Paulo: Difel, 1986. PIAGET, J. O nascimento da inteligncia na criana. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

INTRODUO AO PENSAMENTO PSICOLGICO


ATUALIZAO DE BIBLIOGRAFIA Exemplares Disponveis na Biblioteca/Por Ttulo BIBLIOGRAFIA BSICA BARROS, Clia Silva Guimares. Pontos de psicologia geral. 8. ed. So Paulo : tica, 1991. BOCK, Ana Mercs Bahia. Psicologias : uma introduo ao estudo de psicologia. 13. ed. So Paulo : Saraiva, 2002. 368 p. FADIMANN, J; FRAGER, R. Teorias da Personalidade. So Paulo: Herper e Row, 1979. FREEDMAN, Jonathan l . Psicologia social. 3. ed. So Paulo : Cultrix, 1970. 488 p. FROMM, Erich. Ter ou ser? 2. ed. Rio de Janeiro : Zahar, 1979. 202 p. JACCARD, Roland. Freud. So Paulo : tica, 1990. 94 p. NUTTIN, J. Psicanlise e Personalidade. Rio de Janeiro: Agir, 1972. PECK, David. Teorias da personalidade. Rio de Janeiro : Zahar, 1976. 148 p. QUILES, Manuel Ignacio. Neuroses. So Paulo : tica, 1986. 96 p. RODRIGUES, A Psicologia Social. Petrpolis: Vozes, 1972. SEGAL, Hanna. Introduo obra de Melanie klein. Rio deJaneiro : Imago, 1975. 147 p. SKINNER, Burrhus Frederic. Walden II : uma sociedade do futuro. 2. ed. So Paulo : EPU, 1978. 316p. COMPLEMENTAR STOETZEL, J. Psicologia Social. So Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1972. FONTOURA, Amaral. Psicologia Geral. Rio de Janeiro: Aurora, 1969. FRIEDMAN, Howard S. e SCHUSTACK, Mirian W. Teorias da personalidade: d ateoria clssica pesquisa moderna. 2. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2004 MORGAN, Clifford Thomas. Introduo psicologia. So Paulo : McGraw-Hill do Brasil, 1977. MUELLER, Lucien F. Histria da Psicologia. So Paulo: Nacional, 1978. MONTAGU, Ashley. Introduo antropologia. 2. ed. So Paulo : Cultrix, 1977. 268p. LEGGE, David. Introduo cincia psicolgica : processos bsicos na anlise do comportamento. Rio de Janeiro : Zahar, 1976. 164 p. FROMM, Erich. O dogma de cristo. 4. ed. Rio de Janeiro : Zahar Editores, 1974. 159 p. FROMM, Erich. O medo liberdade. 10. ed. Rio de Janeiro : Zahar, 1977. 235 p. N EXEMPL 7 10 10 7 13 10 4 5 5 10 6 14

1 1 4 2 1 1 2 3 3

DISCIPLINA: CA 34 TEMAS DE HISTRIA CONTEMPORNEA CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Introduo metodologia de anlise da realidade social, econmica, poltica e cultural. Discusso de temas contemporneos: ordem e desordem econmica mundial, globalizao, estados nacionais, organismos multilaterais, pobreza e desenvolvimento, entre outros. OBJETIVOS Geral Compreender a situao histrica contempornea e os desafios histricos para a filosofia, a partir de um estudo de grandes momentos histricos em geral e da histria do sculo XX e de temas de histria contempornea Especficos 1. Introduzir metodologicamente para o estudo da realidade histrica 2. Circunscrever a tarefa da histria como cincia e sua relao com a filosofia 3. Compreender os grandes momentos demarcadores da histria do sculo XX em geral 4. Debater e aprofundar temas de histria contempornea 5. Identificar desafios histricos para a filosofia no mundo atual CONTEDOS 1 Introduo geral ao conhecimento da realidade histrica: Metodologia 2 A tarefa da histria como cincia e sua relao com a filosofia 3 Histria do Sculo XX 4 Temas de Histria Contempornea 4.1 Teorias da Globalizao e estgio atual deste processo 4.2 Estados Nacionais no mundo globalizado 4.3 Desenvolvimento Humano 4.4 Organismos multilateriais e bilaterais 4.5 Pobreza e Desigualdade 4.6 O Brasil no mundo globalizado 4.7 A Amrica Latina no mundo globalizado 4.8 Blocos econmicos e iniciativas de integrao 4.9 Outros temas relevantes 5 Desafios histricos para a filosofia METODOLOGIA Desenvolvida atravs de exposio dialogada; leitura do texto indicado; tcnicas de seminrio e estudos individuais e em grupo. AVALIAO A avaliao ser feita atravs de: a) Prova Individual b) Trabalho Cientfico; c) Relatos de Seminrios BIBLIOGRAFIA Bsica ACSELRAD, Henri; LEROY, Jean-Pierre. Novas premissas da sustentabilidade democrtica. Cadernos de Debates Brasil Sustentvel e Democrtico 1. Rio de Janeiro: FASE, 1999. CORAGGIO, Jos Luis. Desenvolvimento humano e educao. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1999. GARDINER, Patrick. Teorias das Histria. 3 Ed. Lisboa: Fundao Caluste Gulbenkian, 1984. HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve sculo XX 1914-1991.So Paulo: Companhia das Letras, 1995. IANNI, Otvio. Teoria da Globalizao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1996 MOTA, Carlos Guilherme (Org.) Brasil em Perspectiva. 19 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990 ONU/PNUD. Informe sobre el Desarollo Humano 2000. Genebra: ONU, 2000. SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mo de Alice: o social e o poltico na ps-modernidade. 3 Ed., So Paulo: Cortez, 1997. SCHERER- WARREM, Ilse. Redes de movimentos sociais. So Paulo: Loyola, 1993 SCHERER- WARREM, Ilse; KRISCHKE, Paulo(Org.). Uma revoluo no cotidiano: Os novos movimento sociais na Amrica Latina. So Paulo: Brasiliense, 1987 SEITENFUS, Vera Maria; BONI, Ls De.(Org.) Temas de integrao Latinoamericana. Petrpolis: Vozes, 1990. SINGER, Paul. O capitalismo: sua evoluo sua lgica e sua dinmica. So Paulo: Moderna, 1987. TAVARES, Maria da Conceio e FIORI, Jos Lus (org.). Poder do dinheiro: uma economia poltica da globalizao. Petrpolis: Vozes, 1997 Complementar AMADO, Janana; FERREIRA, Marieta de Morais (Org.). Usos & abusos da Histria Oral. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1998. ANDRADE, Manuel Correia de. Imperialismo e fragmentao do espao. So Paulo: Contexto, 1989. BORDIEU, Pierre. O poder simblico. 2 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998 CHAUI, Marilena. Cultura e Democracia. So Paulo: Cortez, 1997. FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. 24 ed. So Paulo: Editora Nacional, 1991

GIDDENS, S. A. As Conseqncias da Modernidade. So Paulo: EdUnesp, 1993. GOHN, Maria da Glria. Teorias dos Movimentos Sociais: Paradigmas Clssicos e contemporneos. So Paulo: Loyola, 1997. GOLDENSTEIN Lydia. Repensando a dependncia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. HUBERMAN, Leo. Histria da Riqueza do homem. 21 Ed. Rio de Janeiro: Guanabarra, 1986 IANNI, Otvio. A sociedade global. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1997. MANCE, Euclides Andr. A revoluo das redes: a colaborao solidria como uma alternativa ps-capitalista globalizao atual. Petrpolis: Vozes, 2000. ORTIZ, R. A mundializao da cultura. Petrpolis: Vozes, 1996. SANTOS, Milton. SOUZA, Mara. SCARIATO, Francisco. ARROYO, Mnica. O novo mapa do mundo. Fim de sculo e globalizao. So Paulo: HUCITEC, 1994 SKIDMORE. Thomas. Brasil: de Getlio a Castelo. 7 ed .Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. THOMPSON. John B. Ideologia e cultura Moderna: Teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. Petrpolis: Vozes, 1995

TEMAS DE HISTRIA CONTEMPORNEA


ATUALIZAO DE BIBLIOGRAFIA Exemplares Disponveis na Biblioteca/Por Ttulo BIBLIOGRAFIA BSICA CORRAGIO, Jos Luis. Desenvolvimento humano e educao. 2. ed So Paulo: Cortez, 1999 HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve sculo XX 1914-1991.So Paulo: Companhia das Letras, 1995. HUBERMAN, Leo. Histria da Riqueza do homem. 21 Ed. Rio de Janeiro: Guanabarra, 1986 TAVARES, Maria da Conceio e FIORI, Jos Lus (org.). Poder do dinheiro: uma economia poltica da globalizao. Petrpolis: Vozes, 1997 BORDIEU, Pierre. O poder simblico. 2 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998 SINGER, Paul. O capitalismo: sua evoluo sua lgica e sua dinmica. So Paulo: Moderna, 1987. COMPLEMENTAR ANDRADE, Manuel Correia de. Imperialismo e fragmentao do espao. So Paulo: Contexto, 1989. SEITENFUS, Vera Maria; BONI, Ls De.(Org.) Temas de integrao Latinoamericana. Petrpolis: Vozes, 1990. CHAUI, Marilena. Cultura e Democracia. So Paulo: Cortez, 1997. FURTADO, Celso. Formao econmica do Brasil. 24 ed. So Paulo: Editora Nacional, 1991 GIDDENS, S. A. As Conseqncias da Modernidade. So Paulo: EdUnesp, 1993. IANNI, Otvio. A sociedade global. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1997. MANCE, Euclides Andr. A revoluo das redes: a colaborao solidria como uma alternativa ps-capitalista globalizao atual. Petrpolis: Vozes, 2000. SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mo de Alice: o social e o poltico na ps-modernidade. 3. ed So Paulo: Cortez, 1997 SKIDMORE. Thomas. Brasil: de Getlio a Castelo. 7 ed .Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. THOMPSON. John B. Ideologia e cultura Moderna: Teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. Petrpolis: Vozes, 1995 N EXEMPL 10 10 10 9 10 10

1 3 4 2 3 3 4 3 1 1

SEMESTRE II

Lgica I Me. Paulo Csar Carbonari Histria da Filosofia II Medieval Dr. Elli Beninc Filosofia da Religio Esp. Lugi Mansi Antropologia Filosfica I Me. Jos Andr da Costa Teoria do Conhecimento I Me. Jlio Csar Werlang

DISCIPLINA: DB 03 LGICA I CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Noes bsicas da lgica formal clssica. Definio e Diviso da lgica. Bases da Lgica Formal. Subsdio ao exerccio do pensamento de forma correta. Aprendizagem de tcnicas de argumentao e a estrutura formal do raciocnio silogstico. OBJETIVOS Geral Introduzir aos conhecimentos bsicos da lgica formal do pensamento humanos na perspectiva clssica, oportunizando condies para o desenvolvimento de tcnicas para o aprimoramento do prprio pensamento e do raciocnio corretos. Especficos 1. Introduzir ao estudo da lgica formal e a sua aplicao filosofia 2. Compreender os princpios, formas e estruturas lgicas fundamentais 3. Desenvolver a capacidade de pensamento e expresso logicamente organizados. CONTEDOS 1. Introduo Geral Lgica Formal: Problemtica e temtica 1.1 O que lgica? Qual seu papel na filosofia? 1.2 Argumentao: premissas e concluso 1.3 Deduo e induo 1.4 Verdade e validade 2. Breve Histria da Lgica Formal 3. Bases da Lgica Formal: os primeiros princpios lgicos 4. Sofismas e Falcias 4.1 Grupo Lgico 4.2 Grupo Lingustico 5. Argumentao dedutiva 5.1 Introduo geral s formas lgicas: termo, proposio e argumento 5.1.1. Lgica do Conceito/Termo 5.1.1.1. Noo de conceito e termo 5.1.1.2. Elementos constitutivos 5.1.1.3. Classificao 5.1.1.5. Definio Lgica 5.1.2. Lgica do Juizo/Proposio 5.1.2.1 Noo de juzo e proposio 5.1.2.2 Classificao 5.1.2.3 Converso de proposies 5.1.2.4 Oposio de proposies: Quadrado Lgico 5.1.3. Lgica da Argumentao/Silogismo 5.1.3.1. Noo de raciocnio, argumento, silogismo 5.1.3.2 Princpios e regras do silogismo: relativas aos termos e s premissas 5.1.3.3 Figuras e modos do silogismo 5.1.3.4 Formas derivadas do silogismo. METODOLOGIA Exposio dialogada dos contedos, leitura de textos subsdio, leitura de texto do Organon, exerccios de fixao em cada um dos contedos da disciplina feitos individualmente e em grupo e revisados em aula, alm de pesquisa em jornais e revistas e obras filosficas sobre temas da disciplina. AVALIAO A avaliao toma em conta os seguintes critrios principais: a) Compreenso dos temas e contedos; b) Capacidade de resoluo de problemas lgicos; c) Capacidade de anlise lgica. Estes critrios sero aferidos pelas seguintes modalidades de avaliao: a) Exerccios de aplicao; b) Prova individual e sem consulta; c) Artigo sobre um tema de um dos Livros do Organon de Aristteles BIBLIOGRAFIA Bsica ARISTTELES. Obras (Organon) Trad. Francisco de P. Samaranch. Tolle-Lege: Aguilar, sd ARISTTOLES Tpicos e Argumentos sofsticos. Trad. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. So Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os Pensadores) ARISTTELES. Categorias. Lisboa: Guimares Ed., 1985, pp. 41-119. ARISTTELES. Perirmeneias. Lisboa: Guimares Ed., 1985, pp. 120-174 ARISTTELES. Analticos Posteriores. Lisboa: Guimares Ed., 1987. ARISTTELES. Analticos Primeros. IN: Obras (Organon) Trad. Francisco P. Samaranch. Tolle-Lege: Aguilar, sd

BASTOS, C; KELLER. V. Aprendendo Lgica. Petrpolis: Vozes, 1991. BOCHENSKI, I.M. Histria de la Lgica Formal. Madrid: Gredos, 1966. COPI, Irving. Introduo Lgica. So Paulo: Mestre Jou, 1978. KNEALE, W.; KNEALE, M. O Desenvolvimento da Lgica. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1991. MORTARI, Cezar A. Introduo Lgica. So Paulo: Ed. UNESP/Impr. Oficial SP, 2001. Complementar ALCOURRN, C E; MNDEZ, J M; ORAYEN, R (Eds). Lgica. Madrid: Trotta, 1995 (Encicl. Iberoamericana de Filosofia, 7) CAF ALVES, Alaor. Lgica: Pensamento Formal e Argumentao. So Paulo: Ed. Profissionais, 2000. CANTURIA, Sto. Anselmo de. Lgica para Principiantes. 2. Ed. So Paulo: Abril Cultural, 1979 (Os Pensadores) HEGEMBERG, L. Dicionrio de Lgica. So Paulo: EPU, 1995. HEGEMBERG, L. Lgica: Exerccios (vol I a IV). So Paulo: EPU/EDUSP, 1975-78. JOLIVET, Rgis. Tratado de filosofia, lgica e cosmologia. So Paulo: Paulinas, 1991, v. I,II,III. LAUSCHNER, Roque. Lgica Formal. Porto Alegre; Sulina, 1984. LIARD, L. Lgica. So Paulo: CEN, 1979 NERICI. I. Introduo lgica. So Paulo: Nobel, 1971 LGICA I ATUALIZAO DE BIBLIOGRAFIA Exemplares Disponveis na Biblioteca/Por Ttulo BIBLIOGRAFIA BSICA ARISTTOLES Tpicos e Argumentos sofsticos. Trad. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. So Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os Pensadores) BASTOS, C; KELLER. V. Aprendendo Lgica. Petrpolis: Vozes, 1991. COPI, Irving M. Introduo lgica. So Paulo : Mestre Jou, 1978. 488 p. LIMA, Carlos Cirne. Dialtica para principiantes. 3. ed. So Leopoldo : Unisinos, 2002. MARITAIN, Jacques. Elementos de filosofia II : a ordem dos conceitos lgica menor. 10. ed. Rio de Janeiro : Agir, 1983. 318p. MORTARI, Cezar A. Introduo Lgica. So Paulo: Ed. UNESP/Impr. Oficial SP, 2001. COMPLEMENTAR CAF ALVES, Alaor. Lgica: Pensamento Formal e Argumentao. So Paulo: Ed. Profissionais, 2000. CANTURIA, Sto. Anselmo de. Lgica para Principiantes. 2. Ed. So Paulo: Abril Cultural, 1979 (Os Pensadores) HEGEMBERG, L. Lgica: Exerccios (vol I a IV). So Paulo: EPU/EDUSP, 1975-78. HEGENBERG, Lenidas. Lgica-exerccios. So Paulo : EPU EDUSP, 1977. 6 v. JOLIVET, Rgis. Tratado de filosofia, lgica e cosmologia. So Paulo: Paulinas, 1991, 3 v. KNEALE, W.; KNEALE, M. O Desenvolvimento da Lgica. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 1991. LIARD, L. Lgica. So Paulo: CEN, 1979 LIMA, Carlos Cirne. Dialtica para principiantes. 3. ed. So Leopoldo : Unisinos, 2002. N EXEMPL 8 10 10 4 33 10 4 1 1 3 1 1 1 4

DISCIPLINA: HF 10 HISTRIA DA FILOSOFIA II Medieval CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas e 30 horas aula prticas (6 crditos) EMENTA Estudo do pensamento filosfico cristo da poca medieval. Patrstica e Escolstica, momentos, autores, obras. Pensamento rabe e Judeu. Significado do pensamento medieval entre o antigo e o moderno. Leitura e interpretao de textos filosficos medievais OBJETIVOS Geral Compreender a especificidade do pensamento filosfico desenvolvido no perodo medieval, seu dilogo com os problemas da poca, com o pensamento grego e com o renascimento e modernidade Especficos 1. Identificar os problemas centrais do pensamento filosfico construdo no perodo medieval, ocupando-se da anlise e interpretao de textos clssicos referenciais, retomando e sistematizando a relao entre f e razo 2. Compreender a relao entre o pensamento grego e a f crist, especialmente presente na filosofia patrstica 3. Compreender as questes filosficas identificadas e sistematizadas pelo pensamento filosfico da Escolstica e suas implicaes 4. Identificar a relao entre o pensamento medieval e o renascimento moderno 5. Debater sobre o significado do pensamento medieval na tentativa de circuscrever sua especificidade no contexto da tradio filosfica ocidental em geral CONTEDOS 1. Introduo Geral: Inculturao da f. Encontros e desencontros entre pensar e crer 2. A f crist e o pensamento grego 2.1 O cristianismo nascente e a filosofia antiga: Flon 2.2. As tentativas de justificao da f pelo pensamento grego: Patrstica 2.3 O pensamento de Agostinho de Hipona 3. A filosofia Escolstica 3.1 Formao e desenvolvimento: a) Questo dos Universais; b) Introduo de Aristteles via rabes e judeus Pensamento de Anselmo, Abelardo, Avicena, Averris, Maimnides 3.2 O apogeu: a) formao das universidades e ordens religiosas; b) Pensamento de Toms de Aquino e Boaventura 3.3 O declnio novos temas: Duns Escoto, Guilherme de Ockham e o pensamento poltico 4. Novas perspectivas via moderna 4.1 Nicolau de Cusa e novas perspectivas cientficas 4.2 A filosofia mstica: Mestre Eckhart 4.3 Pensamento medieval e renascimento 5. O Significado do pensamento medieval: Idade mdia, idade das trevas? METODOLOGIA

Atravs da exposio sobre os contedos centrais do pensamento dos autores mais representativos do perodo, contextualizados historicamente, o trabalho complementado com a leitura, anlise e interpretao de textos selecionados referenciais do perodo que ocupam horas prticas, com acompanhamento individualizado. AVALIAO
Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica BOEHNER, Philoteus; GILSON, Etienne. Histria da Filosofia Crist: desde as origens a Nicolau de Cusa. Petrpolis: Vozes, 1985. DE BONI, Luis Alberto. Idade Mdia: tica e Poltica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. GILSON, Etienne. A filosofia na Idade Mdia. So Paulo: Martins Fontes, 1995. HAMMAN, A. Os Padres da Igreja. So Paulo: Paulinas, 1985. HIRSCHBERGER, Johannes. Histria da Filosofia na Idade Mdia. So Paulo: Herder, 1959. MOORE, Charles (Org.) Filosofia: Oriente e Ocidente. So Paulo: Cultrix, 1978. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Historia da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. So Paulo: Paulus, 1990 (Vol. 1). ZILLES, Urbano. F no pensamento medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993. Complementar
Textos dos Filsofos constantes do Programa de Contedos encontrveis na Coleo Os Pensadores, da Abril Cultural

HISTRIA DA FILOSOFIA II MEDIEVAL


ATUALIZAO DE BIBLIOGRAFIA Exemplares Disponveis na Biblioteca/Por Ttulo BIBLIOGRAFIA BSICA AGOSTINHO. A cidade de deus : contra os pagos. 2. ed. Vozes, 1990. V. I. AGOSTINHO. Confisses. 9. ed. Porto : Apostolado da Imprensa, 1977. 408 p. AQUINO, Toms de. Suma teolgica. 2. ed. Porto Alegre : Livraria Sulina Editora, 1980. 11 Vol. BOEHNER, Philotheus. Histria da filosofia crist: desde as origens at Nicolau de Cusa. 8.ed. Petrpolis: Vozes, 2003. GILSON, Etienne. A filosofia na Idade Mdia. So Paulo: Martins Fontes, 1995. HIRSCHBERGER, Johannes. Histria da Filosofia na Idade Mdia. So Paulo: Herder, 1959. REALE, Giovanni. Histria da filosofia : Do humanismo a Kant. So Paulo : Paulinas, 1990. v.2. COMPLEMENTAR AGOSTINHO. Dialogo sobre a felicidade. Lisboa : Edies 70, 1997. 111p. BOCIO. A consolao da filosofia. So Paulo : Martni Fontes, 1998. 156p. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Historia da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia. So Paulo: Paulus, 1990 (Vol. 1). YATES, Frances A. Giordano Bruno e a tradio hermtica. So Paulo : Cultrix, 1995. 505p. N EXEMPL 7 7 6 10 10 9 9 1 2 3 2

DISCIPLINA: DF 17 FILOSOFIA DA RELIGIO CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Reflete filosoficamente sobre Deus e como culturalmente o homem o tem interpretado e vivido, atravs das religies diversas. Retomada das diversas concepes de divindade presentes na tradio filosfica. Atesmo. Relao F e Razo. OBJETIVOS Geral Compreender a problemtica da religio a partir do fenmeno religioso, tendo como conceito articulador o problema de Deus, tendo em conta as leituras, anlises e reflexes desenvolvidas por pensadores representativos da tradio que se ocuparam sobre o tema. Especficos 1. Subsidiar com elementos terico-metodolgicos na anlise filosfica de fenmeno da religio. 2. Discutir, luz do itinerrio da histria da filosofia ocidental, traando um fio histrico desde a mitologia grega e os pr-socrticos at os filsofos da ps-modernidade. CONTEDOS 1. Introduo: O Fenmeno Religioso como Questo Filosfica 2. O Fenmeno Religioso, Conhecimento Religioso, Religio e Filosofia 2.1 Diversas formas de estudo do fenmeno religioso 2.2 Noo de religio, origem e sentido (Toms, Marx, Gramsci, Freud e Zubiri) 2.3 Cincias da Religio, Filosofia da Religio e Teologia 3. Conceitos em Filosofia da Religio 3.1 Concepes de Deus ao longo da Tradio filosfica 3.2 O Sagrado e o Profano 3.3 Imanncia e Transcendncia, Provisrio e Definitivo 3.4 F e Razo, Religies e Teologias 4. Modernidade, Ps-Modernidade e Religio 4.1 Projeto de emancipao: Negao de Deus? 4.2 Teologia e religio ante da modernidade 4.3 Processo de socializao da religio e o projeto moderno de socializao 4.4 Religio, tica e Cultura 4.5 Religio e Ps-Modernidade 5. O Conhecimento de Deus pela Razo 5.1 Possibilidade do conhecimento de deus pela razo 5.2 Argumentos e provas historicamente construdos (Toms, Anselmo, Descartes) 5.3 Limites do conhecimento de deus pela razo (Kant, Neo Positivismo, Wittgenstein) 6. Um debate sobre a questo religiosa nos dias atuais 6.1 Problema da tcnica 6.2 Reconstruo do sagrado reprimido 6.3 Ideologia individualista moderna e sua contradio 6.4 Funo antropolgica do sagrado: religio, f, teologia e filosofia 6.5 Religio e busca do sentido METODOLOGIA Os temas so trabalhados mediante aulas expositivas, seminrios sobre temas e trabalhos individuais e em grupo com base em textos selecionados. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica ALVES, Rubem. O Enigma da Religio. Petrpolis: Vozes, 1975 STACCONE, Giuseppe. Filosofia da Religio: O pensamento do homem ocidental e o problema de Deus. Petrpolis: Vozes, 1989 SOUZA, D. G. O Atesmo Antropolgico de L. Feuerbach. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994. PORTELLI, Hugues. Gramsci e a Questo Religiosa. So Paulo: Paulinas, 1984. ZILLES, Urbano. F e Razo no Pensamento Medieval. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993. Complementar AQUINO, Marcelo. Conceito de Religio em Hegel. So Paulo: Loyola, 1985 AQUINO, Sto. Toms. Suma Teolgica. Trad. A. Corra. 2.ed. Porto Alegre: Sulina/EST/UCS, 1980 BOFF, Clodovis. Cartas Teolgicas sobre o Socialismo. Petrpolis: Vozes, 1989 CANTURIA, Sto. Anselmo de. Monolgio/Proslgio. So Paulo: Abril Cultural, 1973 (Os Pensadores) CASSIRER, E. Linguagem, Mito e Religio. Porto: Ed. Res, 1976.

DURKHEIN, E. As Formas Elementares da Vida Religiosa. So Paulo: Paulinas, 1989. DUSSEL, Enrique. Uma Filosofia da Religio Antifetichista. So Paulo: Loyola,1980 ELIADE, Mircea. Histria das Crenas e das Idias Religiosas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978-83. ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. Lisboa: Ed. do Brasil, sd. GRAMSCI, A. Cadernos do Crcere. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000 (3 vol). GUSDORF, G. Mito e metafsica. Rio de Janeiro: Vozes, 1992 HICK, Jonh. Filosofia da Religio. Rio de Janeiro: Zahar,1970 LUCAS, S.J. Interpretacin del Hecho Religioso. Salamanca: Sgueme, 1982 MARX, K.; ENGELS, F. Sobre Religio. 2. ed. Lisboa: Ed. 70, 1976 OLIVEIRA, Manfredo A. de. Filosofia Transcendental e Religio. So Paulo: Loyola, 1984. PADOVANI, U. A. Filosofia da Religio: O Problema Religioso no Pensamento Ocidental. So Paulo: Melhoramentos/EdUSP, 1968. PIZZA, N. O . Introduo Fenomenologia Religiosa. Petrpolis: Vozes. 1983. RICHARD, Pablo. A Luta dos Deuses. So Paulo: Paulinas, 1985 SCHEN, Fulton. Filosofia da Religio: O Impacto da cultura moderna sobre a religio. Rio de Janeiro: Agir, 1960. WITTGENSTEIN, L. Tractatus Lgico-Philosophicus. So Paulo: EdUSP, 1993. ZILBOORG, Edgar. Psicanlise e Religio. So Paulo: Paulinas, 1969. ZILLES, Urbano. O Racional e o Mstico em L. Wittgenstein. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994 ZUBIRI, X. El Hombre y Dios. Madrid: Alianza, 1984.

FILOSOFIA DA RELIGIO
ATUALIZAO DE BIBLIOGRAFIA Exemplares Disponveis na Biblioteca/Por Ttulo BIBLIOGRAFIA BSICA AQUINO, Sto. Toms. Suma Teolgica. Trad. A. Corra. 2.ed. Porto Alegre: Sulina/EST/UCS, 1980 CANTURIA, Sto. Anselmo de. Monolgio/Proslgio. So Paulo: Abril Cultural, 1973 (Os Pensadores) ELIADE, Mircea. Histria das Crenas e das Idias Religiosas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978-83. SOUZA, D. G. O Atesmo Antropolgico de L. Feuerbach. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994. STACCONE, Giuseppe. Filosofia da Religio: O pensamento do homem ocidental e o problema de Deus. Petrpolis: Vozes, 1989 COMPLEMENTAR ALVES, Rubem. O Enigma da Religio. Petrpolis: Vozes, 1975 DUSSEL, Enrique. Uma Filosofia da Religio Antifetichista. So Paulo: Loyola,1980 ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. Lisboa: Ed. do Brasil, sd. GRAMSCI, A. Cadernos do Crcere. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000 (3 vol). HICK, Jonh. Filosofia da Religio. Rio de Janeiro: Zahar,1970 OLIVEIRA, Manfredo A. de. Filosofia Transcendental e Religio. So Paulo: Loyola, 1984. PADOVANI, U. A. Filosofia da Religio: O Problema Religioso no Pensamento Ocidental. So Paulo: Melhoramentos/EdUSP, 1968. PORTELLI, Hugues. Gramsci e a Questo Religiosa. So Paulo: Paulinas, 1984. SCHEN, Fulton. Filosofia da Religio: O Impacto da cultura moderna sobre a religio. Rio de Janeiro: Agir, 1960. WITTGENSTEIN, L. Tractatus Lgico-Philosophicus. So Paulo: EdUSP, 1993. ZILBOORG, Edgar. Psicanlise e Religio. So Paulo: Paulinas, 1969. N EXEMPL 6 4 5 10 29

1 1 1 1 2 1 1 2 1 2 1

DISCIPLINA: DF 18 ANTROPOLOGIA FILOSFICA I CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Problemtica filosfica do homem. Estudo das principais concepes de homem presentes na tradio filosfica ocidental. Situao epistemolgica e relao da Antropologia com outros saberes e especialmente as cincias humanas. OBJETIVOS Geral Compreender as principais concepes filosficas de homem a fim de localizar a questo do homem como questo filosfica, procurando localizar a crise contempornea atravs da articulao dos planos filosfico e histrico-cultural. Especficos 1. Situar a problemtica e a temtica do tratamento do homem como questo filosfica no contexto geral da filosofia 2. Compreender a natureza e as relaes da antropologia filosfica com a filosofia em geral e outros saberes 3. Compreender as principais concepes de homem presentes na tradio filosfica pelo estudo de filsofos representativos CONTEDOS 1. Introduo Geral: Problemtica e Temtica filosfica do homem 2. Antropologia Filosfica: Natureza e Relaes 2.1 Conceituao, diviso e metodologia 2.2 Relao da Antropologia Filosfica, outros saberes e as cincias humanas 2.3 Antropologia e Cultura 3. Concepes de Homem na Tradio Filosfica 3.1 O homem na perspectiva do ser (Plato, Aristteles, Agostinho, Toms) 3.2 O homem na perspectiva crist (Agostinho, Toms de Aquino) 3.3 O homem na perspectiva da Conscincia (Descartes, Kant, Hegel) 3.4 O homem na perspectiva do Trabalho (Feuerbach, Marx, Arendt) 3.5 O homem na perspectiva Pragtico-transcendental (Habermas, Apel) 3.6 O homem na perspectiva da Libertao (Dussel, Zea) METODOLOGIA Atravs da exposio sobre os contedos centrais os temas previstos so trabalhados. H momentos de trabalho individual e em grupo sobre textos e temas especficos e seminrios com exposies feitas a partir de estudos elaborados pelos alunos com acompanhamento do professor. AVALIAO Sero modalidades de avaliao: a) Seminrios de apresentao de autores; b) Trabalho Bibliogrfico; c) Prova individual BIBLIOGRAFIA Bsica CASSIRER, E. Antropologia Filosfica. Introd. a uma filosofia da cultura humana. So Paulo: Mestre Jou, 1977. GADAMER, H-G.; VOGLER, P (Org). Antropologia Filosfica (Vol I e II). So Paulo: EdUSP/EPU, 1977 (Col. Nova Antropologia, Vol 6 e 7). GROETHYSEN, Bernard. Antropologia Filosfica. So Paulo: Presena, 1982. HAEFFNER, Gerd. Antropologa Filosfica. Barcelona: Herder, 1986. LIMA VAZ, H.C.de. Antropologia Filosfica (Vol I e II). So Paulo: Loyola, 1991. MONDIN, Battista. O Homem, quem Ele? So Paulo: Paulinas, 1980. NOGARE, Pedro Dalle. Humanismos e Anti-Humanismos. Petrpolis: Vozes, 1985. Complementar AGOSTI, Hector. Condies Atuais do Humanismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. BATALHA, Wilson de S.C. A Filosofia e a Crise do Homem. So Paulo: Rev. Dos Tribunais, 1968 BRUAIRE, C. A Filosofia do Corpo. So Paulo: EdUSP, 1972. DEL VALLE, Agostn Basave. Filosofia do Homem. So Paulo: Convvio, 1975. EVANS-PRITCHARD, Edward. Histria del Pensamiento Antropolgico. Madrid: Ctedra, 1987 FREDERICO, Celso. O Jovem Marx: As Origens da Ontologia do Ser Social. So Paulo: Cortez, 1995 FROMM, E. Conceito Marxista de Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. GARAUDY, Roger. Perspectivas do Homem. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968. GEVAERT, J. El Problema del Hombre. Introduccin a la Antropologa Filosfica. Salamanca; Sgueme, 1983. GHELEN, Arnold. El Hombre. Su naturaleza y su lugar en el mundo. Salamanca: Sgueme, 1980. MORIN, Edgar. O Enigma do Homem. So Paulo: Crculo do Livro, 1984. GRAMSCI, A. Cadernos do Crcere. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000 (3 vol)

ANTROPOLOGIA FILOSFICA ATUALIZAO DE BIBLIOGRAFIA Exemplares Disponveis na Biblioteca/Por Ttulo

BIBLIOGRAFIA BSICA CASSIRER, E. Antropologia Filosfica. Introd. a uma filosofia da cultura humana. So Paulo: Mestre Jou, 1977. CHARDIN, Pierre Teilhard de . O fenmeno humano. 3. ed. So Paulo : Herder, 1970. GADAMER, H-G.; VOGLER, P (Org). Antropologia Filosfica (Vol I e II). So Paulo: EdUSP/EPU, 1977 (Col. Nova Antropologia, Vol 6 e 7). HERSKOVITS, Melville J. Antropologia cultural. 3. ed. So Paulo : Mestre Jou, 1969. 2 v. LIMA VAZ, H.C.de. Antropologia Filosfica (Vol I e II). So Paulo: Loyola, 1991. LIMA, Celso Piedemonte de. Evoluo humana. So Paulo : tica, 1990. 95 p. MONDIN, Battista. O homem quem ele? : elementos de antropologia filosfica. 3. ed. So Paulo : Paulinas, 1980. 319 p. NOGARE, Pedro Dalle. Humanismos e Anti-Humanismos. Petrpolis: Vozes, 1985. RABUSKE, Edvino A. Antropologia filosfica : um estudo sistemtico. Porto Alegre : Escola Superior de Teologia So Loureno de Brindes, 1981. 216 p. COMPLEMENTAR GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Crcere. Rio de Janeiro : Civilizao Brasileira, 1999. VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia III : filosofia e cultura. So Paulo : Loyola, 1997. 376p. VALLE, Agustin Basave F. Del. Filosofia do homem : fundamentos de antropologia metafsica. So Paulo: Convvio, 1975. 279 p. HAEFFNER, Gerd. Antropologa Filosfica. Barcelona: Herder, 1986. FREDERICO, Celso. O Jovem Marx: As Origens da Ontologia do Ser Social. So Paulo: Cortez, 1995 GASSET, Jos Ortega y . O homem e a gente : inter- comunicao humana. 2. ed. Rio de Janeiro : Ibero- Americana, 1973. 306 p. GARAUDY, Roger. Perspectivas do Homem. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1968. MORIN, Edgar. O Enigma do Homem. So Paulo: Crculo do Livro, 1984.

N EXEMPL 5 6 3 5 10 5 21 10 15

1 1 3 1 1 2 1 1

DISCIPLINA: DF 27 TEORIA DO CONHECIMENTO I CARGA HORRIA: 60 horas-aula tericas (4 crditos) EMENTA Reflexo sobre os grandes problemas da teoria do conhecimento: origem, possibilidade, natureza, verdade. As grandes concepes de conhecimento na tradio filosfica. O objeto, a conscincia e a linguagem. OBJETIVOS Geral Compreender e refletir criticamente sobre os problemas fundamentais do conhecimento e as diferentes concepes sobre o conhecimento humano, percebendo suas implicaes e influncias. Especficos 1. Apropriar-se das grandes questes do conhecimento humano, procurando compreend-la a partir de seus vnculos com o construto histrico 2. Perceber os antagonismos e contradies presentes nos embates epistmicos 3. Posicionar-se filosoficamente frente ao conhecimento, distinguindo posturas e concepes. 4. Fazer a crtica da modernidade e do conhecimento moderno, observando as possibilidades de recuperao de seu carter emancipatrio 5. Debater a questo da verdade de seu critrio, confrontando posies epistemolgicas. CONTEDOS 1. Introduo geral ao problema do conhecimento em filosofia 2. Posies Fundamentais Relativas ao Conhecimento 2.1 Fenomenologia do Conhecimento 2.2 Possibilidade do Conhecimento 2.3 Origem do Conhecimento 2.4 Finalidade do Conhecimento 2.5 Enunciao do Conhecimento 3. Questo da Verdade 3.1 Noo e Teorias da Verdade 3.2 Verdade, Intuio e Objetividade 3.3 Verdade, Saber e Conhecimento 4. Temas de Teoria do Conhecimento 4.1 Historicidade e Racionalidade 4.2 Linguagem, Lgica e Conhecimento 4.3 Conhecimento Terico e Conhecimento Prtico 4.4 Inteligncia Artificial 4.5 Emotividade e Cognio METODOLOGIA Construda com metodologias diversas e complementares que conjugam: exposio dialogada; leitura do texto filosfico clssico indicado; leitura de textos de comentadores referidos na bibliografia e dirigidos a cada estudante, complementado com tcnicas de seminrio. AVALIAO A avaliao tomar em conta os seguintes critrios principais: a) Compreenso dos temas e contedos propostos; b) Capacidade de anlise e interpretao de texto filosfico; c) Capacidade dissertativa e argumentativa. Estes critrios sero aferidos atravs das seguintes modalidades de avaliao: a) Resenha de um dos Textos Clssico; b) Artigo sobre um dos temas/autores tratados na disciplina; c) Prova Geral Final BIBLIOGRAFIA Bsica BAZARIAN, J . O Problema da Verdade. So Paulo: Alfa-mega, 1988 BOCHENSKI, J.M. Diretrizes do Pensamento Filosfico. So Paulo: Herder, 1971. CHISHOLM, R.M. Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1969. GARCIA, F.L. Introduo ao Conhecimento. Campinas: Papirus, 1988 GRINGS, Dadeus. Conhecer a Verdade. Porto Alegre: EST, 1985. HESSEN, J. Teoria do Conhecimento, Coimbra: Armnio Amado, 1980 KELLER, A. Teoria General del Conocimiento. Madrid: Herder MORENTE, G. Fundamentos de Filosofia. So Paulo: Mestre Jou, 1980 ZILLES, Urbano. Teoria do Conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994 Complementar AJDUKIEWICZ, K. Problemas e Teorias da Filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 1979. ALBERT, H. Tratado da Razo Crtica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976 APEL, K-O. Teoria de la Verdad y tica del Discurso. Trad. A. Cortina. Barcelona: Paids/UAB, 1995. BEZERRA FILHO, C. Epistemologia e Teoria da Cincia. Petrpolis: Vozes, 1971 CIRNE LIMA, C. R. Dialtica para Principiantes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996 FEYERABEND, P. Adeus Razo. Lisboa: Ed. 70, 1991.

GRAMSCI, A. Cadernos do Crcere. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000 (3 vol) HABERMAS, J. Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982 HUISMAN, D.; VERGEZ, A. Compndio Moderno de Filosofia: O Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1968. JACOB, Andr. Introduo Filosofia da Linguagem. Porto: Ed. Rs, 1984. LADRIERE, J. Filosofia e Prxis Cientfica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978. LAKATOS, I. Pruebas y Refutaciones. Madrid: Alianza, 1994 POINCAR, H. O Valor da Cincia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995 PONCE DE LEON, J.M. Curso de Filosofia: La Crtica o Teoria Crtica del Conocimiento. Buenos Aires: Baiocco, 1945. RPPEL, E. Teoria do Conhecimento. Braga: Faculdade de Filosofia, 1986. RUSSEL, B. A Anlise da Mente. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. SEARLE, J. R. Intencionalidade. So Paulo: Martins Fontes, 1995 SEARLE, J. R. Mente, Linguagem e Sociedade. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. SEARLE, J.R. Expresso e Significado. So Paulo: Martins Fontes, 1995.

TEORIA DO CONHECIMENTO I
ATUALIZAO DE BIBLIOGRAFIA Exemplares Disponveis na Biblioteca/Por Ttulo BIBLIOGRAFIA BSICA BAZARIAN, Jacob. O problema da verdade : teoria do conhecimento. 4.ed. So Paulo : Alfa-Omega, 1994. 224 p. DESCARTES. Discurso do mtodo. Brasilia : tica, 1989. 109p. DOMINGOS, Ivan. O grau zero do conhecimento : o problema da fundamentao da cincia humanas. So Paulo : Loyola, 1991. 381 p. HEIDEGGER, Martin. Sobre a essncia da verdade : a tese de Kant sobre o ser. So paulo : Duas Cidades, 1970. 96 p. HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. 7. ed. Coimbra : Armnio Amado, 1978. 206p. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. . Rio de Janeiro : Imago, 1976. JAPIASSU, Hilton. Introduo ao pensamento epistemolgico. 6. ed. Rio de Janeiro : Franccisco Alves, 1991. 199 p. COMPLEMENTAR RICOEUR, Paul. O conflito da interpretae : ensaios de hermenutica. Rio de Janeiro : Imago, 1978. 419p. SEARLE, John R. Expresso e significado : estudos da teoria dos atos da fala. So Paulo : Martins Fontes, 1995. 294p. STEIN, Ernildo. Epistemologia e crtica da modernidade. 3. ed. Iju : Editora UNIJU, 2001. STEIN, Ernildo. Seminrio sobre a verdade : lies preliminares sobre o pargrafo 44 de sein und zeit. Petrpolis : Vozes, 1993. 343 p. N EXEMPL 10 12 2 2 23 2 6

1 2 2 1

You might also like