You are on page 1of 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO NOME DO CURSO NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABTICA

TTULO DO TRABALHO
SUBTTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

Cidade Ano de entrega

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABTICA

TTULO DO TRABALHO
SUBTTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paran, para a disciplina [Nome da Disciplina]. Prof.

Cidade Ano de entrega

Introduo
No podemos mais negar a importncia da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais ns professores temos que trabalhar em conjunto professores de todas as disciplinas, e importante elaborar trabalhos que englobem mais de uma disciplina. A interdisciplinaridade Utiliza conhecimentos de vrias disciplinas para a compreenso de uma situao problema. uma integrao de saberes. devemos lembrar que interdisciplinaridade no anula nenhuma matria e sim permite que as mesmas dialogue entre si em busca de renovao A interdisciplinaridade possibilita que a escola se torne um lugar onde se produza de forma coletiva e crtica o conhecimento escolar, exigindo a restruturao curricular e a formao continuada dos professores. A implementao de prticas interdisciplinares deve desenhar, tecer, alinhavar a verticalidade e a horizontalidade da matriz curricular, para que os professores tenham claras as interfaces das disciplinas e as possveis inter-relaes, criando, a partir disso, novos conhecimentos de forma relacional e contextual. A interdisciplinaridade o elo entre os profissionais do ensino, como forma de reciprocidade, de reflexo mtua, em substituio concepo fragmentria do conhecimento, fazendo com que estes agentes do ensino tenham uma atitude diferenciada perante os obstculos educacionais.

O que e interdisciplinaridade?
A interdisciplinaridade tem inicio a partir do seculo xx quando a ciencia passou por uma grande mudana, com o renascimento e perda de poder da igreja pesquisa que eram censuradas comearam a ser feitas, com por exemplo pesquisa sobre antomia humana atravs da dissecao de cadveres.Galileu, Da vinci, coperrnico entre outros surgem com novas ideias que auterariam o pensamento humano. Com isto a ciencia e a pesquisa cientifica toma lugar entre a teologia e a filosofia. Com o desenvolvimento da ciencia vao surgindo novos estudos e os volumse de estudos chegam a tal ponto que e necessario criar novas subcategorias que dessem conta de continuar as pequisas, entao e como se cada disciplina desse origem a uma disciplina nova . . No sculo Xx a ciencia tornou-se especializada ao ponto de no ser mais possvel realizar o movimento pretendido quando do incio da especializao, que era chegar ao micro para conseguir ver o todo de forma plena e completa, e tambm, chegou-se ao ponto em que em algumas areas no era mais possvel continuar aprofundando no conhecimento, tendo chegado ao limite do que era possvel a determinadas especialidades pesquisar. Entao a interdisciplinaridade surge com o movimento inverso ou seja partir do micro e retornar ao todo , surgindo as disciplinas agregadoras que unem disciplinas que nao seria possivel compreender estudando apenas uma disciplina. Desde de entao disciplinas que se achava muito dificil estudar juntas estao se agregando para se dar respostas a novos poblemas de pesquisa, respostas que uma disciplina so nao seria capaz de dar.

Propostas interdisciplinares para o ensino fundamental .


Uma prosposta interdisciplinar interesante para alunos do ensino fundamental seria unindo as disciplinas de leitura e ludicidade, seria asim: O professor recolheria livros infantis na blibioteca da escola distribuiria para os alunos, cada aluno leria o seua livro e depois faria uma relaao entre o texto que ela leu e a sua vida , o seu cotidiano. Ele escreveria um texto e leria em sala. Esta atividade tem tambem o objetivo de de unir o conhecimento previo do aluno que no caso e a sua vida , o seu cotidiano com conhecimentos novos que e o que ele aprendeu lendo este livro. A segunda proposta uniria a disciplina de educaao fisica e ciencias, seria assim: Os professoras das duas materias reuniriam a turma e fariam a proposta aos alunos de uma passeio em um parque ou nos arredores da escola, neste passeio os alunos teriam que levar um lanche que fosse saudavel ex: barrinhas de sereal,sanduiches naturais sucos etc... No dia do passeio o professor de educacao fisica reuniria os alunos e faria um aquecimento antes de sairem para a caminhada, durante o passeio a professora de ciencias falaria sobre as especies animais e vegetais que vivem no parque ou escola mostrando os bichos e plantas e dandos exemplos. No final do passeio elaes reuniriam os alunos e falariam sobre a importancia de exercicios fisicos, de se alimentar bem e de preservar a natureza .

interdisciplinaridade
interdiciplinaridade e a junao de duas ou mais materias, ela pode ser inplantada logo nas series iniciais, na maioria das vezes a criana tem um professor so para todas as materias mas cada materia tem seu momento , assim os alunos pessam que as materias nao se relacionam, seria importante que os alunos dede as series iniciais aprendecem a relacionar uma materia com a outra. Atualmente o trabalho interdisciplinar mais reazizado sao os projetos didaticos eles envolvem duas ou mais materias. As propostas interdisciplinares que pesquisei seriam viaveis visto que que primeira citada acima so utilizaria mesmo os livros da blibioteca da escola e a segunda tambem citada acima utilizaria o espao da escola ou um parque proximo e um lanche que os alunos trariam de casa. O trabalho interdisciplinar encontra barreiras na gestao escolar porque algumas vezes estes gestores tem peguia de organizar estes trabalhos como poe exemplo um trabalho feito fora da escola eles tem medo do que possa acontecer com estes alunos fora da escola , medo da responsabilidade. Outra barreira importante de citar seria os materias utilizados para estes trabalhos, nao e toda escola que contam com materiais para estes trabalhos e tem tambem o fato de que as materias que tem um professor diferente para cada disciplina um pode estar disposto a fazer o trabalho e outro nao dificultando assim a realizacao destes trabalhos. Um trabalho englobando as materias de portugues artes e educaao fisica poderia ser o de uma caminhada pelo parque onde as criancas fariam uma observaao de tudo o que tem no parque e depois faria uma redaao sobre este passeio: o que acharam deste passeio, que plantas viram, que animais viram e no final da redaao fariam desenhos deste passeio.

Conclusao
o trabalho interdisciplinar e um trabalho complexo, so pode ser concretizado atraves de uma interaao intensa e continua entre diferentes pespectivas indo alem do plano teorico , sendo necessario um envolvimento pratico. O trabalho interdiciplinar encontra varias barreiras, o professor esta acostumado a trabalhar sozinho e qualquer coisa diferente disto causa estranhamento nele .assim o trabalho interdiciplinar exige desprendimento, coragem e muita dedicaao ns professores no podemos ter nossa disciplina como nica, o processo ensinoaprendizagem no pode nem deve ser fragmentado como que cada disciplina fosse uma caixinha isolada , o processo um todo e precisamos cada vez mais abrir nossa mente para esse fato, pois assim teremos alunos motivados em sala de aula. A educao sozinha no transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Paulo Freire.

You might also like