You are on page 1of 32

TECNOLOGIA EM EPS

Ta v e l a s p a r a l a j e s | N c l e o s d e E P S p a r a t e l h a s | F o r r o s | B a n d e j a s s e m e n t e i r a s | E m b a l a g e n s i n d u s t r i a i s | B l o c o s d e E P S

> 2007:2008
Catlogo de produtos

01

TECNOLOGIA EM EPS

Fundada em novembro de 1996, a TECNOCELL entrou em operao industrial em 25 de Julho de 1997, na cidade de Guaramirim, no estado de Santa Catarina.

Em 6 de setembro de 2002, inaugurou a segunda unidade industrial na cidade de Pira, no estado do Rio de Janeiro.

A Tecnocell apresenta-se em franca expanso e est entre as principais transformadoras de EPS do Brasil. Desde a fundao, sempre focou dois mercados: Construo Civil e Agricultura. Porm, diversificou-se e, hoje, atua tambm nos segmentos de Caixas Trmicas, Embalagens Industriais e Pranchas.

Os objetivos da Tecnocell sempre foram as constantes aes na melhoria da produtividade, um excelente padro de atendimento, bem como a alta qualidade dos seus produtos. Estas aes diferenciam a Tecnocell no mercado e continuam marcando suas atividades.

O nome Tecnocell foi criado da contrao de duas palavras determinantes para a produo: tecnologia e clulas.

Usos e Vantagens

O EPS um plstico revolucionrio, com vrias aplicaes nas reas de embalagens, construo civil, agricultura, conservadoras trmicas, pranchas, chapas para artesanato, cenrios, painis frigorficos e artigos para consumo.

O EPS no contamina o solo, o ar, nem a gua. No solvel em gua e no libera substncias para o ambiente. A utilizao do EPS no isolamento trmico em prdios proporciona economia de energia, contribuindo para reduzir as emisses de CO e SO. O EPS possui excelente capacidade isolante trmica, por exemplo: com temperaturas de 35C na superfcie de um telhado, no seu interior a temperatura chega a 23C (na superfcie). Tambm possui boa capacidade acstica, quando uma chuva cai num telhado metlico sem o isolamento acstico, o interior se torna uma verdadeira caixa de ressonncia, provocando desconforto. O EPS no causa danos camada de oznio por no usar no seu processo de fabricao o gs CFC. 100% reciclvel e reaproveitvel.

Poliestireno expandido

Inmeras aplicaes
Construo Civil | Consumo | B2B

No apodrece e no mofa, atxico e inodoro. Por no contaminar os alimentos, a sua aplicao vem crescendo na rea de embalagens. Contribui com apenas 0,1% dos resduos (lixo) slidos urbanos e sua fabricao no representa nenhum risco para a sade das pessoas nem para o meio ambiente. Por ser um plstico muito leve, o processo consome pouca energia. Ao ser queimado em usinas trmicas para a gerao de energia, o EPS se transforma em CO (gs carbnico) e vapor dgua.

timo isolante trmico


Pode ser reciclado das seguintes formas:

Mecnica: pode ser transformado em matria prima para a fabricao de novos produtos.

Produto no poluente

Energtica: para recuperao e gerao de energia, devido ao alto poder calorfico. Qumica: para obteno de leo e gases.

EPS a sigla internacional do Poliestireno Expandido. Este plstico celular rgido foi descoberto pelos qumicos Fritz Stastny e Karl Buchholz quando trabalhavam nos laboratrios da Basf na Alemanha. O poliestireno constitudo por uma cadeia de polmeros (estireno) formada pelo carbono. O termo expandido refere-se expanso sofrida pelas cpsulas de estireno - prolas de 0,4 a 2,5 mm de dimetro, podendo ser ampliadas at 50 vezes, quando em uma cmara hermeticamente fechada e aquecida, aplicando-se o vcuo. As cpsulas expandem-se e moldam-se ao recipiente em que foram colocadas e, como este recipiente est sob calor, suas esferas expandidas aderem-se umas s outras, formando um objeto leve e com relativa dureza. Nasce ento, o poliestireno expandido moldado. Sem estar em um recipiente de molde, as cpsulas transformam-se em esferas soltas que so utilizados para enchimento e nos mais diversos tipos de acondicionamento para transporte. Expandidas, as prolas so constitudas de at 98% de ar e apenas 2% de poliestireno. Em 1m de EPS expandido, por exemplo, existem de 3 a 6 bilhes de clulas fechadas e cheias de ar. Os produtos finais de EPS so inodoros, no contaminam o solo, gua e ar. So 100% reaproveitveis, reciclveis e podem voltar condio de matria-prima. O EPS comprovadamente um material isolante. Sem ele os pases mais evoludos no construiriam de modo atualizado e econmico, visando economia de energia. Nos ltimos anos esse material ganhou uma posio estvel na construo civil, no apenas por suas caractersticas isolantes mas tambm por sua leveza, resistncia, facilidade de manuseio e baixo custo. Os sistemas construtivos em EPS so atualmente o que h de mais avanado na construo civil na Europa, Estados Unidos e Canad, onde sua aplicao alcana ndices de crescimen-

to acima do normal para economias estveis como os paises do primeiro mundo. Sistemas monolticos, ICF (Insulating Concrete Forms), SIP (Strutural Insulating Panels) so solues para a construo civil moderna, preocupada com o meio ambiente, reduo de custos, racionalizao de energia, alm de conforto termo acstico dos usurios. Em um recipiente de molde, o poliestireno expandido toma a forma que nossa imaginao desejar. Sua forma pode ser de placas planas, to conhecidas nas forraes de escritrios, at peas de encaixe para acondicionamento de produtos, como eletrodomsticos e motores. Neste mercado o poliestireno expandido perfeito, pois leve, absorve choques mecnicos, facilita o transporte, reduz o espao fsico para armazenamento e seu custo baixo. Com o avano da tecnologia o poliestireno expandido cada vez mais faz parte das nossas vidas. Atualmente, est sendo utilizado na substituio da cermica e do concreto nas lajes, sob a forma de caixo perdido. Aos poucos esta tecnologia est revolucionando a construo civil, facilitando a edificao, pois muito mais leve (98% do seu volume constitudo de ar), alm de ser trmico, ter alta resistncia compresso, vibrao mecnica e baixa absoro de umidade. Mas o grande atrativo est na queda dos custos para edificao de uma laje, seja ela de cobertura ou piso. Com corpos moldados com densidades diferentes (20 a 25 kg/m3), podemos ampliar ainda mais utilizao do poliestireno expandido, como pallets de armazenamento e acondicionadoras de alimentos para transporte e armazenagem. Sob o ponto de vista ecolgico, o poliestireno expandido atende s regulamentaes governamentais quanto segurana e sade. O EPS um plstico celular rgido, resultante da polimerizao do estireno em gua. Em seu processo produtivo no se utiliza e nunca se utilizou o gs CFC ou qualquer um de seus substitutos. Como agente expansor para a transformao do EPS, emprega-se o pentano, um hidrocarbureto que se deteriora rapidamente pela reao fotoqumica gerada pelos raios solares, sem comprometer o meio ambiente.

4
1
Laje Bidirecional
A soluo do EPS Tecnocell permite vencer grandes vos com lajes delgadas e bem resolvidas estruturalmente. Alm do conforto termo-acstico proporcionado, alia vantagens como a reduo do peso prprio das lajes, permitindo assim a reduo de dimensionamento de toda estrutura, o que traduz em economia.

Proteo da Impermeabilizao da Laje


Proteo trmica da impermeabilizao da laje, aplicada diretamente sobre a laje j impermeabilizada, recebendo uma camada de proteo mecnica ou contra piso na seqncia do processo.

Painel Monoltico [ Paredes ]


A construo com painis monolticos um avano tecnolgico no processo construtivo, seja do ponto vista tcnico, de tempo, qualidade e economia. Este sistema permite flexibilidade de projeto e atende a todos os requisitos arquitetnicos, de instalaes eltricas e hidrulicas, alm do conforto termo-acstico, limpeza na obra e rapidez na execuo.

Isolamento Termo-Acstico no Telhado


A utilizao de placas de EPS no isolamento termo-acstico dos telhados torna-se eficiente e econmica, pois traz o conforto de ambiente nos dias frios ou quentes, reduzindo a necessidade do uso de condicionadores de ar. No caso das edificaes trreas, a superfcie de exposio ao calor ou ao frio tem 70% da troca de calor atravs dos telhados. Nos sobrados, a mdia de 50%.

5 6

Flocos Para Concreto Leve


Ideal para preenchimento de vazio quando no h obrigao estrutural de projeto. Tem a vantagem termo-acstica, alm da baixa densidade, variando de 400 a 1600 kg/m. Ideal para preenchimento de sacadas em prdios, regularizao de lajes e reas a impermeablizar.

Geocell Blocos de EPS [ geossinttico ]


Os blocos de EPS produzidos para o sistema GEOCELL so destinados para aterro de solos muitos moles, resolver problemas de geotcnia e obter um traado geomtrico com elevao de cota ou ampliao do plano utilizvel.

Chapas de EPS para Proteo


A proteo da impermeabilizao na piscina garante durabilidade da obra e evita infiltraes e lavagem dos finos em economia.

R e d u o

d e

c u s t o s

t i m o

i s o l a m e n t o

E c o n o m i a

d e

e n e r g i a

R e s p e i t o

a o

m e i o

a m b i e n t e

Alm de aliviar o peso desnecessrio na obra, no caso das lajes, o isolamento com EPS Tecnocell ir contribuir diretamente para a reduo dos custos operacionais da obra. Isolamento no telhado, painis monolticos para as paredes, painis de fechamento e lajes o que h de mais avanado na construo civil no mundo. Este processo construtivo normal em pases da Europa e nos Estados Unidos. Com obras que vo desde manses na Inglaterra at construes de baixo custo populao carente da Uganda, por exemplo. Alm da contribuio ao meio ambiente, quando utilizado no isolamento de edifcios, o EPS proporciona economia de energia contribuindo para reduzir as emisses de CO e SO.

Tecnocell na Construo Civil

- Tavelas Unidirecionais, Bidirecionais e Recortadas - Ncleos de EPS para telhas - Isolamento termo-acstico - Geocell - Flocos para concreto leve - Chapas para painis - Painis monolticos - Forros - Blocos para ancoradouros - Produtos especiais

Tavelas Unidirecionais, Bidirecionais e Recortadas


O EPS sem dvida o parceiro ideal na construo de lajes econmicas de grandes vos livres, pois nenhum outro produto consegue aliar tantas vantagens e versatilidade num mesmo elemento. A soluo Tecnocell permite vencer grandes vos com lajes delgadas e bem resolvidas estruturalmente. O alvio de peso prprio das lajes permite a reduo de dimensionamento de toda a estrutura, o que se traduz em economia. A linha de Tavelas Moldadas tem padro definido no comprimento, largura e encaixe lateral, sendo alterada apenas na altura, de acordo com a necessidade de cada laje. Para os casos em que o preenchimento da laje tenha que ser diferente das dimenses padronizadas, a TECNOCELL disponibiliza a linha de Tavelas Recortadas, nos tamanhos definidos pelo cliente, podendo variar todas as dimenses da pea, sendo com ou sem encaixe lateral.

Tavelas

Unidirecionais

Catlogo de produtos 2007:2008

TECNOCELL

PRINCIPAIS VANTAGENS DO USO:

Maior intereixo - Menos vigotas para comprar e montar. Menor fuga de gua - A participao do EPS como frma, nas lajes nervuradas, evita a fuga da gua de amassamento do concreto, contribuindo no aumento da resistncia final do produto acabado.

Tavelas

Bidirecionais
Baixo peso especfico (material mais leve) - Montagem mais simples, portanto menor custo na mo-de-obra; - Ao construtor, gera facilidade no transporte horizontal e vertical; - Alvio na estrutura; - Reduo do Escoramento; - Reduo do Peso Prprio da Laje em at 60%.

Tavelas

Recortadas

Corte preciso - Permite no ter perdas/quebras do material ao longo da laje; - Inmeras possibilidades de variaes de: Comprimento, Largura e Altura.

Ecologicamente correto - No degrada a natureza; - Produo sem emisso de CFC; - Totalmente reciclvel.

tima resistncia mecnica - Resiste aos esforos da concretagem.

Isolamento termo-acstico - Maior conforto do usurio; - Menor consumo de energia com condicionadores de ar em conseqncia do maior conforto trmico obtido.

Tavelas Unidirecionais, Bidirecionais e Recortadas


TAVELAS BIDIRECIONAIS TAVELAS UNIDIRECIONAIS

TAVELA DE LARGURA 50 cm
(A+B)+hc = h(cm) (12+0)+4 = 16 (12+6)+4 = 22 (12+10)+5 = 27 (12+14)+6 = 32 he / be / C 12 / 46 / 59 12 / 46 / 59 12 / 46 / 59 12 / 46 / 59 N Tavelas / m 2,50 2,50 2,50 2,50

TAVELA DE LARGURA 33 cm
(A+B)+hc = h(cm) (7+0)+3 = 10 (7+0)+4 = 11 (7+1)+3 = 11 (7+1)+4 = 12 he / be / C 7 / 29 / 125 7 / 29 / 125 8 / 29 / 125 8 / 29 / 125 N Tavelas / m 1,90 1,90 1,90 1,90

Obs: 1- Tavela Bidirecional: he a partir de 12cm

TAVELA DE LARGURA 40 cm
(A+B)+hc = h(cm) (8+0)+3 = 11 (8+2)+4 = 14 (8+10)+4 = 22 (8+22)+5 = 35 he / be / C 8 / 36 / 125 10 /36 / 125 18 / 36 / 125 30 / 36 / 125 N Tavelas / m 1,64 1,64 1,64 1,64

Obs: 1- Tavela Unidirecional de be=29cm he a partir de 7cm 2- Tavela Unidirecional de be=36cm he a partir de 8cm

Tipos de Lajes
LAJES MISTAS LAJES CONVENCIONAIS

Catlogo de produtos 2007:2008

TECNOCELL

TAVELAS RECORTADAS

Dicas Importantes
O EPS um material de baixa absoro de gua. Sendo assim, para que o chapisco tenha uma aderncia satisfatria, so recomendveis os seguintes procedimentos: - Preparar uma mistura com uma medida de cimento para cada trs de areia grossa. - Adicionar para cada medida de gua de amassamento, uma medida de adesivo para argamassa (Bianco). - Aplicar esta mistura na laje com um rolo (textura alta) ou colher. - Esperar 6 (seis) dias antes de rebocar, pois como o EPS no absorve gua, o chapisco deve secar atravs do tempo.

Esses cuidados proporcionam: - maior aderncia do chapisco ao EPS; - maior impermeabilidade; - aplicao mais rpida; - economia de mais ou menos 4 vezes no cimento e areia; - evitam fissuras da argamassa; - aumentam a resistncia do reboco ao desgaste natural do tempo.

TAVELA UNIDIRECIONAL
he+hc = h(cm) 7+4 = 11 8+4 = 12 16+4 = 20 30+6 = 36 he / be / C 7 / 29 / 125 8 / 36 / 125 16 / 40 / 125 30 / 46 / 125 N Tavelas / m 1,90 1,64 1,54 1,35

TAVELA BIDIRECIONAL
he+hc = h(cm) 8+4 = 12 16+4 = 20 16+4 = 20 30+6 = 36 he / be / C 8 / 40 / 49 16 / 40 / 49 16 / 50 / 59 30 / 50 / 59 N Tavelas / m 4,17 4,17 2,87 2,87

Obs: 1-he varivel de acordo com a necessidade de cada laje

Lembre-se: indispensvel o clculo de cada laje por engenheiro calculista.

LAJES PROTENDIDAS

LAJES TRELIADAS

Isolamento termo-acstico
O isolamento termo-acstico uma preocupao cada vez maior dos arquitetos, projetistas e empreendedores da rea imobiliria. Sustentabilidade e aquecimento global so assuntos constantes e que alteram a forma de pensar dos profissionais da costruo civil no que se refere maneira de realizar seus projetos, sejam residenciais, de escritrios, servios ou industriais. O EPS vem conquistando no Brasil novas formas de aplicao a cada dia, a versatilidade do material e a facilidade com que se trabalha o produto tornam seu campo de aplicao ili-mitado. O EPS na construo civil Alm de aliviar o peso desnecessrio na obra, no caso das lajes, o isolamento com EPS Tecnocell ir contribuir diretamente para a reduo dos custos operacionais da obra. Isolamento no telhado, painis monolticos para as paredes, painis de fechamento e lajes so o que h de mais avanado na construo civil no mundo. Este processo construtivo normal em pases da Europa e nos Estados Unidos. Alm da contribuio ao meio ambiente, quando utilizado no isolamento de edifcios, o EPS proporciona economia de energia, contribuindo para reduzir as emisses de CO e SO. Lajes Lajes unidirecionais, bidirecionais moldadas ou recortadas de acordo com o projeto. Lajes Impermeabilizadas proteo trmica As placas devem ser aplicadas diretamente sobre a laje j impermeabilizada. Avaliar a que tipo de esforos esta laje ser submetida, pois sua proteo poder ser executada de vrias maneiras. Necessidade de acesso, isolamento trmico, proteo pura e simples da impermeabilizao. - Proteo mecnica de argamassa - Pedra solta - Pavimentao - Concreto

Telhas variadas De acordo com estas aplicaes, a densidade do EPS aplicado dever ser superior a 30 Kg/m, entre 30 e 50mm de espessura. Paredes construo nova (Painis Monolticos) Painis monolticos densidade e Kg/m de acordo com o projeto. Indicao Tecnocell os ncleos para os painis com 55 mm com densidade entre 10 e 12 Kg/m. Paredes prontas (Externas) O EPS um dos materiais mais qualificados e tambm o mais eficiente no isolamento de paredes externas, pois reduz os movimentos diferenciais de origem trmica das estruturas e aumenta a inrcia trmica do prdio. Paredes prontas (Internas) Nesse caso o EPS, como isolante na face interna, minimiza o consumo de energia no caso da utilizao de resfriamento mecnico e, na face externa, proteger a parede de eventuais dilataes prejudiciais, alm de criar uma inrcia trmica desejvel.

Exemplos de Aplicao

Catlogo de produtos 2007:2008

TECNOCELL

Ncleos de EPS para Telhas


Os Ncleos de EPS para Telhas Tecnocell so altamente eficientes no conforto trmico se usados corretamente e em padres ideais de isolamento. Com mquinas de corte computadorizadas que permite obter uma alta preciso no corte, a Tecnocell modela qualquer perfil de telha. Porque importante isolar telhados No caso de edificaes trreas, a superfcie de exposio ao calor ou ao frio tem 70% da troca de calor atravs do telhado. Nos sobrados a mdia de 50%. Assim, temos na cobertura o maior responsvel pelas perdas ou ganhos de calor nos edifcios de um ou dois pavimentos. Frio intenso ou calor excessivo, em ambos os casos h a necessidade de proteo, seja por conforto, seja por economia de energia. Telhas de ao, alumnio, cermica, fibrocimento ou celulose Ncleo de 30 mm de espessura com densidade mnima de 13 Kg/m do EPS retardante chama (recorte especial de acordo com o modelo da telha). Recorte para telhas, chapas ou painis.
A Tecnocell possui mquinas de corte computadorizadas que permitem obter alta preciso no corte, modelando qualquer tipo de perfil (ncleo) para telhas, chapas ou painis.

EXEMPLOS DE APLICAO

BENEFCIOS - Economia de energia; - Medidas precisas; - Retarda o fogo; - timo custo-benefcio em relao a outros isolantes.

FORMAS DE APLICAO 1 - Sobre a telha


Recomenda-se a aplicao de EPS sobre a telha, em telhados existentes e em telhas de cimento amianto em regies suscetveis chuva de granizo.

2 - Entre duas camadas de telha


Recomendado para telhados metlicos novos.

3 - Inferior plano
Recomendado para telhados metlicos novos em locais que exigem um acabamento com mais requinte.

Forro
A TECNOCELL fornece placas de EPS para Forro nos padres desejados pelo Cliente. A chapa padro de 1.243 x 500 x 19 mm. A TECNOCELL indica que sejam utilizadas placas de, no mnimo, 12 Kg/m e retardante a chamas.

Chapas para painis


Adotado em vrios pases e presente no Brasil h mais de 30 anos, o EPS para fechamento de edificaes e paredes internas pode ser aplicado tanto em painis industrializados ou pr-fabricados na obra. Nas diversas formas de aplicao, a vantagem considervel quanto reduo de peso, isolao termo-acstica e economia de mo de obra. Neste nicho de atuao a aplicao do EPS bastante diversificada. Compreende desde simples divisrias de ambientes, painis para cmaras frigorficas at o fechamento de edifcios comerciais, residenciais, industriais e de reas externas. O EPS neste caso utilizado na forma de sanduche entre chapas dos mais diversos materiais, como: alumnio, ao, argamassa, gesso ou melamnicos, obtendo assim um visual moderno, tecnolgico, sem o prejuzo do superaquecimento dos ambientes pelo efeito do sol. O emprego deste sistema deixa a obra limpa, sem desperdcios e com excelente acabamento. A TECNOCELL, como fornecedora de grandes empresas do ramo, desenvolve vrias densidades e formatos para esta finalidade, tendo uma participao expressiva neste segmento de obras pelo pas.

Chapa padro

1.243 x 500 x 19 mm

Nota:
Os produtos TECNOCELL esto sua disposio para venda atravs dos distribuidores e instaladores que podem ser encontrados no Canal Direto no site www.tecnocell.com.br , por e-mail ou ligando num dos telefones que esteja mais prximo de voc.

- Divisrias de ambientes - Painis para cmaras frigorficas - Fechamento de edifcios comerciais, residenciais, industriais e reas externas

Catlogo de produtos 2007:2008

TECNOCELL

Flocos para concreto leve


Concreto leve o nome dado mistura do cimento, areia, gua e flocos ou prolas de EPS. denominado assim pois no utilizado para atender as obrigaes estruturais de projeto, apenas no preenchimento de vazio e situaes que no exijam grandes esforos. Tem a vantagem termo-acstica, alm da baixa densidade, variando de 400 e 1.600kg/m.
APLICAES - Regularizao e enchimento de lajes e reas a impermeabilizar; - Painis de fechamento lateral: prdios, residncias e galpes pr-fabricados; - Elementos pr-fabricados: lajotas, blocos vazados, caladas; - Muros, elementos decorativos, elementos vazados, fachadas e jardins; - Elementos tipo mveis: bancos para ambientes externos, base para montagem de sofs, balces, camas; - reas de Lazer: quadras poli-esportivas, bases e dispositivos para exerccios. PROCESSO DE PREPARAO E MISTURA Na preparao e mistura do CONCRETO LEVE com EPS, deve ser levada em conta a finalidade do mesmo, pois dependendo dos objetivos, a composio ser diferente, e conseqentemente apresentar variao nos custos e nos resultados. A mistura do CONCRETO LEVE com EPS deve ser feita preferivelmente com o uso de betoneira. O EPS no absorve gua, portanto deve ser usado um aglomerante (adesivo) que seja solvel em gua, (cola branca para madeira ou papel), agregando cimento no EPS, aumentando assim o seu peso. No processo de mistura, dissolve-se inicialmente o adesivo em gua (observar as propores). Em seguida, coloca-se o EPS na betoneira em movimento (o local deve estar protegido de ventos fortes), coloca-se ento o adesivo (cola branca para madeira ou papel) dissolvido em gua e, aps essa mistura, adiciona-se um pouco de cimento. To logo o cimento comece a fixar-se no EPS, coloca-se alternadamente o restante de cimento, gua e areia. O tempo de agitao da mistura ser suficiente quando a massa estiver com a pega ideal para ser lanada no local definido. O manuseio e transporte so muito fceis.

Obs.:
1 saco de flocos da Tecnocell = 250 litros = 0,25 m
Composio da mistura para 1m3 de Concreto leve de EPS
Cimento kilos 390 390 400 400 400 390 390 385 380 375 Areia kilos 165 260 340 435 535 652 752 658 965 1.070 Areia litros 118 186 243 311 382 466 537 613 689 764 gua litros 155 165 175 180 180 178 178 177 175 175 Adesivo kilos 1,1 1 0,9 -

Densidade Nominal EPS Kg/m3 litros 700 800 900 1.000 1.100 1.200 1.300 1.400 1.500 1.600 1.093 1.015 942 873 809 742 678 615 553 487

Composio da Mistura para 1 saco de cimento (50 Kg)


Adesivo gua p/ adesivo Cimento litros kilos kilos 0,14 0,13 0,12 - - - - - - - 2,8 2,6 2,4 - - - - - - - 50 50 50 50 50 50 50 50 50 50 Areia litros 15 24 30 39 48 60 69 80 81 102 gua total litros 14,7 16 17 22,5 22,5 22,8 22,8 23 23 23,3

Densidade Nominal EPS Kg/m3 litros 700 800 900 1.000 1.100 1.200 1.300 1.400 1.500 1.600 140 130 118 109 101 95 87 80 73 65

Blocos para ancoradouros


Por ser um produto altamente eficiente e revolucionrio, sua aplicao na rea de ancoradouros aqui no Brasil era s uma questo de tempo, j que em outros pases sua utilizao bastante diversificada e diferenciada, indo de ilhas artificiais at a construo da base de casas flutuantes. O EPS Tecnocell est presente em inmeras obras no Brasil, sendo utilizado com grande eficcia neste tipo de construo, obtendo total confiabilidade nas especificaes de seus produtos. O EPS utilizado nestas situaes o retardante chama, sendo que sua densidade varia entre 13 a 20 kg/m conforme o projeto e a finalidade do flutuante. Adequado para este tipo de aplicao por se enquadrar nas principais necessidades dos ancoradouros: - Tem flutuao positiva (no afunda); - macio (flutuadores no podem ser ocos ou vazios); - inerte ao meio ambiente e reciclvel; - Tem baixo custo de manuteno, caso necessrio.

Exemplos de Aplicao

A Porto de Apoio, principal empresa deste segmento no pas, (cujo fundador o no menos conhecido mestre dos mares, o navegador Amyr Klink), o maior cliente TECNOCELL e assina os projetos mais importantes do setor. Navegador mundialmente famoso Klink, tem em seus atos de empreendedorismo um misto de muita coragem, audcia e tecnologia, e na Porto de Apoio, no poderia ser diferente.

PORTO DE APOIO LTDA. (Amyr Klink) Contato: Sr. Mrio Bandeira Fone: (+55 11) 5533-7611 Fax: (+55 11) 5542-0836 E-mail: flutuantes@amyrklink.com.br

Catlogo de produtos 2007:2008

TECNOCELL

EPS para painis monolticos


O sistema Monolite representa atualmente um dos avanos tecnolgicos mais importantes na construo civil, seja do ponto de vista tcnico, de tempo, de qualidade e economia. A origem do sistema um projeto italiano, desenvolvido numa regio sujeita a terremotos. A idia era criar uma estrutura monoltica que no desmoronasse e agregasse elementos de isolao trmica e rpida execuo. A tcnica ento desenvolvida combinou num mesmo tempo exigncias normativas de desempenho estrutural, conforto trmico e a impermeabilizao. Fatores complicados nos mtodos construtivos na atualidade. O sistema consiste num painel de EPS entre duas malhas de arame de ao eletro soldadas, com espessura mnima de 55 mm, podendo chegar a 110 mm aps o revestimento, dependendo das necessidades do projeto. O processo permite a construo desde casas sofisticadas na Inglaterra a casas mais simples em Uganda para suprir demanda habitacional. Tipos de edificaes possveis: casas, sobrados, prdios, escolas, hotis, etc. O sistema Monolite permite flexibilidade de projeto e atende a todos os requisitos arquitetnicos e de instalaes eltricas e hidrulicas. Diferente de outras solues construtivas convencionais, o painel muito leve (entre 2,5 e 4 kg/m) para paredes simples autoportantes. O conceito estrutural deste processo pode ser considerado realmente monoltico. uma caracterstica de grande vantagem quanto estabilidade da edificao como um todo, suportando inclusive abalos ssmicos. Alm disso, a carga das fundaes distribuda, o que reduz os custos da obra. Permite um isolamento trmico e acstico que se traduz em conforto habitacional com economia energtica sem o uso de condicionamento de ar.

Nota: A Tecnocell desenvolveu esta tecnologia e seus distribuidores j utilizam em obras pelo pas. Para informaes detalhadas ou contatos sobre este processo construtivo fale com a gente.

GEOCELL
O GEOSSINTTICO DA TECNOCELL Os blocos de EPS produzidos para o sistema GEOCELL so destinados para aterro de solos muito moles, como alvio de cabeceira de pontes, para resolver problemas de geotecnia, para obter um traado geomtrico com elevao de cota ou ampliao do plano utilizvel. Podemos encontrar essas situaes nos casos: - Esforos solicitantes requeridos pelo projeto - Esforos resistentes oferecidos pela natureza

VILA DO PAN 2007 - Acesso - Obras

Devido propriedade de baixo peso especfico do EPS (cerca de 1% do peso especfico do solo) e boa resistncia mecnica (aproximadamente igual de um solo perfeitamente compactado), a utilizao do GEOCELL proporciona reduo do peso especfico do conjunto macio, mantendo as resistncias mecnicas iguais ou superiores de um solo compactado, com os benefcios que vemos a seguir:

- Diminuio da sobrecarga para 1% em relao ao solo natural; - Material istropo; - Elimina a possibilidade de lavagem de finos pela gua; - Volumes j compactados com controles industriais; - Facilidade, controle e rapidez na obra; - Menor custo dispensa estruturas; - Produto imune a fungos e bactrias.

Utilizados na construo de:

rodovias, cabeceira de pontes, aterros de jardins, etc.


Proteo do geossinttico Quanto ao aspecto de proteo aos ataques qumicos, torna-se necessrio o envelopamento do conjunto de blocos com um filme de polietileno, protegendo o EPS contra ataques de produtos qumicos que eventualmente possam infiltrar, caso acontea um acidente.

Nota: A Tecnocell participa de obras com o GEOCELL atravs de empresas especializadas neste tipo de aplicao.

Catlogo de produtos 2007:2008

TECNOCELL

PRODUTOS ESPECIAIS
A TECNOCELL desenvolve atravs de seus distribuidores comerciais, produtos especiais sob encomenda. So as mais variadas opes de peas que complementam a criatividade de arquitetos, projetistas e decoradores. PEAS SOB ENCOMENDA

Sancas, molduras Internas ou externas, nas mais diversas formas e dimenses.

Escadas De acordo com seu projeto.

Sides Peas para aplicao em fachadas de residncias ou prdios. Externas ou internas.

O EPS de fcil aplicao, no havendo a necessidade de mo-de-obra especializada, com excelente durabilidade, qualidade e acabamento final. Peas especiais em EPS Tecnocell, ns desenvolvemos e transformamos em realidade a criatividade do seu projeto. Desenvolvemos frmas para produo de sancas e molduras na obra.

- Sancas | Molduras - Escadas - Sides

R e d u o

d e

c u s t o s

t i m o

i s o l a m e n t o

E c o n o m i a

d e

e n e r g i a

R e s p e i t o

a o

m e i o

a m b i e n t e

Tecnocell no Consumo

- Conservadoras trmicas Styrobox - Embalagens industriais - Bandejas para mudas - Chapas de papelaria - Bolas de EPS

Bandejas sementeiras
Bandejas para mudas A agricultura brasileira vem batendo recordes de produo. Para que isto fosse possvel, foi necessrio tecnologia, muito trabalho e dedicao. A Tecnocell vem fazendo parte desta histria h 10 anos, colocando no mercado as bandejas para mudas em EPS que proporcionam um salto em tecnologia e maior produtividade agrcola. As bandejas Tecnocell possuem dimenses externas padronizadas e quantidade de clulas variadas para se adequarem s mais diversas culturas. Essa prtica de formao de mudas atravs de bandejas de EPS j bem conhecida, desenvolvida e utilizada entre os agricultores. AS BANDEJAS DE EPS OFERECEM VRIOS BENEFCIOS: 01. O formato piramidal das clulas evita o enovelamento das razes e facilita a extrao das mudas, reduzindo as perdas do replantio. 02. Permite a obteno de plantas mais vigorosas e ss, pois devido ao isolamento trmico do EPS a planta ficar protegida contra mudanas bruscas de temperatura. Tal isolamento previne proliferao de fungos e bactrias que podem prejudicar o desenvolvimento da muda, reduzindo tambm a necessidade de fertilizantes e irrigaes. 03. Pelo fato do EPS ter um peso especfico muito baixo, seu manuseio se torna prtico e fcil para o trabalho humano, alm de maior higiene e segurana para o trabalhador. 04. Os ciclos de replantio so mais curtos e o nvel de germinao das sementes alto. A durabilidade garantida e pode chegar a vrias utilizaes durante a vida til da bandeja. 05. Devido ao espao reduzido que as bandejas ocupam, os custos com instalaes, equipamentos e com o transporte das mudas para o campo so consideralmente menores.

Exemplos de Aplicao
Tipo de Nmero de Altura das bandeja clulas clulas (mm) 128 - 60 200 - 53 242 - 53 288 - 47 450 - 47 72 - 115 128 200 24 288 450 72 60 53 53 47 47 115

FICHA TCNICA DA BANDEJAS PARA MUDAS TECNOCELL


Largura Dimenses Volume superior externas das clulas Peso das bandejas (aprox.) (G) das clulas (mm) (mm) (mm) 18 g/1 25 g/1 30 g/1 45 g/1 3,6 2,8 - 2,2 - 5,0 680 x 344 x 60 680 x 344 x 53 680 x 345 x 53 680 x 345 x 47 680 x 345 x 47 680 x 345 x 115 36,28 16,23 14,33 9,93 - 112,8 - 165 - - - - 235 229 205 203 - - 282 274 246 244 - 565 - - - - - - Enchimento das Nmero de bandejas saco peas pacote de 551 10 - 12 14 - 17 14 - 17 16 - 19 - 5 - 7 18 20 20 22 22 10

Catlogo de produtos 2007:2008

TECNOCELL

Conservadoras STYROBOX
A linha de conservadoras trmicas STYROBOX mantm alimentos e bebidas frios ou quentes por muito mais tempo. Confira abaixo as vantagens de usar as novas Styrobox: - Tampa nervurada e na mesma cor da caixa, com encaixe perfeito e melhor vedao; - Espessura reforada das paredes, que garante maior resistncia e durabilidade; - Cantos arredondados com visual moderno e timo acabamento; - Alas de transporte super resistentes; - Exclusivo dreno Tecnocell nas caixas a partir de 50 litros.

MODELOS STYROBOX: 2 litros:


Para sorvetes;

3 litros:
Para frutas, bebidas em lata e remdios;

7 litros:
Para frutas, bebidas em lata, garrafas long neck e remdios;

12, 17, 21 e 27 litros:


Para frutas, bebidas em lata, garrafas de 600 ml e long neck. Acompanha ala de transporte.

36 e 42 litros:
Para frutas, carnes e pescados, bebidas em lata, garrafas long neck, 600 ml e 2 litros. Acompanha ala de transporte.

50 litros:
DIMENSES DAS CAIXAS TECNOCELL - STYROBOX
Caixa (Litros) 2 3 7 12 17 21 27 36 42 50 70 100 130 Comp. x Largura (mm) 205 x 143 240 x 150 296 x 216 352 x 242 408 x 246 451 x 275 474 x 310 478 x 330 471 x 377 622 x 419 759 x 509 809 x 554 827 x 572 Altura (mm) 125 202 237 295 342 353 363 446 451 386 398 448 521

Para frutas, carnes e pescados, bebidas em lata, garrafas long neck, 600 ml e 2 litros. Ideal para campings, pescarias e festas. Com exclusivo dreno.

70, 100, 130 e 170 litros:


Alta capacidade de conservao. Acondicionam grande quantidade de bebidas e alimentos. Ideais para campings, pescarias, festas e comrcio. Com exclusivo dreno.
Catlogo de produtos 2007:2008

Embalagens industriais
A garantia de uma boa embalagem depende de um conjunto de fatores que vo desde a aquisio da matria prima adequada, produo com qualidade, manuseio, transporte e entrega ao cliente. Deve-se proteger o produto absorvendo os impactos e vibraes. As embalagens com EPS fornecem a proteo necessria durante os possveis contratempos do processo de distribuio. Uma embalagem com a qualidade TECNOCELL garante a reduo de assistncia tcnica melhorando o desempenho nos lucros de seus produtos.

Exemplos de Aplicao

VANTAGENS DA UTILIZAO DO EPS NAS EMBALAGENS:

- Amortecedor de impactos com elevado nvel de acolchoamento - Isolante trmico - Baixssima absoro de umidade - Extremamente leve, reduzindo o peso das prprias embalagens - Higinico no favorece o desenvolvimento de fungos e bactrias - Promotor de vendas - reala o produto agregando valor - Fcil de manusear e flexvel - 100% reciclvel, e sua produo no agride a camada de oznio - Resistente deformao

A Tecnocell est preparada para atender as diversas necessidades de embalagens para as mais variadas indstrias.

Catlogo de produtos 2007:2008

TECNOCELL

Bolas de eps
A TECNOCELL dispe de trs tipos de bolas. As bolas so ocas internamente e com timo acabamento externo. Ideal para trabalhos escolares e decorativos. A qualidade desse produto tem reconhecimento nacional.

Chapas de papelaria
As chapas decorativas de EPS Tecnocell so comercializadas com dimenses padronizadas, de acordo com o quadro abaixo:

TABELA DE DIMENSES DAS CHAPAS


Quantidade Comprimento - mm 50 1000 25 1000 16 1000 12 1000 10 1000 8 1000 6 1000 5 1000 Largura - mm 500 500 500 500 500 500 500 500 Espessura - mm 5 10 15 20 25 30 40 50

Medidas disponveis:

150 mm 200 mm 250 mm

Nota: Toda venda e distribuies das Bolas so feitas atravs da empresa Styroform.

Nota:
STYROFORM COM. DE PLSTICOS LTDA. Contato: Sr. Marcos Costilha Fone: (11) 3277-3822 E-mail: styroform@styroform.com.br

A Tecnocell comercializa direto ao consumidor final somente o volume correspondente a uma carga de 50m. Volumes menores so comercializados atravs de um de nossos distribuidores.

Catlogo de produtos 2007:2008

R e d u o

d e

c u s t o s

t i m o

i s o l a m e n t o

E c o n o m i a

d e

e n e r g i a

R e s p e i t o

a o

m e i o

a m b i e n t e

Tecnocell B2B

- Pranchas - Blocos

Pranchas
A Tecnocell atua no mercado de Pranchas de EPS proporcionando momentos de alegria e lazer para toda a famlia. A empresa dispe de 2 modelos de pranchas em linha: Ncleo Moldado e Prancha Body Board. Os Ncleos Moldados Tecnocell tm densidade de 13 kg/ m e so disponibilizados nos tamanhos P, M e G. Esses Ncleos so adquiridos por empresas do setor de pranchas que revestem os mesmos com poliuretano, acrescentando o lash e a embalagem final. O resultado uma prancha com muita qualidade, bonita, leve e de excelente desempenho nas ondas mais radicais. A Prancha Body Board Tecnocell tem densidade de 18 kg/ m e disponibilizada nos tamanhos P, M e G. Podem ser fabricadas nas cores Branco, Amarelo e Azul. Essas pranchas necessitam apenas de lash, e so mais indicadas para crianas e iniciantes no esporte.

Blocos de EPS
Os Blocos de EPS da Tecnocell tm medidas padronizadas de 4.000 x 1.250 x 500 mm com fornecimento pela Fbrica de ARAQUARI-SC, e Blocos de 4.000 x 1.250 x 1.000 mm com fornecimento pela Fbrica de Pira-RJ. Os Blocos possuem densidades variadas conforme a nova norma da ABNT - NBR 11752, onde esto definidos os Tipos e as Classes dos Blocos.

Os Blocos Tecnocell possuem a seguinte nomenclatura:

Tipo: indica a densidade do bloco; Classe: indica se o bloco ou no retardante a chama. Tambm indica se o bloco contm reciclado ou no. Confira abaixo um exemplo prtico:

T2P o T2 indica que o material tem densidade mnima de 11Kg/m. A Classe P indica que o material puro, porm no retardante a chama.

T2F o T2 indica que o material tem densidade mnima de 11Kg/m. A Classe F indica que o material puro e, alm disto, tambm retardante a chama.

T2Pe o T2 indica que o material tem densidade de 11Kg/m. A Classe Pe indica que o material contm matria-prima reciclada.

Nota: A Tecnocell no comercializa pranchas para o Comrcio Varejista.

Catlogo de produtos 2007:2008

TECNOCELL

BLOCOS DE

4.000x1.250x500mm
[ fbrica ARAQUARI - SC ]

4.000x1.250x1.000mm
[ fbrica PIRA - RJ ]

Nomenclatura

T2P T2F T2Pe

DENSIDADES CONFORME NORMA

ABNT - NBR 11752

Catlogo de produtos 2007:2008

Tecnocell Guaramirim SC
Rua Emilio Hardt, 99 - Centro CEP 89270-000 - Guaramirim SC Fone/Fax: 47 3426 6666 Fone: 47 3373 2006 comercial@tecnocell.com.br

Tecnocell Pira RJ
Rodovia RJ 145 Km 28,5 Enseada das Garas CEP 27175-000 - Pira RJ Fone/Fax: 24 2411 9150 tecnocell_rj@tecnocell.com.br

Escritrio Comercial Londrina PR


Rua Pedro Botelho de Resende, 1287 Parque Residencial Alcntara CEP 86047-780 - Londrina PR Fone/Fax: 43 3342 0123 tecnocell_pr@tecnocell.com.br

01
> 2007:2008
Catlogo de produtos

Tecnocell Araquari SC
Estrada do Porto Grande, s/n CEP 89245-000 - Araquari SC Fone/Fax: 47 3426 6666 comercial@tecnocell.com.br

Escritrio Comercial Joinville SC


Rua Santa Catarina, 634 sala 22 CEP 89211-300 - Joinville SC Fone/Fax: 47 3426 6666 comercial@tecnocell.com.br

www.tecnocell.com.br

Impresso: Setembro 2007

You might also like