You are on page 1of 4

Ttulo: DOCUMENTAO Palavra-chave: DOCUMENTOS Elaborao: COUTINHO, S. V. Reviso: PEREIRA, G.R; WACHHOLZ, F.D; ZANELLA, G.

Aprovao: COMA 1 Objetivo Elaborar os documentos necessrios ao SGA da FURB. 2 Referncias NBR ISO 14.001 (item 4.4.4 e 4.4.5)1 Poltica Ambiental da FURB (Resoluo 14/2000) 3 Terminologia Documento: manual, procedimentos gerais, procedimentos operacionais e registros. Manual do SGA: manual que oferece uma viso geral do SGA, abrangendo todos os seus elementos constitutivos tal como esto definidos na norma ISO 14001, de forma suficiente, para esclarecer as funes e interaes dos elementos constitutivos. O manual serve tambm como guia do SGA, pois fornece indicaes sobre a localizao de informaes pormenorizadas de elementos constitutivos do SGA. Procedimento geral: documento que descreve os requisitos do Sistema de Gesto Ambiental, atendendo s exigncias da ISO 14001. Procedimento operacional: documento que descreve os requisitos especficos do Sistema de Gesto Ambiental, detalhando as tarefas prescritas no procedimento geral. Registro: documento relacionado aos procedimentos (formulrios e planilhas), contendo informaes ambientais relevantes. 4 Usurios Este procedimento geral aplica-se a todas as atividades abrangidas pelo SGA. 5 Responsabilidades COMA coordenar a aplicao deste procedimento, elaborar e manter atualizado o manual do SGA, dar auxlio quanto codificao do documento e adequao do formato do texto. Cdigo: PR 01 Verso: 01

Data: 18/04/2004

As cpias da NBR ISO 14001, que orientam a implantao do SGA da FURB, encontram-se na Biblioteca Central.

Descrio

6.1 Interao dos principais elementos do Sistema de Gesto Ambiental O manual do SGA articula todos os documentos do SGA, conforme mostra o quadro 1. Abrangncia Toda a FURB Distribuio Reitoria, Prreitorias, Centros, FURBTV, ETEVI, ASSCOM e COPLAN Estrutura Descrio Introduo, poltica ambiental, estrutura organizacional, responsabilidades, procedimentos gerais, relao entre os procedimentos gerais, terminologia e lista de abreviaturas Orientaes sobre o atendimento de cada requisito da ISO 14001 e dos programas ambientais Orientaes para execuo das atividades, com formulrios, listas de controle, orientaes e outros anexos.

Manual

Parte das reas da FURB e do SGA

Setores de responsabilidade

Procedimentos gerais

Parte das reas da FURB e do SGA

Setores de responsabilidade

Procedimentos operacionais

Quadro 1: Estrutura para a documentao do SGA da FURB. 6.2 Estrutura do documento O manual, os procedimentos gerais e os procedimentos operacionais devem conter, em seu cabealho, os seguintes elementos: Ttulo: descrio genrica do objeto do documento. No especificar o tipo de documento, este est identificado na codificao. Palavra-chave: uma palavra que indique o contedo do documento. Cdigo: cdigo de identificao do documento, conforme descrito no item 6.3 deste procedimento. Elaborao: nome da pessoa ou equipe responsvel pela sua elaborao. Verso: verso do documento. Quando for a primeira elaborao do documento, constar 00. Quando for aprovada a primeira reviso passar para 01, e assim por diante. Reviso: nome da pessoa ou equipe responsvel pela sua reviso. Aprovao: ata de reunio da COMA. Data: data de aprovao do documento. O manual, os procedimentos gerais e procedimentos operacionais devem ser digitados em papel formato A-4, com margem inferior e superior de 1,5 cm, margem direita de 1cm e esquerda de 2 cm, letra no tipo arial, tamanho 12, (no contedo de tabelas e grfico pode se usar a letra arial tamanho 10) e pargrafo simples, com os seguintes itens:

1 Objetivo(s): descrio sucinta indicando a finalidade do documento. 2 Referncias: indicao da legislao, normas, procedimentos, instrues ou documentos em que se baseia. 3 Terminologia: definio ou explicao de termos utilizados no documento. 4 Usurio(s): onde ser aplicado o documento. 5 Responsabilidades: indicao da pessoa ou grupo de pessoas ou ainda, setor de responsabilidade e a descrio sucinta (verbo no infinitivo) de suas responsabilidades. 6 Descrio: descrio dos passos a serem seguidos para atingir o cumprimento da norma ISO 14.001 e/ou da Poltica Ambiental da FURB com relao ao tema do documento. Caso no haja a necessidade de incorporar um destes itens no documento que est sendo elaborado, deve-se manter sua ordem e numerao, colocando-se um travesso (-) para informar que, no referido documento, no h necessidade do item. Um modelo de documento apresentado no anexo 1. O registro preenchido apenas com cabealho e as seguintes informaes: Setor: indicar o setor responsvel pelo preenchimento do registro. PCC: indicar o nmero do PCC. Cdigo do Registro: a ser preenchido pela COMA, constando o cdigo do procedimento operacional, nmero de controle e ano. Um modelo de cabealho de registro apresentado no anexo 2. 6.3 Codificao de documentos do SGA e de registros Procedimentos gerais: recebem a codificao PR. Procedimentos operacionais: recebem a codificao PO. Registros: recebem codificao REG. Para os documentos, cada codificao acrescida de dois dgitos numricos que indicam a seqncia do mesmo na coletnea, respeitada a ordem de elaborao. Os procedimentos operacionais recebem dois dgitos, na seqncia em que vo sendo criados. Exemplos: PR 08 (procedimento geral 8) PR 10 (procedimento geral 10) PO 10.01 (procedimento operacional 1 referente o procedimento geral 10) Para os registros, a codificao feita pela COMA, atravs da pessoa responsvel pela documentao do SGA, dispe do cdigo do procedimento operacional seguido de numerao de trs dgitos seqenciais (respeitada a ordem de recebimento) e o ano. A numerao seqencial anual, ou seja, ao iniciar-se um novo ano, retoma-se nova numerao. Exemplos: PO 07.02-011/2005(registro do PO 07.02, n. 11 recebido em 2005)

ANEXO 1 Ttulo: MODELO DE DOCUMENTO Palavra-chave: DOCUMENTOS Elaborao: COUTINHO, S. V. Reviso: -Aprovao: 1 Objetivos Cdigo: PO 01.01 Verso: 01 Data:

2 Referncia(s) 3 Terminologia 4 Usurios 5 6 Responsabilidades Descrio

ANEXO 2 Modelo de registro Setor: PCC: Registro: Data:

You might also like