You are on page 1of 6

Notas de Aula

Andra Barreto

3o Bim / 2013 Ensino Mdio Cincias

Data: Fatores que alteram o equilbrio gnico Os principais fatores que afetam o equilbrio gnico so a mutao, a migrao, a seleo e a deriva gnica.

Mutaes: O efeito destas mutaes nas frequncias gnicas depende da adaptabilidade que os portadores delas apresentem, tanto para a sobrevivncia como para a reproduo, no meio ambiente da espcie.

Data: Migrao: Geralmente as populaes so isoladas mas podem ocorrer entre elas migraes movimento de indivduos em idade reprodutora de uma populao para outra, implicando fluxo de genes.

Estes movimentos podem ser de entrada imigrao ou de sada emigrao. Se os migrantes sobreviverem e se reproduzirem, contribuiro com os seus genes para o fundo gentico da populao

receptora Seleo Natural: Dependendo de sua constituio gnica, um indivduo pode apresentar maior ou menor chance de sobreviver e se reproduzir. Um exemplo disso o melanismo industrial. Mariposas portadoras de gentipo para a cor escura so mais intensamente caadas pelos pssaros do que as mariposas claras, em reas nopoludas. Por isso, a frequncia do gene que condiciona cor escura permanece baixa

. Nas reas poludas ocorre o contrrio: as mariposas mais intensamente caadas pelos pssaros so as de cor clara. Com isso, aumenta a freqncia de mariposas escuras e a freqncia do alelo que condiciona esta caracterstica.

Data: Deriva Gnica: Desastres ecolgicos, como incndios florestais, inundaes, desmatamentos, etc., podem reduzir to drasticamente o tamanho de uma populao que os poucos sobreviventes no so amostras representativas da populao original, do ponto de vista gentico.

Principio do fundador Um caso extremo de deriva gnica o chamado principio do fundador: uma nova populao fundada por um ou poucos indivduos, seja porque a populao ancestral sofreu uma diminuio drstica, seja porque um pequeno nmero de indivduos de uma populao migrou para outra regio, onde deu origem a uma nova populao.

Por acaso, e no por critrios de adaptao, certos alelos podem ter a sua frequncia subitamente aumentada, enquanto os outros alelos podem simplesmente desaparecer. Esse fenmeno denominado deriva gnica. Data:

Data: Mecanismos de Isolamento Reprodutivo: O isolamento reprodutivo representa a incapacidade de espcies diferentes de se cruzarem ou caso se cruzarem, de produzirem descendentes frteis. Processo de isolamento przigticos causam

Isolamento ecolgico: mantido atravs da adaptao de uma determinada populao a um habitat especfico, limitando-se a esse; - Isolamento estacional: caracterizado pela diferena no perodo reprodutivo das

empecilhos relativos fecundao dos gametas, impedindo a formao do zigoto, podendo ser:

populaes; - Isolamento mecnico: diferenas na compatibilidade dos rgos reprodutivos, impossibilitando a cpula. - Isolamento etolgico: relativo ao arqutipo comportamental (padro definidor de uma espcie), envolvendo fatores de assimilao entre o organismo macho e fmea, por exemplo, identificao qumica efetivada por feromnios.

Data: Processo de isolamento pszigticos proporcionais ao desenvolvimento de um

- Inviabilidade do hbrido: Se o hbrido vier a se formar e

organismo hbrido e sua viabilidade reprodutiva: - Mortalidade do zigoto: caso os gametas de espcies diferentes se fecundem, o zigoto pode vir a no se formar.

sobreviver, tornase incapaz de procriar, em consequncia de sua baixa adaptabilidade. - Esterilidade do hbrido: espcies diferentes se entrecruzam, porm gerando descendentes estreis.

You might also like