You are on page 1of 26

JUSTIA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 3 REGIO

CONCURSO PBLICO N 01/2012 PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO DA 3 REGIO PRIMEIRA ETAPA PROVA OBJETIVA SELETIVA
DIREITO DO TRABALHO

1. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia do TST: I) Para os empregados a que alude o art. 58, caput, da CLT, quando sujeitos a 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, aplica-se o divisor 200 (duzentos) para o clculo do valor do salrio-hora. II) vlida, em carter excepcional, a jornada de 12 (doze) horas de trabalho por 36 (trinta e seis) de descanso, prevista em lei ou ajustada preferencialmente mediante acordo coletivo de trabalho ou conveno coletiva de trabalho, assegurada a remunerao em dobro dos feriados trabalhados. O empregado no tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na dcima primeira e dcima segunda horas. III) O empregado submetido a trabalho contnuo em ambiente artificialmente frio, nos termos do pargrafo nico do art. 253 da CLT, ainda que no labore em cmara frigorfica, tem direito ao intervalo previsto no caput do art. 253 da CLT. IV) O uso de instrumentos telemticos ou informatizados fornecidos pela empresa ao empregado, por si s, no caracteriza o regime de sobreaviso. a) Todas as afirmaes esto corretas. b) Somente esto corretas as afirmaes I e IV. c) Somente esto corretas as afirmaes II, III e IV. d) Somente esto corretas as afirmaes III e IV. e) Somente esto corretas as afirmaes I, III e IV.

2. O direito do trabalho procura compensar a debilidade contratual originria do trabalhador, operando a transferncia do momento contratual fundamental do plano individual para o coletivo. Considerando essas premissas, assinale a alternativa correta: I) A transferncia do momento contratual fundamental do plano individual para o coletivo reduz o papel do contrato individual de trabalho, no que concerne fixao das condies de trabalho. II) A transferncia do momento contratual fundamental do plano individual para o coletivo implica predominncia das convenes e acordos coletivos de trabalho sobre o contrato individual do trabalho, salvo em relao s condies mais benficas para o trabalhador estabelecidas neste contrato. III) A transferncia do momento contratual fundamental do plano individual para o coletivo permite a participao dos trabalhadores, por meio dos seus sindicatos, na conformao da ordem jurdica. IV) A transferncia do momento contratual fundamental do plano individual para o coletivo implica predominncia das convenes e acordos coletivos de trabalho sobre o contrato individual do trabalho, inclusive em relao s condies mais benficas estabelecidas para o trabalhador neste contrato. a) Todas as afirmativas esto corretas. b) Somente as afirmativas II e III esto corretas. c) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. e) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas. 3. Sobre a tica do direito individual do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Todos os direitos assegurados aos trabalhadores so de indisponibilidade absoluta.

II) O dirigente sindical acusado de falta grave poder ser suspenso de suas funes, mas a sua despedida s se tornar efetiva aps o inqurito em que se verifique a procedncia da acusao. III) O trabalhador pode renunciar estabilidade no emprego, por meio da apresentao de pedido de demisso, que, no entanto, s ser vlido quando feito com a assistncia do respectivo sindicato e, se no o houver, perante autoridade local competente do Ministrio do Trabalho e Emprego ou da Justia do Trabalho. IV) Havendo coexistncia de dois regulamentos da empresa, a opo por um deles tem efeito jurdico de renncia s regras do sistema do outro. a) Somente a afirmativa I esta correta. b) Somente as afirmativas I e II esto corretas. c) Somente a afirmativa III esta correta. d) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. 4. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Os condminos respondero, proporcionalmente, pelos crditos dos empregados do condomnio residencial. II) A eficcia dos direitos fundamentais trabalhistas vertical, quando se trate da relao entre o particular e o Estado, horizontal, quando se trate de relao entre particulares, e diagonal, quando se trate de relao entre particulares em que um deles estiver em situao de supremacia sobre o outro. III) O pagamento da remunerao das frias ser efetuado at 2 (dois) dias aps o incio do respectivo perodo. IV) Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, exclusivamente em questes judiciais. a) Somente as afirmativas I e II esto corretas. b) Somente as afirmativas I e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. d) Somente a afirmativa IV est correta. e) Todas as afirmativas esto corretas.

5. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia do TST: I) O jornalista que exerce funes tpicas de sua profisso, independentemente do ramo de atividade do empregador, tem direito jornada reduzida prevista no artigo 303 da CLT. II) O advogado empregado contratado para jornada de 40 (quarenta) horas semanais, antes da edio da Lei 8.906, de 04.07.1994, est sujeito ao regime de dedicao exclusiva disposto no art. 20 da referida lei, pelo que tem direito jornada de 20 (vinte) horas semanais ou 4 (quatro) dirias. III) O empregado submetido jornada de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, que compreenda a totalidade do perodo noturno, no tem direito ao adicional noturno, relativo s horas trabalhadas aps as 5 horas da manh. IV) O trabalho em regime de turnos ininterruptos de revezamento retira o direito hora noturna reduzida. a) Todas as afirmativas esto corretas. b) Todas as afirmativas esto incorretas. c) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. e) Somente a afirmativa I est correta.

6. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia do TST: I) Presume-se discriminatria a despedida de empregado portador do vrus HIV ou de outra doena grave que suscite estigma ou preconceito. Invlido o ato, o empregado tem direito reintegrao no emprego. II) Considera-se disposio do empregador, na forma do art. 4 da CLT, o tempo necessrio ao deslocamento do trabalhador entre a portaria da empresa e o local de trabalho, desde que supere o limite de 20 (vinte) minutos dirios. III) Preenchidos os requisitos do art. 3 da CLT, legtimo o reconhecimento de relao de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto da Polcia Militar. IV) inaplicvel multa prevista em instrumento normativo (sentena normativa, conveno ou acordo coletivo) em caso de descumprimento de obrigao prevista em lei quando a norma coletiva mera repetio de texto legal.

a) Somente as afirmativas I e II esto corretas. b) Somente a afirmativa I est correta. c) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas I e III esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas. 7. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia do TST: I) vlido o instrumento normativo que, regularizando situaes pretritas, estabelece jornada de oito horas para o trabalho em turnos ininterruptos de revezamento. II) A deduo das horas extras comprovadamente pagas daquelas reconhecidas em juzo deve ser limitada ao ms da apurao. III) A pactuao em norma coletiva conferindo carter indenizatrio verba auxlio-alimentao ou a adeso posterior do empregador ao Programa de Alimentao do Trabalhador - PAT - altera a natureza salarial da parcela, instituda anteriormente, para aqueles empregados que, habitualmente, j percebiam o benefcio, a teor das Smulas 51, I, e 241 do TST. IV) No fere o princpio da isonomia instituir vantagem mediante acordo coletivo ou norma regulamentar que condiciona a percepo da parcela participao nos lucros e resultados ao fato de estar o contrato de trabalho em vigor na data prevista para a distribuio dos lucros. Assim, na resciso contratual antecipada, no devido o pagamento da parcela na forma proporcional aos meses trabalhados. a) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. b) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. d) Todas as afirmativas esto incorretas. e) Apenas a afirmativa III est correta.

8) Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia do TST: I) Mesmo a partir da vigncia da Lei 10.243, de 27.06.2001, que acrescentou o 1 ao art. 58 da CLT, prevalece clusula prevista em conveno ou acordo coletivo que elastece o limite de 5 minutos que antecedem e sucedem a jornada de trabalho para fins de apurao das horas extras. II) O delegado sindical beneficirio da estabilidade provisria prevista no art. 8, VIII, da CF/1988. III) Membro do conselho fiscal de sindicato no tem direito estabilidade prevista nos arts. 543, 1, da CLT e 8, VIII, da CF/1988. IV) Os crditos tipicamente trabalhistas reconhecidas em juzo so suscetveis de compensao com a indenizao paga em decorrncia de adeso do trabalhador a Programa de Incentivo Demisso Voluntria. a) Somente a afirmativa III est correta. b) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. c) Somente as afirmativas II e III esto corretas. d) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas.

9. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia do TST: a) A massa falida est sujeita penalidade do art. 467 e multa do 8 do art. 477, ambos da CLT. b) O servidor pblico celetista da administrao indireta, autrquica ou fundacional beneficirio da estabilidade prevista no art. 41 da CF/1988. c) O empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical s goza de estabilidade se exercer na empresa atividade pertinente categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente. d) O art. 522 da CLT foi recepcionado pela Constituio Federal de 1988. Fica limitada, assim, a estabilidade a que alude o art. 543, 3, da CLT a sete dirigentes sindicais, includos os suplentes. e) Em caso de readmisso no contado a favor do empregado o perodo de servio anterior, encerrado com a sada espontnea.

10. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia do TST: a) A interrupo do trabalho destinada a repouso e alimentao, dentre de cada turno, descaracteriza o turno de revezamento com jornada de 6 (seis) horas previsto no art. 7, XIV, da CF/1988. b) vlida a concesso de aviso prvio na fluncia da garantia de emprego, ante a compatibilidade dos dois institutos. c) Tratando-se de terminais privativos destinados navegao de cabotagem ou de longo curso, no obrigatria a requisio de vigia porturio indicado pelo sindicato. d) O fato de o empregado no possuir diploma de profissionalizao de auxiliar de laboratrio afasta a observncia das normas da Lei 3.999, de 15.12.1961, ainda que comprovada a prestao de servios na atividade. e) Ao servio mdico da empresa ou ao mantido por esta ltima mediante convnio compete abonar os primeiros 20 (vinte) dias de ausncia ao trabalho.

11. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia do TST: a) Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho de igual valor, conta-se o tempo no emprego e no na funo. b) desnecessrio que, ao tempo da reclamao sobre equiparao salarial, reclamante e paradigma estejam a servio do estabelecimento, desde que o pedido se relacione com situao pretrita. c) Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho, o empregado tem direito a 50% (cinquenta por cento) do valor do aviso-prvio, do dcimo terceiro salrio e das frias proporcionais e integrais. d) Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho, o empregado tem direito a 50% (cinquenta por cento) do valor do aviso-prvio, do dcimo terceiro salrio, das frias proporcionais e do saldo de salrio. e) As faltas ou ausncias decorrentes de acidente de trabalho no so consideradas para os efeitos de durao das frias e clculo da gratificao natalina, desde que inferiores a 30 (trinta) dias.

12. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia do TST: a) O trabalho executado em condies insalubres, em carter intermitente, afasta, s por essa circunstncia, o direito percepo do respectivo adicional. b) A contribuio para o Fundo de Garantia do Tempo de Servio incide sobre a remunerao mensal devida ao empregado, salvo horas extras e adicionais eventuais. c) A compensao de jornada de trabalho somente pode ser ajustada por acordo coletivo ou conveno coletiva. d) Os intervalos concedidos pelo empregador, na jornada de trabalho, no previstos em lei, representam tempo disposio da empresa, remunerados como servio extraordinrio, se acrescidos ao final da jornada. e) O vale para refeio, fornecido por fora do contrato de trabalho, tem carter indenizatrio, no integrando a remunerao do empregado.

13. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia do TST: a) As clusulas normativas dos acordos coletivos ou convenes coletivas integram os contratos individuais de trabalho e somente podero ser modificadas ou suprimidas mediante negociao coletiva de trabalho. b) O fato de o empregador cobrar, parcialmente ou no, importncia pelo transporte fornecido, para local de difcil acesso, ou no servido por transporte regular, afasta o direito percepo do pagamento das horas in itinere. c) Mesmo havendo extino da atividade empresarial no mbito da base territorial do sindicato, subsiste a estabilidade do dirigente sindical. d) O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o perodo de aviso prvio, ainda que indenizado, assegura-lhe a estabilidade, visto que aplicvel a regra do 3 do art. 543 da Consolidao das Leis do Trabalho. e) O vigia sujeito ao trabalho noturno no tem direito ao respectivo adicional.

14. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia consolidada do TST: a) O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado no goza da garantia provisria de emprego, decorrente de acidente de trabalho, prevista no art. 118 da Lei 8.213/1991. b) vlida clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho contemplando a supresso ou reduo do intervalo intrajornada. c) Nas condenaes por dano moral, a atualizao monetria devida a partir da data da deciso de arbitramento ou de alterao do valor. d) Nas condenaes por dano moral, a atualizao monetria devida a partir do evento danoso. e) vintenria a prescrio do direito de reclamar contra o no recolhimento da contribuio para o FGTS, observado o prazo de 2 (dois) anos aps o trmino do contrato de trabalho. 15. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia consolidada do TST: I) A limitao legal da jornada suplementar a duas horas dirias no exime o empregador de pagar todas as horas trabalhadas. II) Em caso de criao de novo municpio, por desmembramento, cada uma das novas entidades responsabilizase pelos direitos trabalhistas do empregado no perodo em que figuram como real empregador. III) O trabalho prestado em domingos e feriados, no compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuzo da remunerao relativa ao repouso semanal. IV) Enquanto perdurar a substituio que no tenha carter meramente eventual, inclusive nas frias, o empregado substituto far jus ao salrio contratual do substitudo. a) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. b) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas. c) Somente as alternativas I, III e IV esto corretas. d) Somente as alternativas II, III e IV esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas.

16. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Os meios telemticos e informatizados de comando, controle e superviso se equiparam, para fins de subordinao jurdica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e superviso do trabalho alheio. II) Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja durao no exceda a 20 (vinte) horas semanais. III) Os empregados sob regime de tempo parcial podero prestar at duas horas extras dirias. IV) A durao normal do trabalho dos operadores cinematogrficos e seus ajudantes no exceder de 5 (cinco) horas dirias. a) Todas as afirmativas esto incorretas. b) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. c) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. d) Somente a afirmativa I est correta. e) Somente a afirmativa IV est correta. 17. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Esto includos entre os deveres do motorista profissional zelar pela carga transportada e pelo veculo e submeter-se a teste e a programa de controle de uso de droga e de bebidas alcolicas, institudo pelo empregador, com ampla cincia do empregado. II) A jornada diria de trabalho do motorista profissional ser a estabelecida na Constituio Federal ou mediante instrumentos de acordos ou conveno coletiva de trabalho. III) Admite-se a prorrogao da jornada diria de trabalho do motorista profissional por at 2 (duas) horas extraordinrias. IV) So consideradas tempo de espera as horas que excederem jornada normal de trabalho do motorista de transporte rodovirio de carga que ficar aguardando para carga ou descarga do veculo no embarcador ou destinatrio ou para fiscalizao da mercadoria transportada em barreiras fiscais ou alfandegrias, sendo computadas como horas extraordinria. a) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. b) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas.

c) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. d) Somente as afirmativas I e III esto correta. e) Somente as afirmativas III e IV esto corretas.

18. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) vedado prorrogar a durao normal diria do trabalho do menor. II) Quando o menor de 18 (dezoito) anos for empregado em mais de um estabelecimento, as horas de trabalho em cada um sero totalizadas. III) A durao do trabalho do aprendiz no exceder, em qualquer hiptese, 6 (seis) horas dirias, sendo vedada a prorrogao e a compensao de jornada. IV) lcito ao menor firmar recibo pelo pagamento dos salrios. Tratando-se, porm, de resciso do contrato de trabalho, vedado ao menor de 18 (dezoito) anos dar, sem assistncia dos seus responsveis legais, quitao ao empregador pelo recebimento da indenizao que lhe for devida. a) Somente as afirmativas I e III esto corretas. b) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas II e IV esto corretas. d) Todas as afirmativas esto corretas. e) Somente a afirmativa II est correta.

19. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Ao empregador domstico lcito efetuar descontos no salrio do empregado por fornecimento de alimentao II) O contrato de trabalho de aprendizagem no poder ser estipulado por mais de 2 (dois) anos. III) O Sistema Federal de Inspeo do Trabalho, a cargo do Ministrio do Trabalho e Emprego, tem por finalidade assegurar, em todo o territrio nacional, a aplicao das disposies legais, incluindo as convenes internacionais ratificadas, os atos e decises das autoridades competentes e as convenes, acordos e contratos coletivos de trabalho, no que concerne proteo dos trabalhadores no exerccio da atividade laboral. IV) Os crditos relativos ao FGTS gozam dos mesmos privilgios atribudos aos crditos trabalhistas. a) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. b) Todas as afirmativas esto corretas. c) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. e) Somente as afirmativas I e II esto corretas. 20. Sobre o direito do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia do TST: a) O divisor aplicvel para clculo das horas extras do trabalhador bancrio, se houver ajuste individual expresso ou coletivo no sentido de considerar o sbado como dia de descanso remunerado ser: 1) 150, para os empregados submetidos jornada de 6 (seis) horas, prevista no caput do art. 224 da CLT; 2) 200, para os empregados submetidos jornada de 8 (oito) horas, nos termos do 2 do art. 224 da CLT; 3) nas demais hipteses, aplicar-se- o divisor: a) 180, para os empregados submetidos jornada de 6 (seis) horas, prevista no caput do art. 224 da CLT; b) 220 para os empregados submetidos jornada de 8 (oito) horas, nos termos do 2 do art. 224 da CLT. b) O pagamento relativo ao perodo de aviso prvio, desde que trabalhado, est sujeito a contribuio para o FGTS. c) A contratao de trabalhadores por interposta pessoa ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, ainda que se trate de trabalho temporrio. d) O salrio profissional dos tcnicos em radiologia igual a 4 (quatro) salrios mnimos. e) Na contagem do prazo do aviso prvio, inclui-se o dia do comeo e exclui-se o do vencimento.

21. Relativamente s relaes de trabalho, em sentido amplo, correto afirmar: a) A Lei n 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, que dispe sobre o servio voluntrio, no condiciona o ressarcimento das despesas feitas pelo prestador de servios voluntrios autorizao expressa dada pela entidade a que for prestado o servio voluntrio. b) Nos moldes da Lei n 12.023, de 27 de agosto de 2009, so deveres do tomador de servios: pagar ao sindicato os valores devidos pelos servios prestados ou dias trabalhados, acrescidos dos percentuais relativos a repouso

remunerado, 13o salrio e frias acrescidas de 1/3 (um tero), para viabilizar o pagamento do trabalhador avulso, bem como os percentuais referentes aos adicionais extraordinrios e noturnos, no prazo mximo de 72 (setenta e duas) horas teis, contadas a partir do encerramento do trabalho requisitado; e recolher os valores devidos ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio, acrescido dos percentuais relativos ao 13o salrio, frias, encargos fiscais, sociais e previdencirios, observando o prazo legal. c) Nos moldes da Lei n 12.023, de 27 de agosto de 2009, as empresas tomadoras do trabalho avulso respondem subsidiariamente pela efetiva remunerao do trabalho contratado e so responsveis pelo recolhimento dos encargos fiscais e sociais, bem como das contribuies ou de outras importncias devidas Seguridade Social, no limite do uso que fizerem do trabalho avulso intermediado pelo sindicato. d) A realizao de estgios, nos termos a Lei n 11.788, de 25 de setembro de 2008, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores ou de nvel mdio no Pas, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporrio de estudante, na forma da legislao aplicvel. e) Conforme dispe a Lei n 11.788, de 25 de setembro de 2008, a jornada de atividade em estgio ser definida de comum acordo entre a instituio de ensino, a parte concedente e o aluno estagirio ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatvel com as atividades escolares e no ultrapassar, em qualquer hiptese, 6 horas dirias e 30 horas semanais.

22. Sobre os efeitos do cargo ou funo de confiana nos direitos trabalhistas, incorreto afirmar que: a) A reverso ao antigo posto autorizada, no configurando rebaixamento funcional. b) Percebida a gratificao de funo por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revert-lo a seu cargo efetivo, no poder retirar-lhe a gratificao. c) No so devidas horas extras nem remunerao pelo labor prestado nos dias destinados ao repouso semanal a favor do empregado enquadrado na hiptese do art. 62, inciso II, da CLT. d) O empregado que exerce de cargo de confiana passvel de transferncia sem sua anuncia e) A licitude da transferncia do empregado que exerce cargo de confiana est condicionada comprovao da necessidade de servio. 23. Relativamente resciso contratual por culpa recproca, com base na jurisprudncia dominante, podese afirmar: a) Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho o empregado no far jus ao aviso prvio, s frias proporcionais e gratificao natalina do ano respectivo. b) Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho, o empregado no far jus ao aviso prvio, mas ter direito ao pagamento das frias proporcionais e da gratificao natalina do ano respectivo. c) Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho o empregado far jus ao pagamento das frias proporcionais e gratificao natalina do ano respectivo e a 50% (cinquenta por cento) do valor do aviso prvio. d) Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho, o empregado tem direito a 50% (cinquenta por cento) do valor do aviso prvio, do dcimo terceiro salrio e das frias proporcionais. e) Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho, o empregado tem direito ao valor do aviso prvio, do dcimo terceiro salrio e das frias proporcionais.

24. Com base na jurisprudncia dominante do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a alternativa incorreta: a) Aos ferrovirios que trabalham em estao do interior, assim classificada por autoridade competente, so devidas horas extras. b) valida, em carter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou conveno coletiva de trabalho, assegurada a remunerao em dobro dos feriados trabalhados. O empregado no tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na dcima primeira e dcima segunda horas. c) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de 24 horas, com prejuzo do intervalo mnimo de 11 horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional. d) A supresso total ou parcial, pelo empregador, de servio suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos 1 (um) ano, assegura ao empregado o direito indenizao correspondente ao valor de 1 (um) ms das horas suprimidas, total ou parcialmente, para cada ano ou frao igual ou superior a seis meses de prestao de servio acima da jornada normal. O clculo observar a mdia das horas suplementares nos ltimos 12 (doze) meses anteriores mudana, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supresso. e) Os empregados de empresas distribuidoras e corretoras de ttulos e valores mobilirios no tm direito jornada especial dos bancrios.

25. Relativamente ao aviso prvio, conforme disposto na legislao e jurisprudncia dominante, incorreto afirmar: a) O tempo do aviso prvio, mesmo indenizado, conta-se para efeito da indenizao adicional prevista no art. 9 da Lei n 6.708, de 30.10.1979. b) O direito aos salrios do perodo de frias escolares assegurado aos professores (art. 322, caput e 3, da CLT) no exclui o direito ao aviso prvio, na hiptese de dispensa sem justa causa ao trmino do ano letivo ou no curso das frias escolares. c) A cessao da atividade da empresa, com o pagamento da indenizao, simples ou em dobro, no exclui, por si s, o direito do empregado ao aviso prvio. d) Em caso de aviso prvio cumprido em casa, o prazo para pagamento das verbas rescisrias at o dcimo dia da notificao de despedida. e) O direito ao aviso prvio proporcional ao tempo de servio somente assegurado nas rescises de contrato de trabalho celebrados a partir da publicao da Lei n 12.506, em 13 de outubro de 2011. 26. Relativamente equiparao salarial, com base na jurisprudncia dominante, incorreto afirmar: a) Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, irrelevante a circunstncia de que o desnvel salarial tenha origem em deciso judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal, de tese jurdica superada pela jurisprudncia de Corte Superior ou, na hiptese de equiparao salarial em cadeia, suscitada em defesa, se o empregador produzir prova do alegado fato modificativo, impeditivo ou extintivo do direito equiparao salarial em relao ao paradigma remoto. b) Desde que atendidos os requisitos do art. 461 da CLT, possvel a equiparao salarial de trabalho intelectual, que pode ser avaliado por sua perfeio tcnica, cuja aferio ter critrios objetivos. c) A cesso de empregados no exclui a equiparao salarial, embora exercida a funo em rgo governamental estranho cedente, se esta responde pelos salrios do paradigma e do reclamante. d) A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, no importando se os cargos tm, ou no, a mesma denominao. e) Para os fins previstos no 2 do art. 461 da CLT, s vlido o quadro de pessoal organizado em carreira quando homologado pelo Ministrio do Trabalho, excluindo-se, apenas, dessa exigncia o quadro de carreira das entidades de direito pblico da administrao direta, autrquica e fundacional e das empresas pblicas e sociedades de economia mista.

27. Sobre a proteo contra a dispensa arbitrria, com base na jurisprudncia dominante, incorreto afirmar: a) O desconhecimento do estado gravdico pelo empregador no afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade prevista no art. 10, II, "b" do ADCT. b) Exaurido o perodo de estabilidade, so devidos ao empregado apenas os salrios do perodo compreendido entre a data da despedida e o final do perodo de estabilidade, no lhe sendo assegurada a reintegrao no emprego. c) A garantia de emprego gestante s autoriza a reintegrao se esta se der durante o perodo de estabilidade. Do contrrio, a garantia restringe-se aos salrios e demais direitos correspondentes ao perodo de estabilidade. d) No h direito da empregada gestante estabilidade provisria na hiptese de admisso mediante contrato de experincia, visto que a extino da relao de emprego, em face do trmino do prazo, no constitui dispensa arbitrria ou sem justa causa. e) Presume-se discriminatria a despedida de empregado portador do vrus HIV ou de outra doena grave que suscite estigma ou preconceito. Invlido o ato, o empregado tem direito reintegrao no emprego.

28. Relativamente s frias, com base na jurisprudncia dominante, incorreto afirmar: a) A remunerao das frias do tarefeiro deve ser calculada com base na mdia da produo do perodo aquisitivo, aplicando-se-lhe a tarifa da data da concesso. b) Salvo na hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias proporcionais, ainda que incompleto o perodo aquisitivo de 12 (doze) meses. c) O empregado que se demite antes de complementar 12 (doze) meses de servio no tem direito a frias proporcionais. d) Os dias de frias gozados aps o perodo legal de concesso devero ser remunerados em dobro. e) Se as faltas j so justificadas pela lei, consideram-se como ausncias legais e no sero descontadas para o clculo do perodo de frias.

29. Considerando a direito sumulado pelo TST sobre o salrio utilidade, assinale a alternativa incorreta: a) A habitao e a energia eltrica fornecidas pelo empregador ao empregado, quando indispensveis para a realizao do trabalho, no tm natureza salarial. b) Os percentuais fixados em lei relativos ao salrio in natura apenas se referem s hipteses em que o empregado percebe salrio mnimo, apurando-se, nas demais, o real valor da utilidade. c) O cigarro no se considera salrio utilidade em face de sua nocividade sade. d) O fornecimento de veculo pelo empregador ao empregado, quando imprescindvel execuo dos servios, no configura salrio utilidade, desde que ele no seja utilizado pelo empregado tambm em atividades particulares. e) O vale para refeio, fornecido por fora do contrato de trabalho, tem carter salarial, integrando a remunerao do empregado, para todos os efeitos legais.

30. Considerando a direito sumulado pelo TST sobre prescrio, assinale a alternativa incorreta: a) Na ao que objetive corrigir desvio funcional, a prescrio s alcana as diferenas salariais vencidas no perodo de 5 (cinco) anos que precedeu o ajuizamento. b) Em se tratando de pedido de reenquadramento, a prescrio total, contado o prazo prescricional de 02 anos da data do enquadramento do empregado. c) Da extino do ltimo contrato comea a fluir o prazo prescricional do direito de ao em que se objetiva a soma de perodos descontnuos de trabalho. d) Em se tratando de horas extras pr-contratadas, opera-se a prescrio total se a ao no for ajuizada no prazo de cinco anos, a partir da data em que foram suprimidas. e) A ao trabalhista, ainda que arquivada, interrompe a prescrio somente em relao aos pedidos idnticos.

31. Relativamente estabilidade do dirigente sindical, com base na jurisprudncia dominante, incorreto afirmar: a) O empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical s goza de estabilidade se exercer na empresa atividade pertinente categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente. b) assegurada a estabilidade provisria ao empregado dirigente sindical, ainda que a comunicao do registro da candidatura ou da eleio e da posse seja realizada fora do prazo previsto no art. 543, 5, da CLT, desde que a cincia ao empregador, por qualquer meio, ocorra na vigncia do contrato de trabalho. c) O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o perodo de aviso prvio, ainda que indenizado, assegura-lhe a estabilidade, dado que aplicvel a regra do 3 do art. 543 da Consolidao das Leis do Trabalho. d) O art. 522 da CLT foi recepcionado pela Constituio Federal de 1988. Assim, a estabilidade a que alude o art. 543, 3., da CLT, fica limitada a sete dirigentes sindicais e igual nmero de suplentes. e) Havendo extino da atividade empresarial no mbito da base territorial do sindicato, no h razo para subsistir a estabilidade.

32. Considerando a distino entre suspenso e interrupo do contrato de trabalho, assinale a alternativa falsa: a) Configura hiptese de interrupo contratual o afastamento do trabalho por motivo de doena, at 15 dias. b) Configura hiptese de suspenso contratual a aposentadoria provisria, sendo o obreiro incapacitado para trabalhar. c) Configura hiptese de interrupo contratual afastamento para prestao de servio militar. d) Configura hiptese de suspenso contratual o afastamento do empregado estvel ou com garantia especial de emprego para instaurao de inqurito para a apurao de falta grave, sendo julgada procedente a ao de inqurito. e) Configura hiptese de interrupo contratual a licena remunerada concedida pelo empregador.

33. Relativamente ao contrato de trabalho em regime de tempo parcial, incorreto afirmar: a) O contrato de trabalho com durao semanal de 30 horas, ainda que abaixo do padro vigorante no Brasil de 44 horas semanais, no se submete ao regime do contrato de tempo parcial. b) O perodo de frias anuais remuneradas ser menor que o padro estabelecido para os demais trabalhadores. c) O salrio a ser pago aos empregados sob o regime de tempo parcial ser proporcional sua jornada, em relao aos empregados que cumprem, nas mesmas funes, tempo integral.

d) Os empregados sob o regime de tempo parcial no podero prestar servios no horrio noturno. e) Os empregados sob o regime de tempo parcial no podero prestar horas extras.

34. Considerando as jornadas especiais de trabalho, assinale a alternativa incorreta: a) A durao normal do trabalho dos msicos no poder exceder de 5 (cinco) horas. b) Nas empresas que explorem o servio de telefonia, telegrafia submarina ou subfluvial, de radiotelegrafia ou de radiotelefonia, fica estabelecida para os respectivos operadores a durao mxima de seis horas contnuas de trabalho por dia ou 36 (trinta e seis) horas semanais. c) Num mesmo estabelecimento de ensino no poder o professor dar, por dia, mais de 4 (quatro) aulas consecutivas, nem mais de 6 (seis), intercaladas. d) A durao normal do trabalho efetivo para os empregados em minas no subsolo no exceder de 6 (seis) horas dirias ou de 36 (trinta e seis) semanais. e) A durao normal do trabalho dos jornalistas profissionais no dever exceder de 5 (cinco) horas, tanto de dia como noite. 35. Relativamente proteo maternidade, incorreto afirmar, com base na CLT, que: a) Durante o perodo de licena maternidade de 120 dias, a mulher ter direito ao salrio integral e, quando varivel, calculado de acordo com a mdia dos 12 (doze) ltimos meses de trabalho, bem como os direitos e vantagens adquiridos, sendo-lhe ainda facultado reverter funo que anteriormente ocupava. b) Em caso de parto antecipado, a mulher ter direito a 120 (cento e vinte) dias de licena maternidade. c) assegurado empregada, durante a gravidez, sem prejuzo do salrio e demais direitos, a transferncia de funo, quando as condies de sade o exigirem, assegurada a retomada da funo anteriormente exercida, logo aps o retorno ao trabalho. d) Durante a gravidez, a empregada tem direito dispensa do horrio de trabalho pelo tempo necessrio para a realizao de, no mnimo, seis consultas mdicas e demais exames complementares. e) empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo de criana tambm ser concedida a licena-maternidade de 120 dias.

36. A Consolidao das Leis do Trabalho no impe aos Sindicatos o dever de: a) Fundar e manter escolas de alfabetizao e prevocacionais. b) Promover a fundao de cooperativas de trabalho. c) Sempre que possvel, e de acordo com as suas possibilidades, manter no seu quadro de pessoal, em convnio com entidades assistenciais ou por conta prpria, um assistente social com as atribuies especficas de promover a cooperao operacional na empresa e a integrao profissional na Classe. d) Manter servios de assistncia judiciria para os associados. e) Colaborar com os poderes pblicos no desenvolvimento da solidariedade social.

37. Nos moldes da CLT, a contribuio sindical, alm das despesas vinculadas sua arrecadao, recolhimento e controle, ser aplicada pelos sindicatos dos empregados, na conformidade dos respectivos estatutos, usando aos seguintes objetivos, exceto: a) Finalidades desportivas e sociais b) Congressos e conferncias c) Colnias de frias e centros de recreao d) Realizao de estudos econmicos e financeiros e) Auxlio-funeral

38. Nos termos da Lei de Greve, so considerados servios ou atividades essenciais, exceto: a) Servios funerrios b) Telecomunicaes c) Ensino fundamental d) Compensao bancria e) Captao e tratamento de esgoto e lixo

39. Relativamente insalubridade e periculosidade, considerando o direito legislado e a jurisprudncia dominante, incorreto afirmar:

10

a) A limpeza em residncias e escritrios e a respectiva coleta de lixo no podem ser consideradas atividades insalubres, ainda que constatadas por laudo pericial, porque no se encontram dentre as classificadas como lixo urbano na Portaria do Ministrio do Trabalho. b) Os empregados que operam em bomba de gasolina tm direito ao adicional de periculosidade. c) Tambm so atividades periculosas, nos termos da lei, aquelas que, por sua natureza ou mtodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposio permanente do trabalhador a roubos ou outras espcies de violncia fsica nas atividades profissionais de segurana pessoal ou patrimonial. d) Durante as horas de sobreaviso, o empregado no se encontra em condies de risco, razo pela qual incabvel a integrao do adicional de periculosidade sobre as mencionadas horas. e) A reclassificao ou a descaracterizao da insalubridade, por ato da autoridade competente, no repercute na satisfao do respectivo adicional, sob pena de ofensa a direito adquirido ou violao ao princpio da irredutibilidade salarial. 40. Com base no direito legislado e no direito sumulado pelo TST, assinale a alternativa incorreta. a) O empregado submetido a trabalho contnuo em ambiente artificialmente frio, nos termos do pargrafo nico do art. 253 da CLT, desde que labore em cmara frigorfica, tem direito ao intervalo intrajornada previsto no caput do art. 253 da CLT. b) Ultrapassada habitualmente a jornada de seis horas de trabalho, devido o gozo do intervalo intrajornada mnimo de uma hora, obrigando o empregador a remunerar o perodo para descanso e alimentao no usufrudo como extra, acrescido do respectivo adicional, na forma prevista no art. 71, caput e 4 da CLT. c) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de 24 horas, com prejuzo do intervalo mnimo de 11 horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional. d) Os intervalos concedidos pelo empregador na jornada de trabalho, no previstos em lei, representam tempo disposio da empresa, remunerados como servio extraordinrio, se acrescidos ao final da jornada. e) Os intervalos para repouso e alimentao podero ser fracionados quando compreendidos entre o trmino da primeira hora trabalhada e o incio da ltima hora trabalhada, desde que previsto em conveno ou acordo coletivo de trabalho, ante a natureza do servio e em virtude das condies especiais do trabalho a que so submetidos estritamente os motoristas, cobradores, fiscalizao de campo e afins nos servios de operao de veculos rodovirios, empregados no setor de transporte coletivo de passageiros, mantida a mesma remunerao e concedidos intervalos para descanso menores e fracionados ao final de cada viagem, no descontados da jornada.

DIREITO ADMINISTRATIVO

41. Relativamente aos poderes administrativos incorreto afirmar: a) O poder discricionrio confere ao administrador pblico liberdade de escolha da convenincia, oportunidade e contedo do ato. b) O poder vinculado impe ao agente pblico a restrio rigorosa aos preceitos legais, sem qualquer liberdade de ao. c) O poder hierrquico tem por objetivo ordenar, controlar, coordenar e corrigir as atividades administrativas no mbito interno da Administrao pblica. d) O poder regulamentar a faculdade de que dispem os chefes do Executivo, em todas as esferas, de explicar a lei para a sua correta execuo. e) O poder de polcia a faculdade punitiva interna da Administrao e s abrange as infraes relacionadas com o servio.

42. So atributos do ato administrativo: a) Autoexecutoriedade e autoridade b) Presuno de legitimidade e imperatividade c) Presuno de legitimidade e eficincia d) Publicidade e autenticidade e) Exigibilidade e publicidade

43. Relativamente ao motivo do ato administrativo, incorreto afirmar:

11

a) irrelevante para a eficcia do ato administrativo vinculado. b) elemento, e no atributo, do ato administrativo. c) tambm denominado motivao. d) Corresponde s razes de fato e de direito que servem de fundamento ao ato administrativo. e) No se confunde com o mrito do ato administrativo. 44. Relativamente s agncias reguladoras, correto afirmar. a) Cabe-lhes, nos limites do texto constitucional, definir polticas pblicas assim como execut-las nos diversos setores regulados. b) Integram a administrao direta federal. c) Seus servidores so empregados pblicos, sujeitos ao regime da CLT. d) Cabe-lhes substituir o poder executivo relativamente s funes que o poder concedente exerce nos contratos de concesso ou permisso de servios pblicos. e) As agncias reguladoras podem assumir o modelo de fundao pblica ou autarquia, conforme opo do ente poltico (Unio), no momento de sua criao.

45. O jurado, no Tribunal do Juri, e o advogado contratado pelo ente pblico, para sua defesa em juzo, so respectivamente: a) Agente honorfico e agente credenciado b) Agente credenciado e agente delegado c) Agente delegado e agente credenciado d) Agente poltico e agente delegado e) Agente administrativo e agente credenciado

DIREITO PENAL

46. Com base no Cdigo Penal, relativamente aos crimes contra a honra, incorreto afirmar: a) punvel a calnia contra os mortos. b) O juiz pode deixar de aplicar a pena, quando o ofendido, de forma reprovvel, provocou diretamente a injria ou calnia. c) Em se tratando de difamao, a exceo da verdade somente se admite se o ofendido funcionrio pblico e a ofensa relativa ao exerccio de suas funes. d) As ofensas irrogadas em juzo na discusso da causa, pela parte ou por seu procurador no constituem injria ou difamao punvel, mas responde pela injria ou pela difamao quem lhes d publicidade. e) O querelado que, antes da sentena, se retrata cabalmente da calnia ou da difamao, fica isento de pena.

47. Considerando o direito penal, assinale a alternativa incorreta: a) Ainda que emancipados nos moldes da lei civil, os menores de dezoito anos so penalmente irresponsveis, ficando sujeitos s normas estabelecidas na legislao especial. b) No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. c) Se o crime cometido sob coao irresistvel ou em estrita obedincia a ordem, no manifestamente ilegal, de superior hierrquico, s punvel o autor da coao ou da ordem. d) O ajuste, a determinao ou instigao e o auxlio, salvo disposio expressa em contrrio, no so punveis, se o crime no chega, pelo menos, a ser tentado. e) No h crime quando o agente pratica o fato em caso de necessidade; em legtima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito e em razo de doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, desde que, ao tempo da ao ou da omisso, o agente era inteiramente incapaz de entender o carter criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

48. Na sistemtica do Cdigo Penal, so causas de extino de punibilidade, exceto: a) Morte do agente b) Retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso c) Perdo aceito nos crimes de ao penal privada e ao penal pblica condicionada

12

d) Anistia, graa ou indulto e) Prescrio, decadncia ou perempo 49. Com base no Cdigo Penal, assinale a alternativa que no retrata fielmente circunstncias que sempre agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime: a) Ter o agente cometido o crime por motivo ftil ou torpe b) Ter o agente cometido o crime contra criana, velho ou enfermo c) Ter o agente cometido o crime quando o ofendido estava sob a imediata proteo da autoridade d) Ter o agente cometido o crime contra ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro e) Ter o agente cometido o crime depois de embriagar-se propostadamente para comet-lo

50. Na sistemtica do Cdigo Penal, no configura uma das hipteses de furto qualificado: a) Subtrair o condmino, co-herdeiro ou scio, para si ou para outrem, a quem legitimamente a detem, a coisa comum. b) Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel, com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa. c) Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel, com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza. d) Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel, com emprego de chave falsa. e) Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel, mediante concurso de duas ou mais pessoas.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

51. Sobre a atividade jurisdicional, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) O pedido do autor da demanda autoriza e limita a atividade jurisdicional. II) H nulidade por julgamento extra petita da deciso que deferir salrio quando o pedido for de reintegrao, mesmo diante dos termos do art. 496 da CLT. III) A correo monetria e os juros incluem-se na liquidao, ainda que omissos o pedido inicial ou a condenao. IV) A jurisdio constitui atividade vinculada pelas regras e princpios constitucionais relativos ao processo judicial. a) Somente as afirmativas I e IV esto corretas. b) Todas as afirmativas esto corretas. c) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. e) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas.

52. Sobre os recursos no processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) A denominada jurisprudncia defensiva traduzida por decises que flexibilizam o exame dos pressupostos de admissibilidade dos recursos, visando fazer chegar aos tribunais superiores o maior nmero possvel de recursos. II) Em nenhuma hiptese as decises interlocutrias so passveis de recurso imediato. III) O prazo recursal de oito dias, sem excees. IV) O recurso adesivo no est sujeito ao depsito recursal. a) Somente a afirmativa I esta correta. b) Todas as afirmativas esto corretas. c) Somente a afirmativa II esta correta. d) Todas as afirmativas esto incorretas. e) Somente a afirmativa IV esta correta.

13

53. Sobre a certido negativa de dbitos trabalhistas, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) A certido negativa de dbitos trabalhistas serve para comprovar a inexistncia de dbitos inadimplidos perante a Justia do Trabalho. II) o prazo de validade da certido positiva de dbitos trabalhistas de 180 (cento e oitenta) dias, contado da data de sua emisso. III) O interessado no obter a certido negativa de dbitos trabalhistas quando em seu nome constar o inadimplemento de obrigaes estabelecidas em sentena condenatria transitada em julgado proferida pela Justia do Trabalho ou em acordos judiciais, inclusive no concernente aos recolhimentos previdencirios, a honorrios, a custas e emolumentos ou a recolhimentos determinados em lei. IV) O inadimplemento de obrigaes resultantes de execuo de acordos firmados perante comisso de conciliao prvia no impede a obteno da certido negativa de dbitos trabalhistas. a) Todas as afirmativas esto corretas. b) Somente as afirmativas I e II e III esto corretas. c) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas I e III esto corretas. e) Somente as afirmativas II e III esto corretas.

54. Sobre o processo de execuo, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Foi adotado pelo ordenamento jurdico brasileiro o princpio da responsabilidade patrimonial ilimitada, ficando autorizada a penhora de quaisquer bens do executado. II) impenhorvel o nico bem imvel do devedor que esteja locado a terceiro, desde que a renda obtida com a locao seja revertida para a subsistncia ou a moradia da sua famlia. III) penhorvel o nico bem imvel do devedor que esteja locado a terceiro, ainda que a renda obtida com a locao seja revertida para a subsistncia ou a moradia da sua famlia. IV) admissvel a penhora da renda mensal ou faturamento de empresa, limitada a determinado percentual, desde que no comprometa o desenvolvimento regular de suas atividades. a) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. b) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas II e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. e) Somente as afirmativas I e II esto corretas.

55. Sobre o processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) A conciliao e a mediao so mtodos adversariais de soluo de conflitos. II) O direito de ao contempla um complexo de direitos, tais como o de apresentar argumentos e provas em favor de determinada pretenso, no se resumindo ao direito de provocar a jurisdio. III) As garantias processuais atribuem significado concreto ao direito material, na medida em que favorecem o seu gozo efetivo, no caso da sua no observncia espontnea. IV) Os costumes, enquanto fonte do direito, consistem no uso reiterado, uniforme e prolongado de determinada regra de conduta, pela convico geral de consistir o respeito a esta regra uma obrigao. a) Todas as afirmativas esto corretas. b) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. d) Somente a afirmativa I esta correta. e) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. 56. Sobre o processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Considerando como caractersticas do processo oral o predomnio da palavra falada, a identidade fsica do juiz, a concentrao dos atos em audincia e a irrecorribilidade das decises interlocutrias, pode ser afirmado que o processo do trabalho um processo oral. II) As partes podem indicar oitiva no mximo trs testemunhas, qualquer que seja o procedimento impresso ao processo. III) O carter obrigatrio da conciliao est na sua tentativa e no na sua celebrao. IV) O juiz obrigado a homologar acordo celebrado pelas partes.

14

a) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. b) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas I e IV esto corretas. d) Somente a afirmativa I esta correta. e) Somente as afirmativas I e III esto corretas.

57. Em relao ao processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) O Tribunal Superior do Trabalho compe-se de vinte e sete ministros, togados e vitalcios, que so escolhidos entre brasileiros, de notvel saber jurdico e reputao ilibada, com mais de trinta anos e menos de sessenta anos de idade, e nomeados pelo Presidente da Repblica, aps a aprovao da escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. II) Os rgos fracionrios dos Tribunais submetero ao plenrio, ou ao rgo especial, a argio de inconstitucionalidade, mesmo quando j houver pronunciamento destes, ou do plenrio do Supremo Tribunal Federal, sobre a questo. III) A competncia das Varas do Trabalho determinada, em regra, pelo local da prestao dos servios. IV) No h interesse do Ministrio Pblico do Trabalho para recorrer contra deciso que declara a existncia de vnculo de emprego com sociedade de economia mista, aps a Constituio da Repblica de 1988, sem a prvia aprovao em concurso pblico. a) Todas as afirmativas esto corretas. b) Somente as afirmativas I e II esto corretas. c) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. d) Somente a afirmativa III esta correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas.

58. Em relao ao processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) A autocomposio, como expresso do poder reconhecido vontade dos interessados para a tutela dos seus interesses, encontra limites no carter autrquico do direito do trabalho. II) A aplicao do direito processual comum como fonte subsidiria do direito processual do trabalho pressupe a omisso do direito processual do trabalho e a compatibilidade da norma a ser importada do direito processual comum com as suas regras e princpios. III) Ao Poder Judicirio vedado, ao julgar dissdios coletivos de natureza econmica, promover retrocesso na condio social dos trabalhadores. IV) Na soluo de questes surgidas na execuo, o juiz dever se valer das normas de direito processual do trabalho e, constatada a sua omisso, recorrer, para supri-la, ao direito processual comum e Lei de Execuo Fiscal, nesta ordem, necessariamente. a) Somente as afirmativas I e II esto corretas. b) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. d) Somente as afirmativas II e III esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas. 59. Em relao ao processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Nas lides que no decorram da relao de emprego cujo julgamento compete Justia do Trabalho a sistemtica recursal a ser observada a prevista na CLT, no tocante nomenclatura, alada, aos prazos, s competncias e ao preparo. II) O termo de acordo tem a natureza de sentena de mrito irrecorrvel, inclusive para a Previdncia Social. III) A recusa homologao de acordo no passvel de ataque por meio de mandado de segurana. IV) As microempresas e as empresas de pequeno porte devero ser estimuladas a utilizar os institutos da conciliao prvia, mediao e arbitragem para soluo dos seus conflitos. a) Todas as afirmativas esto corretas. b) Somente as afirmativas I e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas III e IV esto corretas.

15

d) Somente a afirmativa IV est correta. e) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas.

60. Em relao ao processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) No processo de conhecimento, as custas devem ser pagas pelo vencido, sempre aps o trnsito em julgado da deciso. II) Nas lides trabalhistas, compete ao Tribunal Regional do Trabalho dirimir conflito de competncia verificado, na respectiva regio, entre Juiz Estadual e Vara do Trabalho. III) Compete Justia do Trabalho julgar ao de reparao de danos morais, proposta pela empregada contra o seu empregador, decorrentes de assdio sexual praticado contra empregada domstica em seu ambiente de trabalho, ainda que por parte de familiar que nesse no residia, mas que praticou o ilcito somente porque a ele teve livre acesso. IV) admissvel reconveno na ao declaratria. a) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. b) Somente as afirmativas II e III esto corretas. c) Somente as afirmativas I e II esto corretas. d) Somente as afirmativas II e IV esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas.

61. Em relao ao processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, de acordo com a jurisprudncia consolidada do Tribunal Superior do Trabalho: I) aplicvel a prescrio bienal prevista no art. 7, XXIX, da Constituio da Repblica ao trabalhador avulso, tendo como marco inicial a cesso do trabalho ultimado para cada tomador de servio. II) Da extino do ltimo contrato comea a fluir o prazo prescricional do direito de ao em que se objetiva a soma de perodos descontnuos de trabalho. III) trintenria a prescrio do direito de reclamar contra o no recolhimento da contribuio para o FGTS, dispensada a observncia do prazo de dois anos aps o trmino do contrato de trabalho. IV) Em se tratando de pedido de reenquadramento, a prescrio total, contada da data do enquadramento do empregado. a) Todas as afirmativas esto corretas b) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas I e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas I e II esto corretas. e) Somente a afirmativa III est correta. 62. Em relao ao processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia consolidada do Tribunal Superior do Trabalho: a) O depsito recursal deve ser feito e comprovado no prazo alusivo ao recurso, sendo que a interposio antecipada deste prejudica a dilao legal. b) indispensvel o trnsito em julgado da sentena normativa para propositura da ao de cumprimento. c) O recesso forense interrompe os prazos recursais. d) O recurso adesivo compatvel com o processo do trabalho e cabe, no prazo de (8) oito dias, nas hipteses de interposio de recurso ordinrio, de agravo de petio, de revista e de embargos, sendo desnecessrio que a matria veiculada esteja relacionada com a do recurso interposto pela parte contrria. e) No cabem embargos para a Seo de Dissdios Individuais do TST de deciso de Turma proferida em agravo.

63. Em relao ao processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia consolidada do Tribunal Superior do Trabalho: I) A reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, salvo se presente seu advogado munido de procurao. II) Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, admite-se recurso de revista por contrariedade a Smula e Orientao Jurisprudencial do TST. III) Ao empregador compete provar que no discriminatria a despedida de empregado portador do vrus HIV.

16

IV) A suspenso do prazo recursal em razo da interposio de embargos de declarao pela parte adversa no acarreta qualquer prejuzo quele que apresentou seu recurso tempestivamente. a) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. b) Somente as afirmativas II e III esto corretas. c) Somente as afirmativas I e IV esto corretas. d) Somente a afirmativa III est correta. e) Todas as afirmativas esto corretas.

64. Em relao ao rescisria no processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia consolidada do Tribunal Superior do Trabalho: a) O prazo de decadncia, na ao rescisria, conta-se do dia imediatamente subseqente ao trnsito em julgado da ltima deciso proferida na causa, desde que seja de mrito. b) A interposio de recurso intempestivo ou a interposio de recurso incabvel protrai o termo inicial do prazo decadencial para propositura da ao rescisria. c) o juzo rescindente est adstrito certido de trnsito em julgado juntada com a petio inicial da ao rescisria, no podendo formar o seu convencimento atravs de outros elementos dos autos quanto antecipao ou postergao do dies a quo do prazo decadencial. d) Prorroga-se at o primeiro dia til, imediatamente subseqente, o prazo decadencial para ajuizamento de ao rescisria quando expira em frias forenses, feriados, finais de semana ou em dia em que no houver expediente forense. e) O sindicato, substituto processual e autor da reclamao trabalhista, em cujos autos fora proferida a deciso rescindenda, no possui legitimidade para figurar como ru na ao rescisria. 65. Em relao ao processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta, segundo a jurisprudncia consolidada do Tribunal Superior do Trabalho: I) O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinrio transfere ao Tribunal a apreciao dos fundamentos da inicial ou da defesa, no examinados pela sentena, ainda que no renovados em contrarrazes. II) O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinrio transfere ao Tribunal a apreciao do pedido no apreciado na sentena, inclusive na hiptese contida no 3 do art. 515 do CPC. III) Inadmissvel na fase recursal a regularizao da representao processual, na forma do art. 13 do CPC, cuja aplicao se restringe ao juzo de 1 grau. IV) As organizaes ou organismos internacionais gozam de imunidade absoluta de jurisdio quando amparados por norma internacional incorporada ao ordenamento jurdico brasileiro, no se lhes aplicando a regra do Direito Consuetudinrio relativa natureza dos atos praticados. Excepcionalmente, prevalecer a jurisdio brasileira na hiptese de renncia expressa clusula de imunidade jurisdicional. a) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. b) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. e) Somente a afirmativa II est correta.

66. Em relao ao processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Nos processos sujeitos apreciao da Justia do Trabalho s haver nulidade quando resultar dos atos inquinados manifesto prejuzo s partes litigantes. II) As nulidades no sero declaradas seno mediante provocao das partes, as quais devero argu-las primeira vez em que tiverem que falar em audincia ou nos autos, sem exceo. III) A nulidade no ser pronunciada quando foi possvel suprir-se a falta ou repetir-se o ato. IV) A nulidade do ato prejudicar todos os atos posteriores. a) Todas as afirmativas esto corretas. b) Somente a afirmativa I est correta. c) Somente as afirmativas I e II esto corretas. d) Somente as afirmativas I e III esto corretas. e) Somente as afirmativas II e III esto corretas.

17

67. Em relao ao processo do trabalho, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) O direito processual do trabalho adota vrias tcnicas voltadas a assegurar a maior eficcia possvel das decises judiciais, dentre as quais a atribuio ao juiz do poder para promover, de ofcio, a execuo dos ttulos executivos judiciais. II) Compete ao Superior Tribunal de Justia dirimir conflitos de competncia entre juzes do trabalho vinculados a Tribunais Regionais do Trabalho diversos. III) A prescrio da pretenso relativa s parcelas remuneratrias alcana o respectivo recolhimento da contribuio para o FGTS. IV) A prescrio da pretenso relativa s parcelas remuneratrias no alcana o respectivo recolhimento da contribuio para o FGTS. a) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. b) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas II e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas II e III esto corretas. e) Somente as afirmativas I e III esto corretas. DIREITO CONSTITUCIONAL

68. Nos termos da Constituio da Repblica, no compete privativamente ao Senado Federal: a) Processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade e os Ministros de Estado nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles. b) Proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa. c) Processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, o Procurador-Geral da Repblica e o AdvogadoGeral da Unio nos crimes de responsabilidade. d) Aprovar previamente, por voto secreto, aps argio pblica, a escolha de Ministros do Tribunal de Contas da Unio indicados pelo Presidente da Repblica. e) Suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal.

69. Relativamente ao direito constitucional, assinale a alternativa incorreta: a) Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, far-se- eleio cento e vinte dias depois de aberta a ltima vaga. b) Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia o Presidente da Cmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. c) O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional, ausentar-se do Pas por perodo superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo. d) Admitida a acusao contra o Presidente da Repblica, por dois teros da Cmara dos Deputados, ser ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infraes penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade. e) O Presidente da Repblica, na vigncia de seu mandato, no pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exerccio de suas funes.

70. Na literalidade da Constituio de 1988, no se inclui entre os objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: a) Construir uma sociedade livre, justa e solidria b) Garantir o desenvolvimento nacional c) Promover a dignidade da pessoa humana d) Erradicar a pobreza e a marginalizao e) Reduzir as desigualdades sociais e regionais

71. A Constituio brasileira classifica-se como:

18

a) Sistemtica, rgida e sinttica b) Sistemtica, flexvel, analtica e codificada c) Dogmtica, semi-rgida e sinttica d) Dogmtica, histrica e analtica e) Dogmtica, rgida, analtica e codificada

72. Na literalidade do texto constitucional, compete ao Ministro-Corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justia), exceto: a) Atuar como Ouvidor do Conselho, em mbito nacional. b) Receber as reclamaes e denncias, de qualquer interessado, relativas aos magistrados e aos servios judicirios c) Exercer funes executivas do Conselho, de inspeo e de correio geral d) Requisitar servidores de juzos ou tribunais e) Requisitar e designar magistrados, delegando-lhes atribuies.

DIREITO CIVIL

73. Considerando o disposto no Cdigo Civil vigente, assinale a alternativa falsa: a) No importar renncia da solidariedade a propositura de ao pelo credor contra um ou alguns dos devedores. b) Nas obrigaes alternativas, a escolha cabe ao devedor, se outra coisa no se estipulou. Mas no pode o devedor obrigar o credor a receber parte em uma prestao e parte em outra. c) Convertendo-se a prestao em perdas e danos, a obrigao solidria converte-se em obrigao divisvel. d) Se um dos credores solidrios falecer deixando herdeiros, cada um destes s ter direito a exigir e receber a quota do crdito que corresponder ao seu quinho hereditrio, salvo se a obrigao for indivisvel. e) Impossibilitando-se a prestao por culpa de um dos devedores solidrios, subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente; mas pelas perdas e danos s responde o culpado.

74. Assinale a alternativa correta: Nos termos do Cdigo Civil vigente, tm-se por inexistentes (mas subsiste o negcio jurdico): a) As condies incompreensveis b) As condies impossveis, quando resolutivas, e as de no fazer coisa impossvel. c) As condies ilcitas, ou de fazer coisa ilcita d) As condies fsica ou juridicamente impossveis, quando suspensivas e) As condies contraditrias

75. Relativamente s regras gerais sobre a invalidade dos negcios jurdicos, com base no Cdigo Civil, correto afirmar que: a) A invalidade do instrumento induz necessariamente a do negcio jurdico. b) anulvel o negcio jurdico sempre que a lei civil proibir-lhe a prtica, sem cominar sano. c) Ningum pode reclamar o que, por uma obrigao anulada, pagou a um incapaz. d) No caso de coao, de cinco anos o prazo de decadncia para pleitear-se a anulao do negcio jurdico, contado do dia em que ela cessar. e) Se o negcio jurdico nulo contiver os requisitos de outro, subsistir este quando o fim a que visavam as partes permitir supor que o teriam querido, se houvessem previsto a nulidade.

76. Relativamente prescrio e decadncia, com base no Cdigo Civil, incorreto afirmar: a) Dado que no se aplicam decadncia as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrio, o prazo decadencial corre contra os absolutamente incapazes. b) nula a renncia decadncia fixada em lei. c) Se a decadncia for convencional, a parte a quem aproveita pode aleg-la em qualquer grau de jurisdio, mas o juiz no pode suprir a alegao. d) Os prazos de prescrio no podem ser alterados por acordo das partes.

19

e) A renncia da prescrio pode ser expressa ou tcita, e s valer, sendo feita, sem prejuzo de terceiro, depois que a prescrio se consumar.

77. O Cdigo Civil prev algumas hipteses, nas quais a diferena de causa nas dvidas no impede a compensao. Assim, em regime excepcional, est autorizada a compensao de dvidas de causas diferentes, exceto: a) Se provier de furto ou roubo b) Se uma se originar de comodato ou depsito c) Se uma se originar de alimentos d) Se provier de esbulho ou turbao e) Se uma for de coisa no suscetvel de penhora DIREITO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

78. Segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente, a formao tcnico-profissional obedecer aos seguintes princpios: a) Garantia de acesso e freqncia obrigatria ao ensino regular; atividade compatvel com o desenvolvimento do adolescente e incluso digital b) Garantia de acesso e freqncia obrigatria ao ensino regular; integral desenvolvimento da cidadania e horrio especial para o exerccio das atividades c) Garantia de acesso e freqncia obrigatria ao ensino regular; atividade compatvel com o desenvolvimento do adolescente e horrio especial para o exerccio das atividades d) Atividade compatvel com o desenvolvimento do adolescente, incluso digital e horrio especial para o exerccio das atividades e) Desempenho escolar, compatibilidade funcional e proteo integral

79. Relativamente ao direito da criana e do adolescente, correto afirmar: a) Nas comarcas onde no houver Conselho Tutelar instalado, segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente, suas atribuies sero exercidas pela autoridade judiciria. b) Devem ser comunicados ao Conselho Tutelar, pelo dirigente do estabelecimento de ensino, conforme determina o Estatuto da Criana e do Adolescente, ato infracional praticado por adolescente dentro do ambiente escolar. c) O Conselho Tutelar rgo autnomo, permanente, que exerce atividade jurisdicional supletiva, com o objetivo de zelar pelo cumprimento dos direitos infanto-juvenis, definidos no Estatuto da Criana e do Adolescente. d) Com a vigncia do Cdigo Civil de 2002 que fixou a maioridade aos dezoito anos completos , para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, basta que o candidato tenha idade superior a dezoito anos. e) Em cada Municpio e em cada Regio Administrativa do Distrito Federal haver, no mnimo, 1 (um) Conselho Tutelar como rgo integrante da administrao pblica local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela populao local para mandato de 4 (quatro) anos, vedada a reconduo.

80. Relativamente ao direito da criana e do adolescente, com base na Consolidao das Leis do Trabalho, considera-se prejudicial moralidade do menor o trabalho, exceto: a) Prestado de qualquer modo, em teatros de revista, cinemas, buates, cassinos, cabars, dancings e estabelecimentos anlogos. b) Exercido nas ruas, praas e outros logradouros. c) Em empresas circenses, em funes de acrbata, saltimbanco, ginasta e outras semelhantes. d) De produo, composio, entrega ou venda de escritos, impressos, cartazes, desenhos, gravuras, pinturas, emblemas, imagens e quaisquer outros objetos que possam, a juzo da autoridade competente, prejudicar sua formao moral. e) Consistente na venda, a varejo, de bebidas alcolicas.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

81. Sobre a antecipao de tutela, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

20

I) lcito o deferimento de antecipao de tutela contra a Fazenda Pblica, sem restries. II) lcito o deferimento de antecipao de tutela contra a Fazenda Pblica, respeitadas as restries legais. III) ilcito o deferimento de antecipao de tutela contra a Fazenda Pblica. IV) Se o autor, a ttulo de antecipao de tutela, requerer providncia cautelar, poder o juiz, quando presentes os respectivos pressupostos, deferir a medida cautelar em carter incidental do processo ajuizado. a) Somente a afirmativa I esta correta. b) Somente a afirmativa II esta correta. c) Somente as afirmativas II e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. e) Somente as afirmativas I e IV esto corretas. 82. Sobre a averbao da distribuio da execuo, prevista no art. 615-A do CPC, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) A averbao uma faculdade do credor. II) A averbao fica sem efeito se no for comunicada ao juiz no prazo de dez dias, contados de sua concretizao. III) A averbao da distribuio da execuo cria presuno, absoluta, do conhecimento da existncia da execuo por terceiros. IV) Presume-se em fraude execuo a alienao ou onerao de bens efetuada aps a averbao da distribuio da execuo. a) Somente as afirmativas I e IV esto corretas. b) Somente as afirmativas II e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas I e III esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas.

83. Sobre a relao entre duas ou mais aes, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) A existncia da litispendncia pressupe a coexistncia de duas aes idnticas. II) Constituem efeitos processuais da litispendncia, a vedao da propositura de ao idntica, a preveno competncia do juzo para ao idntica que for ajuizada, a imposio de extino, sem provimento de mrito, processo relativo segunda ao proposta, quando idntica primeira, o estabelecimento da litigiosidade coisa, a interrupo da prescrio e a constituio do devedor em mora. III) Constituem efeitos materiais da litispendncia, a vedao da propositura de ao idntica, a preveno competncia do juzo para ao idntica que for ajuizada, a imposio de extino, sem provimento de mrito, processo relativo segunda ao proposta, quando idntica primeira, o estabelecimento da litigiosidade coisa, a interrupo da prescrio e a constituio do devedor em mora. IV) Reputam-se conexas duas ou mais aes, quando lhes forem comuns o objeto e a causa de pedir. a) Somente a afirmativa I est correta. b) Somente as afirmativas II e IV esto corretas. c) Somente a afirmativa IV esta correta. d) Nenhuma das afirmativas est correta. e) Somente as afirmativas I e IV esto corretas.

da do da da do da

84. Sobre o processo cautelar, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) O processo cautelar instrumental em relao ao processo de conhecimento e de execuo, cuja utilidade visa assegurar. II) A tutela cautelar preventiva, posto que se destina a evitar danos utilidade prtica da atividade jurisdicional cognitiva e executiva. III) Predomina no nosso sistema o princpio da tipicidade das medidas cautelares, o que impede que o juiz determine medidas cautelares alm daquelas especificadas no CPC e na legislao extravagante. IV) Nos autos de ao civil de improbidade administrativa podem ser determinadas medidas de natureza cautelar, dentre elas a indisponibilidade de bens, o seqestro de bens e o afastamento do agente pblico do exerccio do cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao. a) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas.

21

b) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. c) Somente as afirmativas I e II esto corretas. d) Todas as afirmativas esto corretas. e) Somente as afirmativas II e III esto corretas. 85. Sobre o mandado de segurana, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: a) O mandado de segurana, por servir de instrumento de tutela jurisdicional nas hipteses em que o direito deduzido no conta com proteo pelas vias do habeas corpus e do habeas data, tem a natureza de garantia residual. b) A controvrsia sobre matria de direito impede a concesso de mandado de segurana. c) O prazo para requerimento do mandado de segurana interrompido por pedido de reconsiderao do ato na via administrativa. d) Os processos de mandado de segurana e os respectivos recursos tero prioridade sobre todos os atos processuais, inclusive habeas corpus.

86. Sobre o direito processual civil, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Admite-se que o preparo seja efetuado no primeiro dia til subseqente, quando a interposio do recurso ocorrer aps o encerramento do expediente bancrio. II) Na execuo civil, a penhora de dinheiro na ordem de nomeao de bens no tem carter absoluto. III) A exceo de pr-executividade admissvel na execuo fiscal relativamente s matrias conhecveis de ofcio que no demandem dilao probatria. IV) cabvel ao monitria contra a Fazenda Pblica. a) Todas as afirmativas esto corretas. b) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. c) Somente as afirmativas II e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. e) Somente as afirmativas III e IV esto corretas.

87. Sobre o direito processual civil, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Na ao civil coletiva, a sentena de procedncia ser genrica, reconhecendo a responsabilidade do demandado pelos danos causados, ficando os destinatrios e a extenso da reparao para serem apurados na liquidao da sentena. II) Na ao de indenizao por dano moral, a condenao em montante inferior ao postulado na petio inicial no implica sucumbncia recproca. III) Na ao de indenizao, procedente o pedido, necessria a constituio de capital ou cauo fidejussria para a garantia de pagamento da penso, independentemente da situao financeira do demandado. IV) cabvel a execuo por ttulo extrajudicial contra a Fazenda Pblica. a) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas. b) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas II e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas. 88. Sobre o direito processual civil, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Nas aes coletivas a sentena far coisa julgada ultra partes, mas limitada ao grupo, categoria ou classe, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficincia de provas, hiptese em qualquer legitimado poder intentar outra ao, com idntico fundamento, valendo-se de nova prova, na hiptese interesses ou direitos difusos. II) Nas aes coletivas a sentena far coisa julgada erga omnes, salvo improcedncia por insuficincia de provas, hiptese em qualquer legitimado poder intentar outra ao, com idntico fundamento, valendo-se de nova prova, na hiptese de interesses ou direitos coletivos. III) Nas aes coletivas a sentena far coisa julgada erga omnes, apenas no caso de procedncia do pedido, para beneficiar todas as vtimas e seus sucessores, na hiptese de interesses ou direitos individuais homogneos. IV) A execuo coletiva de deciso proferida em ao civil coletiva far-se- com base em certido das sentenas de liquidao, da qual dever constar a ocorrncia ou no do trnsito em julgado.

22

a) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. b) Somente as afirmativas II e III esto corretas. c) Somente as afirmativas III e IV esto corretas d) Somente a afirmativa IV esta correta. e) Todas as afirmativas esto incorretas. 89. Sobre o direito processual civil, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: a) Conta-se em dobro o prazo para recorrer, ainda que s um dos litisconsortes haja sucumbido. b) Compete ao Supremo Tribunal Federal conceder medida cautelar para dar efeito suspensivo a recurso extraordinrio que ainda no foi objeto de juzo de admissibilidade na origem. c) Admite-se ao rescisria contra sentena transitada em julgado, ainda que contra ela no se tenha esgotado todos os recursos. d) Compete Justia Federal processar e julgar o crime de falsa anotao da Carteira de Trabalho e Previdncia Social, atribudo a empresa privada. e) O Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer no processo em que oficiou como fiscal da lei, desde que haja recurso da parte.

90. Sobre o direito processual civil, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Havendo republicao de deciso, ainda que desnecessria, reabre-se o prazo recursal. II) O pedido ser alternativo, quando, pela natureza da obrigao, o devedor puder cumprir a prestao de mais de um modo. III) Ao autor vedado apresentar pedido genrico. IV) A tutela inibitria visa inibir o ato contrrio ao direito, possuindo, destarte, natureza preventiva. a) Todas as afirmaes esto corretas. b) Somente as afirmaes I, III e IV esto corretas. c) Somente as afirmaes II, III e IV esto corretas. d) Somente as afirmaes I, II e IV esto corretas. e) somente a afirmao IV est correta.

91. Sobre o direito processual civil, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: a) Na exceo de incompetncia do juzo, a petio dever ser protocolizada no juzo que determinou a citao. b) O pedido sucessivo quando, pela natureza da obrigao, o devedor puder cumprir a prestao de mais de um modo. c) inadmissvel a reconveno em ao declaratria. d) O indeferimento da medida cautelar pleiteada pela parte no obsta a que ela intente a ao principal, nem influi no julgamento desta, mesmo que o juiz, no procedimento cautelar, acolha a alegao de decadncia ou prescrio do direito do autor. e) O arresto, ao contrrio da penhora, no cria para o credor preferncia sobre o bem apreendido.

92. Sobre o direito processual civil, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: a) A sentena de mrito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando proferida por juiz impedido, suspeito ou absolutamente incompetente. b) A petio inicial da ao rescisria ser elaborada com observncia dos requisitos essenciais do art. 282 do CPC, devendo o autor depositar a importncia de 20% (vinte por cento) sobre o valor da causa, a ttulo de multa, caso a ao seja, por unanimidade de votos, declarada inadmissvel ou improcedente. c) O ajuizamento da ao rescisria no impede o cumprimento da sentena ou acrdo rescindendo, ressalvada a concesso, caso imprescindveis e sob os pressupostos previstos em lei, de medidas de natureza cautelar ou antecipao de tutela. d) O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, necessariamente. e) Podem promover a execuo forada, dentre outros legitimados, o juiz, o credor a quem a lei confere ttulo executivo e o Ministrio Pblico, nos casos prescritos em lei.

23

DIREITO INTERNACIONAL E COMUNITRIO

93. Sobre o direito internacional, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Segundo o art. 427 do Tratado de Versalhes, devem reger a normatizao das relaes de trabalho em todo o mundo, dentre outros, os seguintes princpios: o trabalho no deve ser considerado como simples mercadoria ou artigo de comrcio, mas como colaborao livre e eficaz na produo de riquezas, o pagamento aos trabalhadores de um salrio que lhes assegure um nvel de vida sem maiores preocupaes e de acordo com o tempo e a condio de seu pas, a adoo da jornada diria de oito horas ou da semana de quarenta e oito horas e a instituio de um descanso de vinte e quatro horas, no mnimo, a ser gozado necessariamente no domingo. II) A OIT tem como uma das suas funes redigir normas internacionais do trabalho, sob a forma de convenes e recomendaes, que estabeleam as condies mnimas de proteo do trabalho e assegurar-se de sua implementao. III) As convenes da OIT tm a natureza jurdica de tratado internacional. IV) As recomendaes da OIT no possuem carter vinculante, servindo de diretriz para a regulao interna das relaes de trabalho subordinado. a) Todas as afirmativas esto corretas. b) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas II e III esto corretas. d) Somente as afirmativas III e IV esto corretas. e) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas.

94. Sobre os direitos assegurados pelo Pacto Internacional sobre Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Toda pessoa tem direito de gozar de condies de trabalho justas e favorveis, que assegurem uma remunerao que proporcione, no mnimo, a todos os trabalhadores um salrio eqitativo e uma remunerao igual por um trabalho de igual valor, sem qualquer distino. II) Toda pessoa tem direito de gozar de condies de trabalho justas e favorveis, que assegurem condies de trabalho seguras e higinicas. III) Toda pessoa tem direito de gozar de condies de trabalho justas e favorveis, que assegurem o descanso, o lazer, a limitao razovel das horas de trabalho e frias peridicas remuneradas, assim como a remunerao dos feriados. IV) Toda pessoa tem direito a um nvel de vida adequado para si prprio e para sua famlia, inclusive alimentao, vestimenta e moradia adequadas, assim como uma melhoria contnua de suas condies de vida. a) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. b) Somente as afirmativas I e II esto corretas. c) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. d) Todas as afirmativas esto corretas. e) Somente as afirmativas II e IV esto corretas. DIREITO PREVIDENCIRIO

95. Sobre o direito previdencirio, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) A Seguridade Social abrange a Previdncia Social, a Assistncia Social (prestaes pecunirias ou servios prestados a pessoas alijadas de qualquer atividade laborativa) e a Sade Pblica (fornecimento de assistncia mdico-hospitalar, tratamento e medicao), estes dois ltimos sendo prestaes do Estado devidas independentemente de contribuio. II) Previdncia Social o sistema pelo qual, mediante contribuio, as pessoas vinculadas a algum tipo de atividade laborativa e seus dependentes ficam resguardadas quanto a eventos de infortunstica (morte, invalidez, idade avanada, doena, acidente de trabalho, desemprego involuntrio), ou outros que a lei considere que exijam um amparo financeiro ao indivduo (maternidade, prole, recluso), mediante prestaes pecunirias (benefcios previdencirios) ou servios. III) Compete ao Ministrio da Previdncia Social planejar, executar, acompanhar e avaliar as atividades relativas tributao, fiscalizao, arrecadao, cobrana e recolhimentos das contribuies sociais previstas nas alneas a, b e c do pargrafo nico do art. 11 da Lei n. 8.212/1991, das contribuies institudas a ttulo de substituio e das contribuies devidas a terceiros, assim entendidas outras entidades e fundos, na forma da legislao em vigor.

24

IV) Constituem princpios constitucionais da Seguridade Social: universalidade da cobertura e do atendimento, uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais, seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios, irredutibilidade do valor dos benefcios, equidade na forma de participao no custeio, diversidade da base de financiamento e carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregados, dos aposentados e do governo nos rgos colegiados. a) Todas as afirmativas esto corretas. b) Somente as afirmativas I, II e IV esto corretas. c) Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. d) Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. e) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas.

96. Sobre o direito previdencirio, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Segurados obrigatrios so aqueles que devem contribuir compulsoriamente para a Seguridade Social, com direito a benefcios pecunirios previstos para a sua categoria (aposentadorias, penses, por exemplo) e aos servios (reabilitao profissional, por exemplo) a encargo da Previdncia Social. II) As contribuies destinadas ao financiamento da Seguridade Social possuem natureza jurdica tributria, pois esto sujeitas ao regime constitucional peculiar aos tributos. III) O desconto da contribuio do segurado incidente sobre o valor bruto da gratificao natalina (dcimo terceiro salrio) devido quando do pagamento ou crdito da ltima parcela e dever ser calculado em separado e recolhida juntamente com a contribuio a cargo da empresa, at o dia 20 do ms de dezembro, antecipando-se o vencimento para o dia til imediatamente anterior se no houver expediente bancrio no dia 20. IV) O desconto da contribuio do segurado incidente sobre o valor bruto da gratificao natalina (dcimo terceiro salrio) devido quando do pagamento ou crdito da ltima parcela e dever ser calculado em separado e recolhida juntamente com a contribuio a cargo da empresa, at o dia 20 do ms de dezembro, prorrogando o vencimento para o dia til imediatamente posterior se no houver expediente bancrio no dia 20. a) Somente as afirmaes I, II e IV esto corretas. b) Somente as afirmaes I, II e III esto corretas. c) Somente as afirmaes I e IV esto corretas. d) Somente as afirmaes I e III esto corretas. e) Somente as afirmaes II e IV esto corretas. 97. Sobre o direito previdencirio, leia as afirmaes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: a) A organizao da Previdncia Social obedecer, dentre outros, aos seguintes princpios: universalidade de participao nos planos previdencirios, independentemente de contribuio, e preservao do valor real dos benefcios. b) A organizao da Assistncia Social obedecer s seguintes diretrizes: centralizao poltico-administrativa e participao da populao na formulao e controle das aes em todos os nveis. c) A organizao da Previdncia Social obedecer, dentre outros, aos seguintes princpios: universalidade de participao nos planos previdencirios, mediante contribuio, e preservao do valor real dos benefcios. d) A organizao das atividades de sade obedecer, dentre outros, aos seguintes princpios, acesso universal e igualitrio, atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, e vedao da participao da iniciativa privada na assistncia sade. e) O salrio-maternidade no considerado salrio de contribuio.

DIREITO EMPRESARIAL

98. Relativamente empresa individual de responsabilidade limitada, disciplinada pela Lei n 12.441, de 11 de julho de 2011, incorreto afirmar: a) A empresa individual de responsabilidade limitada ser constituda por uma nica pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que no ser inferior a 50 (cinquenta) vezes o maior salrio-mnimo vigente no Pas. b) O nome empresarial dever ser formado pela incluso da expresso "EIRELI" aps a firma ou a denominao social da empresa individual de responsabilidade limitada.

25

c) A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poder figurar em uma nica empresa dessa modalidade. d) A empresa individual de responsabilidade limitada tambm poder resultar da concentrao das quotas de outra modalidade societria num nico scio, independentemente das razes que motivaram tal concentrao. e) Poder ser atribuda empresa individual de responsabilidade limitada constituda para a prestao de servios de qualquer natureza a remunerao decorrente da cesso de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurdica, vinculados atividade profissional. 99. A partir da disciplina jurdica do fato social consumo, correto afirmar: a) Os servios pblicos, por serem objeto de leis prprias, esto excludos do campo de aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor. b) No caso de prestao de servios hospitalares, se o hospital no for sociedade empresria, mas entidade filantrpica, no se configura a relao de consumo. c) Em se tratando de responsabilidade civil pelo fato do produto, regida pelo Cdigo de Defesa do Consumidor, ainda que o fabricante comprove que no colocou o produto no mercado, ele ser responsabilizado objetivamente pelos danos causados aos consumidores. d) O Cdigo de Defesa do Consumidor fixou prazos decadenciais, para os casos de responsabilidade pelo vcio do produto ou do servio, e fixou prazo prescricional, para os casos de responsabilidade pelo fato do produto ou do servio. e) Segundo o Cdigo de Defesa do Consumidor, o Juiz poder inverter o nus da prova quando verificar, de forma cumulativa, a hipossuficincia do consumidor e a verossimilhana de suas alegaes.

100. Relativamente Recuperao Judicial e Extrajudicial da Empresa, regida pela Lei n 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, incorreto afirmar: a) O plano de recuperao judicial no poder prever prazo superior a 1 (um) ano para pagamento dos crditos derivados da legislao do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos at a data do pedido de recuperao judicial. b) O plano de recuperao judicial no poder prever prazo superior a 30 (trinta) dias para o pagamento, at o limite de 5 (cinco) salrios-mnimos por trabalhador, dos crditos de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 (trs) meses anteriores ao pedido de recuperao judicial. c) Os crditos trabalhistas e decorrentes de acidente de trabalho podero ser abrangidos pela recuperao extrajudicial, desde que observada sua preferncia sobre os crditos de outra natureza. d) O pedido de homologao judicial do plano de recuperao extrajudicial no acarretar suspenso de direitos, aes ou execues, nem a impossibilidade do pedido de decretao de falncia pelos credores no sujeitos ao plano de recuperao extrajudicial. e) Aps a distribuio do pedido de homologao judicial do plano de recuperao extrajudicial, os credores no podero desistir da adeso ao plano, salvo com a anuncia expressa dos demais signatrios.

26

You might also like