You are on page 1of 40

Prof Mrcia Xavier Santos Diagnstico da Alimentao Humana

Os carboidratos, tambm chamados de glicdios ou hidratos de carbono, so formados pela fotossntese e compostos por carbono,hidrognio e oxignio.

Os carboidratos so formados nos vegetais, atravs da fotossntese. A fixao do dixido de carbono e da gua em presena da luz solar e da clorofila, faz com que os carboidratos sejam armazenados em algumas partes da planta, como a raiz, as sementes, o fruto, o caule ou a folha.

Fornecimento de energia,pois cada grama de CHO fornece cerca de 4 Kcal;

Reservar glicose no fgado;


Ao poupadora de energia,visto que o organismo utiliza o carboidrato como primeira fonte de energia em relao a lipdios e protenas.

So chamados acares simples, e no podem ser hidrolisados a compostos mais simples,solveis em gua e transportados para todas as partes do organismos... So eles:

Acar obtido atravs da hidrlise dos dissacardios.

encontrada nas frutas e mel,sendo rapidamente absorvida no intestino.

Presente no leite e produtos lcteos, combinada glicose para formar a lactose.Geralmente no encontrada em grandes quantidades na natureza.

So acares simples formados a partir de dois monossacardios combinados,solveis em gua, que necessitam ser hidrolisados em monossacardios para serem absorvidos. So eles...

Glicose+Fruto=Frutose! formada por uma molcula de glicose e outra de frutose,conhecida como acar de mesa,que submetida a processos de purificao para tornar-se branco,proveniente da cana de acar, beterraba e do mel.

Glicose+Galactose=Lactose!

Composta por uma molcula de glicose e uma de galactose,conhecida como acar do leite, formada nos mamferos, sendo o menos doce dos dissacardios.

Glicose+Glicose=Maltose! Composta por duas molculas de glicose,encontrada nos gros em germinao,a maltose formada quando ele se rompem e transformada em malte,sendo muito utilizado na fabricao de cerveja.A maltose pouco encontrada nessa forma nos alimentos.

Os polissacardeos so formados por vrios monossacardeos ligados entre si,e por meio de hidrlise podem se tornar carboidratos mais simples,visto que a maior parte deles composta de glicose. So eles...

a forma de armazenamento de energia,composta de amilose e amilopectina encontradas nas plantas.O cozimento do amido importante,pois alm de intensificar o sabor,rompe as clulas,facilitando o processo de digesto.

So polissacardios formados a partir da quebra do amido,podendo ocorrer no organismo ou encontrados em produtos comerciais.

um polissacardio de reserva animal,armazenado no fgado e tecido muscular,sendo ao organismo quando necessrio para manter nveis normais de glicose no sangue.

um polisscarideo que confere estrutura,dando sustentao aos vegetais,no sendo digerido pelo organismo humano,tambm conhecido como fibras alimentares.

Digesto e Absoro
A digesto dos carboidratos comea na boca pela ao da enzima AMILASE SALIVAR, que responsvel pela hidrlise do amido em substncias menores.

Digesto e Absoro
A amilase salivar continua sua ao por at uma hora aps a juno ao bolo alimentar, mas ela inativada pelo pH da secreo gstrica, fazendo com que NO ocorra digesto dos carboidratos no estomago.

Digesto e Absoro

O quimo chega ao Intestino e sofre a Ao da enzima produzida Pelo pncreas AMILASE PANCRETICA, que ir digerir o amido transformando-o em Oligoelementos.

Digesto e Absoro
Durante a trajetria do quimo pelo intestino delgado o carboidrato sofre varias aes enzimticas:

Maltase
Sacarase Lactase

Maltose
Sacarose Lactose

Glic + Glic
Glic + Frut
Glic + Galact

Digesto e Absoro
Aps a hidrlise dos carboidratos, a glicose deve ser utilizada como fonte energtica para as clulas ou deve ser armazenada na forma de GLICOGNIO (heptico ou muscular). Esse processo de GLICOGNESE. transformao chama-se

Digesto e Absoro
Quando o indivduo entra em hipoglicemia, o organismo se encarrega de disponibilizar a glicose que estava reservada, atravs da ao do hormnio GLUCAGON. Esse processo chama-se GLICOGENLISE

Digesto e Absoro
Quando as reservas de glicose se esgotam, o organismo se v na obrigao de buscar outras fontes energticas, ento retira das reservas de gorduras e protenas, processo conhecido como NEOGLICOGNESE.

BIODISPONIBILIDADE:

Quantidade de nutrientes absorvidas e utilizadas pelo organismo. Isso porque nem todos os nutrientes consumidos so realmente utilizados, podendo existir interaes entre substncias ou entre os prprios

nutrientes dos alimentos, que aumentam ou diminuem a


utilizao.

BIODISPONIBILIDADE:

H uma poro do amido que o organismo humano no capaz de fazer digesto, uma vez que as enzimas gastrointestinais no so capazes de fazer a hidrlise. Este tipo de amido chamado de amido resistente (Ex. aveia).

Fontes Alimentares

Recomendaes
Organizao Mundial da Sade (2003):
50 a 75%;

SBAN (1993):
60 a 70% De preferncia CHO complexos (integrais) e reduo dos Refinados (simples)

Doenas causadas por excesso:


Quando h excesso de ingesto e esgota se a capacidade de armazenar a glicose sob a forma de glicognio, esse excesso transforma se em gordura, depositando se sob a forma de tecido adiposo subcutneo e visceral, causando a OBESIDADE. - Doenas cardiovasculares - Diabetes Mellitus

Doenas causadas por carncia :


Em um processo inverso, quando no h glicose ou glicognio disponvel, o organismo utiliza essa gordura para o fornecimento de energia, causando o EMAGRECIMENTO e DESNUTRIO. Fadiga muscular.

Curiosidade
Acar Invertido: um ingrediente utilizado pela indstria alimentcia e consiste em um xarope quimicamente produzido a partir do acar comum, a sacarose. usado principalmente na fabricao de balas, doces e sorvetes, para evitar que o acar cristalize e d ao produto final uma desagradvel consistncia arenosa.

Fibras Alimentares

Definio
So polissacardeos constituintes de todos os alimentos de origem vegetal que no so digerveis pelo organismo humano.

Classificao
So classificados em dois tipos:
Fibras Solveis; Fibras insolveis.

Fibras Solveis
Fibras solveis em gua;
Fontes: Frutas, aveia, cevada e leguminosas

Principal Funo: apresentam efeito metablico no trato gastrintestinal, retardam o esvaziamento gstrico (aumentam o poder de saciedades) e o tempo do trnsito intestinal, diminuem a absoro de glicose e colesterol.

Fibras Insolveis
Fontes Alimentares: Verduras, farelo de trigo, cereais integrais.
No se dissolvem na gua, Principais Funes: aumentam o bolo fecal, aceleram o tempo de trnsito intestinal. Melhora a constipao intestinal, anulando o risco de aparecimento de hemorridas e diverticulites (inflamao da parede do intestino).

Recomendaes
25g/dia Obs: para se ter um bom efeito nas funes das fibras alimentares, deve se ter uma ingesto de gua adequada.

PERGUNTAS???

You might also like