You are on page 1of 4

A Importncia do Planejamento Estratgico na sobrevivncia das Empresas

Publicado em: 27-07-2010 | Por: Jorge Paulino | Em: Administrao, Atualidades, Cotidiano de estagirios e trainees nas empresas, Educao, Empreendedorismo, Finanas Tags:desafios., efetividade, eficincia; eficcia, Planejamento Estratgico
1 inShare1

Com o atual cenrio econmico mundial globalizado em que a competitividade, as constantes instabilidades polticas e econmicas, alm das inmeras adversidades ambientais, vrias empresas agem de maneira mais instintiva do que atravs de um consciente Planejamento Estratgico. O Planejamento Estratgico torna-se muitas vezes um item secundrio em pocas de crise. Sem um bom Planejamento e uma estratgia bem fundamentada na Administrao Cientfica, as empresas colocam em risco a prpria sobrevivncia em um mercado competitivo. Peter Drucker, no seu livro Introduo a Administrao, define Planejamento Estratgico como: planejamento estratgico um processo contnuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possvel do futuro contido, tomar decises atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessrias execuo destas decises e, atravs de uma retroalimentao organizada e sistemtica, medir o resultado dessas decises em confronto com as expectativas alimentadas. Sintetizando, o Planejamento Estratgico consiste com base na misso e no negcio da empresa, elaborar um Plano de Ao e de Metas com objetivo de garantir a qualidade, o Lucro, e a Marca da Empresa, oferecendo uma viso de futuro, independente do porte da organizao.

A palavra estratgia vem do grego antigo e significa a qualidade ou habilidade do general, o conceito de estratgia, oriundo dos cenrios de guerra, segundo Idalberto Chiavenato no livro Planejamento Estratgico Fundamentos e Aplicaes, As constantes lutas e batalhas ao longo dos sculos fizeram com que os militares comeassem a pensar antes de agir. A conduo das guerras passou a ser planejada com antecipao. Arte de planejar e executar movimentos e operaes visando alcanar ou manter posio relativa e potenciais favorveis a futuras aes tticas sobre determinados Objetivos. STRATEGA Do latim: Arte de explorar condies favorveis com o fim de alcanar Objetivos especficos. STRATEGIA Do grego: Para se obter um perfeito Planejamento, devem ser definidos alguns parmetros, tais como: 1- Quem coordenar? - necessria imparcialidade e experincia. 2- Quais os Nveis de competncia para a elaborao? - necessria a definio da equipe de trabalho. 3- Aonde realizar as reunies? -Pela complexidade e dedicao necessria, o local dever ser neutro, sem as interferncias das rotinas dirias. 4- O Tempo? - O tempo deve ser graduado conforme a complexidade da Empresa. 5- Como definir o Planejamento? -Devemos definir as etapas do planejamento. Modelo de elaborao baseados em 5 Etapas para o Planejamento Estratgico. 1 Definio e aprovao do Negcio e da Misso da empresa a etapa fundamental na elaborao de qualquer planejamento estratgico, a equipe dever se concentrar e desenvolver o trabalho com base na misso e no negcio da empresa. 2 Analise dos Cenrios Interno e Externo No Cenrio Externo, devem-se identificar quais os fatores que podero a mdio e a longo prazo tornaremse Oportunidades ou Ameaas ao desenvolvimento da Empresa.

o momento que o grupo de trabalho, identificam e examinam as foras restritivas e impulsoras do cenrio no sentido de atingir os seus objetivos. As Ameaas podemos destacar: as polticas governamentais, os avanos tecnolgicos, as mudanas econmicas e scio-culturais da rea de atuao, a concorrncia, a localizao geogrfica, a demografia, etc. As Oportunidades os fatores destacados como ameaas podero tambm se tornar um novo nicho de oportunidades, necessrio que a Equipe tenha todos os dados dos cenrios e no potencial de mercado da empresa e perceber e registrar quais fatores poderiam favorecer o desenvolvimento da organizao. No Cenrio Interno, deve-se diagnosticar a sade da empresa quais os fatores internos que podero a mdio e a longo prazo tornaremse Ameaas ao desenvolvimento da Empresa. As Fraquezas consiste em analisar os fatores que esto afetando o desempenho da empresa. Nesta fase devem ser verificados: os sistemas de informao, os recursos humanos, materiais, financeiros e tecnolgicos, os controles internos, a filosofia e a cultura, a estrutura organizacional e a fsica, o estilo gerencial, a qualidade dos produtos e dos servios, etc. As Foras consiste em verificar o que a empresa possui de bom, quais so os seus pontos fortes e que se destacam no mercado e, dentro dos itens relacionados acima como fraquezas, e buscar todos os fatores positivos relacionados. 3 Formulao de Estratgias As estratgias so definidas com base na anlise dos dados levantados (nos Cenrios Externos e Internos), e pela definio dos principais objetivos e no agrupamento dos temas propostos. Toda a estratgia dever estar voltada para um Cenrio Futuro da Empresa, estar de acordo com a misso, viso, negcio e ambiente e principalmente conter aes que possam inovar os processos atuais e futuros. Devem ser detalhadas, toda a Estrutura bsica do plano de ao, os Objetivos do Plano de Ao, e as Estratgias. 4 Implementao dos projetos talvez a etapa mais difcil, face necessidade de sensibilizao e conscientizao dos recursos humanos sobre a importncia do Plano de Ao. Hoje, algumas empresas optam por efetuar uma gesto participativa em algumas etapas deste planejamento; buscando promover um comprometimento de todos.

Um outro importante aspecto do planejamento estratgico, seguir o cronograma de acordo com Plano de Ao, e estar atento ao mercado, aos cenrios externos, as mudanas econmicas, as Catstrofes Naturais e etc. 5 Acompanhamento e Avaliao O planejamento estratgico no pode ser esttico/fixo , como todo processo precisa ser dinmico, dever ser permanentemente acompanhado e constantemente revisado/atualizado sempre que necessrio os desvios e as necessidades devero ser corrigidas com maior brevidade possvel. Independente do porte da Empresa deve-se elaborar um planejamento consistente e conciso, as empresas de Mdio e de Pequeno porte, tem a tendncia de preocupar-se mais em produzir do que em fazer um planejamento estratgico que traga eficincia e eficcia. Hoje, a palavra de ordem do mercado competitividade! E esta situao tende a se agravar de forma substancial, principalmente porque a formula para as empresas se destacarem nesse mercado competitivo ser melhor que o seu concorrente. A gesto dever ser sempre evolutiva e em tempos de crise, as empresas no devero assumir riscos desnecessrios. Um planejamento estratgico consistente e conciso deve ser o diferencial da empresa num mercado altamente competitivo.

You might also like