You are on page 1of 19

Captulo V RESISTNCIA E LEI DE OHM

Georg Simon Ohm (1787 1854)


Descobridor dos fundamentos da eletrocintica, que estuda as correntes eltricas em movimento, o fsico alemo Georg Ohm fixou a lei conhecida por seu nome e em sua homenagem se denominou a unidade de resistncia eltrica no sistema internacional de unidades. Georg Simon Ohm nasceu em Erlangen em 16 de maro de 1787. Formou-se em fsica pela Universidade de Erlangen e em 1813 tornou-se professor em Bamberg. Em 1817 ensinou fsica e matemtica em Colnia e, em 1826, na Escola de Guerra de Berlim. Dirigiu a Escola Politcnica de Nuremberg e lecionou em Munique. Recebeu em 1841 a medalha Copley da Royal Society de Londres e em seguida tornou-se membro da instituio. Ohm promoveu a pesquisa cientfica dos fenmenos eletrocinticos e esclareceu as diferenas entre eletricidade trmica e galvnica, bem como entre intensidade e quantidade de eletricidade. Por volta de 1830, comprovou o fenmeno da polarizao das pilhas, e em 1852 estudou a interferncia dos raios luminosos polarizados nas lminas cristalinas. A lei de Ohm, exposta na obra Die galvanische Kette mathematisch bearbeitet (1827Estudo matemtico da corrente galvnica), refere-se a correntes estacionrias e combina as trs quantidades bsicas consideradas num circuito: a fora eletromotriz total, a intensidade da corrente e a resistncia total do circuito. Ohm demonstrou que, num circuito, a corrente diretamente proporcional fora eletromotriz total do circuito e inversamente proporcional resistncia total do mesmo. Ohm morreu em Munique em 6 de julho de 1854. [http://pessoal.educacional.com.br/up/50280001/2756140/t1315.asp]

5.1 - RESISTNCIA ELTRICA A energia eltrica que chega em nossas residncias transportada por fios constitudos de materiais bons condutores e, mesmo assim, ocorre uma certa perda de energia. Esta perda ocorre devido resistncia dos fios, onde existe um aquecimento e por isso nem toda a energia gerada utilizada pelos consumidores. I I

VAB Fig.5.1 Origem da resistncia eltrica

Analisando a Figura 5.1, podemos dizer que as cargas mveis que constituem a corrente, aceleradas pela ddp, realizaro colises com os tomos ou molculas do condutor. Isso representa uma oposio oferecida pelo fio passagem de corrente. Evidentemente a corrente no condutor ser maior ou menor, dependendo da oposio.

V2

Eletricidade, magnetismo e consequncias _________________________________________________________________________________________________

Resistncia eltrica , qualitativamente, a oposio passagem da corrente eltrica no interior de um condutor. O fato da temperatura de um condutor sofrer uma elevao quando uma corrente eltrica circula por ele a evidncia da oposio enfrentada pelo movimento dos eltrons. Nos metais, onde existem vrios eltrons livres, estes entram em movimento quando se lhes aplica uma ddp. Dizemos que os metais, de um modo geral, so bons condutores, pois oferecem pequena resistncia. Enquanto isso, o carbono, por exemplo, possui menos eltrons livres. Portanto, a passagem de corrente se torna mais difcil, logo a resistncia maior. 5.2 DEFINIO DE RESISTNCIA E MTODOS DE MEDIO a) Definio Define-se resistncia eltrica (R) de um corpo como a relao entre a tenso aplicada V ab entre as extremidades do mesmo e a intensidade de corrente (I) que o percorre.
R= Vab I

que podem funcionar como voltmetros, ampermetros e tambm como ohmmetros. Quando o multmetro est selecionado para ser usado como ohmmetro, para saber o valor da resistncia de um componente qualquer, basta ligar o mesmo s ponteiras do instrumento. A leitura da posio do ponteiro (instrumento analgico) sobre a escala nos fornecer o valor da resistncia medida. Esta medio pode tambm ser feita atravs de um ohmmetro digital, onde a leitura feita diretamente no display do medidor. Um outro instrumento de medio direta a Ponte de Medio de Resistncias que, em geral, fornece um valor de maior preciso. Observao: Toda medio com ohmmetro ou ponte deve ser feita com circuito desenergizado. c) Medio de continuidade de um condutor ou chave O teste de continuidade de um condutor consiste em verificar se um condutor est inteiro ou interrompido.

(5.1)
VA

Com

No sistema Internacional de Unidades a resistncia eltrica medida em Ohm (). u(R) = u(Vab) / u(I) = V / A = Ohm (). 1 a resistncia eltrica de um condutor onde, por exemplo, uma ddp de 1V aplicada entre seus terminais ocasiona uma corrente de 1A atravs dele. b) Instrumentos de medio A resistncia eltrica pode ser medida indiretamente usando um voltmetro e um ampermetro e usando a Equao 5.1 ou pode ser medida diretamente com o ohmmetro. Existem aparelhos, denominados multmetros,
Fig.5.2 Teste de continuidade de um fio usando um ohmmetro

1) Com os cabos nos bornes Comum e V- colocamos o seletor em ohmmetro numa dada escala. 2) Encostamos as ponteiras do medidor nos terminais do condutor (Figura 5.2). 3) Se aparecer um valor baixo, por exemplo 0, significa que o condutor est inteiro, se aparecer 1 (nos digitais) ou (nos analgicos), indica que o condutor est interrompido (resistncia infinita).

Resistncia e lei de Ohm V- 3 _________________________________________________________________________________________________

O mesmo teste pode ser feito para verificarmos a condio de uma chave. Se ela estiver fechada, a resistncia medida aproximadamente zero, e se estiver aberta, a resistncia medida ser infinita, ou seja, aparecer no visor o valor 1 (nos digitais). d) Medio de resistncia pelo mtodo direto 1) Com os cabos nos bornes Comum e VA colocamos o seletor em ohmmetro numa dada escala. 2) Aps, colocam-se as ponteiras no medidor em paralelo com os terminais do resistor.(Figura 5.3) 3) O ponteiro deflexionar at o valor (se for analgico) ou visor mostrar a indicao (se for digital). 4) interessante medir tambm noutra escala para comparar as leituras.
Fig.5.4 Medio de resistncia pelo mtodo indireto

Conhecendo-se a d.d.p e a corrente que passa no resistor, podemos calcular o valor da resistncia pela equao 5.1 repetida aqui:
R= Vab I

VA Com

5.3 - RESISTNCIA E RESISTIVIDADE As diversas experincias mostraram que a resistncia eltrica de um condutor depende, basicamente, de quatro fatores: o seu comprimento, a rea de sua seo transversal, o material de que ele feito e da temperatura.
a) Comprimento de um condutor (l)

Fig.5.3 Medio de resistncia com ohmmetro


ou ponte

e) Medio da resistncia de um resistor pelo mtodo indireto A medida de uma resistncia poder tambm ser feita usando-se um voltmetro e um ampermetro. Nesse caso, os aparelhos devem ser ligados da maneira mostrada na Figura 5.4. O voltmetro nos fornece o valor da d.d.p. (VAB) entre os extremos do resistor (R) e o ampermetro indica o valor da corrente (I) que passa neste resistor.

Em condutores feitos do mesmo material e com mesma rea de seo transversal, mantidos a mesma temperatura, a resistncia eltrica diretamente proporcional ao comprimento (l), ou seja, ser verificada maior resistncia no condutor de maior comprimento. (R l, = smbolo de proporcionalidade).

V4

Eletricidade, magnetismo e consequncias _________________________________________________________________________________________________ Comprimento menor menor resistncia Comprimento maior maior resistncia

Cobre Cobre

a) 1,2 mm = 0,12 cm = 12x10-2 cm b) 43 mm = 0,043 m = 43x10-3 m c) 23,50 m = 2350 cm = 2350x10-2 m


Km2 hm2 dam2 m2 dm2 cm2 mm2

b) rea de Seo Transversal (A)

0, 3, 15 36, 00

2, 02 45

50 50

Em condutores feitos do mesmo material e com o mesmo comprimento, mantidos a uma mesma temperatura, a resistncia eltrica inversamente proporcional rea da seo transversal, ou seja, ser verificada maior resistncia no condutor de menor rea de seo transversal.
rea da seo menor maior resistncia rea da seo maior menor resistncia

No caso de medidas de rea a vrgula salta de duas em duas casas de cada vez obtendo-se: a) 2,5 mm2 = 0,0250 cm2 = 2,5x10-2 cm2 b) 36,45 cm2 = 0,003645 m2= 36,45x10-4m2 c) 3,15 m2 = 315 dm2 = 31500 cm2 2) rea dos condutores Algumas vezes conhecemos o raio ou dimetro dos condutores cilndricos (fios) e necessitamos calcular as suas reas. Para tal, utilizamos a Equao 5.2 ou 5.3. A = .r2 (5.2) r = d/2; A = . (d/2)2; A = .d2/4 (5.3)

Prata Prata

Assim sendo, podemos afirmar que, para um fio condutor de um dado material e a uma certa temperatura, sua resistncia eltrica ser proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional rea de sua seo transversal. Consideraes sobre o clculo da rea 1) Converses Muitas vezes necessrio realizar algumas converses nas unidades de comprimento e de rea, por isso faremos uma rpida reviso usando a regra das casinhas. Iniciaremos com algumas converses de medidas lineares.
Km hm dam m dm cm mm

Onde: A = rea da seo do condutor = 3,1416 r = raio do condutor d = dimetro do condutor


c) Resistividade ( ) Resistividade a constante de proporcionalidade que depende exclusivamente do material que constitudo o condutor e da temperatura em que ele se encontra. Essa constante indicada pela letra grega (R). Pelo exposto anteriormente podemos escrever que:
R= . A

0, 2 0, 3, 0 5 4 0

1, 1 3

2 2

(5.4)

Neste caso a vrgula salta de uma em uma casa de cada vez obtendo-se:

Resistncia e lei de Ohm V- 5 _________________________________________________________________________________________________

No Sistema Internacional de Unidades (SI), medido em . m. 1 . m a resistividade de um material que tem, por exemplo, 1 de resistncia eltrica, para um comprimento de 1m e rea da seo transversal de 1m2. Pela relao R = .l/A podemos ver que, tomando-se vrios fios de mesmo comprimento e de mesma rea, porm feitos de materiais diferentes, haver menor resistncia naquele que possuir menor resistividade. Conclumos, ento, que, quanto menor for a resistividade de um material, menor ser a oposio que este material oferecer a passagem de corrente atravs dele.
Tungstnio Prata Resistividade maior maior resistncia Resistividade menor menor resistncia

Grafite Silcio puro

(4075)x 10-8 2,5 x 103

0,5 x10-3 -70 x 10-3

Existem tabelas prticas de resistividades de materiais expressas em .mm2/m. Neste caso o valor da resistividade 106 vezes o valor da Tabela 5.1. Neste caso, por exemplo, a resistividade de cobre ser 1,7x10-2 .mm2/m. Exemplo Resolvido 5.1: Calcule o valor da resistncia eltrica de um fio de cobre de 40 m de comprimento e 0,25 mm2 de rea de seo transversal na temperatura de 20 C. Soluo: R = ? l =40m, A= 0,25mm2= 0,25xl0-6m2 = 20 C; = 1,7x10-8 m
R= . 1,7x10-8 m.40m = = 2,72 A 0,25x10 6 m 2

Uma substncia ser tanto melhor condutora de eletricidade quanto menor for o valor de sua resistividade. Na tabela 5.1 esto indicados os valores de resistividade de alguns materiais, para temperatura de 20C.
Tabela 5.1 Tabela de resistividades aproximadas de alguns materiais tpicos a 20 C1
Material Resistividade (.m) Coefic. de temp. (oC-1)

Exemplo Resolvido 5.2: Refaa o problema acima supondo que a resistividade do cobre est sendo expressa por = 1,7x10-2.mm2/m. Soluo: R = ? l = 40m; A = 0,25mm2; = 20 C; = 1,7x10-2.mm2/m;
R= . 1,7x10 -2 .mm 2 /m.40m = = 2,72 A 0,25mm 2

Prata Cobre Ouro Alumnio Tungstnio Zinco Ferro Platina Estanho Manganina Constantan Mercrio Nicromo
1

1,60 x10-8 1,70 x l0-8 2,40 x l0-8 2,60 x 10-8 5,50 x 10-8 6,00 x 10-8 10,0 x 10-8 10,6 x 10-8 12,0 x 10-8 42,0 x 10-8 50,0 x 10-8 94,0 x 10-8 100 x 10-8

4,1 x10-3 4,3 x10-3 3,4 x10-3 4,4 x10-3 4,5 x10-3 3,8 x10-3 6,5 x10-3 3,9 x10-3 4,2 x10-3 0,002 x10-3 0,01 x10-3 0,89 x10-3 0,13 x10-3

d) Temperatura A resistividade de um material pode sofrer variaes conforme a temperatura. Podese admitir como lineares as variaes de resistividade, para valores at cerca de 100C, porm nem todos os materiais se comportam de mesma maneira. Analisando a estrutura interna dos slidos, possvel entender por que a resistncia eltrica destes corpos varia com a temperatura. Sob o ponto de vista da Fsica Moderna, a resistncia eltrica de um slido depende basicamente de dois fatores: do nmero de eltrons livres existentes em sua estrutura e da mobilidade destes eltrons ao se deslocarem atravs de sua rede cristalina. 1 Caso: Materiais com coeficiente de temperatura positivo

Compilado de Resnick, Halliday &Krane, Fsica 3

V6

Eletricidade, magnetismo e consequncias _________________________________________________________________________________________________

Os metais e alguns outros materiais sofrem um acrscimo da resistividade quando a temperatura cresce. Eses materiais so conhecidos pela sigla PTC (Positive Temperature Coefficient). A Figura 5.5 apresenta o comportamento de um condutor de tungstnio (usado nos filamentos de lmpadas) quando mantido temperatura ambiente e quando aquecido. O grfico da resistncia x temperatura, mostra claramente que a resistncia do condutor de tungstnio aumenta com o aumento da temperatura.

R = 5 R () 5 3

R<5

t1

t2

t(C)

Fig.5.6 - Coeficiente de temperatura negativo

3 Caso: Materiais temperatura nulo

com coeficiente de

R = 5 R () 5

R>5

O terceiro caso agora a combinao dos 1 e 2 casos, isto , a resistividade do condutor no varia com a temperatura. Um dos bons exemplos a manganina que possui o coeficiente de temperatura praticamente nulo. (Ver tabela 5.1)

0 t1 t2 t(C) R = 5 R () 5

R=5

Fig.5.5 - Coeficiente de temperatura positivo

2 Caso: Materiais com coeficiente de temperatura negativo


0

Em alguns materiais, como a grafita e muitos semicondutores, o fenmeno ocorrido diferente do citado no primeiro caso, ou seja, quando aquecidos, esses materiais sofrem uma reduo da resistividade. Neste caso a sigla NTC. Abaixo mostramos o que acontece quando um pedao de grafita aquecido. Atravs do grfico da Figura 5.6 podemos verificar o seu comportamento.

t1

t2

t(C)

Fig.5.7 - Coeficiente de temperatura nulo

Se a resistividade no varia a resistncia eltrica tambm no varia. Observe o grfico da Figura 5.7. Anteriormente foi mostrada uma tabela de resistividades de alguns materiais, sendo que a mesma vlida para ambientes temperatura de 20C. Isso significa que a resistividade pode assumir valores diferentes para outras temperaturas. A expresso para calcular a resistividade em funo da temperatura dada por:
= 1+ . t) o .(

(5.5)

Resistncia e lei de Ohm V- 7 _________________________________________________________________________________________________

Onde: = resistividade do material, em (.m), temperatura t; o = resistividade do material, em (.m), uma temperatura de referncia to; t = t-to = variao da temperatura, (emC); = coeficiente de temperatura do material, em (C-1). 5.4 - SUPERCONDUTIVIDADE O grfico da Figura 5.8 mostra que, diminuindo-se a temperatura de uma substncia metlica, sua resistncia diminui de valor.
R ( ) R R

Fig.5.9 Smbolos do resistor

a) Especificaes dos resistores Os resistores tm trs importantes especificaes: resistncia (), tolerncia (%) e potncia (Watts). Pelo exame visual do resistor possvel descobrir estas especificaes. - Resistncia: nos resistores de fio os valores esto normalmente inscritos no corpo do componente; nos de carvo, o valor identificado por um cdigo de cores. - Tolerncia: A resistncia raramente um valor exato indicado no resistor. Seria extremamente difcil e caro fabricar resistores exatamente com o valor marcado. Por essa razo, os resistores possuem uma especificao de tolerncia. Por exemplo, um resistor de 100 pode ter uma tolerncia de 10%. Portanto, o valor real do resistor pode ser qualquer um entre 90 e 110 . Tolerncias de 5%, l0% e 20% so comuns para resistores de carvo. Resistores de preciso tm tolerncia de 2%, 1% ou ainda menor. - Potncia: A especificao de potncia se refere ao valor mximo de potncia (medida em watt) ou calor que o resistor pode dissipar sem queimar-se ou alterar seu valor. Quanto maior o tamanho fsico do resistor, maior potncia ele pode dissipar. Os resistores de carvo, em geral, possuem baixas especificaes de potncia; so comuns especificaes de 2,5 W, 2 W, 1 W, 1/2 W, 1/4 W e 1/8 W. Os resistores de fio podem suportar potncias muito maiores, como por exemplo, 5 W, 7 W, 10 W, 25 W, 50 W etc.

(-)

t1

t2

t(C )

Fig.5.8 Variao da resistncia em temperaturas muito negativas

Nota-se que a resistncia tende a zero quando obtivermos uma temperatura negativa igual ao zero absoluto (0 Kelvin = - 273,15 C). A supercondutividade uma propriedade de um nmero limitado de materiais que apresentam resistncia eltrica nula quando submetidos a temperaturas muito baixas porm bem acima de 0K. Assim o efeito Joule no fio nulo. O problema prtico est na refrigerao do fio supercondutor por isso ele ainda raramente usado em aplicaes comerciais. 5.5 - RESISTORES Resistor um componente fsico que possui a propriedade denominada de resistncia eltrica e que se destina a limitar a corrente em certas partes de um circuito eltrico. Considera-se um componente como resistor quando ele transforma a energia eltrica consumida integralmente em calor.

V8

Eletricidade, magnetismo e consequncias _________________________________________________________________________________________________

1 /8 W 1 /4 W 1 /2 W 1W

5.12. Na ausncia do quarto anel, a tolerncia ser de 20%.

Tabela 5.2 Cdigo de cores para resistores

2 ,5 W

Fig.5.10 Tamanho real dos resistores de carvo

R e s is to r d e c a r v o

b) Cdigo de cores para resistores de carvo

Como usar este cdigo? Vamos supor que temos um resistor cujas cores, na ordem, sejam amarelo, violeta, vermelho e ouro. Os dois primeiros anis fornecem os dois primeiros algarismos que formam a resistncia do componente2. No nosso caso, temos: Amarelo = 4; Violeta = 7 Primeiros dois algarismos = 47 O terceiro anel nos d o fator de multiplicao ou nmero de zeros. No caso, o vermelho indica que se deve acrescentar dois zeros ou multiplicar por 100. Juntando, temos: 4700 = 4700 ou 4K7 que o valor do resistor. Como o quarto anel o ouro, a tolerncia do resistor ser de 5%. Isto significa que o resistor pode ter um valor entre 4465 (4700 235) e 4935 (4700+235), pois 5% de 4700 igual a 235. Existem resistores com cinco anis coloridos, sendo que a nica diferena do cdigo citado anteriormente que o terceiro anel representa o 3 algarismo. O quarto e o ltimo representam, respectivamente, o multiplicador e a tolerncia. Esses resistores so de maior preciso (2% e 1%). Supondo que temos um resistor cujas cores, na ordem, sejam laranja, amarelo, cinza, preto e marrom, teramos, ento, um resistor de 348 1%.

1 anel (1 algarismo) 2 anel (2 algarismo)

4 anel (tolerncia) 3 anel (multiplicador)

Fig.5.11 Identificao dos quatro anis

No corpo dos resistores de carvo so pintados anis coloridos que obedecem a uma codificao (Tabela 5.12). O cdigo de cores constitudo, normalmente, de quatro anis coloridos, sendo que os trs primeiros indicam o valor da resistncia do resistor, enquanto que o quarto anel indica a tolerncia do resistor. A ordem dos anis tem como referncia o anel 1, o mais prximo de um dos terminais do resistor, sendo este anel o primeiro, conforme ilustrao acima. Cada cor tem um valor que depende do anel em que est, segundo a Tabela
COR 1 faixa preto -marrom 1 vermelho 2 laranja 3 amarelo 4 verde 5 azul 6 violeta 7 cinza 8 branco 9 prata -ouro -2 faixa 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 --3 faixa 4 faixa x1 -x101 1% x102 2% x103 -x104 -5 x10 -x106 -x107 ------x10-2 10% x10-1 5%

http://www.eletronicadidatica.com.br/componentes/resistor/resistor.ht m

Resistncia e lei de Ohm V- 9 _________________________________________________________________________________________________

1 anel (1 algarismo) 2 anel (2 algarismo) 3 anel (3 algarismo)

5 anel (tolerncia) 4 anel (multiplicador)

1) carvo Os resistores de carvo, carbono ou grafite, como tambm so conhecidos, so facilmente identificados, pois em seu corpo so pintadas faixas coloridas que obedecem a um cdigo de cores. Num tubo de porcelana depositada uma fina camada de grafite, cuja espessura e largura (ela forma um espiral) determinam a resistncia que o resistor ter.3

Fig.5.12 Identificao dos cinco anis

Srie comercial de resistores Os resistores so fabricados de acordo com a porcentagem de tolerncia, de tal modo que seus valores cubram todos os valores previstos pela porcentagem, sem necessidade de se fazerem valores individuais. Como exemplo, citamos a tabela abaixo, onde mostramos os valores existentes na srie E24.
Tabela 5.2 - Srie comercial de resistores - Srie E24 - 5%
1.0 1.1 1.2 1.3 1.5 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.7 3.0 3.3 3.6 3.9 4.3 4.7 5.1 5.6 6.2 6.8 7.5 8.2 9.1 10 11 12 13 15 16 18 20 22 24 27 30 33 36 39 43 47 51 56 62 68 75 82 91 100 110 120 130 150 160 180 200 220 240 270 300 330 360 390 430 470 510 560 620 680 750 820 910 1.0K 1.1K 1.2K 1.3K 1.5K 1.6K 1.8K 2.0K 2.2K 2.4K 2.7K 3.0K 3.3K 3.6K 3.9K 4.3K 4.7K 5.1K 5.6K 6.2K 6.8K 7.5K 8.2K 9.1K 10K 11K 12K 13K 15K 16K 18K 20K 22K 24K 27K 30K 33K 36K 39K 43K 47K 51K 56K 62K 68K 75K 82K 91K 100K 110K 120K 130K 150K 160K 180K 200K 220K 240K 270K 300K 330K 360K 390K 430K 470K 510K 560K 620K 680K 750K 820K 910K 1.0M 1.1M 1.2M 1.3M 1.5M 1.6M 1.8M 2.0M 2.2M 2.4M 2.7M 3.0M 3.3M 3.6M 3.9M 4.3M 4.7M 5.1M 5.6M 6.2M 6.8M 7.5M 8.2M 9.1M 10M 11M 12M 13M 15M 16M 18M 20M 22M

Fig.5.13 Resistores de carvo

A grafite apresenta uma resistividade considervel, de modo que podemos obter com certa facilidade resistncias numa faixa muito grande de valores. Podemos encontrar resistores com valores que podem variar de 10, ou menos, a mais de 20M. Sobre a capa de grafite existe uma tinta protetora que impede que elementos externos possam influir na resistncia. 2 ) fio Se enrolarmos um pedao de fio condutor num corpo no condutor (Figura 5.14), teremos um componente com uma resistncia determinada.

Fig.5.14 Resistores de fio 3

c) Alguns tipos de resistores c.l. Quanto ao material

O fio geralmente usado uma liga de nquel e cromo chamada nicromo, que tem a resistividade muito maior do que a do cobre. O corpo que serve de suporte normalmente um tubo de cermica. Depois, so acrescentados
3

http://www.eletronicadidatica.com.br/componentes/resistor/resistor.ht m

V 10

Eletricidade, magnetismo e consequncias _________________________________________________________________________________________________

terminais condutores e todo resistor coberto com uma camada protetora. A faixa de valores de resistncia pode variar de menos de l a vrios milhares de ohms. A tcnica de fio tambm utilizada para produzir resistores de valor preciso. Tais resistores de preciso so muito requisitados em circuitos medidores. c.2. Quanto ao funcionamento 1) fixos So resistores que apresentam um valor fixo de resistncia. 2) ajustveis So resistores cuja resistncia eltrica pode ser ajustada dentro da faixa nominal do mesmo. Uma vez ajustado sua resistncia dever permanecer fixa. - De fio: Esse resistor possui um contato cuja posio pode ser alterada, pois fixado com um parafuso permitindo o ajuste do valor da resistncia desejada. A dependncia da resistncia de um fio com seu comprimento resulta numa aplicao importante em um resistor de resistncia ajustvel, denominado reostato. Com o reostato possvel variar a resistncia de um circuito e, assim, torna-se possvel aumentar ou diminuir a corrente neste circuito.

A e C. Observe que a corrente que sai do polo positivo da bateria percorre o trecho AB do reostato, prosseguindo atravs do cursor at o polo negativo da bateria.
I I

+ -

Fig.5.16 Circuito com reostato

No h corrente passando no trecho BC, pois estando o circuito interrompido em C, a corrente no poder prosseguir atravs deste trecho. Exemplo resolvido 5.3: A bateria do circuito anterior estabelece entre os pontos A e B uma tenso constante de 12V. Suponha que o resistor AC do reostato seja constitudo por um fio uniforme, cuja resistncia total RAC = 100. Determine a corrente no circuito para as seguintes posies do cursor: a) No ponto mdio do fio AC; No ponto mdio, teremos RAC/2, ento R = 100 /2 = 50. V Como se sabe I = AB ; R ento I =
12V = 0,24A 50

Fig.5.15 Reostato de movimento linear 3

b) Na extremidade C do resistor. Neste caso R = RAC = l00. 12V V Como I = AB , ento, I = 100 R
I = 0, 12A

Observe, agora, o circuito da Figura 5.16, onde apresentamos um tipo muito comum de reostato, constitudo por um comprido fio AC, de resistncia aprecivel e um cursor B, que pode ser deslocado ao longo deste fio, estabelecendo contato em qualquer ponto entre

Outra aplicao do reostato a sua utilizao como um divisor de tenso. Ao lado, podemos controlar qualquer frao da tenso total da bateria at zero, movimentando o contato deslizante para baixo, ou seja, dessa

Resistncia e lei de Ohm V - 11 _________________________________________________________________________________________________

forma podemos alterar o funcionamento do aparelho representado na Figura 5.17.

cursor podemos variar a resistncia entre zero e o valor mximo4.

Ap

Fig.5.17 Uso do reostato como divisor de tenso

Fig.5.19 Potencimetro: Aparncia real

- De carvo (trim-pot): So resistores que possuem um cursor, e este pode ser movido por meio de um boto plstico, ou ainda por meio de uma chave de fenda introduzida numa abertura que tem a finalidade de ajustar a resistncia desejada. Nos trim-pot o terminal central corresponde ao cursor. Esse cursor se movimenta sobre uma trilha de grafite.
Com boto plstico Eixo de fenda

Os potencimetros so usados quando precisamos alterar o valor da resistncia a qualquer momento de maneira acessvel. Existem potencimetros miniatura, para aparelhos de pequeno porte (rdios portteis, etc.), e tambm potencimetros maiores, que possuem uma trilha de fio de nicromo enrolado em espiral, permitindo assim trabalhar com correntes maiores.
Terminal do cursor Terminais extremos Pelcula resistiva ou enrolamento de fio Eixo

Fig.5.18 Trimpots: Aparncia real e simbologia

Cursor mvel

Conforme a posio dele podemos ter uma resistncia diferente entre ele e um dos extremos. A trilha de grafite apresenta certa resistncia fixa de ponta a ponta, que d o valor nominal do trim-pot. Geralmente, uma vez ajustado, sua resistncia dever permanecer fixa. 3) variveis (potencimetros) So resistores com trs terminais, cuja resistncia depende da ao externa. Tem-se um elemento de grafite (ou enrolamento de fio) que apresenta certa resistncia de extremo a extremo e que d o valor do componente, sobre o qual corre um cursor acionado por um eixo. Girando este

Fig.5.20 - Potencimetro: Composio

d) Resistores no-lineares

d.1. LUMISTOR: (LDR - light dependent resistor) Os resistores LDR, tambm chamados de fotoresistores, tm seu comportamento condicionado pela luz incidente sobre eles. Apresentam uma resistncia elevada no escuro e, quando expostos luz, tm sua condutividade aumentada, isto , oferecem baixa resistncia eltrica sob iluminao. Alguns LDR encontrados no mercado tm resistncia eltrica da ordem de 1 M no escuro, que pode cair a algumas centenas de
4

http://www.eletronicadidatica.com.br/componentes/resistor/resistor.ht m

V 12

Eletricidade, magnetismo e consequncias _________________________________________________________________________________________________

ohms ou menos sob a luz. Os LDR podem ser utilizados em diversos dispositivos prticos como fotmetros, alarmes, controle automtico de brilho em TV etc. d.2. TERMISTOR Os termistores so resistores no-lineares em que a sua resistncia varia com a variao da temperatura. Em muitos circuitos eletrnicos de funcionamento crtico exigido um controle apurado de parmetros como a temperatura. Para isso necessrio detectar as variaes trmicas o que pode ser feito pelos termistores. Esses resistores so classificados conforme o seu comportamento como termistores NTC (Negative Temperature Coefficient) ou PTC (Positive Temperature Coefficient). * NTC - Os termistores NTC so resistores de coeficiente trmico altamente negativo, o que significa que sua resistncia diminui quando aumenta a temperatura. So feitos a partir de xidos metlicos de elementos como o ferro, cromo, mangans, cobalto e nquel. Dentre as aplicaes prticas dos NTC citamos sua utilizao como elemento bsico dos termmetros eletrnicos, na estabilizao do funcionamento de determinados circuitos sensveis a temperatura etc.

notvel que, mesmo dentro de sua faixa de operao trmica, eles podem apresentar variao na resistncia ao nvel de vrias potncias de dez. PTC Os so

Fig. 5.23 Grfico de tenso x corrente numa resistncia constante

empregados como limitadores de corrente, sensores de temperatura e protetores contra sobreaquecimento em equipamentos tais como motores eltricos. Tambm encontram aplicao como termostatos. 5.6 LEI DE OHM O cientista alemo Georg Simon Ohm, no sculo IXX, realizou, pela primeira vez, vrias experincias, medindo tenses e as correntes correspondentes em diversos condutores feitos de substncias diferentes.

- to

+ to

V A I + Vab -

Fig.5.21 Smbolos do NTC e do PTC

* PTC - So termistores que possuem um coeficiente trmico de resistncia altamente positivo, o que significa que sua resistncia aumenta quando aumenta a temperatura. Eles diferem dos NTC em dois aspectos fundamentais: o coeficiente de temperatura de um PTC positivo apenas dentro de certas faixas de temperatura, fora dessa limitao o coeficiente negativo ou nulo e o valor absoluto do coeficiente trmico dos PTC normalmente bem maior que o dos NTC.

Fig.5.22 Circuito da experincia de Ohm

Variando o valor da ddp aplicada a cada condutor, verificou que a corrente que passava por ele tambm se modificava. Assim: - Uma ddp VABl provocava uma corrente I1; - Uma ddp VAB2 provocava uma corrente I2; - Uma ddp VAB3 provocava uma corrente I3...

Resistncia e lei de Ohm V - 13 _________________________________________________________________________________________________

A Tabela 5.3 representa simbolicamente um dos resultados obtidos pelas experincias de Ohm.
Tabela 5.3 Resultados de um ensaio de Ohm

tenso aplicada e inversamente proporcional resistncia do condutor. 5.7 - CONDUTORES LINEARES HMICOS OU

VAB(V) 5 10 15 20 I(A) 0,2 0,4 0,6 0,8 Utilizando os dados da Tabela 5.3, obtm-se o grfico da Figura 5.23. Ohm verificou ento que, para muitos materiais, principalmente os metais, a relao entre a ddp e a corrente mantinha-se constante.

VAB1 VAB 2 VAB 3 VAB = = = = constante I1 I2 I3 I


Como VAB/I representa o valor da resistncia R do condutor, Ohm concluiu que, naqueles condutores, tinha-se R = constante. Da vem o enunciado da lei de Ohm: Para um grande nmero de condutores, mantidos a uma mesma temperatura, o valor da resistncia eltrica permanece constante, no dependendo do valor da ddp aplicada ao condutor. A relao seguinte j era conhecida com a equao de definio de resistncia eltrica: R = VAB/I (5.6)

So os condutores que obedecem Lei de Ohm, ou seja, os valores de suas resistncias sero sempre os mesmos, independentes dos valores de ddp aplicadas. Uma resistncia linear (resistncia hmica) aquela que apresenta uma caracterstica volt/ampre representada por uma linha reta, como exemplificado pelas linhas a e b da Figura 5.24. Em uma resistncia linear, cada unidade de variao de tenso provoca uma unidade de variao de corrente. Isto significa que dobrando a tenso dobraramos, por exemplo, a corrente; triplicando a tenso triplicaramos a corrente; dividindo a tenso por dois dividiramos a corrente por dois.

Pondo em evidncia a tenso na equao acima chega-se a: VAB = I.R (5.7)

Mas a forma mais conhecida das relaes matemticas oriundas da lei de Ohm : I = VAB/R (5.8) Devido resistncia dos condutores ser constante em grande nmero de situaes, podemos sistematizar a Lei de Ohm da seguinte maneira: Nos condutores de resistncia constante, a corrente diretamente proporcional

Fig. 5.25 Condutores no-hmicos

V 14

Eletricidade, magnetismo e consequncias _________________________________________________________________________________________________

V a b

teremos um novo valor para R. Podemos comprovar o descrito acima, atravs do clculo de R, para os valores de ddp igual a 10V e l5V.

R=

VAB1 l0V = I1 0,1A

R = 100

0
Fig. 5.24 Condutores hmicos

Por definio, sabemos que a razo entre a tenso e a corrente igual resistncia e que essa constante para toda faixa de valores, suficiente para as aplicaes prticas, de maneira que podemos consider-los como sendo lineares. Como exemplo, temos os condutores metlicos em geral. 5.8 - CONDUTORES NO-HMICOS OU NO-LINEARES So aqueles que no obedecem Lei de Ohm, ou seja, o valor de suas resistncias varia conforme a ddp aplicada. Uma resistncia no-linear (resistncia no-hmica) aquela que apresenta uma caracterstica volt/ampre curvada, como mostrado pelas curvas 1 e 2 na figura dada. Em uma resistncia no-linear uma mesma variao na tenso produz diferentes variaes na corrente. Em outras palavras, a razo tenso/corrente no constante, ou seja, essa resistncia pode ter vrios valores diferentes. Os resistores no-lineares, ento, so dispositivos que apresentam uma mudana notvel em sua caracterstica de resistncia eltrica, quando submetidos a ao de variveis como a luz, temperatura ou tenso. Exemplo resolvido 5.4: Para um certo resistor, obtivemos o grfico (VAB x I) mostrado na Figura 5.26. Como notamos, o grfico representa o comportamento de um condutor no-hmico, pois representa uma linha curva. A expresso R=VAB/I vlida tambm para este tipo de condutor, porm, para cada valor de ddp,

Fig. 5.26 Curva tenso x corrente de um condutor

R=

VAB 2 l5V = I2 0,2A

R = 75

VARISTOR (Resistor dependente da tenso) O varistor um resistor no-hmico, pois a sua resistncia eltrica varia em funo da variao da tenso sobre ele. Esse resistor tambm conhecido como VDR, abreviatura do termo Voltage Dependent Resistors. Quanto construo, so feitos de materiais tais como carboneto de silcio, xido de zinco ou xido de titnio. A necessidade de proteo de equipamentos e dispositivos contra sobretenses determina um grande campo de aplicao para os varistores. Esses resistores tm como principal caracterstica a reduo no valor de sua resistncia eltrica, quando submetidos a uma tenso eltrica crescente, conforme grfico da Figura 5.27. Tal comportamento interessante principalmente como recurso para proteger circuitos com elementos semicondutores, que so muito sensveis a sobrecargas de tenso. Como a tendncia dos aparelhos eletroeletrnicos para a miniaturizao e uso

Resistncia e lei de Ohm V - 15 _________________________________________________________________________________________________

cada vez maior desses componentes a demanda de varistores amplia-se cada vez mais. Outra aplicao de varistores ocorre nos pararraios de linha que so usados na transmisso e distribuio de energia eltrica. Durante um surto de tenso de origem atmosfrica, por exemplo, a tenso da linha, ao crescer, faz diminuir bruscamente a resistncia interna do pararraios descarregando o excesso de cargas para a terra e protegendo os aparelhos e equipamentos prximos.
S m b o lo

Questes e problemas
5.1 - Conceitue resistncia eltrica. 5.2 Escreva a equao que define a resistncia eltrica (resistncia em funo de tenso e corrente) de um condutor explicando o significado dos smbolos que aparecem nesta equao, indicando tambm a sua unidade de medida. 5.3 - Escreva a equao que relaciona R com , l e A, isolando cada uma das grandezas da frmula e identifique a unidade (SI) de cada grandeza. 5.4 - A resistncia eltrica de um fio condutor metlico de comprimento l e rea de seo transversal A : a) Diretamente proporcional a A e l. b) Independe de A e l. c) Diretamente proporcional a l e inversamente proporcional a A. d) Diretamente proporcional a A e inversamente proporcional a l. 5.5 - Complete as igualdades abaixo: a) mA x k = _____; b) A x k =_____; c) kV/M =_____ ; d) mV / A = _____. 5.6 - Num chuveiro eltrico, tem-se uma chave que indica as posies vero e inverno. Sabendo-se que a tenso aplicada ao chuveiro constante, responda: a) Circula maior corrente no resistor do chuveiro quando a chave est na posio vero ou inverno? b) Com a chave na posio inverno, a resistncia do chuveiro deve ser maior ou menor? E o comprimento do fio que constitui a mesma resistncia? 5.7 - A figura mostra um cabo telefnico formado por dois fios, sendo que esse cabo tem comprimento de 5 km. Constatou-se que, em algum ponto ao longo do comprimento desse cabo, os fios fizeram contato eltrico entre si, ocasionando um

Fig. 5.26 Curva tenso x corrente num varistor

A Figura 5.28 mostra um circuito de proteo de um aparelho sensvel usando um VDR em paralelo com o mesmo. + Vab Fig. 5.28 Circuito com VDR

VDR

Ap.

V 16

Eletricidade, magnetismo e consequncias _________________________________________________________________________________________________

curto-circuito. Para descobrir o ponto que causa o curto-circuito, um tcnico mede as resistncias entre as extremidades P e Q, encontrando 20, e entre as extremidades R e S, encontrando 80.

5.11 - Uma bateria mantm uma tenso constante em um fio de cobre no qual estabelecida uma corrente de 2A. Esse fio substitudo por outro, tambm de cobre, de mesmo comprimento, mas de dimetro duas vezes maior que o primeiro. Pergunta-se: a) A resistncia do segundo fio maior ou menor do que do primeiro? Quantas vezes? b) Qual a intensidade de corrente que passar pelo segundo fio? 5.12 No circuito mostrado na figura dada, estando ligado entre os pontos M e N um fio de nquel-cromo, a leitura do ampermetro de 1,5 A. Diga se a indicao desse ampermetro ser maior, menor ou igual a 1,5 A se o fio de nquel-cromo for substitudo por outro: a) De mesmo material, de mesma rea da seo reta e de maior comprimento; b) De mesmo material, de mesmo comprimento e mais grosso que o primeiro; c) De mesmo comprimento e de mesmo dimetro que o primeiro, mas feito de alumnio.

Com base nesses dados, correto afirmar que a distncia das extremidades PQ at o ponto que causa o curto-circuito de: a) 1,25k b) 4,00km c) 1,00km d) 3,75km e) 2,50km 5.8 Abaixo temos um circuito denominado de lmpada srie, que serve para identificar a continuidade de um componente.

Qual a diferena no funcionamento da lmpada, quando fizermos a conexo na tomada, considerando que o fusvel do circuito esteja inteiro ou interrompido? 5.9 Um valor elevado de resistividade de um material indica que este material bom ou mau condutor de eletricidade? Que valor de resistividade teria um condutor perfeito? E um isolante perfeito? 5.10 - Consultando a tabela de resistividades do livro, responda: a) Considerando o cobre e o tungstnio, qual deles melhor condutor de eletricidade? Porqu? b) Suponha que o nico critrio para a escolha do material a ser usado na confeco dos fios de ligao fosse o fato de ele ser bom condutor. Neste caso, qual seria o material da fiao eltrica em nossas residncias?

- A +

5.13 Classifique os resistores quanto ao material e quanto ao funcionamento e diga quais as especificaes relativas a um resistor.

5.14 Determinar a intensidade de corrente que circula por uma torradeira eltrica que tem 16 de resistncia eltrica e que funciona com uma tenso de 220V. 5.15 - Utiliza-se o mtodo do voltmetro e do ampermetro para medir uma resistncia desconhecida R. Liga-se o ampermetro (A) em srie com o resistor e l-se 0,3A; o

Resistncia e lei de Ohm V - 17 _________________________________________________________________________________________________

voltmetro (V), ligado em paralelo com o resistor R, indica 1,5V. Calcule o valor da resistncia R.
R + V + A -

a resistividade do material que constitui o condutor. 5.22 - Se um resistor hmico for substitudo por outro resistor, tambm hmico, de resistncia trs vezes maior, e que esteja submetido mesma diferena de potencial, obteremos, em correspondncia, uma corrente eltrica de intensidade igual a: a) Trs vezes o valor anterior. b) Um sexto do valor anterior. c) Nove vezes o valor anterior. d) Um tero do valor anterior. e) Um nono do valor anterior. 5.23 - De acordo com os esquemas abaixo, identifique os instrumentos 1, 2 e 3.
R 1 R 3

5.16 - Para um receptor de rdio necessrio construir um resistor de 30 , usando-se um fio de constantan de 2,45 mm2 de seo. Calcule o comprimento do fio para tal ( = 49xl0-8 .m). 5.17 - Um fio de cobre de resistncia igual a 4 tem comprimento de 120m e resistividade de 1,7x10-8 m. Calcule a rea do condutor.

5.18 - Considerando a resistividade do ferro igual a 10x10-8.m, determine a resistncia de um fio de ferro que tem raio de 2mm e comprimento de 62,8m. 5.19 - Um condutor de prata ( = 1,6xl0-8 .m) tem dimetro de 2 mm e comprimento de 314 m. Calcule a resistncia eltrica do condutor. 5.20 - Uma tenso de 20 V aplicada aos terminais de um fio de alumnio de 500 m de comprimento e 2,6 mm2 de rea de seo transversal. Sabendo-se que a resistividade do alumnio igual a 2,6xl0-8 .m, determine a corrente eltrica que percorre este fio. 5.21 - Aplica-se uma tenso de 100 V nas extremidades de um fio de 20 m de comprimento, cuja rea de seo transversal igual a 2 mm2. Sabendo-se que a corrente eltrica que percorre o fio de 10 A, calcule

5.24- Enuncie, com suas palavras, a Lei de Ohm. 5.25 - A relao VAB = I.R pode ser usada para um material que no obedece Lei de Ohm? Justifique. 5.26- O valor da resistncia eltrica de um condutor hmico no varia se mudamos somente: a) O material de que ele feito. b) A rea de sua seo transversal. c) A ddp a que ele submetido. d) O seu dimetro. e) O seu comprimento. 5.27 - Para certo condutor, mantido a temperatura constante, obtivemos o grfico abaixo (VAB x I). Considere, agora, as quatro afirmativas abaixo. S uma est

V 18

Eletricidade, magnetismo e consequncias _________________________________________________________________________________________________

certa. Leia-as com ateno e assinale a alternativa correta.

a) A resistncia desse condutor independente da ddp. b) A resistncia desse condutor aumenta com o aumento da ddp. c) A resistncia desse condutor diminui com o aumento da ddp. d) Nenhuma das afirmativas tm relao com o grfico. 5.28 - De acordo com o grfico de Rl e R2 ao lado, diga qual o resistor tem maior resistncia. Justifique.

5.30 - Quando um dado resistor hmico ligado a uma bateria que lhe aplique uma tenso de 6V, verifica-se que ele percorrido por uma corrente de 2A. a) Qual a resistncia eltrica deste resistor? b) Se este resistor for ligado a uma pilha, que lhe aplica uma tenso de 1,5V, qual ser a corrente que o percorre? c) Quando este resistor ligado a uma certa bateria, uma corrente de 1,5A passa por ele. Qual a tenso que esta bateria aplica sobre o resistor? 5.31 - Entre os pontos A e B da tomada mostrada no esquema abaixo mantida uma tenso de 120V. Calcule a corrente que passa na lmpada para as seguintes posies do cursor do reostato: a) Cursor em C. b) Cursor no meio de CD. c) Cursor em D.
A B

5.29 - No grfico ao lado, temos a representao do comportamento de dois condutores. Eles so hmicos ou no-hmicos? Existe alguma diferena entre eles? Justifique. (fornea valores arbitrrios para a tenso e corrente de modo a realizar a referida anlise) VAB(V) 1 2

200

200

5.32 - O grfico abaixo mostra como varia a corrente eltrica que passa por um resistor, em funo da tenso aplicada a ele. Determine o valor da resistncia eltrica desse resistor.

I(A)

Resistncia e lei de Ohm V - 19 _________________________________________________________________________________________________

5.33 - Observando a tabela abaixo, determine quais so os resistores hmicos e quais so os no-hmicos e construa os grficos (VAB x I) para cada resistor. Resistor l
VAB (V) I (A)

Resistor 2
VAB (V) I (A)

Resistor 3
VAB (V) I (A)

0 10 20 30 40

0 2 4 6 8

0 3 6 9 l2

0 5 10 l5 20

0 30 70 120 200

0 10 20 30 40

Respostas selecionadas
5.2- R = VAB/I; 5.3 R = . l/A; 5.4 c) 5.5 a) V; b) mV; c) mA; d) kA; 5.6 a) No inverno; b) menor; idem. 5.7 1,0 km; 5.8 Bom: A lmpada acende. 5.9 Mau; 0; . 5.10 a) Cobre; b) Prata. 5.11 a) Menor, um quarto; b) 8 A. 5.12 a) menor; b) maior; c) maior. 5.14 - 13,75A; 5.15 - 5 ; 5.16 - 150 m -8 2 5.17 - 51 x 10 m 5.18 - 0,5 5.19 - 1,6 5.20 - 4A 5.21 - 1 x 10-6.m ; 5.22 - d) 5.23 Ohmmetro, voltmetro, ampermetro 5.25 Sim. Esta uma relao matemtica que vem da definio de resistncia. 5.26 - c) 5.27 - c) 5.28 R1 5.29 No-hmicos. R1 diminui com o aumento da tenso e R2 aumenta quando a tenso cresce. 5.30 - a) R = 3; b) I = 0,5A; c)Vab = 4,5V 5.31 a) 0,6A; b) 0,4A; c) 0,3A 5.32 - 400; 5.33 hmicos: 1 e 2; No-hmico: 3
VAB(V) 40 30 20 10 0 2 4 6 8 I(A) VAB(V) 12 9 6 3 0 5 10 15 20 I (A)

VAB(V) 200 120 70 30 0 10 20 30 40 I(A)

You might also like