You are on page 1of 67

Mecnica

Prof. Fabrcio Mariano

A Mecnica a parte da fsica que estuda o movimento e suas causas. A mecnica dividida em:

Cinemtica, que estuda os movimentos sem preocupao com suas causas; Esttica, que estuda as foras em situaes de equilbrio em repouso; Dinmica, que estuda as causas e consequncias dos movimentos.

Movimento e Repouso

Dizemos que um corpo est em movimento quando ele muda de posio com o tempo de acordo com um determinado referencial.

Ponto Material

Diz-se que um corpo pode ser considerado um ponto material quando suas dimenses so desprezadas em relao a um referencial. No entanto, sua massa ser considerada.

Trajetria

a linha geomtrica descrita pelos corpos ao longo do movimento. A trajetria depende do referencial.

Deslocamento Escalar

O Deslocamento Escalar s a diferena entre a posio final e a posio inicial de um mvel em sua trajetria.

Velocidade Mdia

A velocidade mdia a grandeza fsica que relaciona o deslocamento de um mvel ao intervalo de tempo em que este deslocamento ocorreu.

S vm = t

Exerccio
1) a) b) Transforme: a velocidade de 72 km/h para m/s. a velocidade 30 m/s para km/h.

2 ) Um automvel percorre a distncia de Braslia a Belo Horizonte, de 729 km, em 7 horas e 30 minutos. Qual a sua velocidade mdia? a)97,2 km/h b)98 km/h c)100 km/h d)110 km/h e)972 m/s

3) (PRF) Ao longo de uma estrada retilnea, um carro passa pelo posto policial da cidade A, no km 223, s 9h30 min e 20 s, conforme registra o relgio da cabine de vigilncia. Ao chegar cidade B, no km 379, o relgio do posto policial daquela cidade registra 10h20 min e 40 s. O chefe do policiamento da cidade A verifica junto ao chefe do posto da cidade B que o seu relgio est adiantado em relao quele em 3min e 10 s. Admitindo-se que o veculo, ao passar no ponto exato de cada posto policial,apresenta velocidade dentro dos limites permitidos pela rodovia, o que se pode afirmar com relao transposio do percurso pelo veculo, entre os postos, sabendo-se que neste trecho o limite de velocidade permitida de 110 km/h? A) Trafegou com velocidade mdia ACIMA do limite de velocidade. B) Trafegou com velocidade sempre ABAIXO do limite de velocidade. C) Trafegou com velocidade mdia ABAIXO do limite de velocidade. D) Trafegou com velocidade sempre ACIMA do limite de velocidade E) Trafegou com acelerao mdia DENTRO do limite permitido para o trecho.

Movimento Retilneo Uniforme (MRU)

Em um Movimento Retilneo Uniforme (MRU), o mvel realiza deslocamentos iguais em intervalos de tempo iguais. So caractersticas do MRU:

Velocidade Escalar constante Acelerao Escalar nula Deslocamentos iguais para intervalos de tempo iguais

Equao horria das posies do MRU


s a posio final; s0 a posio inicial; v a velocidade escalar e t o tempo. Se v > 0 ento o MRU progressivo. Se v < 0 ento o MRU retrgrado.

Equao horria das posies do MRUV


s a posio final; so a posio inicial; vo a velocidade inicial; t o tempo; e a a acelerao.

4) Uma partcula desloca-se com acelerao constante de 2m/s2. Em t = 2s ela est em 40m. Em t = 5s, tem a velocidade v = 15m/s. Qual ser sua posio (em m) em t = 7s?

a) b) c) d)

95 100 105 110

5) (Perito Criminal Polcia Civil IPAD 2006) A posio de um mvel em movimento retilneo dada pela funo horria x = 4 + 20t 2t2, onde x est em metros e t em segundos. Podemos afirmar que a velocidade do corpo igual zero, no instante: A) t = 1 s B) t = 2 s C) t = 3 s D) t = 4 s E) t = 5 s

Cinemtica Vetorial

No estudo da Cinemtica Vetorial devem-se considerar grandezas escalares (lineares) e vetoriais. No caso de trajetrias curvilneas existe uma diferena entre o deslocamento de 2 pontos na curva e no vetor gerado por estes 2 pontos.
B r A s

Freqncia e Perodo

Perodo T o intervalo de tempo necessrio para que a partcula em movimento circular complete uma volta. A freqncia f o nmero de vezes que o ciclo se repete em alguma unidade de tempo. A freqncia o inverso do perodo

1 f = T

Freqncia Angular

A freqncia angular dada por = 2f ou ainda, = 2 .


T

Equaes das Posies Angulares para o MCU

A Equao das Posies Angulares para o MCU dada por

(t ) = 0 + t

Onde:

a velocidade angular.

0 a posio angular inicial; e

6) (Engenheiro Mecnico Casa da Moeda CESGRANRIO 2005) Em um setor de expedio, as caixas movimentam-se atravs de uma correia transportadora, conforme figura abaixo.

O coeficiente de atrito esttico entre as caixas e a correia de 0,5. Nessas condies, a maior velocidade com que as caixas podem realizar uma curva com raio R = 1,8 m, sem deslizar, : (Dados: g = 10 m/s2) (A) 3 m/s. (B) 4 m/s. (C) 5 m/s. (D) 6 m/s. (E) 8 m/s.

Esttica e Dinmica
Prof. Fabrcio Mariano

21

Foras e Movimento
As foras mais classificadas como:

bsicas

da

Fsica

so

foras de campo (foras que existem sem haver o contato direto entre os corpos, como a fora gravitacional); fora de contato (ocorre o contato entre 2 corpos, como a fora normal); fora tensora (fora exercida por fios, cordas e cabos).

Exerccio

Marque todas as foras no sistema abaixo:


A g = 9,8m/s2

Leis de Newton

1. Lei de Newton (e Galileu)

Considere um corpo em que a resultante das foras que sobre ele atuam nula. Se o corpo estiver em repouso ou em Movimento Retilneo e Uniforme, assim ele permanecer.

= 0 MRU ou repouso

2. Lei de Newton

Se sobre um corpo a resultante de todas as foras atuantes diferente de zero ento este corpo de massa m ser acelerado. F = ma

3. Lei de Newton

A toda ao corresponde uma reao de mesma intensidade, mesma direo e sentido contrrio (com pontos de aplicao distintos).

Aplicaes das Leis de Newton

Fora de Atrito

Em regra, a fora de atrito uma fora de resistncia ao movimento, ou seja, se um corpo se desloca para a direita a fora de atrito est em sentido oposto (para a esquerda) e vice-versa.

Mdulo da Fora de Atrito

O mdulo da Fora de Atrito Esttica dado por:

Fate = e N

O mdulo da Fora de Atrito Dinmica dado por:

Fatd = d N

Esttica do ponto material

Se a resultante das foras que atua sobre um ponto material nula ento este corpo est em equilbrio, logo, a resultante das foras que atuam em x e em y nula.

FRX = 0 F =0 FRY = 0

Lei dos Senos de Lamy (Teorema das Trs Foras)

Se em um sistema atuam trs foras e este est em equilbrio, podemos escrever, de acordo com a figura abaixo:
TC TA TA TB

TC TA TB = = sen sen sen

PA

1) (Cesgranrio/2009)Na figura abaixo, uma pessoa consegue manter um bloco de peso P em equilbrio, encostado em uma parede vertical, aplicando sobre o mesmo uma fora horizontal F.

A fora que, atuando no bloco, responsvel por anular a Fora Peso, impedindo que o bloco caia verticalmente, a

(A) magntica. (B) centrpeta. (C) elstica. (D) eltrica. (E) de atrito.

2) (Cesgranrio/2009) Um caixote est sendo sustentado por um sistema de cordas, como mostra a figura abaixo. Considerando que o bloco est em equilbrio, qual o valor, em Newtons, da Fora Resultante que atua no bloco? (A) zero (B) 90 (C) 100 (D) 300 (E) 400

3) (Cesgranrio/2009) Uma pessoa deseja elevar uma caixa de peso igual a 400 N, por meio de duas possibilidades. Na primeira, utiliza uma polia ideal fixa, e na segunda, duas polias ideais e sem massa, sendo uma delas mvel. As cordas, inextensveis e de massa desprezvel, esto aproximadamente na vertical. Determine a fora, em Newtons, exercida pela pessoa nas situaes A e B, respectivamente. (A) 100 e 50 (B) 200 e 400 (C) 300 e 300 (D) 400 e 200 (E) 400 e 800

4) Numa escola, o mastro AB onde hasteada a bandeira nacional articulado pela extremidade A a uma parede vertical. O mastro mantido em repouso na posio indicada na figura por meio de um fio ideal horizontal preso parede vertical.

Na figura, alm de estar indicado o centro de gravidade (CG) do mastro, esto desenhados cinco segmentos orientados. Destes, o que melhor representa a fora exercida pela articulao sobre a extremidade A do mastro : (A) I (B) II (C) III (D) IV (E) V

5) (Perito Criminal Polcia Civil NCE 2000) Uma roda de raio de 35 cm, apoiada verticalmente, realiza um movimento sem deslizamento, em que o seu centro se desloca com velocidade constante e igual a 5m/s no final de meia volta, o deslocamento do ponto que sai da posio mais baixa para a mais alta equivale em cm a: a) 0 b) 35 c) 35 2 +2 d) 35 2 + 4 e) 35

Trabalho e Energia
Prof. Fabrcio Mariano

36

Em regra, a energia a capacidade que um corpo possui de realizar trabalho. Podemos definir o trabalho como sendo o produto do mdulo da fora pelo seu deslocamento, e para um corpo realizar trabalho a fora e o deslocamento devem estar no mesmo sentido (trabalho motor). Caso a fora e o deslocamento estejam em sentidos opostos o trabalho dito resistivo (negativo).

Energia

Energia a capacidade de realizar trabalho. Energia Potencial Gravitacional: Eg = mgh Energia Potencial Elstica: Eel = kx2/2 Energia Cintica: Ec = mv2/2 Energia Mecnica: Em = Ec + Ep Observao: A energia potencial pode ser a elstica ou a gravitacional.

1) (Operador Nuclear Eletronuclear NCE 2006) Uma mola tem uma constante elstica de 100N/m. O trabalho, em joules, necessrio para distender essa mola de 1m de: (A) 50; (B) 60; (C) 80; (D) 100; (E) 120.

2) (Operador Nuclear Eletronuclear NCE 2006) Um guindaste capaz de suspender uma massa de 300kg a uma altura de 30m em 30s. A potncia utilizada pelo guindaste, em kW, considerando-se g = 10m/s2, vale: (A) 1; (B) 2; (C) 3; (D) 4; (E) 5.

Quantidade de Movimento e Impulso

A quantidade de movimento representada pelo produto da massa pelo mdulo da sua velocidade; em sistemas conservativos, ou seja, onde a resultante das foras internas e externas nula. Neste caso a quantidade de movimento se conserva, logo, a quantidade de movimento antes igual a quantidade de movimento depois. Podemos tambm dizer que o impulso igual a variao da quantidade de movimento.

Quantidade de Movimento ou Momento Linear

Q = m.v

Conservao da Quantidade de Movimento

Em um sistema de referncia de dois corpos, a quantidade de movimento se conserva.

Colises

o encontro de dois ou mais corpos durante os seus movimentos. O choque pode ser frontal ou oblquo. Para um choque, podemos escrever a equao de conservao de quantidade de movimento sob a forma vetorial ou usando velocidades escalares.

Coeficiente de Restituio (e)

O valor do Coeficiente de Restituio (0 < e < 1) indica se houve conservao da Energia Mecnica ou no. Seu valor dado por:

e=

vrel de afastamento vrel de aproximao

Onde:

vrel de afastamento a velocidade relativa de afastamento aps o choque; vrel de aproximao a velocidade relativa de aproximao antes do choque.

Impulso

O Impulso ( I ) o produto entre a fora aplicada ( F) e o intervalo de tempo ( t ) no qual esta fora agiu. dado por:

I = F .t

Teorema do Impulso

O Impulso ( I ) igual variao da Quantidade de Movimento ( Q):

I = Q

Conservao da quantidade de movimento

Em um sistema conservativo, a quantidade de movimento se conserva:

Q = 0.
i =1 i

Tambm podemos dizer que

Q
i =1

antes

+ Qdepois = 0
i =1

1) Um carrinho A de massa mA = 1,0 kg e velocidade escalar vA = 3,0 m/s choca-se frontalmente com um outro carrinho B, de mesma massa, que caminhava sua frente com velocidade escalar vB = 1,0 m/s, vA = 3,0m/s vB = 1,0m/s sobre uma mesma reta
A B

Antes da coliso

Considere que a coliso ocorra de forma que a perda de energia mecnica do sistema seja mxima, mas consistente com o princpio de conservao da quantidade de movimento. (a) Quais as velocidades escalares dos objetos imediatamente aps a coliso? (b) Qual a energia mecnica dissipada nesse choque?

2) (Perito Criminal Polcia Civil IPAD 2006) Sobre uma partcula de massa M = 0,5 kg aplicada uma fora resultante de direo constante e de intensidade varivel, conforme o grfico abaixo. Se a partcula est inicialmente em repouso, calcule a sua velocidade no instante t = 2,0 s.

A) 20 m/s B) 30 m/s C) 40 m/s D) 50 m/s E) 60 m/s

3) (PRF Funrio) Uma condio necessria e suficiente para que um veculo de 1000 kg apresente uma quantidade de movimento NULA que A) esteja trafegando em uma trajetria retilnea. B) esteja somente em queda livre. C) esteja parado, ou seja, em repouso. D) apresente velocidade constante e diferente de zero. E) seja nula a resultante de foras que nele atua.

4) (PRF Funrio) Um condutor, ao desrespeitar a sinalizao, cruza seu veculo de 5000 kg por uma linha frrea e atingido por um vago ferrovirio de 20 t que trafegava a 36 km/h. Aps o choque, o vago arrasta o veculo sobre os trilhos. Desprezando-se a influncia do atrito e a natureza do choque como sendo perfeitamente anelstico, qual a velocidade em que o veculo foi arrastado? A) 9 m/s. B) 8 m/s. C) 10 m/s. D) 12 m/s. E) nula.

5) (PRF Funrio) Um veculo desgovernado perde o controle e tomba margem da rodovia, permanecendo posicionado com a lateral sobre o piso e o seu plano superior rente beira de um precipcio. Uma equipe de resgate decide como ao o tombamento do veculo posio normal para viabilizar o resgate dos feridos e liberao da pista de rolamento. Diante disso precisam decidir qual o melhor ponto de amarrao dos cabos na parte inferior do veculo e ento pux-lo. Qual a condio mais favorvel de amarrao e que tambm demanda o menor esforo fsico da equipe? A) A amarrao no veculo deve ser feita em um ponto mais afastado possvel do solo (mais alta), e a equipe deve puxar o cabo o mais prximo possvel do veculo, dentro dos limites de segurana. B) A amarrao no veculo deve ser feita em um ponto mais prximo possvel do seu centro de massa, e a equipe deve puxar o cabo o mais distante possvel do veculo.

C) A amarrao no veculo deve ser feita em um ponto mais prximo possvel do seu centro de massa, e a equipe deve puxar o cabo o mais prximo possvel do veculo, dentro dos limites de segurana. D) A amarrao no veculo deve ser feita em um ponto mais afastado do solo (mais alta), entretanto o esforo feito pela equipe independe de sua posio em relao ao veculo, desde que dentro dos limites de segurana. E) A amarrao no veculo deve ser feita em um ponto mais afastado possvel do solo (mais alta), e a equipe deve puxar o cabo o mais distante possvel do veculo.

6) (PRF Funrio) Um automvel, de peso 12000 N, apresentou pane mecnica e ficou parado no acostamento de uma rodovia. Um caminho reboque veio ao local para retir-lo. O automvel ser puxado para cima do caminho com o auxlio de um cabo de ao, atravs de uma rampa que tem uma inclinao de 30 graus com a horizontal. Considerando que o cabo de ao permanece paralelo rampa e que os atritos so desprezveis, a menor fora que o cabo de ao dever exercer para puxar o automvel ser, aproximadamente, de A) 12000 N. B) 6000 N. C) 10400 N. D) 5200 N. E) 4000 N.

Hidrosttica
Prof. Fabrcio Mariano

56

Hidrosttica

A hidrosttica estuda os fluidos em equilbrio. No contexto da Hidrosttica, caractersticas dos lquidos so:

as

principais

ocupam volume definido; no possuem forma prpria; na prtica so incompressveis.

Massa Especfica

Massa especfica () de uma substncia a razo entre determinada massa (m) desta substncia e o volume (V) correspondente.

m = V

As unidades no Sistema Internacional so: [m] = kg, [V] = m3 e [] = kg/m3.

Peso Especfico

Peso Especfico () de uma substncia o peso correspondente a uma unidade de volume desta substncia.

P , ou ainda , V

= g

onde g a acelerao da gravidade.

Presso de um Lquido

A presso de um fluido se transmite com igual intensidade em todas as direes e atua perpendicularmente (direo normal) a qualquer superfcie plana. Em um mesmo plano horizontal, o valor da presso igual em qualquer ponto (Lei de Pascal). As medidas de presso so feitas com manmetros, que podem ser de diversas formas. A presso manomtrica (ou relativa) representa o valor da presso com relao presso atmosfrica. Para uma presso distribuda uniformemente sobre a superfcie (constante), temos:

F p= A

A unidade de medida de presso no sistema internacional N/m, que corresponde unidade de medida Pascal. A presso tambm pode ser medida em atmosferas (atm), sendo que 1 atm = 760 mmHg = 10,33mca (metro de coluna dgua).

Diferena de Presses

A diferena de presses entre dois pontos em um lquido igual diferena de profundidade desses pontos multiplicada pelo peso especfico do liquido.
h1 h h2

Assim,

p2 p1 = (h2 h1 ) ou p2 p1 = h

Se o ponto 1 estiver na superfcie ento p1 = p atm (presso atmosfrica), o que significa dizer que p 2 = p atm + h A altura h tambm conhecida como carga de presso ou, simplesmente, diferena de carga.

Prensas Hidrulicas

Seja uma prensa hidrulica com reas a e A, conforme F mostra a figura abaixo.
f a p1 p2 A

Ocorre que as presses p1 e p2 so iguais. Sendo assim,

f F = a A Isto significa dizer que quanto maior a razo A , maior ser a razo F . a f

Empuxo

O Princpio de Arquimedes do Empuxo utilizado h mais de 2000 anos. Todo corpo submerso total ou parcialmente em um lquido sofre um empuxo vertical para cima, igual ao peso referente ao volume do lquido deslocado. O ponto onde atua a fora se chama centro de empuxo e coincide com o centro de gravidade do lquido deslocado. E = d v g
liq deslocado

Podemos escrever uma relao geral entre o volume imerso e emerso do corpo, que pode ser representada por:

d corpo vimerso = vemerso d lquido d corpo

1) (Perito Criminal Polcia Civil IPAD 2006) A figura abaixo mostra uma caixa cbica, de aresta a = 10 cm e densidade = 5 g/cm3, imersa em gua cuja densidade gua = 1 g/cm3.

A fora resultante sobre a caixa cbica tem intensidade igual a: A) 10 N B) 20 N C) 30 N D) 40 N E) 50 N

2) Trs esferas macias de mesmo tamanho, de isopor (1), alumnio (2) e chumbo (3), so depositadas num recipiente com gua. A esfera 1 flutua, porque s massa especfica do isopor menor que a da gua, mas as outras duas vo ao fundo porque, embora as massas especficas do alumnio seja menor que a do chumbo, ambas so maiores que a massa especfica da gua.
1

Se as intensidades dos empuxos exercidos pela gua nas esferas forem, respectivamente, E1, E2 e E3 , tem-se: a) E1 = E2 = E3 b) E1 < E2 < E3 c) E1 > E2 > E3 d) E1 < E2 = E3 e) E1 = E2 < E3

You might also like