You are on page 1of 3

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUIO No

(Do Sr. Clodovil Hernandes e outros)

, DE 2008

D nova redao ao art. 45 da Constituio Federal.

As Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituio Federal, promulgam a seguinte emenda ao texto constitucional: Art. 1. O art. 45 da Constituio Federal passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 45. A Cmara dos Deputados compe-se de duzentos e cinqenta representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio, e no Distrito Federal. 1 A representao por Estado e pelo Distrito Federal ser estabelecida por lei complementar, proporcionalmente populao, procedendo-se aos ajustes necessrios, no ano anterior s eleies, para que nenhuma daquelas unidades da Federao tenha menos de quatro ou mais de trinta e cinco Deputados. 2 Cada Territrio eleger um Deputado. (NR)". Art. 2. Esta emenda constitucional entra em vigor na data da sua publicao.

JUSTIFICAO

O Poder Legislativo cumpre imprescindvel papel perante a sociedade, ao desempenhar trs funes primordiais para a consolidao da democracia: representar o povo brasileiro, legislar sobre os assuntos de interesse nacional e fiscalizar a aplicao dos recursos pblicos. Nesse contexto, a Cmara dos Deputados, autntica representante do povo brasileiro, exerce atividades que viabilizam a realizao dos anseios da populao, mediante discusso e aprovao de propostas referentes s mais diversas reas, sem descuidar do correto emprego, pelos Poderes da Unio, dos recursos arrecadados da populao com o pagamento de tributos. A composio da Cmara dos Deputados, com

representantes de todos os Estados e do Distrito Federal, resulta em um Parlamento com diversidade de idias, bastante plural, o que imensamente positivo. Mas o atual nmero de Deputados nos parece excessivo, mormente em um momento em que a sociedade se volta contra a classe poltica e exige a depurao de seus quadros. Entendemos que uma Cmara com duzentos e cinqenta membros j possuir amplas condies de representar a diversidade da sociedade brasileira, e possibilitar um enxugamento de estruturas administrativas que redundar at mesmo em significativa diminuio de despesas pblicas como ganho secundrio. At mesmo o funcionamento da Casa, que ser simplificada, deve melhorar. A distribuio por Estado e Distrito Federal dever seguir a reduo numrica, com o mnimo de quatro e o mximo de trinta e cinco deputados federais (e um deputado por Territrio eventualmente criado). Preservado o federalismo com a manuteno da representao igualitria do Senado, estamos certos de aprimorar nossa democracia.

Contamos, assim, com o apoio dos nossos nobres pares para a aprovao da presente proposio.

Sala das Sesses, em

de

de 2008.

Deputado CLODOVIL HERNANDES

2008_3645 - Clodovil Hernandes

You might also like