You are on page 1of 40

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

CAMPEONATO NACIONAL OPEN DE TODO O TERRENO 2013

ndice
1. MBITO 2. DEFINIES 3. REGULAMENTAO 4. TERMINOLOGIA 5. PILOTOS ADMITIDOS 6. RELAES COM OS PILOTOS E CONCORRENTES 7. INSCRIES 8. IDENTIFICAO 9. PILOTOS PRIORITRIOS 10. ORDEM DE PARTIDA 11. CIRCULAO 12. ASSISTNCIAS 13. SEGUROS 14. PUBLICIDADE 15. CARTA DE CONTROLO 16. ZONAS DE CONTROLO 17.CONTROLOS HORRIOS 18. CONTROLOS DE PASSAGEM E DE CRUZAMENTO 19.SECTOR SELECTIVO 20.REAGRUPAMENTOS E NEUTRALIZAES 21.SINALIZAO DA PROVA 22. PARQUE FECHADO 23.VERIFICAES 24.EQUIPAMENTO 25.SEGURANA MDICA 26.RECLAMAES / PROTESTOS 27.CLASSIFICAES 28. AJUDA EXTERIOR 29. CASOS OMISSOS 30. PROVAS 31. VEICULOS, CLASSES E CATEGORIAS 32. CALCULOS, PONTUES CNTT 33. PRMIOS 34. SINALIZAAO DE PERCURSO ANEXO 1 - NMEROS ANEXO 2 - QUADS 2 2 3 4 5 5 6 6 7 7 9 10 10 11 11 11 12 13 14 15 15 15 17 18 18 18 19 21 21 21 21 24 26 26

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

1. MBITO O Regulamento Nacional de Todo-o-Terreno (RNTT) um conjunto de regras e procedimentos estabelecidos pela Federao de Motociclismo de Portugal (FMP), de acordo com os cdigos e regulamentos da Federao Internacional de Motociclismo (FIM) e que rege todas as manifestaes desportivas de todo-o-terreno. 2. DEFINIES Uma prova de todo-o-terreno uma prova desportiva disputada fora de estrada em terreno variado e com percurso secreto, que tem por fim testar a resistncia dos pilotos e das mquinas. So admitidos a participar todos os motociclos e quads desde que em conformidade com as normas impostas pelo Cdigo da Estrada . da responsabilidade dos pilotos o cumprimento destas normas. As provas desta disciplina que sejam organizadas sob a gide da FMP devero obedecer a este regulamento naquilo que for aplicvel. A FMP analisar anualmente os pedidos de inscrio de provas todo-o-terreno no calendrio nacional (pontuveis ou no para o campeonato) a fim de estabelecer o respectivo calendrio. O percurso cronometrado pode ser dividido em etapas com um ou mais sectores selectivos e sectores de ligao, sendo que a extenso mnima dos sectores selectivos no poder ser inferior a 200 km. A durao total de uma prova todo-o-terreno no poder ultrapassar dois dias (incluindo verificaes, prlogo e distribuio de prmios) salvo autorizao especial da FMP. A distncia total por etapa no pode ultrapassar 600 km. A quilometragem das etapas dever estar adaptada dificuldade da mesma de modo que se possa realizar totalmente de dia. O tempo mximo para percorrer cada um dos sectores selectivos dever constar no regulamento particular de cada prova. As provas podero ser do tipo em linha ou em circuito a percorrer vrias vezes (prova por voltas). Neste ltimo caso os quads devero disputar uma prova separada das restantes motos. A distncia mxima entre pontos de reabastecimento (ZA) de 85 km. estritamente proibido aos pilotos rodarem/treinarem nos concelhos onde se realiza a prova, nos TRINTA dias (30 dias) anteriores sua realizao. Fica da responsabilidade da organizao a divulgao dos locais da prova no Regulamento Particular.
2

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

Ao piloto que infrinja esta regra, ser impedida a participao na referida prova, e poder ser sancionado at excluso do Campeonato. As provas disputadas sobre a gide da FMP devero mencionar no regulamento particular que se desenrolaro conforme o presente regulamento. A inscrio ser feita em conformidade com o disposto no cdigo desportivo. 3. REGULAMENTAO 3.1 Uma prova todo-o-terreno disputado em conformidade com: O cdigo desportivo da FIM; Os regulamentos da FIM para ralis todo-o-terreno e taa do mundo FIM de Bajas (raides e bajas); O regulamento da FMP para o Todo-o-Terreno; O regulamento particular da prova. 3.2 O Director da prova o responsvel pela aplicao dos regulamentos durante o decorrer da prova. A prova estar sob o controle de um Jri constitudo por Comissrios Desportivos de acordo com o Cdigo Desportivo da FIM e da FMP. O Director de Prova no pode tomar decises sem dar prvio conhecimento aos Membros do Jri. S o presidente do Jri tem poder para anular, parar ou rectificar qualquer anomalia. Todas as reclamaes sobre estas aplicaes ou todos os casos no previstos sero colocados apreciao do Jri de Comissrios Desportivos que detm o exclusivo poder de deciso. As reclamaes devero ser apresentadas atravs da Direco da Prova nos seguintes prazos: 3.1 Trinta (30) minutos aps a entrada em parque fechado do ltimo piloto de cada classe, se a reclamao disser respeito a um motociclo ou piloto. 3.2 Trinta (30) minutos aps a publicao dos resultados provisrios se a reclamao disser respeito aos resultados do primeiro dia ou ainda de uma prova especial. 3.4 Todas as eventuais modificaes ou disposies suplementares sero anunciadas por aditamentos datados, numerados e assinados. Estes aditamentos, aps aprovao pela FMP, faro parte integral do regulamento particular e sero afixados no quadro oficial de afixao da prova. Sero igualmente comunicados o mais rapidamente possvel s equipas e aos pilotos. FMP caber designar o seu delegado que ser tambm o Presidente do Jri de Comissrios Desportivos. Os Comissrios Desportivos e Tcnicos da prova, devero ser titulares de uma licena passada pela FMP (provas nacionais) ou licena passada pela FIM (provas internacionais) e ter participado h menos de trs anos num seminrio FMP ou FIM para ralis todo-o-terreno, consoante o tipo de licena. A organizao dever enviar, por e-mail FMP at 60 dias antes da data das verificaes tcnicas da prova o Regulamento Particular ou, em alternativa, por correio trs exemplares do Regulamento Particular da Prova.
3

3.3

3.5 3.6

3.7

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

3.8

A organizao dever enviar FMP, at 30 dias antes da prova, descrio da prova da qual constar: - Mapa ou mapas, em escala apropriada, com o traado do percurso; - Local de partida e chegada; - Quilometragem dos sectores selectivos e de ligao; - Hora prevista da partida do primeiro concorrente do parque fechado ou da partida da etapa; - Local das zonas de assistncia e dos pontos de reabastecimento; - Nmero de controlos horrios; - Descrio detalhada dos meios de segurana durante a prova; - Indicao do mdico responsvel da segurana mdica da prova e respectiva carta de aceitao do cargo; - Seguro de prova responsabilidade civil contra terceiros, conforme legislao em vigor (este poder ser enviado oito dias antes da prova). Para alm destes elementos, o organizador ter de obter as autorizaes dos proprietrios dos terrenos onde se desenrolar a prova, autorizaes das Cmaras Municipais, ICNB e comandos da GNR e PSP envolvidos, e outros a que a legislao aplicvel obrigue.

3.9 3.10

A organizao dever publicar e enviar FMP, at 5 dias teis antes do incio da prova, a lista final de pilotos inscritos. Penalidades s organizaes: O no cumprimento do disposto em 3.7 implicar a aplicao de uma multa no valor de 250 (duzentos e cinquenta euros) se o regulamento for enviado at 30 dias antes da data das verificaes tcnicas, e o anulamento da prova se o regulamento for enviado aps aquele prazo. O no cumprimento do disposto em 3.8 implicar a aplicao de multas a estipular pela FMP consoante a gravidade do incumprimento. O cancelamento de provas ser objecto das seguintes penalizaes : se o referido cancelamento ocorrer at 60 dias antes da data prevista, implicar para o Organizador uma penalidade de duas vezes a taxa de inscrio ( 550 ) , se este ocorrer posterior aos 60 dias antes da data prevista de 825.

4. TERMINOLOGIA Etapa: ......................... Cada uma das partes da prova separada por uma paragem no mnimo de 6 horas. Sector de ligao: ...... Troo de itinerrio compreendido entre dois controlos horrios sucessivos. Sector selectivo: ......... Prova cronometrada de velocidade a disputar em percurso secreto.
4

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

Reagrupamento: ........ Paragem prevista pela organizao para permitir, por um lado, um retorno hora ideal e, por outro, o reagrupamento das equipas que se mantm em prova. Os tempos de paragem podem ser diferentes para cada equipa. Neutralizao: ........... Tempo durante o qual as equipas so paradas pela Direco da prova por qualquer razo. Parque fechado: ........ Zona em que nenhuma reparao ou interveno permitida. Aditamento: ............... Documento oficial emitido pela Direco de Prova e destinado a modificar, precisar ou completar o Regulamento Particular da Prova fazendo parte integrante dele. Os aditamentos so numerados, datados e aprovados da seguinte forma: - ....... Pela FMP, at ao incio das verificaes; - ....... Pelo Jri de Comissrios Desportivos durante toda a durao da prova; - ....... As equipas devem acusar a recepo atravs de assinatura de protocolo ou outro meio. Carta de controlo: ..... ficha destinada a recolher os carimbos ou marcas dos diferentes controlos previstos no percurso.

5. PILOTOS ADMITIDOS 5.1 Os pilotos devem obrigatoriamente ser portadores de uma Licena Desportiva para T.T. UTVQuad-Buggy ou Geral passada pela FMP ou FIM vlida para o ano em curso. Os Pilotos com idade superior a 50 anos, so obrigados a apresentar Diagrama de Esforo; Electrocardiograma e Ecocardiograma aquando da obteno de licena desportiva. Durante o desenrolar da prova, se o concorrente uma pessoa moral, todas as suas obrigaes e responsabilidades devero ser incumbidas na totalidade, solidariamente e individualmente pelo piloto declarado na ficha de inscrio. Qualquer aco ou atitude fraudulenta efectuada pelo concorrente ou pelo piloto, ser julgada pelo Jri de Comissrios Desportivos que decidir da penalizao que pode ir at desclassificao. Podero ser admitidos a participar os pilotos com a idade mnima de 16 anos detentores de uma Licena Nacional emitida pela FMP, ou licena FIM e titulares de uma licena de conduo correspondente ao tipo de motociclo utilizado. Os pilotos estrangeiros da Unio Europeia necessitam de obter junto da respectiva Federao o selo internacional da FIM na sua Licena Nacional e autorizao especfica para cada prova. Estes podero no fim do Campeonato sagrarem-se Campees Nacionais Open. Os restantes pilotos estrangeiros tero de estar munidos de licena internacional da FIM, podendo tambm ser considerados Campees Nacionais Open. Os pilotos sero responsveis pelas suas assistncias e pelo comportamento das pessoas que as integram. As atitudes anti-desportivas ou de falta de respeito ordem vigente durante uma prova por parte das pessoas que integram uma assistncia podero vir a ser reflectidas em
5

5.2

5.3

5.4

5.5

5.5

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO sanes a aplicar ao piloto. Estas sanes podero ser do tipo excluso da prova (decididas pelo Jri da Prova), quer passveis de processo disciplinar no mbito do Cdigo de Disciplina da FMP.

6. RELAES COM OS PILOTOS E CONCORRENTES 6.1 Os responsveis pelas relaes com os pilotos e com os concorrentes devem estar identificados e presentes: Nas verificaes tcnicas e administrativas; Nas partidas e chegadas das etapas; Nas neutralizaes e reagrupamentos. Compete aos responsveis pelas relaes com os pilotos e concorrentes: Informar as equipas e manter com elas uma relao de consertao; Informar com preciso a todas as questes postas; Dar todas as informaes ou indicaes complementares relativas regulamentao e ao desenrolar da prova; Evitar a transmisso ao Jri de Comissrios Desportivos de questes que possam ser resolvidas atravs de explicaes precisas, exceptuando as reclamaes.

7. INSCRIES 7.1 Todos os pilotos que desejem participar numa prova de todo-o-terreno devem preencher correctamente a ficha de inscrio na prova e envi-la ao Secretariado da prova acompanhada do montante da inscrio, at data definida no Regulamento Particular. De acordo com o Regulamento Particular de cada prova a taxa de inscrio poder ser minorada em 50% para os pilotos que aceitem a publicidade facultativa da organizao. At ao momento das verificaes o concorrente poder livremente substituir o motociclo inscrito por outro. Se durante as verificaes tcnicas, a especificao do motociclo a verificar no corresponder especificao do motociclo inscrito, poder, sob proposta dos Comissrios Tcnicos, ser mudado, pelo Jri de Comissrios Desportivos, para outra classe. O valor da inscrio ser inteiramente reembolsado nas seguintes condies: Se a inscrio for recusada; Se pelo menos 25% da totalidade da prova no se realizar (desde que sejam por motivos imputados ao organizador);
6

7.2 7.3

7.4

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

7.5

Com a assinatura da ficha de inscrio na prova o concorrente aceita submeter-se a todos os regulamentos aplicveis prova.

8. IDENTIFICAO 8.1 A Organizao de uma prova todo-o-terreno fornecer a cada piloto trs placas e um dorsal (facultativo para as organizaes) com os nmeros de prova, sendo as medidas mximas das placas de 18 cm x 22 cm (ver Anexo 4). As placas tero o fundo branco, sendo os nmeros pretos. No caso do campeonato ter um patrocinador da responsabilidade da FMP, o espao reservado a este patrocinador ser objecto de acordo com os organizadores das provas. 8.2 8.3 8.4 As placas devero ser colocadas visivelmente durante a totalidade da prova, frente e nas partes laterais. No devero em caso algum tapar, mesmo parcialmente, a matrcula da moto. Os pilotos dos quads devero obrigatoriamente ser portadores de um dorsal com os nmeros de prova atrs, bem como placa vertical fixa na traseira (para colocao dos nmeros). Em qualquer momento da prova a perda ou m colocao de uma placa de prova, ou do dorsal, no caso de existir, poder ser passvel de penalizao conforme previsto no Regulamento Particular. Marcas de identificao podero ser postas durante as verificaes tcnicas que precedem a partida. Em qualquer momento da prova, os Comissrios Tcnicos podem verificar a presena dessas marcas. A falta ou falsificao de uma marca de identificao ser punida com a desclassificao. A organizao dever usar braceletes de identificao dos pilotos. A sua falta no declarada durante a prova implica a desclassificao. No caso da existncia de dorsais o Organizador dever providenciar para que nestes exista espao para o piloto colocar a sua publicidade. Este espao ser na frente, a toda a largura do dorsal, com uma altura mnima de 20 cm e cujo limite superior dever estar a cerca de 10 cm do ponto mais baixo do decote do dorsal

8.5

8.6 8.7

9. PILOTOS PRIORITRIOS Para simplificar a elaborao das listas de inscritos em qualquer prova, a FMP elabora todos os anos uma lista de pilotos prioritrios mediante o seguinte critrio: 1 Prova do campeonato - 10 primeiros classificados do Campeonato Nacional Absoluto no ano anterior; 2 Prova e seguintes Classificao do Campeonato Nacional Absoluto at ao 10 lugar, reportado data do fecho das inscries para a respectiva prova.

10. ORDEM DE PARTIDA


7

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

10.1 10.2

A Partida para a 1 Etapa ser dada de acordo com a lista de inscritos publicada e aprovada pela FMP. Para a atribuio dos nmeros de competio aos pilotos inscritos, verificar-se- a seguinte ordem de atribuio:

10.2.1 1 Prova do Campeonato -Pilotos Prioritrios segundo a classificao do Campeonato nacional do ano anterior; -Restantes nmeros: Ao critrio dos Organizadores, mediante a aprovao da FMP. 10.2.2 Restantes provas -Pilotos Prioritrios segundo a classificao do Campeonato Nacional data do fecho das inscries para a respectiva prova; -Restantes nmeros: Ao critrio dos Organizadores, mediante a aprovao da FMP. - O nmero 1 ser sempre atribudo ao Campeo Nacional Absoluto de TT do ano anterior. -A FMP e o organizador dispem de 5 nmeros (Jokers), para atribuir a pilotos reconhecidamente rpidos que no se encontrem dentro do escalo dos prioritrios. -Nas provas internacionais disporo de mais cinco nmeros reservados exclusivamente a pilotos estrangeiros. -Devero ser levadas em considerao as classificaes em cada classe. 10.3 Prlogo:

Uma etapa/prlogo, poder ter dupla passagens, sob a forma de Sector Selectivo poder ser organizada, contando ou no para a classificao final da prova (dever ser especificado no Regulamento Particular). As Partidas para a etapa / prlogo sero dadas, no mnimo, com um intervalo de 30 segundos entre cada piloto. Nota: recomenda-se que sempre que possvel aos pilotos prioritrios, tal intervalo seja alargado para 1 minuto. Se o prlogo no contar para a classificao final, no caso de um piloto no o completar ou no o realizar ser-lhe- atribudo o pior tempo realizado, para efeitos da classificao da etapa seguinte, mais uma penalizao de 20 minutos, contudo ser, ainda assim, admitido partida da etapa seguinte. Se o prlogo contar para a classificao final, no caso de um piloto alinhar partida nas no o completar ser-lhe- atribudo o tempo mximo para percorrer o prologo apresentado no Regulamento Particular da Prova. Se o prlogo contar para a classificao final, no caso de um piloto no alinhar partida serlhe- atribudo o tempo mximo para percorrer o prologo apresentado no Regulamento Particular da Prova mais uma penalizao de 20 minutos. contudo ser, ainda assim, admitido partida da etapa seguinte.
8

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

10.4

As partidas para a 2 Etapa/Sector Selectivo sero segundo a classificao no prlogo ou pela ordem numrica em caso da no existncia deste. Nas etapas seguintes segundo a ltima classificao afixada. No caso de uma Etapa conter mais do que um Sector Selectivo, a partida para o 2 Sector Selectivo dessa etapa ser pela ordem de chegada ao final do Sector anterior e de acordo com o Art. 10.5

10.5

Recomenda-se que a partida para cada etapa e para os dez (10) primeiros pilotos seja feita, no mnimo, com o seguinte intervalo: Um a um de minuto a minuto, os restantes espaados de 30 segundos. O intervalo entre a ultima Moto e o 1 Quad deve ser no mnimo 15 minutos e entre o ultimo Quad e o 1 Utv/Buggy no minimo 10 minutos. Outro tipo de partidas poder ser aceite pela FMP dadas as caractersticas da prova, as condies meteorolgicas e o nmero de concorrentes.

10.6

Os atrasos na apresentao partida do Prlogo ou da Etapa sero penalizados razo de um minuto por minuto de atraso. A partida ser recusada a todos os pilotos que se apresentem com um atraso superior a trinta minutos (30 min) em relao sua hora ideal de partida. As penalizaes referentes Etapa Prlogo sero averbadas s no final do Sector Selectivo seguinte (para efeitos de partida para a 2 etapa ser sempre considerado o tempo do Prlogo sem penalizaes).

10.7

11. CIRCULAO 11.1 O briefing obrigatrio para todos os pilotos. Quando houver caderno de itinerrios ser distribudo durante o briefing. obrigatrio o cumprimento do itinerrio indicado sob pena de desclassificao. No briefing devero tambm ser informados, todos os pilotos, de todas as alteraes de ltima hora e outras questes pertinentes nomeadamente os aspectos de segurana. 11.2 Durante toda a durao da prova todos os pilotos e respectivos motociclos devero estar obrigatoriamente em conformidade com o prescrito no Cdigo da Estrada. Todas as infraces ao prescrito no Cdigo da Estrada sero penalizadas da seguinte forma a) .......... 1 infraco - 30 min; b) .......... 2 infraco - 1:00 hora; c) .......... 3 infraco - desclassificao. 11.3 interdito, sob pena de desclassificao: a) .......... rebocar ou fazer transportar a moto dentro do percurso selectivo;
9

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

b) .......... bloquear ou dificultar, intencionalmente, a passagem dos outros concorrentes; c) .......... circular fora do percurso ou em sentido contrrio a este. 11.4 Os agentes da autoridade que constatarem uma infraco s regras da circulao na via pblica por parte de um concorrente, devero proceder da mesma forma que a utilizada para os outros utentes da mesma. No caso de os agentes decidirem no mandar parar o infractor, poder ser pedido organizao a aplicao das sanes previstas. Neste caso observar-se-o as seguintes condies: a) .......... a notificao dever chegar organizao por via oficial e por escrito, antes da publicao das classificaes oficiais da prova em que a infraco foi cometida; b) .......... a notificao (relatrio) dever ser suficientemente detalhada para que a identificao do infractor seja feita sem margem para dvidas e dever conter o local e a hora da ocorrncia, e no deve ser susceptvel de interpretaes diversas. 11.5 Os pilotos que premeditadamente efectuem cortes/atalhos ao percurso denotando comportamento anti-desportivo sero sancionados com penalizaes a atribuir pelo Jri da Prova que podero ir at desclassificao. obrigatria a passagem por todas as zonas onde exista marcao/sinalizao da prova, devendo esta estar colocada maioritariamente no lado direito do percurso (consequentemente no lado direito do piloto). 12. ASSISTNCIAS 12.1 Salvo disposio em contrrio e mencionada no Regulamento Particular da prova, a assistncia s permitida pelo prprio piloto ou por outro piloto regularmente inscrito e ainda em prova ou nas zonas de assistncia definidas pelo organizador, onde so permitidas as reparaes, mudanas de pneus e reabastecimentos, executadas por outros que no o piloto. Durante as operaes de abastecimento o motor tem que estar parado, sendo obrigatrio a utilizao de um Tapete Ambiental aprovado (conforme artigo 6.1 do cdigo ambiental da FIM). A no utilizao do Tapete Ecolgico implica uma penalizao de 30 seg. aconselhado o acompanhamento de um Extintor durante a operao de abastecimento. Os Abastecimentos s esto autorizados em zonas criadas para o efeito pela organizao. proibido o abastecimento de combustvel com o motor em funcionamento assim como a utilizao de depsitos suplementares. O no cumprimento desta norma implica uma penalizao de 30 minutos, em caso de reincidncia a desclassificao. 12.2 O piloto deve abrandar ao entrar numa zona de assistncia (ZA). A circulao em sentido contrrio ao da prova numa ZA proibida. Caso o piloto ultrapasse o local da sua equipa de assistncia dever retroceder com a moto desligada e empurrada mo. O no cumprimento deste artigo implica a desclassificao. O piloto tem que respeitar toda a sinalizao existente na zona de assistncia. O no cumprimento deste artigo implica a desclassificao. Os pilotos sero responsveis pelas suas assistncias e pelo comportamento das pessoas que as integram. As atitudes anti-desportivas ou de falta de respeito ordem vigente durante uma prova por parte das pessoas que integram uma assistncia podero vir a ser reflectidas em
10

12.3

12.4

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO sanes a aplicar ao piloto. Estas sanes podero ser do tipo excluso da prova (decididas pelo Jri da Prova), quer passveis de processo disciplinar no mbito do Cdigo de Disciplina da FMP.

13. SEGUROS 13.1 O valor da inscrio incluir o prmio de seguro garantindo apenas a responsabilidade civil do concorrente em relao a terceiros de acordo com a legislao aplicvel. Os veculos das assistncias no esto cobertos por este seguro. O seguro entra em vigor no incio da prova (verificaes tcnicas) e termina no final da prova ou no momento da desistncia do piloto. Em caso de ser necessrio actuar o seguro, o concorrente, ou um seu representante, dever notificar a organizao no prazo de 24 horas, com a completa descrio da ocorrncia, sob pena da nulidade da participao.

13.2 13.3

14. PUBLICIDADE 14.1 permitido s equipas afixar livremente toda a publicidade nas suas motos desde que: a) .......... no seja contrria legislao em vigor, aos bons usos e costumes; b) .......... no colida com as chapas de matrcula, placas de prova e espaos reservados organizao ou FMP. 14.2 Entende-se por publicidade obrigatria a referida em 8.1. Poder ainda haver publicidade facultativa a definir no Regulamento Particular de cada prova.

15. CARTA DE CONTROLO 15.1 partida de cada etapa, as equipas recebero uma carta de controlo onde figuraro os tempos parciais para percorrer cada sector de ligao e os tempos mximos autorizados para cada sector selectivo. A carta de controlo ser devolvida no controle horrio de chegada de cada etapa e substituda por uma nova carta na partida da etapa seguinte. O piloto o nico responsvel pela sua carta. Toda a rectificao ou modificao feita na carta de controlo tem que ser assinada pelo controlador caso contrrio ser nula essa alterao. A apresentao da carta de controlo nos diferentes controlos e exactido das inscries sero da inteira responsabilidade do piloto sob pena de desclassificao. Somente os controladores esto autorizados a inscrever a hora na carta, manualmente ou por meio de um aparelho que imprima. A perda da carta de controlo implica a perda do direito de reclamao sobre os elementos que nela deveriam estar registados, a falta de apresentao ter uma penalizao de 5 minutos.

15.2 15.3

15.4

11

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

16. ZONAS DE CONTROLO 16.1 Todos os controlos, tais como controlos horrios de partida e chegada do troo selectivo e controlos de passagem sero sinalizados da seguinte forma (Anexo 6): a) .......... O incio da zona de controlo indicado por um painel de aviso com fundo amarelo; 100 m depois um painel com fundo vermelho define o local do controlo. O fim da zona de controlo indicado por um painel com o fundo bege e 3 barras pretas transversais, colocado 100 m aps o painel com fundo vermelho; b) .......... Toda a zona de controlo, isto , toda a zona compreendida entre o painel com o fundo amarelo e o painel com o fundo bege considerada como parque fechado. A durao da paragem no deve exceder o tempo necessrio para a operao de controlo. 16.2 proibido entrar numa zona de controlo em direco que no a definida no itinerrio da prova, ou reentrada numa zona de controlo aps a carta de controlo preenchida, sob pena de desclassificao. A hora ideal da exclusiva responsabilidade do piloto que poder ir verific-la a p no relgio oficial do controlo. Os postos de controlo horrio devero iniciar o seu funcionamento uma hora antes da hora de passagem ideal do primeiro concorrente, e terminaro o seu funcionamento uma hora aps a hora ideal de passagem do ltimo concorrente, salvo deciso em contrrio do Director de Prova. Os pilotos so obrigados, sob pena de desclassificao, a seguir as instrues do chefe de controlo que ser sempre assistido por um controlador.

16.3 16.4

16.5

17. CONTROLOS HORRIOS 17.1 Nos controlos horrios, os controladores indicaro na carta de controlo a hora da apresentao que corresponde ao momento exacto em que o piloto apresenta a carta de controlo ao controlador. Entre o painel de entrada na zona e o posto de controlo, interdito ao piloto parar ou adoptar um andamento lento. A hora ideal de controlo aquela obtida ao somando ao tempo parcial para percorrer o sector de ligao ou sector selectivo a hora da partida de cada sector. Estes tempos so expressos em horas, minutos e segundos sendo sempre indicados de 00:00:01 a 24:00:00. O piloto no incorre em penalizao por avano se a hora de entrada da moto na zona de controlo corresponder ao minuto ideal de controlo, ou aquele que o precede. Para os sectores de ligao o piloto no incorre em penalizao por atraso se a hora de apresentao da carta de controlo ao controlador corresponder ao decorrer do minuto ideal de controlo. Toda a diferena entre a hora real e hora ideal de controlo ser penalizada razo de um minuto por minuto ou fraco de minuto, at ao limite indicado no regulamento particular.
12

17.2

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

17.3

Para os sectores selectivos, incluindo o prlogo, os tempos de chegada sero, no mnimo, registados ao segundo quando a sua extenso exceda os 25 km, e registados em centsimos de segundo sempre que a sua extenso seja inferior a 25 km. Para tal devem ser usados relgios munidos de clulas fotoelctricas e registo impresso. Nos controlos de chegada as equipas so autorizadas a entrar por avano sem incorrerem penalizaes. Quando um piloto no puder apresentar o motor da sua moto em funcionamento chegada a um controlo horrio, exceptuando o controlo horrio de sada do Parque Fechado, ser penalizado da seguinte forma: a)...Num controlo horrio: 1 minuto, por cada minuto de atraso; b) .......... Na partida para o sector selectivo: 1 minuto por cada minuto de atraso.

17.4

17.5

Toda a inobservncia praticada por um piloto no que respeita s regras de procedimento de entrada numa zona de controlo, conforme atrs definido, ser objecto de um relatrio escrito por parte do responsvel pela zona de controlo que ser entregue ao Director de Prova. A penalizao "fora de prova" definida no regulamento particular pode ser modificada em qualquer momento por deciso do Jri de Comissrios Desportivos sob proposta do Director de Prova. As equipas devero ser informadas o mais rapidamente possvel desta deciso. Num controlo horrio de chegada de um sector de ligao, o controlador dever inscrever na carta de controlo, por um lado a hora de chegada ao controlo e, por outro, a hora provisria de partida para o sector selectivo, devendo respeitar um intervalo mnimo de 2 minutos entre as duas para permitir que o piloto se prepare para a partida. Depois de controlar no controlo horrio, a equipa dever seguir imediatamente para a partida para o sector selectivo. O controlador inscrever a hora real de partida para o sector selectivo. Se existir uma divergncia entre as duas inscries, far f a hora de partida para o sector selectivo, salvo deciso em contrrio do Jri de Comissrios Desportivos. O regulamento particular dever indicar os tempos mximos entre controlos horrios consecutivos, bem como as respectivas penalizaes por incumprimento. obrigatria a existncia, nos controles de tomada de tempos, de dois relgios devidamente sincronizados para prevenir problemas devido a avarias num dos relgios O pessoal mnimo para qualquer zona de tomada de tempos de trs, alm do pessoal necessrio na zona de stop (zona em que registado o tempo na carta de controlo do concorrente) que permita o cabal desempenho desta misso em tempo compatvel com o desenrolar da prova. Na zona de tomada de tempos um dos elementos ser responsvel pelo registo dos tempos e os outros dois tero a nica misso de registar, independentemente, a ordem em que os concorrentes cruzam a linha de tomada de tempos. Estas duas listas bem como o registo do(s) relgio(s) devero ser presentes ao Jri da prova.

17.6

17.7

17.8

17.9 17.10 17.11

17.12

18. CONTROLOS DE PASSAGEM E DE CRUZAMENTO 18.1 Controlos de passagem


13

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

A fim de verificar se os concorrentes respeitam o itinerrio estabelecido, sero implantados controlos de passagem ao longo do percurso. A falta da marcao de um controlo de passagem (carta de control) poder implicar: Pilotos que falhem um controlo de passagem incorrero numa penalizao que ir de 60 min excluso; Pilotos que falhem uma segunda passagem num controlo sero desclassificados. Pilotos que no parem num controlo de passagem, com controlador, sero penalizados em 5 minutos.

A zona de controlo ser definida com painis, com um smbolo com o dimetro mnimo de 60 cm) colocados da seguinte forma (Anexo 6): a) .......... painel amarelo com carimbo (incio de zona); b) .......... 100 metros depois, painel vermelho com carimbo (posto de controlo); c) .......... 100 metros depois, painel final bege com trs barras pretas transversais. 18.2 Controlos de cruzamento Os cruzamentos com estradas de alcatro, via-frrea ou vias de grande movimento devero ser assinaladas de forma a que o concorrente tenha conhecimento da sua existncia e possa seguir as instrues dos controladores.

19. SECTOR SELECTIVO 19.1 19.2 interdito aos pilotos circular no sentido inverso ao do sector selectivo sob pena de desclassificao. Na partida para o sector selectivo, logo que a moto pare diante do controlo de partida, o controlador inscrever na carta de controlo a hora real de partida da moto (hora e minuto). Seguidamente anunciar os 30 segundos, 15 segundos, e os ltimos cinco segundos um a um, aps o que ser dado o sinal de partida que dever ser seguido do arranque imediato do piloto. A partida para o sector selectivo hora indicada na carta de controlo no poder ser adiada, excepto em caso de fora maior. Uma partida efectuada antes do sinal do controlador ser penalizada com 2 minutos. Esta penalizao no exclui sanes mais graves que podero ser aplicadas pelo Jri de Comissrios Desportivos, particularmente no caso de repetio da infraco. A chegada do sector selectivo ser "lanada", com os painis dispostos da seguinte forma (Anexo 6): a) painel amarelo com bandeira de xadrez (no incio da zona); b) 100 m depois, o painel vermelho (chegada lanada); c) a uma distncia de 150 a 300 m dois painis vermelhos (relgio e stop); d) finalmente 100 m depois painel bege com trs barras pretas transversais.
14

19.3 19.4

19.5

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

19.6

Uma paragem voluntria entre o painel amarelo de incio de zona e o painel de stop proibida sob pena de desclassificao. A cronometragem far-se- sobre a linha de chegada (Tomada de Tempo). A uma distncia de 100 a 300 metros aps a chegada, o piloto dever parar no controlo horrio sinalizado por um relgio vermelho e pelo painel vermelho de stop. No Stop, o controlador inscrever na carta de controlo do piloto a hora de chegada (hora, minuto e segundo) que ser igualmente a hora de partida para o sector de ligao seguinte (hora e minuto).

19.7

Toda a equipa que se recuse a partir para o sector selectivo hora e na posio que lhe for indicada ser penalizada de acordo com o regulamento particular da prova, podendo esta penalizao ir at desclassificao. Nas provas por voltas s sero classificados os pilotos que tenham percorrido no mnimo: Provas com 2 voltas, 2 voltas Provas com 3 voltas, 3 voltas Provas com 4 ou mais voltas pelo menos 75% das voltas

19.8

19.9 19.10

A regulamentao especfica das provas s de quads consta do Anexo 4 Qualquer piloto que se tenha retirado da Prova, obrigado a comunic-lo Organizao, entregando a sua Carta de Controlo a qualquer Oficial de Prova, a retirar os nmeros de prova ou a cruz-los e no continuar no itinerrio da prova. O no cumprimento desta regra implica sanes que podem ir at multa de 50 , e procedimento disciplinar em caso de reincidncia. O piloto obrigado a procurar/retomar o percurso da prova sempre que alguma anomalia acontecer (perda, falta de marcao). Este dever ter a percepo da falta de marcao (geralmente existente de 150 em 150 m) e no caso de no existir procurar a continuao desta no percurso correcto.

19.11

20. REAGRUPAMENTOS E NEUTRALIZAES 20.1 20.2 Os reagrupamentos servem para reduzir os intervalos mais ou menos importantes que se criam entre os pilotos. sua chegada ao reagrupamento, os pilotos entregaro ao controlador a sua carta de controlo e recebero instrues sobre a sua hora de partida. Em seguida devem dirigir-se imediatamente e directamente com a sua moto para o parque fechado. 20.3 Devido a factores imprevisveis a Direco da Prova poder ter que neutralizar a prova. No caso de Neutralizao, uma nova partida ser dada de acordo com a ordem de chegada ao local onde a prova foi neutralizada ou na falta desta de acordo com a ordem de passagem no controlo anterior.
15

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

21. SINALIZAO DA PROVA A segurana dos pilotos durante uma prova de todo o terreno comea na escolha do percurso, de forma a evitar zonas potencialmente perigosas. No entanto, nem sempre se conseguem evitar estas zonas pelo que uma forma de minimizar os riscos o de fazer uma marcao cuidada. A marcao de uma pista deve ser sempre feita por excesso e em antecipao, prevendo a velocidade a que os pilotos se deslocam e o facto de alguma da marcao poder ser retirada por elementos estranhos prova. Recomenda-se que a marcao seja supervisionada por algum com experincia de competio todo o terreno em moto e que um critrio uniforme seja mantido em todo o percurso. Toda a marcao deve estar na sua maioria no lado direito do sentido do percurso. No Anexo 8 apresentam-se as regras bsicas a serem observadas neste captulo. 22. PARQUE FECHADO 22.1 A prova decorre em regime de parque fechado. Isto , com excepo de quando o veculo concorrente se encontra no percurso (do prlogo ou dos troos selectivos), nas assistncias ou nos troos de ligao, est em parque fechado, e sujeito s respectivas regras. A vigilncia do parque fechado, bem como o cumprimento do respectivo regime da responsabilidade da organizao da prova. O parque fechado deve ser delimitado e fechado de forma a impedir a entrada de todas as pessoas no autorizadas. O espao dever ser claramente delimitado e vigiado por um nmero suficiente de comissrios a fim de que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso ao mesmo. Os comissrios encarregues do controlo do parque fechado devero estar perfeitamente identificados de modo a que sejam facilmente reconhecidos por todos os interessados e em especial pelos pilotos. O acesso ao parque fechado estritamente interdito a todas as pessoas com excepo dos membros do jri, dos comissrios tcnicos e dos pilotos. Estes ltimos apenas podero ter acesso para pr e retirar as suas motos. Aps a passagem do controlo do parque fechado e at sada do mesmo as motos devero ser deslocadas com o motor desligado. O no cumprimento implica a desclassificao (salvo deliberao em contrrio no RP e expecifica aos quads). Esta operao dever ser executada o mais rapidamente possvel, devendo o piloto abandonar o parque fechado sem demora. No parque fechado interdito ao piloto, sob pena de desclassificao: - ............ mexer na sua moto excepto para a colocar e retirar do parque fechado; - ............ pr o motor em funcionamento; - ............ mexer na moto de outro concorrente; -.............fumar. -.............Colocar a moto com o motor em funcionamento

22.2

22.3

22.4

16

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

22.5

Se os comissrios tcnicos da prova constatarem que uma moto est em condies incompatveis com a sua utilizao normal, devero informar imediatamente o Director da Prova que dever mandar proceder s rectificaes que julgar necessrio. Neste caso os minutos empregues na reparao sero considerados como minutos de atraso no sector de ligao. Afim de evitar que o concorrente procure recuperar o atraso, ser-lhe- dada uma nova hora de partida na condio de o seu atraso ser inferior a 30 minutos.

22.6

Como excepo ao regime de parque fechado, mas sob a responsabilidade de um controlador, permitido ao piloto, no parque fechado de partida, de reagrupamento ou de final de prova, substituir as luzes da frente ou traseiras ou um pneu furado. Estas reparaes devero estar acabadas antes da hora de partida, caso contrrio o piloto ser penalizado em 1 minuto por minuto de atraso. Para sair do parque fechado de partida, de reagrupamento ou de fim de prova, o piloto ser autorizado a entrar no parque fechado 10 minutos antes da sua hora de partida. Dever existir um parque de trabalho adjacente ao parque fechado, ou ligado a este atravs de um trajecto curto. Todo e qualquer trabalho na moto, incluindo o reabastecimento, devero ser efectuados neste recinto. O Organizador s obrigado a manter a vigilncia do parque fechado at uma hora aps a abertura do mesmo no final da prova. A hora previsvel desta abertura dever constar do Regulamento Particular. Em casos excepcionais, quando o Parque Fechado de grandes dimenses, devidamente autorizados pela FMP e quando conste do Regulamento Particular, pode o piloto deslocar o seu motociclo (quads) por aco do motor, desde que o faa a uma velocidade inferior a 10 km/h e de forma a no pr em causa a segurana dos outros motociclos e pessoas no Parque Fechado. O no cumprimento destas normas implica a desclassificao. Os motociclos colocados em Parque Fechado no so obrigados a possuir descanso lateral prprio, mas tm que estar em cima de um Tapete Ambiental aprovado (conforme artigo 6.1 do cdigo ambiental da FIM). 23. VERIFICAES

22.7 22.8

22.9

22.10

23.1

Nas verificaes Administrativas sero controlados as Licenas Desportivas; B.I.; Carta de Conduo; Livrete do Motociclo e Carta Verde do Seguro tudo em formato original. Nas Verificaes Tcnicas sero controlados os Nmeros Regulamentares; Luzes dianteiras e de stop, com instalao fixa e definitiva, que deve ser alimentada a todo o instante por um alternador accionado pelo motor do motociclo; Manetes de embraiagem e de travo; Matrcula; Nmero de quadro (tem que coincidir com o livrete) e Controlo de rudo; Esponja de proteco no volante. obrigatria a utilizao de pneus ecolgicos atrs nas Motos. Podero ser utilizados os denominados pneus BAJA homologados pela FIM. Nos Quads, os pneus tm que ser homologados com a marca Europeia para circulao (tem que existir no pneu a marca E...seguida de um nmero) absolutamente necessrio que as peas a marcar estejam limpas de marcaes efectuadas previamente noutras corridas Os pilotos tm que limpar as peas marcadas prova a prova. Ser obrigatria a presena do piloto nas Verificaes Administrativas e Tcnicas.
17

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

23.2

O piloto dever apresentar-se s verificaes tcnicas devidamente equipado com o capacete e o vesturio que ir usar na prova. O capacete dever ser do tipo homologado (na falta de homologaes de capacetes a nvel nacional sero vlidas as homologaes consideradas pela FIM). A partida ser recusada a qualquer piloto que no esteja em conformidade com as prescries dos Regulamentos de Segurana da FIM e do Regulamento Particular da prova. A qualquer momento durante a realizao da prova, podero ser efectuadas verificaes complementares moto e ao piloto. O piloto responsvel durante toda a prova pela conformidade tcnica da sua moto. A no apresentao de um veculo s verificaes, durante ou no final da prova, implica a desclassificao do mesmo. Se nestas verificaes se constatar que o veculo pertence a outra classe que no a que est inscrito a respectiva classificao dever ser alterada. Em qualquer dos casos o piloto pode estar sujeito a outras penalidades quer na prova, quer a aplicar pela FMP. Qualquer fraude constatada ou acto fraudulento praticado nas marcas de identificao ser penalizada com a desclassificao. Todo o concorrente ou piloto que tenha ajudado ou facilitado a infraco ser igualmente penalizado com a desclassificao sem prejuzo para sanes que possam vir a ser aplicadas pela FMP. Os silenciosos devem passar um controlo de rudo durante as verificaes tcnicas e podero ser marcados pelo verificador. O nvel mximo permitido de 115 dba para as Motos, Quads e Utv/Buggys, verificado conforme os regulamentos tcnicos da F.I.M. Durante e no final da prova h uma tolerncia de 1 Dba (poder ir at 116,09 Dba). No caso de provas de mais de um dia, o piloto que deseje trocar ou reparar o silencioso depois do ltimo controlo, e antes de entrar em parque fechado, ser-lhe- concedido 30 min adicionais, a partir da hora de entrada do ltimo controlo horrio. Durante este perodo o piloto poder solicitar o n de testes que desejar. Findo este e se o nvel de rudo fr superior a 116,9 Dba, no poder alinhar para o segundo dia. Os Tcnicos na presena do Jri podero solicitar em qualquer parte do percurso uma medio de rudo. Caso o piloto esteja em transgresso ser penalizado em 5 min, devendo resolver o problema na assistncia mais prxima. Se no o fizer e caso se verifique (atravs de nova medio) que se mantm em transgresso, a penalizao a excluso. 24. EQUIPAMENTO

23.3 23.4

23.5

23.6

23.7

24.1

Todo o condutor deve estar equipado com: - ............ Capacete de proteco adequado e homologado (homologaes FIM); - ............ Vesturio de proteco de material resistente apropriado e cobrindo a totalidade dos membros; - ............ Luvas e culos; - ............ Botas prprias para competio.

24.2 24.3

obrigatria a apresentao do capacete nas Verificaes Tcnicas. A partida pode ser recusada a um piloto que no se apresente devidamente equipado.
18

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

25. SEGURANA MDICA 25.1 aconselhvel a presena de helicptero equipado com maca e equipamento de reanimao durante a realizao dos troos selectivos. A bordo do helicptero ser obrigatria a presena de um mdico. O helicptero ser um complemento aos meios terrestres clssicos (viaturas, mdicos, etc.). Os meios mdicos tero que estar em contacto rdio permanente com o Director de Prova e com o Posto de Comando. Tem de existir um mdico responsvel pela segurana mdica que dever estar ao corrente dos procedimentos da Comisso Mdica e de Segurana da FMP. 25.2 obrigatria a existncia de uma viatura com dois mdicos (ou um mdico e um paramdico) em contacto permanente via rdio com o Director de prova e o Posto de Comando nos seguintes locais: - ............ Partida; - ............ Partida de troo selectivo; - ............ Todos os 50 km; - ............ Chegada do troo selectivo. O nmero mnimo de viaturas mdicas por prova, independentemente da extenso do percurso, de trs. Cada viatura mdica dever estar equipada com meios de imobilizao e de reanimao crdio-respiratria. 26. RECLAMAES / PROTESTOS 26.1. Protestos sobre motos 26.1.1. At 30 (trinta) minutos aps a entrada em Parque Fechado da ltima moto de uma classe um piloto/concorrente pode apresentar por escrito e dirigido ao Director de Prova o protesto sobre reas da moto de outro piloto dessa classe. Este protesto deve ser acompanhado de um depsito cauo de 250 (duzentos e cinquenta Euros) por rea da moto sob protesto. 26.1.2. O protesto s pode incidir sobre as seguintes reas da moto: ciclstica; motor; e caixa de velocidades. 26.1.3. Depois de elaborado o protesto proceder-se- verificao da conformidade da moto com o regulamento tcnico aplicvel (caso esta no possa ser executada de imediato, a moto ser selada, para posterior verificao). A verificao tcnica efectuada pelo Comissrio Tcnico e por um membro da equipa protestada, que, obrigatoriamente, deve estar presente para proceder desmontagem da moto/quad/utv-buggy sob protesto, bem como de todos os outros pedidos de verificao feitos pelo Comissrio Tcnico. Ao apresentar o protesto, as Motos dos concorrentes protestantes so automaticamente verificadas. 26.1.4. Se os resultados da verificao tcnica vierem a dar razo ao protestante a cauo por ele depositada ser-lhe- devolvida. Caso contrrio, ser entregue ao protestado. 26.2. Reclamaes sobre classificaes
19

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

Um piloto/concorrente pode apresentar por escrito e dirigida ao Director de Prova a reclamao sobre a classificao ou comportamento de outro piloto. A reclamao deve ser acompanhada de um depsito cauo de 120 (cento e vinte Euros), que ser devolvido se vier a ser dada razo ao reclamante, e ser apresentada nos seguintes prazos: a) at 30 (trinta) minutos aps a entrada em Parque Fechado do ltimo piloto de cada classe, se a reclamao dizer respeito a um piloto. b) at 30 (trinta) minutos aps a publicao dos resultados provisrios se a reclamao dizer respeito aos resultados do dia ou a uma prova especial.

26.3. RECURSO Todo o concorrente tem o direito de recorrer das decises do Jri sobre protestos e reclamaes, tendo para isso que apresentar o recurso, por escrito no Secretariado da FMP e dirigido Direco da FMP, at 5 (cinco) dias teis aps a publicao dos resultados oficiais. 27. CLASSIFICAES 27.1 27.2 A cronometragem ser da responsabilidade do Director de Prova e dever ser feita de acordo com o estipulado no artigo 17 deste regulamento. As penalizaes sero expressas em horas, minutos, segundos e fraces de segundo. A classificao final ser obtida pela adio dos tempos realizados nos sectores selectivos e as penalizaes (incorridas durante os sectores de ligao e outras penalizaes expressas em tempo). Aquele que obtiver o menor tempo ser proclamado o vencedor da prova, o seguinte ser o segundo e assim sucessivamente. As classificaes por classes sero determinadas da mesma forma. Caso o Regulamento Particular da prova o preveja, a classificao final pode ser determinada pela adio s penalizaes referidas em 27.2 com o tempo realizado no prlogo. Em caso de empate ser declarado vencedor aquele que alcanar o melhor tempo do prlogo. Se no tiver havido prlogo os concorrentes sero classificados ex-aequo. As classificaes oficiais da prova sero afixadas no quadro oficial da prova num perodo nunca superior a trs horas depois do encerramento do controle de chegada. Na folha de classificao obrigatria a colocao do nmero de Licena Desportiva do piloto. No final do Campeonato sero atribudos Diploma e Trofu ao piloto vencedor de cada um dos Campeonatos. A presena do piloto Campeo na Cerimnia Oficial de Entrega dos Diplomas e Trofus obrigatria. O piloto que no esteja presente, sem justificar a sua ausncia antecipadamente, perder o direito ao ttulo de Campeo em causa. No final do Campeonato sero entregues Diplomas a Construtores e de Concorrente marca e equipe Campes, desde que estes ltimos sejam possuidores de Licena de Concorrentes. Um piloto que inicie o campeonato a pontuar numa classe, aps a 1 Prova do CNTT no poder pontuar noutra classe durante o campeonato.

27.3 27.4 27.5 27.6 27.7

27.8

20

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO 27.9 O resultado de um piloto que tenha sido desclassificado, no ser o resultado a deitar fora nas contas finais do campeonato. O resultado a deitar fora ser o que tiver menos pontuao ou o que resultar de uma desistncia. Um piloto que no se inscreva numa prova do CNTT, poder todavia deitar esse resultado/prova fora para as contas finais de Campeonato. O caso particular de uma desclassificao por excesso de tempo (piloto excedeu o tempo limite de prova) ser considerado como uma desistncia.

27.10 Nas provas de mais de um dia, um piloto que no se tenha classificado num dia poder alinhar no dia seguinte, com penalizaes descritas no Regulamento Particular e desde que satisfaa as seguintes condies : 27.10.1. Deve apresentar o seu motociclo para uma nova verificao nunca antes do tempo mximo estipulado para a etapa desse dia e at 30 min antes da publicao da hora e ordem de partida para a etapa seguinte. Este horrio dever constar no RP da prova. 27.10.2. O chassis do motociclo tem de ser o marcado nas primeiras Verificaes Tcnicas iniciais da prova. 27.10.3. O motociclo deve ser submetido a uma inspeco tcnica completa, incluindo o teste de rudo. 27.10.4. A partida para a etapa seguinte implica que o piloto tenha comparecido partida na etapa anterior. A sua colocao na ordem de partida seguir o seguinte critrio: - Pilotos Prioritrios, aps os 15 primeiros classificados na Classificao Geral da ltima etapa. NOTA: nenhum piloto poder partir na frente do pior prioritrio classificado - Pilotos no prioritrios partiro sempre na ltima posio. No caso de vrios pilotos se encontrarem nesta situao, entre os mesmos ser respeitada a sua classificao no prlogo ou a ordem de partida inicial. 27.10.5. Um piloto que no conclua a 1 etapa, parte para a 2 atravs do regulamentado no ponto 27.10.4.do RNTT 2013. Para classificao geral final da prova, ser atribudo o pior tempo da classe obtido na 1 etapa com um acrscimo da respectiva penalizao.

28. AJUDA EXTERIOR Est proibida qualquer ajuda exterior, excepto a assistncia normal recebida nas zonas oficiais de assistncia. A expresso Ajuda Exterior significa toda a aco que implique um contacto com o motociclo, ou fornecimento de qualquer tipo de pea levada a cabo por qualquer pessoa que no seja o piloto, um outro piloto ainda em prova ou um Oficial no exerccio das suas funes.

29. CASOS OMISSOS


Todos os casos omissos neste regulamento, apelos ou dvidas na sua interpretao, sero julgados e resolvidos pela Comisso de Todo o Terreno da FMP e seus Delegados, em conformidade com os preceitos do Cdigo Desportivo Internacional e dos Regulamentos aplicveis. 21

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

30. PROVAS A organizao de uma prova pontuvel para o CNTT deve: -Pedir a inscrio at 30 de Setembro do ano anterior realizao da prova -Enviar FMP at 60 dias antes da data das verificaes tcnicas da prova trs exemplares do Regulamento Particular da Prova -Enviar FMP at 8 dias teis antes da prova a lista final de inscritos -A numerao ser dada com os seguintes critrios: Os organizadores tero cinco nmeros por classe, a fim de poderem ser atribudos a pilotos com relevncia para a sua prova. No caso de provas internacionais disporo de mais cinco nmeros reservados exclusivamente a pilotos estrangeiros. Na 1 prova a ordem ser a da classificao geral do CNTT do ano anterior Nas seguintes provas a ordem ser da classificao actual de cada classe do CNTT O cancelamento de uma prova do CNTT, se este ocorrer at 60 dias antes da data prevista, implicar para o Organizador uma penalidade de duas vezes a taxa de inscrio ( 550 ) , se este ocorrer posterior aos 60 dias antes da data prevista de 825. O intervalo mnimo entre duas provas do CNTT de dez dias. As provas a contar para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno so:
20-Abr 11-Mai 01-Jun 22-Jun 07-Set 28-Set 31-Out 21-Abr 12-Mai 02-Jun 23-Jun 08-Set 29-Set 02-Nov Vinhos Ervideira Rally TT Raide Gis Ferraria Baja do Algarve Baja TT Proena Oleiros Baja TT Idanha -a-Nova 27. Baja Portalegre Sociedade Artstica Reguenquense Gis Moto Clube Centro C.R.D. da Ferraria Clube Automvel do Algarve Escuderia Castelo Branco Escuderia Castelo Branco ACP

31. VECULOS, CLASSES E CATEGORIAS 31.1 So admitidos a participar todos os motociclos desde que em conformidade com as normas impostas pelo Cdigo da Estrada. da responsabilidade dos pilotos o cumprimento destas normas.

MOTOCICLOS TT 1 at 125 cc 2T ou at 250 cc 4T TT 2 superior a 175 cc 2T ou at 450 cc 4T TT 3 superior a 280 cc 2T e + de 450 cc 4T Promoo (vrias cilindradas) QUADS TT Quad OPEN (vrias cilindradas) TT QuadStock (vrias cilindradas)
22

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO -

QuadPromoo (vrias cilindradas)

- UTV/BUGGY - TT UTV/BUGGY OPEN - TT BUGGY - PROMOO Todos os casos que possam suscitar dvidas quanto classe a que deva pertencer um veculo sero analisados pelo Jri de Comissrios Desportivos da FMP, presentes nas verificaes tcnicas. Haver uma classificao para cada classe que compem o Campeonato, bem como uma Classificao Geral Individual. Nos Quads e UTV/BUGGY, os pneus tm que ser homologados com a marca Europeia para circulao (tem que existir no pneu a marca E...seguida de um nmero) Ser obrigatria a presena do piloto nas Verificaes Administrativas e Tcnicas 31.2. Os pilotos que queiram participar na Classe Promoo tm que obedecer aos seguintes requesitos: Na Classe Promoo podem participar: - Os pilotos que tenham tirado licena desportiva Enduro/TT Cross Country pela primeira vez, ou que a tenham obtido h j um ano (independentemente da idade) (no mximo, s poder ter sido possuidor de licena desportiva, durante 2 anos, 2013 includo); - Pilotos com idade entre 16 e 21 anos ou que mantenham os 21 anos durante o desenrolar do trofu - (estes podem ter licenas anteriores desde que no tenham classificaes nos 4 primeiras posies das classes em qualquer Campeonato Nacional); - A classe escolhida livre; - O vencedor da "Classe Promoo"no poder no ano seguinte voltar a participar na mesma;

interdita a participao na "Classe Promoo" aos pilotos: - Que tenham ficado classificados nos quatro primeiros lugares de qualquer classe de um Campeonato Nacional nos dois anos anteriores; - Que se tenham classificado nos quinze primeiros lugares da geral nos Campeonatos de MX, Enduro ou Todo-o-Terreno nos dois anos anteriores.

23

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

Existem ainda as categorias de promoo de Senhoras e de Veteranos que do origem ao Trofeu Nacional de Senhoras e ao Trofu Nacional de Veteranos (TT e TT-Q), respectivamente. Nestas categorias sero classificados respectivamente os concorrentes do sexo feminino e os pilotos com mais de 40 anos, que assim o inscrio, independentemente da classe do motociclo usado, regendo-se estes trofus pelo presente regulamento. No se podero inscrever como Veteranos, pela primeira vez, os pilotos indiquem na ficha de que nos dois anos anteriores se tenham classificado nos cinco primeiros lugares de qualquer classe do Campeonato Nacional de TT. 31.3 31.4 Na medio da cilindrada admite-se a tolerncia correspondente rectificao mxima de fbrica prevista na ficha tcnica do motociclo. (1 mm no dimetro salvo prova em contrrio). Cada motociclo inscrito deve, durante a prova, estar em conformidade com o Cdigo da Estrada, assim como possuir gerador prprio de corrente. Os motociclos devem ter trs locais para a colocao dos nmeros de prova, a saber: frente sobre o farol e centrado com o eixo do veculo, e lateralmente acima da linha horizontal que passa pelo eixo traseiro e atrs 200 mm da linha vertical que passa pelos pousa-ps. obrigatrio o uso de matrcula regulamentar embora, por razes de segurana, esta possa ser de material plstico. O nome do piloto dever figurar em cada lado do veculo, em local bem visivel, com a dimenso mnima de 10 X 3 cm. Ser tambem obrigatria a colocao em local visvel de um autocolante com medidas aproximadas de 10 x 3 cm fornecido pela Organizao com o n de telefone a contactar em caso de acidente e/ou desistncia (Nmero SOS).

31.5 Apenas podero participar nas provas do Campeonato Nacional Open de Todo-o-Terreno, motociclos e Quadiciclos devidamente documentados, matriculados, incluindo o respectivo seguro de circulao obrigatria, e equipados segundo o disposto no Cdigo da Estrada, o presente regulamento, o Anexo 61 da F.I.M. e o regulamento tcnico de Enduro, Anexo 01 da F.I.M. Poder-se- retirar: espelho, indicadores de direco, pousa-ps do passageiro e painel de instrumentos. Todas as manetes, embraiagem, travo, etc., devem terminar em forma de esfera, tendo esta um dimetro mnimo de 18mm. Cabe ao concorrente responsabilizar-se que no momento da apresentao da moto na Verificao Tcnica o seu veculo cumpra com o disposto no Cdigo da Estrada, o presente regulamento, o Anexo 61 da F.I.M. e o regulamento tcnico de Enduro, Anexo 01 da F.I.M. (Excepo feita obrigatoriedade dos pneus). Fica assim a FMP ilibada de qualquer responsabilidade sobre o veculo a partir deste momento. O limite de rudo de 115 Dba para as Motos , Quads e Utv/Buggy (com tolerncia de 1 DBA durante e no final do evento poder ir at 116,09 Dba), medido de acordo com as especificaes do regulamento tcnico FIM aplicvel s motos de TT (mtodo 2M/2S). Os silenciosos devem passar um controlo de rudo durante as verificaes tcnicas e podero ser marcados pelo verificador. No caso de provas de mais de um dia, o piloto que deseje trocar ou reparar o silencioso depois do ltimo controlo, e antes de entrar em parque fechado, ser-lhe- concedido 30 min adicionais, a partir da hora de entrada do ltimo controlo horrio. Durante este perodo o piloto poder solicitar o n de testes que desejar. Findo este e se o nvel de rudo fr superior a 116,9 Dba, no poder alinhar para o segundo dia.
24

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO Os Tcnicos na presena do Jri podero solicitar em qualquer parte do percurso uma medio de rudo. Caso o piloto esteja em transgresso ser penalizado em 5 min, devendo resolver o problema na assistncia mais prxima. Se no o fizer e caso se verifique (atravs de nova medio) que se mantm em transgresso, a penalizao a excluso. O simples facto de apresentar um motociclo s verificaes tcnicas considerado como uma declarao implcita, do piloto, da conformidade do motociclo com as normas tcnicas da Prova e com o Cdigo da Estrada em vigor. A no ser cumprida considerada actuao fraudulenta, passvel de sanes 31.6 No Anexo 1 apresentado o regulamento especfico a aplicar aos QUADS, contudo a estes veculos tambm lhes ser aplicado o presente Regulamento com as correspondentes adaptaes.
31.7

No Anexo 2 apresentado o regulamento especfico a aplicar aos UTV/BUGGY, contudo a estes veculos tambm lhes ser aplicado o presente Regulamento com as correspondentes adaptaes. Os pilotos sero responsveis pelas suas assistncias e pelo comportamento das pessoas que as integram. As atitudes anti-desportivas ou de falta de respeito ordem vigente durante uma prova por parte das pessoas que integram uma assistncia podero vir a ser reflectidas em sanes a aplicar ao piloto. Estas sanes podero ser do tipo excluso da prova (decididas pelo Jri da Prova), quer passveis de processo disciplinar no mbito do Cdigo de Disciplina da FMP.

31.8

32. CLCULO DE PONTUAES PARA O CAMPEONATO NACIONAL

32.1

Nas Motos, Quads e UTV/BUGGY exclui-se para a pontuao final o pior resultado do total das classificaes obtidas pelos pilotos nas provas do CNTT (exclui-se a pior pontuao). O resultado de um piloto que tenha sido desclassificado no ser o resultado a deitar fora nas contas finais do Campeonato. O resultado a deitar fora ser o que tiver menos pontuao ou o que resultar de uma desistncia Um piloto que no se inscreva numa prova do CNTT, poder todavia deitar esse resultado/prova fora para as contas finais de Campeonato. O caso particular de uma desclassificao por excesso de tempo (piloto excedeu o tempo limite de prova) ser considerado como uma desistncia.

32.2

Em cada Prova ou Etapa pontuvel para o CNTT, os pilotos obtero os seguintes pontos:

32.3

Aos vinte melhores classificados da Classificao Geral e de cada Classe sero atribudos pontos conforme a seguinte tabela: 1-......... 20 pontos 8 .......... 8 pontos
25

15 ........ 1 pontos

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

2-......... 17 pontos 3 .......... 15 pontos 4 .......... 13 pontos 5-......... 11 pontos 6-......... 10 pontos 7-......... 9 pontos 32.4

9 .......... 7 pontos 10 ........ 6 pontos 11 ........ 5 pontos 12 ........ 4 pontos 13 ........ 3 pontos 14 ........ 2 pontos

Nas Motos, Quads e UTV/BUGGY exclui-se para a pontuao final o pior resultado do total das classificaes obtidas pelos pilotos nas provas do CNTT (exclui-se a pior pontuao). Um piloto que no se inscreva numa prova do CNTT, poder todavia deitar esse resultado/prova fora para as contas finais de Campeonato.

Apenas pontuam os pilotos detentores de licenas FMP ou licenas FIM atribudas pela FMP ou respectiva Federao Nacional da nacionalidade do piloto (sendo neste ltimo caso necessria uma autorizao de participao).
Haver uma classificao geral para cada classe que compem o campeonato, bem como uma classificao geral individual (tanto nas Motos como nos Quads e Utv/Buggy)

Ser Campeo Nacional TT 2013 o Vencedor das Seguintes Classes: TT1, TT2, TT3, Absoluto Moto, TT Quad Open, TT Quad Stok, Absoluto Quad, Absoluto Utv/Buggy. Ser vencedor do Trofu Nacional TT 2013 o Vencedor das Seguintes Classes: Motos Promoo, Veteranos e Senhoras. Quads Promoo, Veteranos e Senhoras Utv/Buggy Promoo,Open e Buggy O piloto que obtiver maior nmero de pontos na respectiva classificao da classe ser declarado Campeo Nacional da respectiva classe. Em caso de empate ser declarado Campeo Nacional da classe (ou vencedor do trofeu) o piloto que tenha obtido maior nmero de primeiros lugares, segundos lugares e assim sucessivamente. Esta regra tambm se aplica para desempate para qualquer lugar do campeonato ou trofu. Se mesmo assim a igualdade subsistir quanto ao vencedor, o resultado ser dado em funo do melhor resultado na ltima prova. Para que as Classes UTV/BUGGY Promoo , possam classificar no respectivo Trofu Nacional TT 2013 ter que na 1 Prova de TT Haver um mnimo de pilotos inscritos de Quatro.

33. PRMIOS

26

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO 33.1 Se o clube organizador o entender, poder atribuir prmios particulares. 33.2 Aos trs primeiros classificados de cada classe (com o mnimo de 5 inscritos partida), sero atribuidos trofus/taas na cerimnia do pdium. Sero ainda atribudos trofus/taas aos seis primeiros da Classificao Geral. 33.3 O Regulamento Particular deve mencionar o local e a hora da entrega dos prmios, que se deve efectuar aps a homologao dos resultdos oficiais. 33.4 Os pilotos que no se apresentem na cerimnia de entrega de prmios perdem o direito aos mesmos. 33.5 No final do campeonato realizada pela FMP uma Gala onde os campees da classe tm direito a um trofu e diploma. Sero ainda entregues Diplomas a Construtores bem como a Concorrentes, desde que estes ltimos sejam possuidores de Licena de Concorrentes.

34 SINALIZAO DO PERCURSO Com o objectivo de uniformizar a sinaltica utilizada na marcao de provas de Todo-o-Terreno e na identificao de obstculos, indicam-se as regras bsicas a respeitar. 34.1 34.2 34.3 34.4 34.5 A marcao do percurso dever ser feita com o recurso a manga plstica de cor colocada maioritariamente no lado direito do percurso. Devem existir tambm sinais apropriados. proibido utilizar manga vermelha e branca na marcao ordinria do percurso. A manga vermelha e branca est reservada identificao dos obstculos do percurso. A manga de sinalizao do percurso deve ser preferencialmente de cor viva ou, no caso de ser branca, ter inscries em destaque (desde que no sejam vermelhas). Faz parte integrante da tarefa da direco da prova a remoo de toda a manga encontrada nos percursos ou nas suas imediaes, pertencente a um evento a anteriormente realizado, sob pena de induzir em erro os concorrentes e prejudicar desnecessariamente a segurana da prova. As indicaes de mudana de direco devem ser claras, de preferncia constituda por setas vermelhas simples sobre fundo branco rectangular com 20 cm x 40 cm (ver figuras em anexo). A identificao dos obstculos - adiante referidos como extraordinrios - susceptveis de apresentar perigo especial para os concorrentes, respeitar a sinaltica anexa, em painis de fundo branco com 40cm x 50 cm, colocados ao alto, com inscries a vermelho ou a preto. A distribuio ao longo do percurso dos painis de identificao de obstculos dever ser feita criteriosamente, tendo em conta o objectivo principal que o de realar a aproximao s zonas de perigo extraordinrio. Sempre que, pela sua natureza excepcional e inesperada se justifique, dever ser utilizada dupla marcao aproximao do obstculo. Nestes casos a distncia entre os painis nunca dever ser inferior a 20 metros.

34.6 34.7

34.8

34.9

27

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

34.10 Em anexo apresentam-se desenhos da sinaltica destinada satisfao dos requisitos dos pontos 6 a 9. Todas as organizaes envolvidas na montagem de provas ao abrigo do RNTT devero solicitar FMP os moldes necessrios produo dos painis. 34.11 Ao longo do percurso sero colocadas placas, de 10 em 10 km, indicando a distncia que falta at Zona de Assistncia seguinte. No caso de outro tipo de provas (tipo etapes) devero ser colocadas placas, de 2 em 2 km, com vista a facilitar a identificao dos locais de ocorrncia de acidentes ou desistncias. 34.12 Exemplos dos sinais e fitas usados na marcao de uma prova devem ser mostrados aos pilotos no briefing e/ou junto ao quadro oficial durante as verificaes. 34.13 A organizao responsvel pela remoo total das marcaes e sinalizao dispostas ao longo da prova aps o seu termo.

28

REGULAMENTO NACIONAL DE TODO-O-TERRENO

ANEXO 1 - NMEROS

29

ANEXO 2 QUADS Regulamentao dos veculos 1. DEFINIO Quad um veculo de todo-o-terreno com quatro pneus tipo balo tendo uma roda em cada extremidade diagonal, consistido numa unidade integral completa com lugar apenas para um piloto sentado, dirigido por um guiador. 2. CATEGORIA DE QUAD Nenhuma restrio imposta quanto marca, construo ou gnero de motociclo para alm das especificadas seguidamente. Contudo o quad deve apresentar uma estrutura slida e resistente prtica da modalidade. Poder ser recusada a partida a um veculo que no respeite estas condies no critrio do Comissrio Tcnico. 2.1. CLASSE QUAD STOCK Para participar nesta classe, os quads tm que obedecer aos seguintes critrios: - No podem alterar caractersticas originais do motor (piston; biela; rvore cames; cilindrada; embraiagem; etc); - No podem alterar chassis (escora traseira; sub-quadro; tringulos frente); - No pode usar tire balls ou musses; - No podem trocar os amortecedores de origem; - No podem trocar carburadores ou alterar a injeco; - No pode usar vlvula rpida no depsito de combustvel; - No pode trocar bombas e pinchas de travo originais. 3. RODAS / PNEUS 3.1 3.2 3.3 O dimetro mximo das jantes de 12 polegadas. interdito o uso de rodas de raios; As rodas traseiras devem estar protegidas com guarda-lamas de material sinttico macio; O tipo de pneus, assim como o desenho do mesmo livre . A altura dos tacos no pode ser superior a 20 mm ou inferior a 5 mm. A forma e as dimenses externas no esto sujeitas a qualquer limitao; No caso do TT, os pneus tm que ser homologados com a marca Europeia para circulao (tem que existir no pneu a marca E...seguida de um nmero) A superfcie do pneu no pode estar equipada com qualquer tipo de pregos, anti-derrapantes, correntes especiais, etc. interdito o uso de pneus tipo Scoop (nervuras radiais contnuas) nas rodas traseiras.

3.4 3.5

4. TRAVES 4.1 4.2 4.3 FRENTE ..... Cada roda da frente deve estar munida de um travo de disco accionado por uma manete fixa no guiador. TRS .......... Um s travo atrs suficiente sendo este accionado pelo p direito. Nos quads de cilindrada inferior a 200 cc autorizado o uso de traves de tambor. 5. PROTECO 5.1 5.2 Uma barra deve ser colocada frente, de forma a que no oferea perigo para com terceiros. Esta barra no pode ter arestas vivas ou pontas aguadas. Devem ser colocadas proteces laterais entre as rodas (vulgo Nerf-Bars). A largura destas proteces no pode ser inferior largura das rodas e devem estar colocadas acima do nvel dos eixos das rodas, no ultrapassando da sua altura. Estas proteces devem estar fechadas com cintas ou material similar resistente, de modo a evitar o contacto dos ps do piloto com o cho ou com as rodas. interdita a participao de um quad cujo equipamento possa por em risco a proteco do piloto ou de terceiros. Em caso de dvida a deciso do Comissrio Tcnico soberana. 6. GUIADOR 6.1 6.2 O punho do acelerador deve fechar por si prprio logo que o piloto o solte. Os punhos devem ser fixados (colados ou com um arame) por forma a que no se soltem com a humidade. No devem estar danificados na extremidade para no deixar o guiador desguarnecido. As proteces das mos podem ser fixadas na extremidade do guiador, a fim de que numa eventual queda os braos do piloto no fiquem presos entre o guiador e estas proteces. Todas as manetes, embraiagem, travo, etc., devem terminar em forma de esfera, tendo estas um dimetro mnimo de 18mm. Um corta circuitos deve ser montado de modo a funcionar logo que o piloto deixe o seu quad. O corta circuitos deve interromper o circuito primrio de ignio e deve ter um cabo para chegada e outro para retorno da corrente. Deve estar colocado o mais perto possvel do centro do guiador e deve ser accionado atravs de um fio no elstico, de comprimento e espessura adequados, fixado ao piloto. Um cabo em espiral (semelhante ao fio de telefone) com um comprimento mximo de 1m autorizado. 7. LUZES 7.1 Os quads devem estar munidos de um ou dois faris de luz branca frente e um farolim de luz vermelha atrs, com instalao fixa e definitiva, que deve ser alimentada a todo o instante por um alternador accionado pelo motor do motociclo;

5.3

6.3 6.4 6.4 6.5

8. PLACAS DE NMERO 8.1 Trs placas de nmero so exigidas.

8.2 8.3

Estas placas devero ser de material flexvel e macio e fixadas verticalmente. As dimenses mnimas so de 25 cm de largura e 20 cm de altura. Estas placas devero ser fixadas da seguinte forma: uma frente ao nvel do farol, ou faris, dianteiro; uma na traseira do veculo, na vertical, para que seja perfeitamente visvel lateralmente, com 2 nmeros (bandeira) Caso os faris estejam fixados no guiador a placa dianteira dever estar colocada abaixo destes. 9. RUDO

O limite de rudo de 115 dBA medido de acordo com as especificaes do regulamento tcnico FIM aplicvel s motos de TT, pelo mtodo denominado 2M/2S (tolerncia de 1 Dba, mximo 116,9 Dba). Os silenciosos devem passar um controlo de rudo durante as verificaes tcnicas e podero ser marcados pelo verificador. No caso de provas de mais de um dia, o piloto que deseje trocar ou reparar o silencioso depois do ltimo controlo, e antes de entrar em parque fechado, ser-lhe- concedido 30 min adicionais, a partir da hora de entrada do ltimo controlo horrio. Durante este perodo o piloto poder solicitar o n de testes que desejar. Findo este e se o nvel de rudo fr superior a 113,9 Dba, no poder alinhar para o segundo dia. Os Tcnicos na presena do Jri podero solicitar em qualquer parte do percurso uma medio de rudo. Caso o piloto esteja em transgresso ser penalizado em 5 min, devendo resolver o problema na assistncia mais prxima. Se no o fizer e caso se verifique (atravs de nova medio) que se mantm em transgresso, a penalizao a excluso.

10. GENERALIDADES 10.1 10.2 10.3 O veculo deve estar tecnicamente em perfeito estado e deve responder s exigncias dos comissrios tcnicos. Durante a realizao da prova os quads devem circular de luzes acesas e sem qualquer obstruo a estas como autocolantes ou similares. A largura mxima de um quad de 1300 mm.

11. CIRCUITO 11.1 11.2 11.3 O circuito dever ter uma extenso de 0.8 a 1,5 km, devendo estar devidamente balizado em toda a sua extenso. O circuito deve ser traado por forma a impedir que um eventual despiste leve a que um quad invada um outro troo do circuito em sentido contrrio ao da circulao normal da prova. A largura do circuito dever permitir as ultrapassagens, pelo que este dever ter uma largura mnima de 6 m em toda a sua extenso, podendo contudo ter, pontualmente, em zonas mais estreitas, a dimenso mnima de 5 m. As zonas mais estreitas que os 6 m no podem exceder 20% da extenso total do circuito. Se a partida for dada simultaneamente a todos os participantes, isto , com a formao de uma grelha, a zona da partida dever ser preferencialmente em recta, tendo a zona de partida uma largura mnima de 15 m e uma extenso mnima de 70 m.

11.4

11.5

As partidas para o prlogo, ou para troos de um moto-rali, devem ser dadas com intervalos de um minuto, ou superior se as condies de segurana o exigirem (por exemplo muito p ou nevoeiro). Uma zona de boxes dever ser prevista com fcil acesso por parte dos concorrentes. Um comissrio dever regular, atravs da utilizao de bandeiras, ou equipamento luminoso, o regresso dos quads pista aps a entrada nas boxes. A velocidade mxima de circulao na zona das boxes de 15 km/h. O no cumprimento desta regra implica a penalizao de 3 minutos na primeira vez e a desclassificao no caso de reincidncia. Devero existir, espalhados pela pista, comissrios que assinalem aos concorrentes eventuais obstrues da pista (com uma bandeira amarela) ou que um concorrente est prestes a ser ultrapassado por outro mais rpido (bandeira azul). Estes comissrios devero estar colocados nas zonas mais difceis do circuito, ou com pior visibilidade, e nunca devero ser em nmero inferior a um por cada 500 m de circuito. 12. REALIZAO DA PROVA

11.6

11.7

11.8

12.1

A prova dever ser disputada em mangas de qualificao e uma manga final. Neste caso, o resultado final dever ser obtido pela soma dos tempos obtidos nas mangas de qualificao e na manga final. Poder ser sempre realizado um prlogo para definio da grelha de partida. O prlogo poder consistir, por exemplo, na realizao de uma volta ao circuito ou treinos cronometrados. Esta volta pode ser realizada com partidas com um intervalo entre concorrentes de, pelo menos, 1 minuto. 13. PARQUE FECHADO

12.2

13.1 13.2

O Parque fechado dever ser vedado e s ser permitida a entrada aos Membros do Jri, Comissrios Tcnicos e aos Pilotos. Os quads so autorizados a deslocarem-se em Parque fechado pela aco do seu motor, mas sempre a uma velocidade inferior a 10 km/h e sem pr em perigo os restantes veculos ou pessoas no Parque Fechado. O no cumprimento desta norma ser punido com a desclassificao. Os motociclos/qudriciclos colocados em Parque Fechado tm que estar em cima de um Tapete Ambiental aprovado (conforme artigo 6.1 do cdigo ambiental da FIM).

13.3

ANEXO 3 CLASSE / UTV-BUGGY UTV-BUGGY um veculo de todo-o-terreno com quatro pneus tendo uma roda em cada extremidade diagonal, consistido numa unidade integral completa com ou dois lugares para um ou dois pilotos sentados, dirigido por um volante. Tero que ter homologao do IMTT (Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres) como Quadriciclos.

CAMPEONATO NACIONAL UTV / BUGGY

Classe TT UTV/BUGGY Open BUGGY pode alterar o motor desde que a sua cilindrada no ultrapasse os 1300cc para motores com caixa de velocidades no integrada e com comando manual e 1400 cc para motores com caixa de velocidades integrada e com comando manual. UTV a sua cilindrada no ultapasse os 1100cc, mantendo o motor da ficha de homolgao. O motor ter de estar colocado no local definido pelo construtor do chassis. -No permitido a utilizao de motores turbo-comprimidos. Obrigatrio a engrenagem de marcha trs accionado pelo Piloto no interior do mesmo. -(Exemplo:Polaris, Artic Cat, Cam Am, Rage, etc) Classe TT BUGGY - Veculos com caixa manual 4X2 ou 4X4 - Devera utilizar o motor com caixa no integrada ou Automtica que consta na ficha de homologao - Cilindrada mxima 1300 cc (motor original) -Pode ter motor original com Turbo. -(Exemplo:Dazon, Metian, Nanyi, PGO, Hisun at 700cc, etc)

Classe TT UTV/BUGGY Promoo Veiculo livre

Todos os casos que possam suscitar dvidas quanto classe a que deva pertencer um veculo sero analisados pelo Jri de Comissrios Desportivos da FMP, presentes nas verificaes tcnicas.

Caractersticas tcnicas a preservar na classe UTV/BUGGY:


-Os assentos devem ser ou terem sido homologados, no caso deste ltimos devem estar em excelente estado de conservao. As fixaes devem ter no mnimo 4 pontos por assento, utilizando parafusos com o diamentro mnimo de 8 mm.as superfcies de contacto entre suporte, coque/chassis e contra placa sero no mnimo de 40 cm2 para cada ponto de fixao. A espessura mnima dos suportes e das contra placas ser no mimnimo de 3 mm para o ao e de 5 mm para os materiais em liga leve. -Uso Obrigatrio de redes laterais protectoras (na totalidade das laterais da cabine dos -Uso obrigatrio de Cintos de 5 ou 6 pontos. Pontos de fixao carroaria ou ao chassis ou cabine ou armadura de segurana: 2 para a faixa abdominal, 2 para as faixas dos ombros, 1 ou 2 para as faixas plvicas. Os Cintos devem ser ou ter sido homologados, no caso destes ltimos devem estar em excelente estado de conservao. Um corta cinto deve encontrar-se permanentemente dentro da viatura e acessvel ao piloto sentado e em posio de corrida (com cintos colocados). E proibido fixar os cintos de segurana aos bancos ou aos seus suportes. Os pontos de fixao devem ser instalados na carroaria monobloco ou ao chassis ou cabine, um independente para cada faixa, e o mais perto possvel do eixo traseiro para as faixas dos ombros. Um sistema de cintos no deve ser instalado com um banco sem apoio de cabea ou com o apoio de cabea integrado nas costas (sem abertura entre costas e apoio de cabea). E importante que os cintos no fiquem a roar em arestas vivas. As faixas dos ombros devem dirigir-se para trs e para baixo com um angulo de 10 a 45 em relao horizontal e desde o bordo superior do banco. As faixas dos ombros tambm podem ser fixadas armadura de segurana ou a uma barra transversal anti-aproximao por uma volta de cinto. Os cintos abdominais e entre pernas, no devem passar por cima dos lados do banco mas atravs dele. Por cada ponto de fixao criado, devera ser usada uma placa em ao de reforo de pelo menos 3 mm de espessura e pelo menos 40 cm2 de rea. -Estes veculos devem ter instalado um dispositivo de corta-circuitos. O corta-circuitos geral deve cortar todos o circuitos elctricos (bateria, alternador, ou dnamo, luzes, buzina, ignio, avisadores elctricos, etc.) e deve igualmente parar o motor. Este corta-circuito deve ser de modelo anti-deflagrante e deve poder ser accionado tanto do interior (pelo piloto ou co-piloto, enquanto tem os cintos apertados) como do exterior da viatura. No interior, um interruptor principal deve estar indicado com off e on. Os corta circuitos exteriores (2) devem ser colocados ao centro da face frontal da cabine, sob o parabrisas, um de cada lado, e ser facilmente acessvel mesmo com viatura capotada. Ser claramente indicado por um relmpago encarnado num triangulo azul. Os corta-circuitos exteriores devem ser protegidos por material flexvel (fixado no sentido de rolamento) que proteja o mesmo de contacto com elementos exteriores (pedras, ramos, etc.) que o possam activar sem necessidade. -As Baterias devem ser colocadas fora do habitculo e inseridas numa caixa estanque, excepo para as baterias de gel. pilotos).

-Os Amortecedores so livres. As bombas dos amortecedores no podero ser fixadas prximo dos pilotos -Largura mxima permitida para estes veculos de 1915mm
EQUIPAMENTO LUMINOSO

Deve estar de acordo, em todos os pontos, com a conveno internacional sobre circulao em estrada. As luzes de presena devero estar constantemente acesas durante o desenrolar da prova. Cada viatura deve dispor, no mnimo de: - 2 farois a frente - 2 luzes de STOP - 2 piscas indicaroes de mudana de direco Devem ser colocados dois faris de presena assim como dois farolins de STOP em duplicado na traseira da viatura. Estas luzes devem estar nas duas extremidades traseiras nos ngulos superiores (Ponto mais alto na traseira).

EXTINTORES SITEMA DE EXTINO Sistema automtico: Cada viatura deve estar equipada com um sistema de extino automtico de 4 kg. Todo o sistema extintor deve ser prova de fogo. A botija extintor deve estar fixada horizontalmente e com pelo menos duas cintas metlicas e fora da cabine, embora dentro da estrutura do veiculo. O piloto e co piloto, normalmente sentados, com os cintos colocados devem poder disparar normalmente o sistema de extintores. Dois dispositivos de disparo exterior devero estar situados perto dos interruptores de corta circuitos e no combinados com eles, e deve ser identificado com um simbolo E vermelho dentro de um circulo branco. Este sistema deve funcionar em qualquer posio da viatura. Os tubos de repartio do produto extintor, devem ser apropriados aos produtos utilizados e no devem estar virados na direco dos ocupantes. Os dispositivos de disparo exteriores devem ser protegidos por material flexvel (fixado no sentido de rolamento) que proteja o mesmo de contacto com elementos exteriores (pedras, ramos, etc.) que o possam activar sem necessidade. Sistema manual: Cada viatura deve estar equipada com um extintor de pelo menos 2 kg. Os ocupantes deste tipo de veculo devem estar protegidos por capacete, culos e luvas, bem como fatos ignfogos. No permitida a conduo com os membros a descoberto. O incumprimento implica a desclassificao.

ARMADURA DE SEGURANA A montagem de uma armadura de segurana obrigatria. As armaduras de segurana no devem dificultar a entrada e sada dos pilotos. Expecificaes dos materiais: Ao carbono no de liga estirado a frio sem costura. Dimenses mnima de 38 mm x 2.0. (exepo para a classe TT Buggy) A soldadura dever ser feita em todo o permetro de contacto dos tubos. Ainda que uma boa aparncia exterior no seja necessariamente uma garantia de qualidade das soldaduras, as
soldaduras com mau aspecto nunca so sinal de um bom trabalho.

Nos locais onde o corpo dos ocupantes possa contactar com a armadura de segurana, devem ser colocadas proteces no inflamveis. Recomenda-se que a destncia entre os capacetes dos pilotos e a armao de segurana no tejadinho seija no mnimo 5 cm. A parte de cima do tejadilho tem que ser fechada (Chapa, Fibra, Plstico) e com travamento, ser obrigatrio o travamento em asne na parte traseira (atrs das bacquets);Uma proteco eficaz devera ser colocada entre o motor e os assentos dos ocupantes para evitar a propagao directa das chamas em caso de incndio. -Depsito de Combustvel ter de estar fixo ao chassi com material prprio e colocado dentro da zona de proteco do arco de segurana.As canalizaes devem ser protegidas exteriormente contra todos os riscos de deteriorao (pedras, corroso, quebras mecnicas, etc.) -Corte automtico de carburante: obrigatrio que todas as canalizaes de alimentao de carburante que abasteam ou retornem do motor sejam equipadas com vlvulas de corte automtico situadas directamente junto ao reservatrio desse carburante e que fechem automaticamente todas as canalizaes de carburante sobre presso, caso uma dela sofra uma rotura ou perda. As canalizaes de respiro devem tambm estar equipadas com uma vlvula activada por gravidade, para o caso de capotamento. Todas as bombas de carburante, deveriam funcionar apenas quando o motor roda ou durante o arranque. No caso de se utilizarem reservatrios de fabrico prprio, as canalizaes de combustvel devem ser trocadas por canalizaes especificas para o efeito, sendo livre o seu percurso. Os depsitos podem ser construdos em alumnio, 3 mm de espessura, ou em ao inox, 2 mm de espessura. O orifcio de enchimento e a sua entrada devem estar situados no exterior do veiculo, o mais longe possivel do sisteme de escape.

O tubo de ventilao deve sair perto do tecto da viatura, ou dar uma volta o mais alto possvel, e depois sair por baixo da viatura, do lado oposto sua insero no reservatrio e do lado contrario do escape. Estes tubos devem terminar numa vlvula auto-obturante. As montagens de serie podem ser mantidas. -Uso de pneus livre (balo, rali) assim como a medida da jante a utilizar. No entanto estes tm que ser homologados segundo as Regras Europeias. -Ser criado um passaporte tcnico onde ser definido as caractersticas tcnicas. Ser obrigatrio a sua apresentao nas verificaes tcnicas de cada prova.

PASSAPORTE TCNICO QUAD/UTV/BUGGY Identificao : 12345N. de quadro : -_____________________________________ Nome do Construtor: _________________________________ Cilindrada: ________________________________________

Modelo: __________________________________________ Matricula: _________________________________________

Identificao de Proprietrio: 123Nome: ___________________________________________ Carto do Cidado /BI:________________________________ Morada: __________________________________________

Identificao de Piloto: 12Nome:____________________________________________ N. de Licena Desportiva FMP: _________________________

NOTAS:

Assinaturas Piloto _________________________________________________ FMP __________________________________________________

You might also like