You are on page 1of 32

Air - yr Air era um Orix no fundamento de Xang, Air era considerado um de seus servos de confiana e segundo uma de suas

lendas, Air, tentou instaurar um atrito entre Oxal e Xang, graas a isso Air deve ser tratado de forma diferente de Xang e seu assentamento deve ficar na casa de Oxal. Por essa rivalidade com Xang, no se deve coloca-los juntos jamais na mesma casa nem podendo Air ser posto em cima do pilo de duas bocas, pois provoca a ira de Xang. Sua cor o branco e seus ornamentos so prateados. Air um Orix relacionado a famlia do raio mas relacionado ao vento, seu nome pode ser traduzido como redemoinho, redemoinho o fenmeno que mais se assemelha a um furaco em territrio Africano. Air ento pode ser louvado como a divindade que rege o encontro dos ventos. Em territrio africano, no existe registro ou relatos de pessoas regidas ou iniciadas para ele, onde ele cultuado, o culto predominante o de Nan e de Obaluai, j que Sav uma regio que fica em territrio Jeje. Pouco se sabe sobre o nascimento ou surgimento de Air e por esta razo muitos atribuem sua filiao Iemanj e a Orani, assim como Xang e Aganj. No Brasil, Air visto, erroneamente, como uma qualidade de Xang. Air visto como uma face mais amena e pacfica de Xang. Hoje, com a falta de conhecimento, muitos zeladores preferem iniciar uma pessoas de Air do que de Xang, na realidade est cada vez mais difcil encontrarmos filhos de Xang, em sua grande maioria, os filhos de Xang esto sendo iniciados em outros Orixs. Ao contrrio de Xang, Air no um Orix rei nem possui o carcter, punitivo e colrico. Este carcter mais ameno, pode ser evidenciado em uma de suas cantigas que diz: "A chuva de Air apenas limpa e faz barulho como um tambor". Air zela pela paz e pela justia de forma incondicional, ao contrrio de Oxal que representa a paz, Air a estabelece e possui uma ao muito mais direta

em sua imposio, Air pode ser qualificado como um sentinela de Oxal, ou melhor, de Oxaluf e seria ele, Air, quem estabelece sua vontade.

Ttulos de Air

Intil - um ttulo de Air, Intil quer dizer Senhor da Casa, Foi ele quem carregou Oxal nos ombros e tentou coloca-lo contra Xang, dizendo que ele teria passado os sete anos na priso por culpa do Ob Xang. Por isso existe uma kizila entre Ayr e Xang.

Igbna - um ttulo de Air que significa floresta de fogo, faz referncia ao ato da fogueira em que Air a acendia em reverncia a Xang. Md, Mf ou lmd - um ttulo de Air. bmn, Bmn ou Ygbmn - Apenas mais um ttulo de Air. Etinj Adjos Loj - Ttulo que faz referncia chuva. Orged Normalmente confundido com Xang, no Brasil, na verdade deve ser considerado como uma divindade individual. Pouco se sabe sobre seu culto ou seus ritos, desta forma, passou a ser enxergado como uma qualidade de Xang. Air no de origem Iorub e seu culto est restrito regio de sav em territrio Jeje, talvez por esta razo seu culto no tenha expressividade j que nesta regio os cultos predominantes so os de Oxumar, Obaluai e de Nan. incrvel o quanto no Brasil as pessoas transmitem abominaes. Alguns sacerdotes sem conhecimento chegam a afirmar que Air seria irmo de Xang, quando na verdade no existe nada que fundamente esta afirmao. No se sabe ao certo sua ascendncia por isso Air considerado como filho de Iemanj e Orani, assim como Xang e Aganj. Em um contesto geral, Air considerado como um Orix Funfun, ou seja, um Orix que veste branco. considerado uma divindade de carcter mais passivo, seus fundamentos so relacionados aos elementos gua e ar, mas no Brasil, devido

a associao com Xang lhe atribuiram ligao ao elemento fogo. Air possui uma ligao muito maior com Oxal do que com Xang e na verdade tudo o que for oferecido a ele no pode conter o sal, o dend e jamais deve ter seus assentamentos colocados sobre o pilo. Isso acarreta a clera dos Orixs. Suas comidas votivas no so temperadas com dend, e sim com banha de ori africana. Come eb, ej e quiabo. Segundo um mito, criado no Brasil, Oxal permaneceu injustamente preso durante sete anos no reino de seu filho, Xang, sem que este soubesse do fato. Grandes calamidades ocorreram em todo o reino devido a essa injustia e quando Xang finalmente descobriu o que havia acontecido com o prprio pai, resgatou-o da priso e ordenou que fossem organizadas grandes festas em todo o reino, em sua homenagem. No entanto, Oxal estava muito alquebrado e entristecido. Apesar de toda a ateno que recebeu, a nica coisa que desejava era retornar ao seu prprio reino, em If, onde sua esposa Iemanj o aguardava. Xang no podia acompanh-lo e pediu que Air o fizesse em seu lugar. Foi assim que Air tornou-se servo de Oxal, pois a viagem foi muito longa j que Oxal andava muito devagar (conta-se tambm que Air carregava Oxal nas costas) pelo fato de ainda estar se recuperando dos ferimentos que adquirira durante os sete anos de priso. Durante o dia, eles caminhavam. noite, Oxal sentia frio e precisava descansar, assim, Air passava longas horas contando-lhe histrias do povo de Oy. Observao: No Brasil, devido aos festejos de So Joo, criou-se uma tradio de se acender uma fogueira em homenajem a Xang e a Air. na realidade esse ato no existe na frica isso foi absorvido dos festejos de So Joo. A cerimnia que ocorre na frica o Ajer de Xang, cerimnia em que o iniciado de Xang em Oy carrega um jarro com inneros orifcios e carregado com fogo sobre sua cabea. Este ato representado pelo prprio machado de Xang.

Orin de Air

yr j m pr s m pr s yr j m pr s m pr s Traduo A chuva de Air apenas limpa e faz barulho como um tambor Ela apenas limpa e faz barulho como um tambor A chuva de Air apenas limpa e faz barulho como um tambor Ela apenas limpa e faz barulho como um tambor

Aira l l, a ire l l A ire l l, a ire l l

Air est feliz, ele est sobre a casa. Estamos felizes, ele est sobre a casa.

Aira , ore gd pa Ore gd (wa) Aira , ore gd pa Ore gd Aira , Adjaosi pa Adjaosi Aira , ebora pa Ebora

Air nos presenteie afastando os que podem nos matar nos presenteie afastando os que podem nos matar Air nos presenteie afastando os que podem nos matar nos presenteie afastando os que podem nos matar Air Adjaosi (tipo de Air) pode matar, (nos presenteie) Air, Ebora pode matar, (nos presenteie ) Iemanj Embora sendo um Orix feminino, Iemanj possui o vigor de um homem e, nas Amricas a divindade das guas salgadas. Este Orix natural de Abeokut, na Nigria, local onde seu culto prolifera com muita intensidade, mas seus principais seguidores so os naturais de Egbado localidade cuja rainha Okoto, tambm conhecida como Os. Seu principal templo est localizado em Ibar, bairro de Abeokut e, embora seja cultuada no rio gn,

seus seguidores vo, anualmente, recolher gua para lavar os seus axs, numa fonte de um afluente denominado rio Lakaxa. Iemanj seria to velha quanto Obatal e to poderosa quanto ele. filha de Olkun que em Benin considerado como um deus e em If como uma deusa, cujo reino so os oceanos. Teria sido casada com Orunmil e depois com Olfin, de quem gerou dez filhos, cujos nomes enigmticos fazem crer que sejam os outros Orixs. Conta uma lenda que Iemanj, cansada de viver em If, seguiu em direo ao Oeste indo instalar-se no "por do sol". Inconformado com o abandono Olfin mandou seu exrcito sua procura. Cercada pela tropa, Iemanj, ao invs de se deixar prender, quebrou um frasco contendo um lquido mgico que lhe havia dado seu pai Olokun, o que fez com que surgisse ali mesmo. Um caudaloso rio, cujas guas a levaram at o oceano, local de residncia de seu pai. Por seu carter intempestivo, Iemanj perdeu a hegemonia do mundo terrestre assumindo, desde ento, domnio sobre a orla martima em cujo movimento hora calmo, hora agitado e revolto, tem representada a sua personalidade inconstante. Seu nome em yoruba, Yy Omo Ej (Iyemonj), significa : "Me de Filhos Inmeros Como os Peixes", ou simplesmente "Me de Filhos Peixes", ressalta, sobremaneira, seu instinto maternal, uma vez que assume como filhos todos os seres humanos, independente de quais sejam os seus Olori. Isto est exemplificado num Itan If que descreve a forma como Iemanj assume a maternidade de Omol, filho legtimo de Nan, desprezado pela prpria me por ser portador de lepra. Iemanj representa, portanto, o instinto maternal, assumindo, de muito boa vontade todos os seres humanos como filhos bastando, para tanto, que se recorra aos seus prstimos e que se solicite sua proteo. Nas Amricas, no entanto, onde seu culto grandemente difundido, recebe oferendas nas guas do mar. Sua saudao mais comum "Odo Iy!" que significa "Me do Rio". Outras formas de saud-la, utilizadas no Brasil so: "Er Iy!" e "Odo f Iyagb!" sendo que esta ltima saudao, muito utilizada nos ritos de Umbanda, significa: "Amada Senhora do Rio".

Aspectos

Gerais

Dia: Sbado Data: 02 de fevereiro Metal: Prata e Prateados. Pedra: gua marinha. Cor: Branco, criatal, azul e rosa Comida: Eb de milho branco e camaro seco, manjar branco com leite de coco e acar, aca, peixe de gua salgada, bolo de arroz e mamo. Smbolo: Abeb prateado. Elementos: guas doces que correm para o mar, guas do mar Regio da frica: Egb e Abeokunta Pedras: cristal e gua marinha Folhas: pata-de-vaca, umbaba, mentrasto Od que rege: Irosun e Os. Domnios: maternidade (educao), sade mental e psicolgica Saudao: Er-Iy, Od Iy !!

A saudao Od Iy de Iemanj pode ser traduzida como Me do rio, j Er Iy pode ser traduzida como Me das Ondas.

Seus ttulos tidos como Qualidades so:

1- Iemanj Ases ou Susur. Esta Yemanj a dona dos patos, gansos, cisnes. a filha predileta de Olokun e seu poder total obtido segundo um Itan no Od Alfia, Ases rompeu todos os vnculos que a uniam terra e, por este motivo ficou desmemoriada. 2- Iemanj Ogun se divide em 3: a)Iemanj Ogun T. Esta a mais guerreira de todas, vive com Ogun em campanhas de guerra. b)Iemanj Ogun Ajipo. Esta Yemanj vive no rio e possui seios enormes. irm de Ogun T, guerreira e valente. ela quem proporciona, s mulheres maduras, a possibilidade de gerarem filhos.

c)Iemanj Ogun Asomi. Outra irm de Ogun T. Possui, como suas irms, carter guerreiro e combativo. Costuma portar duas espadas ou faces de lminas longas. Habita a superfcie dos mares mas pode tambm ser encontrada nos pntanos prximos do mar. oriunda da terra arar e companheira de Azawani. 3-Iemanj Iy Masemal ou Yamass. Esta a me de Xang. Leva uma coroa totalmente revestida de bzios que lhe encobre parcialmente o rosto. Esta Yemanj portadora de um grande mistrio que est relacionado sua ligao com a ancestralidade feminina Iy Mi Osorong. 4-Iemanj Olos tambm conhecida como Aynu se divide em 9: a)Iemanj Ibu Okoto. Seu nome significa: "A que vive entre as conchas". Representa um "mar de sangue" , preside as batalhas navais provocando a, derramamento de sangue e morte por afogamento. b)Iemanj Ibu Olejo. irm de Ibu Okoto e natural de Ayetaro. Come codorna e vive dentro de uma sopeira onde se coloca 21 conchas do mar. c)Iemanj Ibu Iyelowo. Esta Yemanj a dona de todo os tesouros que se encontram dentro do mar. Na sua sopeira tem que ter sempre gua do mar cobrindo o ot, gua esta que deve ser renovada a cada sete dias. d)Iemanj Ibu In. Esta a senhora das disputas. me de Oxssi e de Inle. Avarenta e arrogante. Come pargo e cabrito. e)Iemanj Ibu Agana. Esta Yemanj foi mulher de Orixaoko e seu nome significa "A furiosa" ou ainda "A Louca". muito bela, mas possui sete caroos na barriga e uma de suas pernas mais fina que a outra. Filha direta de Olofin e esposa de Olokun, habita to somente nas profundezas do Oceano, no gostando das superfcies. f)Iemanj Ibu Yabani. Seu assentamento leva uma cabea de madeira onde se introduzem diversos axs. g)Iemanj Ibu Nodo. Esta Yemanj vive nos rios. muito bela e bondosa. Adora comer codornas. h)Iemanj Ibu Alaro. a dona do uji e do anil. No seu igb no podem faltar sete anzis e sete espadas. Sua cor o azul-anil. i)Iemanj Ibu Akikoni. aquela que, quanto est zangada, faz todo o mundo tremer. Vive na crista das ondas.

5-Iemanj Asab . Esta Yemanj no pode ser olhada nos olhos. Foi mulher de Orunmil que a expulsou por haver teimado em usar seus instrumentos de adivinhao. altiva e perigosa. Usa sempre uma corrente de prata no tornozelo. 6-IemanjYemowo. Que teria sido mulher de Oxal. Esta Yemanj a dona de todo os tesouros que se encontram dentro do mar. 7-Iemanj Mayelewo ou Okunjima. Esta Yemanj vive no meio do mar controlando as correntes marinhas. Seu nome significa; "A que se interessa pelo dinheiro e pelo comrcio". No encara ningum de frente, olha sempre de lado.Teria sido ela quem tingiu de azul as guas dos oceanos, contando, para isto, com a ajuda de Ases.

Yemonja wa b a y Yemonja wa b a y

Iemanj protege-nos e nos enche de

satisfao. Iemanj , estamos protegidos, e nossa satisfao completa.

ygb d ir s A k e Yemonja A koko p il gb a y Od fi a s W r

A velha me chegou fazendo-nos felizes, nos cumprimentamos Iemanj. A primeira que chamamos para abenoar nossa casa e dar satisfao. Usar seu rio que escolhemos para nos banharmos, pois o rio que escolhemos o rio que usas para seu banho.

A s w l Od fi A s W l A s W l

Ns escolhemos nos banharmos em nossa casa. Ela costuma escolher

banhar-se no seu rio.

y krba Krba n sb y krba Krba n sb

Me que enfeita os cabelos dividindo-os no meio da cabea, ela tem o hbito de enfeitar os cabelos dividindo-os no meio da cabea.

Ork fn Yemonj

Igberi de Ogun Asaba Ogun yakun ela esan Olimo Ogun iya kere Oniro Asesu Ogun onyon de Ayifo Opeki de Ofiki Ibu gba nyanri Alaro de Ibu

Olosun Ogaga Yeye

Ork para Yemonj

Ogun Asaba (rio) Rio de Ogun em nove partes Dono da folha de palma Rio de Ogun, me pequena de Oniro, Asesu (Um caminho de Yemoja) Ogun Ayifo Rio que tem peitos Fluxo que leva areia Fluxo ndigo Barcos fluem Me Ogaga

Ork fn Iemanj

Yemoja atara magba (Elogie nome) Ayaba ti gbe ibu omi

Rainha que vive nas profundidades da gua Yemoja igbe di oju ona Yemoja alisa arbusto em caminho-superfcies Yemoja em je oti pagogo oju akagba Yemoja se inclina em na beira-mar, enquanto tomando um gole de efervescncia Um gbo ni se oba ma kase Ela espera sentado, at mesmo na presena de um rei. Yemoja um wo'lu de iji de lobi Elevaes de Yemoja, remoinho quando tornado entra no pas; Um pekoro yi ilu kaa Ela muda a cidade Awoyo, Awoyo je'le je l'odo, Awoyo, Yemoja come na casa como tambm no rio Iya olo oyon oruba Me de peitos chores Ela cultivou uma moita sobre o negcio privado dela Obo de Abi ni orun bi egbe isu divertido E est apertado como um inhame secado Onilaiye de Okun um bi de enia de san Rainha fundo-inchando do mundo, ela cura como medicamento; Olokun de Arugbo Dono de mulher mais velho do mar

Fere obirin aji fon ni lara oba Flauta-menina que toca para o despertar de reis Obirin pepe li gba eni gbe ilekile Mulher que suavemente agenta o nadador para descansar em algum lugar Ko je dahun ni ile Ela no deseja responder em terra Oju omi ni je ni koro Ela fez isto depressa superfcie da gua

ISURE RS YEMONJ

IBA YEYE OMO EJA YEMONJA OOO, WA GBO EBE MI, IWO TI NFUN ENITI NWA OMO NI OMO, JOWO MO PE O, FUN MI NI OMO, SO MI DI OLORO, YOMONJ, YEYE AWON EJA, FI ABO RE BO MI, KI IKU ATI ARUN MA WOLE TO MI WA. IYA MI, JOWO SO EKUN MI DAYO

SE TI ELEDUNMARE ELEDUNMARE SE.

Yemonj eu te sado

Oua meu clamor, Voc quem dar filhos para quem quer, Por favor me d filhos, Me torna prspero, Yemonj, me dos peixes me proteja com a sua proteo, Para que a morte e doenas no entre na minha casa. Minha me, favor torne os meus choros e sofrimentos em alegrias. Ax do Senhor Supremo Beno do Senhor Supremo.

Adura Iemanj

Yemoja ooo, Wa gbo ebe mi, Iwo ti nfun eniti nwa omo ni omo, Jowo mo pe o, fun mi ni omo, So mi di oloro,

Yemoja, yeye awon eja, fi abo re bo mi, Ki iku, jowo so ekun mi dayo. Ase.

Adura de Iemanj

Me Iemanj Oua meu clamor, Voc quem dar filhos para quem querem, Por favor me d filhos, Me torna prspero, Iemanja, me dos peixes me proteja com a sua proteo, Para que a morte e doenas no entre na minha casa. Minha me, favor tornar os meus choros e sofrimentos em alegrias. Ax.

Of Iemanj

Olugb rer Agbomo obinrin welewele

Omi aribu sol

Traduo

Senhora que traz a bondade Aquele que protege as mulheres durante o parto Senhora das guas est em lugar de honra. Aj Xaluga Conchas grandes, caramujos do mar, joias naturais, corais, so os simbolos desta divindade que em If conhecida como j Salga e no Daom como Oxumar. No existem cerimnias abertas para ela, nem festas. Gosta de arroz cru com mel e farinha perfumada, o local onde Aje encontra-se assentada, no pode ser visitado por muitas pessoas, mostra-se muito tmida e cismada. Seus rituais devem acompanhar os de Iemanj. Possui ligao com Exu, Olokun, Orunmila, Osaniyn e Ori.

Adura Aj Xaluga

Aj de o Anan ye E wo il ire E so l'ojo o Aj jj de More anan ye E wo il ire E so l'ojo o Aj olw Aj oll

Traduo

Aj chegou Devemos manipul-la com cuidado Que a casa seja de sorte vamos louv-la no dia Aj infinitamente chegou devemos manipular Aj com sabedoria para que a casa seja de sorte Vamos louv-la hoje Aj dona do dinheiro As.

Lista de material para Aj Saluga 01 Bacia antiga de loua grande (Que seja antiguidade) 01 Cachep grande de Loua (Antiguidade) 03 Ajs grandes 600 Bzios pequenos comuns 600 Moedas correntes Areia de praia 06 Ajs mdios 06 Moedas antigas prata 06 Moedas correntes prateada 06 Ajs pequenos

06 Ids de Ouro 18k 06 Owo eyo (Bzios da terra frutos de escavaes arqueolgicas) 06 Pedras preciosas (Cristal austraco,Brilhante,Diamante,Topzio imperial,Topzio azul,Citrino amarelo) 06 Prolas legtimas 01 Et pintada 01 Ajap 01 Eyiel amarelos (Pombo) 06 Igbn funfun (Caramujo) 01 vidro de azougue 01 Pena de leke-leke 01 Pena de Agb 07 Penas de Ekodid 01 Pedao de cera de abelha ou de Carnaba 06 Conchas Shell 06 Conchas comuns 06 Caracis (variados) 01 Coral crebro 01 Coral de galhos 01 Fio de corais 01 Fio de Segs 07 Obis funfun de 4 gomos 01 Estrela do mar mdia 06 Cavalos Marinho 06 Conchas de madreprola 01 Pedao de banha de or vegetal 01 vidro de mel de abelhas legitimo 01 Pedra de Efum 01 Pedra de Ossum 01 Cx waj 01 Punhado de Iyerosun (P sagrado de If) 01 Pincel Folhas de Akoko/Ela/Iroko/Fortuna e Saio 02 Colobos (potinhos de barro) Gin Atare 01 Pacote de Incenso (adquirido em algum apostolado Litrgico) 01 Caramujo amarelo Curbicula (vivo) gua que a pessoa lavou o rosto durante 6 dia. Iniciando os fundamentos de j Salga O Culto a j Salga encontra-se centrado nos fundamentos do Od br.

Para se ter j faz-se necessrio apurar em Jogo se j despertar a riqueza para a pessoa, pois j s d a riqueza para a pessoa se LA permitir, LA, por fim, sempre invocado durante os cultos para que venha e abenoe os oferecimentos, tornando-os aceitveis. LA tambm denominado como o princpio que inspira a aceitao de alguns sacrifcios; que inspira o culto correto e por ele que a vida tem sido oferecida.

Olokum Olokum um orix que a base do culto de If e est relacionado com os profundos segredos da vida e da morte. Olokum proporciona prosperidade, sade e desenvolvimento material. o Orix Senhor do mar, o mar est no seu mais aterrorizante, andrgino, metade homem e metade-peixe, de carter compulsivo, misterioso e violento. Tem a capacidade de transformar. assustador quando irritado. Na natureza simbolizado pelo mar profundo e o verdadeiro dono das profundezas do presente, onde ningum jamais esteve. Representa os segredos do fundo do mar, como ningum sabe o que est no fundo do mar, apenas Olokum. Tambm representa a riqueza do fundo do mar e da sade. Olokum um dos Orixs mais perigoso e poderoso da culto aos Orixs. Diz-se que ele foi acorrentado ao fundo do oceano, quando ele tentou matar a humanidade com o dilvio. Sempre retratado com escudo. Seu culto a cidade de Lagos, Benin e Ile If. Seu nome vem do iorub Olokun (Olo: proprietrio - Okun: Mar). Representa a riqueza dos fundos marinhos e a sade. Todo os Babalaws devem cultu-lo e sempre deve ser assentado com suas 18 ninfas, as 9 Olosss e as 9 Olonas. Elas so ninfas da gua, representa os rios, crregos, lagoas, cachoeiras, nascentes, lagoas, extenses marinhos e de guas pluviais.

Ajb s-nl lokun, bokun, dkun, jobokun, oromilaiy, orumilay,rs talab, Obtl, bb eniyn, onf, bb igb, elerun, bb ogyn, alfa bb wa! Traduo: Respeitamos o Orix senhor do mar, como o mar e do mar, que dana sobre as ondas, espirito valente das guas, por esta noite no ters dor, orix do principio feminino, rei da pureza, pai de todos ns, possuidor do orculo, pai do bosque sagrado, dono das ondas, pai comedor de inhame, paz nosso pai

Iba Olokun fe mi lo're. Iba Olokun omo re wa se fun oyio. Olokun nu ni o si o ki e lu re ye toray. Bomi taafi. Bemi taafi. Olokun ni'ka le. Mojuba. Ase.

Sado ao deus do vasto Oceano. Sado a Olokun, aquele que est alm de qualquer entendimento Olokun eu te cultuarei enquanto houver gua no mar. Permita que haja paz no Oceano, permita que haja paz em minha alma Olokun, senhor do mar que transcende os tempos, vos apresento meus respeitos. Ax!

Of de Olokum

Aji igba aj Ob omi Olokum ar.

Traduo: Aquele que porta a riqueza Rei das guas, Olokum o poderoso.m

Oxal Oxal um nome genrico de vrios rx funfun (branco), como so chamados diversos Orixs africanos no Brasil relacionados cor branca e criao do mundo. Oxalufon, ou Ors Olfn, segundo relato de Pierre Verger, na frica velho e sbio, cujo templo em Ifon, na nigria, Estado de Lagos, pouco distante de Oxogb. Seu culto permanece ainda relativamente bem preservado nessa cidade tranquila, que se caracteriza pela presena de numerosos templos, igrejas catlicas e protestantes e mesquitas que atraem, todas elas, aos domingos e sextas-feiras, grande nmero de fiis de mltiplas formas de monotesmos importados de outros pases. Em contraste com essa afluncia, o dia da semana iorub consagrado a Orsnl s interessa atualmente a pouca gente. Exatamente um pequeno ncleo de seis sacerdotes, os wf mf (Aj, Awa, Olpuwin, Gbgb, Alta e Ajbd) ligados ao culto de Ors Olfn.

A cerimnia de saudaes ao rei de dezesseis em dezesseis dias pelos wf e pelos Oly chama a ateno pela calma, simplicidade e dignidade. O rei Olfn espera sentado porta do palcio reservada s para ele e que d para o ptio. Ele est vestido com um pano e gorro brancos. Os Oly avanam, vestidos de tecido branco amarrado no ombro esquerdo, e seguram um grande cajado. Aproximam-se do rei, param diante dele, colocam o cajado no cho, tiram o gorro, ficam descalos, desatam o tecido amarram-no cintura. Com o torso nu em sinal de respeito, ajoelham-se e prostram-se vrias vezes, ritmando, com uma voz respeitosa, um pouco grave e abafada, uma srie de votos de longa vida, de calma, felicidade, fecundidade para suas mulheres, de prosperidade e proteo contra os elementos adversos e contra as pessoas ruins. Tudo isso expresso em uma linguagem enfeitada de provrbios e de frmulas tradicionais. Em seguida os Oly e os wf vo sentar-se de cada lado do rei, trocando saudaes, cumprimentos e comentrios sobre

acontecimentos recentes que interessam comunidade. A seguir, o rei manda servir-lhes alimentos, dos quais uma parte foi colocada diante do altar de slfn, para uma refeio comunitria com o deus.

Oxal encabea a famlia dos orixs funfun, os orixs brancos, que usam o fun (giz branco) para enfeitar o corpo, dos quais h 154, segundo Pierre Verger, que cita os seguintes:

r Olufn ajgn koari, aquele que grita quando acorda; r giyn Ewljgb, Senhor de Ejigb; r banjta; r kir ou kir, um valente guerreiro muito rico que transforma em surdo-mudo aquele que o negligencia; r tko ba Dugbe, outro guerreiro muito ligado a rnl; r Al ou Olorogbo, que salvou o mundo fazendo chover num perodo de seca r Oljo; r rw; r Onk; r Onrinj; r Ajagm, para o qual, durante sua festa anual em d, dana-se e representa-se com mmicas um combate entre ele e Olunwi, no qual este ltimo sai vencedor e aprisiona seu adversrio. Mas tarde r Ajagm libertado e volta triunfante para seu templo. Ulli Beier sugere que nesta representao poderia haver uma espcie de reconstituio da conquista do reino Igb por Oddu, da derrota de Orixal no plano temporal e de sua vitria final no plano espiritual. r Jay em Jay; r Rwu em Owu; r lb em Ob; r Olfin em Iwfin; rko em Oko; r Eguin em Ow.

A todos esses orixs funfun so feitas oferendas de alimentos brancos, como pasta de inhame, milho, caracis e limo da costa. O vinho, o azeite de dend e

o sal so as principais interdies. As pessoas que lhes so consagradas devem sempre vestir-se de branco, usar colares da mesma cor e pulseiras de estanho, chumbo ou marfim. A rigor, deveriam ser os nicos a serem chamados orixs, sendo os outros designados pelos prprios nomes ou ento, sob a denominao mais geral de ebora para os deuses masculinos. O termo iml abrangeria o conjunto dos deuses iorubs. O ritual de adorao de todos os orixs funfun to semelhante que, em alguns casos, difcil saber se se trata de divindades distintas ou de nomes e manifestaes diferentes de Oxal. Segundo a tradio, sl desfruta de situao de rs mximo. Chama-se tambm Obtl, que significa "Rei Maior". Deus o teria criado antes de todos os outros e lhe teria dado o poder de auxiliar na criao dos seres humanos. Enquanto Deus faria os corpos brutos, sl faria os olhos, os narizes, as orelhas e outras partes dos corpos. tambm chamado de "Ate-re-re-kaiye, Oldnmar". Os Yorbs rezam para que sl favorea as mulheres grvidas e, para agrad-lo, entoam canes especialmente em sua honra: "Eni s'oju s'emu (A pessoa que fez olho e nariz) rs ni maa sin (rs que vou cultuar) Adani b'o ti ri (Criou a pessoa como ela ) rs ni maa sin (rs que vou cultuar) Eni ran mi w'aiye (A pessoa que me mandou para o mundo) rs ni maa sin (rs que vou cultuar) sl no gosta de azeite-de-dend, osn, e de qualquer coisa vermelha. Seus sacerdotes e cultuadores usam roupa branca no dia de sua festa. As cultuadoras tambm usam turbantes e contas brancas. O rs, alis, exige, tradicionalmente, no apenas alvuira na vestimenta mas tambm retido nas pessoas. A comida tpica do rs o piro de inhame (isu) e molho feito de uma substncia chamada Banha de Or e caracol (gbn) branco. Coloca-se diariamente gua de nascente em seu santurio, pintado com efun. A portadora da gua deve necessriamente ser uma moa virgem ou uma senhora que j no mantm mais relaes sexuais. Ao trazer a gua, a portadora vem tocando agog, a fim de alertar a populao da sua chegada. Durante o percurso ela no pode falar e ningum deve lhe dirigir a palavra.

Aspectos Gerais Dia: Sexta-feira Data: 15 de janeiro Metal: Todos os metais brancos. Pedras: Cristal, quartzo, diamante, segi Cor: Branco leitoso e prata Comida: Inhame pilado Smbolos: espada, mo-de-pilo, varas de ator, of Elementos: ar, atmosfra Regio da frica: Ejigb Folhas: Levante e arruda Od que rege: Ejionil Domnior: lutas dirias (pelo sustento, trabalho), paz, alimentao Saudao: Epa Bb!

A saudao Epa da saudao de Oxal, assim como na de Oy, uma expresso de espanto ou respeito. E ento pode ser traduzido como Pai eu te respeito.

Orins:

Oxal

O E j y w w o! Bb sr : desperta pai da expresso D E j wiy Bbrnmal e j w : desperta e venha ao mundo, desperta e venha O El w p k o Bb : senhor da existencia, voc sabe e ensina, voc o pai D El w p k Ernmal : senhor da existencia, chama e ensina, espirito de luz O El w p k omo j : senhor da existencia, chama e escuta, teus filhos lhe chamam D El w p k Ernmal: senhor da existencia, chama e ensina, espirito de luz

- Oxalufan

Ele muito velho, idade avanada, aleijado, lento. Move-se com muita dificuldade, associa-se a idia de repouso, de imobilidade, dana curvado e apoiado no Opxoro, treme de frio e de velhice. Detesta violncia, disputas e brigas, evita tudo que excitante, come sem sal e sem dend, odeia cres fortes e particularmente o vermelho. A ele pertencem os metais e substncias brancas como a prata; no reino vegetal o algodo; no animal o caracol, d'angola, martim pescador e o pre. Tem dio do cavalo, pois, por causa deste animal que ficou preso por sete anos e muito sofreu. Oxaguian

Filho de Oxalufon, jovem,guerreiro e no perde uma oportunidade de lutar contra Omol e xang. o nico que tem autorizao de enfeitar seus colares brancos com as pedras azuis, chamadas de seguy, e suas roupas brancas podem,s vezes, levar uma franja vermelha. Est ligado ao culto de Yroko e dos espritos, assim como a fertilidade e ao culto dos inhames. pai de Oxossi Inl, come com Ogun j, Oxossi Inl, Ayr, Ex, Oy e Onira. Tem fundamento com Oy. Vem pelos caminhos de Onira. Tem ligao com Ex. Seus filhos devem evitar brigas, confuses e mentiras, principalmente no devem enganar a Ogn ou a seus filhos, pois ser castigado sem d. No devem comer ovo frito para no esquentar o Orix, cachaa, sal e dend. um Orix muito perigoso. Ork Osl Obanla o rin n'eru ojikutu s'eru. Ob n'ille Ifon alabalase oba patapata n'ille iranje. O yo kelekele o ta mi l'ore. O gba a giri l'owo osika. O fi l'emi asoto l'owo. Oba igbo oluwaiye re e o ke bi owu la. O yi ala. Osun l'ala o fi koko ala rumo. Ob igbo. Traduo Rei das roupas brancas que nunca teme a aproximao da morte. Pai do Paraso eterno dirigente das geraes. Gentilmente alivia o fardo de meus amigos. D-me o poder de manifestar a abundncia. Revela o mistrio da abundncia. Pai do bosque sagrado, dono de todas as benes que aumentam

minha sabedoria. Eu me fao como as Roupas Brancas. Protetor das roupas brancas eu o sado. Pai do Bosque Sagrado.

Ork Osl K rs-nl Ol tles, a gbnon ddn l. N Ibod Y, K S sn, Bni K S ru. K S tt, Bni K S Ooru. Ohun sri Kan K S N Ibod Y. Ohun Gbogbo Dr Kedere Nnu ml Olrun. ynm K Gb Ogn. knlyn un N dyb. dyb Ni dy Se. Traduo Que o Grande rs, Senhor da sola dos ps, guie-nos aos benefcios da riqueza! Aqui a porta do Cu, nela pode-se entrar de dia e de noite. Nela no h frio, e tambm no h calor. Aqui, na porta do Cu, nada segredo. E nela todas as coisas permanecero claras diante da luz de Deus. Que o destino no nos faa usar remdios. Que as pessoas adorem de joelhos as coisas do Cu, para encontrar coisas boas na Terra. Que as coisas boas sejam sempre encontradas na Terra.

Ork

fn

sl

Obanla o rin n'eru ojikutu s'eru. Ob n'ille Ifon alabalase oba patapata n'ille iranje. O yo kelekele o ta mi l'ore. O gba a giri l'owo osika. O fi l'emi asoto l'owo. Oba igbo oluwaiye re e o ke bi owu la. O yi ala. Osun l'ala o fi koko ala rumo. Ob igbo. K rs-nl Ol tles, a gbnon ddn l. N Ibod Y, K S sn, Bni K S ru. K S tt, Bni K S Ooru. Ohun sri Kan K S N Ibod Y. Ohun Gbogbo Dr Kedere Nnu ml Olrun. ynm K Gb Ogn. knlyn un N dyb. dyb Ni dy Se.

Ork

para

sl

Rei das roupas brancas que nunca teme a aproximao da morte. Pai do Paraso eterno dirigente das geraes. Gentilmente alivia o fardo de meus amigos. D-me o poder de manifestar a abundncia. Revela o mistrio da

abundncia. Pai do bosque sagrado, dono de todas as benes que aumentam minha sabedoria. Eu me fao como as Roupas Brancas. Protetor das roupas brancas eu o sado. Pai do Bosque Sagrado. Que o Grande rs, Senhor da sola dos ps, guie-nos aos benefcios da riqueza! Aqui a porta do Cu, nela pode-se entrar de dia e de noite. Nela no h frio, e tambm no h calor. Aqui, na porta do Cu, nada segredo. E nela todas as coisas permanecero claras diante da luz de Deus. Que o destino no nos faa usar remdios. Que as pessoas adorem de joelhos as coisas do Cu, para encontrar coisas boas na Terra. Que as coisas boas sejam sempre encontradas na Terra.

Orin Oxal

yin r wa gbgb wa okn yin r wa , gbgb wa okn tt s ipad sir K r l, k r l, Bb If E sn s ipde sir K r l, k r l, Bb If

Vs vedes a ns e a crena em nossos coraes. Vs vedes a ns e a crena em nossos coraes. Faais com que haja concrdia em nossa reunio de xir ( danar e brincar para orixs ) Que no causeis confuso na casa,

Pai If. Vos cultuaremos em nossas reunio de xir, no causeis confuso em nossa casa, Pai If.

jl mo r mo r mo yo l for kn E g fi r mi

Ajal fez o meu ori ( minha cabea ), me germinou e fez crescer,al que segura e mantm a minha cabea.

Be or k k jl Bb k k a m r K jl be or k

Assim no h ori ( cabea ) que no sade Ajal. O Pai que est no topo, ns o conhecemos e saudamos. Ajal , no h ori que no o faa.

Oj m tyn od aly oj Oj b wal oj Oj m tyn od aly oj

A bo wa Bb

Chefe do dia que entende o dia e tem pilo. O que nasce em nossa casa, vamos cultuar o nosso pai.

ISURE RSNLA

IBA RS-NLA, TU BA

RS-NL RS-NIA, WON GBE NI ALAYE OBA ODE

OSEREMAGBO PATAPATA IRANJE, TI WON

RS-NLA,

OGIRIGBANIGBO,

OBOMO-BORO-KALE, AYINMO-NIKIE, RS-NLA, RS IGAN ORERE YELU BABA AGAN ADA-WON-LARO, RS-NLA, ALASE, OYIN, WO,

ATU-WON-J-NIBITI-WON-LARO JAGUNJAGUN, O JAGUNJAGUN FIGBON OFIWA-IJA-WODO, WODO,

ABOJU-BONIGBESE-LERU,

ABISOKOTO-GBOSU-MEFA-NILE ARO-GBAJAGBAJA-KO-LONA, ABUDI RS-NLA RS-NLA RSN-LA, RS-NLA, RS-NLA, JOWO MAA RS-NLA, GBO SE ELEDUNMARE SE. TI ENI A NI JOKO NI SO FI FI FI OWO FI IRE OMO GBA NI, MI OWO PON AISAN PON GBOGBO IGBE MI PON MI GBA EMI DI KO MO ENI PON MI SE

ALARO,

OLUKANBE, MI, NKAN, IYI, MI, LOJU, MI. LOJU, LOJU, MI. ELEDUNMARE.

JOWO MA NA MA FI MA

Oxal eu te sado

Oxal, Oxal, um rei feroz aos; rss, Oxal que mora com os outros na cidade de Ode Iranje, Oxal, o maior e que tem o mundo e todos universos sob Ele, Senhor Senhor Oxal, que que criou Oxal, as tira pessoas rs pele corcundas com das e os pessoas, paralticos, autoridade,

Voc rs

que d

precioso filhos

como aos que

mel no

puro, tem,

Senhor dispersa as pessoas onde eles esto tramando as maldades, O senhor dcil,

Pessoa que quebra os braos das pessoas e cria os paralticos, rs Ogiyan, um guerreiro de respeito.

Voc que brigou na guerra e entrou no rio para lanar os bastes nos inimigos, Voc que Deus com a fora inesgotvel,

Voc que arrasta seus inimigos com a corda para dentro do rio, Voc Pessoa Oxal, Oxal, Oxal, Oxal, Oxal, Favor, No Oxal, Oua Ax do Senhor Supremo. pois por no no no me no me que que seu pr no favor me me me faa faa sei o rosto aterroriza como me eu faz posso um sofrer sofrer sofrer com com todas a as ser com com com me um um devedor, elefante, salva, salvar, honrado, dinheiro, filhos, doenas, prosperidade, coisas boas, clamor.

macio favor como me faa faa faa sofrer sofrer meu

You might also like